Acessórios de malha: chapéus, cachecóis e luvas são muito populares entre adultos e crianças bem pequenas. Cada produto feito à mão é único e inimitável.
Para tricotar um lindo chapéu feminino com suas próprias mãos, você precisará não apenas de um padrão de tricô e instruções passo a passo com uma descrição do processo, mas também:
- fio de lã natural com adição de acrílico;
- agulhas de tricô de grande diâmetro;
- padrões interessantes selecionados.
Selecionando materiais para tricotar um chapéu
Antes de começar a fazer um gorro feminino de tricô com agulhas de tricô, é recomendável decidir o estilo, selecionar uma descrição do modelo e selecionar corretamente todo o material que será necessário para tricotar um acessório quente. Recomendações para seleção de materiais.
Selecionando fios
Existem 3 tipos de fios:
- 100% natural (algodão, lã, etc.);
- fios misturados (na maioria das vezes, esses fios contêm 50% de fibras naturais e 50% de fibras sintéticas, como acrílico, viscose, etc.);
- fio sintético, que contém 100% de fibras não naturais.
Ao tricotar um gorro com agulhas de tricô, é recomendável usar fios mistos, pois são mais resistentes a influências externas (encolhem menos na lavagem e não formam bolinhas) e são mais macios e agradáveis ao toque.
É importante considerar em que época do ano o chapéu irá decorar e aquecer seu dono:
- para opções mais leves e de verão, é melhor escolher fios finos com adição de fios de algodão ou linho;
- Para o frio do inverno, você precisará de fios volumosos com lã adicional.
Para fazer gorros quentes, você também precisará de um tecido de forro, como fleece, que também ajudará a manter o formato do gorro.
Selecionando raios
As agulhas de tricô são feitas de uma variedade de materiais: plástico, metal, bambu. Elas vêm em três tipos: agulhas retas com um batente em uma extremidade, agulhas circulares conectadas umas às outras, por exemplo, com linha de pesca ou arame, e agulhas de meia - um conjunto de cinco agulhas.
O tamanho das agulhas de tricô depende da espessura do fio e da densidade do tricô. Recomenda-se que sejam tomadas com o dobro da espessura do fio utilizado; se o tricô estiver solto, será necessário usar agulhas de tricô menores; para tricô apertado, maiores. As características do fio são indicadas nas etiquetas, onde estão escritos o comprimento do novelo e seu peso. Quanto menor a metragem de fio em um novelo por cem gramas de seu peso, mais grosso será o fio.
Se estiver usando agulhas circulares, você precisará de um marcador de tricô e uma agulha ou agulha de crochê para costurar o tecido do gorro ao tricotar em agulhas retas.
Ao tricotar um chapéu feminino, é aconselhável que iniciantes usem agulhas de tricô retas com travas nas pontas.
Seleção de padrões de tricô para chapéus
Se desejar, qualquer artesão iniciante pode fazer um chapéu feminino de tricô com agulhas de tricô. Com uma descrição esse processo será mais fácil e rápido. Há um grande número de padrões diferentes para tricotar chapéus femininos, tanto simples quanto complexos. Os gorros de tricô começam de baixo para cima, geralmente com um elástico simples de 1x1 ou 2x2.
Artesãos experientes aconselham tricotar um elástico 2x2, ou seja, repetir duas laçadas da frente e duas de trás até o final da carreira. A carreira começa e termina com a chamada laçada de borda: a primeira laçada não é tricotada, ela é simplesmente transferida de uma agulha de tricô para outra, e a última é sempre tricotada em tricô.
Isso é feito para que as bordas do tecido não estiquem ao tricotar. A segunda carreira e as subsequentes são tricotadas de forma semelhante à primeira. O número de carreiras de elástico depende da sua altura; a critério do mestre, pode ser de um ou cinco cm. Basicamente, o elástico é necessário para dar ao chapéu uma aparência mais bonita e para que ele fique mais ajustado à cabeça.
Depois de tricotar o elástico, sem quebrar o fio, você precisa passar para o padrão selecionado; você pode continuar tricotando o gorro inteiro com esse elástico. Costureiras mais experientes recomendam que artesãos novatos usem padrões de tricô mais simples para chapéus.
Isso inclui:
- Ponto meia. Esse método recebeu esse nome porque era usado para tricotar xales felpudos. Existem dois tipos de ponto meia: ponto meia, no qual apenas pontos meia são tricotados, e ponto meia, no qual apenas pontos meia são tricotados. Esses padrões são usados para tricô regular em agulhas retas. O método de tricotar gorros em agulhas circulares se distingue pela alternância de carreiras da frente e de trás. A transição de uma fileira para outra deve ser escolhida em um local menos visível, por exemplo, atrás ou na lateral, pois será pouco perceptível.
- Ponto frontal ou traseiro – ao tricotar com carreiras de viragem regulares, a 1ª carreira e todas as carreiras ímpares são tricotadas apenas com alças frontais, a 2ª e todas as carreiras pares – com alças traseiras; Ao tricotar com agulhas circulares, sempre são tricotados apenas pontos meia ou apenas pontos meia.
- Desenhos em relevo – por exemplo, o chamado “arroz”. A alternância de pontos tricô e meia 1×1 é realizada de modo que, na segunda carreira, um ponto tricô seja tricotado sobre o ponto tricô da primeira carreira, e um ponto tricô seja tricotado sobre o ponto tricô. Em seguida, as duas primeiras fileiras são repetidas até a altura exigida pelo mestre.
- Várias tranças. Este padrão é mais recomendado para artesãos experientes, mas se desejar, um artesão iniciante também pode fazê-lo. Ao tricotar um chapéu feminino usando o padrão "trança" descrito, você precisará de uma terceira agulha de tricô adicional.
Tirando medidas da cabeça para tricotar um gorro
Antes de começar a tricotar, o mestre precisa tirar medidas da cabeça da pessoa a quem o chapéu pertencerá.
Primeira medida – circunferência da cabeça, este é o tamanho principal do futuro chapéu. Essa medida é feita ao redor da cabeça: ao longo da testa, na altura da linha da sobrancelha, e ao longo da parte occipital saliente na parte de trás.
É recomendável levar em consideração que tipo de chapéu será, o quão apertado ele ficará na cabeça do dono e a espessura dos fios. Ao tricotar com fios muito grossos, é recomendável levar em conta o volume deles.
Segunda medida - esta é a profundidade da tampa. Ele também é removido da linha da sobrancelha até a linha onde o crescimento do cabelo termina na parte de trás da cabeça, então esse tamanho deve ser dividido ao meio. Ao fazer a segunda medição, você também precisa levar em consideração as características do futuro chapéu.
Depois de tirar as medidas, você precisa determinar o número de laçadas necessárias para tricotar o gorro.
Para isso, tricoteiras experientes recomendam tricotar uma pequena amostra. Para um resultado mais preciso, é necessário lavá-lo e secá-lo, pois a maioria dos itens tricotados à mão podem ficar deformados após a lavagem. Depois meça a amostra com uma régua. Com base no resultado obtido, calcule quantas laçadas serão necessárias para todo o cocar.
Escolhendo uma técnica de tricô
Tricoteiros mais experientes aconselham os iniciantes a tricotar seu primeiro gorro em agulhas retas, em uma única peça, e depois costurá-lo ao longo da borda estreita. O tricô pode ser iniciado de baixo para cima ou de cima para baixo. Existem também técnicas para tricotar gorros em agulhas circulares e de ponta dupla em círculo e em carreiras fechadas. Com este método de tricô não haverá costura.
Costureiras experientes tricotam chapéus mais complexos construindo padrões.
Instruções para tricotar chapéus femininos simples para iniciantes
Qualquer mulher que queira pode tricotar um chapéu para si ou para seus entes queridos com agulhas de tricô, tendo em mãos um molde com uma descrição, já que a moda moderna permite usar os chapéus mais simples e comuns, feitos com designs simples.
Gorro de tricô simples para iniciantes
Para criar um chapéu feminino simples com suas próprias mãos, você precisará de um novelo de lã de 100 g. composição 50/50 lã, acrílico (comprimento do fio em um novelo é 240 m), agulhas de tricô retas tamanho 4,5, agulha de costura com furo grande. O gorro será tricotado com um padrão elástico simples de 2x2. Para determinar o número de pontos que você precisa montar, é recomendável tricotar uma amostra de teste.
O comprimento do tecido de malha corresponderá à circunferência da cabeça menos 4 cm, e a altura corresponderá à profundidade do chapéu. Depois de atingir o tamanho desejado, você precisa pegar uma agulha de costura com linha e remover todas as laçadas da agulha de tricô para esta linha, puxar todas as laçadas juntas, criando assim a coroa do chapéu. Depois só falta costurar as bordas do chapéu. O gorro de tricô está pronto.
Chapéu feminino volumoso com tranças agulhas de tricô para iniciantes

Um volumoso chapéu feminino de malha com uma descrição de acordo com o padrão "Trança" atrairá artesãos iniciantes. Eles poderão tricotá-lo após estudar detalhadamente as recomendações para sua criação. Para um chapéu com tranças, você precisará de dois novelos de fio grosso e agulhas de tricô circulares nº 3.5 e nº 4.5.
Usando agulhas circulares tamanho 3,5, você precisará montar um número de pontos múltiplo de 12, mais um ponto extra. É necessário fechar o tricô em círculo. Para fazer uma bela conexão de tricô em círculo, transfira a primeira laçada da agulha de tricô esquerda para a direita, depois, através desta laçada da agulha de tricô direita, solte a última laçada e retorne a primeira laçada removida da agulha de tricô esquerda.
Recomenda-se começar a tricotar um gorro com um elástico simples 2x2, que deve ser feito a uma altura de 5 a 7 cm. Na última carreira você precisa mudar para as agulhas de tricô nº 4.5. Continue tricotando o toucado de acordo com o padrão básico: tricote 2 laçadas em meia, 6 laçadas da frente, 2 laçadas em meia e 2 laçadas da frente, continue por toda a carreira. Repita o padrão por mais 6 a 8 carreiras.
Comece a formar a "trança". Ao longo de toda a carreira, faça uma combinação alternada de laçadas: 2 laçadas em meia, remova as próximas 3 laçadas da frente para uma agulha de tricô adicional ou alfinete, tricote as outras 3, depois tricote 3 laçadas da terceira agulha de tricô, depois 2 laçadas da frente e 2 laçadas em meia.
Complete o padrão até uma altura de 12 cm e depois diminua as laçadas. A primeira carreira deve ser diminuída a cada 3 laçadas, a segunda carreira deve ser tricotada sem diminuições, a terceira - diminuir a cada segunda laçada da carreira, a próxima carreira - sem diminuições, no final, aperte todas as laçadas restantes enfiando uma agulha de costura e passando a linha por elas.
Você pode decorar esse chapéu com um pompom de pele pronto ou fazer um você mesmo com fios.
Para fazer isso, você precisará de fio da mesma cor do chapéu ou de uma cor contrastante, tesoura, uma agulha de costura e dois pedaços de papelão. É melhor usar papelão de dureza média para o blank.
Em um pedaço de papelão, use um compasso para desenhar um círculo com raio de 1,5 cm, então, do mesmo centro para um pompom com diâmetro de 10 cm, desenhe outro círculo grande com raio de 6,5 cm.
Corte ao longo do contorno do diâmetro externo e do furo interno. Faça um corte de 2-3 mm de largura entre os círculos. Faça a segunda peça da mesma maneira.
Coloque dois pedaços de tecido juntos e passe um fio entre eles, que depois será usado para unir o pompom finalizado.
Enrole um fio firmemente ao redor das peças dobradas para que o furo fique reduzido pela metade.
Em seguida, segurando o meio do pompom preparado com a mão, corte os fios enrolados ao longo do diâmetro maior da peça de trabalho. Puxe bem o fio que foi colocado entre as duas peças e dê um nó para que os fios não saiam do pompom. Remova os espaços em branco. O pompom está pronto. Costure no topo do chapéu.
Gorro feminino tricotado para iniciantes. Aula magistral
Para fazer um gorro feminino de tricô, você precisará de um novelo de 100 g de fio, 150 - 200 m, composição 50/50, agulhas de tricô retas tamanho 3, uma agulha de costura com furo grande.
Descrição do tricô
O modelo do chapéu é tricotado em duas agulhas retas de tricô em carreiras viradas com dois tipos de padrões: elástico 2x2 (duas alças frontais e duas traseiras são alternadas) e o padrão principal (padrão polonês). Este último é feito da seguinte maneira: a laçada da borda é removida e, em seguida, as laçadas da frente e de trás são alternadas, uma de cada vez.
Finalize a carreira com uma laçada na borda. Está sempre de dentro para fora. O padrão é deslocado devido ao número ímpar de loops. Antes de começar a tricotar um gorro, os artesãos recomendam fazer uma amostra do produto - o desenho principal. Com base nas dimensões da amostra, é determinado o número de laçadas necessárias para todo o chapéu. Deve ser igual para isso.
A altura do elástico do futuro chapéu é de 6 a 7 cm.
Depois de terminar de tricotar o elástico, passe para o padrão principal: você precisa montar uma ou mais laçadas adicionais nas agulhas de tricô, a principal condição: seu número deve ser ímpar e dependerá do desejo do mestre ou daquele para quem este chapéu é tricotado, para obter um modelo mais justo ou mais solto.
Em seguida vem o desenho principal. A altura também vai depender se você quer usar um chapéu mais justo ou mais volumoso. Portanto, para um chapéu justo, será suficiente tricotar 10-11 cm do padrão principal, e para um mais solto - 16-17 cm do padrão polonês.
Em seguida, diminuem-se as laçadas e forma-se a coroa do chapéu. Na primeira carreira, você precisa diminuir a cada três laçadas, tricotar a próxima carreira sem alterações. Terceira carreira – cada segunda laçada é diminuída, quarta – sem alterações. A quinta carreira é tricotada exclusivamente com alças frontais, a sexta – com alças traseiras. Puxe as laçadas restantes e passe-as. Costure uma costura lateral.
O chapéu está pronto. Se desejar, você pode decorá-lo com uma flor, broche ou miçangas.
Estilos da moda de chapéus de malha femininos
Esses gorros de malha femininos são tendência em 2024.
Instruções de tricô passo a passo com fotos
Boina com agulhas de tricô com trança transversal
Para criar uma boina, você precisará de um novelo de 100 g de fio (350 m, 50/50), agulhas de tricô retas número 5 e 6, 1 agulha de tricô adicional para tricotar uma trança e uma agulha de costura. O tamanho da boina pode ser o preferido do mestre e depender dos materiais selecionados e do comprimento da "trança" transversal tricotada. Monte 20 pontos usando agulhas de tricô retas número 6. A "trança" é tricotada em carreiras viradas. A primeira fileira é a da frente.
Na 1ª carreira, você precisa fazer a seguinte alternância: 4 laçadas em tricô, 12 laçadas da frente e 4 laçadas em tricô. Vire o trabalho. A 2ª carreira é o oposto – 4 laçadas frontais, 12 laçadas traseiras e 4 laçadas frontais. Repita as duas primeiras carreiras 1 vez.
A partir da 5ª carreira, comece a tricotar uma trança de três fios. Tricotar as primeiras 4 laçadas em meia e 3 laçadas da frente, transfira as próximas 3 laçadas para uma agulha de tricô adicional atrás da agulha de tricô e, em seguida, tricotar 3 laçadas da frente. Retorne e tricote os 3 pontos removidos. Coloque as outras três laçadas em uma agulha adicional antes de tricotar.
Tricotar mais três laçadas frontais, retornar às laçadas que foram lançadas e tricotá-las como laçadas frontais. A carreira termina com 4 pontos tricô. A 6ª carreira é tricotada de forma semelhante à 2ª. Nas carreiras 7 a 10, repita as duas primeiras carreiras duas vezes. Repita as carreiras 1 a 10 até atingir o tamanho desejado do chapéu. Termine de tricotar e feche as laçadas.
A borda inferior do chapéu é feita da seguinte maneira:
- Ao longo de uma das bordas longas da tira, monte laçadas pelo lado da frente usando agulhas de tricô nº 5; aproximadamente 1 laçada é igual a duas carreiras de trança.
- Tricotar em ponto meia por aproximadamente 6 a 8 carreiras.
- Feche os laços.
Borda superior:
- Monte as laçadas nas agulhas de tricô nº 5 da mesma forma que na borda inferior, mais 2 laçadas adicionais para dar à boina o volume necessário.
- Trabalhe 7 carreiras em ponto meia.
Prossiga diminuindo os pontos. Continue tricotando em ponto meia. Na 1ª carreira, tricote cada 8ª e 9ª laçada em uma laçada. Na 2ª e seguintes em cada carreira par, não diminua, todas as laçadas são tricotadas em tricô. Na 3ª carreira, tricote cada 7ª e 8ª laçada em uma só, na 5ª carreira – cada 6ª e 7ª laçada.
Continue diminuindo até que restem 17 laçadas nas agulhas de tricô, que precisarão ser unidas com linha e agulha. Esconda a ponta restante do fio no lado avesso. Costure uma costura. O chapéu está pronto.
Gorro (chapéu de meia)
Para criar um chapéu, você precisará de um novelo de lã de 100 g (240 m, 50/50 lã/acrílico), agulhas de tricô retas nº 4 e uma agulha de costura. O gorro é tricotado com carreiras transversais de ponto meia - somente alças frontais. Você precisará montar 50 laçadas nas agulhas de tricô.
Comece a tricotar:
- Na 1ª carreira, tricote todas as laçadas, exceto as cinco últimas, vire o tricô.
- Na 2ª carreira, tricote todas as laçadas como laçadas da frente, mas faça a última laçada da borda em tricô.
- 3ª carreira – tricotar todas as laçadas, exceto as 4 laçadas externas.
- A 4ª e todas as carreiras pares são tricotadas de forma semelhante à 2ª.
- Na 5ª carreira, você precisa deixar 3 laçadas sem tricotar, na 7ª, 2 laçadas permanecem sem tricotar, na 9ª, 1 laçada, na 11ª, tricotar todas as 50 laçadas.
- Em seguida, repita as carreiras 1 a 12 até que o chapéu atinja o volume desejado.
- Feche as alças e costure o chapéu.
Gorro de malha para mulher
Para tricotar este modelo de chapéu, você precisará de um novelo de 100 g de fio (240 m, composição 50/50 – lã/acrílico), agulhas de tricô circulares e retas nº 4. Para o tamanho 54 – 56 cm, você precisará montar 84 laçadas em agulhas de tricô retas. Comece a tricotar o gorro em carreiras viradas usando um elástico comum de 2x2.
Primeira carreira: primeira laçada da borda (ela é removida sem tricotar), depois laçada da frente, depois alterne 2 laçadas meia e 2 laçadas da frente até o final da carreira, que termina com uma laçada meia. 2ª carreira – a primeira laçada é uma laçada de borda, uma laçada em tricô, depois alterne 2 laçadas frontais, 2 laçadas em tricô, termine a carreira com uma laçada de borda, que é tricotada em tricô.
Repita alternando duas carreiras até a 8ª carreira. Linha 8 – diminua duas laçadas tricotando as laçadas 28 e 29 e as laçadas 56 e 57 em uma só. A partir da 9ª carreira, passe a tricotar o gorro em ponto meia, ou seja, tricote exclusivamente com as alças da frente. A partir da 11ª carreira, comece a diminuir.
O tricô de uma carreira começa com uma laçada frontal, as próximas 2 laçadas frontais são tricotadas como uma, 1 frente, 2 laçadas frontais em uma, as próximas 70 laçadas frontais são tricotadas sem mudar, 1 frente, 2 laçadas frontais em uma, termine o tricô da carreira com uma laçada traseira.
A carreira 12 é tricotada sem alterações. Em seguida, tricote as carreiras 13, 15, 17 e 19 de modo semelhante à carreira 11, enquanto o número de laçadas do meio diminuirá gradualmente para a carreira 19, para 60 laçadas, e o número total de laçadas será 64.
Das carreiras 20 a 30, tricote sem diminuir pontos. A partir da carreira 31, mude para tricô circular em ponto meia. Tricotar assim por mais 8 carreiras. Na carreira 39, comece a formar a coroa do cocar: tricote cada 7ª e 8ª laçada juntas. Tricotar a carreira 40 sem alterações.
Na carreira 41, tricotar junto a cada 6ª e 7ª laçada, 42 – sem alterações, na carreira 43 – a cada 5ª e 6ª, carreira 44 sem alterações, na carreira 45 – a cada 4ª e 5ª, carreira 46 sem diminuições, na carreira 47 – a cada 3ª e 4ª laçada junto, 48 sem diminuições, na carreira 49 – a cada 2ª e 3ª, carreira 50 sem diminuições, na carreira 51 – tricotar a cada 2 laçadas em uma, restando 8 laçadas na agulha de tricô.
Aperte as alças restantes. As extremidades superior e inferior do capô podem ser decoradas com pompons.
Padrões e esquemas da moda para tricô
Gorro de malha com padrão de favo de mel
Para um chapéu de 54 cm, você precisará de um novelo de 100 g (240 m, 50/50 lã/acrílico), agulhas de tricô circulares nº 3, uma agulha de tricô adicional e um marcador de tricô. Monte 96 pontos e 1 ponto extra para fechar o tricô em círculo.
Comece a tricotar o gorro com um elástico simples 2x2, no qual as alças da frente devem ser tricotadas atrás da parede frontal da alça, e as alças de trás - atrás das costas. A altura do elástico será de 15 carreiras. A pedido da pessoa para quem o gorro está sendo tricotado, mais carreiras podem ser tricotadas. Neste caso, o chapéu pode ser usado com a lapela dobrada.
Ao tricotar um elástico, na última carreira é necessário aumentar o número de laçadas para que o número resultante de laçadas seja múltiplo de 8. Para isso, tricote duas laçadas frontais em cada primeira laçada frontal do elástico. Comece a tricotar o gorro de acordo com o padrão básico: todas as laçadas serão laçadas frontais. As duas primeiras carreiras devem ser feitas com a superfície frontal.
Na 3ª carreira, as 2 primeiras laçadas devem ser transferidas para uma terceira agulha de tricô adicional na parte de trás do trabalho, tricotar as 2 laçadas seguintes e, em seguida, tricotar as 2 laçadas transferidas. Mais 2 laçadas precisam ser transferidas para uma agulha de tricô adicional na frente do trabalho, tricote as 2 laçadas que as seguem na agulha de tricô e as 2 laçadas removidas. O padrão de 8 voltas está completo. Deve ser repetido até que a linha esteja completa.
As próximas 2 carreiras são tricotadas com a superfície frontal. A 7ª carreira é tricotada de forma semelhante à 3ª, mas na primeira vez as laçadas são removidas antes do trabalho e na segunda vez - atrás do trabalho. Repita o padrão até o final da carreira. Em seguida, repita as carreiras 1 a 8 até atingir a altura desejada. Prossiga para o fechamento da copa do gorro feminino de tricô.
Para este propósito, recomenda-se utilizar a seguinte descrição: Transfira as 2 primeiras laçadas para uma agulha de tricô adicional (com base no padrão resultante na parte de trás ou na frente do trabalho), conecte as 2 laçadas seguintes em uma e, em seguida, conecte as laçadas removidas em uma. Continue até completar a carreira. As próximas 3 carreiras são tricotadas com alças frontais sem diminuir.
Na 5ª carreira de diminuições, tricote as 2 primeiras laçadas em uma só, 1 frente, repita até o final da carreira. As próximas 2 carreiras são tricotadas sem alterações. Linha 8 – tricote cada primeira e segunda laçada em uma só. Passe a linha pelas laçadas restantes na agulha de tricô e aperte, escondendo a ponta da linha. O tricô está completo.
Vídeo: gorro de tricô com agulhas de tricô para mulheres com descrição
Chapéu da moda com trança, assista à técnica de tricô no vídeo:
Gorro feminino de primavera, veja o padrão de tricô:
Obrigado pelo artigo útil e interessante!
Mulheres que estão acostumadas a estarem elegantes em qualquer clima provavelmente sabem que um chapéu exclusivo feito à mão é um acessório quente indispensável. É para a criação de coisas tão exclusivas que existem os gorros de tricô para mulheres.