Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

A moda moderna muda periodicamente, mas as coisas tricotadas pelas mãos dos artesãos sempre permanecem no seu auge. Sempre exclusivo e incrivelmente lindo blusas para mulheres, feito com agulha de crochê. Este artigo apresenta padrões de tricô para alguns designs e modelos originais de blusas, tops, cardigans e jaquetas femininas.

Blusa de crochê com motivos

As mais diversas ideias para blusas de malha podem ser realizadas usando a técnica de motivos individuais.

Eles são:

  • quadrado;
  • redondo;
  • triangular;
  • em forma de diamante;
  • poligonal.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

Variantes selecionadas corretamente, bem como sua combinação com um padrão sólido, ajudarão a resolver todos os problemas com falhas de figura: esconder defeitos e enfatizar vantagens. A combinação de cores ajuda a ampliar significativamente o campo de aplicação desse tipo de roupa.

De motivos quadrados

Os padrões de crochê para blusas femininas apresentados abaixo são simples de executar e exigem atenção. Sua simplicidade está na simplicidade dos padrões e no tricô de quadrados individuais.

Mas é preciso cuidado ao realizar o acoplamento entre os motivos e conectá-los em um produto final. Agora precisamos determinar qual fio é adequado para suéteres leves de verão.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

Seu espectro é amplo:

  • algodão (algodão);
  • algodão com mistura de viscose;
  • algodão com lavsan adicionado;
  • algodão com fibras de seda;
  • algodão com teor de elastano;
  • algodão com inclusões de lurex;
  • fios de linho com misturas de fibras sintéticas;
  • fio de acetato;
  • fios de seda.

Os números de agulhas para tricotar com esses tipos de fios variam de 1 a 3, dependendo da espessura e da torção do fio. A densidade do padrão de tricô também é de grande importância. Cada costureira tem seu próprio estilo único.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

Se houver necessidade de alterar a densidade do padrão de acordo com o modelo, para um tricô mais denso, recomenda-se usar um número de agulhas menor e, para dar soltura e decote ao padrão, escolher uma agulha mais grossa.

Voltando à consideração do processo de união de motivos quadrados, é importante destacar que sua facilidade está no fato de que ao unir os quadrados, não se forma nenhum espaço livre entre eles. Não é necessário preenchê-lo ao tricotar mais.

É importante fazer uma amostra do motivo escolhido antes de começar a trabalhar.Isso garantirá o cálculo correto necessário para o processo posterior. Pode ser necessário refazê-lo ou selecionar um diferente, dependendo do tamanho e das medidas tomadas. Você precisa estar preparado para isso.

Para tricotar uma blusa feminina de verão, você precisa tirar as seguintes medidas:

Medidas Medidas
Circunferência torácica II Pelos pontos salientes das glândulas mamárias.
Circunferência da cintura Em volta da cintura
Circunferência do quadril Ao longo das partes mais salientes dos quadris, passando pelas partes salientes das nádegas.
Largura frontal Esta é a distância entre linhas verticais paralelas traçadas das axilas para cima.
Largura traseira Ela é realizada da mesma forma que a medição anterior.
Circunferência do pescoço Meça na base do pescoço.
Largura dos ombros Comece a medir da base do pescoço até o ponto mais proeminente do ombro, se o decote da peça passar pela base do pescoço.
Altura da cava Meça do ponto mais alto da articulação do ombro até a axila, mais uma pequena margem.

Caso o modelo possua manga, medidas adicionais deverão ser tomadas:

  • manga longa – punho, cotovelo, braço na região da axila;
  • ¾ manga - circunferência do braço na altura da parte inferior da manga, o restante é semelhante ao anterior;
  • manga curta - circunferência do braço na altura da borda inferior da manga, então o processo é semelhante ao anterior.

Depois de tirar as medidas e fazer uma amostra do motivo, você deve determinar quantos quadrados inteiros há por maior medida de circunferência. Pode ser uma medida do quadril ou do peito. O ideal seria que a medição resultante tivesse um número par de motivos.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição
Padrões de crochê para blusas femininas com motivos quadrados

Se você obtiver um número ímpar, isso também não é grande coisa. Como, em geral, o tecido feito com motivos não tem costuras laterais claras, o quadrado extra pode virar meios-quadrados para a frente e para trás. O principal é não se confundir depois e determinar cuidadosamente a localização das cavas e do decote.

Depois de selecionar um elemento adequado e determinar sua quantidade, você pode começar a tricotar a blusa. Se for necessário alisar os cantos formados durante o trabalho, você deve tricotar meios-motivos seguindo os mesmos padrões, mas dividindo-os ao meio na diagonal. Preencha as áreas necessárias com os detalhes resultantes e amarre o produto finalizado.

De motivos redondos

Blusas de verão em crochê para mulheres podem ser feitas usando motivos redondos, cujos exemplos de padrões são apresentados aqui.

Eles não são difíceis de fazer, mas, diferentemente dos motivos quadrados, esse tipo de tela requer preenchimento adicional dos vazios entre os motivos. Isso é feito no processo de vinculação de motivos ou por elementos individuais.

Outra dificuldade em tricotar peças com motivos redondos é a inconveniência de manter a precisão do padrão. Para combinar o desenho e o produto tricotado, é necessária experiência. Dependendo do modelo, também podem ser utilizados semi-motivos.

Os elementos podem ser conectados tanto em uma ordem geométrica e simétrica quanto caoticamente, combinando-os com outros padrões e motivos. ou outras técnicas de tricô. Por exemplo, a parte central da frente pode ser decorada com um grande motivo redondo vazado em forma de flor, e o restante do tecido pode ser feito com um padrão pequeno, sólido, mas não denso.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

A mesma opção para introduzir elementos redondos é possível nas mangas ou nas costas. Um jugo de malha com um conjunto de motivos redondos chamará a atenção para a parte superior da blusa, então este modelo pode ser adequado para mulheres cheinhas. Eles também podem ter uma variante de alternância longitudinal de listras de elementos redondos e pequenos padrões vazados, o que adicionará visualmente altura e magreza à figura.

Como decoração, motivos redondos podem ser usados ​​ao longo das bordas da peça e nas mangas. Para mulheres com sobrepeso, não é recomendado usar peças de malha com motivos de elementos muito grandes, pois, quando finalizadas, elas aumentarão ainda mais seu tamanho.

O jogo de cores também desempenha um papel importante na criação da imagem desejada. Cores claras e pastéis são perfeitas para mulheres de constituição média e magra. Mas para uma silhueta mais curvilínea, é recomendado usar várias cores.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição
Padrões de crochê para blusas femininas com motivos redondos

Por exemplo, se um modelo ou estilo exige que o produto seja feito em um esquema de cores, você pode usar fios da mesma cor, mas em tons diferentes. Basicamente, um tom mais claro é usado para tricotar a parte central da frente e das costas da blusa, mas é aconselhável tricotar as partes laterais com fios de cor escura.

Isso destacará visualmente o centro da figura e suavizará levemente a silhueta nas laterais. Ao usar cores contrastantes, é aconselhável destacar o centro com uma cor mais brilhante.

De motivos triangulares

Os padrões de crochê para blusas femininas, apresentados abaixo, são compostos por triângulos.

Ao contrário dos motivos quadrados e redondos, eles têm mais opções para conectá-los:

  • em um polígono;
  • listrado;
  • em um padrão geométrico.
Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição
Padrões de crochê para blusas femininas usando motivos triangulares

A partir desses elementos você pode tricotar o produto inteiro ou usá-los como composições separadas ou como decoração.

Os motivos podem ser conectados pelos lados ou pelos vértices dos triângulos. Esses elementos, assim como os quadrados, são mais convenientes para manter a precisão do padrão e não exigem preenchimento adicional dos vazios entre os motivos. Eles oferecem uma grande variedade de soluções de cores.

De motivos japoneses

Os motivos japoneses são os mesmos quadrados, mas feitos em um padrão menor, de acordo com a cultura nacional:

  • Para tricotar uma blusa feminina de verão do modelo apresentado, primeiro você precisa escolher um motivo quadrado adequado. Seu diagrama é apresentado abaixo.
Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição
Padrões de crochê para blusas femininas com motivos japoneses
  • Depois você precisa fazer moldes para a frente, costas e mangas em tamanho real com base nas medidas tiradas.
  • Determine o número necessário de motivos completos e faça seus espaços em branco. Isso deve ser feito no caso em que a conexão dos elementos é realizada no final da obra. Se o acoplamento for feito durante o processo de tricô, é necessário seguir a grade de layout dos moldes.
  • Para criar linhas suaves para cavas e mangas, os moldes devem ser feitos de acordo com os diagramas abaixo.
  • Depois que todos os elementos necessários estiverem prontos, eles precisam ser costurados de acordo com os moldes. Depois cozinhe as peças no vapor.
  • Se o tecido for uma peça única, passe-o a vapor, juntamente com as partes das mangas, e costure-as.
  • Amarre as bordas do produto com uma borda de acordo com o molde.
  • Realize o tratamento final de calor úmido da blusa.

Blusa de verão com padrão vazado

Os padrões de crochê para blusas femininas, um dos quais é apresentado abaixo, é uma blusa de verão de uma peça com fecho lateral.

O modelo é interessante porque é feito com um padrão simples e não possui costuras. Ele não deve ser tricotado de baixo para cima, mas da esquerda para a direita. Antes de começar a trabalhar, você deve tirar as medidas necessárias da figura. Para o estágio inicial de tricô desta blusa, você precisa da medida da circunferência do braço.

Tendo previamente determinado a densidade do padrão, calcule o número de laçadas a serem montadas:

  • Tricotar uma corrente e completar 1 repetição em altura de acordo com o padrão.
  • Ao tricotar a última carreira, em ambos os lados você deve adicionar uma corrente igual ao comprimento das axilas até a parte inferior do produto ao longo da costura lateral.
  • Em seguida, continue tricotando até uma altura igual à metade da circunferência da cintura (já que a blusa é encurtada).
  • Ao mesmo tempo, é necessário fazer o pescoço. Para fazer isso, na área da costura do ombro e no início do corte, você precisa pegar um segundo novelo de fio e, conectando-o com a segunda metade do tecido, tricotar a frente e as costas a partir de dois novelos. Após atingir o comprimento (largura) desejado do pescoço, volte para um fio novamente e continue trabalhando simetricamente até a parte inferior.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

  • Finalize o tecido com duas repetições na altura, cuja largura seja igual à circunferência do braço na parte superior.
  • Costure a costura do lado esquerdo e a costura da manga.
  • Costure a costura direita da manga e decore a costura lateral com um prendedor de vivo, feito com uma repetição do padrão de acordo com o mesmo esquema.
  • Costure os botões.
  • Realizar tratamento térmico úmido do produto.

Este estilo de blusa enfatiza perfeitamente a magreza da silhueta e combina muito bem com saias rodadas.

Blusa arejada com renda Bruges

O modelo apresentado de blusa, feito de renda de Bruges em combinação com um padrão vazado, é uma espécie de imitação da tecelagem de bilros. A simplicidade de tricotar uma fita, que usa apenas pontos altos e pontos correntes, é complicada pela necessidade de criar um padrão simétrico.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

A fita é tricotada da seguinte maneira:

  1. Monte uma corrente de 3 pontos corrente (eles serão a base da trança) e 4 pontos de levantamento.
  2. Nas 1ª, 2ª e 3ª laçadas do início da corrente, faça 3 pontos altos duplos, 4 corr. pág. levantando e também continuando até o comprimento necessário.
  3. Os arcos formados de laços de ar nas laterais da fita serão os laços de conexão ao formar o padrão. Abaixo estão os diagramas dos padrões usados ​​neste modelo.

Blusa delicada com estampa de filé

Uma blusa feita com a técnica filé fica muito elegante e bonita. Feito com fio de algodão mercerizado e agulha nº 2, mesmo com mangas compridas, não causará desconforto no verão devido à boa condutividade térmica e higroscopicidade do fio utilizado.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

Executar um padrão de filete requer concentração e atenção. É uma grade de células conectadas por colunas com 1 laçada e um ponto corrente. Ornamento floral – células preenchidas com colunas adicionais de acordo com o padrão.

Para destacar o padrão com mais clareza, recomenda-se fazer não 1, mas 2 colunas com 1 laçada e um topo comum em cada célula necessária. É importante seguir o diagrama do padrão nas carreiras em tricô. Depois de finalizar os detalhes da blusa, ela precisa ser passada a vapor e feita em crochê. Finalize as bordas abertas com debrum de malha.

Principal

Você também pode tricotar tops leves de verão usando a técnica de filé. Eles ficarão especialmente elegantes e festivos em branco.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

Ao tricotar os modelos cujos padrões são apresentados, é utilizado fio fino de algodão com uma quantidade mínima de aditivos sintéticos. Eles são necessários para garantir que o produto final seja resistente a rugas, tenha maciez extra e um leve brilho. O anzol deve ser fino nº 1-1,5.

Os tops feitos com essa técnica são multifuncionais. Eles podem ser usados ​​tanto como uma peça de roupa separada quanto como um complemento a um terno ou a um vestido de verão aberto. Os padrões usados ​​no tricô filé também são variados.

Eles podem ocupar:

  • toda a área do topo;
  • apenas sua parte frontal;
  • a parte superior do topo tem a forma de um jugo;
  • área mínima como acabamento.

Para focar a atenção diretamente no desenho, é recomendável destacá-lo com cores contrastantes.

Jaqueta de renda com fita

Os padrões de crochê para blusas femininas oferecidos abaixo apresentam renda de fita.

Você pode tricotar com ele:

  • vestidos;
  • blusas;
  • cardigans;
  • jaquetas;
  • coletes;
  • túnicas;
  • saias.

Para tricotar este modelo de jaqueta de verão com mangas curtas, primeiro você precisa fazer listras de acordo com o molde anexo, cujo comprimento deve corresponder às medidas do tamanho. Artesãs mais experientes os conectam durante o processo de tricô dos elementos. Mas você também pode fazer isso no final do trabalho.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

Por fim, as mangas e as costuras dos ombros são costuradas. Em seguida, você deve decorar os cortes abertos com uma encadernação figurada e realizar o tratamento térmico úmido do produto acabado.

Cardigan

O cardigan apresentado é uma excelente opção para mulheres acima do peso. Também é feito de renda de fita. O fio de algodão de espessura média com o qual este produto é tricotado proporcionará boa higroscopicidade e condutividade térmica. Os anzóis recomendados para uso são os nº 2,5-3.

As dobras caídas e o comprimento ideal do cardigan esconderão elegantemente as falhas da silhueta.É importante tricotar várias voltas de fita antes de começar o trabalho para calcular corretamente sua quantidade.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

O produto deve ser feito de baixo para cima, conectando as tiras sequencialmente. Tricotar as mangas separadamente, combinando cuidadosamente as mangas com o molde preparado anteriormente. Depois costure-as nas cavas. A operação final é amarrar as bordas com uma borda decorativa, durante a qual você faz alças para pendurar o fecho. Costure os botões e passe o casaco a vapor.

De um padrão aberto

A versão a seguir de um cardigan, tricotado com uma peça sólida de padrão vazado, também será um tipo de roupa de sucesso no guarda-roupa feminino. É ideal para noites frescas de verão e ocasiões especiais para mulheres magras.

Para fazer isso, você pode usar fio leve com torção fraca de espessura fina e média. Nesse caso, pode ser mohair com pelo mínimo ou fio acrílico com o menor teor de lã. É aconselhável utilizar uma agulha um pouco mais grossa, nº 3-3,5. Isso dará ao produto leveza e leveza.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

Após a conclusão de uma pequena amostra, recomenda-se realizar seu tratamento térmico úmido e só então realizar os cálculos.Isso ocorre porque o fio com torção fraca tende a esticar ou encolher após tratamento úmido ou térmico.

Após a finalização das peças e sua montagem final, é necessário amarrá-las com uma orla larga conforme o diagrama apresentado. Ao mesmo tempo, faça alças ranhuradas para o fixador. Coloque os botões e faça o processo úmido. Este cardigan só deve ser seco na posição horizontal, sobre uma superfície sólida.

Casaco longo com renda irlandesa

O modelo a seguir de uma jaqueta alongada é feito usando a técnica mais complexa. A renda irlandesa só pode ser feita por um mestre com vasta experiência.

Consiste em tricotar motivos individuais e depois compor uma composição completa de acordo com o padrão. A ligação dos elementos do desenho é feita principalmente com uma grade irregular, porém com um fio mais fino.

Esse processo exige muita concentração e paciência. É melhor criar uma composição de motivos em um manequim ou em uma moldura rígida especial. Primeiro, prenda os elementos passados ​​à superfície do manequim com alfinetes de alfaiate na sequência necessária.

Depois, faça um crochê (método mais complexo) ou amarre a malha entre as peças, prendendo-a a elas. Você pode fazer a conexão com uma agulha de costura (um jeito mais fácil), enrolando a linha ao redor do local onde a malha e os motivos se unem.

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

Padrões de crochê para blusas femininas: moda verão. Esquemas com descrição

É importante não esticar muito o fio ao tricotar a malha.Caso contrário, isso pode levar à deformação do produto acabado ou à redução de seu tamanho. Ao final do trabalho, é necessário amarrar as bordas abertas da jaqueta com fita grossa. Uma ótima opção pode ser o "passo do caranguejo". Isso evitará que o tecido estique e ajudará a manter seu formato original.

Se desejar, decore o fecho com botões ou um broche decorativo. O tratamento final com calor úmido dará à tela uma aparência final comercializável.

Os padrões para tricotar padrões vazados, feitos em crochê em diversas técnicas para blusas femininas, bem como recomendações e conselhos sobre a tecnologia do processo, apresentados no artigo ajudarão as costureiras a criar produtos exclusivos.

Vídeo sobre blusas femininas de crochê

Padrões de crochê para blusas femininas:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho