Tricotar é um daqueles hobbies que é adequado tanto para pessoas mais velhas quanto para jovens caseiros. A moda dos últimos anos voltou aos itens exclusivos criados à mão com materiais de alta qualidade. É por isso que aprender diferentes técnicas de tricô não é apenas uma atividade relaxante e interessante à noite, mas também uma maneira de seguir tendências.
Por exemplo, tricotado à mão cobertor feito de fio grosso se tornará um maravilhoso elemento decorativo para sua casa, e o chapéu volumoso se tornará um acessório atraente. Tricotar à mão, sem usar agulhas de tricô ou outras ferramentas, é especialmente popular agora.
Qual fio é melhor comprar?
O fio para tricô manual é grosso, macio e bastante maleável. Você pode encontrar uma grande variedade desse material em diversas lojas online e armarinhos, mas nem todos são adequados para diferentes propósitos.
Para escolher o fio certo, você precisa prestar atenção a vários critérios:
- qual produto está planejado para ser tricotado;
- material hipoalergênico;
- quão volumoso deve ser o produto;
- segurança do produto e disponibilidade de certificados de qualidade.
Quem sofre de alergias deve prestar mais atenção tanto às lãs sintéticas quanto às naturais. Você terá que escolher o material que definitivamente não causará problemas. Outro fator importante é a poeira acumulada em itens volumosos. Para reduzir o risco de acúmulo de poeira e pelos de animais, você pode usar um spray antiestático.
Tricotar com fios grossos à mão é um processo divertido, mas é importante que também seja seguro. Você não deve confiar em materiais de lojas online chinesas, especialmente se eles forem muito mais baratos do que aqueles oferecidos por fabricantes de fios conhecidos. Em armarinhos e lojas de artesanato, você sempre pode perguntar sobre os certificados de segurança do produto (isso é necessário se o produto for tricotado para uma criança).
Fios Puffy Alize
Alize Puffy é um fio com laçadas em todo o seu comprimento. Essa característica distintiva permite que você use diversas técnicas de tecelagem manual para criar padrões únicos. Este material é perfeito para iniciantes que querem criar peças de tricô volumosas.
O fio Alize é feito de micropoliéster, resiste bem à lavagem e secagem e não causa reações alérgicas em crianças. O material é vendido em novelos de 100 g, cada novelo contém aproximadamente 9 m de fio.
lã merino
A lã merino de lã fina é um dos materiais de mais alta qualidade, mais macios e mais quentes para fazer roupas. O fio feito com ele é mais caro do que os sintéticos, mas a qualidade do produto final será melhor.
A fita de lã levemente torcida é passada por um dispositivo especial com um pente, que a penteia. O resultado é um fio chamado mecha penteada.
O fio grosso de lã de ovelha na Rússia é produzido de acordo com GOST 17511-83. A composição desse fio não deve conter mais de 1% de componentes adicionais.
O tipo misto de fio (semi-lã) consiste em lã em pelo menos 70%. Uma parte menor do material é viscose ou fibra nitron.
Fio de pompom
O micropoliéster é o mais frequentemente encontrado na composição desse fio. Em um fio de lã, pompons feitos do mesmo material são colocados em intervalos iguais. Ao entrelaçar os fios, forma-se um único tecido de pompons.
Este fio fica ótimo em artigos de bebê, ponchos, cobertores e chapéus. Diferentes fabricantes oferecem diferentes tamanhos e graus de “fofura” de pompons, o que permite selecionar o material para qualquer produto ou combinar vários tipos diferentes de fios em uma única trama.
Fio grosso "pelúcia"
Tricotar com fio grosso de chenille não é apenas uma atividade útil, mas também muito agradável ao toque. Por causa dos pelos muito curtos que se projetam em todas as direções no fio principal desse fio, ele é chamado de “pelúcia”.
Os produtos feitos com este material são muito macios, quentes e agradáveis ao toque. É melhor escolher chenille acrílica - ela não deforma quando lavada e tem lindos padrões iridescentes na pilha.
Fio em forma de renda
Fios firmemente entrelaçados com um espaço oco no centro, formando um cordão, são ideais para tecelagem manual.
Materiais sintéticos podem ser usados para tricotar tapetes ou outros itens de decoração de interiores; cordões de lã macia são adequados para criar peças de vestuário.
Depois de decidir os pontos principais, você pode começar a escolher um tamanho de fio, cor e material específicos. Você pode encontrar uma grande variedade de fios grossos de diferentes fabricantes.
Fabricantes populares de fios grossos na Rússia | |
Fábrica de lã penteada Troitskaya | O fio roving "Zephyr" é um material composto por 100% lã de ovelha merino. É produzido em novelos de 500 g, cada novelo contém cerca de 50 m de fio. Ampla gama de tonalidades. |
Kamtex LLC | O fio desta empresa se distingue por uma estrutura levemente torcida e maior espessura dos fios. Composição: lã de ovelha, forma de liberação: novelos de 500 g. |
Nublado | A empresa produz dois tipos de fio: o supergrosso “Fittuccini” e o gigante “Optimal”. Contém lã merino, muitos tons interessantes disponíveis. |
Técnica de tricô sem agulhas de tricô e gancho
Tricotar vários itens com as próprias mãos usando fios grossos é uma excelente opção para quem está começando a fazer artesanatos variados. Os moldes para criação de peças de vestuário e elementos decorativos são muito simples e o tempo de produção é muito curto (de meia hora a 2 horas de trabalho contínuo).
Algumas técnicas de tricô envolvem colocar as laçadas na mão, enquanto outras usam apenas os dedos. A escolha da técnica também depende do tamanho do produto desejado e da espessura do fio.
Xadrez
O item decorativo mais instagramável dos últimos anos é um cobertor de lã de tricô grande. Este item ganhou grande popularidade não apenas por sua bela aparência, calor e aconchego, mas também pela possibilidade de você mesmo tricotar um cobertor do tamanho perfeito. A master class apresenta o processo de tricotar um cobertor à mão, o tamanho do produto acabado é 1,1 x 1,6 m, peso 3,7 kg.
Como tricotar um cobertor com fios grossos com suas próprias mãos:
- Para o tamanho de largura especificado, você precisa de 18 voltas. O primeiro laço é formado por uma torção regular. A ponta pode ser deixada o mais curta possível. O fio de trabalho é puxado através do laço e o nó é apertado.
- A linha de trabalho é usada para ajustar o tamanho do laço. O comprimento ideal do laço neste caso é de 9 cm.
- O fio de trabalho é enfiado no laço resultante, o tamanho necessário de 9 cm é ajustado. A parte inferior do laço é segurada com a mão, o lado esquerdo dos laços deve estar sempre no lado do fio de trabalho. Dessa forma, o número necessário de laçadas é coletado e a linha parece uma trança.
- Em seguida, o fio de trabalho é passado pelas alças da trança resultante. O último loop livre não é afetado, ele é considerado um loop de borda. Tecelagem - da direita para a esquerda.
- Puxando o lado esquerdo do laço, você pode ajustar seu tamanho. Puxando o lado direito do laço, você pode ajustar a densidade da trama e o grau de elasticidade do futuro cobertor (o lado direito do laço fecha os arcos internos da trama).
- Depois a tecelagem segue na direção oposta, da esquerda para a direita, e depois novamente na direção oposta. As colunas-tranças resultantes devem ficar uniformemente uma ao lado da outra. Não se esqueça de deixar a laçada da borda livre.
- A última carreira é fechada da seguinte maneira: a laçada externa é colocada sobre a adjacente e o fio de trabalho é passado por elas. Forma-se um laço do mesmo tamanho de todos os anteriores.
- O laço resultante é novamente colocado no próximo laço adjacente. As ações são repetidas até o final da linha.
- A “cauda” restante é completamente puxada para fora e então escondida no lado avesso nas alças do ponto.
A largura e o comprimento do produto também dependerão da densidade da trama. Se os laços forem formados manualmente, usando uma fita métrica ou uma trena, e forem puxados firmemente juntos, o tamanho do cobertor pode ser menor. Ao amarrar as laçadas manualmente, a densidade do produto será menor, o que significa que ele esticará um pouco mais.
Tricotando as mesmas laçadas com fio grosso:
- O primeiro laço é colocado na mão. O fio de trabalho é inserido no próximo laço (ele não deve ser torcido em nenhuma circunstância).
- O laço resultante também é colocado na mão, e assim por diante até o final da carreira. O último laço é o laço de borda e é colocado na outra mão.
- O tricô continua na direção oposta, sem tocar na laçada externa.
Também é necessário ajustar a densidade dependendo da finalidade para a qual o produto será utilizado. Para cobrir enquanto estiver sentado no sofá, é melhor escolher uma trama menos densa para que o cobertor seja mais móvel, elástico e respirável. A trama densa é adequada para criar colchas ou fronhas decorativas.
Baixada
Uma peça prática e muito quentinha no guarda-roupa é o cachecol. Feito de fios naturais ou mistos, ele protegerá você no inverno não apenas do frio, mas também do vento. E um snood tricotado com suas próprias mãos também se destacará dos modelos padrão de loja.
Como tricotar um cachecol estilo snood com o fio Alize Puffy e um padrão inusitado:
- São contadas 12 laçadas ao longo da largura do cachecol. O primeiro laço é puxado da parte de trás para a parte da frente. A tecelagem começa da direita para a esquerda.
- Cada laçada subsequente é torcida antes que a próxima laçada do fio de trabalho seja puxada através dela. Somente a primeira e a última laçada da carreira não são torcidas.
- A próxima carreira é tricotada da mesma forma, mas na outra direção. A primeira laçada é tricotada sem virar, depois 10 laçadas com virar e a última sem virar.
- No final da tecelagem fica uma “cauda”, igual à que fica no início do laço. Você precisa ajustar as linhas para que ambas as roscas fiquem no mesmo nível.
- Para unir o cachecol em um todo único, você precisa unir os dois lados opostos. De um lado estão os laços livres, do outro está o início da tecelagem.
- Cada laçada livre é puxada através da laçada amarrada oposta.
- A última carreira é fechada assim: cada laçada resultante é enfiada na anterior até terminar a carreira. O último laço é fechado com a ponta restante, então ambos os fios de tecelagem são amarrados juntos com um nó forte e cortados.
- Agora é só virar o produto do avesso – o snood está pronto.
O padrão desse tipo de laço é obtido com uma aparência de fios torcidos. Parece original, pois difere da trama trançada padrão, e é bastante elegante se você escolher um fio moderadamente grosso.
Para tricotar um cachecol normal, você precisa fazer o mesmo que nesta master class com um laço. Neste caso, em vez do quinto passo, a última linha é fechada da maneira usual - cada laçada é enfiada na anterior.
Coisas para crianças
Tricotar roupas de bebê com fios grossos à mão geralmente ajuda as jovens mães a ocupar seu tempo livre durante a licença-maternidade. Além disso, essa habilidade também será útil para aqueles cujos amigos ou parentes estão esperando um novo membro na família - botinhas quentes ou gorros feitos à mão serão um ótimo presente.
Como tricotar botinhas com o fio Alize Puffy à mão:
- Para botinhas de 10 cm de comprimento, você precisa montar 6 laçadas. Isso é feito assim: a segunda laçada é enfiada na primeira, a terceira na segunda, a quarta na terceira e assim por diante até o final da fileira de seis laçadas. O último laço permanece livre. Deve ficar parecido com uma trança.
- O segundo passo é tricotar mais 11 laçadas livres nas laçadas da trança. A primeira fileira de laçadas pode ser iniciada tecendo na direção oposta - uma laçada do fio de trabalho é enfiada em cada laçada da trança.
- Desta forma, são tecidas 6 laçadas de um lado da “trança” e 5 laçadas do outro. No total, são 12 laçadas (não se esqueça de deixar uma laçada livre após o primeiro passo), localizadas uma em frente à outra em duas fileiras.
- A partir da última laçada (aquela livre, deixada no primeiro passo), a carreira é fechada. Você precisa mover da direita para a esquerda, a última laçada é colocada sobre a anterior, e assim por diante até o final da carreira.
- Você pode ir direto da primeira linha para a segunda e, como resultado, deverá obter 11 laços fechados (colunas). Outra coluna precisa ser tricotada onde começou a primeira trança (o principal é não confundir o laço inicial). Você receberá 12 colunas e 1 loop livre.
- Na próxima etapa, o fio de trabalho é trazido para frente, ao longo do produto.
- A próxima carreira é tricotada da mesma forma, da direita para a esquerda. Cada laçada do fio de trabalho é enfiada na laçada dupla da carreira anterior.
- Isso deixa 12 laçadas, que também precisam ser fechadas, como no quarto passo. Você precisa começar a fechar a linha a partir do laço que a encerrou. Aqui também resta 1 laço livre no final.
- Novamente, passamos o laço de trabalho pelo laço fechado ao lado dele (ainda da direita para a esquerda). Retomamos o fio de trabalho.
- Em seguida, uma carreira é tricotada do lado de trás, cada laçada do fio de trabalho é enfiada na laçada da trança da carreira anterior. Deve haver 11 desses laços (um livre permanece no oitavo passo).
- Nesta fase, a fileira de laços é fechada novamente. A “cauda” que sobrou do início da tecelagem pode ser costurada imediatamente.
- Tricotar 11 laçadas da próxima carreira. Nesta etapa você precisa começar a formar a ponta da botinha.
- As duas primeiras voltas (aquelas na dobra do oval) são puladas. A laçada do fio de trabalho é enfiada na terceira laçada da carreira (orientação no lado esquerdo do produto).
- O fio de trabalho é puxado para a frente. Uma laçada do fio de trabalho permanece nos dedos, e a terceira laçada do lado direito da carreira é enfiada nela.
- Em seguida, o laço do fio de trabalho é passado pelo segundo laço e depois pelo primeiro. Por fim, a laçada do fio de trabalho deve ficar no centro da curva do oval, com o fio de trabalho na frente, abaixo dele.
- O próximo passo é fechar as laçadas restantes na carreira. Você deve terminar com 9 pontos.
- Você precisa encontrar o primeiro laço fechado próximo ao dedo do pé. Uma laçada do fio de trabalho é enfiada nele (na direção para fora). A partir da próxima laçada, tricote uma carreira regular, novamente 9 laçadas. Esta carreira é fechada, partindo do mesmo laço central do ponto 15.
- Em seguida, você precisa tricotar mais 3 carreiras de 9 pontos.
- Isso completa o tricô das botinhas. A ponta é cortada, passada pelo laço fechado ao lado e depois pelo laço livre restante. Você precisa pressionar essa laçada com a ponta, amarrando-a entre os postes da última carreira.
O último passo é adicionar um pouco de decoração às botas - duas laçadas amarradas juntas formam um laço, você pode adicionar elementos de lã de uma cor diferente ou fazer um pequeno pompom.
Dicas para iniciantes
A primeira coisa que os iniciantes em tricô precisam prestar atenção é a composição do fio. Pode ser fibra sintética (acrílico, micropoliéster) ou natural (lã merino, roving). O fio sintético pode ficar muito eletrizante, esse material não permite a passagem de ar e umidade, sendo por isso indicado para a criação de brinquedos e elementos decorativos. O fio natural tem excelentes propriedades de isolamento térmico e pode ser usado para fazer suéteres, cachecóis, cobertores e até chapéus macios e quentes.
A combinação de materiais sintéticos e lã em diferentes proporções é uma excelente opção para tricotar tanto itens de decoração para casa quanto para roupas. Esses produtos permanecem duráveis, conduzem bem a umidade e retêm o calor, não perdem a forma após a lavagem e não perdem a saturação da cor por muito tempo. As combinações de materiais mais bem-sucedidas em fios são fios de acrílico e algodão, lã e náilon.
A segunda nuance importante é o cálculo correto do material. Para não atrasar o trabalho no produto porque o último novelo acabou de repente, é melhor comprar imediatamente uma quantidade suficiente de fio.
Normalmente, consultores de lojas especializadas podem ajudar com essa questão, mas você mesmo pode fazer os cálculos:
- determinar as dimensões aproximadas ou exatas do produto acabado;
- tricotar uma pequena amostra do fio disponível, calcular sua área;
- multiplique o comprimento do fio em um novelo pela área resultante da amostra e, em seguida, divida o resultado pela área de todo o produto;
- o valor resultante é o comprimento total do fio para todo o produto.
Na maioria das vezes, os novelos de lã são vendidos por peso (de 100 a 500 g). Somente fornecedores ou consultores podem saber qual será o comprimento do fio em tal novelo. Portanto, para sua primeira experiência em tricô com fio grosso, você precisa escolher um MK indicando os materiais e tamanhos, ou descobrir informações detalhadas na loja.
Tricotar é um processo fascinante. Objetos artesanais e itens de interior podem servir não apenas ao próprio mestre, mas também se tornar um excelente presente para familiares e amigos próximos. Produtos feitos de fios grossos, além de tudo, parecem ter sido criados especificamente para roupas estilosas e interiores “Instagram” – portanto, eles vão servir para pessoas de qualquer idade.
Vídeo sobre tricô manual
Manta de pelúcia sem agulhas de tricô e agulha de crochê: