A técnica para fazer o chapéu Acorn não é diferente de tricotar um cocar clássico com agulhas de tricô. A única peculiaridade é o método de diminuição de laçadas, que permite formar uma coroa pontiaguda. Para tricotar este modelo feminino, basta saber tricotar as alças básicas (frente (LP) e costas (IP)). Tricoteiros experientes podem fazer um produto com um padrão complexo.
Como escolher agulhas e fios de tricô?
O chapéu Acorn para mulheres pode ser tricotado com qualquer fio, dependendo da preferência da costureira. Antes de começar a tricotar, você precisa selecionar o fio e as agulhas de tricô. A escolha dos fios depende da estação para a qual o modelo será feito. Lã, angorá ou mohair são ideais para o inverno, pois os produtos feitos com eles são especialmente quentes. Para a baixa temporada, algodão, acrílico ou seda são adequados.
Ao escolher agulhas de tricô para tricotar um gorro feminino, você precisa se concentrar na espessura do fio. A ferramenta deve ser um tamanho maior, por exemplo, para fios de 1 mm, agulhas de tricô nº 2 servem.
Chapéu de bolota clássico tricotado para mulheres
O modelo mais simples é o clássico. Você pode tricotá-lo com qualquer fio de espessura média. O ideal é usar fios de lã ou semilã. A master class foi projetada para uma circunferência de cabeça de 56 cm.
Para esta opção você precisará de:
- fio de lã - 50 g - 55 m;
- tesoura;
- marcadores;
- agulhas de tricô circulares nº 7.
Produção passo a passo:
- Monte 72 pontos e feche em círculo (marque o início do trabalho com um marcador).
- Linha 2. Tricotar todas as laçadas em ponto meia. As linhas seguintes alternam LP e IP.
- Carreira 3. Tricotar todos os pontos da frente para trás, inserindo a agulha por baixo da linha localizada na parte de trás do trabalho.
- Linha 4. Faça um ponto inserindo a agulha sob o fio na parte da frente do trabalho. Tricotar até uma altura de 5 cm, alternando carreiras.
- O tecido principal do produto é tricotado com a superfície frontal. Para fazer isso, primeiro tricote 21 pontos, inserindo a agulha de tricô sob o fio na parte da frente do trabalho. Faça uma diminuição, retire 2 pontos da agulha esquerda, vire-os e jogue-os para trás, tricote em LP, inserindo a agulha sob o fio localizado na parte de trás do trabalho. Repita a diminuição. Continue tricotando, pegando o fio por trás. Novamente, faça 2 diminuições da mesma maneira. Continue tricotando até completar a carreira.
- Complete as carreiras subsequentes sem diminuir. Tricotar mais 10 cm. A altura do produto a partir da carreira de montagem deve ser de 15 cm.
- Na carreira seguinte, faça 2 diminuições tricotando 25 pontos em meia, inserindo a agulha no fio da parte da frente do trabalho. Faça uma diminuição, tricote os próximos 2 pontos, inserindo a agulha sob o fio na parte da frente do trabalho para criar uma inclinação para a direita. Tricotar 25 pontos novamente, diminuir tricotando 2 pontos juntos, inserindo a agulha sob o fio no lado direito do trabalho para criar uma inclinação para a direita. Tricotar até o final da carreira.
- Comece a moldar a coroa. Divida todas as laçadas nas agulhas de tricô por 6 (você terá 11 laçadas em cada). Faça uma diminuição a cada 10-11 voltas. Primeiro, tricote 9 LP e, em seguida, tricote os próximos 2 LP juntos, inserindo a agulha sob o fio na parte da frente do trabalho para criar uma inclinação para a direita. Tricotar desta maneira até o final da carreira.
- Diminua 6 laçadas nas carreiras seguintes e tricote 1 laçada a menos em cada uma delas até que as diminuições sejam feitas.
- Na 2ª carreira da coroa, tricote 8 pontos meia, inserindo a agulha sob a linha na parte da frente do trabalho, tricote os próximos 2 pontos meia juntos, inserindo a agulha sob a linha na parte da frente do trabalho para criar uma inclinação para a direita, e assim por diante até o final da carreira.
- Na 3ª carreira da coroa, tricote 7 pontos meia, faça uma diminuição.
- Continue tricotando com uma diminuição na 6ª laçada até restarem 12 laçadas nas agulhas.
- Termine trabalhando 3 carreiras em ponto meia sem diminuir. Corte o fio em um comprimento de pelo menos 15 cm, use uma agulha para mover as laçadas nele, aperte e traga o fio do avesso.
- Esconda as pontas dos fios.
Gorro de bolota com agulhas de tricô para mulheres - instruções de tricô passo a passo. - O chapéu está pronto.
Feito de fio grosso
Gorro de bolota tricotado com agulhas de tricô para mulheres, feito de fio grosso, é adequado para usar na estação fria. É muito fácil tricotar um produto desses se você dominar as técnicas básicas. Esta master class foi projetada para fazer um modelo para uma circunferência de cabeça de 54-56 cm.
Serão necessárias as seguintes ferramentas e materiais:
- fio de lã, 34 m por 100 g;
- agulhas de tricô nº 11.
Instruções passo a passo:
- Monte 28 pontos. Tricotar 1 carreira de pontos. Passe 1 ponto, tricote em meia, inserindo a agulha por baixo do fio pela frente do trabalho, e continue até o final da carreira. Retire a última laçada passando a linha ao redor dela.
- Tricotar 2 carreiras em meia. Tricotar a última laçada desta carreira.
- Linha 3. Tricotar 25 pontos em ponto meia. Marque o ponto 26 com um marcador e desenhe uma linha ao redor dele. Vire, deixando 2 laçadas na agulha, remova 26 laçadas sem tricotar e continue com o padrão da superfície frontal.
- Linha 5. Remova a laçada, tricote 23 laçadas em ponto meia, enrole o fio em torno de 24 laçadas, vire (restam 5 pontos sem ponto, remova 1 ponto para a agulha oposta, resultando em 6 pontos).
- Linha 6. Tricotar em ponto meia.
- Carreira 7. Remova 1 p, tricote os próximos 21 p, enrole os 22 p com fio, vire e comece a tricotar a 8ª carreira. Deixe 8 laçadas sem ponto.
- Faça aumentos nas carreiras 9 e seguintes. Para fazer isso, remova 1 laçada, tricote 23 pontos e enrole a 24ª laçada com linha novamente. Linha 10: vire, retire a laçada e continue tricotando.
- Linha 11. Tricotar 25 pontos com a superfície da frente, puxar o fio ao redor do 26º ponto, vire-o e remova-o, tricotar a 12ª linha.
- Linha 13. Tricotar 27 pontos em ponto meia, enrolar o último com fio, vire-o e, removendo-o, completar a última 14ª carreira com 1 cunha.
- Faça mais 3 fatias da mesma maneira. Una as bordas com uma costura de malha. O cocar está completo.
Feito de fio grosso com dobra
Este modelo é adequado para o inverno, a lapela protegerá suas orelhas até mesmo da geada mais severa. Além disso, até uma costureira iniciante consegue tricotá-lo.
Para fazer este modelo você precisará de:
- fio 80-100 m por 100g;
- marcadores;
- tesoura;
- agulhas de tricô 4,5 - 6 mm (a densidade de tricô depende da espessura).
Produção passo a passo:
- Monte 64 pontos e feche-os formando um anel.
- Tricotar a lapela em círculo com um elástico 2 x 2, a lapela tem aproximadamente 7 cm de altura.
- Quando a lapela atingir a altura desejada, tricote 1 carreira de pontos.
- Continue trabalhando com um padrão de nervuras 2 x 2, mas desta vez tricote sobre 2 ip - pontos meia e sobre 2 kp - pontos meia.
- Continue tricotando em círculo até que o gorro atinja uma altura de 27 cm.
- Divida o trabalho em 4 partes. Cada um terá 16 voltas, marque as partes com marcadores. A laçada antes e depois são os lugares onde você precisa fazer diminuições, esses 2 pontos são tricotados juntos, inserindo a agulha de tricô sob o fio na parte da frente do trabalho para criar uma inclinação para a direita.
- Assim, nos locais marcados com marcadores, diminua 2 laçadas. Continue tricotando até restarem 8 pontos nas agulhas. Corte a linha e aperte a coroa. O chapéu está pronto.
De fios brilhantes
O chapéu de bolota tricotado com fios multicoloridos para mulheres ficará estiloso, independentemente da idade. Se desejar, você pode selecionar os tons que desejar. Esta descrição foi elaborada para um toucado com tamanho de cabeça de 52-56 cm.
Materiais necessários:
- Fio macio, 98% lã, 2% poliamida, 53m em 50g, tom verde - 100g;
- fios de laranja - 50 g;
- agulha grossa com ponta romba;
- agulhas de ponta dupla nº 8 e nº 10
Master class passo a passo:
- Monte 44 pontos com linha verde nas agulhas de tricô nº 8, arremate o tricô e continue tricotando com um elástico 2x2 até uma altura de 2 cm.
- Coloque os pontos nas agulhas de tricô nº 10 e tricote 1 carreira, adicionando 16 pontos na seguinte ordem: alternadamente 10 vezes após cada 2º e 3º ponto, depois após cada 3º ponto aumente 6 vezes. Como resultado, devem restar 60 pontos nas agulhas.
- Tricotar 13 carreiras em ponto meia.
- Mude o fio para laranja. Tricotar mais 13 carreiras e continuar com o fio verde.
- Continue diminuindo para formar a coroa:
- 1ª carreira: diminuir uniformemente até restarem 48 ms/pts nas agulhas;
- Carreiras 2-4: tricotar sem diminuir;
- Linha 5: diminua para deixar 36 pts;
- Carreiras 6-7: tricotar sem diminuir;
- Linha 8: diminua uniformemente para deixar 18 ms/pts;
- Linha 9: tricotar todos os pontos em meia.
- Coloque as laçadas restantes na linha usando uma agulha, puxe-as firmemente e prenda-as.
Com um padrão de tranças dobradas em duas agulhas de tricô
O gorro Acorn com agulhas de tricô para mulheres com dobra é uma ótima opção para um inverno frio. Este modelo é bastante complexo, então para fazê-lo você precisa ter certas habilidades. A descrição é calculada para o tamanho do produto 54-56.
Para tricotar você precisará dos seguintes materiais:
- fio de lã 210 m por 50 g – 3 novelos;
- Agulhas de tricô de 40 cm de comprimento, nº 2,5 e 3;
- pinos grandes;
- centímetro;
- agulha grossa e de ponta romba;
- marcadores.
Padrão de trança
Em 6 pontos com inclinação para a esquerda:
- Deixe os 2 primeiros p. na frente do trabalho, removendo-os com um alfinete, remova os 2 p. seguintes com um alfinete e deixe-os atrás do trabalho. Tricotar os próximos 2 pontos.
- Tricotar 2 laçadas a partir do pino, localizado atrás do trabalho.
- Tricotar LP 2 laçadas a partir do pino restante antes do trabalho.
Para 6 voltas com inclinação para a direita:
- Coloque os 2 primeiros pontos em um alfinete e deixe para trás do trabalho. Coloque os 2 pontos seguintes em um alfinete e deixe na frente do trabalho. Tricotar os próximos 2 pontos.
- Tricotar 2 laçadas do pino atrás do trabalho.
- Tricotar 2 pontos a partir do alfinete antes do trabalho.
Produção passo a passo:
- Monte 133 pontos usando agulhas de 2,5 mm. Tricotar 35 carreiras com ponto canelado 2/2.
- Faça uma dobra para garantir uma boa dobra da lapela. Para isso, é necessário tricotar 1 carreira ao contrário: pontos meia – pontos tricô, e pontos ip – pontos faciais.
- Tricotar mais 16 carreiras em ponto canelado. Passe os pontos para as agulhas de tricô nº 3 e adicione mais 19 pontos para o padrão principal. Faça aumentos da seguinte maneira: tricote 7 pontos canelados, aumente, próximos 7 pontos canelados, aumente – e assim por diante até o final da carreira, 19 vezes. Deve haver 152 pontos no total nas agulhas.
- Vá para o padrão principal. Faça 2 tranças no fundo em ponto meia. Para fazer isso, divida 152 pontos em 8 padrões com 13 pontos em cada. Para o padrão de ponto meia, restam 48 laçadas. Elas precisam ser distribuídas da seguinte forma: 6 purl + rapport. Faça isso 8 vezes. Tricotar da seguinte maneira: *6 ip, (6 lp, 1 ip, 6 lp)* – completar 8 rapports.
- Tricotar a próxima carreira: *6 pontos meia, (6 pbx, 1 ponto meia, 6 pbx)* – completar 8 rapports.
- Continuar: *6 ip, (tricotar uma trança de 6 pts com inclinação para a direita, 1 ip, uma trança de 6 pts com inclinação para a esquerda)* – repetir 8 rapports.
- Comece a moldar a coroa. Para fazer isso, divida o número total de loops por 6.
- Faça uma diminuição a cada 10-11 voltas. Tricotar 9 pontos conforme o padrão e tricotar os próximos 2 pontos juntos, inserindo a agulha sob o fio na parte da frente do trabalho para criar uma inclinação para a direita. Continue até completar a carreira.
- Diminua as carreiras seguintes em 6 pontos, tricotando até que as diminuições em cada carreira sejam 1 ponto a menos.
- Na 2ª carreira da coroa, tricotar 8 pontos, inserindo a agulha sob a linha na parte da frente, tricotar os próximos 2 pontos juntos, inserindo a agulha sob a linha na parte da frente para criar uma inclinação para a direita, e assim por diante até o final da carreira.
- Na 3ª carreira, tricote 7 pontos, diminua. Então até o final da fileira.
- Continue diminuindo em 6 pontos até restarem 12 pontos nas agulhas.
- Termine tricotando 3 carreiras em ponto meia sem diminuir. Corte a linha, use uma agulha para puxá-la através das laçadas restantes e aperte. Passe a linha do avesso para fora.
Padrão trançado
O gorro Acorn com agulhas de tricô para mulheres com padrão trançado é tricotado simples ou duplo. Pode haver um elástico na parte inferior ou as bordas podem ser enroladas. Esta master class envolve tricotar um gorro duplo para o inverno frio. O modelo fica muito quentinho e lindo.
Os seguintes materiais e ferramentas são necessários:
- fio grosso 100 g em 100 m - 200 g;
- agulhas de tricô circulares nº 5;
- raio adicional;
- agulha grossa com ponta romba;
- centímetro.
Produção passo a passo:
- Monte 96 pontos e tricote 8 cm em ponto meia até dobrar. Tricotar o forro nas agulhas de duas pontas nº 5 e depois costurar.
- Transfira os pontos para as agulhas circulares nº 5. Faça uma dobra tricotando 1 carreira de pontos. Isso lhe dará um começo bacana para o chapéu.
- Padrão trançado 4 x 4. Faça aumentos a cada 3 pontos. Após a carreira dobrada, tricote 2 carreiras em ponto meia. Em 3, a cada 2 p., comece a fazer aumentos.
- Quando você tiver 144 pontos nas agulhas de tricô como resultado dos aumentos, comece a tricotar o padrão trançado. Para um padrão 4 x 4, o número de pontos deve ser um múltiplo de 8.
- Continue tricotando:
- 1 linha. 4 pontos tricô, 4 pontos tricô deixam para trás o trabalho, deslizam para uma agulha de tricô adicional, 4 pontos tricô, pontos tricô da agulha de tricô adicional.
- 2 e todas as carreiras pares subsequentes tricotam em ponto meia.
- Da 3ª à 5ª carreira tricotar.
- Linha 7. Passe 4 pontos meia para uma agulha adicional, deixe na frente do trabalho, tricote 4 pontos meia, tricote 4 pontos meia de uma agulha adicional.
- Das carreiras 9 a 11. Tricotar LP.
- Repita as carreiras 1 a 11.
- Marque o início da linha com um marcador. Isso ajudará você a evitar confusões. Continue tricotando até a altura desejada, normalmente 20 cm é suficiente. Quando faltarem 5 cm para o final, comece a diminuir.
- Comece a moldar a coroa. Divida o número total de laçadas por 6. Em cada 10-11 p. faça uma diminuição. Primeiro, tricote 9 pontos de acordo com o padrão e tricote os próximos 2 pontos juntos, inserindo a agulha de tricô sob o fio pela frente do trabalho para criar uma inclinação para a direita. Repita até completar a carreira.
- Diminua as carreiras subsequentes em 6 pontos, tricotando 1 ponto a menos em cada carreira antes de diminuir.
- Tricotar 8 pontos na 2ª carreira, inserindo a agulha sob a linha pela frente do trabalho, tricotar os próximos 2 pontos juntos, inserindo a agulha sob a linha pela frente do trabalho para criar uma inclinação para a direita, e assim por diante até o final da carreira.
- Tricotar 7 pontos na 3ª carreira e diminuir.
- Continue diminuindo em 6 pontos até restarem 12 pontos nas agulhas.
- Finalize tricotando 3 carreiras sem diminuir. Corte o fio, deixando um comprimento de pelo menos 15 cm. Transfira as alças para ele usando uma agulha. Aperte bem a coroa e traga a rosca de dentro para fora.
Conselhos de costureiras
Antes de começar a tricotar um chapéu de bolota, você precisa pensar cuidadosamente sobre o padrão com o qual o modelo será feito e estudar cuidadosamente o diagrama para não desfiar o produto durante o processo, pois neste caso a qualidade do fio se deteriora significativamente.
Conselho:
- Para calcular corretamente o número necessário de laçadas, você precisa tricotar uma amostra e determinar quantas laçadas há em 1 cm e, em seguida, multiplicar o número resultante pela medida da circunferência da cabeça realizada.
- Depois de terminar o trabalho, você precisa esconder os fios. Isso pode ser feito usando uma agulha grossa especial com ponta romba ou um gancho. As pontas devem ser dobradas para o lado avesso.
- O chapéu finalizado deve ser lavado de acordo com as recomendações do fabricante do fio e seco horizontalmente.
- O produto pode ser decorado adicionalmente com miçangas, um broche, miçangas ou um pompom de pele pode ser costurado.
Este modelo fica especialmente interessante quando feito com fio grosso. O chapéu Acorn é um item elegante de guarda-roupa. Um produto tricotado com fios de mohair, lã ou angorá retém o calor perfeitamente, mantendo você aquecido mesmo nas geadas mais severas. Este modelo pode ser tricotado por mulheres de qualquer idade.
Vídeo sobre como fazer um chapéu Acorn com agulhas de tricô para mulheres
Como tricotar um gorro Acorn com agulhas de tricô: