O tubarão é uma das criações majestosas da natureza. Quase nenhuma história relacionada ao oceano estaria completa sem a presença desses predadores. Existem muitos mitos sobre eles, um grande número de filmes são dedicados a eles e eles são frequentemente desenhados por amantes da arte e crianças.
Ferramentas de desenho
Para representar um tubarão você não precisa de nenhuma ferramenta ou material específico. O desenho pode ser feito com lápis comuns, marcadores e tintas, usando papel comum para isso.
Para simplificar, agilizar e melhorar seu trabalho, é melhor ouvir as recomendações de artistas experientes.
Lápis
Ao escolher um lápis, você precisa prestar atenção às marcações que indicam o quão dura ou macia é a mina.
As seguintes letras são usadas para marcação:
- "H", que denota dureza e é a letra inicial da palavra inglesa "hardness";
- "B", denotando negritude e sendo a primeira letra da palavra inglesa "blackness".
A mina de um lápis simples contém grafite, argila e uma pequena quantidade de outros componentes. A dureza do lápis depende da proporção de grafite e argila: quanto menos argila, mais macio ele é. Além disso, com a diminuição do volume de argila, a espessura das linhas traçadas e sua negritude aumentam: quanto menos argila, mais escuras as linhas.
Lápis duros, que contêm menos grafite e mais argila, deixam uma marca mais fina e clara no papel. Esta linha não borra e não deixa ranhuras na superfície. O número ao lado da letra caracteriza o grau de dureza e escuridão. Os lápis mais macios e pretos são designados "9B", e os mais duros são designados "9H".
Há também lápis que são marcados com as duas letras ao mesmo tempo. Neste caso, os fabricantes querem dizer que as ferramentas são um pouco mais duras que "B", mas mais macias que "H". Lápis produzidos internamente são marcados com “T” e “M”. A primeira letra significa dureza, a segunda significa suavidade.
Pastel
Se você decidir pintar com cores pastéis, precisará preparar uma superfície texturizada com efeito áspero. Via de regra, utiliza-se papel colorido para fazer desenhos em pastel, já que o material branco não permite apreciar plenamente a saturação das cores primárias. No caso do tubarão, faz sentido usar papel azul, já que essa criatura vive no mar.
Quem quiser pintar com tinta pastel deve lembrar que esse corante tem uma séria desvantagem: o pastel esfarela facilmente. Portanto, um desenho feito com pastel deve ser fixado com fixadores especiais. O spray de cabelo pode desempenhar esse papel.
Entretanto, após o uso do fixador, o aspecto da tinta muda: ela fica mais escura. Além disso, um trabalho feito com tinta pastel pode ser colocado sob uma superfície de vidro em uma moldura adequada.
Existem 3 tipos de papel projetados para pintura pastel:
Tipo de papel | Descrição |
Lixa especial para artistas | Este material é vendido em folhas de grande formato. |
Papel-cartão pastel | Este material é feito de pequenas partículas de cortiça. |
Papel de veludo | Este material se distingue pela presença de uma superfície aveludada. Ao trabalhar com esse tipo de papel, pode-se usar uma quantidade mínima de fixador. |
Além desses tipos, você também pode usar papel para aquarela e folhas de caderno ou álbum. O formato pode variar, dependendo do tamanho do desenho que você planeja criar.
Aquarela
Desenhar um tubarão para crianças com aquarela requer escolher qualquer aquarela, mas ter papel especial. Deveria estar escrito "aquarela" ou "para aquarela".
Este artigo pode ser adquirido individualmente. Quanto aos pincéis, é melhor comprar os de esquilo. Elas têm pontas afiadas, o que permite trabalhar em detalhes grandes e pequenos.
Master classes
No início, é melhor encontrar imagens prontas e copiá-las. À medida que os desenhos vão ficando mais bonitos, o artista vai entendendo que é hora de partir para a criação das suas próprias criações.
Tubarão de perfil
Uma das maneiras mais fáceis de representar um tubarão é desenhá-lo de perfil, nadando debaixo d'água.

O trabalho ocorre nas seguintes etapas:
- Esboce as principais partes do corpo. Esses serão a cabeça, o corpo e a cauda. Para fazer isso, desenhe uma forma oval alongada horizontalmente no centro da folha. Este será o corpo de um predador marinho. À esquerda do oval desenhado, desenhe linhas de modo que elas se cruzem em um ponto localizado alguns cm à esquerda do oval. O ponto de intersecção é onde essas duas linhas terminam. O resultado será algo que parece um triângulo. Esta será a cabeça do tubarão. À direita do corpo você precisa desenhar uma cauda. Para fazer isso, você também precisa desenhar 2 linhas que devem se conectar a alguns cm do oval. O ponto de intersecção deles se tornará o vértice de um triângulo, que representará a cauda do tubarão.
- Desenhe os detalhes da cabeça. O olho, as narinas e a boca devem estar localizados aqui. Para o olho, basta colocar um ponto a alguns mm da linha oval. Um pouco abaixo e à esquerda deste ponto, coloque a narina, que é marcada com uma linha arqueada curta. Na parte inferior da cabeça, marque a boca com 2 linhas que começam na parte inferior da cabeça, vão para a direita e se conectam entre si em um ponto localizado ligeiramente à direita da linha oval. É importante não esquecer de desenhar os dentes na boca.
- Desenhe as barbatanas. Uma delas está localizada na parte superior das costas, a outra está na parte inferior do peito, e a terceira barbatana é a cauda. Todas as barbatanas devem ser representadas por figuras semelhantes a um triângulo com cantos arredondados.
- Desenhe as fendas branquiais localizadas à esquerda da barbatana inferior. Você também deve adicionar 3 pequenas barbatanas localizadas perto da cauda. 1 dessas 3 barbatanas fica em cima, as outras 2 ficam embaixo.
- Nesta etapa também é necessário traçar a linha de sombra na barriga.
- Sombreie a cabeça, a boca, a grande barbatana dorsal e a área da barriga.
- Termine de desenhar sombras no corpo e na barbatana caudal.
Tubarão-martelo
O tubarão-martelo é considerado um representante interessante desses animais predadores. As crianças, principalmente, adoram desenhá-lo.
Um animal marinho como esse pode ser representado nas seguintes etapas:
- Desenhe uma oval, que deve ficar localizada no centro da folha e ao mesmo tempo ser alongada para a esquerda e para a direita.
- Desenhe 2 linhas no lado esquerdo do oval representado. Esta será a base da cabeça. Assim como em um tubarão comum, essas 2 linhas devem começar no oval e terminar em 1 ponto, localizado a alguns centímetros do oval.
- Desenhe 2 linhas à direita do oval. Ao contrário das linhas da esquerda, essas linhas não devem se cruzar. Cada um deles termina a poucos centímetros do oval. Aqui nos próximos passos a cauda será desenhada.
- Desenhe um martelo. Ele está localizado na área da cabeça e deve ser representado por um par de retângulos: 1 está localizado acima da cabeça, o 2º está abaixo da cabeça.
- Desenhe a barbatana dorsal do tubarão, que deve ser representada por um triângulo localizado acima da linha do corpo.
- Desenhe o rabo. Ele deve começar no ponto onde termina a linha superior que vai para a direita do corpo. A partir deste ponto, desenhe uma linha diagonal direcionada para cima e para a direita.
- Desenhe outra parte da cauda e adicione 3 barbatanas. No ponto onde a linha diagonal da cauda desenhada na etapa anterior termina, a próxima linha da cauda deve começar. Primeiro, ele desce para a esquerda, depois muda suavemente de direção e desce rapidamente.
- Adicione algumas barbatanas. 1 deve estar localizado no topo, perto da cauda. O tamanho desta barbatana é pequeno, 2 barbatanas estão localizadas na parte inferior. Uma das barbatanas inferiores deve ter o mesmo tamanho que a barbatana dorsal. Ela está localizada abaixo da linha inferior do corpo, e a 2ª barbatana, que é muito menor em tamanho, está localizada perto da cauda.
- Prossiga para a parte final do trabalho de desenho de um tubarão-martelo. Para fazer isso, adicione outra barbatana grande, que fica na parte superior do corpo. Ela está localizada à esquerda da barbatana desenhada anteriormente e é direcionada na direção oposta.
- Termine de desenhar o rabo. Para isso, basta desenhar 1 linha curta. Ele deve conectar a parte principal do corpo do tubarão ao ponto onde a linha da cauda desenhada anteriormente terminou.
- Desenhe os menores detalhes do corpo do predador. Para fazer isso, desenhe uma linha suave na ponta do rabo. Ele deve começar na parte inferior esquerda e mover-se para cima e para a direita ao mesmo tempo.
- Detalhe o martelo que adorna a cabeça do animal. Deveria ser dado algum volume. Para fazer isso, você precisa adicionar pequenos ovais ao longo das bordas na parte inferior e superior. Várias linhas curtas devem ser desenhadas ao longo do corpo do tubarão. Deve haver outra pequena barbatana na parte inferior, perto da cauda.
- Pinte o tubarão resultante. Você também pode adicionar o mar.
Dois tubarões
Um desenho animado de tubarão para crianças pode ser criado com 2 representantes de predadores marinhos. Um deles é um tubarão comum, e o outro é um tubarão-martelo.
O trabalho ocorre nas seguintes 7 etapas:
- Desenhe uma oval, que neste caso representará a parte superior do tubarão - tanto a cabeça quanto o corpo.
- Divida o oval em 2 partes. Para fazer isso, desenhe uma linha da borda superior até a borda inferior. A linha deve ser arqueada e curvada para a esquerda. Ele deve estar localizado mais próximo da borda esquerda do oval.
- Crie o contorno da cabeça e desenhe o corpo com barbatanas e cauda. Para fazer isso, desenhe 2 linhas. Uma delas passa acima do oval, começando à direita abaixo dele e terminando um pouco à esquerda dele. Esta será a linha de trás. Também deve ter uma barbatana. A segunda linha passa por baixo do oval: ela começa no ponto onde a linha superior recém-desenhada termina, segue para a direita e se curva levemente.
- Desenhe um par de barbatanas laterais, assim como um olho e uma boca grande, sem esquecer de adicionar dentes afiados.
- Para deixar um dos tubarões completamente desenhado, só falta adicionar sua cauda.
- Comece a desenhar o segundo tubarão. Será um tubarão-martelo. Ele está localizado atrás do 1º tubarão, por isso não é totalmente visível. Primeiro você precisa fazer o esboço inicial. Esta será a parte frontal do tubarão-martelo. A linha de contorno começa perto da boca do primeiro tubarão e desce ligeiramente. No ponto de sua conclusão, inicia-se uma linha que representará o martelo.
- A 2ª linha de contorno começa na cauda do 1º tubarão, vai ligeiramente para a esquerda e para baixo. No ponto de sua conclusão o martelo também começa. O martelo deve ser apresentado como um retângulo. Na parte direita, você deve adicionar uma pequena linha em arco, dando volume.
- Desenhe a cauda do 2º tubarão perto da barbatana dorsal do 1º tubarão.
- Apague todas as linhas auxiliares e pinte o desenho.
Tubarão em três quartos
Um desenho de tubarão para crianças pode ser feito a partir de uma vista lateral, então o animal parecerá realista. Nessa perspectiva, o tubarão é frequentemente apresentado em diversas imagens e fotos. Eles tentam capturá-lo nessa posição com uma câmera subaquática, porque é assim que o predador demonstra poder e graça, o que o observador pode ver.
Para a imagem você precisa fazer o seguinte:
- Faça um esboço das formas principais. Com base neles, será realizada a construção posterior do corpo do tubarão. Primeiro, desenhe uma oval para indicar a localização da cabeça, depois desenhe um cone curvado para baixo em direção a ela, que deve ser um pouco maior que a oval. Este cone representa o corpo do peixe. É aqui que as barbatanas e a cauda ficarão localizadas.
- Desenhe a cabeça, onde devem ficar os olhos, as narinas e a boca.
- Para representá-lo, você precisa continuar desenhando um cone na parte frontal do oval que está conectado ao corpo. Na parte inferior, interrompa o cone com uma linha da boca. Os olhos do tubarão são redondos. Neste caso, apenas 1 olho é visível, então basta desenhar 1 pequeno círculo. Adicione outra linha ao maxilar para mostrar que ele está aberto. Coloque um par de furos para o nariz mais perto da frente. Desenhe os dentes na boca.
- Detalhe o resto do corpo do tubarão. Aproximadamente no centro do oval, desenhe 4 linhas curvas que indicarão as fendas branquiais. Coloque uma barbatana lateral longa à esquerda, abaixo das guelras. Parte de outra igual deve estar visível no outro lado do corpo do tubarão. Adicione a barbatana superior, elevando-se acima das costas em um triângulo curvado e acentuado.
- Termine de desenhar as partes principais do corpo. Desenhe as costas. A cauda lembra um carrapato grande e pontudo. Coloque uma pequena barbatana cônica estendendo-se para baixo ao lado dela.
- Entre as barbatanas laterais longas e a cauda na parte inferior do corpo, desenhe um par de barbatanas pequenas que também parecem cones. Desenhe uma pequena barbatana em formato de cone na parte superior da cauda.
- Divida o corpo do tubarão em partes superior e inferior. Para fazer isso, desenhe uma linha fina da cauda até o nariz. A parte inferior do tubarão é clara e, como ela se mistura com a luz do sol, os predadores não a percebem. A parte superior, ao contrário, é escura e, portanto, não é visível de cima.
O principal conselho para artistas iniciantes: não pare no resultado que você alcançou. Acima foram apresentados apenas alguns casos e métodos de desenho. Para desenhar um tubarão de forma rápida e fácil em qualquer imagem e em qualquer estilo, você precisa melhorar suas habilidades a cada dia. Vale ressaltar que até crianças pequenas podem fazer desenhos lindos.
Vídeo de desenho de tubarão para crianças
Como desenhar um tubarão, tutorial passo a passo: