Se você tiver um diagrama, uma descrição detalhada e também sujeito à determinação preliminar da densidade de tricô, você pode de forma independente Qualquer mulher pode tricotar um gorro quentinho e estiloso. No auge da popularidade estão os modelos volumosos de chapéus feitos de mohair elástico e durável, que combinam bem com volumosos casacos de pele de carneiro, casacos e jaquetas de plumas. Se você escolher um padrão simples e calcular o número de voltas, em 2 a 3 dias você poderá experimentar a novidade.
Características dos gorros de tricô feitos de mohair
Os chapéus de mohair com agulhas de tricô (os padrões para iniciantes são fáceis de executar e contêm uma descrição passo a passo das ações, graças à qual as costureiras novatas poderão tricotar o cocar desejado em um curto período de tempo) podem ser tricotados em 2 a 4 dias se você conhecer os meandros do trabalho com esse fio.
Para evitar erros comuns ao usar fios de mohair e produtos acabados feitos com esse material, você precisa considerar as recomendações:
- Ao trabalhar com mohair, não é recomendado desfiar o tecido de malha. Caso contrário, os pelos vão se enrolar e ficar emaranhados. Se a costureira conseguir desfiar um produto de mohair, o fio perderá sua aparência original, pois pedaços feltrados de penugem se formarão e pontos carecas aparecerão.
- O chapéu deve ser lavado à mão em água morna com adição de sabão em pó líquido que não contenha enzimas (substâncias de origem biológica que aceleram reações químicas). Você deve tentar evitar mudanças na temperatura da água, pois a pilha pode ficar embaraçada.
- Para trabalhar com mohair, você deve escolher agulhas de tricô com 2,5 cm de espessura ou mais (tudo depende do número de dobras do fio e da densidade da pilha).
- Um fio de urdume fino não será capaz de segurar um elástico volumoso.
- É melhor evitar criar pequenos padrões texturizados, pois eles não serão perceptíveis na pilha de mohair.
- Se você usar fio fino, terá um chapéu leve e feminino, mas ele não a protegerá de geadas severas.
Os seguintes fios são perfeitos para fazer um cocar: Alize Kid Royal, Concept Mohair Cotton, Concept Setakid Moda, Kutnor Maira. Costureiras experientes preferem usar fio de bobina, pois ele permite tricotar sem nós. Se você não tem a experiência necessária, deve escolher padrões simples.
Por exemplo, ponto meia, ponto meia. Você pode tricotar elástico (verniz, falso, polonês, canadense, semi-patente, italiano). O modelo mais simples de chapéu é aquele que tem uma costura na parte de trás. Para fazer isso, tricote um pedaço de tecido, que é costurado na etapa final com uma agulha grossa ou agulha de crochê.
Fio de mohair | |
Vantagens | Imperfeições |
· Excelente retenção de calor. · Durável. · Aceita bem as cores. · Luz. · Elástico. · Não irrita a pele, não pinica. · Tem brilho natural. · Raramente forma pelotas. | · Deforma quando lavado na máquina de lavar.
· Cai. · Encolhe quando lavado. · Requer cuidados cuidadosos. |
O chapéu pronto não precisa ser passado a vapor com ferro quente. É melhor umedecer levemente com água limpa de um borrifador, depois de colocar o enfeite de cabeça em um manequim ou jarra. O chapéu deve ser lavado à mão, sem torcê-lo na máquina de lavar. Para afofar o mohair, você precisa pentear cuidadosamente o produto com uma escova de roupas.
chapéu volumoso
Os chapéus de mohair com agulhas de tricô (os padrões de tricô ajudarão você a fazer um cocar volumoso, que adicionará feminilidade, ternura e romantismo à sua imagem) ficarão mais volumosos e quentes se você tricotar o tecido com 2 a 3 fios de uma só vez. Tricôs e pontos soltos ajudarão a realçar a linda textura do produto. Ao escolher um método de tricô adequado, deve-se dar preferência a um elástico 1x1. Você precisa tricotar as alças das bordas.
O esquema de criação do padrão se parece com isso:
- Ao tricotar a primeira carreira, alterne os pontos meia e meia.
- Na segunda carreira, tricote primeiro a laçada da frente e transfira a laçada de trás para outra agulha de tricô sem tricotar. Você precisa fazer uma laçada (linha atrás do trabalho) e repetir a sequência de ações novamente.
- Na terceira carreira, a laçada da frente é transferida para a laçada adjacente, de modo que a próxima laçada, juntamente com o fio, seja tricotada com a superfície da frente. A carreira inteira é tricotada de acordo com esse padrão.
No processo de confecção de um chapéu, as carreiras 2 e 3 são um padrão de rapport que deve ser repetido até o final do produto. Se a presença de uma aba não for prevista, a diminuição uniforme dos laços será iniciada somente após 18 cm. Não é permitido remover as alças, mas as bordas do tecido precisarão ser amarradas e a parte superior deverá ser puxada suavemente para junto.
Para tricotar um gorro volumoso sem costura, você precisa de agulhas de tricô circulares. Após a primeira carreira, conecte as 2 alças externas em 1 de uma só vez e continue tricotando em círculo. As costureiras iniciantes devem levar em conta que precisarão trabalhar apenas com a parte da frente do cocar, o que facilitará a criação de padrões interessantes.
Com lapela
Um chapéu estiloso com lapela larga certamente complementará a imagem tanto de uma menina quanto de uma mulher mais velha. Durante o processo de trabalho, você pode usar tricô de tamanho médio e grande. No auge da popularidade neste inverno estarão os chapéus com dobra, tricotados com canelado 1x1.

Neste caso, as linhas ficam limpas e refinadas. Este cocar foi chamado de TakOri. O chapéu pode ter 1 ou 2 lapelas. Em ambos os casos, são utilizados os mesmos padrões de tricô, já que a única diferença está no comprimento do produto.
Para trabalhar você precisa preparar:
- Agulhas de tricô.
- Gancho.
- Fio de mohair.
- Uma conta de tamanho médio.
Antes de começar a tricotar, você precisa decidir duas medidas: a circunferência e a profundidade do gorro. A circunferência da cabeça é medida de modo que a fita métrica fique localizada 1-2 cm acima das sobrancelhas. Para garantir que o chapéu fique bem ajustado às orelhas e não fique solto, é preciso subtrair 2 cm do valor obtido. Para determinar corretamente a profundidade do futuro produto, uma linha de centímetros é aplicada ao longo da linha das sobrancelhas até a base da parte de trás da cabeça.
O valor resultante é dividido por 2. A altura do produto pode ser aumentada, mas não é recomendado diminuí-la. Você precisa montar pontos nas agulhas de tricô circulares, cujo número corresponderá à circunferência do gorro. Tricotar em carreiras circulares para criar um elástico 3x1. O segundo padrão (elástico 2x1) é passado somente depois que o terço inferior do toucado é tricotado.
Tricotar o segundo terço do gorro com um elástico 2x1 e passar para um padrão 1x1. Apenas 1/2 do produto é tricotado com esse elástico, de modo que a cada 4 carreiras são feitas diminuições de 6 laçadas.
O tecido é tricotado no comprimento desejado e então todas as laçadas são reunidas em uma. Só falta apertar o fio e o chapéu com lapela está pronto. Para adicionar originalidade ao cocar, uma flor ajudará: 5 pétalas são feitas de crochê e depois costuradas no chapéu, uma a uma. Na etapa final, uma conta é costurada no centro da flor. Depois de concluídas as manipulações, resta apenas experimentar o chapéu estiloso.
Sem costura
Você pode tricotar um gorro prático, quentinho e sem costura, mesmo que nunca tenha feito esse tipo de artesanato antes. Para fazer isso, você precisa preparar o fio e as agulhas circulares de tricô, além de seguir as instruções passo a passo. O princípio de criação de um cocar é conectar as 2 alças externas em 1 após a primeira carreira e continuar tricotando em círculo. Você só precisa trabalhar com a parte da frente, o que torna muito mais fácil criar padrões complexos e multifacetados.
Como o produto será sem costura, não haverá aros nas bordas. Se você tricotar com 2 fios, precisará de cerca de 120 g de fio. O toucado será elástico, então você não precisa se preocupar com erros nos cálculos das laçadas. O principal é que o número de loops seja par.
Se você tiver que trabalhar com 54 laçadas, monte 55 laçadas e junte-as formando um anel. É necessário garantir que a peça de trabalho não torça e puxar o último laço através do primeiro. Isso eliminará o loop extra. Para não se confundir nas carreiras, é preciso marcar a junção com um alfinete de costura ou linha colorida.
O gorro sem costura é tricotado com um elástico 1x1 de acordo com o seguinte padrão:
- Linha 1: 1 laçada, 1 ponto baixíssimo (a linha deve ficar atrás do tecido), 1 ponto meia.
- Linha 2: 1 ponto meia, tricote a laçada junto com o próximo ponto adjacente. Novamente faça 1 laçada, retire 1 laçada sem tricotar. Todas as carreiras pares são tricotadas de maneira semelhante. A linha deve ficar atrás do tecido.
- Linha 3 E próximo As carreiras ímpares são tricotadas da seguinte maneira: 1 laçada, 1 ponto é removido sem ser tricotado, 2 pontos da carreira anterior são tricotados juntos com a superfície frontal.
Os próximos 27 cm do produto são tricotados de acordo com este padrão. Para diminuir uniformemente, divida a peça do chapéu em 6 seções iguais e tricote 2 pontos no final de cada seção. Todos os outros laços devem ser tricotados. De acordo com esse princípio, as diminuições são feitas até que restem apenas algumas laçadas no trabalho, que são puxadas juntas e fixadas.
De forma semelhante, você pode tricotar um modelo de chapéu sem costura, mas com lapela. Os padrões na parte principal e na bainha podem ser diferentes. A lapela pode ser tricotada com um elástico 1x1. O chapéu ficará bonito se, ao passar para o elástico inglês no centro do produto, você montar mais 6 laçadas em intervalos iguais.
gorro
O gorro de mohair está no auge da popularidade há vários anos. Os mais populares são as versões justas de chapéus e os modelos alongados com a coroa mais baixa, que podem ser tricotados usando um molde em apenas 3 a 4 dias. Um produto universal da categoria unissex é um gorro duplo, tricotado com mohair italiano de alta qualidade usando o clássico ponto meia.
Um toucado cinza, preto, marrom ou branco complementará perfeitamente a imagem não apenas de uma mulher, mas também de um homem. Se o chapéu for usado por uma representante do belo sexo, o produto pode ser decorado com tranças volumosas e outros padrões, bem como lantejoulas e miçangas.
Costureiras iniciantes podem tentar tricotar um gorro com o padrão Jacinto. Se você seguir o esquema de ações sugerido, você acabará com um cocar estiloso que vai servir em qualquer pessoa com circunferência de cabeça de 55-56 ou 57-58 cm. Para o trabalho, você precisa preparar o fio, agulhas de tricô circulares nº 2,5 e nº 3. A densidade do produto será de 10 cm – 24 laçadas.
Esquema de ações:
- Em agulhas menores, monte 136/144 pontos em 2 adições. A carreira n.º 1 é tricotada com alças frontais. Os próximos 4 cm são tricotados com um elástico 2x2.
- Você precisa pegar agulhas de tricô maiores e continuar tricotando o gorro com 1 fio. Tricotar 1 carreira com pontos da frente, mas diminuindo uniformemente (114/120 pontos). Em seguida, tricote de acordo com o padrão selecionado para obter um pedaço de tecido de 18 cm de comprimento.
- Você precisa tricotar 1 carreira novamente com laçadas faciais, fazendo uma diminuição (100/110 laçadas).
- Após 10-11 laçadas, coloque marcadores e continue tricotando o gorro em ponto meia (1 carreira com pontos meia, 2 carreiras com pontos meia). Antes do marcador, diminua 1 ponto em todas as carreiras pares. Se não houver mais de 30 laçadas restantes nas agulhas de tricô, então 2 laçadas são tricotadas juntas.
- Os laços restantes são transferidos para o fio de trabalho, cuidadosamente puxados juntos e presos.
Os gorros de mohair combinam bem com casacos de pele volumosos e coletes de pele. Para criar um visual interessante, os estilistas recomendam escolher cores contrastantes.
Boina
Os chapéus de mohair tricotados com agulhas de tricô (padrões de tricô de costureiras experientes permitem que você aprenda a fazer chapéus elegantes e originais com lã de cabras angorá) só ficarão bonitos e duráveis se você usar fios de alta qualidade. Você pode enfatizar sua feminilidade e natureza romântica com uma boina, que pode ser usada por mulheres de todas as idades. Para trabalhar você precisa preparar 100 g de fio e agulhas de tricô nº 5.5.
As diminuições são feitas da seguinte forma:
- Se o primeiro ponto for um ponto tricô, você precisará transferir 3 pontos para a agulha de tricô direita de uma vez e inserir a agulha de tricô esquerda no segundo ponto antes de tricotar. Dos laços 1 e 3, puxe cuidadosamente a agulha de tricô direita, pegando o laço 2. Retorne todos os 3 laços para a agulha de tricô esquerda e tricote 3 laços atrás da parede frontal usando a superfície frontal.
- Se o primeiro ponto for um ponto tricô, então você precisa imediatamente tricotar 3 pontos em ponto tricô.
A densidade do tecido deve ser de 17 laçadas/10 cm.
Para tricotar uma boina de mohair, você precisa seguir estes passos passo a passo:
- Monte 71 pontos e tricote 21 carreiras em ponto canelado 1x1.
- Chegando à 22ª carreira, devem ser acrescentados 34 pontos uniformemente nos pontos da frente, para que no final fiquem 105 pontos no trabalho.
- As próximas 20 carreiras são tricotadas com um elástico 1x2.
- Na carreira 43, 34 laçadas são adicionadas a todas as laçadas da frente. As próximas 14 carreiras são tricotadas com um elástico 1x3.
- Na carreira 57, diminua-se cada 2 laçadas da frente tricotando-as juntas. Tricotar 10 carreiras com elástico 1x2.
- Na carreira 67, faça as mesmas diminuições do ponto nº 5. As próximas 8 carreiras são tricotadas de acordo com o padrão.
- Na carreira 85, tricote 2 laçadas por vez.
- Na carreira 86, as diminuições são repetidas.
- Todos os laços são recolhidos no fio de trabalho e presos.
Uma boina feita de mohair de alta qualidade é mais agradável ao toque e mais quente do que chapéus semelhantes feitos de outros materiais. Elementos decorativos ajudarão a adicionar originalidade ao produto. Por exemplo, miçangas de diferentes tamanhos e cores, lantejoulas, strass.
Chapéu de cachimbo
Este acessório de cabeça é um cilindro de grande diâmetro que não se ajusta firmemente à cabeça e ao pescoço. Tricotar um chapéu desses não exige muito tempo e alta qualificação.
Para garantir que o resultado final corresponda às expectativas, as seguintes recomendações devem ser levadas em consideração:
- Como exemplo, monte 20 pontos e tricote 20 carreiras com um padrão de canelado 2x2. Você precisa medir a largura + altura do tecido para calcular o número de laçadas necessárias para criar o produto desejado. É melhor usar fio de algodão para trabalhar com a amostra.
- O toucado pode ser tricotado a partir da costura lateral ou de cima. Quanto mais brilhante for o fio, melhor ficará o padrão. É melhor colocar grandes padrões de relevo no chapéu, começando a tricotar o produto pela costura lateral. Costureiras experientes recomendam garantir que os padrões em ambos os lados do cocar sejam o mais idênticos possível. Para costureiras iniciantes, é melhor tricotar o produto usando elástico inglês ou francês.
- As bordas do chapéu devem ser amarradas com uma agulha de crochê ou uma agulha grossa comum.
O tamanho padrão do tecido para esse tipo de touca é 110 cm de largura e 60 cm de altura. Você precisa montar 140-160 pontos (tudo depende dos resultados dos cálculos feitos anteriormente) e tricotar 20 carreiras com a superfície frontal. A borda superior do chapéu é tricotada desta maneira. Como padrão, você pode escolher um elástico francês, que é fácil de tricotar e fica bonito e volumoso.
Esquema de ações:
- Linha 1: 2 laçadas frontais + 2 traseiras. Tricotar a 3ª carreira de forma semelhante.
- Linha 2: 2 laçadas frontais + 2 laçadas traseiras deslocadas exatamente em 1 laçada. Tricotar a 4ª carreira da mesma maneira.
O relevo claro do padrão é criado devido ao fato de que 2 laçadas localizadas uma ao lado da outra são tricotadas alternadamente com o ponto da frente e o ponto de trás em cada carreira. Não é necessário apertar as laçadas na primeira carreira (você pode montá-las usando duas agulhas de tricô diferentes). O padrão principal é colocado no meio do chapéu tubo e, nas laterais, são formadas 2 listras, que formam as bordas superior e inferior (podem ser tricotadas com elástico ou ponto meia).
Os chapéus de mohair tricotados com agulhas de tricô (os padrões de tricô ajudam a evitar erros ao criar padrões bonitos e complexos) podem ser feitos usando o princípio do tricô combinado. Primeiro, o tecido é tricotado com qualquer padrão que você desejar e, na etapa final, a parte superior e inferior do produto são amarradas. Tanto agulhas de tricô quanto uma agulha de crochê são adequadas para amarrar. O chapéu ficará o mais harmonioso possível se a última carreira for feita com ponto caranguejo.
Turbante
Um turbante feito de fio mohair ajudará você a criar um visual ultramoderno. As costureiras iniciantes podem tentar tricotar esse tipo de toucado usando fios de algodão simples, pois, se você cometer um erro, os fios de mohair são difíceis de desembaraçar sem perder qualidade.
No processo de trabalho, você não precisa se limitar na escolha do método e estilo de tricô, além disso, você pode experimentar a técnica:
- Faixa elástica volumétrica.
- Técnica de meia.
- Elástico inglês/francês.
- Padrões de relevo.
- Padrão de pérolas.
O chapéu pode ficar ainda mais interessante se você tricotar um padrão vazado, uma trança grande ou uma trança.
O padrão mais simples para tricotar um turbante de mohair é assim:
- Todos os laços são tricotados de acordo com o princípio: 3 tricô + 1 tricô. Monte 31 pontos nas agulhas de tricô.
- Linha 1: tricota 3 laçadas frontais, 1 laçada traseira e novamente 3 laçadas frontais. Tricotar de acordo com este padrão até o final da carreira.
- Linha 2: 1 ponto meia, 1 ponto meia e 3 pontos tricô. Essa combinação é repetida até o final da carreira.
Todas essas etapas são repetidas sequencialmente até que o comprimento do tecido do futuro turbante atinja 102 cm.
O lenço resultante deve ser amarrado em volta da cabeça, cruzando e torcendo as pontas na testa, que são puxadas para a parte de trás da cabeça e presas com um alfinete. Todas as aberturas do turbante devem ser costuradas para que ele se torne um único chapéu. Depois disso, o elegante cocar de estilo oriental está pronto para a primeira prova. Um turbante de malha é perfeito para criar um visual estiloso para a primavera ou o outono. Este acessório de cabeça pode ser combinado com um casaco, uma jaqueta de plumas, uma jaqueta longa e quente e até mesmo uma jaqueta de couro.
Com moldes detalhados e todos os materiais necessários, qualquer mulher pode tricotar um gorro de mohair original e quentinho. Modelos de chapéus brilhantes combinam melhor com roupas em tons suaves. E jaquetas de plumas e casacos de pele em tons ricos complementam perfeitamente chapéus em cores neutras. Elementos decorativos que podem ser usados para decorar qualquer modelo de chapéu ajudarão a enfatizar sua individualidade.
Vídeo sobre como fazer um chapéu de mohair com agulhas de tricô
Como tricotar um gorro de mohair com agulhas de tricô: