Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes

Localizada em Nova York, EUA, a Estátua da Liberdade será mais interessante de desenhar para crianças que já entendem o que ela é e conhecem a história da estrutura arquitetônica americana. Tal desenhos podem ser criados em realismo, bem como em outras técnicas, por exemplo, cartoon ou aquarela.

Como desenhar a Estátua da Liberdade

De acordo com as recomendações de artistas experientes, as crianças devem criar um desenho da Estátua da Liberdade de acordo com o algoritmo mais simples:

  1. Primeiro, você precisa determinar a linha do horizonte. Na grande maioria dos casos, esta linha deve estar localizada 3-5 cm acima do meio do plano de trabalho. Se você deslocar o horizonte para baixo, será difícil representar a estátua em pleno crescimento, e se você deslocar para cima, será necessário preencher o espaço na parte inferior da folha de papel usada com objetos secundários.
    Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes
  2. Desenhe a base de uma estrutura arquitetônica. Ele está localizado no limite inferior do plano de trabalho e tem formato retangular. Neste caso, a base deve ser composta por várias figuras geométricas (geralmente 4 ou 5) com características diferentes (altura, largura, comprimento). O componente superior da base deve ser desenhado com o tamanho mais compacto possível.
  3. A partir do componente superior da base, você precisa derivar a parte principal da estátua (o corpo). A maneira mais fácil de desenhar essa área é como um retângulo. Se a imagem for criada usando desenho animado ou outras técnicas, o corpo da estátua pode ser representado usando formas geométricas menos claras (por exemplo, um oval com limites borrados).
  4. Um desenho esquemático da cabeça e dos membros da estátua. Com a ajuda de esboços, o jovem artista poderá selecionar os tamanhos ideais desses detalhes da imagem, bem como determinar sua forma específica.
  5. Desenhando as características faciais da Estátua da Liberdade. Para fazer o desenho parecer realista, é necessário representar os olhos, o nariz e a boca no rosto da estátua, mantendo o ângulo em que o objeto está sendo desenhado. Os braços da estrutura arquitetônica também precisam ser delineados com mais cuidado.
  6. Representação de detalhes do objeto principal do desenho. Nesta etapa do fluxo de trabalho, é necessário representar a coroa na cabeça da estátua, bem como a placa (uma placa com texto escrito em sua superfície) e um pincel à direita e uma tocha à esquerda.
  7. Desenhando dobras nas roupas da Estátua da Liberdade. Quanto mais velha a criança, mais detalhadamente ela deve copiar a imagem. Se um artista de 7 a 8 anos estiver trabalhando em tal desenho, não é necessário detalhar a aparência da roupa.
  8. Aplicação de sombras, meias-sombras e sombreamentos. Dessa forma, você pode indicar o ângulo de incidência da luz sobre a estátua, colocar detalhes visualmente e também dar realismo ao desenho.
  9. Detalhe da base da Estátua da Liberdade. A base da estrutura arquitetônica também deve ser sombreada e protegida do sol. Se desejar, o jovem artista pode ser solicitado a usar sua imaginação e envelhecer artificialmente a estátua, por exemplo, retratando lascas em sua base.

    Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes
    Desenho da Estátua da Liberdade - detalhes completos do desenho.
  10. Desenhando o fundo. Na fase final do processo de trabalho, é importante dar liberdade de ação à criança. Deixe que o jovem artista desenhe aviões circulando a estátua, ou turistas tirando fotos do marco arquitetônico americano, e assim por diante. Se você controlar rigorosamente todo o processo de criação de uma imagem, poderá provocar emoções negativas na criança, o que a privará da motivação não apenas para as belas-artes, mas também para outras atividades que visam revelar o potencial criativo.
  11. Colorindo a imagem.

Com um lápis

É recomendável aprender a desenhar a Estátua da Liberdade usando um lápis simples.

As principais vantagens de utilizar tal ferramenta são:

  • Facilidade de uso. Não há necessidade de pressionar o lápis com força nem segurá-lo de nenhuma maneira especial.
  • Possibilidade de corrigir linhas desenhadas incorretamente com a borracha. É importante que a borracha utilizada pelo jovem artista seja de alta qualidade. Caso contrário, apagar as linhas pode não apenas fazer com que o grafite fique borrado na superfície de trabalho, mas também causar o aparecimento de arranhões e furos na folha de papel utilizada.

Para criar uma imagem da Estátua da Liberdade usando um lápis simples, uma criança precisará de:

  • Várias folhas de papel. Caso seja necessário refazer o trabalho por impossibilidade de correção.
  • Um conjunto de lápis. O conjunto deve conter lápis de durezas diferentes. Isso é necessário para um desenho mais confortável de detalhes individuais da imagem, bem como para a aplicação correta de sombras, meias-sombras e sombreamentos.
    Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes
  • Apagador.
  • Estênceis. Isso é relevante se uma criança pequena estiver trabalhando na criação de um desenho da Estátua da Liberdade e ainda não for fisicamente capaz de desenhar corretamente as linhas principais do objeto.

Recomenda-se desenhar a Estátua da Liberdade seguindo rigorosamente o algoritmo escolhido pelo artista.

Por exemplo:

Variante de imagem Algoritmo de fluxo de trabalho
Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes 1. Na parte inferior do plano de trabalho, desenhe um retângulo, cuja distância entre as bordas superior e inferior não deve ser maior que 4-5 cm (a base da estátua).

2. Dê um passo para trás 4 cm à direita e à esquerda e desenhe 2 linhas paralelas, cujo comprimento deve ser de pelo menos 10 cm.

3. Do lado de fora da vertical direita, desenhe um semicírculo, dentro do qual desenhe um retângulo localizado ligeiramente na diagonal (uma tábua segurada na mão).

4. Desenhe um retângulo na parte externa da vertical esquerda.

5. A partir do retângulo, desenhe 2 paralelos curtos para a esquerda, em cujos pontos extremos desenhe um pequeno círculo (mão).

6. Desenhe um triângulo sob o círculo e um retângulo com um esquema de fogo no topo (tocha) acima do círculo.

7. Dos pontos extremos das verticais principais, desenhe um círculo grande (cabeça).

8. Desenhe 2 pequenos círculos dentro da cabeça, colocando-os na mesma distância (olhos). Desenhe pequenos círculos (pupilas) dentro do contorno dos olhos e depois pinte o espaço ao redor deles. Desenhe 3 cílios curtos e retos nas laterais externas dos olhos.

9. Desenhe linhas suavemente curvas acima dos olhos (o contorno da franja) e, em seguida, desenhe 2 semicírculos acima da borda da cabeça, repetindo a curva da borda principal.

10. Desenhe 7 triângulos pequenos na parte externa do semicírculo superior, colocando-os em ordem decrescente do centro para as bordas.

11. Preencha os espaços entre os semicírculos com linhas curvas aleatórias.

12. Pinte o desenho e, se desejar, adicione objetos localizados no fundo. Como o desenho é feito com a técnica de cartoon, é permitido usar várias cores para sua coloração, inclusive cores brilhantes.

Que cores pintar

O desenho da Estátua da Liberdade pode ser colorido ou deixado em sua cor original, preto e branco. Recomenda-se selecionar tons para preencher o espaço dentro do contorno levando em consideração o estilo em que a imagem foi criada.

Por exemplo:

  • se o desenho for criado com técnica realista, recomenda-se pintá-lo em azul claro, aplicando localmente sombras, meias-sombras e sombreamentos;
  • Se o desenho for criado usando cartoon ou outras técnicas, você pode usar azul, verde, rosa, roxo, amarelo e qualquer outra cor brilhante para colori-lo.

Desenhe uma tocha

No desenho detalhado da imagem principal, atenção especial deve ser dada à criação do contorno da tocha, localizada no lado esquerdo, se a Estátua da Liberdade for desenhada de rosto inteiro.

Existem várias maneiras de desenhar uma tocha:

Variante de imagem Método de criação de um desenho
Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes 1. Determine os limites (quadrado) de uma pequena área do plano de trabalho na qual você planeja desenhar a tocha.

2. Marque a linha do horizonte.

3. Na parte inferior da área limitada, desenhe 2 linhas verticais paralelas, cujos pontos extremos devem ser conectados por semicírculos.

4. Acima do semicírculo localizado na parte superior, desenhe mais algumas linhas suavemente curvas, ligeiramente diferentes umas das outras em comprimento. Os pontos extremos das linhas também devem ser conectados com semicírculos.

5. A partir da linha superior, desenhe um semicírculo deformado, cuja parte maior deve estar localizada na área do canto superior direito do plano delimitado.

6. Ajuste o contorno do semicírculo, tornando-o angular, como uma chama.

7. Desenhe as chamas usando linhas pontiagudas e suavemente curvas dentro do contorno principal.

8. Pinte a tocha, escolhendo cores com base na técnica usada para criar as imagens.

Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes 1. Determine os limites (quadrado) de uma pequena área do plano de trabalho na qual você planeja desenhar a tocha.

2. Marque a linha do horizonte.

3. Desenhe 2 linhas verticais abaixo da linha do horizonte, localizadas a uma distância de 2-3 cm uma da outra. As linhas devem ser organizadas de modo que o espaço entre elas diminua em direção ao limite inferior do plano delimitado.

4. Os pontos extremos inferiores das verticais devem ser conectados por uma linha horizontal.

5. Os pontos extremos superiores das verticais devem ser conectados com um semicírculo curvado para baixo.

6. Os pontos extremos do semicírculo devem ser conectados por uma linha horizontal.

7. Afastando-se 1 cm da linha horizontal de conexão, desenhe outra linha paralela à original.

8. Os pontos extremos dos paralelos devem ser conectados por linhas verticais.

9. A partir da linha reta superior, desenhe um semicírculo alongado para cima, cujo contorno deve ser ligeiramente pontiagudo.

10. Adicione detalhes à imagem desenhando as chamas dentro do contorno principal do objeto.

Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes 1. Determine os limites (quadrado) de uma pequena área do plano de trabalho na qual você planeja desenhar a tocha.

2. Marque a linha do horizonte.

3. Desenhe 2 linhas verticais abaixo da linha do horizonte, posicionando-as a uma distância de 2-3 cm uma da outra.

4. Os pontos inferiores das verticais devem ser conectados com semicírculos curvados para baixo.

5. Os pontos superiores do semicírculo curvado para baixo devem ser conectados por uma linha reta.

6. A partir do meio da linha horizontal de conexão, desenhe um semicírculo estendido para cima.

7. Ajuste o contorno do semicírculo, tornando-o mais angular, como uma chama.

8. Adicione detalhes à imagem desenhando uma gota dentro do contorno da chama (uma representação esquemática de línguas de fogo).

9. Pinte o detalhe desenhado, escolhendo uma tonalidade de acordo com a técnica utilizada pelo jovem artista.

Comprimento total

Será mais fácil para uma criança criar um desenho de corpo inteiro da Estátua da Liberdade usando técnicas de desenho animado. Para tornar a tarefa mais difícil, você pode pedir ao jovem artista que pense no fundo e desenhe a estátua levando em consideração objetos secundários.

Essa abordagem treinará a capacidade da criança de determinar corretamente a localização dos detalhes no espaço, bem como priorizar corretamente a construção de uma composição.

Você pode desenhar a Estátua da Liberdade:

  • Com lápis de cor. Antes de colorir o desenho, é recomendável traçar o contorno com um lápis simples. A justificativa para essa recomendação é que é mais fácil corrigir uma linha desenhada com um lápis do que uma desenhada com lápis de cor.
  • Com tintas. Se uma criança de 10 a 12 anos estiver trabalhando na criação de uma imagem, é aceitável desenhar a estátua sem primeiro delinear o contorno do objeto principal.
  • Com canetas hidrográficas (É melhor usar canetas hidrográficas apenas para desenhar o contorno do objeto principal por artistas experientes. Lápis de cor ou tintas são mais adequados para colorir. Eles preencherão o espaço dentro do contorno de forma mais uniforme, o que terá um efeito positivo na aparência geral da imagem final).

Uma das maneiras mais fáceis de desenhar a Estátua da Liberdade em tamanho real é:

Variante de imagem Algoritmo de fluxo de trabalho
Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes 1. Marque a linha do horizonte.

2. A partir do limite inferior do plano de trabalho, desenhe 2 linhas verticais de modo que a distância entre elas diminua à medida que se aproximam da linha do horizonte previamente determinada.

3. Desenhe 2 paralelas fora da vertical direita, direcionando-as diagonalmente para o canto superior direito (mão). Desenhe uma pequena oval (pincel) nos pontos extremos das paralelas.

4. No desenho da mão levantada da estátua, desenhe uma tocha acesa de qualquer maneira conveniente para a criança.

5. Desenhe um triângulo (uma placa pressionada contra o corpo) na parte externa da vertical esquerda.

6. A partir do canto do triângulo, desenhe 2 linhas suavemente curvas, colocando seus pontos extremos dentro da figura geométrica (a mão segurando o tabuleiro).

7. Desenhe um círculo (cabeça) nos pontos extremos das verticais que formam o corpo.

8. Dentro do círculo, desenhe o contorno do cabelo, colocando linhas suavemente curvas à direita e à esquerda ao longo do contorno da cabeça.

9. Desenhe 2 ovais arredondados, colocando-os no mesmo nível.

10. Desenhe pequenos círculos (pupilas) dentro dos ovais, colorindo-os de preto.

11. Desenhe mais 2 semicírculos (coroa) acima do contorno da cabeça.

12. A partir do semicírculo superior, desenhe 7 semicírculos pontiagudos localizados à mesma distância um do outro.

13. Pinte a imagem resultante, tendo primeiro (opcionalmente) desenhado os objetos secundários da composição.

Opção complexa

Você pode se oferecer para desenhar a Estátua da Liberdade para uma criança de qualquer idade. Enquanto os desenhos de artistas muito jovens são mais esquemáticos, crianças mais velhas serão capazes de criar uma imagem detalhada, feita usando uma técnica realista.

Para isso, o criador recomenda usar o algoritmo abaixo:

Variante de imagem Algoritmo de fluxo de trabalho
Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes 1. Determine a linha do horizonte.

2. A partir da borda inferior do plano de trabalho, desenhe 2 retângulos, colocando-os a uma distância de 5 a 7 cm um do outro.

3. Conecte as bordas superiores das figuras geométricas com uma linha reta, que deve se tornar a base para o próximo retângulo localizado acima. O segundo retângulo deve ser baixo (a distância entre as linhas de formação não deve ser maior que 2 cm).

4. Termine de desenhar o terceiro retângulo, tornando-o o mais alto de todos os criados anteriormente.

5. A partir da borda superior do terceiro retângulo, desenhe linhas verticais, posicionando-as a uma distância de 5 a 6 cm uma da outra. As linhas devem ser desenhadas suavemente curvas (imitando ondas na roupa).

6. Na área da linha do horizonte previamente definida, na parte externa da vertical direita, desenhe um retângulo, cuja borda superior deve ser direcionada para o canto superior direito (quadro com inscrições).

7. Em uma das arestas geradoras do retângulo, desenhe várias linhas retas, cujos pontos extremos devem estar localizados dentro da figura geométrica e conectados entre si por semicírculos (dedos da mão que segura o tabuleiro).

8. Estenda a vertical principal esquerda após a linha do horizonte para cima, desenhando outro paralelo a uma distância de 3-4 cm da linha-chave de formação (mão levantada).

9. Termine de desenhar a tocha em sua mão usando qualquer método conveniente para o artista.

10. No nível do local onde se encontra o início da linha com a qual o braço levantado foi desenhado, desenhe uma oval (cabeça).

11. Acima do oval, recuando 2 a 4 cm, desenhe um semicírculo, colocando seus pontos inicial e final na figura geométrica principal.

12. A partir do semicírculo, desenhe 7 triângulos, colocando-os à mesma distância um do outro (coroa).

13. Adicione detalhes à imagem desenhando os olhos, a boca e o nariz da estátua dentro da cabeça.

14. Se desejar, pinte o desenho e refine o fundo.

Desenho da Estátua da Liberdade nos EUA com lápis para crianças copiarem, iniciantes

Você pode aprender a desenhar a famosa Estátua da Liberdade tanto no estágio inicial de aprendizado dos conceitos básicos das belas-artes quanto no caso em que uma criança ou adulto já possui uma série de habilidades especiais (por exemplo, estudando em uma escola de arte).

Desenhos de estruturas arquitetônicas americanas exigem precisão, compreensão das características dos objetos desenhados com base na distância do observador e a capacidade de copiar linhas simples e formas geométricas.

Vídeo de desenho da Estátua da Liberdade

Como desenhar a estátua da liberdade:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho