Gorro de malha Takori. Diagrama de redução de coroa, descrição

Você pode tricotar o chapéu TakOri usando o padrão de diminuição da coroa usando fios volumosos e fofos. Este modelo incomum de toucado se tornou especialmente popular e tem sido procurado por mais de uma temporada. O cocar recebeu esse nome em homenagem ao sobrenome da designer e criadora do modelo - Svetlana Takkori.

Um pouco sobre o modelo

Svetlana Taccori é uma designer de moda que produz roupas com sua própria marca.

Os gorros com dobra eram populares na década de 1980, mas sua popularidade diminuiu gradualmente. Então Svetlana criou um modelo de chapéu feito de mohair fofo, feito com elástico inglês de tamanho tal que pode ser dobrado várias vezes. Agora, esses chapéus estão novamente no auge da popularidade, pois combinam com estilos esportivos, casuais e clássicos.

Gorro de malha Takori
Gorro de malha Takori

A peculiaridade deste modelo é seu comprimento (a partir de 45 cm), que possui no mínimo 1 lapela. Várias camadas de lã fofa protegem de forma confiável a cabeça e as orelhas do gelo e também são um acessório estiloso para o inverno.

Ferramentas e materiais necessários

O chapéu TakOri pode ser tricotado usando o padrão de diminuição da coroa. Você precisa ter alguma habilidade com tricô, mas esta técnica é considerada a mais fácil e adequada para iniciantes. Para isso, utilize agulhas de tricô retas e fio de lã (mohair).

Ao mesmo tempo, leva-se em consideração que o padrão elástico no estilo inglês requer uma vez e meia mais fio do que qualquer outro padrão de tricô.

Diferentes tipos de tricô exigem diferentes agulhas de tricô: retas para fazer cachecóis ou roupas, circulares para cachecóis e chapéus, meias para meias e auxiliares também são usadas para tricotar elementos individuais do padrão.

A escolha das agulhas de tricô depende da experiência da artesã e dos conselhos dos mestres. Na maioria das vezes, o número de agulhas de tricô é selecionado com base na espessura do fio - elas devem ser 1 unidade maior que a espessura dos fios. Mas, muitas vezes, ao trabalhar com fios de plumas, artesãs experientes escolhem agulhas de tricô mais grossas para que o tecido fique mais arejado.

As agulhas de tricô também são selecionadas de acordo com o tipo de fio com o qual você vai trabalhar: agulhas de tricô muito grossas podem deixar o tecido solto, e agulhas de tricô muito finas podem deixá-lo apertado. É por isso que os fabricantes de fios geralmente deixam recomendações para a escolha do tamanho da agulha de tricô na embalagem dos novelos de fio. O número de raios corresponde à sua espessura em mm.

Além da espessura, as agulhas de tricô podem ter comprimentos diferentes e ser feitas de materiais diferentes. Quanto mais largo for o tecido de malha, mais conveniente será trabalhar com agulhas de tricô longas, especialmente se elas tiverem pontas.

É aconselhável que tricoteiras iniciantes usem agulhas de tricô de plástico, madeira ou bambu devido ao seu peso leve. Agulhas de tricô de metal são consideradas mais duráveis ​​e menos quebradiças, além de deslizarem bem sobre fios de lã.

Para fazer o chapéu TakOri, recomendamos usar agulhas de meia ou de tricô circulares de comprimento médio (nº 4-5).

Para selecionar o fio e calcular o número de novelos, a espessura condicional é levada em consideração. Este indicador está na embalagem dos fios, ele indica a quantidade de metros por 100 g de peso. Quanto mais metros houver em 100 g de fio, mais grosso será o fio e maior será o seu consumo.

A espessura média é considerada 300 m por 100 g - esse fio é mais fácil de trabalhar para tricoteiros iniciantes.

Para o chapéu Takori original, o mohair sobre seda (teor de seda de pelo menos 25%) é selecionado em embalagens de 200-210 m por 25 g. Os fios finos são dobrados várias vezes antes do trabalho.

Linha para chapéu Agulhas de tricô Takori
Linha para chapéu Agulhas de tricô Takori

Mas, se desejar, outros materiais com características semelhantes podem ser utilizados:

  • mohair com seda adicionada (200-210 m por 25 g) em 5 camadas;
  • lã comum - angorá ou mohair (200-250 m por 100 g) em 2 dobras.

Os fios são dobrados diversas vezes, pois o fio é fino. Se você quer que seu chapéu seja mais durável e forte, você deve escolher um fio com uma pequena quantidade de acrílico.

Para garantir que o fio não desbote, antes de começar o trabalho ele é embebido brevemente em água morna e deixado para secar sobre um pano branco. Se a tinta sair, ela pode permanecer na tela ou ficar visível durante o processo de imersão.

Esquemas com descrição de obras para iniciantes

O chapéu TakOri com agulhas de tricô e o padrão para diminuir a coroa implicam um processo simples de tricotar uma peça longa em agulhas de tricô circulares, o que permite fazer de 1 a 3 dobras. As lapelas deixam o toucado mais volumoso e quente. Até mesmo artesãs iniciantes podem fazer um modelo desses.

Ao mesmo tempo, é importante levar em conta as características deste modelo de chapéu.

Peculiaridade O que é necessário
Comprimento A partir de 45 cm para obter a lapela desejada
Costuras Nenhum, o produto é uma peça
Raios Circular curto (nº 4) - cerca de 40 cm
Fio Lã natural (angorá, mohair, possível adição de seda ou fibras acrílicas)

É importante levar em conta que a execução do padrão de estilo inglês em diferentes agulhas de tricô pode ser diferente. Por isso, ao trabalhar em círculo, são utilizados marcadores ou alfinetes nas carreiras para não se desviar de determinadas etapas do trabalho.

A criação de um cocar inclui as seguintes etapas:

  1. tirar medidas da cabeça;
  2. executar o tricô de um padrão;
  3. projetar o produto.

Para garantir que o acessório de cabeça não fique nem muito largo nem muito apertado, meça cuidadosamente a circunferência da cabeça. Essa medida é feita enrolando um centímetro ao redor da cabeça, logo acima do nível da sobrancelha.

A altura do toucado deve ser muito maior que a profundidade. A fórmula para esse indicador é: divida o comprimento do meio das sobrancelhas até a base da nuca pela metade e multiplique por 2,5.

Gorro de malha Takori. Como medir
Gorro de malha Takori. Como medir

Ao criar a base do chapéu, você pode usar qualquer desenho ou padrão que se assemelhe a um elástico. Se você escolher outros tipos de padrões, você ganha um novo modelo de chapéu. Dependendo do padrão elástico escolhido, pode haver algumas características especiais de trabalho, mas todas as laçadas são tricotadas da maneira usual.

Independentemente da circunferência da cabeça, o número de voltas deve ser sempre múltiplo de 4.

Um único sistema de afunilamento da parte superior é usado para qualquer padrão.

Linha Descrição
1, 6 3 laçadas juntas para a esquerda, *1 laçada frontal, frente e costas juntas e puxe através da anterior, 1 volta* (*repita até o final), elástico 1*1.
2-5, 7 e 8 Faixa elástica 1*1

Na etapa final, meça 10–15 cm de linha de trabalho e corte-a aqui. Uma agulha é inserida na ponta do fio, as laçadas restantes são transferidas para ela, apertadas e presas na parte superior. Este método de fechar as alças permite que você use o toucado em qualquer um dos lados.

Elástico clássico

Gorro de malha Takori e o padrão para diminuir a coroa deste modelo envolve tricotar com elástico. Na versão clássica, esse padrão é chamado de elástico 1*1. Este nome se refere à alternância de laçadas frontais e traseiras nas carreiras. Ao trabalhar com agulhas circulares, esse processo é diferente.

Para fazer o padrão da maneira clássica, neste exemplo usamos 1 novelo de fio angorá e agulhas circulares ou meia (nº 5). É aconselhável que tricoteiras iniciantes usem agulhas de tricô circulares para maior comodidade, para que suas mãos não fiquem cansadas durante o trabalho.

Chapéu Takori. Elástico clássico
Chapéu Takori. Elástico clássico

Você também pode precisar de uma tesoura e um gancho. Se usarem outro fio, podem pegar outro novelo com uma reserva, mas esse padrão é considerado não só o mais fácil de fazer, mas também o mais econômico em termos de consumo de fio.

Na descrição do diagrama, todos os elementos são mostrados com letras iniciais para facilitar a leitura (frente - L, verso - I, laçada - H, lateral - B).

O tricô é feito na seguinte ordem.

Linha Descrição
Linha preparatória Monte o número necessário de pontos (todos L)
1 e tudo ímpar B, *L, I* (*repete até o final), B
2 e todos pares B, *I, L*, B
Ganho de altura da tampa Tricotar 43-46 carreiras (ou mais).

3 cm antes do final, comece a diminuir a coroa, conforme indicado no diagrama geral acima.

elástico inglês

Um método adicional para fazer elástico também requer uma pequena quantidade de fio, mas é diferente na forma como é feito em carreiras.

Na descrição do diagrama, todos os elementos são mostrados com letras iniciais para facilitar a leitura (frente - L, trás - I, laçada - H, ponto baixíssimo sem tricô - S, ponto sem ponto e laçada da carreira anterior são tricotados juntos em tricô/frente - HNI/NNL).

Neste exemplo, monte 80 pontos para uma cabeça com tamanho de 57-59 cm. Se estiver tricotando para uma circunferência menor, monte cerca de 76 pontos ou menos.

O tricô é feito na seguinte ordem.

Linha Descrição
1 * L, N, S* (*repete até o final)
2 e todos pares Com a tela, *NNI, N, C*, NNI
3 e tudo ímpar Eles prendem o fio atrás do tecido e tricotam L com uma laçada na agulha de tricô, *N é removido, prendendo-o na parede traseira, NNL*, N é removido, prendendo-o na parede traseira.
Ganho de altura da tampa Tricotar 43-46 cm com um elástico 1*1 e diminuir 3 cm.

Diagrama do afunilamento do topo para este modelo.

Linha Descrição
1 *L, NNI*
2, 3 de acordo com o padrão do elástico clássico 1*1
4 de acordo com o padrão elástico clássico 1*1, a última laçada da carreira não é tricotada.
5 Eles começam a diminuir tudo.

1. Vire o lado avesso para fora, deixando a parede do fundo na frente.

2. Tricotar os pontos da frente e de trás juntos.

3. Continue com esta ordem.

6 Todos L
7 2 laçadas juntas em L para a direita. O restante é apertado com uma agulha e a linha é presa.
Chapéu Takori. elástico inglês
Chapéu Takori. elástico inglês

Elástico exuberante em círculo

O chapéu Takori com agulhas de tricô e o padrão para diminuir a coroa implicam tricô circular e este exemplo explica como você pode fazer um padrão volumoso sem elementos adicionais nas carreiras. Este design torna o cocar mais volumoso do que os métodos anteriores.

Neste exemplo, trabalhamos com agulhas nº 4. Para um tamanho de cabeça de 57-59 cm, monte 56 laçadas na carreira preliminar. Se estiver tricotando para uma circunferência menor, monte cerca de 52 pontos ou menos.

Na descrição do diagrama, todos os elementos são mostrados com letras iniciais para facilitar a leitura (frente - L, costas - I, frente é tricotada na alça da carreira anterior - LPP, costas é tricotada na alça da carreira anterior - IPP).

O tricô é feito na seguinte ordem.

Linha Descrição
Linha preparatória Elástico clássico 1*1
1 *LOP, 1I* (*repete até o final)
2 *1L, IPP*
Alternando 1-2 carreiras Tricotar 42-45 cm - o corpo principal do toucado
Próximas 4-5 carreiras (cerca de 2 cm) Elástico clássico 1*1
Redução da coroa Indicado no diagrama geral acima
Chapéu Takori. Elástico exuberante em círculo
Chapéu Takori. Elástico exuberante em círculo

Elástico inglês com laçadas em círculo

O chapéu Takori com agulhas de tricô e o padrão para diminuir a copa implicam um trabalho circular com agulhas de tricô e este exemplo mostra um exemplo de elástico inglês, que é feito com fios. Este padrão é usado com mais frequência por artesãs na hora de fazer este modelo de chapéu.

Neste exemplo, monte 56 pontos com agulhas de tricô nº 4 para uma cabeça de 57-59 cm. Se você estiver fazendo o produto para uma cabeça menor, monte 52 pontos ou até menos (com base nas suas medidas).

Na descrição do diagrama, todos os elementos são mostrados com letras iniciais para facilitar a leitura (frente - L, trás - I, laçada - H, ponto baixíssimo - S, ponto meia com laçada meia - INI, frente com laçada da frente - LNL).

O trabalho é realizado na seguinte ordem.

Linha Descrição
1 *antes de L faça H, 1LS, 1INI* (*repita até o final). Nesta carreira, eu tricotei sem laçada, pois ainda não tem laçada da carreira anterior; nas carreiras seguintes, eu tricoto com uma laçada.
2 *1ЛНЛ, antes de И faça Н, 1ИС*
Alternando 1-2 carreiras Tricotar 42-45 cm - o corpo principal do toucado
Próximas 4-5 carreiras (cerca de 2 cm) Elástico clássico 1*1
Redução da coroa Indicado no diagrama geral acima
Chapéu Takori. Padrão elástico inglês
Chapéu Takori. Padrão elástico inglês

Elástico inglês com laçadas sem diminuir

Uma variação de uma maneira simples de fazer um ponto canelado inglês com laçadas usando agulhas circulares tamanho 4,5. Neste exemplo, para uma cabeça de 55-57 cm, monte 56 laçadas. Se o produto for feito para um modelo com medidas diferentes, use o esquema de cálculo de material como guia.

Para este exemplo, usamos 2 novelos de fio mohair clássico, dobrados em 2 fios.

Na descrição do diagrama, todos os elementos são mostrados com letras iniciais para facilitar a leitura (frente - L, trás - I, laçada - H, ponto baixíssimo atrás da parede frontal - SP, ponto baixíssimo atrás da parede traseira - SZ, laçada e laçada juntas, tricô/frente - PNI/PNL).

O tricô é feito na seguinte ordem.

Linha Descrição
1 *N, SP, L* (*repete até o final)
2 LNI, N, SP, *LNI, SP*
3 *N, SZ, PNL*
Alternando 2-3 carreiras Tricotar 39-40 cm - o corpo principal do toucado
Acabamento de tricô Nenhuma redução é realizada. A ponta do produto é puxada para cima (o fio é puxado por todas as laçadas usando um gancho e apertado).
Chapéu Takori. Elástico exuberante em círculo
Chapéu Takori. Elástico exuberante em círculo

Métodos de diminuição

Tricoteiras iniciantes podem achar o método clássico inconveniente ou querer usá-lo, e a opção sem diminuir, em que elas simplesmente juntam a coroa, não é adequada. Nesse caso, eles podem tentar outras maneiras de terminar gorros de tricô com agulhas de tricô.

Método de diminuição Descrição
Transição de um tipo de elástico para outro Transição visualmente orgânica de um tipo de elástico para outro.

1. A tela de trabalho é dividida esquematicamente em 3 partes ou usando marcadores (especiais, alfinetes, etc.).

2. Em cada carreira da frente, amarre 2 laçadas juntas no ponto marcado. A primeira diminuição é feita atrás da laçada lateral, as próximas são colocadas uniformemente no tecido para que as diminuições não sejam perceptíveis no trabalho acabado e pareçam uma trança decorativa estreita.

3. Essa redução é feita em todo o comprimento do cocar para que ele vá afinando gradativamente.

Montagem das dobradiças Diminua 4 pontos em cada 3ª carreira. Tricotar 2 laçadas juntas de uma só vez, levando em conta as laçadas. As diminuições são colocadas uniformemente ao redor da circunferência. Essa redução é feita em todo o comprimento do cocar para que ele vá afinando gradativamente.
Variação de encaixe de loop Eles diminuem da mesma forma que no método anterior, mas no final são formados 4 triângulos, conectados entre si.

Os laços são divididos visualmente ou com um marcador em 4 partes iguais. Reduza os pontos no final e no início de cada seção. Para fazer isso, tricote juntos 3 laçadas (L, I, L) em cada 4ª carreira.

Essas carreiras são tricotadas em todo o tecido de trabalho.

Segredos para Iniciantes

  • Para determinar o número necessário de agulhas de tricô, o fio é dobrado várias vezes. Então o volume da agulha de tricô será igual à espessura necessária do fio.
  • Para garantir que o toucado fique bem ajustado à cabeça e não muito apertado na circunferência, adicione mais 1–2 cm às medidas.
  • Para que o fio de lã volumoso revele suas propriedades de aquecimento, ele é primeiro colocado em um local frio (você pode colocá-lo no congelador).
  • Antes de iniciar o trabalho, leia atentamente o diagrama e todos os símbolos para que você não precise corrigir nenhum erro durante o processo de trabalho.
  • Para fazer um cocar em agulhas de tricô circulares, é melhor usar um cordão de cerca de 40 cm de comprimento.
  • As artesãs podem tricotar com 2 fios de 1 novelo, usando o fio do início e do fim.
  • É mais fácil tricotar um gorro se você usar agulhas de tricô menores que o tamanho recomendado na embalagem do fio.
  • Se você estiver tricotando um produto pela primeira vez, monte os pontos com uma pequena margem, pois eles podem ficar muito apertados.
  • Os pontos são montados usando o método italiano para criar uma borda elástica e evitar que a peça fique amarrotada.
  • Ao trabalhar em círculo, as laçadas são tricotadas atrás da parede traseira para tornar o tecido mais denso.
  • Durante o processo de trabalho, áreas do trabalho (aumentos e diminuições, contagens de linhas, etc.) são marcadas usando anéis ou pinos de marcação. Um contador especial é usado para contar linhas.
  • Linhas de pesca ou cordões muito apertados em agulhas de tricô circulares podem ser amolecidos mergulhando-os em água fervente por alguns segundos.
  • Ao trabalhar com fios de cor escura, coloque um pedaço de tecido de cor clara sob os joelhos para facilitar a distinção entre pontos e carreiras.
Chapéu Takori. Elástico simples ou clássico.
Chapéu Takori. Elástico simples ou clássico.

Para tricotar um chapéu Takori com agulhas de tricô, levando em consideração o padrão de diminuição da coroa, eles recorrem às recomendações de artesãs experientes que podem lhe dizer como fazer uma faixa de cabeça de forma mais rápida e precisa.

Vídeo sobre como tricotar um gorro Takori

Neste vídeo você verá como tricotar um gorro volumoso TakOri com um padrão elástico inglês.

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho