Os esboços começaram antes mesmo do advento da escrita. A confirmação disso é fornecida por pinturas rupestres de povos primitivos. Na arte, a tecnologia tem uma direção independente. A técnica de desenho rápido é usada por artistas iniciantes, profissionais e como hobby.
O que é esboçar
A essência de um esboço é transmitir a ideia necessária, sem levar em conta detalhes insignificantes e sem importância. Pode conter imagens e palavras.
O desenho usando a técnica de esboço é feito rapidamente. Assim como uma ideia ou inspiração surge inesperadamente, um esboço nasce espontaneamente. O desenho rápido é de natureza inconsistente. Está sendo finalizado, corrigido, não é uma obra acabada.
Por que aprender a técnica de desenho rápido
Se você quer começar a desenhar, então o esboço é a técnica mais adequada. Não há regras ou limites claros nessa direção; é impossível cometer um erro. O principal é transmitir a ideia.

É uma maneira de aprimorar suas habilidades de desenho e artesanato e, além disso:
- Cientistas belgas provaram que desenhar é um bom exercício para o cérebro e a memória. É por isso que desenhar é uma ótima atividade para o seu tempo livre.
- Para pessoas em profissões criativas, um desenho rápido é simplesmente necessário como uma ferramenta conveniente para capturar uma ideia. Mostre ao seu interlocutor e faça isso de uma forma divertida.
- Para viajantes. Se você esboçar objetos interessantes, eles serão lembrados mais vividamente do que com a ajuda de uma fotografia.
- Desenhar ajuda você a relaxar, aliviar o estresse e se divertir.
- Esboçar ajudará você a começar a ver detalhes interessantes no mundo ao seu redor.
Ferramentas e materiais
Um caderno, um lápis e uma borracha são o conjunto mínimo de coisas que você precisa ter à mão para fazer um esboço:
- Lápis de grafite vem em 3 cores: preto, branco, cinza. Os lápis são classificados pela dureza. Na Rússia, existem 3 escalas de dureza: M – macio, T – duro, TM – duro-macio. O europeu é mais amplo: B – suave, H – duro, F – tom médio, HB – duro-suave. Tanto na Rússia quanto na Europa, ao lado da letra de marcação há um número que indica o grau de dureza.

- Apagador Pode ser duro, macio, duro com areia misturada (para remover a camada superior do papel) ou uma borracha amassada para remover o tom.
- Canetas de gel são populares para criar esboços. Isso ocorre porque esse tipo de caneta usa um gel ou outro líquido à base de água. Isso torna o processo de escrita mais fácil. As desvantagens das canetas são o alto consumo de tinta e a alta probabilidade de vazamento.
- Caneta gel branca usado para papel de cores diferentes ou em outras cores no design. Também pode ser usado como corretor.
- Forro - uma caneta de desenho cheia de tinta. Existem 3 tipos: descartáveis, com cartucho substituível ou recarregável. Para desenhos de esboço, muitas vezes são escolhidas opções únicas. Usando um delineador, faça traços de espessuras variadas. As vantagens incluem o fato de que esta caneta usa tinta à prova d'água.
Um tipo especial de delineador é o tipo pincel. Esta é uma caneta com ponta em formato de pincel. Existem dois tipos principais: fino, semelhante a uma caneta hidrográfica, e largo, como um pincel. A tinta das canetas-pincel é à prova d'água ou à base de água.

- Existem 3 tipos de marcadores - artísticas, decorativas e industriais. Os desenhistas usam técnicas artísticas. As cores dos marcadores são à prova d'água e laváveis, permanentes, não misturáveis e misturáveis, transparentes e opacas. As pontas dos marcadores também variam: quadradas, redondas, chanfradas. A paleta de marcadores contém mais de 350 cores.
- Esboçando usando aquarelas implica tintas à base de água. Existem tintas sólidas, em pasta e líquidas. Para a técnica de desenho rápido, são utilizadas aquarelas profissionais. A paleta padrão contém 24 cores.
- Carvão para desenho Ele vem em 3 variedades: bastões, lápis e carvão prensado.
Ao desenhar objetos grandes, carvão macio é usado, e tipos duros são usados para detalhes. Mostra bem a textura. O carvão é plástico e, portanto, não adere bem ao papel. Desenhos feitos com carvão não podem ser armazenados, a menos que sejam tratados com um fixador especial. Para um artista iniciante, vale a pena experimentar um lápis carvão.
- Sanguíneo - é um material macio para desenho em forma de giz de cera. A gama de cores do sanguíneo varia do vermelho ao marrom. Este material, assim como o carvão, não adere bem à superfície e precisa ser fixado. Sanguíneo, devido à sua cor, é mais frequentemente usado para representar o corpo humano ou retratos.
- Papel. Para a técnica de desenho rápido, é importante escolher o papel certo. Existem opções universais, mas ao usar materiais diferentes, o resultado será diferente.
As propriedades que as pessoas procuram ao escolher papel para esboçar são densidade, textura e cor. Para esboços, é adequado papel com densidade de 120 - 130 g/m2, para trabalhar com aquarelas a partir de 200 g/m2. A regra principal é que não deve ser fino.
De acordo com a textura, o papel é dividido em liso, granulado, gofrado e artesanal (áspero, forte, marrom). Papel liso será conveniente para desenhar grandes manchas coloridas, papel fosco para pequenos detalhes. Para aquarela e tinta, papel liso pode não ser adequado, pois o material não irá aderir a ele.

A brancura do papel é medida em porcentagem. Para papel branco, é de 70% a 98%. A clareza da imagem depende deste indicador; quanto maior a porcentagem, mais clara a imagem. Não existe uma regra única na hora de escolher o papel, é preciso pesquisar e experimentar.
Esboçando gêneros
O esboço (uma técnica de desenho rápido tem sua própria direção) pode ser feito na forma de um esboço rápido e como um desenho de esboço. Um desenho é uma obra que um artista cria durante várias horas, elaborando cuidadosamente.
Gêneros de esquetes:
Gênero | Descrição |
Esboço interior | Esboço de interior, design, decoração |
Esboço de moda | Esboços baseados no tema da moda e tudo relacionado a ela |
Esboço da cidade | Imagens de edifícios, estruturas e paisagens urbanas |
Desenho de paisagem | Desenhos de praças, parques, hortas e jardins |
Esboço botânico | Desenhos de tudo relacionado à flora - arranjos de flores, plantas, cogumelos |
Esboço do produto | Desenhos sobre o tema comida e alimentação |
Esboço de viagem | Esboços feitos durante a viagem |
Esboço de retrato | Imagem de um rosto humano |
Desenho industrial | Esboços de tecnologia e utensílios domésticos |
Técnicas de esboço
Os esboços são classificados de acordo com os materiais utilizados.
esboço a lápis
Esboçar (uma técnica de desenho rápido geralmente feita com lápis) é o método mais facilmente acessível. Tudo o que você precisa são ferramentas simples: um caderno e um lápis grafite.
Para começar a construir um desenho, use linhas livres, aplique pressão mínima no lápis e posicione-o em um ângulo mínimo em relação ao papel. A mesma técnica é usada para a coloração principal do desenho. Os números são facilmente delineados.
Para marcar linhas de contorno, segure o lápis como você faria ao escrever, em um ângulo grande em relação ao papel. Essas linhas precisam ser cuidadosamente controladas do início ao fim.
Esboço com marcador
Ao desenhar esboços com marcadores, várias técnicas são usadas:
- Desenho com contornos.
- Desenho sem contornos.
- Marcador como um suplemento para outro material.
Técnica de três estágios
Esta técnica é adequada para iniciantes em esboços.
Inclui 3 etapas de criação do desenho:
- Desenho a lápis. Na primeira etapa, é criado um esboço a lápis, no qual são indicados os contornos e os principais elementos do futuro desenho.
- Cor de preenchimento. Na segunda etapa, as principais manchas de cor são preenchidas. Aquarelas são usadas com mais frequência para isso, mas marcadores também podem ser usados.
- Processando com marcador. Na etapa final, são trabalhados os contornos do desenho, bem como pequenos elementos e detalhes que dão ao esboço uma aparência finalizada.
Existe outra versão da técnica de três estágios, na qual a sequência de pontos é alterada. Depois de esboçar com um lápis, o trabalho é feito com um marcador e então a cor é preenchida.
Como aprender a desenhar
Esboçar é uma técnica de desenho rápida e, se você remover o estereótipo de que desenhar requer talento, qualquer um pode aprender. Desenhar é uma habilidade que vem com a experiência, só é preciso treinamento e prática.
Como aprender a desenhar usando a técnica de esboço:
- Você pode começar colorindo, passando gradualmente para cópias complexas e depois criando seus próprios desenhos. Desenhar será mais fácil se você fizer passo a passo.
- Um artista precisa de duas habilidades: controle das mãos e visão.
- Para treinar o controle das mãos, são utilizados exercícios mecânicos. Elas podem ser feitas com lápis grafite.
- Desenhando círculos de tamanhos diferentes. O principal é que os círculos não se cruzem. Dessa forma, preencha toda a folha, tentando desenhar o máximo de círculos possível. Este exercício ajuda você a relaxar, pegar o jeito e treinar sua visão.

- O segundo exercício é relacionado às linhas. Preencha a folha com sombreamento. É importante aprender a aplicar hachuras em diferentes direções sem virar a folha de papel.
- Um iniciante em desenho precisa aprender a representar um conjunto básico de formas simples: uma linha, um triângulo, um retângulo, uma oval.
- Para desenhar um objeto complexo, ele é visualmente dividido em várias formas simples. Por exemplo, uma casa é um objeto complexo, mas mentalmente pode ser dividida em vários objetos simples: um retângulo, um triângulo, um quadrado.
- Ao desenhar figuras complexas, utiliza-se a lei da perspectiva: quanto mais distante um objeto estiver, menor ele será em relação aos que estão mais próximos. O uso desta lei torna os esboços tridimensionais e volumétricos.
- Em esboços complexos, luz e sombra são desenhadas. A hachura simples produz uma sombra fraca, enquanto a hachura cruzada cria áreas mais sombreadas.
- Esboços complexos incluem retratos. Sua criação requer cuidado e diligência. Eles passam para retratos quando já têm experiência em desenho.
Dicas para iniciantes
Artistas experientes dão conselhos aos iniciantes sobre algumas questões técnicas.
Como não borrar o desenho
O primeiro passo para um desenho de qualidade é manuseá-lo com cuidado.
Tocar com a mão pode fazer com que a área desenhada fique borrada, e marcas de gordura podem permanecer em uma folha de papel ainda limpa. Para evitar isso, coloque uma folha de papel debaixo do braço. Para trabalhos grandes, são utilizados dispositivos especiais: uma ponte ou um mahlstick.
Para remover migalhas do desenho, utilize um pincel próprio para esse fim. É importante manter o pincel limpo para que ele não manche o desenho.
Você pode evitar que seu esboço borre usando um fixador especial. O desenho é fixado em partes, à medida que a folha é preenchida, ou por completo quando o trabalho é concluído. Mas o fixador deve ser usado com moderação.
Como desenhar cachos
Desenhar cachos começa com a construção da base - o crânio. O penteado é dividido em várias partes principais e sua configuração é determinada. O cabelo que está localizado separadamente do crânio é desenhado como um detalhe separado. Os cachos localizados no lobo frontal são trabalhados com especial cuidado.
Existem várias maneiras de desenhar cachos:
- Linhas onduladas são retratadas - os contornos dos futuros cachos.
Linhas espelhadas são adicionadas próximas, sem se tocar, e conectadas nas extremidades.
- São desenhados retângulos localizados ao longo de uma linha diagonal.
Cada retângulo subsequente é menor que o anterior. Em seguida, os cantos opostos são conectados com linhas retas.
- Um cone truncado é desenhado.
Linhas oblíquas suaves conectam os lados opostos do cone, como uma fita. Na hora de colorir, vale lembrar que a parte da frente do cacho deve ser mais clara do que a parte de dentro.
Textura
A textura é usada para representar as propriedades das superfícies. Não há uma única maneira de criar texturas em esboços; há muitas delas, tanto simples quanto complexas.
Aqui estão alguns exemplos de criação de texturas simples:
- A textura da madeira é criada usando linhas verticais de espessuras variadas que se movem e criam uma faixa curva.
- A textura do concreto é feita em vários tons, cada um mais escuro que o anterior. Ela é aplicada com movimentos característicos, em padrão espinha de peixe, de forma caótica, mudando a direção de cada movimento.
- Uma maneira incomum de criar textura de pedra. De um lado da esponja de lavar louça você precisa arrancar pequenos pedaços de tamanhos diferentes. Para que todo o lado fique irregular. Depois dilua qualquer tinta conveniente com água – aquarela, nanquim, guache. E com a esponja resultante, aplique cuidadosamente o padrão.
Técnica de sombreamento
Existem duas técnicas de desenho em esboços: hachura e sombreamento. No desenho acadêmico, acredita-se que antes de começar a usar a técnica de sombreamento, você deve dominar a habilidade de hachura.
A técnica de sombreamento é adequada para desenhos com materiais suaves., por exemplo, sanguínea ou carvão. Sombreamento é o processo de fazer um traço no papel usando um bastão especial feito de papel enrolado, uma borracha amassada. Essa técnica é usada para adicionar volume à figura e realismo ao desenho como um todo.

O sombreamento deve ser feito ao longo do traço, indo do tom escuro para o claro. Este é um trabalho muito trabalhoso e que consome muito tempo. O sombreamento de alta qualidade é uniforme, sem interrupções, onde o tom transita suavemente do escuro para o claro.
Eclosão
A hachura clássica é uma técnica de desenho básica essencial para qualquer desenhista. É usado para mostrar a direção da luz e da sombra, relações tonais, para dar textura e a forma necessária a um objeto. Diferentes tipos de sombreamento são usados em esboços.
Regras de incubação:
- Os traços devem ser aplicados separadamente, um ao lado do outro, e após cada um deles, o lápis deve ser levantado do papel.
- Não faça ziguezagues nem vírgulas.
- Ao sombrear, você deve mover do escuro para o claro.
- Aplique hachura ao formato da figura.
- Ao fazer o cruzamento, faça com que o ângulo de inclinação seja mínimo.
- Para um sombreamento mais uniforme, aplique mais camadas.
- Em cada camada subsequente, não leve o sombreamento até o final da fileira anterior, para que não se forme uma costura.
- Você não deve usar hachura e sombreamento no mesmo esboço. Isso fará com que o desenho pareça desleixado.
Existem muitos tipos de sombreamento. Alguns deles são: curto, paralelo, hachura cruzada, hachura de contorno.
Controle de lápis
Esboçar é uma técnica de desenho rápido que ajuda a construir mapas visuais. Para um desenhista iniciante aprender a desenhar, não é necessário se forçar a segurar o lápis corretamente. Mas vale a pena tentar novos métodos, eles podem ser mais confortáveis para sua mão. E se você aprender, isto é, desenvolver o hábito de segurar o lápis corretamente, as linhas serão mais suaves e precisas.
Maneiras de segurar um lápis:
- Segure o lápis com uma "pitada", quanto à escrita. Este método usa apenas os dedos, resultando em traços curtos. Este método é adequado para trabalhar em pequenos detalhes quando é necessária uma precisão especial.
- "Para o meio." O lápis é segurado pelo meio e preso com os dedos estendidos, posicionados quase paralelos ao papel. Neste caso, a mão trabalha e o braço fica relaxado. Este método é usado para aplicar traços longos e definir o tom do esboço.
- "À mão." O lápis é preso dentro da palma da mão pelo polegar. A mão deve estar relaxada. Este método é usado para desenhar linhas longas ao trabalhar no desenho inteiro.
O ideal é quando o desenhista esquece o lápis, ele se torna uma extensão da mão.
Aplicação de diferentes linhas
A linha é a base de um esboço. Eles são usados para representar contornos e tons (sombreamentos). As linhas podem ser: retas, curvas, simples, complexas, longas, curtas, grossas, finas, de contorno, auxiliares.
Regras para usar linhas em esboços:
- Ao esboçar, as linhas devem ser vivas. Para fazer isso, eles são desenhados de forma rápida, nítida e não contornados várias vezes. Usar linhas diferentes no desenho permite que você obtenha efeitos diferentes.
- Para dar ênfase a um objeto, ele é desenhado com linhas mais largas.
- Para enfatizar o peso de um objeto, um objeto mais pesado é representado com linhas grossas, e um mais leve, com linhas finas.
- Para enfatizar a luz e a sombra, os objetos na sombra são indicados por linhas mais grossas, e os iluminados, por linhas mais finas.
- Se o objeto for representado mais distante, ele será desenhado com linhas finas. E o que está mais perto é grosso.
Como desenhar silhuetas
Uma silhueta é o formato de um objeto com um espaço interno preenchido, como uma sombra. Ao representar uma silhueta, é impossível transmitir as características e detalhes do espaço interno de uma figura. Mas os detalhes que vão criar a silhueta são importantes. Depende deles se a silhueta será reconhecível ou se tornará ilegível.
A silhueta é representada em um tom escuro sobre um fundo claro, ou menos frequentemente vice-versa. Um objeto desenhado usando a técnica de composição de silhueta é uma imagem generalizada. A principal característica da técnica de silhueta é o contraste de cores. Esta técnica é usada para representar: retratos, arquitetura, figuras humanas, paisagens.
Para desenhar uma silhueta, você precisa determinar corretamente as proporções do objeto e encontrar as características distintivas do contorno. Por exemplo, ao desenhar uma silhueta humana, a cabeça é usada como unidade de medida. O corpo é igual a 7 dessas unidades mais a cabeça. E os retratos geralmente são retratados de perfil.
Como transferir um desenho usando papel vegetal
Existem várias maneiras de copiar um desenho: usando papel carbono, usando uma mesa de luz ou usando papel vegetal. Papel vegetal é um papel fino e transparente.
Etapas da tradução de imagens usando papel vegetal:
- Cole o desenho desejado na superfície. Para isso, é utilizada uma fita especial; fita adesiva comum pode danificar o papel.
- Coloque papel vegetal sobre o papel. Proteja-o de maneira semelhante.
- Trace a imagem com um lápis. Nesta fase, você pode se livrar das peças que não são necessárias ou movê-las para outro lugar. Também vale a pena trabalhar cuidadosamente em todos os pequenos detalhes.
- Retire o papel vegetal e vire-o para o outro lado. Use um lápis grafite macio para sombrear todas as linhas desenhadas. Esse problema pode ser evitado traçando o desenho com um lápis macio e sem furos. Isso resultará em menos sujeira na imagem final.
- Fixe o papel para o qual a imagem será transferida. Coloque cuidadosamente o papel vegetal com o lado sombreado.
- Usando um lápis apontado, trace a imagem inteira novamente. O grafite do sombreamento transferirá o desenho para o papel.
Simetria no desenho
Simetria é a correspondência de uma metade de um objeto com outra, em relação a um ponto ou uma linha.
Se houver conformidade completa, é um objeto simétrico; se houver um pequeno desvio, ele é assimétrico. Quando o desvio é significativo, é assimetria. Simetria absoluta ocorre em objetos feitos pelo homem, mas é muito rara na natureza.
Para desenhar um objeto simétrico, é necessário designar o eixo central. Em seguida, contorne metade do objeto com linhas claras e copie-as em relação ao eixo central. Ao desenhar objetos simétricos, a precisão é importante.
Imagens para iniciantes passo a passo
Maçã:
- Desenhe um círculo.
- Marque a área onde o caule ficará com um arco. Um bastão é representado com duas linhas apontando para cima.
- Corte levemente as seções superior e inferior para dar o formato desejado.
- Desenhe uma folha simétrica e adicione nervuras a ela.
Sofá:
- Desenhe um retângulo.
- Eleve o encosto e modele os apoios de braços.
- Em seguida, desenhe a parte lateral visível e a parte inferior do sofá.
- Dois retângulos para almofadas de assento.
- Use linhas claras para destacar detalhes. Por fim, você pode adicionar um pouco de cor.
Cena:
- Desenhe uma linha reta horizontal que represente o teto.
- A partir dele, em ambos os lados, desenhe simetricamente as asas.
- Em seguida, usando linhas retas (você pode usar uma régua), desenhe as paredes e o palco em forma de semicírculo.
- Desenhe o teto com linhas retas e use traços leves para indicar a cortina horizontal.
- Marque o piso de madeira.
Para experimentar a técnica de desenho rápido, você precisa dos materiais mais simples e de habilidades mínimas em belas artes. Essa é uma das principais vantagens do esboço. Ele tem técnicas e métodos simples em seu arsenal. Por isso, ele é amplamente utilizado e continua ganhando popularidade.
Autor: Kovalchuk Olga
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre esboços
Esboçar - uma técnica de desenho rápido para iniciantes:
Aparentemente, o uso da palavra "esboçar" dá à instrução uma conotação divina...
Talvez.
Tudo ficaria bem, mas (!) só balões podem ser “hélio”! Da palavra "hélio". E as canetas são de gel. Porque o enchimento deles é GEL!
Obrigado. Eu não sabia.
Sim, claro. A princípio pensei que fosse coincidência, mas depois a pessoa continuou escrevendo “hélio”.
Obrigado por informações tão detalhadas!
Obrigado, informações úteis!
Obrigado Tudo é simples, claro e útil!
Obrigado, ótimo artigo! Especialmente para iniciantes. Tudo é claro e compreensível, sem rodeios desnecessários. As ilustrações são muito apropriadas.
Sim! Muitas informações úteis para desenhistas iniciantes como eu.
Informações muito úteis. Obrigado
Precisa aprender a desenhar do zero por conta própria
Onde descobrir como aprender a desenhar do zero por conta própria
Interessado em como aprender a desenhar do zero por conta própria. As instruções por si só claramente não são suficientes ((
você tem um erro aqui:
"Ao sombrear, você deve mover do escuro para o claro."
A resposta correta seria:
Ao sombrear, você deve mover do claro para o escuro.
Obrigado pelo artigo! muito útil! Aprendi a desenhar com ela.