Passos simples para fazer uma guirlanda de Natal permitirão que você crie um atributo festivo usando um material natural acessível: pinhas. As instruções passo a passo são apresentadas esquematicamente na tabela. Consumíveis baratos e tecnologia simples tornam o processo de fabricação acessível a todos.
Eventos | Alvo | Consumíveis | Ferramentas |
Preparatório | Esboçar o design, escolher o design e o esquema de cores | Papel | Lápis |
Fazendo a base | Formando uma base para fixação de elementos decorativos | Fios de vários diâmetros, papelão, espuma, linhas, cola, tintas, papel, fita adesiva | Alicates, pincéis, pistola de cola, tesouras |
Processamento de elementos decorativos | Preparação do número necessário de peças do tamanho e cor necessários | Pinhas, enfeites de Natal, doces, brinquedos, fitas, galhos, glitter, tinta, linha, verniz | Pincéis, faca, tesoura |
Criando um layout | Disposição de elementos decorativos com base em | Elementos decorativos prontos | — |
Montando uma guirlanda | Fixação de elementos decorativos na base | Cola, fio de tricô ou transformador, fios | Pistola de cola, alicate, tesoura, |
A História da Tradição de Decorar Casas com Guirlandas de Natal
Na linguagem moderna, A patente do inventor da coroa do Advento pode pertencer ao padre luterano Johann Hinrich Wichern. Os alunos do pastor, crianças de famílias pobres, sempre aguardavam ansiosamente a chegada do feriado principal do ano.
Para mostrar claramente a passagem do tempo e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades de contagem, o padre criou um guia prático que permite contar os dias até a Grande Festa. A roda de madeira estava decorada com velas. O número deles correspondia ao número de dias restantes até o feriado e diminuía à medida que se aproximava.
A última vela mostrou às crianças que a tão esperada celebração começaria amanhã. A ideia do pastor foi aceita. A partir daquele momento, a tradição de decorar a casa se espalhou pela Alemanha e, mais tarde, pelo mundo. Este belo atributo recebeu a aprovação de cristãos de todas as denominações. A invenção recebeu desenvolvimento criativo.

Hoje em dia há uma competição de ideias sobre quais materiais podem ser usados para fazer decorações natalinas. Mas as vencedoras sempre serão as guirlandas feitas com materiais criados pela própria natureza.
Como escolher cones
Ao fazer uma guirlanda de Natal, são usados cones de espécies disponíveis de árvores coníferas. Os mais comuns são o pinheiro e o abeto. Menos - larício e cedro, cipreste e abeto. As matérias-primas são avaliadas no momento da coleta. Escamas quebradas, assimetria e podridão são motivos para rejeição. Os cones podem ser de tamanhos diferentes.
Primeira etapa do trabalho:
- limpeza de sujeira;
- fervendo em água;
- secagem;
- dando à matéria-prima a cor desejada.

Para pintar os cones, use pincéis, pedaços de espuma de borracha e latas de tinta spray. Você pode segurá-lo pela ponta e mergulhá-lo completamente no recipiente com tinta. Em todos os casos, ao secar, as escamas devem ficar voltadas para cima. Se você quiser manter a cor natural, mas deixá-la um pouco mais clara, deixe os cones de molho em água sanitária por 4 a 5 horas.
Cones decorados com glitter ficam impressionantes. Essas decorações geralmente são fixadas em árvores artificiais antes de serem vendidas. Para atingir o resultado, cola PVA é aplicada nas pontas das escamas. Antes de endurecer, a pinha é polvilhada com glitter. Aqueles que não grudam são descartados para reutilização. Aditivos aromáticos ou óleos conferem ao produto o aroma desejado.
Aula magistral sobre como fazer uma guirlanda apenas com pinhas
Dependendo do material usado para fazer a moldura, as pinhas são presas à guirlanda de Natal de diferentes maneiras. As opções mais comuns são aquelas feitas com bases de arame e papelão (compensado).
No primeiro caso, uma estrutura semelhante a um toro cortado (donut) é feita de fio de ferro macio com um diâmetro de 2,5–3 mm. O diâmetro do anel interno é de 15-20 cm. A distância entre os anéis é de 3 cm. Alicates são utilizados no trabalho.

Para dar resistência à estrutura, 4 anéis são fixados juntos com nervuras de reforço feitas do mesmo arame. A moldura ficará mais atraente se for pintada de verde.
Em seguida, os cones são dispostos em 3 caminhos formados. A linha interna é preenchida primeiro. Para fixação, utilize arame fino (tricô ou transformador). Ele é enfiado entre as pétalas inferiores, preso com uma sobreposição e fixado à estrutura principal.
É importante que o topo dos cones tenha aproximadamente o mesmo ângulo de inclinação em relação ao plano da guirlanda.A segunda fileira, a mais distante do meio, é preenchida da mesma maneira.
Variando o tamanho dos cones para colocá-los o mais próximo possível um do outro, o espaço entre as fileiras externas é fechado. Se desejar, elementos decorativos podem ser adicionados à estrutura. Para esta estrutura, é aconselhável utilizar pinhas de pinheiro (cedro).
Coroa com pinhas
As pinhas ficam atraentes quando colocadas sobre uma superfície plana - um anel (toro) com diâmetro interno de 15 cm e diâmetro externo de 24. Ter uma folha de compensado com espessura de 3 mm e um quebra-cabeça simplifica a tarefa. A ausência deles não é um obstáculo no caminho para a meta.
Guirlanda de Natal feita com pinhas, passo a passo para fazer usando pinhas, é simples e acessível a qualquer um que tenha pedaços de papelão, linha e pistola de cola quente.
Círculos do tamanho especificado são aplicados a uma folha de papelão (pastas velhas, caixas de embalagem). A rigidez insuficiente do material utilizado é eliminada pela colagem de várias camadas de blanks. As superfícies do toro cobertas com cola PVA são combinadas e, para melhor adesão, colocadas sob uma prensa (uma pilha de livros, uma panela com água) por 1 a 2 horas.
O anel de papelão finalizado é enrolado com fios grossos ou barbante. Quanto maior o diâmetro das roscas, menos tempo levará o trabalho. A trança cria a base necessária para a aplicação da cola e elimina a aparência pouco atraente do material original. É permitido tingir os fios com tinta impermeável da cor desejada.
O próximo passo é marcar a base para colar as pinhas. Os maiores são dispostos ao longo de todo o perímetro externo do toro. O eixo do cone deve ser direcionado para o centro pretendido do círculo. Sua parte inferior, com cerca de 1,5 cm de comprimento, fica na base. Ao fixar com cola, a parte superior deve ser elevada em relação ao plano em 10-15 graus.
O procedimento permite selecionar o número necessário de cones do tamanho necessário para eliminar vazios na guirlanda.
A colagem é feita com uma pistola de cola quente. A pinha é pressionada na base da guirlanda e a cola é espremida. Seu volume deve ser suficiente para lubrificar generosamente uma camada de 1,5 cm de largura na borda do toro e preencher os vazios entre as escamas na parte inferior do cone. Após o endurecimento, os elementos subsequentes são fixados próximos da mesma maneira.
Para o segundo círculo, use cones de tamanho médio. Antes de serem fixados, eles são pressionados o mais próximo possível da primeira fileira. O ângulo de inclinação deve ser de 30-40 graus. Os cones na última fileira são os menores em tamanho. Chama a atenção a densidade de seu ajuste aos elementos fixos do segundo círculo.
Uma guirlanda de Natal feita de pinhas, cujas instruções passo a passo para fazer envolvem o uso de materiais adicionais (galhos, flores, doces), é feita há décadas. Novos materiais e ideias de design aparecem.
Coroa de pinhas com enfeites de Natal
O enfeite de Natal é dividido em dois tipos principais:
- no fio;
- chuva de enfeites (fofa).
O enfeite de Natal no arame é usado como base da guirlanda. Neste caso, a moldura em si é um elemento decorativo e não requer processamento adicional. Enfeites em formato de floco de neve podem ser colocados no meio da guirlanda, mas seu tamanho não deve exceder 2/3 do diâmetro do círculo externo.
O enfeite fofo é usado para decorar uma guirlanda de pinhas, tanto em tiras sólidas quanto em pedaços cortados. Sua finalidade é enfatizar a beleza do material natural. A fita de enfeite é presa às bordas externas e internas da guirlanda com linha ou uma pistola de cola.
Ao preparar os cones para fixação, alguns deles são decorados com enfeites de Natal. Usando uma espátula, retire as escamas a uma distância de 1 cm da base da pinha. Insira a ponta de um pedaço de enfeite, enrole-o ao redor do cone e use uma espátula para prender a outra ponta. Cones decorados são fixados na base em intervalos regulares.
Guirlandas feitas de enfeites de Natal e com pinhas como elementos decorativos se tornaram mais comuns.
Coroa com pinhas e doces
Doces combinados com pinhas decorarão qualquer guirlanda de Natal. As instruções passo a passo para fazer isso diferem um pouco daquelas fornecidas acima.
Doces em uma guirlanda podem servir tanto como elemento principal quanto como decoração.
No primeiro caso, os tamanhos dos doces e das casquinhas devem ser aproximadamente os mesmos. O volume dos doces do tipo Trufa corresponde ao tamanho de pinhas. Ao fazer as fileiras, os cones e os doces devem ser alternados em intervalos iguais.
Dependendo da base da guirlanda, a fixação é feita com linhas ou fita dupla face. Ao usar uma pistola de cola, você deve esperar a massa plástica esfriar para evitar a deformação dos doces sob a influência da temperatura.

No segundo caso, dá-se preferência aos doces sem papel de embrulho, à base de gelatina ou marmelada. Para decorar a guirlanda, os doces são conectados uns aos outros. Use um espeto de madeira ou linha colorida (linha de pesca). A elasticidade do material do doce permite fixar as colunas de doces afastando ligeiramente os cones fixos da guirlanda.
O “cordão” com doces pode atuar como uma faixa divisória entre as fileiras de cones ou ficar na guirlanda na forma de uma sinusóide entre as bordas interna e externa do círculo. A beleza natural das pinhas combina harmoniosamente com os doces em formato de framboesa.
Coroa de jornais e pinhas
Uma guirlanda de Natal feita de pinhas, cujas instruções passo a passo para sua confecção estipulam o uso de papel usado, é a mais barata em termos de custo.
Jornais desnecessários podem servir de base. 40 a 60 folhas de periódicos são enroladas em um tubo apertado, do qual é feito um anel. As extremidades são presas com fita adesiva. Para suavizar qualquer irregularidade, o anel é enrolado com papel higiênico e depois com um curativo médico. A bandagem é fixada com cola de PVC pontilhada.
O toro acabado, com cerca de 7 a 8 cm de diâmetro, é pintado em tons escuros, seco e colocado sobre uma superfície plana. A fixação dos cones com uma pistola de cola começa pela parte interna do anel. Os cones restantes são pressionados e fixados contra a fileira finalizada. O eixo deles deve ser direcionado para o centro do “donut”. Decorações de árvore de Natal em miniatura em cores brilhantes darão vida à composição.
Coroa de pinhas e ramos
São selecionados ramos de pinheiro ou abeto com agulhas abundantes, de 25 a 30 cm de comprimento. A parte inferior do ramo, com 15 cm de comprimento, é liberada dos brotos laterais. 4 blanks são alinhados ao longo do corte e aplicados na base do fio.
Em uma delas, coloca-se um cone, fixando-o na base da balança com arame. O topo dos galhos é direcionado no sentido horário. O layout da parte superior dos galhos coníferos foi projetado para esconder o formato da moldura o máximo possível. A fixação é feita com arame fino e macio.
O próximo "quarteto" de ramos se move no sentido anti-horário. Suas agulhas escondem a parte "nua" dos componentes anteriores. A base do último maço de ramos fica escondida sob as agulhas do primeiro.
Coroa de pinhas decorada com glitter
Os glitters são criados para decorar diversas superfícies. Os cones preparados para serem colocados na guirlanda de Natal são processados aplicando cola PVA ou esmalte incolor nas pétalas e depois polvilhando-as com glitter. A parte superior das escamas é pintada.

Devido à velocidade de secagem, o verniz é polvilhado com glitter imediatamente após sua aplicação. A cola PVA permite que o procedimento seja realizado de forma mais lenta. Qualquer glitter que não entre em contato com a cola é sacudido e reutilizado.
Os profissionais de marketing que promovem produtos com elementos de plantas coníferas (pequenas formas arquitetônicas, pinheiros e abetos artificiais, etc.) usando pinhas naturais, geralmente optam por decorá-las com glitter prateado. A beleza natural dos cones aliada à cor nobre natural criam uma composição ideal para a percepção dos compradores.
Coroa de pinhas e flores
Às vezes, em ocasiões especiais, flores frescas são usadas para decorar a guirlanda de Natal feita de pinhas. Instruções passo a passo não implicam elementos complexos no trabalho.
Melhores escolhas: copos-de-leite, cravos e rosas. Um caule do comprimento necessário é passado entre os cones. Não são utilizados fixadores. Flores artificiais tornam a guirlanda mais durável.
Outras ideias de pinhas
Você pode fazer uma árvore de Natal em miniatura usando pinhas e cedro. O cone aberto lembra uma galinha de pelos ou um ouriço. O processamento mínimo permite que você faça anjos e um divertido mini zoológico com pinhas.
Não há regras rígidas e rápidas ao criar uma guirlanda de Natal, cujo elemento principal são as pinhas. Você pode alterar o tamanho da caixa e dos elementos decorativos. Instruções passo a passo não são dogmas. Pinhas podem ser combinadas com frutas, bagas, frutas cristalizadas, peles e até rolhas de vinho.
Autor: Compatriota
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como fazer uma guirlanda de Natal
Vídeo sobre como fazer uma guirlanda de Natal com pinhas (instruções passo a passo):
Gostou da versão da guirlanda de Natal feita com doces, ela é perfeita para crianças?