O tricô em carreiras curtas ou parciais é uma técnica popular usada para criar roupas quentes de lã.
É bem simples de fazer e pode ser usado tanto por artesãos experientes quanto por novatos na hora de fazer um gorro, e envolve tricotar parcialmente com o padrão selecionado, seguido de virar e continuar o trabalho na direção oposta.
Características da técnica
Um gorro com carreiras curtas é um acessório jovem, estiloso e moderno, feito de lã fina ou grossa.
Sua principal diferença é o estreitamento no topo, obtido pela criação de carreiras incompletas, após as quais o tecido é desdobrado e o trabalho continua na direção oposta.

Na próxima carreira, as mesmas laçadas são tricotadas + 1 adicional e, em seguida, o tricô é virado novamente. Continue até que a fileira inicial de laçadas esteja completamente tricotada.
Você pode usar qualquer padrão (tranças, elástico, corrente) nesta técnica de tricô para um gorro, mas o mais conveniente para iniciantes será trabalhar com ponto meia ou ponto meia.
O padrão é tricotado até o ponto de virada marcado com um marcador, após o qual há uma transição para outra carreira com uma laçada, usando uma laçada “alemã”, “japonesa” ou laço, o que permite evitar o aparecimento de “buracos” no tricô.
Usando um fio por cima
Ao usar um fio por cima:
- O 1º círculo é tricotado primeiro de acordo com o padrão e, em seguida, o ponto de virada é marcado com um marcador, o tecido é virado e uma laçada é feita na agulha de tricô direita.
- A 2ª carreira é tricotada até o marcador, depois o produto é virado para a frente novamente e uma nova laçada é feita.
- Na 3ª carreira, a laçada é tricotada com uma laçada da frente junto com a próxima, e na carreira meia (4ª), ela é tricotada com uma laçada de trás.
Com tricô da laçada da carreira anterior
Ao criar uma volta com uma laçada tricotada da carreira anterior:
- Na 1ª carreira, o padrão é feito primeiro de acordo com o diagrama. No local da virada marcado com um marcador, a agulha de tricô direita é inserida no laço localizado nela, mas na carreira abaixo, é tricotada como um ponto da frente e transferida para a agulha de tricô esquerda.
- O tecido é desdobrado e começa com um ponto deslizado, após o qual o padrão é tricotado até a marca do marcador. Depois disso, a partir do laço localizado uma carreira abaixo, um ponto tricô é tricotado com a agulha de tricô direita, transferido para a agulha de tricô esquerda (ela permanece do mesmo lado).
- Vire o trabalho e tricote a 3ª carreira inteiramente com as alças da frente (incluindo a adicional) e a 4ª carreira com as alças de trás.
Laço de laço
A execução de um laço envolve:
- Tricotar a 1ª carreira de acordo com o padrão (até o marcador que marca a virada), após o qual a laçada deve ser transferida para a agulha de tricô direita, e o fio de trabalho deve ser trazido para o lado avesso e enrolado em sua laçada.
- Vire o tecido com a laçada deslizada e enrolada na agulha de tricô esquerda e, ao tricotar a próxima carreira até o marcador, faça apenas laçadas em tricô e, então, enrole a nova laçada.
- Vá para a parte da frente e, usando a agulha de tricô esquerda, pegue a laçada do laço da carreira de baixo e tricote-a junto com a laçada frontal adjacente. Em seguida, o tricô é realizado de acordo com o padrão ou com alças faciais.
- A laçada na carreira meia é tricotada de maneira semelhante.
laço alemão
Ao utilizar o "loop alemão" você deve:
- Na 1ª carreira, faça uma carreira conforme o padrão selecionado até o marcador (instalado no ponto de virada) e depois vire o tecido. A próxima laçada deve ser transferida para a agulha de tricô direita, enquanto o fio de trabalho é esticado de modo que as paredes das últimas 2 laçadas do círculo anterior fiquem salientes.
- Faça a 2ª carreira em meia (antes de virar) e vire o tecido. Mais uma vez, transfira a laçada para a agulha de tricô direita e estique o fio de trabalho, destacando as paredes das laçadas da 1ª carreira.
- Vire o produto, repita o padrão e tricote as alças apertadas atrás das paredes como alças frontais.
- Da mesma forma, tricote o ponto meia atrás das paredes da laçada da 4ª carreira do avesso.
Dobradiças rotativas japonesas
Ao utilizar uma dobradiça japonesa, presume-se que:
- Faça a 1ª carreira de acordo com o padrão do desenho selecionado e, virando o produto, transfira a próxima laçada não tricotada para a agulha de tricô direita.
- Complete a 2ª carreira de tricô, tricotando até a marca do marcador (que indica a virada), vire o produto, deslize a laçada inicial do círculo e tricote-a com as laçadas da frente.
- Ao se aproximar da virada, vire a agulha de tricô direita em sua direção (de modo que o avesso fique visível), encontre o fio âncora (ele fica na junção da penúltima e última laçada), localizado uma carreira abaixo, pegue-o com a agulha de tricô esquerda e tricote-o com a da frente.
- Faça o mesmo no lado avesso, apenas o fio de ancoragem deve ser tricotado como um ponto tricô.
A escolha de uma técnica específica de tricô depende do próprio mestre.
Master classes para iniciantes
O gorro é tricotado em carreiras curtas usando um tecido composto por várias cunhas que fluem suavemente umas nas outras. A coroa ficará no lado esquerdo e a testa no direito.
Ferramentas necessárias
Ferramentas utilizadas:
Tópicos | Para tricotar chapéus, é usado fio de lã ou semilã de alta qualidade (grosso ou médio) com comprimento de 200-300 m em um novelo. Pode ser feito de lã (merino, alpaca) com adição de acrílico, angorá ou náilon (pelo menos 10-15%). A escolha de uma marca específica depende das preferências do mestre, mas os fios mais populares entre os profissionais são as seguintes marcas: · Pekhorka; · Alise; · ALPI; · Lana. O produto obtido com seu uso é macio e estica bem, mas ao mesmo tempo não perde suas propriedades originais por muito tempo. |
Ferramentas | As agulhas de tricô são selecionadas dependendo da espessura do fio ou podem ser de 1 a 2 tamanhos menores, o que tornará o padrão mais ornamentado e volumoso. Você pode trabalhar com agulhas de tricô retas e circulares, com cordão de 60-80 cm, feitas de madeira, bambu ou alumínio. |
Elementos adicionais | · tesoura;
· marcador de tricô; · enfiar com agulha; · caderno para anotações; · governante. |
Ponto meia
O gorro em ponto meia é tricotado transversalmente com fio de lã (por exemplo, Pekhorka) em 2 dobras de fio em carreiras encurtadas. Antes de começar a trabalhar, é necessário tricotar uma amostra. A densidade do tricô será de 25 laçadas por 12,5 cm.
Como o produto não é tricotado da maneira usual, mas de forma transversal, é realizado um cálculo adicional de sua altura, da seguinte forma:
- para criar o modelo “meia”, você precisará adicionar 35 cm à altura;
- para um chapéu com lapela e um modelo simples de gorro, a altura é considerada como a usual de 25-30 cm.
Cálculo de loops: - 25 * 35 / 12,5 = 70 loops.
Durante o trabalho você precisa:
- Monte 70 pontos e tricote:
- na 1ª carreira, tricotar 65 laçadas. Você precisará parar quando ainda houver 6 laçadas sem ponto na agulha de tricô e enrolar a 66ª laçada com a linha de trabalho. Para fazer isso, você deve transferi-lo para a agulha de tricô direita sem tricotá-lo, enrolá-lo com o fio de trabalho puxado para o lado avesso e devolvê-lo para a agulha de tricô esquerda.
- Vire o produto e complete a 2ª carreira inteiramente com pontos tricô.
- Na 3ª carreira, tricote 66 pontos em meia e transfira o 67º ponto sem ponto para a agulha de tricô direita, enrole-o com o fio de trabalho e retorne-o para a agulha de tricô esquerda.
- Linha 4: Complete a linha inteira com pontos tricô.
- Na 5ª carreira, 67 laçadas são tricotadas e 68 são inseridas como antes no fio de trabalho e jogadas no lado avesso.
- 6, 8, 10 e as carreiras ímpares restantes são tricotadas como 2ª e 4ª malhas meia.
- Na 7ª carreira, 68 laçadas são tricotadas. Em cada círculo ímpar subsequente, seu número aumentará em 1 (69 na 9ª linha, 70 na 11ª linha).

- Depois que a primeira cunha estiver pronta, você precisa fazer 2, 3 e 4 da mesma maneira, e a cada vez é recomendável experimentá-la, aplicando o tecido na cabeça de forma levemente esticada.
- Assim que 12 cunhas forem concluídas, o tecido precisa ser costurado, deixando a última carreira nas agulhas de tricô. A ponta mais longa da linha é inserida na agulha, passada ao longo da borda da coroa e puxada firmemente.
- A costura é feita de forma cega, na qual 2 carreiras de laçadas faciais são tricotadas antes do conjunto principal de laçadas usando um fio auxiliar.
- Depois de terminar o trabalho, você precisará desfazê-los (você também pode deixá-los abertos) e costurá-los laçada com laçada (é aconselhável imitar os da frente).
Este chapéu pode ser usado como um gorro de meia ou com abas dobradas.
Ponto meia
Um gorro com carreiras curtas feito de fios finos combinados, por exemplo, Alize Superlana Tig (100 g / 570 m) e Alize Angora Gold Simli (100 g / 500 m), é tricotado com um padrão de “ponto meia” em agulhas de tricô circulares nº 5 em 3 fios de lã.
Você também precisará do seguinte para o trabalho:
- gancho;
- agulha de costura.
O tamanho aproximado do chapéu é de 56-58 cm, com altura de 27 cm (sem a lapela), e você deve:
- Usando uma agulha de crochê e uma linha adicional em um tom contrastante, crie uma corrente de 50 laçadas. O fio pode ser cortado.
- Desdobre e monte 50 pontos ao longo dos dentes usando o fio da cor principal:
- Na 1ª carreira, tricote 42 pontos (restam 8 pontos sem tricotar). Remova a próxima laçada, 43, para a agulha de tricô direita sem tricotá-la, enrole-a com linha e retorne-a para a agulha de tricô esquerda.
- A 2ª carreira é trabalhada inteiramente em ponto meia (incluindo a laçada da borda).
- Na 3ª carreira, 42 laçadas são tricotadas, e 43 são puxadas com uma agulha de tricô da 1ª carreira e tricotadas junto com a próxima laçada. A próxima laçada, a 7ª da borda (44), é primeiro transferida para a agulha de tricô direita (lado avesso), enrolada com o fio de trabalho e retornada, sem ser tricotada, para a agulha de tricô esquerda.
- Vire o tricô e tricote 43 pontos na 4ª carreira (o último ponto, ponto de borda, também é tricotado).
- Na 5ª carreira, tricote 43 laçadas com a superfície frontal, puxe a 7ª (44) laçada da carreira de baixo e tricote.
- Enrole a 6ª laçada da borda (45), como nas carreiras ímpares anteriores, com linha e vire o tricô.
- Na 6ª carreira, tricote 44 laçadas inteiras (incluindo a laçada da borda) e, na 7ª carreira, tricote 44 laçadas, puxe a laçada enrolada da carreira de baixo (5ª), tricote-a e enrole o fio ao redor da 5ª laçada da borda da carreira.
- Vire o tricô e trabalhe a próxima 8ª carreira, depois os círculos pares restantes (10, 12, 14, 16) da mesma forma que as 6ª, 4ª e 2ª carreiras.
- Nas 9ª e 11ª carreiras, você precisa tricotar 47 (na 9ª) e 48 (na 11ª) laçadas, após o que, agindo da mesma forma que nas outras carreiras ímpares, você precisa levantar a laçada enrolada da carreira de baixo, tricotá-la junto com a próxima laçada frontal em pé e primeiro transferi-la para o lado avesso, e então enrolar a próxima laçada ainda não tricotada da carreira com o fio de trabalho.
- A cunha termina no 16º círculo, tricotada inteiramente com alças frontais.
- No total, para criar um chapéu, você precisará tricotar 7 cunhas de maneira semelhante e depois costurá-las, para o qual você precisará de:
- Desfaça a primeira carreira e transfira as laçadas para a agulha de tricô ao mesmo tempo. Deve haver o mesmo número delas, pois há laços no lado oposto do produto.
- Costure a parte superior, juntando as alças ao longo da borda e puxando a parte superior para apertar a linha.
- Costure as bordas do chapéu usando um ponto invisível, laçada a laçada, e esconda as pontas da linha dentro do produto.
Com o padrão "Chain"
O gorro com carreiras curtas e padrão de correntes terá 30 cm de altura.
Você pode usá-lo com uma lapela ou um top folgado e, para tricotar, você precisará de:
- Fio de lã Valencia, com adição de 7% de angorá e 50% de acrílico, densidade 100 g/220 m;
- agulhas circulares 3,5;
- governante;
- agulha;
- tesoura.
O trabalho começa com o tricô de uma amostra, necessária para determinar o número de laçadas em 10 cm e esclarecer a carreira de montagem.
Depois disso segue:
- Monte 54-56 pontos + 1 usando agulhas de tricô, feche os pontos formando um círculo e comece a trabalhar no padrão, para o qual você precisa:
- Após remover a laçada da borda na 1ª carreira, tricote-a com as laçadas da frente.
- Vire o tecido e, após remover a laçada da borda, complete a 2ª carreira com laçadas em tricô.
- Na 3ª carreira, faça um rapport composto por 1 ponto meia e 1 ponto deslizado. Isso precisa ser repetido até as últimas 6 laçadas, após as quais a laçada mais externa da carreira é transferida para a agulha de tricô direita, enrolada com o fio de trabalho e devolvida para a agulha de tricô esquerda.
- Vire o tecido e complete a 4ª carreira (após a laçada enrolada) com um padrão de 1 laçada frontal e 1 laçada deslizada. Repete-se até o final do círculo.
- Linha 5: Complete a linha 5 inteiramente com pontos tricô. A laçada enrolada também é tricotada com a da frente, para a qual a agulha de tricô direita deve ser inserida na frente, sob o fio enrolado, juntá-los e fazer um nó. A próxima laçada não tricotada (a partir da borda) é enrolada com linha.
- A 6ª carreira é feita inteiramente com pontos tricô, e na 7ª carreira você deve tricotar todos os pontos até os últimos 4, tricotar o ponto enrolado como um ponto da frente e enrolar o último ponto atrás dele com um fio, tornando-o o mais externo.
- Vire o trabalho e complete a carreira 8 com pontos tricô.
- Na 9ª carreira, você deve fazer uma corrente de 1 ponto meia e ponto deslizado, 1 ponto meia e ponto deslizado até os últimos 3 pontos da carreira. A laçada anterior, enrolada, é levantada da carreira inferior e tricotada em tricô. A 3ª laçada (a partir da borda) é enrolada com linha.
- Vire o tricô e na 10ª carreira faça um rapport de 1 ponto deslizado, 1 ponto meia e 1 ponto deslizado. Repete-se até o final da carreira.
- Linha 11: tricotar até os últimos 2 pontos. Enrole a 2ª laçada (a partir da borda) e vire o tecido.
- A carreira 12 deve ser completada inteiramente com pontos tricô, e a carreira 13 deve ser completada inteiramente com pontos tricô. A última laçada não tricotada é enrolada com linha.
- No tecido virado para o avesso, faça o 14º círculo com laçadas em tricô, formando a 1ª cunha.


- Procedendo da mesma forma, tricote 13 cunhas (depois que 9 cunhas estiverem prontas, o produto precisará ser experimentado, colocando-o na cabeça de forma ligeiramente esticada).
- Costure as cunhas do boné ao longo das bordas e aperte a coroa, juntando todas as alças com linha.
Com arreios
O gorro com carreiras curtas e tranças é tricotado adicionando 2 fios.
Adequado para trabalho:
- fio de lã grosso (100% lã merino) com densidade de 50g/170m;
- agulhas de tricô circulares, de 4,5 ou 5 mm de espessura;
- tesoura e agulha;
- marcador de tricô.
Diagrama de padrão:
Com uma densidade de tricô de 17*22 carreiras, você precisará montar 109 laçadas com agulhas de tricô nº 4.5 e tricotar:
- Na primeira carreira há 28 laçadas de acordo com o padrão Aa - 1 laçada em tricô e uma repetição de 1 laçada frontal e 1 laçada em tricô. Você precisa repetir isso 3 vezes até as últimas 3 laçadas - 1 frontal e 1 traseira.
- Coloque um marcador no final da carreira e tricote mais 5 carreiras exatamente da mesma maneira.
- Mude para as agulhas de tricô nº 5 e complete a carreira 7 de acordo com o padrão A1a – 1 ponto meia + uma repetição do padrão de 1 ponto da frente e 2 pontos meia tricotados juntos. Repita isso até as últimas 2 laçadas do círculo - 1 frontal e 1 traseira. No total, 83 laçadas devem ser tricotadas.
- Na 8ª carreira, faça um padrão conforme o diagrama A1b, composto por 28 laçadas e representando 2 tranças cruzadas no centro do gorro. Marque o início e o fim do padrão com um marcador e passe para o padrão A2. Ele é tricotado até o marcador (colocado no início do padrão A1b).
- Tricotar o tecido até uma altura de 18 cm e continuar trabalhando com um elástico 1*1 (alternando as alças da frente e de trás), completando outros 2,5 cm do produto.
- Comece diminuindo tricotando 2 pontos da frente e 2 de trás juntos em cada carreira (diminuindo assim 13 pontos).
- Depois que restarem apenas 28 laçadas do padrão A1b e 42 laçadas do elástico na carreira, conecte as laçadas do tricô com as laçadas da frente, de modo que restem apenas 29 laçadas além do padrão.
- Diminua 13 pontos (a carreira será composta por 16 pontos + padrão) e faça a próxima carreira de acordo com o padrão: 2 pontos da frente + 2 pontos de trás.
- Na última carreira de 18 laçadas, corte o fio, puxe-o firmemente, prendendo a coroa e costure (é melhor trazer para o lado avesso).
- Decore o chapéu com um pompom feito de pele ou linha.
Dicas para iniciantes
Ao tricotar um gorro com carreiras encurtadas, os profissionais recomendam que os iniciantes:
- Comece a trabalhar com padrões mais fáceis (ponto meia, ponto meia), complicando gradualmente o padrão do trabalho.

- Utilize somente fios de alta qualidade para o trabalho, com a adição obrigatória de náilon ou acrílico às fibras de lã, o que tornará o produto final mais durável, macio e resistente ao desgaste.
- Ao tricotar em redondo, use um marcador para marcar o início e o fim de cada carreira. Também deve ser usado em casos em que o tricô precisa ser deixado de lado com urgência, sem possibilidade de tricotar uma carreira até o fim.
- Use um caderno, anotando nele todos os cálculos, diminuições e aumentos das laçadas. Você também pode colar dados sobre os tópicos selecionados nele.
- As agulhas de tricô circulares devem ser usadas de acordo com as recomendações do fabricante da linha ou 1,5 a 2 tamanhos menores, o que deixará o padrão mais em relevo.
Fileiras curtas são ideais para criar gorros jovens com uma coroa perfeita.
Compatíveis com quase todos os padrões, eles envolvem a montagem do produto a partir de várias cunhas, exigem certo cuidado na execução do trabalho e aderência à técnica escolhida de transição e enrolamento de laçada.
Vídeo sobre tricô
Gorro de fileira curta: