Gorro de crochê. Esquema e descrição para iniciantes. Modelos, fotos, instruções em vídeo

Gorro é um estilo de acessório de cabeça que está na moda há mais de 3 anos. Este chapéu é muito fácil de fazer crochê usando padrões especiais com descrições detalhadas. Possui vários tipos de modelos que se diferenciam entre si pelo estilo e método de tricô.

O que é um gorro

O estilo gorro é uma peça de malha que se ajusta perfeitamente à cabeça, sem amarras. Um gorro, um boné-chapéu - é assim que esse tipo de acessório de cabeça é mais frequentemente chamado.

Gorro de crochê. Esquema e descrição para iniciantes. Modelos, fotos, instruções em vídeo
O gorro, que vem em diferentes variações, é muito popular hoje em dia.

"Bean" é uma palavra inglesa que se refere a uma forma redonda simples, sem nenhum elemento adicional. No entanto, hoje você pode encontrar diversas variações de modelos de gorros, inclusive aqueles decorados com elementos decorativos adicionais (por exemplo, listras ou pompons).

Os modelos podem diferir entre si em outros detalhes:

  • a presença e ausência de lapela;
  • espessura do tricô;
  • tipo de padrão;
  • comprimento (além dos modelos habituais que correspondem ao tamanho da cabeça ou são ligeiramente maiores, existem também modelos de gorros alongados).

O gorro de crochê (o diagrama e a descrição serão apresentados abaixo) retém bem o calor e é adequado para ser usado no inverno e fora de estação.

Este estilo de chapéu também é confortável e prático. O chapéu pode ser colocado na cabeça com um movimento da mão – você pode fazer isso mesmo sem espelho.

Como escolher fios para um gorro

Para fazer um gorro quentinho e estiloso, você precisa escolher as linhas certas antes de começar a tricotar. Para fazer isso, você pode usar os conselhos e recomendações de costureiras experientes.

Como escolher fios para um gorro:

Critérios de seleção Características da seleção
Tipo de tricô (grande ou pequeno) A escolha dos fios depende do tipo de tricô escolhido: se você precisa de um gorro de tricô grande, os fios devem ser mais grossos e vice-versa.

Quanto mais grosso for o fio escolhido, mais volumoso será o padrão e menos dobras haverá na parte superior.

Estação de uso (inverno ou baixa temporada) Para ser usado fora de temporada, o chapéu deve ser feito de lã fina ou acrílico. Fios de algodão com acrílico ou bambu na composição também são adequados.

Para modelos de inverno, recomenda-se escolher fios grossos: lã, angorá, mohair, cashmere, etc. Gorros quentes também podem ser tricotados usando 2 fios.

Detalhe do chapéu (principal ou interno) Chapéus projetados para o frio da estação baixa ou inverno exigem uma segunda camada.

A primeira camada (externa) é feita de fios grossos. A segunda camada (interna) é feita das mesmas ou de camadas mais finas. Porque um chapéu de camada única feito de fio grosso não é capaz de proteger a cabeça do vento forte ou da geada.

Você pode tricotar uma segunda camada com fios da mesma densidade, mas com uma agulha menor - dessa forma a camada ficará mais densa.

Cor A cor do fio é escolhida dependendo do padrão de tricô e das preferências pessoais da costureira. Existem padrões que ficam melhores em fios de cores quentes ou frias.

Além disso, a cor do toucado deve combinar com a cor da vestimenta externa da mulher.

Como tricotar um gorro corretamente

O gorro de crochê (o diagrama e a descrição de cada modelo são apresentados abaixo) é tricotado na forma de um longo pedaço de tecido, cujas pontas são conectadas formando um tubo no final do trabalho.

O tricô é direcionado através do produto, os postes da nova fileira são conectados ao anterior através da parede posterior do laço. Uma extremidade do tubo resultante é a base, e a outra é o topo: eles devem ser unidos com uma rosca.

Para garantir que o produto tenha uma aparência atraente e um formato bonito, certas regras devem ser seguidas durante o tricô.

Como tricotar um gorro corretamente:

  • O topo ficará perfeito se uma cunha for tricotada em uma das bordas do tecido. Isso é feito encurtando as linhas. O resultado é uma tela composta de 4 a 6 seções.
  • Cada seção do tecido deve consistir em um certo número de carreiras encurtadas e cheias. O número de carreiras encurtadas geralmente é indicado no padrão de tricô. O número de carreiras completas depende da espessura do fio e é calculado individualmente.
  • O número de laçadas de ar na corrente deve ser maior que o número de colunas na primeira fileira - isso ajudará o produto a ficar bonito e sem furos.
  • As linhas encurtadas seguem uma à outra em ordem crescente. Cada linha seguinte aumenta em 1 coluna.
  • Tricotar em carreiras ascendentes e descendentes tem suas próprias diferenças. Portanto, você deve lembrar que o gorro é tricotado de cima para baixo, e a primeira carreira será decrescente.
Gorro de crochê. Esquema e descrição para iniciantes. Modelos, fotos, instruções em vídeo
O gorro é tricotado de cima para baixo
  • A linha descendente contém o mesmo número de laçadas que a anterior, mais 1 laçada de elevação. Na carreira ascendente, o número de laçadas deve ser 1 a mais que na anterior, e são acrescentadas 1 meia coluna e 1 laçada de elevação.
  • A carreira descendente deve ser iniciada a partir da carreira zero - portanto, no final da carreira anterior, é feita uma meia coluna na carreira zero, após a qual a carreira descendente é tricotada.
  • Você precisa começar a contar as linhas a partir da linha zero – isso ajudará você a evitar confusões nos seus cálculos.
  • Cada seção deve começar com uma fileira curta e terminar com uma longa. Isso ajudará a dar ao topo do produto um formato esférico perfeito.

Alguns modelos de gorros são tricotados em redondo, começando pelo topo. Isso simplifica significativamente o processo de fabricação, mas também altera a aparência do produto.

O gorro de crochê mais fácil

O modelo mais simples de gorro é tricotado em círculo, começando pelo topo da cabeça., um padrão simples que lembra um pequeno favo de mel.

Dicas para tricotar esse gorro:

  • É melhor usar fio acrílico porque ele não é muito denso – o padrão ficará lindo.
  • Você precisará de mais de 100 g de fio - o volume depende da densidade de tricô de uma determinada costureira. É melhor escolher uma densidade de fio de 170 g por 288 m, mas pode ser um pouco menor ou maior.
  • Você precisa pegar o gancho número 5 - será mais conveniente tricotar com esse fio.
  • Você pode escolher absolutamente qualquer cor: vermelho, azul, cinza e outras.
  • A densidade de tricô recomendada é de 13 meios pontos altos = 10 cm. Para manter uma certa densidade de tricô, você precisa praticar tricotando uma amostra antes de começar a fazer o produto.

Gorro de crochê. Esquema e descrição para iniciantes. Modelos, fotos, instruções em vídeo

  • O tamanho do chapéu, dada a densidade do tricô e o padrão de tricô, é de 51-52 cm de circunferência; a profundidade do chapéu é calculada individualmente durante o processo de tricô.
  • O tricô de um gorro deve começar com 4 laçadas de ar, fechadas em círculo. A primeira carreira é tricotada no meio do círculo, não em cada uma das suas laçadas.
  • Ao tricotar, é importante lembrar que cada carreira começa com 2 alças de ar de elevação. Cada carreira termina com um ponto baixíssimo, tricotado na laçada inicial. Isso garantirá uma transição uniforme de uma fileira para a outra.
  • Para evitar confusão com o início e o fim de uma carreira, você precisa fazer uma marca com um marcador de tricô. Este é um prendedor de roupa de plástico especial que pode ser substituído por um alfinete comum. Cada vez que você terminar uma carreira, você precisa marcar seu fim com um marcador.
  • O padrão deve ser tricotado de acordo com o diagrama em 11 carreiras, não esquecendo de observar as características do padrão em cada carreira (laçadas de ar, 2 colunas em 1 laçada, 2 colunas para 1, etc.).
  • O padrão 11 da carreira deve ser tricotado várias vezes - o número de repetições da carreira depende do comprimento que o gorro precisa ter.

Modelo com padrão elástico

O gorro de crochê (o padrão e a descrição das características do tricô são mostrados abaixo), tricotado com padrão canelado, é considerado o modelo mais popular desse tipo de gorro.

Como tricotar corretamente um modelo com ponto canelado:

  • O fio é usado mais grosso - isso é necessário para formar um padrão denso que não ficará sujeito a deformações durante o processo de tricô.
  • Você precisará de aproximadamente 120 g de fio com densidade de 125 m por 100 g. Com base na composição, é melhor escolher um fio de um ou dois componentes: quanto mais natural, mais quente será o chapéu.

Gorro de crochê. Esquema e descrição para iniciantes. Modelos, fotos, instruções em vídeo

  • A agulha deve ser preparada para o nº 4 ou 5 - isso garantirá maior densidade do tricô.
  • Qualquer cor de fio serve: do claro ao escuro ou brilhante.
  • O tamanho aproximado do chapéu é 56-60 cm, altura 28-30 cm.
  • Tricotar em carreiras encurtadas em todo o produto. Durante o processo de tricô, são formadas 4 cunhas, que são então conectadas por uma fileira de meias colunas. O diagrama mostra e descreve o padrão para 1 cunha – ele deve ser repetido 4 vezes.
  • O tricô começa com um conjunto de 45 pontos correntes e depois é feita uma laçada de elevação. Depois disso, são tricotados 35 pontos baixos e 1 meio ponto alto – são obtidos um total de 36 laçadas na carreira. Linhas pares são formadas usando esse princípio, apenas com um número diferente de voltas.
  • A próxima linha começa com 1 alça de elevação e consiste em 37 colunas regulares. Linhas ímpares são formadas de acordo com esse princípio.
  • Os pontos devem ser tricotados atrás da parede posterior da laçada da carreira anterior. Ao terminar cada carreira, o tricô deve ser virado.
  • Cada nova carreira deve ser aumentada em 1 coluna, não esquecendo de finalizar as carreiras pares com meia coluna na base do tricô (está incluída no número total de colunas).
  • Depois de tricotar 14 carreiras, você precisa fazer mais 2 carreiras cheias - e a cunha está pronta. A próxima linha não deve começar com uma corrente de ar, mas com a descrição da 2ª linha.

Gorro da moda para jovens

O modelo moderno de gorro jovem parece mais livre. Ele se assemelha a um boné com estreitamento gradual, cuja parte superior não vai para um canto, mas permanece bem larga. A técnica de tricô do gorro é semelhante ao modelo anterior, mas é tricotado sem carreiras encurtadas.

Gorro de crochê. Esquema e descrição para iniciantes. Modelos, fotos, instruções em vídeo

Recomendações para a confecção do produto:

  • O fio deve ser escolhido com uma densidade de 55 m por 50 g - ele deve ser grosso para que o padrão fique bonito e uniforme.
  • No total, você precisará de 150 g de fio escuro e 75 g de fio colorido.
  • A alta densidade do fio exige uma agulha grande - é melhor usar a nº 8.
  • As cores dos fios são escolhidas de acordo com as preferências pessoais. É melhor que não sejam 2, mas 4 cores - assim o produto ficará mais elegante e moderno. Fios escuros combinam bem com fios brilhantes, por exemplo, com cinza use amarelo, rosa e laranja.
  • O tamanho do chapéu é de 50-52 cm, sua altura depende do desejo da costureira e é controlada durante o processo de tricô.
  • O toucado é tricotado com pontos baixos; no início de cada carreira, você precisa fazer uma laçada de elevação em vez do primeiro ponto.
  • A sequência das listras coloridas deve ser a seguinte: 4 fileiras de cor principal - 2 fileiras de laranja - 6 fileiras de cor principal - 2 fileiras de cor amarela - 6 fileiras de cor principal - 2 fileiras de cor rosa - 2 fileiras de cor principal, e assim por diante desde o início.
  • A densidade de tricô recomendada é a seguinte: 10 pontos regulares = 10 cm.
  • Para começar a tricotar um gorro, você precisa montar 36 pontos correntes. Depois você precisa fazer uma alça de elevação, após a qual você pode começar a tricotar pontos baixos.

Gorro de crochê. Esquema e descrição para iniciantes. Modelos, fotos, instruções em vídeo

  • Em cada carreira par, 2 colunas são tricotadas a partir de 4 laçadas, e a penúltima laçada da mesma carreira deve ser pulada. Isso é necessário para que o número de laçadas seja mantido durante todo o processo de tricô e as listras sejam dispostas em um padrão em ângulo.
  • Depois de tricotar um pedaço de tecido de aproximadamente 50-52 cm de comprimento, você precisa dobrá-lo do lado avesso, com as pontas opostas voltadas uma para a outra. Depois, você precisa fixar as fileiras externas com postes de conexão.
  • Para formar o topo do chapéu, você precisa puxar um fio por todas as laçadas de uma das pontas, puxá-lo firmemente e dar um nó. Você pode costurar um pompom no topo da cabeça.

Gorro de malha estiloso com padrão de crochê

O gorro de crochê (cujo diagrama e descrição são fornecidos abaixo), tricotado com um padrão que lembra as pétalas de uma flor chamada calêndula, fica estiloso e moderno.

O gorro é tricotado com um padrão elástico em círculo de baixo para cima e pode ter qualquer comprimento.

Dicas para tricotar um gorro estiloso com um padrão:

  • O fio deve ser escolhido para ser bicomponente e deve conter mais componentes acrílicos do que naturais.
  • A densidade do fio deve ser de aproximadamente 85 m por 153 g, já que o padrão da bainha não é muito denso e o chapéu ficará folgado.
  • Para trabalhar com fio da densidade especificada, você precisará do gancho nº 5 ou 5.5.
  • Você pode usar qualquer cor de linha, e o elástico e a parte principal do produto podem ser de tons diferentes.
  • Densidade de tricô recomendada: 18 pontos, 10 cm de comprimento.
  • O padrão do produto permite que ele estique bem, por isso o tamanho do chapéu varia de 56 a 60 cm. A altura depende da preferência da costureira e é controlada durante o processo de tricô do top (a parte acima do elástico).
  • Você precisa começar a tricotar com um elástico: para isso, você precisa montar 10 pontos correntes e tricotar o elástico em um retângulo longo.
  • O padrão é tricotado da seguinte forma: a primeira carreira é composta por 9 pontos baixos, começando na 2ª laçada da corrente; A segunda fileira e as subsequentes começam com uma alça de elevação e consistem em postes regulares de acordo com o número de alças da fileira anterior.
  • Quando o comprimento do retângulo atingir 56 cm, você precisará deixar um fio longo e tricotar a parte principal do gorro a partir da borda superior do elástico em um círculo.

Gorro de crochê. Esquema e descrição para iniciantes. Modelos, fotos, instruções em vídeo

  • O padrão da parte principal é tricotado da seguinte maneira: você precisa fazer 3 alças de elevação e tricotá-las na mesma alça várias vezes: 1 ponto alto, 2 alças de elevação, uma coluna regular. Em seguida, 2 laçadas devem ser puladas e 2 pontos altos duplos, 2 laçadas de elevação e 1 coluna regular devem ser tricotados na próxima laçada, e assim por diante. Depois disso, faça um post de conexão.
  • Quando aproximadamente 27 cm ou mais tiverem sido tricotados desde o início (a altura do gorro pode ser qualquer), você precisa juntar e apertar todas as laçadas da última carreira. Depois, elas precisam ser fixadas pelo lado avesso e a costura do elástico precisa ser costurada.

Chapéu feminino com pompom

Um modelo de gorro feminino com pompom, onde o elástico se transforma em uma parte principal larga e livre, também é chamado de boina.

Como tricotar uma boina corretamente:

  • É melhor usar fio com densidade de 50 g por 90 m, para que as colunas fiquem próximas umas das outras e o padrão fique bonito.
  • Você precisará de 150 g de fio para obter um cocar medindo 52-56 cm.
  • Para tricotar com fios de alta densidade, você deve preparar a agulha nº 7.
  • É melhor usar cores de linha escuras para a boina: preto, marrom ou cinza. Entre os tons mais brilhantes, você pode escolher o azul escuro ou o bordô. O padrão de tricô fica mais bonito nos tons ricos da boina.
  • A boina é tricotada com colunas em relevo para uma determinada parede do laço. Sentido do tricô: em círculo. Primeiro, você precisa formar o elástico e depois a parte principal do produto.
  • Para começar, você precisa montar 60 pontos corrente e usar um ponto baixíssimo para fechar a corrente formando um anel. Depois disso, você precisa fazer 2 alças de elevação, tricotando-as com uma coluna regular na primeira alça.

Gorro de crochê. Esquema e descrição para iniciantes. Modelos, fotos, instruções em vídeo

  • A primeira carreira deve ser completada com pontos baixos em relevo atrás da metade próxima das laçadas, terminando com um ponto baixíssimo. Assim, partindo do aumento e terminando na conexão, tricote mais 4 carreiras em relevo com pontos altos duplos.
  • O tricô da parte principal do chapéu começa na 6ª carreira e é feito na metade mais distante das laçadas com colunas em relevo. Após o poste de conexão no final de cada fileira, você precisa discar 2 alças de ar para uma linda transição.
  • As carreiras 6 a 18 são tricotadas com pontos regulares, com 2 pontos feitos em cada quarta laçada da carreira anterior. Como resultado, cada uma dessas linhas contém 75 colunas.
  • Da carreira 19 até o final do tricô, há uma diminuição gradual de laçadas. Carreiras 19, 21 e 22: cada 4º e 5º ponto são tricotados como um só. Na carreira 23, tricote cada 3ª e 4ª coluna com uma laçada. As carreiras 20 e 24 são formadas de acordo com o princípio do tricô principal. Das carreiras 25 a 28, cada 1 e 2 pontos são tricotados em tricô por 1 – como resultado, a última carreira consiste em 9 laçadas, que devem ser puxadas juntas e fechadas com um pompom.
  • A borda oposta – a base do chapéu – deve ser tricotada com 2 carreiras de colunas regulares usando fio escuro.

Gorro de crochê quentinho

Este gorro, tricotado com um padrão 3D que lembra flocos de neve, é muito quentinho e bonito. O padrão e a descrição deste modelo de crochê são bem simples – até mesmo uma costureira iniciante vai entender.

Recomendações para tricotar um gorro quentinho:

  • O fio deve ser natural e monocomponente. É melhor que seja de lã merino ou outra, porque o gorro deve ser quente.
  • A densidade de fio recomendada é de 50 g por 120 m. O fio deve ser quente, mas não muito denso. Isso é necessário para que o padrão no formato 3D fique bem definido.
  • Para fios da densidade especificada, você precisará do gancho nº 3.
  • É melhor fazer o produto em um dos tons frios, porque ele é indicado para uso no inverno. Ficará lindo se o fio escolhido não for monocromático, mas com raras inclusões de outra cor.
  • O tamanho aproximado do cocar é de 50-54 cm. A altura é feita de acordo com o tamanho da cabeça ou um pouco mais - neste caso, o topo do chapéu terá uma pequena dobra.
  • O tricô é feito no sentido do produto, em círculo.
  • Para começar a tricotar, você precisa montar uma corrente de 60 laçadas. As carreiras ímpares começam com uma alça de elevação e um ponto baixo regular, terminando com um ponto alto regular. No início e no final das carreiras pares, são feitos 3 laços de ar.
  • Todas as outras ações no processo de tricô para formar um padrão são realizadas de acordo com o diagrama.
  • Quando o número de pontos correspondente ao comprimento desejado do chapéu tiver sido tricotado, as alças da coroa devem ser apertadas.
  • A extremidade inferior do chapéu deve ser amarrada com duas carreiras de pontos baixos regulares.

Algo tão necessário na estação fria como um gorro pode ser feito de crochê você mesmo. Para isso, basta utilizar moldes de tricô e uma descrição do processo de confecção de um modelo específico.

Autor: Anastasia Kostylina (anna-mestre)

Formatação do artigo:Natália Podolskaya

Vídeo sobre como tricotar um gorro

Gorro de crochê - diagrama e descrição neste vídeo:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho