Nas mãos habilidosas, a juta adquire a elegância da mais fina filigrana, materializada em produtos originais, cujos desenhos você mesmo pode criar.
O que é filigrana de juta
A filigrana de juta é uma das técnicas mais simples para criar belos itens vazados e objetos decorativos a partir de cordão de juta e cola. entrelaçando-os e combinando-os em composições únicas.
Estênceis, diagramas de padrões e esboços ajudam iniciantes a entender o processo e começar a fazer itens simples de filigrana de juta.
Em termos simples, a filigrana de juta são padrões feitos de cordão de juta e presos com cola. Os artesanatos de juta são feitos com pinças ou dedos, os artesanatos são muito leves e graciosos, e a aparência lembra renda de arame, decorada com pedras, miçangas e strass.
O que você precisa para trabalhar com juta
Os materiais e ferramentas necessários podem ser comprados em qualquer loja de ferragens.
A tabela mostra uma lista de acessórios para trabalhar com filigrana:
Fabricação de produtos pelo método da filigrana de juta | |
Materiais | Ferramentas |
|
|
Dicas úteis para escolher fios
Você pode escolher qualquer fio para criatividade. Podem ser fios e cordas comuns feitos de materiais naturais de diferentes espessuras.
Para fazer itens coloridos, os artesãos sugerem tingir previamente o mesmo cordão de juta, assim todo o trabalho ficará em um único estilo. Os fios são tingidos mergulhando-os em tinta acrílica ou branqueados até a cor desejada com uma solução de água sanitária doméstica.
A corda de juta tem algumas desvantagens inerentes aos materiais naturais: ela absorve umidade e é propensa a apodrecer. Portanto, para fazer produtos apresentáveis, são usados análogos de juta, como cordão de Manila e barbante de linho. A corda de Manila é mais forte que suas similares e não absorve água. A característica distintiva do cordão de linho é que ele é macio e maleável.
Técnicas básicas de tecelagem para iniciantes
Recomenda-se começar a criatividade estudando elementos básicos simples, aprendendo a fazer diferentes tipos de laços, cachos, folhas, caracóis. Um elemento frequentemente usado é o loop. Ele pode ser vazio no centro ou preenchido com padrões feitos de fios. O laço pode ter um topo arredondado, afiado ou pontiagudo.
Outra habilidade importante que um iniciante precisa dominar é fazer fitas de juta coladas a partir de vários fios. Para fazer isso, aplique cola no oleado com um comprimento igual ao comprimento dos fios cortados, distribua com um palito e coloque os fios (geralmente 3 pedaços) bem próximos uns dos outros.
Sem deixar a cola secar, a peça de trabalho é separada do filme e cuidadosamente alisada com os dedos em todo o seu comprimento, do início ao fim. Após a secagem, a fita fica densa e elástica.
A filigrana de juta e seus elementos fáceis de fazer permitem que você crie qualquer produto, cujos desenhos você mesmo pode fazer, usando sua imaginação, dicas de livros ou da Internet.
Tecnologia de filamento de juta
Para começar, você precisa aplicar um padrão no papel ou pegar um estêncil pronto. Coloque a folha com o estêncil em um saco de arquivo transparente. O padrão de juta é disposto na superfície do oleado e fixado com cola.

As etapas para fazer filigrana podem ser descritas sequencialmente da seguinte forma:
- A cola é aplicada ao elemento do padrão finalizado, coberto com filme e distribuído com um palito ou agulha de tricô. Não deve haver muita cola, caso contrário o elemento será difícil de fixar e levará muito tempo para secar. Outra técnica envolve aplicar cola diretamente no fio.
- Usando uma pinça, disponha o cordão de juta sobre o desenho. Não é necessário cortar o fio com antecedência, é melhor completar o elemento e cortar o fio na diagonal na ponta com uma tesoura pequena. O corte oblíquo ficará invisível e se misturará harmoniosamente com o elemento.
- O padrão finalizado (produto) é tratado com uma solução aquosa de cola PVA, deixado secar, separado do filme, envernizado ou, se desejado, pintado com tinta acrílica.
Recomendações para criação de estênceis
É mais conveniente aplicar os padrões em papel A4 e inseri-los em um arquivo do mesmo tamanho. O material do pacote de arquivos é conveniente para a criatividade porque não se desloca, não enruga e fixa bem os padrões.
Para fazer um estêncil você precisará de um pouco de imaginação e:
- papel limpo;
- lápis e caneta hidrográfica.
- apagador.

Recomendações para criar um estêncil:
- Se você não tiver nenhuma ideia no primeiro estágio, você pode estudar livros com padrões ou exemplos na Internet. Depois de conhecer os elementos básicos, criar seu próprio desenho não será difícil.
- É aconselhável que iniciantes desenhem os padrões com um lápis e, se necessário, os corrijam apagando detalhes desnecessários. Trace o molde finalizado com uma caneta hidrográfica.
- Se você planeja fazer uma estrutura tridimensional com espessura de um fio, o padrão deve ser mais denso para aumentar a resistência do futuro produto. Se forem utilizadas fitas de juta, a renda pode ficar mais arejada, pois as fitas proporcionam rigidez suficiente.
- As linhas devem ser desenhadas de forma clara e com uma linha grossa para que o estêncil fique claramente visível através do oleado.
- Ao criar um estêncil, os mestres usam o princípio da simetria, que é mais atraente ao olho humano. Mas você pode criar imagens seguindo sua ideia. O princípio principal é a harmonia.
Ideias para artesanato em juta
A filigrana de juta (os designs dos produtos e as master classes serão apresentados mais adiante no artigo) é a base para a criação de todos os tipos de itens decorativos e domésticos.
Itens feitos usando o método de filigrana podem servir como um presente original para feriados e comemorações. Pintadas com ouro ou prata, as obras parecerão produtos de metal trançado vazado.
Exemplos de produtos que podem ser feitos utilizando a técnica de tecelagem de juta:
- guardanapos vazados;
- porta-copos para pratos quentes e canecas;
- porta-guardanapos;
- caixas;
- cestos decorativos;
- molduras para fotos e espelhos;
- abajures;
- elementos decorativos em forma de borboletas, penas, libélulas, flores.
Desenhos, esquemas de padrões
Uma grande variedade de padrões e modelos para criatividade em filigrana ajudará todos a encontrar uma opção adequada. Os padrões utilizados podem ser complementados com elementos próprios, assim o produto adquirirá maior originalidade.
Master classes e esboços de produtos na técnica de filigrana de juta para iniciantes
A filigrana de juta (os designs dos produtos são feitos com base em elementos básicos) é um trabalho que exige paciência e perseverança, mas traz resultados surpreendentes.
Pena
Uma pena pode ser um presente original que carrega o significado de talismã ou amuleto. Uma pena de filigrana decorada com strass combinará harmoniosamente com o interior.
Para trabalhar você precisará de ferramentas e materiais:
- cordão de juta;
- cola;
- tesoura;
- papel, arquivo, caneta;
- decoração em forma de hemisférios de mármore.
Andamento do trabalho:
- Uma imagem de uma pena de pavão no formato de uma gota longa e alongada deve ser aplicada na folha de papel. No topo, você precisa deixar espaço para as bolinhas de gude.
- Primeiro, contorne o contorno com 2 camadas de fio de juta. A cola pode ser aplicada no oleado ou usada para lubrificar as roscas.
- Da borda inferior (canto) até o local onde as bolinhas de gude estão fixadas, coloque a haste da pena, reforçando-a com 2 a 3 fileiras de fios.
- Desenhe um caracol feito com fios de cor clara, onde a decoração de vidro será fixada.

- Corte o barbante em 8 pedaços, cada um com 8 cm de comprimento, e torça-os em forma de caracóis. Eles emoldurarão o topo da pena ao longo do contorno interno.
- A partir de 6 fios, forme partes em forma de cacho com haste longa, que preencha o espaço do canto inferior até a base expansiva em ambos os lados. Disponha os elementos com a haste em direção ao eixo da pena e a curva em direção à borda externa.
- Cole bolinhas de gude no centro, preenchidas com fios brancos.
- Seque a pena e separe-a do filme.
- Remova o excesso de cola usando uma agulha de tricô quente.
Guardanapo quente
Você pode fazer guardanapos para sua própria decoração ou para presentear.
Para trabalhar você precisará de:
- corda de juta;
- cola;
- tesoura;
- papel, arquivo, caneta.

Sequência de ações:
- Para funcionar, é preciso fazer fitas de juta, pois o produto deve ser grosso o suficiente. Ou faça 2 peças idênticas e depois cole-as.
- Transfira o padrão que você gosta para o papel. Muitas vezes os guardanapos são feitos em formato de flores. Coloque a folha com o estêncil no arquivo.
- A partir das fitas de juta prontas, comece a dispor os elementos grandes. Para evitar que as peças se movam, é preciso segurá-las por algum tempo, pressionando-as contra o filme.
- Após formar a base, prossiga com a colagem dos elementos de enchimento.
- Cubra completamente o guardanapo acabado com uma solução de cola PVA diluída em água na proporção de 1:1.
- Deixe o produto secar.
- Separe o guardanapo do filme.
- Se desejar, pinte com tintas acrílicas.
Porta-guardanapos
Um porta-guardanapos de juta pode ficar muito apresentável se você usar fios de diferentes tons ou cores.
Ferramentas e materiais:
- cordas de cores diferentes. Você pode usar fios de juta escuros e claros, isso dá ao produto um aspecto nobre;
- Cola Titan;
- tesoura;
- papel, arquivo, caneta;
- palito;
- pinças.
Fazendo um porta-guardanapos:
- Faça o fundo. Para isso, é utilizada uma fita de juta feita de 3 fios. Torça 20 anéis idênticos, enrolando a fita em 3 fileiras de 1,5 cm de diâmetro. Coloque-os sobre o filme em 2 fileiras. Deixe secar um pouco e cole 3 fileiras de fita de juta ao longo do contorno.
- As paredes frontal e traseira do porta-guardanapos são criadas separadamente. Eles podem ser iguais ou diferentes em padrão e tamanho.
- As paredes também são formadas por uma tira de juta. Cachos e caracóis são fáceis de torcer usando pinças finas.
- Seque os elementos e cole-os na base. Pinte com tinta acrílica, se desejar. Decore as áreas cacheadas com strass de vidro ou plástico.
Borboleta de renda
A borboleta pode ser usada como decoração para cortinas, painéis, filtros dos sonhos ou como enfeite de cabelo. Para fazer isso, você precisa escolher um desenho adequado, transferi-lo para o papel e começar a trabalhar.
Ferramentas que você precisará:
- barbante de juta;
- cola;
- tesoura;
- papel, arquivo, caneta.
Sequência de trabalho:
- Você pode usar linhas coloridas para criar a borboleta.
- Aplique cola no contorno do desenho e trabalhe cuidadosamente no contorno com uma camada dupla.
- Passe para os elementos internos e, primeiramente, crie padrões grandes a partir de fios do comprimento necessário.
- Preencha o espaço com pequenos elementos aleatórios. O principal é manter a simetria.
- Cubra o produto acabado com uma solução de cola PVA e coloque-o sob uma prensa para secar por 6 horas.
- Separe a borboleta do filme.
- Para usar como decoração de cabelo, cole a borboleta em um grampo ou elástico.
Placa
Qualquer placa pode ser usada como base para produção. O padrão do prato não precisa ser simétrico, então você pode improvisar. Qualquer padrão que você goste serve. Para fazer isso, você precisará de um conjunto padrão de ferramentas, filme plástico e um prato.
Sequência de ações:
- Cole o estêncil no prato. Se você não estiver usando um estêncil em seu trabalho, simplesmente cubra a superfície da placa com filme plástico. O padrão pode ser disposto na parte interna ou externa do prato.
- Trabalhe bem as bordas do produto, dispondo o fio em várias camadas.
- É melhor começar a decorar o prato pelo meio. Cole os cachos e outros elementos com cola transparente e prenda bem. Você pode usar transições de tons de linha.
- Preencha toda a superfície do prato com padrões e deixe secar.
- Separe a placa vazada da base. Remova o excesso de cola com uma agulha de tricô quente.
- Se desejar, decore a superfície com miçangas e pedras decorativas.
Porta guardanapos. Masterclass para iniciantes
É muito fácil fazer um porta-guardanapos de filigrana. Esses produtos simples são recomendados para artesãs iniciantes.
Lanterna
A filigrana de juta (os designs dos produtos podem ser ajustados com base nas imagens já finalizadas) permite que você crie até mesmo produtos como uma lanterna de jardim. Este é um design bastante complexo que exige tempo e paciência.
Para fazer isso você precisará de uma estrutura de arame coberta com fios de juta. A lanterna é composta por uma base, paredes laterais e uma tampa. Todos os elementos exigem consideração cuidadosa. Então a lanterna se tornará uma verdadeira obra de arte.
Materiais e ferramentas necessários:
- diâmetro do fio 2 mm;
- cordão de juta;
- Cola Titan;
- pistola de cola com haste de silicone;
- tesoura, pinça, agulha de tricô de metal.
Andamento do trabalho:
- Para a estrutura, corte os seguintes elementos de arame: 4 pedaços para as nervuras laterais, 4 pedaços para as nervuras superiores e 4 pedaços para as inferiores. A lanterna pode ter diferentes alturas e larguras, por isso é feito um diagrama com as dimensões com antecedência. Para a tampa, você também precisará de 4 pedaços do mesmo comprimento, eles podem ser feitos ligeiramente curvados.
- Enrole todos os elementos da estrutura com cordão e cole-os usando uma pistola de cola.
- Para decorar as paredes, o fundo e a tampa, você precisará fazer estênceis e dispô-los com um padrão de juta separadamente. As paredes podem ser completamente cobertas com orifícios, ou você pode apenas fazer uma moldura ao redor do perímetro. A tampa é decorada da mesma maneira.
- Seque bem os elementos acabados e cole-os na base com uma pistola de cola.
- Se desejar, pinte a lanterna e decore-a. Como decoração, você pode usar borboletas ou penas, cujas master classes estão descritas acima.
Cinto
O estilo de juta será um ótimo complemento para roupas jeans.
Para trabalhar você precisará de:
- juta de 2 cores (natural e branqueada);
- fivela de cinto;
- Cola Titan;
- tesoura.
Fazendo um cinto:
- Faça fitas de juta com 4 fios (2 fios claros no meio e 2 fios escuros nas bordas). As fitas não devem ser muito rígidas, então você não precisa usar muita cola.
- Prenda as pontas das fitas na fivela. O número delas depende do tamanho da fivela. Fixe a junta com cola. Se o comprimento das fitas não for suficiente, elas podem ser estendidas.
- A tecelagem é feita usando qualquer um dos métodos usados na tecelagem de macramê.
- Quando atingir o comprimento desejado, corte as fitas, dobre-as e prenda-as com cola.
Moldura para espelho
Qualquer pedaço de vidro espelhado pode ser transformado em um novo item usando filigrana de juta. Os materiais necessários são os mesmos: juta, estêncil, cola, oleado e tesoura.
Execução da obra:
- Cubra a superfície traseira do espelho com corda de juta, começando pelo meio e preenchendo todo o espaço em um círculo.
- Coloque o cordão de juta em 3 fileiras ao longo do contorno do espelho. Cubra tudo cuidadosamente com cola.
- Coloque o espelho sobre o oleado e aplique cola ao redor da circunferência do oleado. Coloque 4 fileiras de cordão. Deixe secar um pouco e coloque a mesma segunda camada de fios sobre a primeira camada.
- Separe o espelho do filme e remova o excesso de cola.
- Cole uma fita de 3 fios de juta ao longo do contorno externo.
- Decore o espaço da moldura com hemisférios de pérolas.
- No oleado, coloque elementos padronizados idênticos usando um estêncil, que, após a secagem, precisam ser fixados ao longo do contorno da moldura do espelho usando uma pistola de cola. Você precisa fazer elementos suficientes para que eles preencham completamente o círculo.
Apanhador de Sonhos
Um apanhador de sonhos é uma decoração popular para interiores modernos e também pode ser um presente original. É feito em uma estrutura redonda enrolada com fios. O diâmetro do anel pode ser qualquer. Para trabalhar você precisará de um cordão (pode usar cores diferentes), um estêncil, uma lima, cola, tesoura e pinça.
Para fazer um apanhador de sonhos, você pode usar qualquer estêncil de guardanapo redondo como base. Após finalizar o molde utilizando o estêncil, seque o produto e cole-o no anel. Cole um laço de fita de juta no topo do filtro dos sonhos. Decore o fundo com cordões, enfiados em miçangas e penas. Penas também podem ser feitas de cordão.
Flores
Flores feitas no estilo filigrana podem ser uma peça independente de arte decorativa ou um elemento incluído em uma composição. A técnica de formar padrões de fios em um estêncil é usada para produção.
Você pode fazer cada pétala separadamente e depois colá-las para criar uma flor tridimensional. Ou faça o molde em uma única peça, e então a decoração pode ser usada como um guardanapo ou uma almofada térmica.
Cestas
Cestas para doces e frutas vão decorar qualquer interior. Você pode usar qualquer recipiente fundo como base. Para tornar a estrutura mais durável, você pode decorar qualquer prato e deixá-lo dentro sem remover a decoração de juta.
Para trabalhar você precisará de:
- fios de cores diferentes ou do mesmo tom;
- cola;
- estênceis;
- filme plástico;
- tesoura.
Execução da obra:
- Cole o estêncil no recipiente e embrulhe-o em filme plástico.
- Faça um contorno de 6 a 8 fios ao longo das bordas da cesta.
- Comece a desenhar o padrão com figuras grandes e depois preencha os espaços com cachos menores.
- Depois que o design estiver concluído, trate o produto com uma solução de cola PVA e seque bem.
- Retire a cesta da base e retire o filme. Corte o excesso de cola ou remova-a com uma agulha de tricô quente.
- Faça uma alça com fita de juta e cole-a na base da cesta com uma pistola de cola.
Floco de neve
Em antecipação às férias de Ano Novo, você pode criar flocos de neve vazados junto com seus filhos. Para fazer isso, você precisa imprimir vários estênceis de uma vez e anexá-los aos arquivos.
Ao fazer flocos de neve, é preciso tomar cuidado com as mãos das crianças. Para garantir que a cola seja facilmente removida dos seus dedos, lubrifique as mãos com creme comum. Flocos de neve de filigrana podem ser decorados com glitter e pendurados em uma árvore de Natal ou usados para decorar um interior. Para fazer isso, você precisa colar um laço em cada peça.
Torre Eiffel
A filigrana de juta (os desenhos dos produtos podem ser impressos em uma impressora) da Torre Eiffel é criada em várias etapas e exige a adesão aos esquemas de cada elemento.
Como fazer a Torre Eiffel:
- Forme a estrutura da torre com arame grosso. Todos os elementos devem ser medidos com precisão, enrolados com cordão e colados.
- Coloque a decoração das paredes laterais da estrutura da torre sobre os estênceis e deixe secar bem.
- Use cola para fixar elementos decorativos na moldura.
Sombra
Esse produto decorativo encherá a casa com calor e conforto especiais.
Para fazer um abajur para um abajur de mesa, prepare:
- estênceis para abajur;
- cordão de juta;
- base para a lâmpada;
- filme de polietileno;
- Cola PVA ou Titan;
- tesoura, régua, agulha de tricô de metal, pinça.
Sequência de execução:
- Para o abajur, faça uma estrutura de arame para 9 elementos idênticos de acordo com o estêncil. Pode haver mais ou menos elementos, dependendo do diâmetro do abajur.
- Enrole a moldura com fios e cole-a no filme. Comece a formar os moldes internos, dispondo-os sequencialmente com um cordão e fixando-os com cola.
- Separe as estruturas finalizadas do filme e conecte-as usando uma pistola de cola. Decore as juntas com fita de juta.
- Fixe o abajur pronto na base do abajur.
Caixa vazada
Para tornar a caixa durável, é melhor fazê-la com fita de 3 fios. Use cola Titan para o trabalho.
Procedimento para execução do trabalho:
- Para a base da parte superior e inferior da caixa você precisa fazer 2 anéis. Para isso, você pode usar um balde de plástico para maionese. Coloque a fita de juta em 3 fileiras na parte mais larga do balde, deixe secar e retire o anel da base. Faça 2 anéis idênticos.
- Faça cachos e pétalas com a fita e disponha-os simetricamente no anel inferior.
- Cole o segundo anel em cima.
- Faça o fundo. Para fazer isso, estenda o barbante na lima, começando do centro em círculo até tamanhos iguais ao diâmetro do anel inferior.
- Cole a parte inferior no anel inferior da caixa.
- Para fazer uma tampa, você precisa fazer um anel com um diâmetro menor que o diâmetro da caixa. Para fazer isso, pegue o mesmo balde e enrole a fita em 6 fileiras em um local mais estreito.
- No centro do anel da tampa, coloque um padrão de pétalas em várias fileiras, diminuindo gradualmente seu tamanho. Cole o caracol no centro do molde e prenda a alça neste lugar.
A técnica de criação de produtos no estilo filigrana de juta é fácil de executar e acessível a todos. Para fazer isso, você precisa estudar a formação dos elementos básicos e aprender a colá-los para criar padrões vazados.
Vídeo sobre filigrana de juta
Filigrana de juta - desenhos, esquemas:
A filigrana de juta fica muito bonita se você inicialmente branquear o torniquete. Experimente, você não vai se arrepender! É feito de forma muito simples:
1. Primeiro, você precisa despejar água sanitária em um pequeno recipiente de modo que ela cubra completamente o juta.
2. Em seguida, você precisa cobri-lo completamente com algum tipo de tampa, talvez apenas papel alumínio simples. E deixe assim por 20 minutos.
3. Depois, você deve enxaguar a juta em água, espremê-la e secá-la bem - não no sol. Depois disso, enrole-a novamente formando uma bola.
Para que o juta branqueie uniformemente e tenha uma cor uniforme em todo o seu comprimento, o novelo deve ser virado no recipiente por pelo menos 20 minutos. É melhor preencher com água sanitária sem diluição. É melhor cobrir com filme ou saco para que você possa ver o processo e influenciá-lo. Se o juta não for virado, o branqueamento será irregular. Esta opção também pode ser usada. Além disso, o cordão de juta branqueado pode ser tingido em qualquer cor usando tintas para tecidos. Produtos feitos de cordão não branqueado tingido com uma solução forte de permanganato de potássio ficam bons - novamente, se você quiser uma cor irregular, deixe o novelo na solução sem virá-lo por 20 minutos, mas se você quiser uma cor uniforme, vire o cordão a cada 3-5 minutos. Após o branqueamento e o tingimento, o cordão é enxaguado, seco e enrolado em bolas.