Chapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

Chapéus feitos de fios grossos são uma peça popular para tricô. Há muitas maneiras diferentes de fazer chapéus, como protetores de orelha de lã grossa, chapéus com dobra, elásticos, tricô inglês e chapéus trançados.

Gorro de lã grossa tricotado com protetor de orelha para mulheres

Um gorro de malha com protetores de orelha permite proteger a cabeça do frio durante períodos de baixas temperaturas.

Existem vários métodos de fabricação do produto:

  • ponto meia;
  • ponto frontal ou traseiro;
  • padrão de relevo;
  • meia de malha;
  • tricô jacquard.

Apesar das diferenças, os elementos básicos são semelhantes em todos os modelos e estilos.

Isso inclui:

  • tecido principal;
  • ouvidos;
  • viseira com ou sem aba.

As diferenças nos produtos se devem às mudanças no formato e no comprimento da viseira e das orelhas. Para iniciantes, é adequado fazer um chapéu com protetores de orelha usando ponto meia, no qual as carreiras da frente e de trás são tricotadas como alças frontais. Outro método popular de tricô é o chapéu com protetores de orelha e orelhas longas.

Gorro ponto meia com protetores de orelha

Chapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

O diagrama mostra um exemplo de um modelo finalizado de um chapéu com protetores de orelha feito de fio grosso.

Instruções para fazer um chapéu com protetores de orelha

Antes de tudo, antes de fazer um cocar, é necessário determinar o tamanho do futuro produto.

Para isso, faça as medições da cabeça usando uma fita métrica, de acordo com as instruções:

  1. Medindo a altura da cabeça, da linha da sobrancelha até a parte de trás da cabeça, passando pelo topo da cabeça.
  2. Determinando a profundidade do chapéu, para isso é necessário passar a fita de uma orelha à outra, também pela coroa. O número resultante deve ser dividido por dois.

A largura de uma orelha é 1/3 da largura da parte de trás do futuro chapéu. Para determinar as dimensões do produto, você precisa usar a fórmula. X é metade da circunferência da cabeça: X:2:3 + 1-2 cm. Se você planeja isolar o cocar acabado adicionando lã ou forro, adicione de 2 a 5 cm do futuro forro à altura medida.

Para fazer um chapéu você precisará de:

  • 150 gramas de fio (ou 2 novelos);
  • agulhas de tricô nº 6 ou nº 7;
  • tesoura;
  • anzol nº 6 (opcional).

Instruções:

  1. Fazendo uma orelha. Para fazer isso, você precisa montar 12 laçadas e tricotar, adicionando 1 laçada em cada carreira de cada lado até que o número de laçadas chegue a 20.
  2. As próximas 16 carreiras são tricotadas sem aumentos.
  3. Depois, você precisa montar oito laçadas e tricotar 22 carreiras sem adicionar laçadas.
  4. O tecido acabado é colocado de lado e a segunda orelha é tricotada usando a mesma tecnologia.
  5. Fazendo uma viseira. Você precisa montar 22 pontos e tricotar, adicionando 2 pontos em cada carreira de cada lado até que o número de pontos em uma carreira seja igual a 30.
  6. As próximas 26 carreiras devem ser tricotadas sem aumentos. Coloque a viseira pronta de lado.
  7. Você precisa transferir os elementos finalizados para uma das agulhas de tricô, observando a ordem: orelha, viseira, orelha.
  8. Nos elementos, tricote 40 carreiras sem adicionar laçadas. Na primeira fileira é necessário fazer um cruzamento entre as peças para evitar furos.
  9. Em seguida, você precisa continuar tricotando as carreiras, diminuindo 7 laçadas em cada segunda carreira, até que o número total de laçadas chegue a 9.
  10. Depois, o fio deve ser cortado e passado através das laçadas.
  11. Em seguida, você precisa tricotar a costura traseira, dobrar para trás e prender a viseira.
  12. Se desejar, as bordas do produto podem ser amarradas com uma costura usando uma agulha de crochê.

Características e nuances

Um chapéu feito de lã grossa é fácil de tricotar com agulhas de tricô se você tiver a preparação correta. É necessário primeiro fazer uma amostra de um fragmento de malha de 10x10 cm. Esse tecido permitirá que você entenda quantas laçadas existem em 1 cm do produto acabado e evitará apertar o chapéu. O fragmento pode ser usado como referência durante a confecção do cocar.Chapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

Para isolar o chapéu, você pode usar um forro, pele natural ou artificial. Isso permitirá que o produto seja usado no inverno e em baixas temperaturas. Ao utilizar isolamento, é necessário incluir laços adicionais no padrão de fabricação, deixando espaço livre para forro ou pele.

O produto final pode ser decorado usando vários fios coloridos, inserções decorativas, patches e bordados. É importante não usar muitos enfeites no chapéu para evitar excesso de pequenos detalhes.

Chapéu de lã grossa com dobra

Um chapéu feito de lã grossa com agulhas de tricô usando lapela é um dos acessórios de cabeça mais versáteis, adequado não apenas para mulheres, mas também para homens e crianças. O produto é feito com agulhas de tricô de grande diâmetro. Muitas vezes, os chapéus são decorados com uma variedade de padrões, que são grandes devido ao fio grosso. Este acessório de cabeça é universal e combina com qualquer visual. Eles são especialmente adequados como acessório para roupas grandes.

Para fazer um gorro quente com dobra você vai precisar de:

  • 30g. fio;
  • agulhas de tricô circulares nº 4;
  • agulhas de tricô nº 4;

Padrão para um chapéu feito de fio grosso com dobraChapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

O diagrama mostra um chapéu com dobra, feito usando o padrão “bump”. Esta decoração permite que o cocar adquira uma aparência original sem o uso de decoração adicional, e o fio grosso oferece proteção contra o frio no inverno.

Instruções para fazer um chapéu com dobra

Um chapéu feito de lã grossa com lapela é um dos métodos simples de fazer chapéus com agulhas de tricô. Antes de começar a tricotar, você precisa medir sua cabeça para determinar o tamanho. Para tricotar, use um elástico de acordo com o padrão: 1 laçada frontal, 1 laçada traseira.

Instruções para tricotar este tipo de gorro:

  1. Monte 60 pontos com 2 fios usando o método “cordão”.
  2. Usando o diagrama 20.1 como guia, tricote 7 cm do produto em círculo, formando um padrão.
  3. Na primeira carreira você precisa adicionar 20 laçadas.
  4. Depois de formar o padrão, você precisa adicionar 12 laçadas uniformemente em todo o produto, tricotando 5 carreiras com um elástico.
  5. É necessário tricotar cada laçada do elástico em pares, com cada laçada 5 carreiras abaixo.
  6. Faça a parte inferior usando ponto meia.
  7. Na parte inferior do produto, divida as alças em 8 partes.
  8. Em cada segunda carreira, tricote 2 pontos juntos no início de cada seção.
  9. Puxe as laçadas restantes junto com o fio usado no trabalho.

Características de tricotar um chapéu com lapela

Um fator importante na confecção de um gorro de malha é a escolha do material. As propriedades e funções do futuro produto dependem do fio, por isso ele deve ser tratado com cuidado.Chapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

Tipo de fio Propriedades no produto acabado
Melange Possuem coloração brilhante, o que deve ser levado em consideração para evitar perda visual de cor.
Fios de pelo e bouclé A opção mais adequada para ponto meia e ponto meia. É usado para fazer marquises, guarnições e outros elementos.
Acrílico Confere ao produto maior resistência, durabilidade e ainda reduz o encolhimento na lavagem.
Lã mohair, merino e angorá Oferece proteção adicional contra o frio, adequado para fazer chapéus de inverno.
Algodão, seda e fibra de bambu Proporciona circulação de ar adicional através do capacete. Usado para chapéus destinados a serem usados ​​durante a primavera e o outono.

Além disso, a escolha de fios densos e grossos pode levar a uma diminuição na largura e a um aumento na densidade do produto final. Para evitar isso, é necessário fazer um fragmento do produto acabado com 10x10 cm de largura.

Se você não tiver agulhas de tricô circulares, pode usar agulhas de tricô curtas para meias e luvas. Neste caso, você precisará usar várias agulhas de tricô ao mesmo tempo. Para um produto volumoso, recomenda-se o uso de travas de agulha para evitar a perda de laçadas e fixá-las.

Chapéu de lã grossa com elástico

O tricô com elásticos é considerado muito comum. Esses chapéus podem ter estilos diferentes, mas o método de fabricação é semelhante.

Estilos comuns:

  • justo;
  • alongado;
  • malha grande;
  • livre.

Ao reduzir o número de laçadas em direção às bordas do produto, esse tipo de chapéu se ajusta perfeitamente à cabeça.

Padrão de um chapéu feito de fio grosso com faixa caneladaChapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheresChapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

Instruções para fazer um chapéu com elástico

Assim como acontece com outros acessórios de cabeça, para tricotar um gorro de elástico, você deve primeiro determinar o tamanho da sua cabeça e tricotar uma amostra. A escolha do tipo de fio depende da estação prevista em que o chapéu será usado e das propriedades exigidas do produto final. Independentemente do estilo, o princípio de fabricação será semelhante.

Para o chapéu "elástico" você vai precisar de:

  • 200g. fio, ao fazer um produto de duas cores, você precisa de 100g de cada. uma cor;
  • agulhas de tricô nº 4;

Ao usar duas cores de fio, é recomendável marcar as carreiras com um marcador. No diagrama, as cores são indicadas pelas letras A e B.

Instruções para tricotar um gorro de "elástico":

  1. Você precisa montar 60 pontos na agulha de tricô.
  2. Tricotar 10 cm do produto com um elástico para a lapela.
  3. Tricotar 3 cm com elástico 1x1, usando uma ou duas cores.
  4. Tricotar 3 cm da parte inferior com um elástico 1x1.
  5. Tricotar 2 carreiras de 2 pontos pela frente.
  6. As laçadas restantes devem ser puxadas juntas com o fio de trabalho.

Características de tricô

Para uma malha mais grossa e densa que dê ao produto uma aparência “arejada”, você pode dobrar o fio de trabalho duas vezes. É importante lembrar que a espessura das agulhas de tricô (e, consequentemente, seu número) também depende da espessura dos fios.Chapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

O produto final pode ser decorado com bordados e elementos decorativos. O fator chave neste caso é o peso da joia. Uma grande massa de inserções decorativas pode levar ao estiramento das roscas da tampa.

Grande chapéu de malha inglês

Um chapéu feito de lã grossa, tricotado com tricô inglês (ou chapéu Takori) foi inventado por Svetlana Takori e é um cocar longo e arejado com uma ou duas lapelas. Apesar da simplicidade de produção, o chapéu é reconhecível e popular. O comprimento do acessório pode variar, começa em 40 cm e termina em 60 cm. Essa característica depende do número de supostas lapelas que protegem do frio cobrindo a cabeça de forma mais densa.

Padrão de tricô para um chapéu TakoriChapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

Instruções para fazer um chapéu Takori

Antes de começar a trabalhar no produto, é necessário determinar o tamanho adequado e o número de laçadas por 1 cm. Para isso, a cabeça é medida e uma peça de teste é feita.

Para tricotar um gorro você precisará de:

  • fio (cerca de 150g);
  • agulhas de tricô circulares (um conjunto de 5 agulhas de tricô de ponta dupla também funcionará);
  • agulha;
  • tesoura;
  • fita de alfaiate;
  • gancho (opcional).

A sequência de ações ao fazer um chapéu:

  1. O fio precisa ser dobrado várias vezes (cerca de 4) e lançado em 60 laçadas para criar uma borda densa.
  2. O restante do produto é tricotado com fios dobrados duas vezes.
  3. A primeira carreira é feita de acordo com o padrão: 1 laçada é removida, 2 é removida com uma laçada, como se fosse um tricô, 3 é tricotado junto com a laçada da frente.
  4. Padrão da segunda carreira: 1 laçada é removida, 2 com uma laçada são tricotadas como laçada frontal, 3 com uma laçada são tricotadas como laçada traseira. A carreira termina com um ponto meia.
  5. As carreiras ímpares são tricotadas de acordo com o ponto nº 3, as carreiras pares - de acordo com o nº 4, até que o tecido atinja o comprimento necessário.

Para fazer um chapéu, você precisa fazer diminuições em direção à cabeça para que o produto fique mais justo.Chapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

Existem várias maneiras de diminuir:

  1. Transição suave do elástico inglês para o elástico 1x1 ou ponto meia. Isso é feito dividindo o tecido em três partes e dando laçadas em pontos-chave selecionados. A primeira diminuição deve ficar atrás da borda, e o restante deve ser distribuído uniformemente pelo tecido. Essa redução é frequentemente usada como elemento decorativo.
  2. Personalização. É feito diminuindo o tecido em 4 laçadas a cada terceira carreira. Para esse método, você precisa tricotar 2 laçadas juntas, posicionando-as uniformemente no tecido. Usando esse método, você precisa tricotar 33 carreiras, certificando-se de que o padrão seja uniforme.
  3. É considerado um análogo do segundo, a diferença é a divisão dos laços em quatro partes, formando uma aparência de triângulos. Ao diminuir, você precisa tricotar três laçadas juntas em cada 4ª carreira. É importante observar a inclinação das laçadas no início da carreira para a direita e no final para a esquerda. Assim como no segundo método, você precisa tricotar 33 carreiras.

É necessário terminar de diminuir quando o número de laçadas restantes for cerca de 10-13. Eles precisam ser puxados juntos, deixando um fio de trabalho para a costura.

Características e nuances

Um dos fatores principais é o comprimento do futuro produto. Caso necessite de um produto com dupla dobra, o chapéu não poderá ter menos de 47 cm. Além disso, o produto é tricotado sem costuras, em uma única peça, utilizando agulhas circulares de tricô. O fio recomendado é um material que contenha mohair.

Chapéu trançado de fio grosso

Fazer um chapéu com trança permite que você não pense em decoração adicional do enfeite de cabeça. Este tricô permite dar ao chapéu um visual impressionante e moderno.

Existem diferentes tipos de padrões de tranças:

  • torniquete;
  • trança simples;
  • trança dupla e tripla;
  • decorativo.

Cada tipo de padrão tem suas próprias vantagens e nível de complexidade de tricô. O padrão requer o uso de uma agulha de tricô adicional. Chapéus trançados são um acessório comum e podem complementar qualquer visual.

Padrão de tricô para um chapéu com trançasChapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

Instruções para fazer um chapéu com tranças

Antes de começar a trabalhar, é necessário tirar medidas para determinar o tamanho e fazer um pedaço de tecido como exemplo do futuro padrão, permitindo calcular a densidade do tricô e o número de laçadas necessárias para o chapéu.

Para um produto com tranças você precisará de:

  • fios de uma ou duas cores;
  • agulhas de tricô circulares ou retas;
  • agulhas de tricô para o padrão;
  • fita de costura.

Algoritmo para tricotar um gorro com tranças:

  1. Execute 4 adições de fios de trabalho.
  2. Monte 100 pontos nas agulhas, fechando o círculo.
  3. Tricotar com ponto canelado 2x2 até a altura desejada (ao fazer um chapéu com dobra – para dobrar a altura), usando as agulhas de tricô do tecido principal.
  4. Troque para agulhas de tricô padronizadas e, montando 44 pontos, tricote uma carreira com pontos meia.
  5. Tricotar as tranças de acordo com o molde, sem usar pontos tricô (12 pontos de apoio e 12 pontos da frente).
  6. Ao trocar as cores, você precisa substituir os fios um por um por fileira.
  7. Depois de tricotar 17 cm, você precisa fazer a primeira diminuição. Você precisa diminuir 1 laçada de 4 no grupo de padrões (linha 4 no diagrama).
  8. As próximas três carreiras são sem diminuições.
  9. Segunda diminuição (carreira 8 do padrão), diminua 3 laçadas no rapport do padrão.
  10. Duas carreiras sem diminuições.
  11. Terceira diminuição - tricote dois pontos juntos em meia, deixando um ponto em meia.
  12. Linha sem diminuições.
  13. Quarta diminuição – dois pontos meia, carreira inteira.
  14. Linha sem diminuições.
  15. Repita a quarta diminuição.
  16. Junte as alças restantes coletadas.

Características e nuances

Ao usar uma agulha de tricô adicional para um padrão, é recomendável usar um número maior do que as agulhas de tricô principais. Isso deixará a trança mais uniforme e bonita.Chapéus feitos de lã grossa com agulhas grandes de tricô. Padrões e descrições, modelos para outono, inverno para mulheres

Um chapéu feito de lã grossa com um padrão trançado é feito com agulhas de tricô circulares e regulares. Para agulhas de tricô padrão, você precisa incluir duas laçadas adicionais ao calcular.

Para fazer um toucado mais volumoso, é recomendável incluir mais algumas repetições nas alças do padrão.

Os gorros de lã grossa continuam sendo itens de tricô populares há muitos anos. Fáceis de fazer, elas permitem que você crie um acessório único e aconchegante com suas próprias mãos.

Vídeo sobre como tricotar um gorro com fio grosso

Grande gorro de malha feito com fio grosso:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho