Shorts de cintura alta – uma tendência elegante e brilhante da temporada primavera-verão. Feito com moldes padrões ajustados aos parâmetros da silhueta, este modelo é fácil de fazer e pode se tornar um adorno no guarda-roupa de qualquer mulher.
Ferramentas e materiais necessários
Os shorts femininos de cintura alta são um modelo brilhante e elegante que não restringe os movimentos e é ideal para caminhadas e praia, bem como para o trabalho, um piquenique ou um encontro.
Materiais necessários para fabricação | Suas características |
Tecido principal | Para a produção de shorts, são preferíveis tecidos de malha ou elásticos, e sua quantidade necessária é selecionada individualmente e depende do comprimento do produto (para capris, shorts ou calças). Para selecionar o comprimento do produto, você precisa medir a distância da cintura até o comprimento desejado, adicionando mais 20-30 cm, que são necessários para processar a cintura e fazer o cinto. |
Resina | Fita ou entretela usada para acabamento de bordas. |
Padrão | Eles são feitos a partir de um molde básico de shorts levando em consideração os parâmetros da figura e são usados para recortar o produto. |
Tópicos | Três tipos de threads são usados na modelagem:
|
Materiais adicionais |
|
Modelo clássico
Os shorts femininos de cintura alta podem ser feitos usando um padrão básico clássico, ajustado dependendo dos parâmetros da figura feminina.
As alterações são realizadas de acordo com as seguintes medidas:
- Circunferência da cintura (De) – medido no ponto mais estreito da curva natural da cintura.
- Meia circunferência da cintura (Meia circunferência da cintura) — medido ao longo de uma fita auxiliar ou elástico localizado na parte mais estreita da figura.
- Circunferência do quadril (Quadris) – é medida ao longo da parte mais saliente dos quadris, sem descer nem subir.
- Circunferência da meia coxa (PoB) – uma medida tomada colocando uma fita métrica horizontalmente ao redor da figura. Nas costas, as medidas são tiradas nos pontos mais proeminentes das nádegas. De frente - realizado levando em consideração a protrusão do abdômen.
- Altura do assento (H) – é 26,5 cm. Dependendo de quão apertado o shorts deve ficar na região da virilha, você precisa adicionar ou subtrair 1 cm da altura do assento. Para shorts justos feitos de tecidos elásticos, Bc é 25,5 cm. Para um modelo mais solto – 27,5 cm.
- Comprimento do produto (Di) – medido da cintura até o comprimento desejado do short.
Em um modelo clássico simples de shorts, em vez de pinças na cintura, mantém-se um corte único na cintura. No corte lateral, é permitido preservar ou não a curvatura da linha do quadril.
Uma condição obrigatória para o corte do tecido é a presença de uma margem superior de 11 cm:
- São necessários 5 cm para criar uma cintura alta;
- 5 cm é usado para bainhas;
- 1 cm é a distância que resta como margem de costura.
Para fazer shorts:
- Após colocar o molde no material (fixando o molde com alfinetes), ele deve ser recortado, adicionando a cada peça da vestimenta uma margem de costura obrigatória de 1-2 cm. Depois de dobrar as pernas frente a frente, elas devem ser fixadas com alfinetes ao longo do corte lateral, alinhavadas e depois costuradas à máquina. Os cortes de tecido resultantes devem ser processados com overloque e as costuras finalizadas devem ser passadas a ferro.
- Após conectar o produto com alfinetes ao longo das costuras internas dos degraus, eles precisam ser costurados com ponto à máquina e as bordas resultantes devem ser cobertas com overloque.
- Vire metade do produto do avesso e coloque-a na segunda perna. As costuras da virilha e os cortes centrais em ambas as partes da peça devem ser conectados com alfinetes e alinhavados. A costura à máquina é feita ao longo da costura alinhavada, as bordas acabadas devem ser processadas com overloque e as costuras resultantes devem ser passadas a ferro.
- Na parte inferior, ambas as pernas precisam ser dobradas em 1 cm (no avesso) e um ponto circular deve ser feito.
- Para processar o corte da cintura, a parte superior do produto precisa ser dobrada para baixo em 6 cm (de dentro para fora) e presa em um círculo com alfinetes.
- A parte ajustada do produto deve ser costurada à máquina em toda a circunferência, e o corte resultante deve ser processado com overlock.
- Antes de fazer um cinto com o material principal, você precisa cortar as partes que o prendem (passadores do cinto) de modo que o comprimento de cada uma seja 2 cm maior que a largura do cinto.
- As tiras finalizadas precisam ser processadas com ponto overloque ou ziguezague.
- Para fazer o cinto, você precisa cortar um retângulo com comprimento correspondente à largura do material (aproximadamente 1,4-1,5 m). A largura desejada do cinto depende da vontade da mulher e ao cortá-lo ela aumenta em 2 vezes. Adicionalmente, são acrescentados 2 cm ao valor obtido (1 cm para costuras de cada lado).
- A tira cortada precisa ser dobrada ao meio (com o lado direito voltado para dentro), as bordas longas alinhadas, presas com alfinetes e costuradas com uma costura reta.
- As pontas do cinto devem ser feitas em um ângulo agudo. Para isso, eles devem ser conectados, dobrados ao meio e, após marcar a linha de corte desejada em um ângulo de 45 graus, cortar o excesso de tecido.
- O cinto deve ser costurado a partir do canto, recuando 1 cm da borda do produto. A costura deve ser feita continuamente até o meio do cinto, onde você precisa fazer um pequeno furo (12-15 mm) para poder virá-lo do avesso. Antes de virar o produto para o lado direito, todos os cantos resultantes do tecido devem ser cuidadosamente aparados, deixando 1-2 mm antes da costura. Isso é feito para evitar a formação de excesso de espessura nos cantos, o que comprimiria o tecido.
- O cinto deve ser virado do avesso através do furo deixado no tecido. O buraco em si deve ser cuidadosamente costurado à mão com um ponto invisível.
- As presilhas de cinto são usadas para prender o cinto à peça de roupa. Uma delas é colocada do meio para a lateral do short e presa com um alfinete. O segundo pedaço de tecido é preso à segunda costura lateral. As peças são fixadas com costura à máquina, colocadas 2 mm abaixo da borda da dobra.
- A terceira tira do passador de cinto é fixada ao longo da costura traseira. O cinto é inserido nas presilhas que o mantêm no lugar e é distribuído uniformemente.
Bermudas
Shorts femininos de cintura alta, até o meio do joelho ou 8-10 cm acima, retos ou levemente alargados na parte inferior são chamados de "Bermudas". Este modelo em sua versão clássica possui vincos, bolsos laterais e cinto ajustado, e é confeccionado em linho, algodão, jeans ou malha.
Antes de cortar, o molde precisa ser ajustado de acordo com os parâmetros da figura e, em seguida, disposto no material, traçado com um lápis e recortado (margem de costura de 1,5 cm).
Os seguintes itens são feitos separadamente para o cinto:
- retângulo, 12 cm de largura;
- 2-3 tiras de 2,5 cm de largura cada;
- 4 peças de molduras de bolso com fenda (cada uma com cerca de 5 cm de largura e 14 cm de comprimento).
Para costurar o produto:
- As pinças localizadas na parte de trás do short precisam ser costuradas, depois endireitadas e passadas a ferro nos cortes laterais.
- A serapilheira dos bolsos internos é dobrada com a parte da frente da peça, alinhada ao longo das bordas, alinhavada e costurada na linha superior. Os bolsos resultantes precisam ser dobrados do avesso, bem passados e costurados nas bordas.
- As partes laterais (metade frontal do produto) com bolsos de uma peça devem ser colocadas na parte interna das partes frontais com o lado direito voltado para fora e alinhavadas ao longo da linha superior.
- Todas as partes do bolso interno são alinhavadas e costuradas ao longo da borda do lado avesso.
- As partes principais do molde precisam ser conectadas (com o lado direito voltado para dentro), alinhavadas ao longo da costura lateral e costuradas à máquina. As bordas do produto devem ser processadas com overloque e as costuras resultantes devem ser passadas a ferro. O mesmo deve ser feito com as costuras dos degraus e do centro. No último, devem ficar 16-20 cm descobertos até o topo (para “costurar” o zíper).
- A parte inferior de ambas as pernas precisa ser dobrada 0,5 cm do lado avesso, costurada em círculo e depois costurada com ponto reto à máquina, atingindo exatamente a linha de alinhavo.
- A borda superior do produto deve ser tratada com entretela, dobrada em 5-6 cm, alinhavada em círculo e costurada à máquina. As margens de costura devem ser processadas com overloque.
- O retângulo de tecido para o cinto deve ser dobrado ao meio (direitos juntos) e costurado à máquina. As margens de costura devem ser processadas com overloque. Se você quiser dar às bordas do cinto um formato angular, você deve conectá-las, dobrá-las ao meio e cortá-las com uma tesoura em um ângulo de 45 graus. Neste caso, a costura da máquina é feita estritamente a partir da borda do produto e em movimento contínuo. Deve ser feito um furo de 15 mm no meio da correia para virar o produto do lado direito. O buraco deve então ser costurado à mão com um ponto invisível.
- As presilhas do cinto em ambos os lados precisam ser processadas com um overlock e, em seguida, colocadas nas costuras laterais e traseiras, prendendo-as no meio com um alfinete.
- Os locais onde os pinos são conectados às presilhas do cinto devem ser costurados à máquina.
- Em uma parte do cinto, você deve fazer e chulear 2 laçadas e costurar botões na outra.
- O zíper selecionado deve ser aberto e preso com fita adesiva no lado esquerdo do shorts. Depois de colocar uma tira de entretela (vime) sob a fita, você precisa costurar três camadas de tecido com um ponto à máquina: forro, material do short e fita do zíper.
- O zíper meio costurado precisa ser fechado e a parte externa direita do modelo com o zíper e o entretela presos juntos. Depois de costurar a borda direita do produto com um ponto reto à máquina, você precisa virá-lo do avesso, dobrar a parte livre da fita do zíper para dentro do produto e alinhavá-la e, em seguida, costurá-la com um ponto à máquina (primeiro a parte esquerda, depois a direita).
- Shorts acabados precisam ser bem passados.
Shorts-saia
Saia curta de cintura alta, peça original do guarda-roupa feminino, que realça a beleza e a graça de quem a usa. Para fazer um molde para o modelo, além das medidas básicas, você precisará tomar uma medida adicional - a altura do assento (SH), medida na posição sentada e igual ao comprimento medido da linha da cintura até o ponto de contato das nádegas com o assento da cadeira. Graças a essa medida, o produto final não ficará muito apertado quando você se sentar na cadeira.
Etapas da construção do padrão:
Modelagem da parte frontal do produto | 1. Do ponto T2 até o corte lateral, é colocado um segmento igual a 25 cm (Вс-1 cm); 2. A partir do ponto encontrado Я, deve-se traçar uma linha horizontal que interseccione as linhas de ambas as partes do produto nos pontos Я1 e Я2. 3. Para criar o ponto Я3, a linha resultante deve ser estendida para a esquerda a uma distância correspondente a 1/5 da semi-circunferência do quadril, com 1 cm adicionado a ela, o que é necessário para que o produto se ajuste confortavelmente à figura. 4. A distância resultante Я1-Я3 deve ser igual ao valor (ПоБ + Пб) * 0,2 + 1 cm; 5. A partir do ponto T, deve-se traçar uma reta correspondente ao valor de 1/10 PoB – 2 cm para cima e marcar como ponto T3. 6. O segmento resultante Y-T3 deve ser dividido em 3 partes iguais. 7. A parte inferior da divisão é chamada de Я4. 8. A partir do ângulo formado pela conexão dos pontos Я4-Я1-Я3, você precisa desenhar uma bissetriz dividindo-o ao meio e marcar uma faixa nele que continua até o ponto Я1 e é 1/10 do valor de PoB. Este ponto é chamado de Я5. 9. Os marcadores Я3, Я5 e Я4 devem ser conectados com uma linha côncava suave. |
Modelagem do corte em degrau da parte frontal do molde | A partir da marca Я5 você precisa traçar uma linha perpendicular à parte inferior do produto e marcar o ponto resultante Н5. Afastando-se dele, deve-se traçar um segmento horizontal de 1,5 cm para o lado esquerdo, e o ponto encontrado deve ser conectado com uma reta de valor Я3. |
Modelando um corte lateral | A partir do ponto H2, você precisa traçar seções de 2 cm e conectar seu ponto final H3 com uma linha reta ao valor B2. |
Modelando a fatia central | 1. O segmento Я1-Я3 deve ser colocado no lado direito a uma distância igual a 1/5 do valor de PoB +5 cm-1 cm (Я6);
2. A linha Я2-Т1 é dividida em 3 partes iguais, a inferior é designada pela marca Я7; 3. Na bissetriz do ângulo Я7-Я2-Я6, uma linha é traçada até a marca Я2 e tem 1/10 PoB – 1 cm (Я8). 4. O ponto encontrado é conectado com Я7 e Я2 por uma linha côncava suave. |
Modelagem do corte em degrau da parte traseira do produto | 1. A partir do ponto Я6 você precisa traçar uma perpendicular à linha inferior (Н6).
2. A partir do ponto encontrado, deve-se medir uma linha horizontal de 1,5 cm para a direita. 3. A parte final do segmento é conectada a Я6 por uma linha reta. |
Modelagem por corte lateral | 1. Da parte inferior medem-se 2 cm (H4).
2. Os pontos H2 e B2 são conectados. |
Para criar contra-dobras, os vernizes acabados precisam ser cortados ao longo das linhas do meio e alargados para a largura das dobras (de 16 a 24 cm).
A profundidade de cada dobra deve ser reduzida no nível inferior de cada lado em 2-3 cm, e uma linha de dobra deve ser desenhada ao longo das marcas Я4-Я7 até o nível da cintura. Durante o processo de corte, os dardos são estendidos até a linha do quadril.
Ao costurar uma saia-shorts:
- Depois de aplicar o molde no tecido, é necessário traçá-lo com giz de alfaiate (lápis) com margem de costura obrigatória de 1,5 cm.
- O ponto de cópia é colocado ao longo do contorno dos padrões e das dobras superiores das pregas. O produto é alinhavado e costurado.
- Ambas as partes do modelo devem ser costuradas ao longo dos cortes laterais. No lado esquerdo, a costura é interrompida a uma distância de 15-20 cm da linha da cintura para costurar um zíper.
- Os cortes em degraus do produto devem ser varridos. As bordas centrais frontal e traseira devem ser primeiro fixadas com alfinetes e depois alinhavadas. Todas as bordas previamente alinhavadas devem ser costuradas em uma máquina de costura, as costuras resultantes devem ser alisadas e as bordas devem ser processadas com um overlock.
- Depois de fazer as dobras, elas devem ser varridas.
- Depois de prender o cinto na parte superior do short, primeiro você precisa alinhavá-lo e depois costurá-lo com um ponto simples à máquina.
- Você precisa inserir um zíper no produto restante, colocando entretela entre ele e o tecido principal, e costurá-lo primeiro no lado esquerdo e depois no lado direito.
- O produto acabado deve ser bem passado.
Shorts jeans
Shorts femininos de cintura alta podem ser feitos com jeans velhos, cortando-os no comprimento desejado, virando-os e costurando à máquina, ou você pode fazê-los você mesma com jeans usando um molde baixado da Internet ou de uma revista.
Para fazer o produto:
- Todas as partes do molde precisam ser dispostas no tecido, traçadas ao longo do contorno (levando em consideração a margem de costura) e recortadas.
- Para processar bolsos laterais, você precisa costurar a borda da entrada deles com forro, cortar as margens e, dobrando o forro para baixo, prender a borda costurada. Costura dupla à máquina é feita ao longo da borda da entrada do bolso.
- A parte da frente da peça deve ser fixada com alfinetes na parte da frente do bolso lateral, de modo que as bordas da linha de marcação coincidam. A estrutura resultante deve ser costurada.
- Ao trabalhar com bolsos de remendo na parte de trás do modelo, você deve:
- costure os cantos superiores;
- endireite as costuras, primeiro virando o bolso do avesso e depois passe-as a ferro, dobrando-as para o avesso;
- a borda superior do bolso precisa ser costurada à máquina;
- O bolso finalizado precisa ser costurado ao produto principal.
- Ambas as metades do molde precisam ser costuradas ao longo dos cortes laterais, entrepernas e centrais. O corte central deve ser deixado sem costura, a 16-24 cm do topo do produto. As costuras devem ser passadas a ferro e as margens de costura processadas com overloque.
- É necessário inserir um zíper no corte central, costurando-o com fita primeiro na parte esquerda e depois na parte direita do produto. A fita do zíper precisa receber acabamento com vivo (doublerin).
- Para criar um cinto, um retângulo de jeans cortado com o dobro do comprimento do valor Ot é dobrado ao meio (com o lado direito voltado para dentro) e costurado à máquina. No meio da correia, há um furo aberto de 15-20 mm, necessário para virar o produto do lado direito.
- A parte superior do short precisa ser dobrada e costurada à máquina. Depois, as presilhas do cinto precisam ser costuradas com o lado direito voltado para baixo.
- Depois de conectar as peças com os lados direitos voltados para dentro, você deve costurar a parte externa do cinto ao longo da borda superior do short, de modo que as presilhas do cinto fiquem sob a costura da máquina.
- As margens da cintura devem ser passadas para cima, e o corte longitudinal do lado interno da cintura deve ser passado do avesso.
- Ao costurar a parte de trás do cinto, você precisa formar um cordão. Deve ser inserido nele um elástico, tendo previamente ajustado o seu comprimento. As pontas do elástico são presas nas costuras laterais.
- As presilhas do cinto puxadas para cima precisam ser costuradas na borda superior do cinto.
- A borda inferior de cada perna do short precisa ser dobrada e costurada em um círculo.
- Em uma ponta do cinto você deve costurar uma alça e na outra ponta você deve costurar um botão.
Recomenda-se costurar shorts jeans com ponto duplo usando uma agulha especial. Rebites podem ser feitos nas laterais do produto. Também é possível usar cadarços, miçangas ou rendas para decorar o modelo.
shorts de couro
Shorts femininos de cintura alta feitos de couro sintético ou couro ecológico são feitos de acordo com padrões padrão.
Para criar um modelo:
- O molde do produto deve ser colocado sobre o tecido e o modelo deve ser recortado com margem de costura obrigatória de 1,5 cm.
- Ambas as partes do produto devem ser dobradas juntas com os lados direitos voltados para cima e costuradas ao longo dos cortes laterais, centrais e entrepernas.
- A parte inferior do produto deve ser processada em círculo, dobrando-a primeiro do lado avesso (0,5 cm).
- As partes dos bolsos internos são dobradas, aplicadas na parte frontal do produto, alinhadas nas bordas, alinhavadas e costuradas nas linhas de entrada. Os bolsos resultantes são dobrados para o lado avesso, bem passados e costurados nas bordas.
- A parte superior do produto precisa ser dobrada e costurada em círculo. Usando passadores de cinto, você precisa costurar um cinto feito de uma tira de couro sintético.
- Você precisa inserir um zíper no meio da costura central, costurando primeiro a parte esquerda e depois a direita da fita.
Ao contrário de outros materiais, o couro sintético requer cuidados especiais no trabalho e processamento cuidadoso das costuras.
Você pode fazer shorts femininos de cintura alta sem nenhuma habilidade especial, usando um molde básico ajustado às suas próprias medidas. O modelo do produto e o material são selecionados de acordo com os desejos e preferências da mulher, e os próprios shorts são uma parte indispensável do guarda-roupa feminino na estação quente primavera-verão.
Vídeo sobre shorts de cintura alta
Como costurar shorts de cintura alta: