Mesmo na Rússia Antiga, as costureiras decoravam suas casas com lindas cortinas rendadas, toalhas de mesa e guardanapos. Com a ajuda deles, os quartos ficaram aconchegantes e elegantes.
Passando essa tradição de geração em geração, ela se tornou parte integrante dos lares modernos. Itens de crochê, simples e complexos, são muito bonitos e têm encontrado aplicação em design de interiores. Esquemas de alguns deles são apresentados mais adiante no artigo.
Guardanapos de crochê são simples e bonitos
Guardanapos delicados, delicados e leves, tricotados com fios finos de algodão de cores diferentes, servem como decoração não apenas para móveis, mas também, graças à imaginação dos designers, começaram a ser usados como enfeites pendurados.
Os guardanapos de crochê são simples e bonitos, cujos moldes aqui apresentados não são difíceis de fazer. O principal requisito para costureiras iniciantes é a capacidade de ler padrões e executar cada laçada indicada neles. Seguindo o posicionamento exato das combinações, sem remover ou adicionar nada, você obterá um produto excelente e uniforme.
Ao conectar cada fileira subsequente, você deve seguir o padrão, evitando distorções e vazios desnecessários.
Um requisito obrigatório após terminar o trabalho é umedecer o produto final em uma solução de amido. Depois disso, ele deve ser preso com alfinetes de alfaiate para cada elemento subsequente da fileira externa em uma superfície plana horizontal e deixado até secar completamente.
Este procedimento permitirá que o guardanapo mantenha seu formato por muito tempo e tenha uma aparência mais delicada. O próximo modelo apresentado é um pequeno guardanapo redondo para decorar uma mesa ou criado-mudo.
É feito em crochê com fios finos de algodão e agulha fina. Seu número pode variar de 0,5 a 1,5. A densidade do trabalho não deve ser muito alta, mas, ao contrário, um pouco solta. Isso dará ao guardanapo leveza e um acabamento original.
O esquema de execução do padrão não é particularmente complicado. Não contém variações complexas nem elementos difíceis de executar. O ponto principal utilizado neste modelo é o ponto alto em diversas combinações. O segundo mais comumente usado é o loop de ar. Usando duas técnicas de tricô, você pode obter um guardanapo muito bonito e delicado.
No início do tricô, é recomendável calcular o número de repetições do padrão de tricô e compará-las com o diagrama para evitar deficiências ou excessos. Se houver alguma incompatibilidade, várias carreiras devem ser tricotadas novamente. Caso contrário, toda a composição do padrão será interrompida, o que levará à sua assimetria.
Após concluir o trabalho, trate o guardanapo acabado com uma solução de amido e, depois de dar-lhe forma, prenda-o com alfinetes até secar.
Quadrado
Os guardanapos de crochê são simples e bonitos, cujos padrões serão discutidos abaixo, e têm formato quadrado. Isso não prejudica em nada a aparência deles, mas, pelo contrário, dá um certo charme ao produto.
Dependendo do local e da função pretendida, você pode escolher um padrão para esse guardanapo:
- Se for o elemento central da decoração e nada ficar em cima dele, então é melhor usar um padrão floral que chame a atenção para a parte central do produto.
- Se a intenção for servir de base para um vaso ou outro item decorativo, um padrão emoldurando as bordas do guardanapo ao longo do perímetro ficará mais vantajoso.
O próximo modelo de guardanapo apresentado é feito com a técnica de filé, amarrado com renda vazada. É isso que serve como um elemento que chama a atenção. A técnica de filetagem também não é difícil de operar. Baseia-se em tricotar uma grade regular, algumas células das quais são preenchidas com pontos altos adicionais de acordo com o diagrama do padrão.
Segundo costureiras experientes, para um melhor contorno e destaque do enfeite, é aconselhável preencher as células vazias não com uma, mas com duas colunas adicionais, mas com um vértice. Essa técnica adicionará contraste ao produto e não adicionará laçadas extras ao padrão.
Esses modelos, assim como os redondos, são tricotados em círculo. Mas então, durante o processamento final, atenção especial deve ser dada à formação do quadrado. Isso é feito puxando os cantos do guardanapo com alfinetes. E é recomendável apertar com menos intensidade as alças localizadas entre os cantos.
Oval
Guardanapos ovais ficam muito bonitos e extravagantes. Servem como decoração para cômodas, mesas retangulares ou ovais.
Também é recomendável fazê-los com fio de algodão fino, mas variações são possíveis a pedido das costureiras. O modelo apresentado é tricotado em uma única peça. A diferença no início do trabalho em um guardanapo desse tipo em relação a um redondo é que a primeira fileira de um produto redondo é feita em um anel de laços de ar, e um elíptico é feito com base em uma corrente reta.
Outra característica desse formato de guardanapo é o arranjo mais denso de laçadas nas extremidades da corrente inicial. Isso é feito para que os lados alongados dos produtos tenham uma superfície lisa e não sejam côncavos ou convexos.
Portanto, ao tricotar guardanapos ovais, é necessário seguir o padrão com muito cuidado. Também há opções para fazer esses produtos com base em um formato redondo e, em seguida, adicionar outro padrão em 2 lados opostos. Abaixo são apresentados modelos desses guardanapos.
Em sua base há uma combinação redonda de padrões, que é feita em círculo. Depois de finalizados, os enfeites de canto são feitos um a um, virando o trabalho ao tricotar cada carreira subsequente. O acabamento final deve ser feito em uma única peça ao longo de todo o contorno do guardanapo.
Ao tricotar carreiras circulares, é necessário conectar corretamente as alças inicial e externa. Evite vazios visíveis que estraguem o design geral. Se os modelos apresentados não agradarem ao gosto de alguma das costureiras, você mesma pode experimentar.
Depois de escolher a parte central do guardanapo que você gosta, você pode transformá-la em um oval tricotando-a com um padrão que você mesmo criou. Nessa situação, a exclusividade do produto é garantida. Além disso, após terminar o trabalho, não se esqueça de que o guardanapo deve ser engomado, fixado e seco.
Redondo
Os guardanapos de crochê são simples e bonitos, cujos padrões podem ser vistos abaixo e representam modelos em escala maior. Eles contêm vários padrões complexos reunidos em uma composição completa. Quase todos os guardanapos redondos têm um padrão floral como base da composição.
Não é difícil de executar, mas podem surgir dificuldades na hora de criar um desenho completo. Por isso, costureiras experientes recomendam seguir o padrão com especial atenção na fase inicial do trabalho, para não tricotar demais ou perder alguns fragmentos do padrão.
Esses modelos são tricotados em círculo com um único pedaço de tecido, conectando a primeira e a última laçada de cada carreira. O principal no processo de tricô é fazer as primeiras carreiras corretamente. Então o próprio padrão se tornará uma dica para trabalhos futuros. Mas isso requer alguma experiência.
Para fazer guardanapos, você pode usar fio de algodão fino especial, apresentado por muitos fabricantes nacionais e estrangeiros, ou linhas de costura comuns nº 10 e o número de gancho correspondente. É aconselhável escolher fios de alta qualidade, sem respingos e nós, para não estragar o padrão vazado do produto com tais defeitos.
As cores também podem variar dependendo da aplicação e do interior ao redor. Mas o branco continua sendo tradicional. É isso que dá aos guardanapos uma aparência requintadamente festiva e elegante. O próximo modelo de guardanapo é de particular interesse. Consiste em uma combinação de motivos individuais com posterior encadernação integral.
No início do trabalho, é feito o elemento central, ao qual, um a um, no processo de tricotar a fileira externa, são fixados os 6 fragmentos restantes.
Ao fazê-los, você deve seguir cuidadosamente o padrão, pois na mesma carreira (a externa) metade do diâmetro é tricotada com um tipo de laçada e a outra metade com a próxima. Isso também deve ser levado em conta ao vincular motivos.

Em seguida, a composição dos elementos é amarrada com um único pedaço de tecido, monitorando cuidadosamente a sequência e a uniformidade das listras verticais tricotadas. Após terminar o trabalho, não se esqueça de engomar o guardanapo e dar-lhe o formato final.
Volumétrico
Há muitas décadas, guardanapos volumosos nunca deixam de surpreender com sua beleza. Os modelos apresentados abaixo são apenas uma gota no oceano da diversidade de sua execução. O nome “água-viva” para esses guardanapos não é acidental. Eles lembram seus numerosos e delicados tentáculos.
Adicionar volume a esses itens se baseia em tricotar laços adicionais ou arcos de laços de ar entre os chamados “tentáculos”. Eles, por sua vez, são feitos em longas cadeias, que são interceptadas em pequenos intervalos dependendo do padrão. Em seguida, elas são amarradas com as fileiras seguintes, encurtando cada fileira subsequente em vários passos.
Há muitas opções para fazer o meio desses guardanapos. Eles podem ser sólidos, na forma de um único motivo redondo, ou representar uma composição inteira de elementos menores e de diferentes tipos. A seleção do diâmetro da parte central do guardanapo depende da função que ele desempenha.
Se for para um vaso com fundo estreito e diâmetro pequeno, uma opção aceitável seria usar um pequeno fragmento redondo. Se for destinado a servir como decoração de mesa, então você terá que trabalhar com mais cuidado no design do seu centro.
Uma condição obrigatória após terminar o trabalho em tal guardanapo é tratá-lo com uma solução de amido altamente concentrada para dar rigidez às áreas que dão volume. Durante o processo de secagem, é recomendável ajustá-los periodicamente para criar simetria. O próximo representante do tipo volumoso de guardanapos é um modelo que combina a técnica usual com a irlandesa.
Consiste em fazer uma parte central redonda, na qual são fixadas alternadamente flores e folhas volumosas. Todas essas partes são tricotadas separadamente e somente ao fazer as pétalas externas elas são conectadas à parte principal e entre si.
Ao fazer flores e folhas, você deve prestar atenção a algumas características do trabalho. Ao tricotar cada fileira subsequente de bases de pétalas (arcos de alças de ar), os locais onde elas são conectadas à base não são feitos na alça da fileira abaixo, mas na circunferência da coluna do lado avesso.
Assim, a próxima camada de pétalas ficará abaixo da anterior e criará o volume necessário. Ao tricotar carreiras de folhas, as laçadas da carreira de baixo devem ser agarradas não por 2 fios, mas apenas pelo fio de trás. Isso garantirá que a superfície das peças tenha sulcos visíveis que imitam veios. Esses guardanapos podem ser engomados, se desejar.
Colorido
Os guardanapos de crochê são simples e bonitos, cujos moldes estão abaixo, e não apresentam nenhuma dificuldade na execução. Mas, conectados a partir de cores harmoniosamente selecionadas, bem como com o uso de quaisquer decorações adicionais, eles adquirem uma aparência completamente nova e muito bonita.
Dependendo da aplicação e do design dos objetos ao redor, o esquema de cores dos guardanapos pode ser completamente diferente:
- Transição de um tom mais claro de uma cor para um mais escuro e vice-versa.
- Alternando vários anéis multicoloridos.
- Usar duas ou mais cores fortemente contrastantes.
Os mais variados cortes dos guardanapos podem ser feitos em cores: detalhes externos, internos ou de acabamento. O próximo modelo apresentado é um ornamento decorativo direto.
Sua base consiste em duas composições florais de sete motivos cada, que são circundadas por uma borda de padrão regular. Suas bordas externas são decoradas com uma fileira de fios de cor diferente.
Então, primeiro, de acordo com o esquema proposto, é necessário fazer a base da flor com fio verde com o número de pétalas igual a 6. É quantos fragmentos serão anexados a ela. Depois, uma a uma, tricote as bases restantes, no processo de trabalho você deve conectá-las com a parte central e entre si.
Em seguida, continue fazendo as próprias flores de lótus. Elas consistem em 8 pétalas e têm 2 níveis. Depois de preparar 28 delas, você pode começar a tricotar os centros das flores em uma cor mais escura. Existem várias opções para sua produção.
Depois que todas as peças estiverem prontas, prossiga com a montagem das flores e a fixação delas nas bases. Para fazer isso, pegue duas fileiras de flores rosas e organize-as de modo que as pétalas da fileira superior fiquem entre as pétalas da fileira inferior, criando volume. Coloque o centro em cima e use uma miçanga para prender a flor finalizada no centro da base verde. Faça o mesmo com as peças restantes.
Ao começar a fazer a borda de acabamento, ou seja, ao coletar a corrente inicial, em intervalos iguais faça sua ligação com as pétalas verdes das bases de 4 cores. Além disso, conecte as flores externas com 2 pétalas e as internas com 3. Decore a borda da borda com um fio contrastante. Faça o mesmo com a 2ª composição. No final do trabalho, conecte as duas pontas da borda no formato de um meio-oito.
Recomenda-se engomar esse guardanapo com uma solução de concentração média. Durante o processo de secagem, é necessário endireitar periodicamente as pétalas das flores e dar a elas um formato bonito.
No estilo japonês
Guardanapos de crochê no estilo japonês são muito bonitos e, ao mesmo tempo, fáceis de tricotar. Os padrões de seus designs são baseados na técnica de filete. Dependendo da direção do trabalho, eles podem ter uma grande variedade de formas.
Abaixo estão modelos de um guardanapo retangular com cantos chanfrados e um redondo. A diferença em seu tricô é que o primeiro deles é feito em carreiras retas e reversas com uma volta do trabalho em cada uma subsequente, e o segundo - em círculo, com posterior conexão das alças inicial e final.
O padrão preferido neste estilo é o floral. As células densamente preenchidas do padrão em uma grade fina e regular parecem claras e orgânicas. Usando apenas dois tipos de laçadas, um ponto alto e um ponto corrente, você pode criar os padrões mais complexos e intrincados.
Artesãs experientes, ao tricotar guardanapos usando a técnica de filé com carreiras retas e reversas, aconselham dar atenção especial ao tricô das carreiras reversas. Como o diagrama do padrão é mostrado apenas na parte da frente, ao fazer carreiras em meia, você deve seguir a direção do padrão da carreira anterior. Isso só se aplica a composições assimétricas.
O próximo modelo de guardanapo é redondo e feito a partir do centro. As costureiras que frequentemente utilizam a técnica do filé notam uma das vantagens desse método de tricô em relação ao método tradicional. Permite fazer elementos individuais em uma única peça de tecido, que no método simples deve ser feito separadamente da parte principal e, quebrando o fio de trabalho, prosseguir para o próximo motivo.
A estrutura dos guardanapos tricotados com essa técnica tem uma superfície mais uniforme e permite usar inúmeras variações de composições diversas de qualquer formato.
Na maioria dos casos, é aconselhável engomar esses produtos. Para que guardanapos de crochê, sejam eles simples ou complexos, mas definitivamente extraordinariamente bonitos, de acordo com os padrões apresentados neste artigo, tragam o máximo de prazer e benefício, é recomendável não negligenciar os conselhos de artesãos experientes.
Ao ouvi-los e aplicá-los em seu trabalho, você não precisará recorrer ao método de tentativa e erro, mas, pelo contrário, desfrutará dos excelentes resultados de sua criatividade.
Vídeo sobre guardanapos de crochê
Guardanapo redondo simples de crochê: