As instruções de cópia passo a passo neste artigo ajudarão as crianças a aprenderem a fazer seus próprios desenhos de Natal. Imagens de contorno também podem ser impressas e usadas como páginas para colorir. Os exemplos abaixo usam as opções mais simples que podem ser feitas usando formas geométricas básicas. Em vez de lápis, você pode usar canetas hidrográficas ou giz de cera.
meia de natal
Os desenhos de Natal geralmente retratam atributos tradicionais: uma árvore de Natal decorada, uma manjedoura e uma cena do nascimento de Jesus Cristo, uma guirlanda, velas com galhos de pinheiro e um anjo.
Esta master class analisa uma das opções mais fáceis de copiar: uma meia de Natal (ou meia-calça) que é pendurada na lareira. O Papai Noel coloca presentes para as crianças na noite de Natal. Para completar este desenho, você precisará de lápis de cor (ou marcadores) e uma folha de papel.

As instruções passo a passo abaixo ajudarão você a dominar a técnica de desenhar uma meia de Natal:
- Desenhe a gola da meia no formato de um retângulo. Ele deve ser colocado um pouco acima do centro da folha. É melhor começar a desenhar com os elementos principais e depois adicionar detalhes menores. Isso torna mais fácil para a criança navegar pela composição geral.
- Desenhe o contorno básico da meia. Deve ser largo o suficiente. Arredonde os cantos. Se for difícil desenhar essa figura imediatamente, você pode primeiro dividi-la em dois retângulos que se cruzam e depois apagar as linhas extras com uma borracha.
- Marque o calcanhar da meia com um arco e também desenhe uma linha separando a ponta da meia.
- Desenhe 3 linhas horizontais na parte superior da meia.

- A meia conterá um pirulito, uma árvore de Natal e uma laranja como presentes. Para desenhar um pirulito, primeiro desenhe uma linha vertical e dobre-a em um arco na ponta. Mostre a ponta do pirulito arredondada.
- Desenhe a laranja como um contorno oval, com um pequeno círculo desenhado no topo.
- A árvore de Natal ao fundo também deve ser representada de forma simplificada.
- Adicione listras paralelas ao pirulito, contorne todos os contornos com um lápis preto, caneta hidrográfica ou marcador para torná-los mais brilhantes.
- Pinte a parte principal da meia e as listras do pirulito com um lápis vermelho.
- Pinte a árvore de Natal, a ponta da meia e o calcanhar de verde, a gola da meia e as listras de amarelo e a laranja de laranja.
A meia de Natal pode ser pintada de outras cores, mas vermelho e verde são as tradicionais. Isso se deve ao costume de decorar a casa para o feriado com ramos de azevinho, que tem folhas decorativas verde-escuras e frutos vermelhos brilhantes.
Segundo a lenda, os frutos desta planta eram originalmente brancos, mas o sangue de Jesus, derramado pelos pecados humanos, os coloriu de vermelho.
Globo de neve
O globo de neve é uma lembrança de Natal muito popular há mais de cem anos. A bola é representada como um círculo sobre um suporte. Você pode desenhar vários objetos dentro dela: uma árvore branca sobre um fundo azul escuro, uma árvore de Natal com presentes, um boneco de neve, um gnomo com um gorro vermelho ou um veado.
Este exemplo mostrará como fazer uma ilustração fácil com uma casa e uma árvore de Natal. Para trabalhar você precisará de lápis de cor, uma folha de papel, um marcador branco ou guache.
Processo de desenho passo a passo:
- Na parte inferior da folha, desenhe uma linha horizontal – a base da lembrancinha.
- Desenhe um círculo grande acima desta linha para encaixar a casa e a árvore dentro.
- O suporte pode ser representado como três retângulos com lados curtos arredondados.
- Desenhe arcos à esquerda e à direita paralelos à bola desenhada anteriormente; com a ajuda deles você pode mostrar paredes de vidro.
- Na parte inferior da bola, desenhe montes de neve com duas linhas suaves. Em bolas de vidro de verdade, essa neve é feita de plástico e, para que ela caia lentamente quando a lembrancinha é virada, é adicionada glicerina à água.
- Desenhe uma árvore de Natal usando um contorno suave. Linhas arredondadas parecem mais harmoniosas. Se o contorno não for muito uniforme, você não deve considerar isso um erro, pois são justamente essas características que dão singularidade e originalidade a cada desenho.
- Desenhe o tronco da árvore com dois pedaços curtos e faça 3-4 pequenos círculos na própria árvore – bolas de Natal.
- O telhado da casa é representado por linhas irregulares formando um formato triangular. As bordas onduladas são usadas para mostrar uma camada de neve. Desenhe o cano no telhado no formato de um pequeno retângulo.
- Desenhe as paredes da casa como linhas verticais sob o telhado e, para desenhar uma janela, você precisa fazer 4 pequenos quadrados que você contorna com um contorno geral.
- Pinte o fundo da bola de vidro com um lápis azul.
- Aplique uma segunda camada de lápis azul escuro por cima. Graças à pintura camada por camada, a bola brilhará com cores. Você também pode simplesmente pintar o fundo de azul escuro, o que criará a sensação de uma noite de inverno de conto de fadas.
- Pinte o tronco da árvore e a barraca de souvenirs de marrom, a árvore de verde e as bolas nela podem ser pintadas com lápis vermelho ou cores diferentes, conforme desejado.
- Pinte as paredes da casa de marrom e a neve no fundo da bola e no telhado da casa de azul claro.
- Nas janelas da casa, adicionaremos traços com um lápis laranja, como se houvesse luz nelas.
- Desenhe a neve na forma de círculos brancos usando um marcador branco ou guache.
Para uma criança pequena começar a desenhar com lápis, ela já deve ter desenvolvido habilidades motoras finas. Um bom exercício para se preparar para isso é colocar contas redondas em um pote.
Também é recomendável ensinar imediatamente a criança a segurar o lápis corretamente. - não com o punho, mas com os dedos, caso contrário será difícil treiná-lo novamente no futuro. A distância da ponta dos dedos ao lápis não deve ser muito pequena (cerca de 1,5 cm).
sino de natal
Os sinos de Natal chegaram à cultura moderna a partir dos tempos pagãos. Antigamente, as pessoas tocavam sinos para expulsar os maus espíritos. Mais tarde, as pessoas começaram a saudar a vinda de Cristo com seus toques.
As cores tradicionais – vermelho, verde, dourado – também são escolhidas para decorar os sinos. O sino em si é frequentemente retratado junto com ramos de azevinho, mencionados anteriormente.
Desenhos de Natal para copiar podem ser feitos usando as formas geométricas mais simples. Os contornos dos objetos desta master class foram obtidos exatamente dessa maneira, mas a coloração foi feita usando uma técnica mais complexa.
Para trabalhar, você precisará de um conjunto de lápis de cor ou giz de cera. Os contornos podem ser contornados com um marcador preto ou caneta hidrográfica.
A técnica passo a passo para criar um desenho é a seguinte:
- Desenhe um círculo no centro superior da folha – este será o nó do laço.
- Adicione ovais à direita e à esquerda – fitas amarradas em forma de laço.
- Para dar volume ao laço, adicione formas ovais na parte inferior.
- Desenhe 2 ovais grandes à esquerda e à direita – os contornos inferiores dos sinos.
- Faça a parte central dos sinos no formato de grandes “peras”. Se for difícil desenhá-los imediatamente, você precisará usar um lápis grafite simples, que pode ser facilmente corrigido com uma borracha.
- Desenhe “línguas” em forma de ovais dentro dos sinos.
- Os ramos de pinheiro no fundo podem ser representados de forma simples – na forma de linhas onduladas.
- Pinte os sinos de amarelo brilhante.
- Pinte também a parte superior do laço de amarelo. Essa cor deve ser adicionada também aos ramos de abeto, sem cobri-los completamente.
- Pinte os sinos de laranja nas bordas; essas serão as áreas “sombreadas”.
- Pinte as áreas sem pintura do arco com vermelho e adicione também alguns traços aos sinos.
- Usando um lápis preto, desenhe sombras dentro dos sinos e no arco, sem pressionar muito.
- Desenhe detalhes adicionais com um lápis azul: círculos ao longo da borda de um dos sinos e pequenos quadrados ao longo da borda do segundo.
- Pinte os ramos de abeto com um lápis verde. Quando aplicado ao amarelo, produzirá um novo tom verde claro. Você pode adicionar alguns traços verdes aos próprios sinos.
- No espaço vazio restante da folha, desenhe vários flocos de neve grandes e pequenos com um lápis azul.
Embora os lápis de cera sejam considerados um material de arte “infantil”, suas camadas permitem criar combinações de cores interessantes.
Eles não podem ser usados para criar uma imagem com detalhes finos, mas desenhar em listras largas permite que a criança pinte grandes áreas de forma rápida e sem esforço. Outra vantagem desse material é que os giz de cera são de cores muito brilhantes.
Outro design popular com o mesmo tema é a imagem de um sino com um laço vermelho amarrado sobre ele. Você pode dar um aspecto de desenho animado desenhando grandes olhos redondos no sino.
guirlanda de natal
Os desenhos de Natal e Ano Novo não podem prescindir de outro símbolo tradicional: o abeto. Nos países católicos, uma coroa de flores é feita com seus galhos e pendurada na porta, na parede ou colocada na mesa festiva. A guirlanda é decorada com fitas, sinos e doces.
Este exemplo de cópia mostrará uma das maneiras mais fáceis de desenhar uma decoração de Natal.
Como nos casos anteriores, esta master class exigirá lápis de cor. O esquema de cores principal é verde (galhos de árvores) e vermelho – um símbolo da futura ressurreição de Cristo. Os contornos serão pré-desenhados com um lápis simples.
Para fazer esse desenho, você pode fazer o seguinte:
- No centro da folha, desenhe um círculo usando um compasso.
- No topo deste círculo, desenhe uma pequena oval – o nó do laço e as fitas amarradas, como mostrado abaixo.
- Puxe as pontas livres das fitas descendo do nó do laço.
- O contorno externo da guirlanda deve ser feito em forma de uma linha ondulada, deixando espaços vazios aproximadamente na mesma distância para as fitas.
- Desenhe fitas estreitas em forma de figuras em formato de "S".
- O contorno interno da guirlanda também deve ser representado como um círculo com uma linha ondulada.
- Adicione pequenos círculos por toda a guirlanda – decorações nos galhos trançados.
- Pinte a guirlanda de verde claro e contorne os contornos com um lápis verde escuro.
- Pinte as decorações da guirlanda de amarelo, vermelho e azul.
- Pinte o laço e as fitas de vermelho.
Essa guirlanda pode ser representada junto com sinos, cuja técnica de desenho foi discutida acima, ou com folhas e frutos de azevinho. Como desenhá-los é descrito abaixo.
Anjo de Natal
Desenhos de Natal para copiar também costumam ser retratados com um anjo. Segundo a lenda, na noite de Natal ele voa do céu e leva presentes para crianças pobres.
Para desenhar um anjo neste exemplo, usaremos materiais não tão tradicionais: lápis pastéis, que contêm óleo natural (pastéis oleosos). Esses lápis são mais brilhantes do que aqueles feitos com pastéis secos e são mais fáceis de aplicar no papel. As linhas ficam mais suaves.
Para trabalhar com pastéis a óleo você também precisa de papel texturizado. O pastel não funciona bem em papel liso comum. Este tutorial usa papel pardo com superfície fibrosa.
Em vez disso, você pode usar veludo ou papel de embrulho. Papéis especiais para pinturas em pastel e cadernos de desenho são vendidos em lojas de artesanato.
Um marcador preto é usado para esboços preliminares. O desenho também pode ser esboçado com um lápis grafite simples, mas o lápis não pode ser muito macio, pois isso criará sujeira na hora de aplicar o pastel.

Outra técnica também é usada: primeiro, faz-se um esboço com um lápis pastel de cor próxima à tonalidade do papel.
Processo passo a passo para desenhar um anjo de Natal:
- No centro da folha, desenhe uma pequena estrela de cinco pontas e coloque um ponto no meio.
- Desenhe um semicírculo (o queixo do anjo) um pouco mais alto que a estrela e use pequenos arcos para mostrar os olhos fechados e uma boca. Faça o nariz em forma de um ponto e desenhe cílios nos olhos.
- Desenhe o cabelo do anjo usando linhas curvas. Este desenho será feito com uma técnica simples e "primitiva".
- Mostre os ombros com duas linhas curvas simétricas.
- Os braços do anjo também são representados como arcos paralelos.
- Desenhe o corpo do anjo no formato de um retângulo e mostre as pernas em segmentos simplificados, com dedos arredondados nas extremidades.
- Desenhe asas grandes atrás das costas do anjo e desenhe penas nelas usando formas ovais.
- Pinte o rosto, a estrela, as mãos e as asas do anjo com um lápis branco. Como o desenho foi feito com papel pardo, eles parecerão brilhar.
- Aplique uma segunda camada de lápis amarelo sobre a estrela. Pinte o cabelo do anjo da mesma cor.
- Pinte o corpo do anjo de rosa claro.
- Pinte as pernas do anjo de branco e o fundo com um lápis azul. Não é necessário pintar todo o espaço vazio, você pode apenas fazer nuvens.
- Pinte o espaço entre as nuvens com uma cor azul mais escura. Adicione alguns traços brancos às nuvens para dar um "brilho".
- Faça um halo ao redor da cabeça do anjo usando traços de um lápis laranja. Essa cor também pode ser adicionada à estrela.
- Faça um contorno - penas nas asas em azul, linhas no rosto - em lápis preto.
Para remover o excesso de pastel, use pincéis duros. O desenho deve ser mantido na vertical para que a tinta não respingue no papel. Esse tipo de desenho não é durável, pois os pastéis a óleo não secam.
No entanto, você pode protegê-lo de manchas e desintegrações borrifando spray de cabelo sobre o desenho. Lápis pastel são um material específico que dá ao desenho uma qualidade “aveludada”, pela qual são valorizados.
velas de natal
Os desenhos de Natal para copiar são imbuídos de tradições seculares e simbolismo cristão. Um desses objetos, que nos tempos antigos era usado como símbolo da vitória do bem e da luz sobre o mal, é a vela de cera. Também simboliza o brilho das estrelas no céu na hora do nascimento de Jesus Cristo.
Nesta master class, velas (tradicionalmente devem ser quatro) serão representadas junto com ramos de azevinho. Esta planta era valorizada pelos druidas porque permanecia verde e decorativa mesmo no inverno.
Algumas lendas dizem que foi de azevinho que a coroa de Cristo foi feita. O azevinho também é um símbolo de alegria e reconciliação.
Para completar o desenho você precisará de lápis de cor. Na descrição passo a passo abaixo, os contornos são desenhados usando um marcador preto. Você pode primeiro desenhá-los com um lápis grafite simples e depois contorná-los com uma caneta hidrográfica.
Este desenho é mais complexo que os anteriores, mas contém elementos repetidos da mesma forma.
O processo de desenho é o seguinte:
- Desenhe a primeira vela aproximadamente no meio da folha do álbum. Isso pode ser feito na forma de um retângulo alongado.
- Adicione um pedaço curto no topo – um pavio e uma chama em forma de gota com uma ponta pontiaguda. Mostre condicionalmente o brilho na forma de linhas divergentes da vela.
- Na parte inferior, abaixo da vela, desenhe várias bagas redondas de azevinho.
- Adicione 2 folhas nervuradas com bordas afiadas próximas, conectando-as com arcos curtos. Desenhe os meios.
- À direita, desenhe a mesma vela, mas mais curta. Desenhe uma fita decorativa com círculos.
- À direita, desenhe outra vela, frutas vermelhas e folhas de azevinho.
- Adicione 2 velas pequenas e folhas à esquerda para deixar a composição harmoniosa e equilibrada. Não é necessário manter simetria exata; as velas e folhas podem ser diferentes.
- Adicione mais algumas frutas e folhas no primeiro plano para que a imagem não pareça plana.
- Pinte as velas de amarelo claro para imitar cera.
- Pinte as chamas das velas de laranja e as fitas e frutas com um lápis vermelho.
- Pinte as folhas de verde escuro. Você pode usar tons diferentes e contornar folhas claras com um lápis mais escuro.
- O fundo sob as velas também deve ser pintado de verde.
- Desenhe o pavio da vela com um lápis preto e adicione traços vermelhos no lado esquerdo da chama.
- Desenhe o contorno das velas ao longo da borda direita com um lápis preto para criar um efeito de sombra.
Os exemplos de desenhos de Natal discutidos acima podem ser usados para fazer cartões de felicitações ou decorações para árvores de Natal. Para fazer isso, basta recortá-los seguindo o contorno e colá-los em um papelão.
Outras opções simples com o mesmo tema também são usadas para copiar: uma árvore de Natal com bolas, uma caixa com um presente, um floco de neve, uma guirlanda de Natal com luzes coloridas, bolas de árvore de Natal com imagens na superfície.
Você pode sugerir que seu filho faça um calendário do Advento com várias imagens e pendure-o na parede.
Vídeo sobre desenho
Desenhos de Natal para as crianças copiarem: