Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo

Botas hexagonais parecem incomuns porque são feitas de elementos incomuns. 6 lados crochê com qualquer padrão. Não é necessário que todos os motivos sejam iguais. Para ajustar o tamanho da bota, o número de linhas nos hexágonos é adicionado ou subtraído.

Características das botas hexagonais

Fazer botas hexagonais em crochê não é difícil, mas para criá-las você precisa ter pelo menos uma experiência mínima com elementos básicos de tricô. Modelos de chinelos com tais motivos parecem incomuns. O modelo em formato de bota em si é alto, por isso se ajusta confortavelmente ao pé, não escorrega e é fácil de calçar e tirar devido à elasticidade do fio.

Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo
Uma variação de botas feitas de crochê com hexágonos.

Como os chinelos de malha desempenham não apenas uma função decorativa, mas também prática, é melhor escolher fios quentes e grossos. A proporção ideal seria 50:50% ou 70:30% lã e acrílico. Esses fios são fortes, mantêm o formato e os itens feitos com eles podem ser lavados na máquina de lavar.

Elas são resistentes à abrasão e, se você fizer botas com palmilha de feltro, elas durarão vários anos. Se a sola for tricotada com o mesmo fio dos chinelos, ela poderá se desgastar e prender quando usada, fazendo com que a palmilha rasgue ou se desfaça.

Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo

Ao fazer crochê, você deve levar em consideração a proporção entre o diâmetro da ferramenta e a espessura do fio. A densidade média de tricô será obtida se você pegar fios e agulha do mesmo tamanho.

Se você escolher uma ferramenta com diâmetro menor que o do fio, será difícil para ela agarrar o fio, o tricô ficará denso e será mais difícil trabalhar com ele. Caso contrário, quando a agulha for mais grossa que o fio, o tecido ficará frouxo, sua capacidade de reter calor se deteriorará e as botas esticarão e se deformarão rapidamente.

Designações convencionais em MK

As seguintes abreviações são usadas nas descrições das instruções:

  • R – linha;
  • P – laço;
  • VP – circuito de ar;
  • SS – ponto baixíssimo;
  • PshS – coluna exuberante;
  • CH – ponto alto;
  • С2Н – ponto alto;
  • С3Н – uma coluna com três fios;
  • PS1N – meio ponto alto com uma laçada.

Botas hexagonais com um motivo simples

No total, para criar as botas você precisa tricotar 10 hexágonos do mesmo tamanho. O padrão pode ser diferente, mas a densidade do tricô deve ser a mesma.

A master class utiliza fios Karachay nas cores azul, branco e preto. Para o trabalho você precisará do anzol nº 3.5 ou nº 4.

Botas de crochê feitas de hexágonos são tricotadas de acordo com o algoritmo:

  1. Comece a trabalhar com fios azuis. Tricotar 1 corr no anel e apertá-lo.
  2. 1 R: 4 VP de elevação, tricotar 17 C2H no anel. As alças de elevação são contadas como 1 coluna, então há apenas 18 pontos em uma fileira. Faça um pbx em 4 corr no início da carreira, aperte o anel para que não fique nenhuma folga.Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo
  3. 2 R: troque a linha para branca. Faça 3 levantamentos de VP. Na mesma laçada onde a elevação foi formada, tricote 1 PshS (laçada, puxe o fio para fora da laçada da carreira de baixo, laçada novamente, puxe o fio para fora da mesma laçada novamente, laçada e tricote todas as laçadas juntas). Em seguida, faça 1 VP, no próximo espaço entre os postes da fileira de baixo, faça 1 PshS. Continue fazendo PshS e 1 VP entre eles até o final da carreira. Termine a carreira 1 com corr e pb.
  4. Passe a linha para dentro do arco.
  5. 3 R: troque a linha para preta. Faça 3 VP. No mesmo arco, faça 2 corr e tricote todas as laçadas da agulha juntas. 2 VP entre PshS. No próximo arco, faça 2 PshS, entre os quais faça também 2 VP. Em cada arco da carreira, faça a seguinte alternância: 1 PshS, 1 PshS e 2 PshS, e entre eles sempre 2 VP. Continue até o final da carreira. Finalize com 2 VP e SS.
  6. Mude o fio para azul. Insira o gancho no arco, pegue o fio azul não cortado, puxe o laço e aperte o fio preto de modo que não haja espaço entre os postes da fileira anterior.
  7. 4 R: 1 VP, no primeiro PshS faça 1 Sc, depois no arco também 1 Sc. Continue fazendo pb em cada pshs e arco. Nos locais onde são feitos 2 PShS, é preciso fazer os cantos do hexágono. Para fazer isso, faça 1 pb no arco, 2 correntinha e mais 1 pb no mesmo arco. Tendo tricotado até o final da carreira, você precisa fazer um pbx.Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo
  8. 5 R: troque a linha para branca e faça 3 pontos de elevação. Em cada pb da carreira anterior, faça 1 pb. Em arcos de 2 VP devem ser realizados 2 C1H. Finalize a carreira com pbx.
  9. Faça 1 VP, corte, estique o fio, esconda a ponta.

Em seguida, você precisa tricotar mais 9 motivos iguais para 2 botas.

Montando botas com hexágonos

Para montar a bota, você precisa costurar os motivos conectados. Isso pode ser feito com uma agulha ou um gancho usando sc. A montagem começa de cima.

Esquema para montar motivos de crochê:

  1. Primeiro você precisa conectar as bordas de 2 hexágonos com linha preta.
  2. Insira o gancho no canto da primeira e da segunda formas de 6 lados e faça 2 PV.
  3. Insira a agulha na próxima laçada do primeiro e segundo motivos e faça p.b.
  4. Continue fazendo pb até o próximo canto.Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo
  5. Pegue o próximo 6-gon. Continue fazendo pb ao longo da borda superior do primeiro motivo e da borda do 3º.
  6. Da mesma forma, anexe o 4º hexágono usando Sc. Depois de tricotar até o canto, o fio precisa ser cortado.
  7. Coloque os 2 motivos juntos à esquerda.
  8. Em seguida, dobre 2 motivos à direita.
  9. Vire o trabalho.
  10. Costure as bordas do hexágono inferior e esquerdo, depois do hexágono esquerdo e direito e, por fim, do hexágono inferior e direito.
  11. Amarre a parte superior da bota com pb.
  12. Em seguida, você precisa dobrar o 5º hexágono ao meio e costurá-lo na parte da bota onde ficará o peito do pé.
  13. Costure ao longo de 2 bordas do 5º motivo usando pb.
  14. Em seguida, amarre a parte inferior da bota com linha azul. Comece a costura a partir do canto superior do calcanhar.
  15. Prenda a linha pegando o canto do motivo superior. Execute 1 VP.
  16. Trabalhe os próximos 2 pontos como pb, os próximos 3 pontos como PS1N.
  17. Em seguida faça 3 C1H, 3 C2H.Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo
  18. Em seguida, faça 2 C3H, 3 C2H, 3 C1H, 3 PS1H, 3 Sc. Você precisa finalizar no canto inferior do motivo localizado na parte do pé.
  19. Amarre parte da meia com pb sem cortar os fios.
  20. Tricotar uma carreira do outro lado da bota da mesma maneira, continuando a tricotar do canto do pé até o canto do calcanhar.

A linha precisa ser presa e cortada. O último passo será tricotar a sola.

Tricotando a sola

As botas serão confortáveis ​​e macias se a sola for feita com fio de 2 camadas. Quando feito com apenas um fio, como os hexágonos, o padrão cria nós que podem ser sentidos pelo pé quando pisado. Isso não só pode causar desconforto, mas também causar calosidades após o uso de chinelos por muito tempo. Portanto, a sola deve ser mais grossa e densa para que as saliências nela não sejam sentidas.

Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo

Algoritmo de tricô:

  1. Coloque os fios branco e azul juntos e faça 6 VP.
  2. 1 R: 4 pb e na última laçada você precisa fazer mais 1 pb (aumento). Vire o tricô.
  3. 2 R: 1 VP, 5 pb, e na última laçada mais 1 pb. Vire o tricô.
  4. 3 R: 1 VP, 6 pb e mais 1 pb na última laçada. Vire o tricô.
  5. 4 R: 1 VP, 7 pb, aumento na última laçada.
  6. 5 R: 1 VP, 8 Pb, faça um aumento na última laçada.
  7. 6-9 R: repita as carreiras da mesma forma com um aumento na última laçada.
  8. 10-16 R: tricotar carreiras sem alterações, não esquecendo de fazer 1 PV no início de cada uma para levantar.
  9. 17 R: 1 VP, pule 1 P da carreira de baixo (diminua), faça 1 pb na segunda laçada e continue tricotando até o final da carreira. Devem sobrar 11 pontos na base da bota.
  10. 18 R: faça mais 1 diminuição em pontos no início da carreira após 1 VP de elevação. Continue a carreira com pb.
  11. 19-23 R: tricotar sem alterações 10 pb em uma carreira.
  12. 24 R: 1 VP, pule a próxima laçada e faça um pb na segunda, continue até o final da carreira.Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo
  13. 25-29 R: tricotar sem alterações 9 pb em uma carreira.
  14. 30 R: 1 VP, pule a 1ª laçada e faça um pb na segunda, continue até o final da carreira.
  15. 31-36 R: tricotar sem alterações 8 pb em uma carreira.
  16. 37-38 R: faça como nas carreiras com diminuições. No final restarão 6 P.
  17. Sem cortar os fios, amarre a sola com os mesmos fios. Para fazer isso, você precisa fazer 1 pb na parte lateral de cada carreira.
  18. Prenda a linha, corte-a e esconda a ponta.

Tricotar a segunda palmilha da mesma maneira.

Conexão da bota e da sola

Depois que a sola estiver pronta, você precisa prendê-la à bota.

Elementos de costura passo a passo:

  1. Coloque a sola e a bota com as alças voltadas uma para a outra. Para maior comodidade, você pode fixar os elementos com pinos.
  2. Agarrando as alças paralelas de 2 elementos, amarre-as uma na outra, enganchando 1 P da bota e 1 P da palmilha. Faça a conexão como СбН.
  3. Depois de amarrar, prenda a linha, corte-a e esconda sua ponta.

A segunda bota é amarrada da mesma maneira.

Botas Hexagonais com Motivo de Flores Africanas

As botas hexagonais de crochê desta versão são feitas com apenas 3 motivos para 1 chinelo. Palmilhas são usadas como solas. A master class fornece cálculos para botas de tricô tamanho 37 (comprimento da palmilha é 24 cm +/- 1 cm).

Quais materiais são necessários?

Para tricotar botas você precisará de:

  • fios de qualquer cor, compostos por 50% lã e 50% acrílico para estabilidade do produto;
  • uma agulha que corresponda ao diâmetro do fio;
  • fio de nylon grosso;
  • 2 palmilhas de feltro (podem ser substituídas por palmilhas de feltro);
  • 2 palmilhas resistentes à água.

Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo

Em vez de palmilhas resistentes à água, você pode levar mais 2 de feltro. Você também pode usar apenas uma palmilha para cada bota, mas elas ficarão menos macias e quentes.

Calculando o tamanho da bota

As botas hexagonais de crochê de acordo com esta master class são tricotadas para o tamanho de sapato 37 (o comprimento da palmilha é de aproximadamente 24 cm).

Para calcular o diâmetro do motivo, você precisa seguir as instruções:

  1. O comprimento da palmilha deve ser dividido por 2 (24: 2 = 12).
  2. Adicione 1 cm ao número resultante para erros (12 + 1 = 13).
  3. 13 cm é o diâmetro do motivo, seu comprimento de um canto ao oposto.

Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo

Se o número após os cálculos for uma fração, onde após a vírgula há um dígito de 5 ou mais, ele deve ser arredondado para cima. Se a parte fracionária for 4 ou menos, o número será arredondado para baixo.

Você pode ajustar o diâmetro do motivo adicionando carreiras enquanto tricota.

Tricotando um motivo

O tamanho de cada motivo pode ser ajustado adicionando carreiras após completar o padrão principal - Flor Africana. Ao adicionar linhas, você precisa fazer aumentos nos cantos dos hexágonos em cada uma delas. No total, você precisa preparar 6 motivos para 2 botas.

Algoritmo de tricô:

  1. Faça um anel amigurumi usando a linha da cor principal.
  2. Execute 3 VP.
  3. 1 R: Os laços de elevação de ar substituirão 1 C1H. Em seguida, no KA, faça 1 C1H, faça 1 VP. Em seguida, repita o padrão 5 vezes: 2 C1H no anel, 1 VP.
  4. Aperte o anel, faça um pbx no final da primeira carreira no terceiro ponto corrente da coluna de elevação.
  5. Usando laços de conexão, vá para o 3º P da carreira, que está localizado na frente do primeiro arco do VP da carreira inferior.
  6. Prenda um fio de cor diferente usando um SS no arco.
  7. 2 R: fazer 3 VP, 1 C1H no mesmo arco, 1 VP e mais 2 C1H. Acontece que a repetição do padrão (2C1H, 1 VP e mais 2 C1H) é realizada em cada arco da primeira carreira. Não são feitos laços de ar entre os rapports. Continue até o final da carreira de acordo com o padrão. Deve haver 6 rapports seguidos. No final, faça um SS no 3º P de elevação do início da carreira.Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo
  8. Usando postes de conexão, mova-se para o arco da nova fileira.
  9. 3 R: faça 3 VP (eles substituem 1 C1H), no arco faça mais 6 C1H (nos outros arcos você precisa fazer 7 C1H). Em seguida, no próximo arco, pulando todas as laçadas da carreira de baixo, faça 7 C1H. Repita o padrão para todos os cantos do hexágono.
  10. Mude o fio para a cor principal. Para fazer isso, você precisa fazer um pbx no 3º pb no início da carreira, capturando um fio de um novo tom.
  11. 4 R: faça 1 VP, em cada próxima laçada da primeira pétala faça 1 PB. Em seguida, insira a agulha no arco da 2ª carreira, puxe a laçada e tricote pb. Próximos 7 pb da próxima pétala e novamente 1 pb no arco da segunda carreira. Continue até o final da carreira.
  12. 5 R: agora continue tricotando em círculo. Sem SS, tricote 3 pb nas alças da carreira 5. Na 4ª alça da carreira (topo da pétala) faça 1 pb, 1 VP, na mesma alça do topo da pétala faça 1 pb e depois 3 pb. Pule a laçada que se estende da segunda carreira e, no próximo P, continue tricotando o padrão de pétalas: 3 pb, em uma laçada 1 pb, 1 VP, 1 pb, 3 pb, pule a laçada estendida. Continue tricotando até o final da carreira.

De acordo com o padrão, o motivo está completo, mas se você precisar adicionar carreiras até o diâmetro desejado, elas são feitas assim:

  1. Sem VP para passar para uma nova carreira, continue tricotando em círculo. Na 6ª carreira, faça pb ou c1h em cada laçada. Os aumentos são feitos nos cantos do hexágono: 2 são tricotados em uma laçada.
  2. Adicione carreiras até que o diâmetro do motivo atinja o tamanho desejado.

Encadernação de palmilha

Você precisa começar a montar a bota amarrando a palmilha com linha de náilon:

  1. Primeiro, você precisa fazer furos na palmilha para poder passar a agulha facilmente por eles. Para isso você precisará de um furador. Se houver 2 palmilhas em 1 bota, elas precisam ser coladas com cola de silicone e as 2 palmilhas precisam ser furadas de uma vez para que os furos fiquem nos mesmos lugares.
  2. É mais prático fazer as punções partindo do calcanhar em direção à palmilha. Você precisa recuar cerca de 0,5 cm da borda da palmilha, e a distância entre os furos deve ser de cerca de 0,4-0,5 cm.Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo
  3. Para amarrar, você precisa de um gancho fino que se encaixe facilmente nos furos da palmilha. Insira a ferramenta no furo do calcanhar, puxe a linha pelo furo e dê um nó para prendê-la.
  4. É necessário fazer várias costuras em cada furo do calcanhar para que a bota não fique deformada quando usada.
  5. Faça mais 1 pb no mesmo buraco onde o nó foi dado.
  6. No próximo buraco, faça 1 pb, puxando o fio através da primeira laçada.
  7. No mesmo buraco, faça mais 1 pb, aumentando assim o número de laçadas na carreira do calcanhar. Essas folgas são necessárias para que a bota não aperte e fique confortável no pé.
  8. Nos próximos 3 buracos você também precisa tricotar 2 pb.
  9. Em seguida, faça 1 pb em cada buraco.
  10. Ao chegar ao arredondamento na parte superior da palmilha, você também precisa fazer 2 pb em cada furo.
  11. Termine de tricotar a borda da palmilha até o final. Nas curvas você precisa fazer 2 pb em 1 buraco.
  12. Para conectar a última e a primeira colunas (terminar a carreira), você precisa pegar os 2 primeiros pb e tricotar 1 pbx atrás deles.
  13. Na próxima laçada faça mais 1 pbx.

No final, o fio precisa ser amarrado com um nó, cortado e sua ponta escondida. A segunda palmilha é amarrada da mesma forma.

Combinando motivos de botas

Em seguida, eles passam a conectar os motivos. Eles precisam ser dispostos na sua frente com a parte da frente voltada para cima. A peça de cima será a ponta do chinelo, as peças de baixo serão os elementos laterais. Você precisará costurar as bordas que se tocam.

Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo

Botas hexagonais de crochê podem ser feitas usando fios de qualquer cor. Para conectar os motivos, é melhor usar os mesmos fios que serviram de base para criar as formas de 6 lados.

Instruções passo a passo para conectar as peças:

  1. Dobre os motivos inferior direito e superior juntos, com os lados direitos voltados um para o outro.
  2. Usando uma agulha de plástico, conecte os elementos de cada lado, costurando apenas uma borda.
  3. Você precisa costurar laçada a laçada para obter uma costura uniforme.
  4. Sem quebrar o fio, costure o 3º motivo, unindo as bordas do 1º e 3º elementos.
  5. Prenda a linha e corte-a.
  6. Em seguida, você precisa costurar a bota no calcanhar. Dobre os motivos ao meio com os lados direitos voltados para dentro.
  7. Você precisa costurar uma borda na parte de trás da bota.
  8. Prenda a linha e corte-a.

Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo

Depois de conectar os motivos, você precisa virar a bota para o lado direito e passar a amarrar a parte inferior do chinelo:

  1. Você precisa prender a linha pelo lado do calcanhar, pulando 1-2 pontos da linha de costura.
  2. A costura é feita em pb em 2 carreiras ao longo da borda inferior da bota. Nos cantos dos motivos você precisa fazer 1 UB.
  3. Para suavizar o ângulo de conexão de dois motivos, você precisa tricotar 3 P (1 P do primeiro motivo, 2º P ao longo da linha de costura e 3º P do segundo motivo) de altura.
  4. Tricotar a primeira coluna como meio ponto alto, a segunda como C1H e a terceira como o primeiro. Essa técnica ajudará a aumentar a linha de elevação do pé.
  5. A segunda carreira é tricotada somente com pb, sem diminuições ou aumentos.

Conectando a palmilha e a bota

Em seguida, você precisa prender a bota na palmilha:

  1. Coloque a palmilha com o lado externo voltado para baixo.
  2. Experimente o chinelo na palmilha e encaixe as partes uma na outra. Primeiro, você precisa prender a palmilha e a bota do lado da ponta e depois do lado do calcanhar.
  3. Depois conecte as partes laterais com pinos.
  4. Usando uma agulha de plástico com fio enfiado nela, você precisa costurar a bota ao redor do perímetro, começando pelo calcanhar. É desejável que as alças ao longo da borda da palmilha e da própria bota coincidam.

No final, o fio precisa ser amarrado com um nó e cortado, e sua ponta deve ser escondida dentro do tricô. Para decoração, você pode amarrar a bota no tornozelo. Isso deve ser feito com um fio de cor diferente do tom principal. Após 1 carreira de ScN, você precisa mudar a cor do fio para a cor principal e fazer outra carreira de acabamento, mas dessa vez como C1N.

Ideias de padrões de tricô hexagonal

Como os motivos podem ser qualquer coisa, você pode desenhar seu próprio padrão ou escolher entre aqueles oferecidos em outras master classes de tricô.

Símbolos convencionais em diagramas:

Representação esquemática Nome do elemento Abreviação condicional
Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo Coluna exuberante PshS
Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo Ponto alto C1H
Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo Ponto alto em ponto corrente C1Nvp
Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo Ponto alto em uma laçada C1H em um loop
Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo Loop de ar vice-presidente
Botas de crochê feitas com hexágonos. Esquema, master class com descrição passo a passo Ponto baixo SBN

Exemplos de motivos:

Para tricotar botas hexagonais, você só precisa de habilidades básicas de crochê. Você pode escolher qualquer padrão com base no tamanho da palmilha.

Vídeo sobre botas hexagonais de crochê

Master class sobre como tricotar chinelos-botas com hexágonos:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho