No outono e no verão, você pode fazer uma variedade de artesanatos com folhas de bordo, que não são apenas adequados como trabalho infantil para a escola ou jardim de infância, mas também se tornarão uma decoração valiosa para a casa.
O item de interior mais comum deste tipo é rosas de folhas coletadas. Sua criação não requer nenhuma habilidade especial e leva apenas alguns minutos de trabalho árduo contínuo. Entender a técnica de formação dessas flores facilitará o processo em si e trará ao seu criador emoções exclusivamente positivas.
Como conservar folhas de bordo para artesanato?
Rosas de folhas de bordo só serão produzidas se o material de trabalho for completamente preservado em sua forma original. Para garantir que as folhas não percam sua aparência original, vários métodos de “conservá-las” de forma prática foram identificados.
A maneira mais famosa de conservar folhas de bordo é secá-las. Para fazer isso você precisa:
- Reúna o material de trabalho para o artesanato, escolhendo as folhas mais brilhantes e com o mínimo de danos.
- Lave cuidadosamente as folhas em água corrente corrente. Uma corrente forte pode danificar a integridade da folha, o que tornará impossível restaurá-la para a embarcação posteriormente.
- Usando um pano seco de tecido natural, remova o excesso de umidade da superfície das folhas após a lavagem.
- Coloque folhas secas entre as páginas de um livro grosso (o número de páginas em uma edição impressa deve ser de pelo menos 500). É importante manter um grande espaço entre as folhas fixadas. Caso contrário, elas secarão de forma irregular, o que pode afetar a qualidade final do artesanato.
- Coloque uma carga adicional em cima do livro, por exemplo, outro livro.
- Deixe por vários dias até que as folhas de bordo estejam completamente secas.
Ao usar esse método de "preservação" de folhas de bordo, é importante lembrar que, quando elas secam, na maioria dos casos, mudam de cor para uma mais escura. Essa característica deve ser levada em conta ao escolher o material de origem para o artesanato.
A segunda maneira de preservar as folhas de bordo em sua forma original é passá-las a ferro.
Para fazer isso você precisa:
- Recolha as folhas, lave-as e retire o excesso de umidade com um pano.
- Pegue uma folha de papel A4. Coloque a folha de bordo sobre ela de modo que ela se encaixe completamente na superfície do papel.
- Coloque uma folha de papel do mesmo tamanho daquela usada como base.
- Coloque papelão ou outro material rígido sobre a tábua de passar.
- Coloque uma folha de bordo sobre o papelão, encaixada entre o papel.
- Aqueça o ferro na temperatura máxima. Coloque-o sobre o papel e deixe agir por 3-4 segundos.
- Vire o papel, trocando a base pela “tampa”. Repita o passo 6.
- Retire a folha seca para fazer o artesanato.
A única desvantagem desse método de “preservação” de folhas de bordo é a preservação do cheiro específico das folhas caídas no ambiente após a realização das manipulações acima com o material de trabalho.
O terceiro método para preservar a aparência original das folhas de bordo envolve o uso de parafina ou cera comum:
- Lave as folhas de bordo coletadas e limpe-as com um pano, removendo o excesso de umidade da superfície.
- Derreta a parafina ou cera em banho-maria. Usar um micro-ondas ou uma chama aberta para alterar o estado desses materiais é perigoso, pois eles são considerados um dos produtos não alimentícios mais inflamáveis.
- Quando a cera ou parafina estiver líquida, despeje-a em um recipiente fundo. Deixe esfriar até a temperatura ambiente. Se a temperatura não for escolhida corretamente, a folha de bordo mudará de cor após o mergulho.
- Mergulhe a folha de bordo na mistura derretida. Vire.
- Depois de ter certeza de que a composição líquida cobriu completamente a folha, retire-a cuidadosamente do recipiente, deixando o excesso escorrer sozinho.
- Coloque a folha de bordo sobre um pedaço de papel ou jornal. Deixe secar completamente.
O quarto método de “preservação” de folhas de bordo é usar uma solução de glicerina:
- Misture glicerina líquida com água na proporção de 1 para 2.
- Despeje a solução sobre as folhas de bordo pré-lavadas e secas, certificando-se de que ela as cubra completamente.
- Deixe as folhas por 3-5 dias.
Usando este método, você não só poderá preservar a cor original das folhas de bordo, mas também dar a elas um brilho natural. Uma aparência bonita terá um efeito positivo na qualidade final do artesanato.
Rosa de Outono DIY
Recomenda-se que rosas de folhas de bordo, a fim de evitar danos ao material natural coletado, sejam feitas de acordo com o algoritmo geralmente aceito. Envolve a criação passo a passo da rosa em si, do caule da flor e a formação final da composição.
Formação de uma rosa
Rosas feitas de folhas de bordo ficam lindas se você usar materiais de trabalho de tamanhos diferentes. Neste caso, as folhas coletadas devem estar aproximadamente na mesma gama de cores. Caso contrário, a aparência do artesanato ficará muito distante da aparência natural das flores, o que causará sentimentos conflitantes na hora de avaliar visualmente o resultado final do trabalho realizado.
Para um componente da composição, você precisará de pelo menos 7 a 8 folhas de bordo.
Recomenda-se começar pela flor menor:
- Verifique se há danos nas folhas coletadas. Depois de ter certeza de que eles estão ausentes, lave o material natural em água corrente. Remova o excesso de umidade com um pano de tecido natural.
- Dobre a menor folha de bordo. Ao deformar a chapa, certifique-se de que não se formem fissuras, que posteriormente possam levar à ruptura completa da peça de material de trabalho.
- Enrole a folha usada formando um tubo. Este será o núcleo do botão da rosa de outono.
- Pegue uma segunda folha, um pouco maior que a primeira.
- Dobre a segunda folha ao meio. Enrole-o com o máximo de cuidado possível ao redor do primeiro “tubo” – o núcleo.
- Dobre as bordas da folha externa para fora, como se estivesse formando uma pétala de rosa.
- Repita os passos 4 – 6 e 7 – 8 vezes, dependendo do número de folhas preparadas para criar 1 broto. Se todas as folhas utilizadas forem do mesmo tamanho, a ordem em que elas são fixadas no broto não importa.
- Amarre a parte inferior do artesanato com um fio para prender o broto.
- Endireite as pétalas e dê volume ao botão de rosa. Se a flor resultante não for exuberante o suficiente, adicione mais 2 a 3 folhas de bordo ao broto. Não é recomendado usar um número maior de folhas, pois será quase impossível fixar tal broto com um fio. Amarrar as bases com um material mais denso ou uma fita larga reduzirá significativamente a naturalidade da aparência final da composição.
Se a integridade de uma das pétalas do botão estiver danificada, não é recomendável desdobrar o restante e refazer o artesanato. O resultado final do trabalho realizado deve ser o mais próximo possível, em termos de naturalidade, da aparência de uma rosa verdadeira. A grande maioria das plantas encontradas na natureza não apresentam formas ideais.
Apesar disso, se os rasgos que se formaram nas folhas do bordo forem muito visíveis e em quantidade excessiva, é melhor fazer o broto novamente. Danos sérios à integridade das pétalas podem fazer com que a rosa se desfaça na fase de formação do buquê.
Tais circunstâncias imprevistas forçarão você a desmontar a composição, correndo o risco de quebrar outras rosas de folha de bordo.
Tronco
As rosas de folha de bordo não parecerão naturais sem um caule bem feito. Pode ser formado de duas maneiras.

O primeiro método, o mais simples, pressupõe que todas (ou a maioria absoluta) das folhas de bordo usadas no artesanato tenham talos na base.
Neste caso, a criação de um caule de rosa requer várias etapas:
- Usando uma tesoura ou um estilete, obtenha o mesmo comprimento para todos os cortes de folhas incluídos na composição. Se os galhos na base forem muito curtos, é recomendável cortá-los completamente e depois usar outro método para formar o caule da rosa.
- Corte um pedaço de fita transparente, com pelo menos 15–20 cm de comprimento. Fita adesiva estreita é mais adequada para esse caso. Ficará menos perceptível, aumentando a naturalidade do aspecto final da composição resultante. Se não tiver fita adesiva, você pode usar papel alumínio e um grampeador ou pistola de cola.
- Enrole fita adesiva ao redor dos caules das folhas de bordo. Não é recomendado apertar demais as bases, pois isso pode atrapalhar a fixação das pétalas dentro do broto.
- Caso não haja fixação suficiente, fixe a fita adesiva com grampos em vários lugares.
Se as folhas usadas para criar o artesanato não tiverem talos, você pode criar um caule para a futura rosa separadamente e depois colá-lo na base do broto existente.
Para fazer isso você precisa:
- Pegue 2 ou 3 folhas de papel A4.
- Enrole uma folha formando um tubo. Fixe as juntas com cola, grampeador ou fita dupla face.
- Repita o passo 2 com cada pedaço de papel preparado para o artesanato.
- Dobre levemente a parte superior do caule e prenda-o à base do broto usando cola, um grampeador ou fita dupla face.
- Se desejar, o caule pode ser pintado de verde (para criar uma aparência natural) ou envolto em papel alumínio (ou papel colorido) para disfarçar os materiais de trabalho originais.
Ao usar o segundo método de criação de um caule, é recomendável cortar o tubo de papel de modo que seu comprimento total não seja maior que 10-15 cm.
Caso contrário, o broto não ficará firmemente fixado, o que fará com que, ao cair, a integridade das folhas de bordo utilizadas no artesanato possa ficar comprometida. Como resultado, a aparência geral da rosa será prejudicada e será impossível restaurá-la sem refazer a flor.
Fazendo e decorando um buquê
Rosas formadas por folhas de bordo podem ser combinadas em um buquê. Para fazer isso, você precisa fazer mais algumas flores de maneira semelhante à descrita acima. O número ideal de rosas para uma única composição é considerado 7 ou 9. Um número maior de “rosas de bordo” será difícil de fixar em um buquê devido ao volume dos botões.
Se estiverem muito presas umas às outras, as folhas de bordo podem rasgar, o que exigirá que a flor seja refeita. Se o número de rosas artificiais for menor que 7, a aparência final do artesanato parecerá inacabada.
Se não for possível fazer mais rosas, você pode complementar o buquê com flores de papel de um tipo semelhante ou formar outras plantas usando papel colorido (papelão também pode ser usado como alternativa), cola ou fita adesiva.
Quando os elementos individuais da composição estiverem prontos, você pode prosseguir para a etapa final – a formação da topiaria:
- Coloque as rosas de bordo uma ao lado da outra sem apertar as "pétalas" externas.
- Usando uma tesoura ou um estilete, obtenha o mesmo comprimento para os caules de todas as plantas que comporão o futuro buquê.
- Amarre uma fita larga e de cor opaca ao redor dos caules das “rosas de bordo”, enrolando-a em todas as mudas pelo menos 2 a 3 vezes.
- Aprecie o esplendor do buquê. Se necessário, nesta fase é permitido aumentar o número de elementos da composição sem a necessidade de retrabalhar completamente o artesanato. Plantas adicionais são inseridas no buquê, que já está preso com fita.
- Prepare de 10 a 20 folhas de bordo brilhantes, sem defeitos visíveis na superfície e cortes. Lave-os em água corrente corrente e depois remova o excesso de umidade com um pano. Deixe as folhas secarem sozinhas até que todas as gotas de água desapareçam da superfície.
- Coloque as folhas uma a uma ao redor do buquê existente, envolvendo toda a composição com elas.
- Prenda as folhas externas de bordo com grampos, cola, pistola de cola quente ou fita dupla face.
- Se desejar, você pode decorar a composição com frutas vermelhas que tenham uma cor semelhante à das flores ou plantas naturais. Para adicionar originalidade ao artesanato, recomenda-se colar uma fita brilhante ou uma linha fina de papel alumínio na parte externa das folhas de bordo na moldura. Isso criará uma espécie de destaque visual, acrescentando entusiasmo à aparência final da composição.
Como fazer outras flores com folhas de bordo passo a passo?
Se uma pessoa se depara com a tarefa de criar um “buquê de bordo” composto por várias plantas, ela deve usar os algoritmos mais simples para criar flores artificiais fornecidos abaixo.
Nome da planta artificial | A maneira como é criado |
Ásteres de bordo | 1. Selecione de 10 a 20 folhas de bordo de tamanho médio, sem danos visíveis na superfície superior. Prepare-os para o trabalho futuro (lave, seque, apare os cortes secos). 2. Pegue a menor folha por tamanho. Dobre ao meio e enrole formando um tubo. Este será o núcleo da futura flor. 3. Pegue a segunda folha, um pouco menor que a primeira. Enrole-o ao redor do miolo, dobrando levemente as bordas para fora. 4. Repita o passo 3 com as próximas duas folhas. 5. Pegue uma pequena folha de bordo e, sem dobrá-la, fixe-a na base do broto resultante. 6. Repita o passo 5 com as folhas restantes. 7. Avalie o esplendor da flor resultante e, se necessário, adicione pétalas externas. |
Coroa de bordo | 1. Faça uma guirlanda do tamanho desejado usando galhos levemente secos. O material de trabalho seco será muito quebradiço, o que minimizará as chances de criar a estrutura principal do futuro artesanato de flores com sua ajuda.
2. Prenda os galhos com um fio fino em vários lugares, enrolando-o três vezes ao redor da moldura. 3. Enrole firmemente a guirlanda com linha dourada ou amarela, deixando pequenos galhos livres. Alternativamente, também é aceitável usar uma fita estreita de cor semelhante. 4. Cole as folhas de bordo nos galhos. 5. Para deixar a composição mais exuberante, você pode decorá-la com galhos de abeto, frutas vermelhas ou rosas de bordo feitas de acordo com o algoritmo acima. |
Nenúfar de bordo | 1. Encha o balão até o tamanho que você quer que sua futura flor tenha.
2. Espalhe uma camada fina de vaselina sobre a superfície da bola, o que é necessário para minimizar a probabilidade de danos à integridade das folhas de bordo devido à colagem durante o processo de criação do artesanato. 3. Fixe a bola em uma posição estacionária. Cole folhas de bordo médias e grandes na base, fixando-as com cola na própria bola e nas superfícies umas das outras. 4. Tendo assim criado a espessura necessária do futuro nenúfar, deixe a peça de trabalho por 3 a 5 dias até que esteja completamente seca e as folhas de bordo estejam fixadas. 5. Estoure o balão. Remova qualquer borracha restante da parte interna do nenúfar. 6. Forme o núcleo da flor usando o algoritmo acima (o interior do botão de rosa). 7. Prenda o miolo dentro do nenúfar usando cola, pistola de cola quente ou fita dupla face. |
Todas as flores, incluindo rosas, feitas de folhas de bordo mantêm sua aparência original por vários meses. Se aparecer uma leve pigmentação no artesanato, mas desde que a estrutura das folhas de bordo seja preservada, você não pode refazer a composição, mas cobri-la com verniz ou tinta durável de qualquer tom.
A simplicidade de criação desses artesanatos, assim como os cuidados básicos, fazem desse tipo de criatividade um favorito não só entre as crianças, mas também entre os adultos, que assim se livram do estresse emocional acumulado.
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre como fazer uma rosa com folhas de bordo
Aula magistral. Rosa Folha de Bordo: