Nas belas-artes, referências manuais são frequentemente usadas para desenho. Esta é uma técnica importante na criatividade, por isso é usada no trabalho até mesmo na criação de computação gráfica. É difícil transmitir a imagem dinâmica das mãos no papel. Essa é uma habilidade artística que as pessoas aprimoram ao longo dos anos.
Definição
Mãos, referências de desenho são imagens auxiliares ou de suporte que os artistas usam ao criar seus esboços. A posição do pincel é adequada para um estudo mais detalhado de uma tarefa específica que precisa ser executada pelo artista.
As referências de mãos para desenho permitem que você veja o tamanho e a proporção dos elementos, o trabalho dos músculos de um organismo vivo. Graças a isso, os artistas não apenas copiam um objeto no papel, mas também recebem inspiração. As referências ajudam você a ver e sentir cada detalhe do modelo.

Quase todo artista, além de habilidades profissionais, tem experiência pessoal. Eles sabem como um objeto se parece na vida real, como ele pode mudar, que poses ele pode assumir. Portanto, não é incomum que pintores utilizem até mesmo fotografias como referência. Isso lhes permite calcular as dimensões das mãos em detalhes.
Construção
É difícil encontrar referências para desenhar nas mãos.
Existem certas dificuldades que são um obstáculo no desenho:
- Usando fotografias, nem sempre é possível transmitir a coloração natural do modelo. Isso ocorre devido à distorção da cor. Tons naturais são difíceis de transferir para telas usando apenas fotografias.
- A iluminação geralmente não é realista e, por isso, esconde os menores detalhes da composição.

As referências de mãos para desenho incluem um grande número de componentes que precisam ser reunidos para criar uma imagem completa e de alta qualidade.
O mecanismo básico é entender do que a palma é feita. Se você desenha algo ao vivo, pode examinar essa parte do pincel em detalhes. A palma é a base do desenho. Dele começa o osso do antebraço e o polegar, chegando até o meio.
Ao construir um desenho, é importante considerar o seguinte:
O que procurar | Por que isso é tão importante? |
Proporções gerais da mão | Manter as proporções da mão ajuda a retratá-la com precisão. Portanto, o comprimento da palma é aproximadamente igual à altura do dedo indicador. Se você olhar para o polegar, sua falange alcança o dedo indicador. Além disso, existem diferentes tipos de membros, e isso é importante considerar. |
Osso da articulação do cotovelo | Sua ponta arredondada pode ser vista na base da palma, abaixo do dedo mínimo. Essa característica é necessariamente preservada no desenho para transmitir realismo à imagem. |
Mãos de mulheres e homens | A diferença entre as mãos dos homens e das mulheres está nos seus contornos. A metade forte da humanidade tem articulações maiores, as pontas dos dedos são quadradas e, em geral, parecem angulares. As mãos das mulheres têm dedos finos e um contorno de palma mais suave. |
Também vale a pena usar referências dinâmicas de mãos para desenhar. Isso permitirá que você aprimore suas habilidades e melhore suas técnicas de desenho com pincel. Não fique preso a uma posição, porque as mãos podem ser representadas em diversas posições.
Algumas ideias
Desenhar mãos é especialmente difícil para artistas iniciantes. Essa parte do corpo é muito móvel e, portanto, não tem uma posição permanente. Portanto, antes de começar a criar um esboço, vale a pena decidir uma referência com antecedência. Isso tornará a tarefa mais fácil e definirá uma meta clara.
Posição de braços cruzados
Para desenhar braços cruzados lindamente, você precisa estudar cuidadosamente sua anatomia. Isso permitirá que você aprenda sobre as características fisiológicas das mãos. Conhecer a estrutura interna dos seus dedos permitirá que você os coloque em ângulos corretos e naturais.
Depois disso, é necessário estudar as possíveis posições dos dedos e suas proporções. Para representar as mãos femininas, a flexibilidade das linhas é aumentada e mais angularidade é adicionada à parte do corpo masculino.

O desenho começa com a representação de formas e linhas básicas, observando as proporções necessárias das juntas. Para começar, desenhe as linhas básicas superiores da extremidade do antebraço na área do pulso.
Desenhe a posição básica do dedo indicador e depois do polegar. Assim, o formato da mão já está surgindo. Adicione um esboço do dedo médio e do dedo anelar ao esboço. O posicionamento correto das articulações permitirá obter linhas bonitas e naturais. Eles terminam de desenhar o dedo mindinho e decoram o desenho com pequenos detalhes: unhas, rugas, sombras.
Uma mão estendida
Essa referência às vezes é chamada de gesto renascentista. Esta posição recebeu esse nome em homenagem à época de mesmo nome. Naquela época, muitas pinturas retratavam mãos nessa posição.
A referência tem uma leve semelhança com uma posição relaxada. Ela difere apenas na posição dos dedos: eles são mais relaxados e retos, e os dois membros médios parecem estar conectados um ao outro.
Técnica de execução:
- Desenhe a base da palma.
- Adicione um polegar ao esboço, seguindo o padrão de pose relaxada.
- Desenhe linhas no pulso, localizadas um pouco atrás.
- O dedo indicador é desenhado como em uma mão simples.
- Os dois dedos médios são desenhados conectados juntos.
- Desenhe o dedo mindinho.
- Eles fazem um esboço e destacam todos os detalhes do desenho.
Essa pose é muito elegante e pode ser usada para criar diferentes visuais. Será especialmente relevante em imagens onde a graciosidade precisa ser enfatizada.
Algo está segurando
Para artistas iniciantes, vale a pena começar desenhando elementos simples. Por exemplo, uma mão segura um objeto redondo. Esta é a interação mais simples entre um pincel e um elemento externo, o que é bem fácil de representar.
Primeiro, desenhe o objeto que a mão deve segurar. Então eles começam a esboçar a palma. Mesmo as linhas que ficam atrás do objeto são aplicadas ao objeto. Mas definitivamente vale a pena desenhá-los temporariamente para se orientar na posição real do pincel.
Depois eles começam a desenhar as linhas dos dedos. Esta é a parte mais difícil do trabalho. Afinal, você precisa representá-los ao redor do objeto, mantendo a posição natural das falanges e articulações.
Depois de fazer os esboços dos dedos, eles começam a contorná-los: eles adicionam volume aos membros, mantendo espaço entre eles. Quando o desenho estiver pronto, as imprecisões serão corrigidas.

Você pode desenhar uma mão segurando uma tigela ou xícara usando o mesmo princípio, com exceção de alguns detalhes. Para começar, desenhe o objeto de interação com o pincel, usando linhas deliberadamente ásperas.
Depois são feitos esboços para a base do pincel. Vale a pena considerar que os dedos devem ser longos para que possam facilmente dobrar-se em torno do objeto. Portanto, a curvatura da xícara deve coincidir com a base da mão.
Na parte superior da palma, desenhe um triângulo, ao lado dele a base para o polegar e o indicador, e então esboce as linhas para os membros restantes. Para conseguir uma posição natural da mão, você precisa desenhar o polegar na posição oposta a ela.
No final, aplique a base principal, adicione algumas linhas no pulso para que a mão não pareça cortada.
Pincéis
Ao desenhar mãos, você deve seguir as seguintes regras:
- É necessária prática preliminar de desenho. Para isso, as mãos são representadas em diversas posições para entender seu dinamismo.
- Ao criar um esboço das palmas das crianças, um fato deve ser levado em consideração: sua espessura excede o tamanho dos dedos.
- Em imagens de mãos de idosos, é necessário enfatizar o desenho de rugas e nós dos dedos.
- Suas próprias mãos podem ser uma boa referência. Você pode estudar minuciosamente sua anatomia, proporções e formas. Preste atenção à posição das falanges: elas não estão localizadas na mesma linha e, quando os dedos são inclinados, seu ângulo de curvatura muda. Todos os dedos estão intimamente conectados uns aos outros, exceto o polegar (que tem uma ampla amplitude de movimento).
- Para fazer com que a palma fique bonita no papel, estude o contorno da mão. Por exemplo, isso pode ser feito de uma forma simples: mova sua mão sobre o papel e preencha sua parte interna com detalhes.
- Antes de começar a criar um desenho, faça um esboço do seu tamanho geral e dos pontos onde as pontas dos dedos serão aplicadas. O esboço é então dividido em várias partes.
Ao criar um desenho, é importante observar as proporções básicas do pincel:
- O dedo indicador pode ser um pouco maior ou igual ao dedo anelar.
- O comprimento do dedo indicador multiplicado por 2 é igual ao comprimento da palma.
- A ponta do dedo mínimo é igual à falange do dedo anular.
- A unha ocupa uma área igual à metade da falange.
Artistas iniciantes são aconselhados a começar com posições simples de mãos: estendidas, relaxadas.
Cerrado em punho
Vale lembrar que punho é o oposto de palma aberta. Enquanto os dedos de uma mão aberta e estendida estão abertos, os dedos de uma mão fechada formam um ângulo em relação ao centro da palma.
Ao contrário dos outros dedos, o indicador e o mindinho formam um ângulo maior em relação ao centro da palma. Se você olhar atentamente, os membros parecem apontar para um ponto. É importante lembrar disso ao desenhar a palma da mão aberta, quando o dedo mínimo ainda não está levantado.
Também vale a pena notar que os ossos superiores das articulações estão em ângulo, e a próxima fileira deles está localizada em um ângulo ainda maior. Isso é causado por uma porção convexa e angulada na base do polegar. Seu volume de massa principal está localizado na parte superior. Isso permite que o dedo indicador se dobre até certo ponto.
Ao mesmo tempo, o dedo mínimo, ao dobrar, cai no chamado entalhe. Portanto, quando a palma da mão é fechada em punho, esse gradiente é obtido. Quanto mais próximos os dedos estiverem do dedo mínimo, mais eles podem dobrar. Devido a essa circunstância, a 2ª fileira de juntas está em um ângulo grande.
Vale saber que o punho é a base de posições como:
- Dedo indicador apontando para cima.
- Gestos de Cabra e Paz.
Se um artista puder aprender a desenhar um punho de diferentes ângulos, ele será capaz de executar facilmente todas essas posições.
Imagens de gestos
Referências de mãos com gestos são um tipo de imagem difícil de desenhar porque os dedos estão em posições incomuns. Transmitir o dinamismo das articulações sem perder a naturalidade não é uma tarefa fácil.
Um gesto comum é o do dedo indicador, com o dedo levantado para cima. Se você olhar para a imagem de um pincel assim, poderá ver sua tensão. No desenho, isso é destacado pela ênfase nos tendões salientes na área do pulso.
Preste atenção à pele, que se junta em dobras devido à posição dos dedos. É muito importante transmitir o escurecimento das falanges superiores dos dedos (exceto o polegar). O gradiente suave permite uma transição suave para evitar criar o efeito de um braço cortado.
O polegar é levantado para cima. Suas linhas são suaves, fluindo suavemente em direção ao pulso. O dedo indicador se estende a partir dele. Vale a pena prestar atenção em sua falange: ela parece olhar para baixo. Esta é uma posição natural, mas muitos artistas cometem o erro de desenhá-la em uma posição anormalmente ereta.
Este gesto também pode ser posicionado em um ângulo mais complexo – em direção ao observador. Nessa posição, o polegar deve ser colocado ao longo do dedo indicador ou sua falange deve ser levemente levantada.
Outro gesto comum é a posição de "Classe", que expressa aprovação. Mais frequentemente, ela é representada na parte externa da mão, escondendo a superfície posterior da vista. É dada muita atenção ao desenho dos nós dos dedos: eles devem estar em uma posição natural. Dependendo da estrutura da mão, algumas delas podem se projetar mais do que outras.
A posição do polegar deve ser natural: sua linha superior é representada como uma curva, que se conecta ao pulso em um ângulo suave. Não se esqueça das características das articulações. Nesse gesto eles ficam tensos e se projetam para fora da pele. Se o braço for fino ou os tendões estiverem próximos da pele, o resto também será destacado.
Em um estado relaxado
O desenho começa com um formato simples de palma. Faça um esboço de um bloco tridimensional da base do pincel. Ao desenhar os dedos, o dedo indicador fica mais aberto e o dedo mínimo fica fechado. Isso adicionará dinamismo à pose.
O dedo indicador não deve ficar muito reto, e o dedo mínimo deve ficar completamente dobrado. E o resto dos membros gradualmente se abrem. O polegar fica ligeiramente relaxado e na mesma posição o tempo todo, em qualquer ângulo da mão. É necessário obter o efeito de uma mão relaxada, e o indicador e o polegar abertos contribuirão para isso.
Mão torta
A referência dinâmica da mão é uma posição torta dos dedos. Nessa posição, eles ficam curvados, como se estivessem tensos. Primeiro, faça um esboço da palma. Diferentemente dos outros esboços, ele é representado na forma de um triângulo torto.
A partir dele, são traçadas as linhas do polegar e do indicador. Eles recebem muita atenção porque estarão em primeiro plano. Para transmitir a torção dos membros, as falanges são um pouco curvadas.
No polegar, sua parte superior parece subir e ir para dentro. Para criar essa posição no desenho, escureça a área inferior desse membro e destaque a articulação com traços. A unha é desenhada em um leve ângulo.
O resto dos dedos é mais fácil de desenhar porque sua posição simplesmente precisa ser desenhada com uma linha curva. A falange na base do dedo indicador é esticada e depois dobrada em ângulo, aumentando-a na extremidade. Isso é enfatizado com linhas nas dobras.
Desenhe o dedo médio, que está conectado ao dedo indicador. Um ponto importante é que seu ângulo de inclinação pode coincidir com o segundo. O dedo anelar requer atenção especial. Ele fica distante e é importante desenhar corretamente para completar o visual distorcido.
Para isso, sua falange é trazida para o primeiro plano, enfatizando a curvatura com uma dobra na pele, e a base do dedo é escurecida. Resta desenhar o dedo mínimo, que fica ao lado do polegar. Esta parte da mão representa a parte interna do dedo para visualização e, portanto, é importante transmitir a divisão do membro em falanges. Você também pode simplesmente escurecer o dedo mindinho.
Palma para cima
A referência da mão levantada para cima requer apenas o posicionamento correto dos dedos e das linhas sobre eles. Primeiro, desenhe a base da palma — um retângulo curvo. Depois, eles marcam linhas de onde os dedos irão emergir.
Dependendo da posição da mão, os dedos são desenhados. Quase sempre, o grande está localizado como se estivesse separado dos outros. Não muito longe disso eles desenham o dedo indicador. Mas o resto geralmente está conectado um ao outro.
Para desenhar a posição natural dos dedos, esboce todas as suas linhas. Por exemplo, eles desenham o dedo médio completamente. A parte que ficará escondida pelo dedo anelar também é aplicada no papel. Isso permitirá que você entenda em que posição a mão está.
Depois, desenhe o próximo dedo em cima deste e finalize o esboço com o dedo mindinho. Em seguida, as linhas extras são removidas, deixando apenas aquelas que criam o desenho principal. Você pode brincar com a sombra e as linhas na palma da sua mão.
Você pode usar referências manuais para desenhar como uma experiência prática. Além disso, é permitido tirar fotos das suas próprias mãos, de diferentes ângulos e posições. Esta oportunidade é um verdadeiro tesouro para um artista iniciante.
Vídeo sobre desenho
Referências de mãos para desenho: