Desenhos a lápis sobre o tema "Cuidando das plantas"

Todos os anos, escolas e institutos realizam concursos de desenho com o tema “Proteja as Plantas”. Esses eventos ajudam as crianças a entender por que precisam tratar as plantas com cuidado e lembram os adultos sobre as regras de comportamento na natureza. Antes de começar a criar, você precisa ler várias master classes passo a passo e descubra quais ferramentas e materiais você pode precisar.

O que você precisa para desenhar?

A tabela mostra quais lápis você pode precisar para desenhar.

Classificação de dureza do lápis Marcação Para que é usado?
Muito difícil De "3H" a "9H" Aplicando sombras sutis
Sólido "N" e "2N" Criando um esboço
Média "F" Resolvendo pequenos detalhes
Duro-macio "NV" Designação de áreas claras e escuras
Macio "B" e "2B" Projeção de sombras
Muito macio De "3B" a "9xxB" Aplicação de sombras, escurecimento do fundo e traçado final

Você também precisará de uma borracha dupla face para este trabalho. Um elástico com um lado vermelho e azul funcionará. A parte mais grossa remove bem marcas de lápis duros, e a parte macia apaga grafite de lápis “3B” - “9xxB”.

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis

Todos os lápis devem ser mantidos afiados. Para desenhar com um lápis simples, você pode usar papel de álbum comum ou comprar folhas grossas especiais com superfície áspera.

Instruções passo a passo para desenhar uma imagem sobre o tema "Cuidar das plantas" com um lápis

O desenho sobre o tema “Cuide das plantas” nesta master class demonstra que não se pode quebrar galhos de árvores assim, sem necessidade especial. A imagem retratará um tronco de bétula com galhos e folhas finos, bem como a mão estendida de uma pessoa que quebrou essa regra e quebrou um galho. A legenda no topo dirá: "Não quebre galhos! Cuide das plantas!"

Esboço

Você pode usar papel de qualquer formato para trabalhar. Uma folha de papel A4 comum serve. O esboço deve ser feito com um lápis duro.

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis

Procedimento:

  1. Coloque o papel verticalmente sobre a mesa.
  2. Na borda superior da folha, marque o meio com o ponto “A”.
  3. Do canto inferior esquerdo, desenhe uma linha fina e suave até o ponto “A”.
  4. A partir do canto inferior esquerdo, ao longo da lateral da folha, meça 15 cm. Coloque o ponto “B”.
  5. Afaste-se do ponto “A” 7-10 cm para a esquerda e desenhe uma linha paralela àquela que já existe. Ela deve chegar ao ponto "B".
  6. Este será o tronco da árvore. As marcações das letras devem ser apagadas com uma borracha.
  7. Desenhe 2 galhos na árvore. Um deles deve ficar em cima. Ele precisa ser retratado como se continuasse além do desenho.
  8. Desenhe outro galho no lado oposto do tronco, um pouco mais baixo que o primeiro. Este ramo será curto, pois mais tarde precisará ser representado como quebrado.
  9. Desenhe a borda do 2º galho com uma linha em zigue-zague, como se ele se dividisse em fibras quando quebrado.
  10. Desenhe a 2ª parte do galho em ângulo, abaixada. Deve haver uma pequena distância entre essas partes. As bordas inferiores da fratura podem ser conectadas com uma linha fina. É como se o galho tivesse sido quebrado, mas a casca ainda não tivesse se separado.
  11. O pedaço quebrado também precisa ter uma borda irregular para simular fibras de madeira danificadas.
  12. Desenhe uma mão humana segurando um galho quebrado. Aproximadamente no meio da parte quebrada, marque as articulações dos dedos com 4 círculos, localizados próximos um do outro.
  13. Desenhe a mão.
  14. Desenhe os dedos cerrados. Suas pontas não ficarão visíveis.
  15. Desenhe o polegar projetando-se para a frente. A mão deve parecer fechada em punho. O galho passará pelo punho. Se sobrar um pequeno pedaço do galho na parte inferior, ele precisa ser desenhado.
  16. Uma parte da manga com punhos precisa ser adicionada ao braço. O manguito pode ser representado como um retângulo.
  17. Desenhe a manga com 2 linhas suaves e paralelas.

Se houver traços extras no desenho, eles precisam ser apagados com uma borracha.

Sombreando o fundo e indicando sombras

Nesta fase você precisará de um lápis duro e macio.

Procedimento:

  1. Sombreie o fundo atrás da árvore. Os traços devem ser aplicados na diagonal, sem pressionar o lápis. Eles podem ser longos ou curtos. Depois que todo o espaço vazio for preenchido, elas precisarão ser sombreadas. Isso pode ser feito com os dedos ou com um algodão.
  2. Mostre a sombra no lado direito do tronco da árvore. Ele precisa ser sombreado horizontalmente, desenhando linhas longas. Você deve pressionar levemente o lápis para que os traços fiquem mais escuros que o fundo. Mais próximo do centro da árvore, a pressão deve ser menos intensa.
  3. Misture todos os traços com um algodão.
  4. Pinte os dois galhos com um lápis.
  5. Sombreie a manga.

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis

Todos os traços devem ser sombreados longitudinalmente, não transversalmente.

Detalhamento

Usando um lápis marcado com "F", você precisa desenhar todos os detalhes.

Procedimento:

  1. Na manga, mais perto do punho, desenhe pequenas dobras.
  2. Adicione vários brotos pequenos com folhas na parte quebrada do galho. As folhas de bétula têm formato de lágrima e bordas serrilhadas. Elas podem ser representadas como uma linha em ziguezague.
  3. Desenhe nervuras dentro de cada folha.
  4. Use traços verticais para representar manchas no tronco, imitando casca de bétula. Você precisa pressionar levemente o lápis para fazer traços claros.
  5. Troque o lápis por outro marcado com "H". Sombreie todas as folhas com ela e, sem pressionar, sombreie a mão.
  6. Misture os traços.
  7. Pegue um lápis duro e macio e marque as áreas escuras ao longo das bordas das folhas e mostre a sombra na parte inferior da palmeira.
  8. Usando um lápis macio “B2” ou “B3”, contorne o desenho com uma linha grossa.

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis

Usando um lápis duro, escreva em duas linhas na parte superior do desenho: "Não quebre os galhos! Cuide das plantas." Trace as letras ao longo do contorno com um lápis macio.

Variações de padrões

O desenho sobre o tema "Cuide das plantas" deve transmitir claramente a ideia de que as plantas não devem ser danificadas. Você pode mostrar na imagem mãos humanas protegendo cuidadosamente um pequeno broto. Você também pode usar placas de proibição, como círculos riscados com representações de ações humanas que prejudicam árvores e flores.

O significado de um desenho sobre o tema “proteção de plantas” também pode ser transmitido pela representação das consequências da violação das regras de conduta na natureza. Como desenhar essas e outras imagens pode ser lido mais adiante no artigo.

Desenho de contorno

Para aqueles que não gostam de gastar muito tempo definindo sombras e destaques, o estilo de desenho de contorno é adequado. Para trabalhar você precisará apenas de um lápis duro-macio e um macio. Esta master class descreve um desenho que representa uma palmeira humana segurando uma árvore com uma copa exuberante. O desenho pode ser acompanhado de uma legenda adequada ao tema.

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis

Como desenhar:

  1. Usando um lápis duro e macio, desenhe duas linhas paralelas em ângulo a partir do canto inferior esquerdo. Eles não devem ser muito longos, 5-6 cm serão suficientes. Esta é uma mão humana.
  2. Desenhe um polegar ligeiramente inclinado para a esquerda.
  3. Desenhe o resto dos dedos meio dobrados. O dedo médio deve ser o mais alto. O restante precisa ser desenhado em tamanho menor.
  4. Marque as saliências na parte macia da palma.
  5. Desenhe unhas semicirculares.
  6. Desenhe pequenas rugas nas dobras dos dedos.
  7. Desenhe na sua mão uma pequena colina onde a árvore crescerá.
  8. Desenhe um tronco de árvore com raízes indicadas esquematicamente.
  9. Divida a parte superior do tronco em 4 galhos grossos. Elas devem ter espessuras diferentes. 2 ramos ficarão no centro e os outros 2 nas laterais. Eles devem desviar ligeiramente para os lados.
  10. Desenhe uma coroa exuberante com uma linha ondulada.
  11. Adicione mais algumas linhas onduladas e semicirculares dentro da coroa. Eles representarão grupos salientes de folhas.
  12. Desenhe várias nuvens grandes no fundo e represente pássaros voando na forma de marcas de seleção.
  13. Use uma borracha para apagar todas as linhas desnecessárias.

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis

Use um lápis macio para contornar todo o desenho.

Imagem em estilo minimalista

Um desenho sobre o tema “Cuide das plantas” pode ser feito em 10 minutos. O estilo minimalista implica a ausência de detalhes desnecessários. Essa técnica de desenho permite que você expresse uma ideia de forma clara e compreensível. Esta master class descreverá uma imagem simples: um círculo com uma moldura grossa, dentro da qual flores são representadas esquematicamente. O desenho pode ser acompanhado de uma breve inscrição: “Cuide-se!”

Como desenhar:

  1. Desenhe um círculo uniforme com 15-20 cm de diâmetro. Você pode usar uma bússola ou traçar o vidro no papel.
  2. Usando um lápis duro-macio, desenhe 3 hastes saindo de 1 ponta.
  3. Desenhe 1 folha alongada em cada caule.
  4. Desenhe pequenos círculos nas pontas.
  5. Desenhe pétalas finas e pontiagudas ao longo do contorno de cada círculo.
  6. Mostre as sementes no centro de cada flor como pontos.
  7. Desenhe as nervuras nas folhas e pétalas.
  8. Adicione uma moldura de 5 cm de espessura ao círculo grande em que a imagem principal está representada. Proteja-o completamente.

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis

O fundo pode ser sombreado com linhas diagonais e mesclado. Na parte superior do desenho, faça uma inscrição que corresponda ao tema do desenho, usando um lápis macio.

Desenho dividido em setores

O desenho pode ser dividido em setores. Em cada parte da folha, descreva o que você não deve fazer com as plantas na natureza. Cada imagem deve ser acompanhada de uma legenda explicativa explicando por que é necessário proteger a natureza. No centro desse desenho, você pode representar o resultado do cumprimento das regras sobre o tema "Proteção de Plantas", por exemplo, um campo florido ou um globo em estilo de desenho animado que fará você sorrir.

Procedimento:

  1. Usando um lápis duro e uma régua longa, divida uma folha de papel em 4 partes iguais. Primeiro você precisa desenhar uma linha horizontal de uma borda à outra. Depois vertical.
  2. Onde as linhas se cruzam será o centro do desenho. Coloque a ponta afiada do compasso no ponto de intersecção e desenhe um círculo grande com cerca de 20 cm de diâmetro.
  3. Apague as linhas extras dentro do círculo com uma borracha.
  4. Numere os setores começando pelo canto superior esquerdo. Os números precisam ser escritos bem pequenos e colocados no canto de cada setor para que seja mais fácil apagá-los depois.
  5. Na parte 1 do desenho, você pode representar um sapato humano prestes a pisar em uma pequena flor. Primeiro, desenhe a canela. Depois desenhe o formato do sapato.
  6. Marque a sola.
  7. Adicione algumas dobras na área do arco do pé.
  8. Termine de desenhar a “língua” e os cadarços do sapato.
  9. Na parte inferior, desenhe 3 hastes finas, ligeiramente inclinadas para a esquerda.
  10. Desenhe 1 folha alongada em cada caule.
  11. Os brotos podem ser representados como bolas, contornadas com uma linha em zigue-zague em um círculo, como se fossem dentes-de-leão fofos.
  12. Em uma das cabeças de flores você pode representar uma joaninha.
  13. Usando um lápis duro, sombreie a parte superior do sapato e pinte as folhas e as flores.
  14. Use um lápis macio para colorir a sola e contornar todo o desenho.
  15. Coloque uma placa perto: “Não pise nas plantas e trate os pequenos habitantes da floresta com respeito!”
  16. Agora podemos passar para o design do setor 2. Ele representará um incêndio deixado sem controle na floresta. Você precisa representar esquematicamente 4-5 árvores de formatos diferentes.
  17. Desenhe as copas das árvores decíduas na forma de tampas exuberantes feitas de linhas onduladas, e as das árvores coníferas na forma de um triângulo. Contorne cada triângulo com uma linha em ziguezague para mostrar os espinhos.
  18. No centro da floresta, desenhe vários troncos dispostos transversalmente.
  19. Desenhe uma chama grande com 4-5 línguas em cima.
  20. Desenhe pequenas “línguas” individuais dentro da chama.
  21. Use linhas onduladas para representar a fumaça.
  22. Adicione alguns tufos de grama nas raízes das árvores.
  23. Sombreie as coroas das plantas com traços “ondulados” usando um lápis duro e macio.
  24. Pinte a parte superior da chama.
  25. Proteja os troncos com sombra.
  26. Usando um lápis duro, pinte os troncos das árvores, a grama e as chamas internas do fogo.
  27. Faça uma placa: “Incêndios sem controle representam uma ameaça a vários hectares de floresta!”
  28. No setor 3 você pode representar um menino que bate nos galhos de uma árvore com um pedaço de pau. Primeiro, você precisa desenhar esquematicamente um tronco de árvore com raízes.
  29. Desenhe alguns galhos finos.
  30. Desenhe um menino ao lado dele, de costas. Desenhe uma cabeça redonda e adicione um pescoço. Termine de desenhar a camiseta e a calça. Desenhe os braços dele jogados para trás como se ele estivesse balançando.
  31. Desenhe um graveto longo em suas mãos.
  32. Desenhe cabelos curtos e despenteados na cabeça.
  33. Desenhe galhos quebrados com folhas voando em diferentes direções no ar, perto do graveto.
  34. Adicione alguns galhos espalhados no chão.
  35. Sombreie as roupas e o cabelo do menino com um lápis duro. Use um lápis macio para contornar sombras e mostrar dobras em objetos.
  36. Adicione a legenda: "Por causa dessa diversão, as árvores morrem!"
  37. No setor 4, haverá uma imagem de um homem cortando um abeto. A árvore pode ser representada esquematicamente, na forma de um triângulo com bordas irregulares.
  38. Desenhe montes de neve ao redor do abeto em forma de linhas arqueadas. O homem pode ser representado da mesma forma que o menino do setor 3 do desenho. Ele pode ficar de costas, mas as roupas devem ser mais volumosas, como as do inverno. Coloque um chapéu com protetores de orelha na cabeça. Em vez de um pedaço de pau, desenhe um machado nas mãos da pessoa.
  39. Crie uma legenda: “Não corte árvores vivas, é melhor comprar uma artificial!”
  40. Dentro do círculo, desenhe um campo de flores ou um prado com árvores, representando esquematicamente todos os elementos da imagem. No topo do círculo você pode escrever o seguinte: “Toque o belo com o seu coração, não com as suas mãos!” ou "Cuide das plantas!"

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis

Alguns elementos da imagem podem ser contornados com um lápis macio se parecerem muito desbotados.

Imagens no estilo "2 realidades" ou "A escolha é sua!"

Um desenho sobre o tema “Cuide das plantas” pode retratar as consequências de atitudes boas e ruins em relação à vida selvagem. Mais adiante no artigo há duas master classes sobre como desenhar imagens semelhantes.

O desenho “A escolha é sua” é condicionalmente dividido em 2 partes. À esquerda será retratado um mundo verde e florido, e à direita – uma planta murcha e as consequências da poluição humana da natureza.

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis
Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas são muitas vezes feitos no estilo da realidade 2D

Como desenhar:

  1. Coloque a folha de papel A4 horizontalmente sobre a mesa.
  2. Usando um lápis duro, divida o papel em 2 partes com uma linha bem fina. Então será necessário apagá-lo.
  3. Usando um lápis duro e macio, desenhe um semicírculo na parte inferior. Ele simulará uma parte do globo.
  4. Onde a folha foi dividida em 2 partes, você precisa desenhar um tronco de árvore.
  5. No lado esquerdo da árvore, desenhe uma copa volumosa e, no lado direito, galhos secos e quebrados pendurados.
  6. Agora, à esquerda, você precisa representar um rio, um campo de flores e borboletas voando.
  7. Na copa da árvore, desenhe pequenas folhas em forma de gotas invertidas.
  8. O tronco da árvore pode ser sombreado diagonalmente com um lápis duro ou você pode desenhar manchas nele, como em uma bétula.
  9. Desenhe tufos de grama e decore pétalas de flores.
  10. Você pode adicionar alguns pássaros no céu na forma de marcas de seleção.
  11. No lado direito, descreva esquematicamente uma fábrica com chaminés altas de onde sai fumaça preta. Você pode desenhar fumaça na forma de linhas “encaracoladas”, usando o lápis mais macio.
  12. Termine de desenhar pilhas de lixo. Elas podem ser representadas esquematicamente, desenhando apenas sua forma, mas para deixar claro que tipo de saliências são, você precisa desenhar alguns detalhes com mais clareza. Por exemplo, latas, pontas de cigarro e pedaços de papel.
  13. Objetos localizados à distância devem ser sombreados com um lápis duro-macio. Objetos desenhados mais próximos podem ser coloridos com um lápis duro ou não podem ser coloridos.
  14. No topo da folha, acima da árvore, escreva o seguinte: “A escolha é sua!”

Trace o contorno da imagem com um lápis macio.

O desenho chamado “2 realidades” tem o mesmo significado que o anterior, só que é feito de forma um pouco diferente:

  1. Coloque uma folha de papel A4 horizontalmente sobre a mesa.
  2. Do canto inferior esquerdo, mova 15 cm para a direita. Coloque um ponto final.
  3. Usando um lápis duro, desenhe uma linha desta marca até o canto superior direito.
  4. Você precisa representar uma folha de papel dobrada. Portanto, em seguida, você deve desenhar uma linha paralela que se desviará suavemente para o lado direito, em direção para baixo.
  5. Na parte inferior, você precisa desenhar uma camada de papel torcida em forma de um laço.
  6. Agora você precisa desenhar uma mão que torceu a folha de papel dessa maneira.
  7. O pulso começa na borda esquerda da folha. O polegar ficará escondido sob o papel desenhado. Os dedos restantes devem ser representados como se estivessem segurando o rolo desenhado. Apague as linhas extras. Dessa forma inusitada, o desenho será dividido em 2 partes, uma das quais mostrará a realidade “ruim”, e a outra a “boa”.
  8. No lado esquerdo, o menor, há uma representação esquemática de uma fábrica com tubulações de onde sai fumaça preta, poluindo o meio ambiente. Não há uma única planta por perto. Você pode desenhar vários tocos um ao lado do outro. É como se existissem árvores, mas todas foram cortadas.
  9. No lado direito do desenho, mostre um prado florido e várias árvores, representadas esquematicamente.
  10. Usando um lápis duro, sombreie o céu em 2 partes do desenho. Misture todas as linhas.
  11. Usando um lápis duro e macio, pinte a grama e os troncos das árvores, bem como as casas e os canos no lado esquerdo da imagem.

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis

Use um lápis macio para mostrar as folhas nas copas das árvores, desenhe a fumaça e contorne todos os elementos do desenho que parecem muito claros.

Exemplos de imagens para copiar, dicas para iniciantes

Dicas para aspirantes a artistas:

  • Os contornos de vários objetos, incluindo plantas, devem ser desenhados com linhas curtas e quebradas. Isso torna mais fácil manter proporções e corrigir erros.
  • Você deve sempre colocar uma folha de papel limpa sob sua mão para evitar apagar os detalhes que você já desenhou.
  • Ao usar uma borracha grossa, você precisa apagar o grafite suavemente, sem movimentos bruscos ou intensos.
  • Desenhos feitos com lápis simples devem ser cobertos com sprays especiais para fixação. Eles fixam a camada de grafite e evitam que ela borre e seja impressa em outras folhas durante o armazenamento. Se você não tiver esse spray, pode usar spray de cabelo.

Desenhos sobre o tema Cuidar de plantas com lápis

Você pode fazer um desenho sobre o tema “Cuide das plantas” junto com seus filhos. Para facilitar para a criança, você pode simplificar algumas opções de imagem removendo as etapas de detalhamento e marcação de sombras. Durante o processo criativo, os pais devem explicar por que as plantas precisam ser protegidas e o que acontecerá se isso não for feito.

Vídeo sobre desenho

Como fazer um pôster ecológico sobre o tema da proteção da natureza:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho