Os vírus são relevantes. um tema dos últimos anos, que se reflete não apenas nos noticiários, mas também nos desenhos animados infantis. Animações científicas facilitam a explicação às crianças sobre a importância de uma pandemia global e por que a higiene das mãos e do corpo é necessária. Você pode desenhar um vírus com um lápis ou tinta.
Vírus de desenho animado
Os vírus são organismos com estrutura única. As bactérias vegetais são, na maioria dos casos, seguras para os animais. Os vírus que infectam animais são inofensivos aos humanos.
Como desenhar um vírus com um lápis:
- Prepare uma folha de papel em branco e uma bússola. Coloque um ponto com um lápis no local onde você quer desenhar o vírus.
- Coloque a ponta afiada do compasso na ponta da ardósia. Usando o dispositivo, desenhe um pequeno círculo para formar o “rosto” do vírus.
- Usando convoluções de diferentes tamanhos e diâmetros, faça uma moldura ao redor do círculo resultante, como mostrado na imagem. Dessa forma, uma forma característica do vírus pode ser criada.
- Usando um lápis macio simples, faça o círculo desenhado anteriormente ficar ligeiramente irregular. O formato deve ter pequenas saliências, as linhas podem ter espessuras diferentes.
- Remova o excesso de linhas usando uma borracha ou um lápis amassado.
- Divida visualmente o “rosto” do vírus em 3 partes. Usando uma régua, desenhe 2 linhas em ângulo no terço superior do rosto.
- Desenhe pequenos segmentos verticais entre eles. Dessa forma você pode criar um visual maligno.
- Desenhe olhos semicirculares abaixo das sobrancelhas, semelhantes a fatias de frutas cítricas. Os olhos podem variar de tamanho dependendo da inclinação do personagem.
- Desenhe pupilas pretas, finas e ovais na borda superior dos olhos.
- A metade inferior do “rosto” é ocupada pelo sorriso maligno do vírus. Parece uma grande fatia de laranja.
- Desenhe dentes afiados usando linhas em ziguezague.
A imagem resultante pode ser sombreada ou colorida.
Coronavírus
Os coronavírus são uma família de vírus que inclui cerca de 45 membros (em 2020). A estrutura incomum, que lembra a coroa solar, dá origem ao nome.
Como desenhar o coronavírus com um lápis simples:
- Preparar materiais. Para criar um desenho, você precisará de papel grosso - uma folha de álbum padrão ou papel Whatman.
- Usando uma régua (ou visualmente), meça o meio da folha. Coloque um pequeno ponto com um lápis macio e afiado.
- Use um compasso (ou o que você tiver em mãos) para desenhar um círculo. O diâmetro da figura deve ser de aproximadamente 10-11 cm. É mais conveniente usar um compasso, pois o círculo ficará localizado exatamente no meio da folha, sem desvios.
- Depois de desenhar o círculo, o ponto pode ser apagado.
- Os sugadores são uma forma de vários vírus se conectarem. Elas cobrem completamente a superfície da casca do coronavírus.
- Desenhe pequenas linhas ligeiramente curvas ao redor de todo o perímetro do círculo, como mostrado na imagem. Conecte os segmentos usando ovais com diâmetro pequeno.
- As ventosas devem ser de tamanhos diferentes.
- Dentro do círculo, desenhe também pequenos “donuts” em ordem caótica.
- Duplique todas as linhas com um lápis duro. Isso deixará o desenho mais claro e brilhante.
- O excesso de detalhes pode ser removido com uma borracha amassada ou borracha.
- Se desejar, você pode adicionar a inscrição "COVID-19".
- Usando uma régua, desenhe 2 linhas retas verticais acima do desenho principal.
- Digite a inscrição na linha resultante. Duplique as linhas duas vezes e conecte-as com pequenos segmentos. As letras acabam sendo tridimensionais.
- As linhas que formam o ponto podem ser apagadas ou deixadas.
- Usando um compasso ou materiais disponíveis, desenhe 2 círculos (aproximadamente do mesmo diâmetro). As figuras formarão a casca do vírus.

A imagem resultante pode ser colorida ou sombreada conforme desejado.
Desenho para crianças
Outra opção para desenhar um vírus com um lápis para crianças é um personagem com um olho só. Você pode desenhar uma imagem usando uma régua e um compasso. Você também precisará de uma folha de papel em branco, lápis com grafite de maciez variada e uma borracha.
Processo passo a passo:
- Em uma folha de papel limpa, faça um pequeno ponto com um lápis macio. Coloque a ponta da bússola no ponto definido.
- Desenhe um círculo de tamanho médio. Mova a ponta da bússola um pouco e adicione um círculo adicional de diâmetro maior.
- Desenhe pequenos retângulos na borda do círculo externo. Sua quantidade, bem como tamanho e espessura, podem variar.
- O processo de detalhamento da base da imagem requer a criação de contornos mais difusos e irregulares. Também é necessário conectar os retângulos com a borda do círculo externo – como mostrado na imagem. Os cantos podem ser ligeiramente suavizados.
- Divida visualmente a área do círculo interno em 3 partes.
- A parte superior é ocupada pela sobrancelha do personagem. É necessário traçar uma linha longa, fina e ligeiramente curva.
- Logo abaixo do segmento desenhado anteriormente, desenhe uma figura semelhante a uma lua parcial invertida, como mostrado na imagem.
- Na borda superior do olho, medindo visualmente o meio, desenhe uma oval fina - a pupila.
- A parte inferior do círculo interno é ocupada pelo sorriso do personagem. O sorriso maligno também lembra uma lua parcial invertida, duplicando a figura desenhada anteriormente.
- O sorriso deve ser dividido por linhas em ziguezague.
- Use a borracha para remover todos os elementos desnecessários do desenho. Use um lápis duro para desenhar a base e pequenos detalhes da imagem.
A imagem resultante pode ser colorida ou deixada inalterada.
Além disso, para desenhar e criar um enredo completo, você pode combinar vários tipos de vírus diferentes em um desenho.
Vírus da gripe
A gripe é uma infecção respiratória aguda transmitida por gotículas transportadas pelo ar. A doença é transmitida por certos vírus. Pessoas de diferentes idades e animais são suscetíveis à doença. Os vírus da gripe podem variar dependendo do tipo. Para desenhar um “modelo” mais simples, você precisará de: um compasso, uma régua, lápis de diferentes durezas e papel branco.
Como desenhar um vírus com um lápis:
- Em uma folha de papel limpa, faça um ponto com um lápis macio.
- Coloque a ponta do compasso na marca resultante e determine o diâmetro desejado do círculo - a figura é a base para o desenho posterior da imagem.
- Desenhe um círculo limpo e uniforme com o diâmetro desejado. Utilize uma borracha ou uma borracha amassada para remover a ponta desnecessária.
- Usando uma régua, desenhe muitos segmentos retos curtos de diferentes comprimentos, como mostrado na figura.
- Coloque um pequeno círculo em cada linha desenhada anteriormente. Para desenhar, você pode usar um compasso ou qualquer outro objeto de pequeno diâmetro que tenha à mão.
- Adicione também alguns círculos dentro da forma principal grande.
É assim que você pode pegar o vírus da gripe. Você pode colorir a imagem em diferentes tons: verde, laranja, azul. Na maioria das vezes, a gripe é associada a uma cor esverdeada, marrom-esverdeada. Os vírus, apesar do seu perigo, podem ser úteis aos humanos. Alguns agentes combatem bactérias nocivas no corpo.
Como desenhar um vírus facilmente
Imagens de vírus podem ser diferentes: mais ou menos detalhadas. Para desenhar um agente infeccioso, você precisará de vários lápis, uma folha de papel em branco e ferramentas adicionais.
Algoritmo:
- Em uma folha de papel limpa, faça um ponto com um lápis macio. Coloque a ponta do compasso na marca que você fez.
- Desenhe um círculo de pequeno diâmetro. Você pode duplicar as linhas usando um lápis duro. Se desejar, adicione algumas curvas e torções para deixar a base mais natural.
- Coloque pequenos entalhes ao redor de todo o perímetro do círculo desenhado anteriormente - marcas para desenhar os fios de proteína alongados. A distância entre marcas adjacentes deve ser aproximadamente a mesma.
- Desenhe os filamentos de proteína conforme mostrado na imagem. É importante alternar os tamanhos: divida visualmente a base em duas metades, cada uma das quais deve começar e terminar com um fio grande de proteína.
- O topo de cada fita de proteína é formado por pequenas ovais. Eles podem ter qualquer diâmetro e tamanho, dependendo da localização do vírus.
- Desenhe pequenas formas ovais e redondas entre alguns dos filamentos de proteína. Adicione também alguns elementos em toda a superfície do vírus.
- Use formas ovais e redondas para marcar as áreas de destaque. Desenhe também a área de luz usando uma lua parcial invertida.
- A imagem resultante deve ser “limpa” de elementos desnecessários e todas as linhas principais devem ser destacadas com um lápis duro.
O desenho finalizado pode ser colorido. Diferentes cores e misturas de tons são usadas para representar vírus.
vírus estilizado
Os vírus são agentes infecciosos e representam um perigo para a saúde humana e animal. Para transmitir à criança a necessidade de higiene e proteção pessoal para fins educacionais, a imagem dos vírus pode ser ligeiramente exagerada.
Como desenhar um vírus com um lápis:
- Desenhe uma forma redonda em uma folha de papel, manualmente ou usando ferramentas adicionais. Para isso, você precisará de um lápis com mina macia.
- Para dar à figura um formato mais desleixado, adicione ondulações e texturas, usando também um lápis com ponta macia.
- Remova o excesso de linhas usando uma borracha amassável ou borracha. Conecte os elementos restantes e desenhe-os usando um lápis com grafite grossa.
- Adicione formas de lágrimas para formar fios de proteína. Os elementos têm direções e formas diferentes.
- Para começar, você pode representar gotas aproximadamente idênticas e depois detalhá-las adicionando irregularidades.
- Conecte os elementos resultantes com a figura principal, remova os restos do lápis e desenhe elementos adicionais com um lápis duro.
- Desenhe vários elementos arredondados ao redor da base formada, como mostrado na imagem. Eles têm diâmetros e formatos diferentes.
- Adicione também algumas formas ovais e redondas dentro do círculo e alguns fios de proteína.
- O vírus resultante é detalhado adicionando um “olhar maligno e um sorriso”.
- Desenhe sobrancelhas curvadas que lembrem os chifres de um touro.
- Conecte as curvas resultantes aos semicírculos — os olhos grandes do personagem — e adicione algumas rugas usando linhas curvas e arqueadas.
- Desenhe um nariz entre os olhos, como mostrado na imagem. Ela se assemelha a um pequeno retângulo com cantos suavizados, dentro do qual há dois pontos redondos – as narinas.
- O sorriso está localizado no terço inferior do desenho e lembra uma fatia de laranja ou limão.
- Duplique a borda inferior do sorriso duas vezes e adicione também seções curvas – rugas.
- Dentro da boca, desenhe linhas em ziguezague conectando as bordas superior e inferior.
- O sorriso maligno e os dentes afiados dão ao personagem uma aparência ameaçadora.
O desenho resultante pode ser colorido ou deixado inalterado. Para criar uma imagem mais nítida, você pode duplicar todos os detalhes com um marcador preto ou caneta de gel.
Bacteriófago
Bacteriófagos são agentes virais que infectam células bacterianas. Sua ajuda e presença são necessárias para o corpo humano. Devido à sua capacidade de destruir células bacterianas, os bacteriófagos são usados ativamente na medicina e na farmácia.
Como desenhar um vírus com um lápis:
Estágio | Descrição do palco | Imagem |
1 | Em uma folha de papel limpa e preparada, meça o tamanho necessário para o futuro bacteriófago. Divida a porção medida com uma linha horizontal visual – aproximadamente ao meio. A parte superior será ocupada pela cabeça do bacteriófago. | ![]() |
2 | Para desenhar a cabeça de um bacteriófago, você precisará desenhar vários triângulos usando uma régua ou ferramentas improvisadas. | |
3 | Desenhe um triângulo equilátero bem definido e de tamanho pequeno. Desenhe visualmente uma linha horizontal localizada um pouco acima da borda inferior do triângulo e coloque 2 pontos pequenos em distâncias iguais. | ![]() |
4 | Conecte os pontos resultantes com o canto superior do triângulo e sua borda inferior. Dessa forma, você pode obter uma figura parecida com uma cúpula. | ![]() |
5 | Desenhe 2 linhas verticais para baixo, parando ligeiramente antes da linha visual delineada anteriormente. Conecte a parte inferior do segmento com a face lateral de um triângulo equilátero. Repita a ação em ambos os lados. | ![]() |
6 | Conecte os lados da cabeça em um ângulo obtuso. Conecte o entalhe resultante com os cantos do triângulo “principal”. | ![]() |
7 | A partir do ângulo agudo resultante, desenhe um pequeno segmento para baixo. Conecte seu ponto inferior com as bordas laterais da figura resultante. | ![]() |
8 | Usando uma régua ou qualquer ferramenta útil com uma borda lisa e reta, desenhe um retângulo alongado. Divida a área interna da figura em partes iguais usando linhas verticais. Se desejar, você pode arredondar os cantos. | ![]() |
9 | Fixe a placa basal na parte inferior da haste do bacteriófago. Consiste em uma pequena oval e uma linha arqueada. | ![]() |
10 | Coloque dentes afiados – pequenos triângulos invertidos – na borda inferior da placa basal. | ![]() |
11 | Forme os fios do capsídeo usando linhas em ziguezague. Eles estão associados às pernas do vírus. | ![]() |
A imagem resultante pode ser detalhada ou colorida a gosto.
Adenovírus
Os adenovírus são um grupo de agentes infecciosos que causam irritação das membranas mucosas. A doença afeta adultos e crianças.
Como desenhar adenovírus com um lápis:
- Meça visualmente o meio em uma folha de papel branca.
- Usando uma régua, desenhe um pequeno quadrado com um lápis de ponta macia.
- Desenhe retângulos baixos nas bordas superior e inferior do quadrado.
- Remova as linhas de referência com uma borracha ou um apontador. Dessa forma você pode obter um hexágono perfeito.
- Adicione retângulos alongados em cada canto da figura para formar fios de proteína.
- Nas extremidades dos filamentos de proteína há pequenos ovais ou círculos.
- Preencha o interior do vírus com pequenos círculos. Para maior comodidade, você pode usar um marcador preto com ponta grossa. As figuras devem preencher completamente o capsídeo do adenovírus.
- Use a borracha para remover linhas desnecessárias. Use um lápis duro para desenhar os detalhes restantes.
A imagem resultante pode ser colorida ou deixada inalterada.
Desenhar vírus é bem simples: existem muitos tipos diferentes de agentes infecciosos. As imagens podem ser usadas como base para desenhar cartazes ou como lições educativas para crianças. Desenhar vírus com um lápis é bem simples: você precisará de uma folha de papel branco, lápis e seguir os algoritmos.
Vídeo sobre como desenhar um vírus
Como desenhar vírus diferentes: