Um cachecol tubular é considerado uma peça essencial do vestuário feminino quando o tempo frio chega. Diferentemente de um cachecol comum, este produto é mais confortável porque não tem pontas para atrapalhar. O item pode ser tricotado usando agulhas de tricô de 1 ou 2 voltas. O principal é escolher o tamanho ideal da tela.
Ferramentas e materiais necessários
Um cachecol tubular feminino tricotado com agulhas de tricô (os tamanhos do produto podem ser tanto para adultos quanto para crianças) pode ser tricotado com 1 ou 2 fios. O volume do material dependerá disso. Se você decorar o tecido com 1 fio, o produto adquire delicadeza e elegância.
Para obter um cachecol grosso, projetado para o inverno, você precisa trabalhar em 2 voltas. Tal coisa será menos arejada, mas se caracteriza pela velocidade de tricô e preservação da forma.
Se não quiser criar um padrão, você pode usar material com tonalidade irregular ou fibras multicoloridas. Como resultado, não há necessidade de usar acessórios auxiliares.
A largura do produto quando dobrado deve ser de aproximadamente 20-30 cm, quando desdobrado – 60 cm. O cachecol costuma ser usado na estação fria, por isso deve ficar bem justo no pescoço. Quanto mais largo o item, maior deve ser o comprimento. O tamanho ideal é 40 cm.
Lista de ferramentas:
- Agulha auxiliar de tricô. Obrigatório ao criar designs com entrelaçamento. Adequado com formato curvo para segurar as peças durante a transferência.
- Agulha ou agulha de crochê. Necessário para costurar as bordas do tecido.
- Agulhas de tricô circulares conectadas por uma linha longa. Devido a isso, a maior parte da tela pode ser transferida para a linha de pesca. Se você não tem experiência com agulhas de tricô circulares, pode usar agulhas comuns. Para projetar um trabalho em 1 volta, o tamanho da ferramenta deve ser de 7 a 8 mm, em 2 voltas – 3 mm.
- Marcadores. Ao criar um design, vale a pena usar pequenos anéis de cores brilhantes. Os marcadores precisam ser fixados na agulha na frente do elemento.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Um cachecol feminino pode ser tricotado com um elástico 1x1, 2x2, alternando 2 tipos de laçadas: meia e frente. Para selecionar um design, vale a pena fazer várias amostras com diferentes opções de enfeites. Usando a amostra, você pode calcular a densidade do tricô com o número de pontos e o número de elementos para começar a tricotar. Geralmente o tamanho de um modelo clássico é 10x10 cm.
Recomenda-se lavar a amostra tricotada e secá-la em uma superfície plana e horizontal, esticada. Não é aconselhável passar o tecido a ferro, pois o molde ficará deformado sem posterior restauração. Então é necessária uma avaliação da aparência. Caso a tela não tenha mantido sua condição original, é necessário fazer ajustes nos cálculos.

Características de tricotar um produto em forma de tubo:
- Inicialmente, você precisa selecionar os elementos, cujo número dependerá do desenho selecionado e dos parâmetros obtidos após a criação do modelo. Por exemplo, se 1 cm em uma amostra equivale a 2 laçadas, e a largura do futuro produto é 30 cm, então você precisa discar 60 elementos (o número de laçadas que cabem em 1 cm da amostra deve ser multiplicado pela largura do tecido). Alterações podem ser feitas na escolha do tipo de elástico. Se o elástico for 2x2, o número de elementos deve ser múltiplo de 4, se 3x3, múltiplo de 6. Nesse caso, é preciso somar o número ideal de fragmentos.
- Depois de coletar os elementos, você pode transferi-los para a linha de pesca, fechando-a em um anel. De acordo com o padrão, você precisa trabalhar em círculo a partir do 1º laço. Neste caso, é preciso levar em conta que as peças da frente devem ficar acima das peças da frente, e as peças de trás devem ficar acima das peças de trás.
- Uma vez atingida a altura necessária, é permitido fechar os elementos. Para fazer isso, as 2 primeiras laçadas da carreira devem ser tricotadas juntas. O elemento resultante deve ser transferido para a ferramenta e o trabalho continuado. Quando a linha estiver pronta, restará apenas 1 laçada, na qual você deverá enfiar a borda cortada do material e ajustá-la.
Ao tricotar um produto longo, é recomendável fazer adicionalmente 2 elementos de borda. O primeiro fragmento deve ser removido, continuando a trabalhar de acordo com o padrão do desenho. O último fragmento no final da linha deve ser tricotado como um ponto frontal. As próximas linhas devem ser formatadas de maneira semelhante.
Após fechar a última carreira, a ponta do material do fio deve ser longa para conectar as bordas da carreira. Para costurar, o cachecol deve ser dobrado ao meio. Para costurar as bordas do produto, você precisa enfiar o fio restante do tricô do ponto da borda na agulha.
Adequado como decoração:
- broche;
- contas;
- pedaços de pele natural;
- strass.
Em uma volta
Um cachecol feminino de malha tubular (as dimensões do produto em uma volta devem levar em consideração a largura e a altura do tecido) tem vários parâmetros padrão:
- para crianças menores de 3 anos – largura 50 cm, comprimento 30 cm;
- para crianças menores de 10 anos – largura 55 cm, comprimento 35 cm;
- para adultos – largura 60 cm, comprimento 40 cm.
Muitas vezes, a altura é indicada adicionalmente, o que se refere à altura do produto fabricado. Ao tricotar em círculo com costura, este parâmetro coincidirá com o comprimento, no trabalho sem costura – com a largura.
A largura padrão é de 60 cm. No entanto, o tamanho pode variar um pouco dependendo do padrão escolhido. Para garantir que a peça fique bem ajustada ao pescoço, a largura deve corresponder à circunferência da cabeça. No tricô sem costura, é necessário adicionar 2-3 cm. Porém, para unir as partes do tecido, recomenda-se aumentar a largura em mais alguns centímetros. Para um ajuste folgado, a largura deve ser calculada individualmente, começando em 60 cm.
O comprimento/altura padrão do produto deve ser 2 vezes menor que a largura. Por exemplo, se a circunferência for 60 cm, o comprimento não será menor que 30 cm. No entanto, ao projetar um produto que servirá como toucado, o comprimento deve ser calculado individualmente. Neste caso, a altura padrão será de 55 cm. Ao tricotar uma peça muito longa, a largura deve aumentar para manter as proporções.
Para criar um cachecol de 1 volta, você precisa fazer pontos de virada usando uma ferramenta reta. Neste caso, haverá uma costura no produto.
Descrição passo a passo do trabalho:
- A repetição do padrão deve ser igual a 12 elementos.
- Faça um conjunto de laçadas, cujo número corresponda à largura do tecido.
- 1 carreira, faça com elementos do rosto.
- A 2ª fileira é composta por fragmentos em meia.
- Para criar um enfeite, remova o elemento da borda. Após terminar a linha, faça uma laçada frontal, remova 4 fragmentos antes de trabalhar em uma ferramenta auxiliar, 4 elementos frontais e tricote 4 fragmentos frontais de uma agulha adicional. Este padrão deve ser executado alternadamente.
- Tricotar a próxima carreira com elementos em tricô.
- Na carreira 5, as laçadas devem ser tricotadas.
- Da mesma forma que na carreira 5, faça uma nova carreira, mas com um padrão cruzado. Para fazer isso, deixe os elementos removidos atrás da obra para incliná-la na outra direção.
- A nova linha deve consistir em fragmentos purl.
- Continue decorando o enfeite até atingir a altura ideal do produto.
- Usando um ponto tricô, costure as pontas do tecido.
Em duas voltas
Um cachecol feminino com agulhas de tricô (os tamanhos não devem exceder o normal, caso contrário, o produto criará dobras desagradáveis no pescoço) pode ser tricotado de duas maneiras:
- Sem costura. Você precisa trabalhar em círculo, sem parar, usando uma ferramenta circular. Ao montar os elementos, é necessário levar em consideração 2 laçadas de borda para que as bordas do tecido fiquem uniformes.
- Com costura. Você precisa trabalhar usando tecnologia rotativa. Neste caso, após completar a última seção, você precisa virar o tricô e começar a criar uma nova linha. Não há necessidade de criar elementos de borda. Ao montar e fechar as laçadas, serão criadas bordas livres, cuja aparência dependerá do método de tricô.
Cada método tem vantagens e desvantagens. Por exemplo, um produto sem costura pode ficar esticado ou distorcido depois de algum tempo. No entanto, nem todos conseguem fazer uma costura perfeita.
Dimensões de um cachecol de 2 voltas:
Idade | Altura, cm | Comprimento total, cm |
De 4 a 6 anos | 15 | 99 |
De 7 a 9 anos | 18 | 113 |
De 10 a 12 anos | 20 | 127 |
Adultos | 22 | 141 |
Ao escolher um modelo de produto, você precisa prestar atenção ao tecido. Não presuma que um item longo deve ser mais largo. Se os parâmetros padrão forem excedidos, será problemático colocar o cachecol em dobras perfeitas na área do pescoço. No entanto, um produto mais largo pode ser usado como toucado.
Parâmetros de largura:
- como toucado – 50-60 cm;
- para usar no pescoço – 25 cm.
O comprimento da tela deve estar entre 140-170 cm. Este é considerado o tamanho ideal, levando em consideração a variedade de produtos. Devido a isso, o pescoço não ficará escondido em grandes dobras e exposto ao ar. Neste caso, é aceitável usar um cachecol tipo tubo como capuz.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Levando em conta a largura do tecido, calcule as laçadas, adicionando adicionalmente 2 elementos de borda. Colete o número necessário de fragmentos nos instrumentos.
- No futuro, tricote com elástico francês ou zigue-zague. Para fazer isso, em 1 carreira, do início ao fim da carreira, faça 1 tricô, 2 elementos cruzados na frente. No final da linha, faça uma laçada em tricô.
- Na 2ª carreira, faça uma laçada frontal, 2 laçadas traseiras cruzadas (passe a 2ª laçada traseira na frente do tecido e depois faça o elemento traseiro) e 1 fragmento frontal. Alterne os elementos até o final da carreira.
- Tricotar 4 carreiras de pontos alternados até que a altura do tecido corresponda ao comprimento do produto.
- Usando a técnica clássica, feche as alças.
- Ao cortar o fio, deixe um pedaço de 25 cm.
- Use uma agulha para montar o cachecol usando um ponto invisível.
Com um padrão xadrez
Para criar um cachecol em forma de tubo com padrão xadrez, o trabalho deve ser desenhado em círculo.
Algoritmo operacional:
- Inicialmente faça um conjunto de 320 elementos. Para lembrar o início do ponto circular, recomenda-se usar uma linha ou marcador contrastante.
- Das carreiras 1 a 3, tricote 4 peças em meia e 3 peças na frente. Depois faça 7 pontos meia e 3 elementos da frente (alterne até o final da carreira). No final, complete 3 seções em meia.
- Na carreira 4, as laçadas devem ser tricotadas.
- Das carreiras 5 a 7, tricote primeiro 2 elementos da frente e 7 de trás. Em seguida, repita o padrão de 3 fragmentos da frente e 7 de trás até o final das carreiras. As alças externas dessas linhas devem ser tricotadas.
- A linha 8 é composta por laçadas faciais.
- Continue tricotando o padrão da mesma forma que nas carreiras anteriores até que o produto atinja 25 cm de altura. Finalize com 7 pontos circulares.
- Feche os elementos e prenda o pedaço de fio.
elástico inglês
Um cachecol feminino de malha (os tamanhos em cada caso específico devem ser selecionados individualmente) pode ser decorado com um elástico inglês para criar um produto moderno, bonito e estiloso. Ao mesmo tempo, o item esticará bem, tornando-o mais fácil de tirar e colocar. Esse método ajuda a criar um cachecol confortável e volumoso, sempre muito procurado.
Você precisa coletar um número ímpar de elementos para que o padrão elástico coincida nas bordas. Devido a isso, o padrão no início e no fim da linha terá o mesmo tipo de loop. O primeiro elemento em cada nova linha deve ser um ponto de borda. O fio de trabalho deve ficar atrás da ferramenta. É necessário remover o fragmento da borda da parede frontal, movendo da direita para a esquerda.
Um diagrama com uma descrição detalhada do tricô:
- Colete 49 elementos. A ponta do fio deve ser longa para facilitar a costura das bordas do produto.
- Em 1 carreira, faça um elemento frontal e uma manta. Remova a nova seção em meia sem tricotar. Tricotar o rapport da carreira 1 até o final, alternando.
- O penúltimo elemento deve ser o da frente, o último deve ser o da borda. Neste caso, a última laçada deve ser sempre em tricô. O resultado será um padrão em forma de tranças cruzadas.
- Vire a tela e remova o elemento da borda.
- Na 2ª e nas demais carreiras, remova as seções em tricô sem tricotar junto com a laçada em tricô. Se o elemento vier com uma laçada, tricote os pontos juntos com a laçada. A peça da borda deve ficar no lado avesso.
- Para obter um cachecol de 145-150 cm de comprimento, tricote apenas 130 cm, pois após a primeira lavagem o tamanho do tecido aumentará de 15 a 20 cm. Isso se deve ao fato de que o elástico inglês possui uma borda elástica.
- Tendo formado 130 cm, feche a última linha. Usando o pedaço de fio que sobrou do lançamento inicial, costure as bordas do produto.
- De acordo com este padrão, a largura do cachecol acabado é de 30 cm, o comprimento é de 148 cm.
Segredos para Iniciantes
Segredos para iniciantes:
- Inicialmente a tela terá um formato ondulado. Para obter um padrão uniforme e claro, é recomendável lavar e esticar o cachecol acabado.
- Para tricotar, é permitido usar agulhas de tricô de bambu, plástico, aço ou alumínio. Agulhas de tricô com revestimento de Teflon são consideradas confortáveis. Se você não tem muita experiência em tricô, vale a pena levar ferramentas feitas de material resistente.
- O tamanho da ferramenta de tricô deve ser selecionado levando em consideração a espessura do material do fio. Essas informações geralmente são fornecidas no rótulo do fio. Se essa informação não estiver disponível, ao escolher o tamanho das agulhas de tricô, você precisa se concentrar na espessura do fio. Se a linha for fina, o diâmetro das agulhas deverá ser 1 mm maior. Se o fio for grosso, as agulhas de tricô devem ter 2 mm a mais de diâmetro.
- Ao escolher agulhas de tricô circulares, o comprimento das agulhas deve corresponder à altura do cachecol. Devido a isso, rugas e dobras não se formarão durante o trabalho.
- Ao criar pontos a partir de laçadas, é necessário controlar a altura do produto, que deve ser a mesma em cada lado. Neste caso, a densidade não deve diminuir nem aumentar.
- Para a versão de verão, é adequado um fio de algodão fino que permita boa passagem de ar. Para a opção fora de temporada, material de bambu ou acrílico é adequado. É melhor tricotar um cachecol de inverno com um tipo misto de fios, incluindo acrílico e lã. Devido a isso, o item ficará quente e não deformará durante a lavagem.
Tricotar um cachecol no formato de uma gola ou de um cachimbo pode ser feito não apenas por artesãos experientes, mas também por iniciantes. Neste caso, é necessário saber as dimensões do futuro tecido para que a peça fique bonita no pescoço e na cabeça da mulher. Se você tiver experiência, pode tricotar a peça em círculo para que não haja costura. É aconselhável que tricoteiras iniciantes façam um cachecol simples com a altura e largura necessárias e depois costurem as bordas usando um ponto tricô.
Vídeo sobre como tricotar um tubo de cachecol com agulhas de tricô
Como tricotar um cachecol tubular com agulhas de tricô: