Pardais são comuns em nossa área. Eles podem ser vistos voando ou pousados em árvores não apenas no verão, mas também durante o tempo frio. Para desenhe este pássaro no papel, por exemplo, para crianças, você terá que enfrentar dificuldades consideráveis. Considerando que a criatura emplumada é pequena, é difícil desenhá-la.
Ferramentas de desenho
Um desenho de um pardal para crianças pode ser criado em preto e branco ou colorido usando:
- tintas;
- canetas hidrográficas;
- lápis de cor;
- pastéis.
Hoje em dia, as lojas estão cheias de uma variedade de produtos para pessoas criativas, o principal é não errar na escolha. O resultado final dependerá em grande parte da qualidade das ferramentas usadas para criar o desenho. Muito também depende do papel, cuja escolha também deve ser encarada com seriedade.
Lápis de grafite
Aqueles que começam a desenhar geralmente preferem usar algo familiar. Um lápis simples é um exemplo disso. Ao desenhar um pardal, você pode fazer apenas isso, porque a plumagem desse pequeno pássaro tem uma cor semelhante à do grafite de um lápis simples. Se você planeja criar um desenho colorido, também será difícil fazê-lo sem um lápis simples. Artistas o usam para criar contornos.
Traços feitos com lápis simples se distinguem pela precisão e suavidade. Lápis produzidos na Rússia e na Ucrânia têm marcações que indicam dureza e maciez, designadas pelas letras M e T. Se a designação MT estiver presente, o lápis é macio-duro.
Lápis produzidos no exterior são marcados de forma semelhante. Somente neste caso, em vez das letras M e T, são utilizadas B (maciez) e H (dureza). A combinação HB também é encontrada.
Um número também é colocado antes da letra para que o comprador possa entender o quão duro ou macio o lápis é.
Por exemplo, um lápis marcou:
- 3T – mais duro que um lápis marcado com 2T;
- 3M – mais macio que um lápis marcado 2M;
- 2B e 2M - macio o suficiente para ser usado para desenhar uma linha nítida;
- H2 e T2 – têm uma dureza que deixa uma marca cinza clara no papel.
Dureza mais alta, designada pelo número 3 e acima, raramente é necessária para criar designs. Essas ferramentas são usadas na criação de desenhos. É recomendável que um artista iniciante adquira um conjunto de vários lápis diferentes. Duro e duro-macio podem ser usados para trabalhos gerais. Lápis com grau de suavidade 2 são bons para aplicar manchas tonais. Lápis mais macios são adequados para criar tons pretos intensos. Eles também são convenientes para fazer esboços volumétricos e aplicar sombras espessas.
Lápis de cor
Lápis de cor são feitos de minas de cores diferentes envoltas em uma casca de madeira. Eles são tradicionalmente usados em aulas de desenho na escola. A paleta de cores desses lápis tem uma ampla variedade.
Giz de cera
Giz de cera é a melhor opção para artistas com menos de 7 anos.
Suas principais vantagens incluem:
- conveniência;
- segurança;
- pureza;
- fácil afiação.
Giz de cera pode ser usado para desenhar em:
- papel;
- cartão;
- árvore.
No entanto, elas não são adequadas para pintura sobre brilho.
Lápis de aquarela
Este é um tipo de lápis que é uma combinação de lápis de cor comuns e tinta aquarela. Elas são utilizadas da seguinte maneira: primeiro é feito um desenho e, em seguida, um pincel úmido é passado sobre ele, o que o transforma em uma aquarela.
Canetas hidrográficas
Canetas hidrográficas podem ser usadas por crianças a partir de 3 anos de idade. Existem dois tipos principais desses instrumentos de escrita.
A classificação é baseada na substância subjacente:
à base de água | À base de álcool |
Esses marcadores são praticamente inodoros e não representam nenhum perigo. Vestígios deles podem ser removidos da pele e das roupas. | Esses marcadores têm um odor forte, secam rapidamente e não são indicados para crianças. |
Ao escolher os marcadores, é recomendável remover as tampas e verificar o cheiro. É melhor evitar comprar produtos com cheiro forte. É dada preferência a produtos de fabricantes nacionais e europeus.
Tintas
Os principais tipos de tintas são os seguintes:
- aquarela;
- guache;
- oleoso;
- acrílico.
Ao escolhê-los, é necessário obter o máximo de informações possível sobre o produto antes da compra:
- quem é o fabricante;
- melhor antes da data;
- regras de aplicação.
Deve-se dar preferência às tintas armazenadas em potes: neste caso, elas podem ser usadas de forma mais econômica. As cores da tinta devem ser naturais e não devem ter odores fortes e desagradáveis.
Papel
Você pode desenhar em álbuns infantis especialmente elaborados para esse fim. No entanto, esse papel se deteriora rapidamente assim que uma borracha é passada sobre ele. É melhor dar preferência ao papel Whatman duro, que tem uma superfície lisa e sem porosidade.
Master classes
Um desenho de um pardal para crianças pode ser criado preparando primeiro materiais e ferramentas.
O pássaro pode ser desenhado:
- em um galho;
- no alimentador;
- na clareira.
Além disso, vários pardais podem estar presentes na imagem ao mesmo tempo.
Ao representar um pardal, você deve seguir as seguintes recomendações:
- se possível, desenhe algo ao vivo ou de uma imagem;
- leve em consideração que o pássaro será representado usando formas geométricas simples: círculos, ovais. Eles ajudarão a criar o formato correto;
- Ao criar um esboço, não use traços grossos, pois eles serão mais difíceis de remover na hora de corrigir;
- Antes de desenhar uma linha, marque a folha. Isso permitirá que você veja a localização do objeto.
Masterclass para iniciantes
Para trabalhar com uma versão simples, você precisará de um lápis e uma folha de papel.

O desenho é realizado nas seguintes etapas:
- Desenhe o contorno de um pardal. No meio haverá um grande oval, que se tornará o contorno do corpo. Deve ter uma leve inclinação.
- Desenhe um círculo acima do oval. Esta será a cabeça, que deve ser aproximadamente 3 vezes menor que o corpo.
- Desenhe um triângulo à esquerda do oval, próximo à parte inferior. Essa forma se tornará a cauda no desenho.
- Desenhe uma linha para a cauda e contorne as pernas.
- Trace o círculo no topo do desenho com um lápis para que o formato resultante seja a parte frontal do pardal.
- Continue delineando o corpo e a cauda.
- Desenhe uma linha divisória para a asa.
- Trabalhe na construção das pernas. Desenhar pés de pardal não é difícil: o principal é entender as linhas e não se confundir com elas. É importante lembrar que o pardal tem garras nas pontas dos dedos.
- Desenhe a cabeça. Você deve começar com o órgão da visão. Como o pardal aparece para o artista e para futuros observadores de perfil, apenas um olho é visível. Pode ser representado por um pequeno círculo.
- Desenhe o bico e trace linhas de marcação para a futura coloração das penas.
- Desenhe a plumagem. As penas devem ser representadas por inúmeras linhas suaves.
Pardal em um galho
Um desenho de um pardal para crianças sentado em um galho pode ser feito da seguinte maneira:
- As primeiras linhas, que servirão como pontos de referência no futuro, devem ser desenhadas sem pressionar muito o lápis. É mais conveniente começar com um ramo, que pode ser representado por uma linha fina que vai do canto inferior direito ao superior esquerdo.
- Desenhe um arco acima do galho, que se tornará o peito do pardal. Finalize o círculo em cima, que será a cabeça.
- Termine de desenhar a asa, a cauda e as pernas. Tudo isso é retratado com linhas simples. Neste caso, as partes inferiores das pernas do pássaro devem ser representadas por pequenos arcos. Esses serão os dedos do pardal agarrando o galho.
- Faça o contorno do pardal. Não se esqueça de marcar as pontas afiadas da asa e da cauda.
- Desenhe um pequeno círculo na área da cabeça. Este será o olho.
- Ao desenhar um bico, lembre-se de que a linha que o delimita deve seguir o contorno da cabeça.
- Contorne o contorno com linhas mais distintas.
- Desenhe outra linha para o bico e adicione um pequeno número de traços no peito.
- Desenhe as pernas do pássaro, lembrando que os dedos devem ser representados por linhas curvas.
- Dê volume ao galho onde o pássaro está sentado, deixe-o mais curvado e adicione nós.
- Comece a trabalhar com as penas. Primeiro aplique um padrão de leque na asa e depois pinte a cauda. A textura das penas deve ser transmitida por meio de linhas suaves.
- Depois de aplicar os traços no peito, deixe algumas áreas do corpo sem pintar.
Alimentador com pardais
Pardais em um alimentador é um desenho em que vários pássaros estão presentes ao mesmo tempo. As crianças ficam especialmente satisfeitas com ele. O trabalho de criar uma imagem dessas pode, a princípio, parecer mais difícil do que desenhar um único pardal. Na realidade, nem tudo é difícil, pois neste caso os pássaros podem ser representados de forma mais esquemática. Não é necessário desenhar cuidadosamente cada elemento.
O processo de desenho de um alimentador de pássaros com pardais passa pelas seguintes etapas:
Não. | Estágio | Descrição |
1 | Divida visualmente uma folha de papel em 3 partes | A primeira parte deve conter o alimentador, a segunda parte deve conter o galho no qual ele está preso e a terceira parte conterá o solo visível de cima. O alimentador ficará localizado aproximadamente no meio e se tornará o elemento principal deste desenho, portanto a parte central da folha, destinada ao alimentador, deve ter a maior área. O galho da árvore no qual o alimentador está pendurado ficará localizado no topo. O chão é a parte inferior da folha. |
2 | Comece a criar um desenho | É necessário representar um galho de árvore: você deve começar do topo. Primeiro, vale a pena fazer um esboço com linhas simples, sem pressionar muito o lápis. |
3 | Desenhe um alimentador de pássaros | Seu contorno deve ser representado por um quadrilátero e 4 linhas saindo de seus cantos. Todas essas 4 linhas correm para cima e convergem em 1 ponto — sob um galho largo. |
4 | Esboce alguns contornos de pássaros | O número de pássaros pode ser qualquer. Talvez haja apenas um pardal “jantando” no alimentador, ou haja outro pássaro sentado ao lado dele. Ao mesmo tempo, o 3º pardal pode pousar em um galho. Alguns de seus parentes podem voar por perto. |
5 | Determinar a localização dos objetos | Depois que os esboços do galho, do alimentador de pássaros e dos pássaros estiverem concluídos, você deve observar cuidadosamente o que criou e decidir qual elemento do desenho ficará em primeiro plano e qual é melhor trazer para o fundo. Depois disso, comece a desenhar os elementos do primeiro plano. É melhor começar com os próprios pardais.
As principais características que não devem ser esquecidas ao desenhar a parte central e principal desta imagem são que o alimentador deve ter cordas, e as asas, a cabeça e a cauda dos pássaros devem ser desenhadas com cuidado especial. |
6 | Desenhe um galho e um alimentador de pássaros | É importante não esquecer de adicionar grãos na superfície superior do alimentador. Eles podem ser representados por vários pontos.
O solo na parte inferior do desenho pode ser representado por várias linhas onduladas. |
8 | Pinte a imagem | Você pode começar imediatamente com pássaros. Sua plumagem pode ter várias cores: cinza, preto, branco. A cor mais adequada para um alimentador de pássaros de madeira é marrom. O galho em que ele fica pendurado deve ser aproximadamente o mesmo.
A neve na parte inferior do desenho pode ser deixada branca ou levemente colorida de azul. |
Pintando um pardal em uma clareira na floresta com guache
Um desenho de um pardal para crianças entre lírios do vale na floresta pode ser feito usando um lápis simples e tintas guache.
Os passos para criar uma imagem são os seguintes:
- Desenhe um pardal no meio da folha de papelão.
- Desenhe um lírio do vale à esquerda do pássaro. A parte inferior desta planta possui folhas grandes e pontiagudas, e a parte superior é representada por um único caule com diversas flores pequenas dispostas em fileira. Cada flor deve ter o formato de um sino.
- Na parte inferior da folha, sob os pés do pardal ou perto deles, desenhe várias folhas de morango. Se houver espaço restante no papel, desenhe outro lírio-do-vale à direita do pássaro. Também pode haver várias folhas de morango aqui.
- Quando todos os contornos necessários estiverem concluídos, coloque o lápis de lado, pegue guache e comece a colorir o desenho.
- Usando um pincel nº 5 e tinta branca, pinte sobre as flores de lírio-do-vale. Se também houver um galho à direita, suas flores também deverão ser coloridas. Usando a mesma tinta e o mesmo pincel, você precisa pintar o peito do pássaro e desenhar várias linhas finas e onduladas em sua asa.
- Pegue tinta marrom e aplique na parte de trás e no topo da cabeça.
- Transforme tinta marrom em marrom claro. Use a cor resultante para pintar a asa e a cauda. Para obter uma tinta marrom clara, você pode adicionar um pouco de amarelo ou limão à guache marrom comum.
- Usando ocre, desenhe um círculo perto do olho.
- Pegue guache vermelho e aplique na parte interna do bico, se o bico do pardal desenhado estiver aberto.
- Crie uma leve penugem no pescoço do pardal. Para isso, é usada tinta cinza claro. Para obtê-lo, você precisa misturar tinta branca e preta em uma paleta. Nesse caso, você precisa pegar mais branco e adicionar um pouco de preto. O bico e os pés do pardal também devem ser pintados de cinza.
- Prossiga colorindo os elementos do desenho que devem ser verdes. Estamos falando de folhas de plantas. Para pintar as grandes folhas pontiagudas do lírio-do-vale, prepare não apenas tinta verde, mas tinta verde brilhante. Você pode criá-lo na paleta da seguinte maneira: adicione verde esmeralda ao limão. Você precisa adicioná-lo gradualmente até formar uma cor verde brilhante e saturada.
- Não se esqueça de sombrear as folhas para deixar o desenho o mais realista possível. Para isso, use tinta verde esmeralda. Primeiro, as veias esmeraldas devem ser aplicadas nas folhas de morango. Depois, entre elas, aplique algumas pinceladas de tinta amarelo-limão.
- Para destacar as flores de lírio-do-vale, use um tom de cinza claro. Ele é aplicado em um lado, e deve haver vários traços azuis nos próprios sinos. Elas ajudarão a dar volume às flores brancas.
- Aplique algumas pinceladas de ocre na clareira e pinte a grama com tinta verde para grama.
Você não precisa se formar em uma escola de arte e ser um profissional para criar belos desenhos e se divertir com isso. Se você usar as ferramentas e os materiais certos e seguir as instruções detalhadas, poderá criar um lindo design. Para que o pardal desenhado pareça real e surpreenda adultos e crianças, é necessário desenhar com precisão os contornos iniciais e depois prosseguir passo a passo.
Vídeo sobre como desenhar um pardal
Como desenhar um pardal corretamente: