Um desenho impressionante e elegante em formato A3 ou A4, sem um design específico e uma boa moldura, parecerá deslocado e chato. Nesse sentido, a maioria dos especialistas, ao concluir uma obra de arte, pensa em como decorar sua própria obra de uma forma inusitada.
A pintura pode ser levada para uma oficina de emolduramento, mas essa opção é bem cara e não é adequada para todos. Portanto, a melhor opção seria você mesmo fazer o passe-partout.
Finalidade do passe-partout
Passe-partout é apresentado em forma de papel de diferentes níveis de densidade e tonalidade, que é utilizado para decorar fotografias, imagens, desenhos e diversas obras de arte em formato A3 e A4. Ele é colocado no meio da imagem e do quadro.
A gravura é feita para melhorar a percepção visual, para enfatizar a imagem, dando-lhe um toque especial. Se o desenho for colocado sob o vidro, o tapete deverá ser colocado diretamente abaixo dele. A seleção do papel grosso deve necessariamente combinar com o esquema de cores da moldura e da pintura.
Tons pastéis ou neutros são frequentemente usados. Há também diversas ideias criativas que podem ajudar você a criar uma variedade de esquemas de cores. Devido a isso, é possível incluir bordados em uma estampa decorativa.
Um produto feito de uma folha grossa de papel pode colocar uma imagem na parede se a tonalidade do desenho e do papel de parede forem idênticos. Por exemplo, se o ambiente tiver papel de parede verde brilhante, você pode pendurar um quadro ou fotografia de uma floresta em tons de verde.

Nesse caso, uma estampa com esquema de cores contrastantes será a solução ideal. Ao criar seu passe-partout, você pode deixar todo o espaço livre necessário ao redor do desenho. Isso permitirá que a maior ênfase seja colocada no trabalho artístico.
Uma citação ou assinatura do autor pode ser adicionada ao espaço livre. A vantagem da gravura é sua versatilidade, pois ela harmoniza perfeitamente com fotografias e pinturas de absolutamente quaisquer parâmetros.
Uma moldura feita de uma folha grossa de papel é feita pelos seguintes motivos:
- concentrar muita atenção em certos detalhes do desenho para aumentar o efeito no observador;
- proteger a pintura dos efeitos nocivos do ambiente externo;
- para simplificar a percepção da obra de arte separando-a do resto da decoração.
Basicamente, os passe-partouts prontos são caracterizados por parâmetros idênticos em cada lado. Por isso, ele é usado para produção de álbuns e livros. Mas em termos estéticos, tais dimensões nem sempre serão apropriadas.
Ao visualizar objetos na posição vertical, a parte inferior do quadro de impressão deve ter maior massa. Se o papel artesanal for um pouco maior na área inferior, a peça inteira ficará muito melhor.
Um passe-partout simétrico é combinado com aquelas pinturas que têm um rico destaque na área inferior. Devido a isso, não há necessidade de realizar reforço adicional. A impressão simétrica também é adequada para trabalhos científicos e educacionais.
O que eles são?
O passe-partout pode ser simples e feito de um pedaço de papelão com um recorte oval ou retangular dentro.
Também é possível fazer um produto com várias janelas, quando vários designs são instalados em uma estrutura principal, ou um composto usando vários tons de material. A moldura pode ser profunda e composta por 3 ou 4 camadas de papelão.
Existem vários tipos de passe-partout:
Visualizar | Do que é feito? |
Padrão | Eles usam folhas grossas de papelão com diferentes texturas e cores. A espessura do material deve ser de aproximadamente 2 mm. A cor do corte pode ser qualquer. Combina bem com qualquer obra de arte. |
Profundo | A espessura da folha de papelão deve ser de cerca de 5 mm. O ângulo de corte é feito em 45°. Este tipo de passe-partout é usado para emoldurar obras de arte para criar um “efeito túnel”, dando profundidade ao desenho. |
Museu | Para a produção, é utilizada uma folha especial de papelão, impregnada com substâncias especiais que podem proteger um desenho muito antigo dos efeitos oxidantes do ambiente. Adequado para emoldurar fotografias e desenhos raros que tenham valor antigo. |
Tecido | Para decorar a base de papel da moldura, pode-se usar qualquer material de tecido: desde tapete até veludo, dependendo da ideia da obra de arte. É utilizado na decoração de quadros de natureza pictórica, por exemplo, um herbário sob vidro ou um painel. |
Determinação de tamanhos
Você pode fazer um passe-partout para um desenho A3 com diferentes tamanhos de campo. No entanto, o intervalo geral fica entre 3 e 10 cm. O tamanho de 5 cm é considerado o padrão da proporção áurea. É por isso que é muito procurado pelos profissionais.
Para fazer um passe-partout você definitivamente precisa de um material grosso.l, que não deve ficar coberto com ondulações devido à umidade ou deformação. Para criar uma borda branca, é necessário fazer um chanfro interno em relação à obra.
É muito difícil fazer uma impressão dessas a partir de uma folha grossa de papelão com chanfro. Portanto, você pode usar uma ferramenta de corte especial.
Ao calcular os parâmetros de impressão de uma pintura A3, é necessário levar em consideração as dimensões da moldura. O formato A3 é caracterizado pelas dimensões de 420 x 297 mm. O tamanho padrão do quadro será 450 x 350 mm.
Para calcular o tamanho necessário, você precisa calcular a diferença entre a largura da imagem e do quadro. Para fazer isso, você precisa subtrair 420 de 450, o que lhe dá 30 mm. A diferença de altura deve ser calculada de forma semelhante: subtraia 297 de 350, o que equivale a 53 mm.
Os resultados adquiridos devem ser divididos pela metade. Os parâmetros resultantes são necessários para criar um passe-partout para o formato A3: 26,5 mm na parte inferior e superior e 15 mm em cada lado. A Figura A4 é caracterizada pelo parâmetro 210 x 297 mm. Ao criar uma impressão, você precisa manter uma distância de 5 cm de cada lado.
Quais ferramentas você precisará?
É possível fazer um passe-partout para um desenho A3 usando os seguintes equipamentos:
- lápis comum;
- cola de qualquer tipo;
- governante;
- uma folha de papel Whatman ou papelão;
- tesoura;
- canto de metal;
- uma folha grossa de papel colorido do tom desejado.
Além disso, você pode preparar uma faca de escritório e uma superfície larga e plana para cortar. Você também pode usar um suporte de madeira ou plástico para cobrir a superfície da mesa.
Para deixar a impressão mais bonita e organizada, é permitido usar um cortador manual, mas isso não é necessário.
Selecionando papel
Você pode fazer um passe-partout para um desenho A3 usando uma folha de papel comum colorido, pastel ou aquarela, que pode ser comprado em uma livraria.
Especialistas mais experientes usam folhas de papelão de design com maior densidade, relevo e imitação de tecido, ou com uma textura incomum. Por exemplo, é aceitável usar uma folha de papelão com brilho madrepérola ou um material metalizado.

Porém, para criar uma impressão no formato A3, você precisa de papelão ou de uma folha de papel A2. O material pode ser adquirido em lojas de arte especializadas em arte.
O passe-partout pode ser feito de um material de tecido que possa enfatizar o toque e a textura aveludados. Para esses fins, materiais coreanos ou chineses baratos com uma ampla gama de tons são adequados.
Seleção de cores
Antes de criar um passe-partout para um desenho, você precisa decidir o tom principal. A paleta de cores da moldura influenciará todo o visual da exposição. Se você escolher o tom errado, a pintura desaparecerá no quadro ou parecerá muito provocativa.
Recomenda-se apostar em tons mais suaves e calmos: acinzentados, marfim, creme ou claros. Em casos raros, cores azul, verde-acinzentado ou bordô podem ser usadas.
No entanto, essa paleta deve combinar bem com o esquema de cores do desenho e corresponder ao tom de um dos elementos da imagem. Além disso, a tonalidade da moldura deve combinar com o interior onde a pintura ficará.
Recomendações para escolher uma paleta de cores:
- O tom branco pode ampliar visualmente o desenho, por isso combina bem com pinturas multicoloridas e brilhantes. No entanto, essa coloração desfoca um pouco a atenção da imagem. Combina bem com gráficos monocromáticos e fotografias em preto e branco.
- As gravuras harmonizam perfeitamente com cores pastéis calmas que não distraem o olhar da obra de arte.
- Para decorar pôsteres, é melhor usar cores ricas e brilhantes.

- Tapetes escuros podem focar a atenção no desenho, tornando-o mais distinto e unificado. No entanto, a imagem deve estar em harmonia com o esquema de cores.
Instruções para implementação
O passe-partout pode ser feito de diferentes maneiras e com diferentes materiais. Tudo vai depender das preferências pessoais e da imaginação, bem como do tipo de desenho a que se destina.
Usando bordas
Para fazer um passe-partout com borda, primeiro você precisa preparar os seguintes materiais:
- lápis simples;
- cola;
- uma folha de papel Whatman ou papelão grosso;
- faca de papelaria;
- tesoura;
- papel de parede grosso que pode ser substituído por uma folha de papel colorida;
- canto com uma régua.

É possível fazer um passe-partout para um desenho A3 usando as seguintes ações passo a passo:
- Meça a imagem final para a qual a impressão se destina. Prepare uma folha de papel Whatman, que deve ter o dobro do tamanho da pintura. Desenhe um retângulo que corresponda às dimensões do desenho finalizado. Você pode contornar a imagem.
- A distância das bordas da folha de papelão até o contorno do trabalho deve ser a mesma.
- Recorte a forma geométrica delineada de modo que a folha de papel Whatman saia com uma janela no centro.
- Para fazer a borda do papel de parede, corte 4 tiras, cuja largura será de 4 cm. O comprimento de 2 espaços em branco deve ser idêntico ao comprimento da imagem, os outros 2 - à largura do desenho.

- Dobre as tiras cortadas no sentido do comprimento em 2 partes. No centro, deixe uma borda estreita, cuja largura é de 2 mm.
- Ajuste as tiras colocando-as na janela interna do papelão e medindo. Apare os cantos internos preparados.
- Cole a borda na folha de papelão. Aplique cola em uma folha de papel grossa, pois o papel colorido será danificado devido à sua baixa densidade. Cubra cuidadosamente as juntas dos cantos com cola.
- Quando a cola secar, vire o desenho, ajuste e fixe-o inserindo-o na moldura.
Ao decorar um bordado, ele deve primeiro ser fixado em uma folha de papelão grossa. Para isso, você pode usar um grampeador de papelaria.
Com uma moldura
Cada moldura, destinada a uma fotografia ou pintura, tem uma peça de papelão que segura o desenho no verso. Se ficar bem justo à moldura, pode ser usado como base para um passe-partout.

Para criar uma impressão com moldura para a imagem, você deve preparar as seguintes ferramentas:
- papel de aquarela, papel de parede, papel Whatman ou folha de papelão;
- cola com régua;
- faca de papelaria com tesoura;
- moldura.
Para criar um tapete decorativo, é recomendável seguir as seguintes instruções passo a passo:
- Coloque o papelão sobre papel aquarela ou uma folha de papel Whatman, contorne-o e recorte um retângulo do tamanho apropriado.
- Encontre o centro e meça metade do tamanho do desenho a partir dele, em largura e altura. Como resultado, a imagem ficará localizada no meio.

- Com base nos cálculos, contorne o quadro — o recorte da impressão. Afaste-se 2 mm para dentro, desenhando uma moldura adicional.
- A partir da extremidade da folha de papelão, calcule a menor largura do passe-partout. A partir do primeiro quadro, localizado mais próximo do final, desenhe um adicional, cuja largura corresponderá à largura mínima da impressão. Desenhe linhas de corte nos cantos.
- Execute a profundidade de impressão. Usando uma régua e uma colher, pressione a impressão ao longo da borda estreita delineada entre o primeiro e o último quadro.
- Corte a parte interna da folha de papel Whatman com uma tesoura.
- Faça cortes ao longo dos cantos da moldura localizados mais próximos da borda.
- Dobre as pétalas resultantes para dentro, ao longo da régua, ao longo da linha localizada mais próxima do meio.
- Use uma gota de cola para fixar a pintura ao tapete por dentro. Coloque o produto em uma moldura com vidro.

Para fixar a imagem na folha de impressão, é melhor usar cola PVA, pois ela não deixa marcas de umidade.
Desenho de pintura
Depois de criar a moldura, você pode colocar a pintura nela:
- Coloque o desenho nos cantos preparados de modo que a parte da frente fique na parte inferior.
- Os cantos devem segurar a imagem com suas próprias curvas.
- Para completar o desenho, cole todos os cantos na superfície do desenho principal.
Truques, dicas de vida
Dicas para fazer um passepartout:
- Um desenho grande e brilhante fica melhor em uma impressão larga, enquanto uma pintura pequena fica melhor em um passe-partout estreito;

- as bordas do passe-partout devem ter o dobro da largura da moldura principal;
- para dar à impressão um charme adicional e um estilo romântico, ela pode ser decorada com fitas, flores secas ou rendas;
- para garantir o posicionamento normal do desenho e do tapete na moldura, recomenda-se fazê-los 3 mm menores em cada lado do que as dimensões da moldura principal;
- para criar uma decoração no estilo provençal, você deve primeiro encontrar um papel que seja estilizado como mármore;
- Você pode decorar a moldura do passe-partout com padrões de estêncil, fitas ou bandeirinhas, que darão vida ao quadro e o deixarão mais leve;
- ao emoldurar fotografias ou desenhos infantis, o passe-partout pode ser decorado com imagens engraçadas de pequenos brinquedos, distintivos ou botões;

- ao decorar um passe-partout, a decoração deve necessariamente corresponder à tonalidade da pintura;
- estampas feitas de tecido parecerão aconchegantes e incomuns, e podem adicionar mais sofisticação e requinte a uma obra de arte;
- Para fazer com que a obra de arte combine com a parede do ambiente, uma folha comum de papel Whatman pode ser substituída pelo papel de parede colorido que cobre o ambiente.
Há uma enorme variedade de molduras e tapetes prontos disponíveis para venda. Entretanto, em casos raros, eles não conseguem projetar harmoniosamente um desenho de formato A3 e A4. Nesse sentido, é melhor dar preferência a uma abordagem individual, fazendo você mesmo a impressão.
Neste caso, é importante levar em consideração as leis da percepção, as características do interior do designer em que a pintura será inserida, bem como as características da própria imagem.
Vídeo sobre como fazer um passepartout
Como fazer um tapete para um desenho A3: