A técnica de crochê tem uma característica muito atraente: com sua ajuda você pode criar coisas não apenas bonitas, mas também práticas. Até mesmo tricoteiras iniciantes podem fazer pequenos acessórios, artesanatos para interiores ou presentes usando padrões de crochê simples.
Fazendo um broche
A vantagem dos pequenos artesanatos decorativos é sua versatilidade. Dependendo do esquema de cores e do estilo, os broches são adequados tanto para adultos quanto para crianças.
Recomendações gerais para fazer pequenos acessórios:
- escolha fio fino e agulha pequena;
- tente tricotar o mais apertado possível;
- esconda cuidadosamente as pontas dos fios (para que não fiquem para fora ou saiam pela frente);
- trabalhe cuidadosamente a parte de trás do produto;
- aperte bem o fecho para que o broche fique fixo no alfinete sem se mover.
Apesar do baixo custo do fio acrílico, você não deve usá-lo para tricotar broches. Acessórios feitos de algodão, microfibra, poliamida ou náilon ficam muito melhores. Se você precisa fazer um broche com fios fofos, precisa escolher apenas material de alta qualidade.
Fios macios de mohair, angorá, alpaca ou uma mistura contendo no máximo 50% de acrílico ou outra fibra artificial servem. Decoração feita com fios duros e espinhosos, com pelo desagradável ao toque, não terá a melhor aparência.
Existem vários tipos de fechos de broche e todos eles são adequados para acessórios de malha. Se você escolher um alfinete com base plana (com furos para fixação), ele precisará ser costurado na parte de trás do broche. No caso de o tricotador encontrar um alfinete preso a um copo de metal convexo (sem furos), o broche e o fecho terão que ser conectados com cola quente.
Uma das maneiras mais fáceis de criar um broche é fazer uma flor em relevo, para isso você precisará de:
- 10-20 g de fio (metragem ideal 550-600 m/100 g);
- anzol nº 1 ou nº 1.2;
- tesoura afiada;
- agulha de tamanho médio;
- e fecho.
Além disso, você pode precisar de uma pistola de cola e cola de silicone para prender o fecho. Às vezes, o fecho é preso a um pedaço redondo de tecido, previamente colado na parte de trás do broche. Esse círculo pode ser cortado de lã, veludo ou outro tecido que não desfie quando cortado.
Como tricotar uma flor volumétrica:
- Monte uma corrente de alças de ar (CAL) com pelo menos 30 cm de comprimento. Quanto maior for, mais exuberante será a flor.
- Tricotar 3 carreiras de acordo com o padrão, tomando cuidado para não esticar os pontos e as laçadas.
- Corte o fio, prenda as pontas dos fios no início e no fim do tecido.
- Lave a peça de trabalho, deixe-a secar desdobrada, passe-a a vapor com um ferro (não coloque o ferro sobre o tecido, apenas aproxime-o o máximo possível e borrife-o com vapor).
- Enrole um pequeno pedaço da tira e dê alguns pontos com uma agulha para que o rolo não desenrole. Depois, enrole a tira inteira formando um rolo grande em várias etapas. Costure cada etapa.
- Ao finalizar o trabalho, dobre a borda do tecido para o avesso do broche e fixe-o nessa posição.
- Se a parte de trás do produto estiver limpa, você pode simplesmente costurar ou colar o fecho. Nos casos em que a parte de trás do broche precisa ser coberta, lã ou outro tecido grosso serão úteis.
Um círculo deve ser cortado do tecido (que esconderá tudo o que a tricoteira não quer mostrar aos outros) e colado ou costurado na parte de trás do broche. Em seguida, prenda o fecho neste círculo.
Vale ressaltar que o círculo pode ser feito com o mesmo fio usado em todo o broche. Se o produto final estiver muito mole e não mantiver o formato, ele pode ser mergulhado em uma solução de gelatina. Depois o broche deve ser bem torcido e seco, dando-lhe o formato desejado.
Outra maneira de tricotar um broche é fazer uma peça assimétrica, sem um formato específico.Este poderia ser um conjunto de círculos tricotados do mesmo tamanho, complementados com miçangas e lantejoulas.
Um elemento grande combinado com outros pequenos também fica bem. Para conectar as peças, você pode usar um suporte feito de tecido grosso ou simplesmente costurar todas as peças e prender um fecho na parte interna.
Os padrões de crochê para iniciantes ajudarão você a tricotar o círculo mais simples usando pontos baixos (PB). Pequenos pedaços de lã são úteis para esse tipo de decoração, então fazer broches ajudará você a usar retalhos desnecessários.
Pegadores de panela
Uma ideia mais comum, mas não menos interessante e útil, é tricotar pegadores de panela para cozinha. Esses itens podem ser bem simples ou decorados com decoração adicional.
Somente fios naturais são adequados para fazer luvas de cozinha, de preferência algodão ou linho. Isso ocorre porque o acrílico e outras fibras sintéticas podem derreter ou queimar quando em contato com utensílios de cozinha quentes.
Ao contrário de pequenos acessórios, os pegadores de panela serão convenientemente tricotados com fios grossos (com uma metragem de 200-250 m/100 g). Para trabalhar com esse fio, você deve preparar a agulha nº 3 ou nº 4. Se a artesã tricota muito apertado, ela pode até precisar da agulha nº 5.
Este conjunto de ferramentas e materiais pode ser suficiente para criar pegadores de panela simples de camada única, mas para um modelo mais complexo você também precisará de uma agulha e tecido grosso.
Como tricotar um pegador de panela:
- Escolha qualquer padrão sólido sem furos grandes e marque o número de pontos para um tecido de 15-20 cm de largura. O número de pontos na corrente é determinado após tricotar uma amostra de controle ou calculado aproximadamente.
- Tricotar o tecido uniformemente até uma altura de 15-20 cm a partir da corrente de montagem. Você pode adicionar listras de uma cor ou padrão diferente.
- Faça o acabamento da encadernação, processe todas as bordas do quadrado com STBN. Nos cantos é necessário fazer 3 pb a partir de uma laçada de base.
- No último canto, faça uma laçada: tricote 30-40 VP e, em seguida, prenda o último VP ao primeiro. Para deixar o laço mais forte, você pode amarrá-lo com pontos baixos (em cada VP, faça um pb).
- Corte o fio, prenda as pontas, lave e seque a peça.
É assim que o pegador de panela mais simples é tricotado. Para obter um produto mais denso, você pode tricotar 2 dessas peças e costurá-las, colocando um quadrado de tecido (fleece, flanela ou outro material) entre elas. Neste caso, a alça para pendurar o pegador de panela deve ficar em apenas uma parte.
Seguindo padrões simples que consistem em alças de ar, pontos altos duplos e simples, você pode tricotar um item em formato de hexágono.Você também pode usar sobras de fios para fazer pegadores de panela., o que ajuda a se livrar de pequenas bolas desnecessárias. Se você quiser decorar o produto, pode usar apliques ou fazer bordados.
Capa para almofada térmica
Mesmo com habilidades básicas de crochê, é muito fácil fazer uma capa durável para uma bolsa de água quente de borracha. As capas tornam as almofadas térmicas mais macias, retêm o calor por mais tempo e também protegem a pele do contato com a borracha muito quente.
Os padrões de crochê para iniciantes ajudarão a tornar a almofada térmica mais interessante e bonita. Qualquer padrão é adequado para esse produto: desde colunas regulares (com ou sem laçadas) até vários padrões vazados.
Você pode usar absolutamente qualquer fio para a capa. Como o tecido não entra em contato com fogo ou objetos muito quentes, até mesmo materiais totalmente sintéticos são adequados. O principal critério na escolha do fio deve ser sua aparência e as sensações táteis da artesã.
Almofadas térmicas podem ser aplicadas em partes expostas do corpo, por isso é melhor que a capa seja macia e não cause picadas. A espessura do fio pode ser qualquer, mas vale entender que o produto será tricotado muito mais rápido com fios grossos.
Para inserir uma almofada térmica na capa, uma de suas bordas deve estar aberta (inferior ou superior). Se a tricotadora escolher a primeira opção, ela deve deixar a borda inferior do tecido aberta (não costurá-la). Depois, ao fazer a costura, você precisa tricotar um picô de 5 a 6 laçadas de um lado e costurar botões do outro.
Alternativamente, você pode usar velcro ou botões de pressão. A segunda opção é mais simples: basta tricotar um pedaço retangular de tecido com uma altura que exceda o tamanho da almofada térmica em 10-15 cm. Costure a borda inferior. Depois que a bolsa de água quente é colocada dentro da capa, o tecido de malha é enrolado em volta do gargalo da bolsa de água quente e amarrado com um cordão ou fita.
A capa pode ser tricotada em 1 ou 2 peças, no primeiro caso o tricô será feito em carreiras circulares (fecho na parte inferior):
- É necessário discar o CVPt, que em comprimento corresponde à circunferência da almofada térmica.
- Tricotar a 1ª carreira com o padrão escolhido. Deve haver um ponto baixíssimo no final de cada carreira circular. Para iniciar uma nova carreira, você deve fazer alças de elevação (dependendo do padrão, elas podem ser de 2, 3 ou 4 VP).
- Em seguida, tricote uma parte plana do tecido.
- Para estreitar o tecido, é necessário encurtar as colunas de cada fileira em dois pontos com distância igual entre si.
- Em seguida, você precisa adicionar laços novamente, certificando-se de que os contornos da capa correspondam aos contornos da almofada térmica.
- Corte o fio, deixando uma ponta longa, costure as bordas do tecido, esconda o fio.
- Retorne à parte inferior da capa: amarre uma borda com pontos baixos e faça alças para botões na outra.
- Costure os botões e coloque as pontas para dentro.
Caso a artesã ache mais conveniente trabalhar em carreiras retas e viradas do que em círculos, ela terá que tricotar 2 peças separadas. Você pode costurá-las por dentro ou por fora (para criar uma nervura volumosa).

A capa finalizada deve ser lavada e seca desdobrada. Se o tecido estiver irregular e ainda não estiver perfeito após a lavagem, você pode passá-lo a vapor com um ferro de passar. Dependendo do gosto da pessoa para quem a capa está sendo tricotada, o produto pode ser decorado com bordados ou apliques.
Brinquedos para iniciantes: modelos de brinquedos fáceis e simples
As tricoteiras muitas vezes pegam a agulha de crochê justamente para criar brinquedos. Hoje em dia, essa é uma tendência extremamente popular, vários padrões para criar brinquedos amigurumi de crochê permitem que até mesmo iniciantes criem facilmente um produto bonito e atraente na primeira tentativa.
Os brinquedos mais fáceis de tricotar são aqueles que lembram o formato de uma bola. Eles podem ser de tamanhos completamente diferentes e representar qualquer animal: gatos ou cachorros, ursos, vários pássaros.
Para este trabalho você precisará de:
- Fios de várias cores de espessura média (algodão, lã ou mistura desses materiais com acrílico). É desejável que todos os fios coloridos sejam do mesmo tipo.
- Um anzol do tamanho apropriado.
- Agulha e tesoura afiada.
- Penugem sintética ou outro enchimento (nunca algodão).
- Olhos e decorações diversas (contas, lantejoulas, miçangas).
O corpo é quase sempre executado de acordo com um algoritmo:
- Um pequeno círculo plano (3-5 cm de diâmetro) é tricotado com aumentos de 6 pontos em cada carreira.
- Em seguida, são realizados vários aumentos na carreira (a cada 2ª carreira).
- Um certo número de linhas são completadas uniformemente (sem aumentos).
- Nesta fase, eles começam a colocar o enchimento dentro da peça. À medida que você tricota, adicione mais para que o brinquedo fique bem preenchido.
- Em seguida, comece a diminuir as laçadas em 6 pontos (primeiro a cada duas carreiras e depois em cada carreira).
- Quando todas as colunas estiverem fechadas, o fio é cortado e o rabo é escondido dentro do brinquedo.
Para fazer os detalhes do brinquedo, geralmente é usado um padrão de tricô circular. É adequado para fazer olhos, asas, barriga, orelhas.
Muitas crianças gostam de levar brinquedos de tricô para a escola, então faz sentido prender um mosquetão para chaveiros na parte superior do produto.
Neste caso, os acessórios devem ser adquiridos com antecedência e deve-se tomar cuidado para que fiquem firmemente fixados ao tecido de malha.
Itens de malha simples
Roupas de malha estão se tornando cada vez mais populares a cada ano, então até os itens mais simples parecem modernos e relevantes.
Os padrões de crochê para iniciantes permitem que eles façam tops de verão e túnicas de praia, blusas e vestidos, suéteres e suéteres quentes, cardigans e acessórios por conta própria. Para começar, você pode praticar em peças infantis de tamanho pequeno, mas se quiser, deve começar imediatamente a fazer roupas adultas de tamanho normal.

As blusas de verão são as mais fáceis de tricotar, pois não têm gola nem mangas. Graças à moda moderna, os tops nem precisam ser ajustados. Isso simplifica o trabalho o máximo possível, pois é na hora de adicionar e diminuir pontos que os tricoteiros iniciantes têm mais dificuldades. No entanto, as amantes de silhuetas ajustadas ainda podem destacar as vantagens de sua silhueta.
Um top regular pode exigir de 200 a 500 g de fio. O consumo depende da espessura do fio e do tamanho do produto. Uma das etapas mais importantes do trabalho é o cálculo de colunas e linhas usando uma amostra de controle. Usando a agulha selecionada, você deve tricotar um pedaço de tecido de aproximadamente 10 cm de largura e altura. Neste caso, é importante utilizar o padrão que então predominará no produto.
A amostra resultante deve ser lavada e seca (ela deve ser lavada da mesma forma que a parte superior será lavada posteriormente). Agora você pode medi-lo e calcular quantas colunas existem por 10 cm de largura e quantas linhas existem por 10 cm de altura. Por exemplo, você obtém 15 pontos e 9 carreiras, isso é chamado de densidade de tricô.
Agora você precisa tirar as medidas da pessoa que usará a blusa de malha. Você precisa descobrir a circunferência do peito, quadris e cintura, e também determinar a profundidade do decote e das cavas. Se a parte superior for uniforme, das 3 primeiras medidas você deve escolher a maior e adicionar de 5 a 15 cm a ela para facilitar o ajuste.
Se o produto for ajustado, será necessário adicionar centímetros adicionais a cada medida. Em seguida, você precisa construir um padrão em tamanho real ou pelo menos fazer um desenho técnico em um caderno.
Ao fazer crochê, usar um padrão é muito conveniente - você pode fazer isso sem cálculos detalhados, aplicando o tecido ao padrão, adicionando e subtraindo colunas.
Neste caso, você só precisa calcular o comprimento da borda da composição. Para fazer isso, você precisa multiplicar o comprimento da parte em centímetros pelo número de pontos em 10 cm e dividir tudo por 10. Por exemplo, 36 cm x 15 pontos / 10 = 54 pontos. Isso significa que com uma densidade de tricô de 15 pontos por 10 cm e uma largura da peça de 36 cm, para começar a tricotar você precisa montar uma corrente de 54 VP.
Os padrões de crochê para iniciantes geralmente são bem simples, então adicionar e diminuir pontos será fácil. Para estender a carreira, você precisa tricotar o primeiro pb na base das alças de elevação, e o último pb deve ser dobrado (faça 2 pb com uma base). A redução das colunas é realizada da mesma forma (2 pb são tricotados com um topo comum).
Embora muitas descrições não insistam no acabamento das peças, o acabamento das bordas abertas com StBN sempre dá à peça um aspecto finalizado. Além disso, colunas firmemente conectadas permitem que você esconda quaisquer deficiências feitas no trabalho.
Por exemplo, se o decote ou as cavas forem chanfrados e forem criados degraus acentuados ou se a linha de transição entre as listras coloridas for muito visível, um acabamento de cor única suavizará essa falha.
Se desejar, você pode até fazer várias carreiras de viés para criar uma borda larga ao redor do decote. Mas neste caso, você terá que regular o número de colunas nas últimas linhas: elas precisarão ser reduzidas sistematicamente para que a borda não fique saliente.
Dependendo das preferências da tricoteira, ela pode escolher qualquer padrão para fazer um top de crochê. Iniciantes podem trabalhar com sucesso tanto com peças densas quanto vazadas. Peças tricotadas com um padrão sólido estão prontas para uso após lavagem e secagem.
Para usar peças vazadas, você precisa escolher uma parte de baixo (de preferência de cor sólida) ou costurar um forro. A opção mais versátil são tops simples em preto e bege. Você pode comprá-los em muitas lojas ou costurá-los você mesmo e usá-los com diferentes peças de tricô.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeos de tricô para iniciantes
Padrões de crochê para iniciantes - como ler:
Primeiro, não entendo nada e, segundo, não sei tricotar 🤬