Um esboço é um desenho criado rapidamente. Via de regra, lápis são usados para desenhar. Neste caso, a ferramenta apenas toca levemente a tela. Profissionais fazem esboços para criar um protótipo de uma futura pintura.
Para aqueles que estão começando a aprender o básico das belas-artes, esse tipo de criatividade pode se tornar um hobby e o ponto de partida para uma jornada emocionante no mundo da ilustração. O principal é seguir uma sequência clara de ações durante as primeiras aulas.
Ferramentas de desenho
Esboçar (aulas para iniciantes em lápis geralmente são simples de fazer) beneficiará artistas profissionais; para quem está começando a criar ilustrações; para aqueles que estão cansados de computação gráfica e sentem falta de desenhos ao vivo em papel comum.
Desenhos criados rapidamente:
- promover o desenvolvimento da imaginação e do pensamento espacial;
- ajudar a encontrar explicações para coisas complexas;
- dar prazer.
Muitas pessoas fazem esboços para relaxar e descontrair. Alguns, ao contrário, concentram-se em criar tais desenhos. Ter habilidades de esboço tornará mais fácil criar projetos pessoais e profissionais. Na véspera das festas, você não precisará perder muito tempo procurando cartões postais, pois você mesmo poderá fazê-los.
Um presente feito com suas próprias mãos será muito mais valorizado pelo destinatário do que um comprado em uma loja, mesmo que essa compra tenha custado uma quantia considerável de dinheiro ao presenteador.

Ao fazer um esboço, não é preciso deixar tudo perfeito. O principal é aprimorar suas habilidades e se algo não der muito certo ou mal, não importa. Afinal, essa ilustração é criada rapidamente, e muitos artistas a usam como esboço para uma futura pintura grande.
Esse tipo de atividade pode ser comparado a uma sessão de exercícios em uma academia. É melhor trabalhar nesses desenhos não por muito tempo, mas com frequência, do que tentar quebrar o recorde de desenho imediatamente. Por exemplo, os profissionais aconselham começar com sessões de 20 minutos.
Se você dedicar essa quantidade de tempo por dia aos esboços, será suficiente para que suas habilidades melhorem rapidamente e os desenhos em si, consequentemente, se tornarão melhores e mais interessantes.
O tema dos esboços pode ser qualquer coisa. Tudo depende das preferências de quem desenha ou de quem pediu para desenhar algo. A principal tarefa é se sentir um criador e parar de ter medo ao ver uma folha de papel em branco com lápis na sua frente.
Esboçar (aulas para iniciantes em lápis podem começar com imagens de objetos familiares) pode ser simples e claro, e abstrato. Pode ser uma embarcação, um móvel, um prato culinário ou uma paisagem inusitada.
Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar os materiais e ferramentas que serão necessários para isso.
O conjunto mínimo deve incluir o seguinte:
- caderno de desenho ou álbum de desenho comum;
- vários lápis;
- apagador.
A escolha dos lápis requer atenção especial.
Em qualquer trabalho artístico, muito depende da dureza dos instrumentos de escrita:
- depois de desenhar no papel com o lápis mais duro, o artista verá uma linha fina e leve na superfície de sua tela;
- Lápis macios deixam marcas escuras e densas.
O nível de dureza e maciez dos lápis é indicado pelos próprios fabricantes. Marcações especiais são usadas para esta finalidade. Geralmente contém uma letra e um número. Quanto às letras, poderia ser "B" ou "H". O primeiro indica a maciez do lápis, e o segundo, respectivamente, a dureza.
Ocasionalmente, uma letra "F" adicional pode ser usada, indicando que o lápis é duro e macio (médio). Da mesma forma, a combinação de letras “HB” é usada para designar um lápis de dureza média.
Além disso, ao lado das letras geralmente há números que indicam o grau de maciez ou dureza. À medida que o número ao lado da letra "H" aumenta, a dureza do lápis aumenta. Por exemplo, um lápis 4H é mais duro que um lápis 2H.
Consequentemente, à medida que o número ao lado da letra “B” aumenta, a maciez do lápis aumenta. Por exemplo, um lápis 5B é mais macio que um lápis 3B.
Você pode comprar as ferramentas com a maciez necessária em qualquer loja que venda artigos de escritório. Normalmente, eles podem ser comprados em conjuntos inteiros, contendo de 5 a 10 peças.
Um artista iniciante precisará de 3 lápis:
- sólido;
- macio;
- média.
Recomenda-se escolher lápis:
- 2B;
- 2H;
- HB.
As marcações que indicam a maciez ou dureza do lápis são a primeira coisa que você deve prestar atenção ao escolher esses instrumentos de escrita. Depois disso, você pode consultar o fabricante. Artistas profissionais geralmente preferem instrumentos feitos na República Tcheca ou na Alemanha.
As seguintes marcas podem ser citadas como exemplos:
- Faber Castell;
- Koh-i-Noor;
- Lira.
Master classes
Desenhar (as aulas para iniciantes com lápis são baseadas em exercícios simples) depois de preparar as ferramentas necessárias requer prática constante e uma atitude positiva.
Linhas simples
O mais importante no esboço são linhas leves. Para aprender a fazer desenhos simples com eles, você precisa segurar o lápis corretamente.
Para fazer isso:
- não é preciso apertar muito forte;
- as pontas dos dedos não devem ficar muito próximas do lápis;
- A melhor posição é quando o instrumento fica livremente na mão e permite que ele se mova facilmente;
- Se você tiver problemas para segurar o lápis, você pode abaixar os dedos um pouco mais perto da ponta da mina.
Como as linhas em si não são complicadas, o processo de desenhá-las também é simples. Tudo o que é necessário é desenhar um lápis em um pedaço de papel. Como resultado, uma longa marca permanecerá neste último. A tarefa se torna mais difícil se você tentar desenhar duas linhas paralelas.
Você pode começar com linhas curtas e depois aumentar gradualmente o comprimento delas. No final, você pode desenhar a folha inteira com essas linhas. É importante lembrar que você não precisa se preocupar se eles ficarem irregulares e não totalmente paralelos. Ao fazer um esboço, não há necessidade de levar seu trabalho imediatamente à perfeição. O principal é não pressionar muito o lápis e desenhar com calma.
Depois que toda a folha estiver sombreada com linhas paralelas, você pode começar a desenhar perpendiculares. Se as primeiras linhas eram todas horizontais, agora você precisa desenhar linhas verticais. O resultado deve ser muitas células, como em um caderno escolar destinado às aulas de matemática.
Esses movimentos não só ajudarão a melhorar suas habilidades de desenho, mas também terão um efeito calmante. Se desejar, você pode tentar criar qualquer outra composição a partir de uma variedade de linhas. Depende da imaginação de quem desenha.
Por exemplo, você pode dividir a folha em vários retângulos com linhas e desenhar várias linhas paralelas em cada retângulo:
- horizontal;
- vertical;
- diagonal.
Você pode incliná-los em ângulos diferentes. O resultado será um desenho que ainda não será considerado um esboço propriamente dito, mas estará muito próximo disso.
Linhas arredondadas
Desenhar linhas arredondadas é um processo mais complexo do que o descrito acima. No entanto, ele é mais alegre e é uma boa opção para artistas iniciantes. A tarefa principal é preencher uma folha de papel ou algumas de suas áreas com linhas curvas desenhadas aleatoriamente na mesma distância umas das outras.
Você pode fazer isso por horas, e essa maneira de passar o tempo é perfeita para viagens longas em transporte público. O principal nesta questão é não ter medo de cometer erros: é importante se recompor e deixar de lado todas as preocupações desnecessárias. Basta praticar algumas vezes e as linhas só vão melhorar.
Quadrados
Desenhar quadrados é fácil e divertido. O trabalho se resume a preencher uma folha de papel com essas figuras geométricas simples. Você precisa tentar fazer com que os quadrados tenham o mesmo tamanho., e eles devem se cruzar aleatoriamente. O resultado será um lindo enfeite. Você pode começar com uma pequena seção da folha e depois aumentar gradualmente a área.
Círculos
Desenhar círculos se baseia no mesmo princípio usado para preencher espaços no papel com quadrados, conforme descrito acima. Somente neste caso, círculos e ovais atuam como figuras a partir das quais um lindo ornamento será formado. Não será possível retratá-los uniformemente na primeira vez.
No entanto, o processo em si é viciante e tem um efeito calmante. Pode ser classificado como meditativo.
Segmentos iguais e desiguais
Este exercício ajuda a desenvolver não a mão, mas o olho. É importante que ele ensine como determinar proporções com precisão. A essência da lição é dividir segmentos de reta ou lados de figuras em componentes iguais.
Funciona assim:
- Uma linha é traçada.
- A linha é dividida ao meio.
- Cada um dos dois segmentos resultantes é dividido ao meio.
- O mesmo deve ser feito com cada um dos 4 segmentos resultantes.
Esse trabalho continuará até que, eventualmente, seja obtida uma pequena seção que só pode ser marcada com um lápis. Linhas de diferentes comprimentos podem ser usadas para dividir em segmentos.
Se a tarefa já foi concluída muitas vezes e começa a parecer fácil demais, você pode torná-la um pouco mais difícil. Para isso, basta começar a dividir os segmentos em um número ímpar de componentes: por exemplo, 3, 5, 7.
Formulários
Quando sua mão estiver suficientemente treinada, você pode começar a criar formas. Eles são muito simples, mas nenhum esboço pode passar sem eles, mesmo aquele que foi habilmente criado por um mestre.
Esses formulários incluem:
- quadrado;
- círculo;
- triângulo;
- cilindro.
Essas figuras são muito usadas em desenhos, pois todos os objetos ao redor são compostos por elas. Artistas profissionais sabem muito bem disso. Você pode tentar desenhar um círculo usando traços curtos e bruscos. No entanto, não é necessário pressionar com força o lápis e a folha de papel.
Usando um princípio semelhante, é possível representar todas as figuras de aço, que estão relacionadas às formas simples que fundamentam o esboço e todo o nosso mundo. Depois de concluir este exercício, você pode passar a criar esboços – desenhos baseados em linhas e formas simples.
Luz e sombra
Aulas de desenho para iniciantes com lápis incluem necessariamente conhecimento e domínio da arte de transmitir luz e sombra no papel. Sombreamento e clareamento são as principais maneiras de tornar um desenho tridimensional. Eles ajudam a adicionar volume a uma folha de papel plana. Como resultado, o desenho se torna tridimensional e visualmente muito semelhante ao objeto real.
Assim como em todo o trabalho descrito acima, você deve começar com exercícios simples e depois passar gradualmente para tarefas mais complexas. Por exemplo, você pode adicionar sombras ao círculo que foi desenhado de acordo com o exemplo acima.
Para fazer isso você precisa:
- Determine a localização da fonte de luz. Entretanto, se na vida real a direção dos raios de luz é escolhida pela própria natureza e suas leis rígidas, que não podem ser violadas por nenhuma tentativa, então em um desenho o próprio artista pode decidir para onde a luz será direcionada. Afinal, ele é o criador aqui.
- Dependendo de qual lado os raios incidem sobre o objeto, as áreas de sombra serão distribuídas de forma diferente. Você pode tentar mudar a posição da fonte de luz no desenho várias vezes para imaginar claramente como a sombra projetada pelo objeto se moverá com ela.
É importante lembrar que a sombra não incide apenas sobre a figura, mas também sobre a superfície em que essa figura está localizada.
- Você pode tornar o exercício mais difícil colocando não 1, mas 2 ou mais fontes de luz no desenho. Eles podem estar localizados, por exemplo, em lados diferentes.
Existem várias maneiras de aplicar sombra.
Os mais comuns são:
Caminho | Descrição |
Eclosão | Este método é o mais fácil de usar. Tudo o que você precisa fazer é sombrear o lado sombreado. Você pode fazer isso com linhas, cruzes ou outros métodos convenientes. |
Sombreamento | Este método deve ser escolhido ao criar esboços com sombras grandes. Você pode sombrear usando um lápis especial ou uma folha de papel macia. A regra principal é que os movimentos devem ser direcionados ao longo dos traços. Nesse caso, a sombra aplicada parecerá mais realista. |
Colocação de vários pontos | Esta é a maneira mais difícil de aplicar sombra. Geralmente, apenas artistas experientes se permitem usá-lo. A essência desse método de pintura sobre áreas sombreadas é a seguinte: nas áreas mais escuras, os pontos são colocados próximos uns dos outros. Mas quanto mais clara a área, menos densos os pontos se tornam. |
Independentemente do método escolhido, a aplicação das sombras deve ser gradual. Você deve fazer várias abordagens e remover tudo o que se tornar desnecessário com uma borracha ou um guardanapo. Depois de terminar o exercício com o círculo, você pode passar para figuras mais complexas.
Você não precisa segurar um lápis na mão para praticar a visão de sombras. Você só precisa prestar mais atenção em como a luz incide sobre os objetos ao redor da casa, do cômodo ou da rua.
Bolinho
Esboçar (aulas para iniciantes a lápis podem ser relacionadas à imagem de comida) sobremesas é um dos tipos mais populares de ilustrações. Pode ser usado não apenas para fins estéticos, mas também para criar receitas culinárias.
Por exemplo, você pode desenhar um bolinho seguindo estes passos:
- Prepare um lápis e encontre uma boa foto de um bolinho. Se quiser, você pode pegar um bolinho, caso tenha um e ele ainda não tenha sido comido.
- Observando um exemplo (ao vivo ou em fotografia), você deve fazer um desenho linear, indicando as principais formas e elementos.

- Trabalhe nos detalhes usando lápis de diferentes maciez e dureza. Pinte as áreas mais escuras e deixe as áreas mais claras de branco.
- Para realçar a consistência brilhante da calda e deixar o desenho mais apetitoso, deixe os destaques brancos sem pintar.
- Refine os detalhes do esboço e corrija o que parece inacabado.
Arranjo de flores
Desenhar flores com linhas simples e formas geométricas descomplicadas é chamado de esboço floral. Esses desenhos podem ser usados para decorar interiores antes de vários eventos que serão realizados lá.
O esboço floral tem muito em comum com a ilustração botânica. Quem gosta da ideia de desenhar belas flores pode tentar começar com um exemplo bem simples: um girassol comum.
Para exibi-lo, você precisa fazer o seguinte:
- Na parte inferior da folha, desenhe duas linhas suaves que formarão o caule.
- Acima do caule, desenhe mais algumas linhas suaves que devem formar muitas pétalas em formato de lágrima. Eles devem ser dispostos em círculo de modo que uma grande área circular seja formada no centro.
- Desenhe sementes de girassol como pequenos quadrados.
- Adicione algumas folhas, uma de cada lado do caule. Cada um deles também deve receber o formato de uma lágrima. Desenhe 1 linha ao longo do centro das folhas.
Esboço de retrato
O retrato em esboço é um tipo de esboço bem desenvolvido e muito interessante. Alguns artistas estilizam suas obras como pop art ou desenham rostos com olhos grandes e deliberadamente exagerados.
Desenhar é um gênero fácil e descontraído que qualquer artista iniciante pode dominar. O principal durante as aulas é segurar o lápis bem e corretamente, estar preparado para erros e aproveitar o processo.
Vídeo sobre desenho
Esboçando. Aulas de lápis para iniciantes: