O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

As saias plissadas entraram na moda russa a partir da Europa Ocidental medieval, onde essa peça de roupa era parte integrante da vestimenta popular. Esse estilo atingiu o auge da popularidade nos anos 80. século passado, mas agora está de volta à moda.

Existem muitos tipos dessas saias, pois as dobras presentes nelas podem ser pequenas, largas, assimétricas e contrárias. Se você tiver tempo livre, um molde adequado e os materiais necessários, até mesmo uma costureira iniciante pode fazer pregas em uma saia de diferentes tipos sozinha.

Com o mínimo de esforço, você pode criar uma peça de guarda-roupa feminina, para que possa experimentar criar looks originais para o dia a dia, românticos e festivos.

Como calcular dobras

As pregas da saia (os tipos, o princípio do processamento da costura e as regras para cortar o tecido são recomendados para serem estudados antes de costurar uma peça bonita e estilosa) podem ser estreitas se a menina tiver corpo de ampulheta, que é o padrão de feminilidade.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

Este item de guarda-roupa pode ser usado com segurança na estação fria, mas somente se for feito de material grosso (por exemplo, jeans):

  • De acordo com o esquema padrão, para calcular corretamente as dobras, você precisa multiplicar a circunferência do quadril (CQ) por 3. As margens de costura são adicionadas às laterais.
  • Costureiras experientes recomendam usar a fórmula: (OB + margem) / largura da dobra.
  • Se o resultado final for um número fracionário, outra fórmula pode ser usada. Por exemplo: (OB + margem) / número desejado de dobras. Como resultado, você pode descobrir a largura de 1 dobra.
  • Para evitar erros comuns, você precisa estudar o seguinte exemplo: O OB da menina é 102 cm + margem de 4 cm = 106 cm. Se a dobra tiver 6 cm de largura, então 102/6 = 17. A partir deste exemplo, verifica-se que o produto terá 17 dobras.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

  • Cada dobra tem sua própria profundidade, que geralmente é entendida como 2 vezes sua largura. Independentemente do tipo de saia, a quantidade final de tecido necessária será igual ao triplo do OB + 4 cm de margem, para não ficar apertado na hora de se movimentar.

Por exemplo, se a circunferência do quadril for 102 cm, o tecido precisará ser preparado 310 cm.

Como fazer pregas em uma saia de diferentes tipos

As dobras na saia ajudam a destacar as vantagens da figura e esconder as desvantagens. Meninas com quadris largos devem escolher um modelo com pregas largas para deixar o look mais refinado e feminino. Representantes esbeltas do belo sexo usarão saias de qualquer comprimento feitas de tecidos fluidos.

É importante levar em conta o fato de que o chiffon e a seda abraçam todas as curvas do corpo, e é por isso que esses materiais podem destacar áreas problemáticas. Vários tipos de saias plissadas permitem que você crie looks únicos e femininos para qualquer ocasião.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão
Pregas em uma saia - tipos

A saia mais popular entre as fashionistas modernas é a saia com elástico. Ele é levemente alargado na parte inferior e tem comprimento midi. Este estilo é mais adequado para mulheres com pernas finas.

Saias com cauda não parecem menos estilosas quando têm um corte assimétrico e costas alongadas. As fashionistas com porte atlético vão adorar uma saia de tênis com pregas costuradas na parte superior.

modelo de saia Peculiaridades Qual figura é mais adequada? Estilo recomendado
Com um cinto largo Esta é uma saia original longa, com várias dobras pequenas, que deve ser costurada com tecidos arejados e fluidos. O produto deve afinar mais próximo da cintura. Cintura fina, quadris estreitos. Casual, romântico
Com bolsos pequenos O comprimento ideal da saia é midi. As dobras devem ficar como uma caixa. Além disso, há bolsos que são invisíveis para os outros. Quadris curvilíneos Esporte chique, casual, cotidiano
Direto A saia deve ser larga, com pregas retas e uniformes. O produto é universal, pois se adapta a qualquer tipo de corpo. Casual, negócios
Exuberante Esta categoria inclui saias multicamadas (feitas de organza ou chiffon) que lembram uma crinolina. Este é um excelente modelo de saia para meninas com corpo tipo maçã, bem como para mulheres durante a gravidez. Rua, retrô, neoclássico, casual
japonês A saia deve ser curta, xadrez ou monocromática. O estilo do produto deve assemelhar-se ao uniforme de uma colegial. Os produtos deste modelo são destinados a meninas frágeis, com cintura fina e pernas finas. Rua, esporte chique
Meio sol, sol No primeiro caso, a saia é costurada a partir de um hemisfério, e no segundo, a partir de um círculo. O produto deve ser alargado. Saias sol e meio-sol são adequadas para meninas com qualquer tipo de corpo. Negócios, romântico, casual, grunge

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrãoOs seguintes estilos não são menos populares: tatyanka (uma saia larga até o meio do joelho com um cinto original e dobras volumosas), saia lápis (o produto é original graças às dobras estreitas). A primeira opção ajudará a esconder quadris curvilíneos e quilos extras na barriga e nas laterais.

O segundo estilo é ideal para mulheres baixas, pois a silhueta afunilada da saia faz com que a menina pareça visualmente mais alta.

Para garantir que a dobra não perca sua forma original e não se desfaça na parte inferior, ela deve ser colocada apenas em ângulo reto ao construir o desenho do modelo. No padrão, cada seta pode ser marcada com setas que serão localizadas verticalmente.

Ao criar os moldes, é importante lembrar que as dobras são formadas pela parte frontal. A largura das dobras é calculada, mas não marcada no molde. As marcas necessárias são aplicadas ao tecido preparado pelo avesso, usando um giz especial de alfaiate, um pedaço de sabão afiado ou um marcador à base de água.

Ao formar o canto, você precisa garantir que a dobra corresponda totalmente aos dados escritos no molde. Caso contrário, o resultado final não atenderá às expectativas.

Em breve

Para costurar uma saia com pregas invertidas, não há necessidade de construir um molde, já que a principal tarefa da costureira é realizar corretamente todos os cálculos. Você precisa cortar 2 retângulos em toda a largura do tecido para que a altura deles corresponda ao comprimento do futuro produto. Por exemplo, 140 (largura) x 40 (comprimento) cm.

Além disso, você precisa levar em conta a presença de margem de tecido para costuras e a bainha cuidadosa da parte inferior. Se a cintura da menina estiver dentro de 73 cm, então para o cinto, cuja largura será de 4 cm, você precisará cortar uma tira de 4x85 cm (todas as tolerâncias são levadas em consideração). Depois disso, você pode aplicar as marcações.

A primeira coisa que você precisa fazer é costurar o tecido ao longo das costuras laterais. Deve ser formado um círculo cuja circunferência será de 2,80 m. Muitas dobras podem ser formadas, mas com esses parâmetros da figura 12 peças serão suficientes.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

Cálculo de dobras:

  • Para descobrir quanto tecido colocar na profundidade das dobras, você precisa subtrair a circunferência da cintura (CC) da circunferência da roupa: 280 - 73 = 207 cm.
  • Se você precisar descobrir a profundidade das dobras, divida o valor obtido pelo número delas. Por exemplo, 207/12=17,2 cm.
  • Para atingir o resultado desejado, você também precisa calcular a distância entre as dobras: OT / número de dobras. De acordo com o exemplo dado, o resultado será o seguinte: 73/12=6,08 cm.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

Todas as ações posteriores devem obedecer ao seguinte esquema:

  • Os dois últimos valores obtidos (17,2 e 6,08) devem ser colocados alternadamente ao longo da borda superior do produto. Como resultado, todas as costuras laterais devem estar localizadas na parte central das dobras laterais para que não fiquem perceptíveis.
  • Você precisa começar com a costura lateral, da qual 8,6 cm são medidos em ambas as direções (exatamente metade da profundidade da dobra), e depois 6,08 cm, 17,2 cm, novamente 6,08 cm, 17,2 cm. O produto é processado de forma semelhante ao longo de toda a borda. A segunda costura lateral fica escondida na parte central da dobra.
  • Ao marcar o material, é fácil cometer um erro, pois é muito difícil trabalhar com mm. Costureiras experientes recomendam passar gradualmente das costuras laterais para a parte central do produto.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

  • As marcações necessárias são colocadas na parte superior do produto fabricado. Se a costureira não planeja passar as dobras, não há necessidade de desenhar linhas de cima para baixo.
  • É necessário formar dobras o mais precisamente possível de acordo com as marcações. 17,2 cm é calculado para 1 dobra. Cada pedaço de tecido deve ser dobrado ao meio (a parte da frente deve ficar para dentro) e as marcas das bordas existentes devem ser alinhadas.
  • Para fixar as partes do produto, são aplicados pontos temporários a partir da marca (dentro de 7 cm), que devem ser direcionados para baixo.
  • Para marcar a dobra na parte interna da dobra, você pode fazer um entalhe. Você obterá uma dobra grande, a partir da qual precisará formar 2 dobras opostas, porém menores. O entalhe está alinhado com a costura. As dobras formadas são fixadas ao corte.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

Se feito corretamente, as dobras ficarão bem profundas, pois as dobras do verso se sobreporão. Essa técnica é apropriada se a costureira estiver trabalhando com material fino e leve. Se o tecido for denso, então dobras de menor profundidade devem ser formadas.

Caso contrário, será criado um volume extra na cintura, o que fará com que o item final pareça mais largo.

Depois que todas as peças estiverem no lugar, você precisa costurar um ponto de fixação ao longo de toda a parte superior para ajudar a saia a manter seu formato. Você deve começar e terminar a linha a partir da costura na qual o zíper será costurado. A etapa final é costurar o zíper, processar o cós e a parte inferior e remover os pontos temporários.

Unilateral

As pregas na saia (os tipos deste item do guarda-roupa feminino impressionam pela diversidade e versatilidade, já que um modelo corretamente selecionado permite adicionar feminilidade à imagem e enfatizar os encantos da figura) podem ser verticais e unilaterais.

Nessa situação, estamos falando de uma saia reta, elegante e com silhueta afunilada. Esta peça de roupa atrai a atenção dos outros com sua sofisticação e moderação. Ao costurar uma saia com pregas unilaterais, deve-se dar preferência a materiais lisos e macios. Por exemplo, flanela de lã, gabardine, rep.

É melhor evitar tecidos densos e rígidos, pois o produto não manterá o formato desejado.

Um elemento essencial do guarda-roupa feminino com dobras elegantes de um lado deve consistir na parte frontal (a largura da dobra formada) + 2 partes invisíveis para quem está de fora (a profundidade da dobra). A profundidade máxima da dobra deve ser igual à sua largura x 2.

Mas o valor final pode ser ajustado se não houver tecido extra ou se uma tira especial for ajustada para se ajustar às dobras.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

Para calcular a quantidade de pinças ao longo da cintura, você precisa realizar várias operações aritméticas: (circunferência do quadril + cm adicionais para um ajuste livre) - (circunferência da cintura + margem para um ajuste livre):

  • Por exemplo, (106 cm + 6 cm) - (80 cm + 4 cm) = 28 cm.
  • Os dados obtidos devem ser divididos entre as dobras existentes. Por exemplo, 28/23 = 1,2 cm.
  • A profundidade de todas as dobras ao longo da cintura em ambos os lados é aumentada em 0,6 cm (1,2 / 2 = 0,6 cm).

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

Todas as outras ações são executadas em uma sequência clara:

  • Marque as dobras no lado avesso do material. A partir da borda do tecido, meça em sequência: margem de costura (4 cm), metade da profundidade das dobras ao longo dos quadris (6 cm), a largura da dobra (6 cm), sua profundidade total (12 cm).
  • Finalize marcando a tela com metade da profundidade da dobra e uma margem para as costuras. A profundidade de cada dobra formada é aumentada em 0,6 cm ao longo de toda a cintura.
  • Para fazer a saia alargar na parte inferior, você precisa reduzir gradualmente a profundidade das dobras em 3, 6, 10 mm de cada lado ao longo da parte inferior do produto. Quanto maior o produto final, mais superficiais devem ser as dobras na parte inferior. A diminuição da profundidade começa nos quadris.
  • Se as marcações forem aplicadas no verso do material preparado, todas as linhas serão transferidas, uma a uma, para a frente usando pontos de alinhamento.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

  • Todas as costuras (exceto uma) precisam ser costuradas juntas. A parte inferior da saia é bainhada, mas deve sobrar 15 cm até as bordas.
  • Na parte da frente, seguindo as linhas previamente traçadas, faça dobras, varra-as cuidadosamente e prenda-as com pontos diagonais em toda a largura.
  • As dobras devem ser passadas a ferro, o alinhavo removido e, então, a peça deve ser passada novamente usando uma almofada de passar roupa umedecida. As dobras devem ficar bem ajustadas à saia.
  • Costure as costuras, termine de fazer a bainha da parte inferior da peça e costure o zíper oculto.

Resta apenas processar a parte superior da saia com um pequeno pedaço de tecido, tendo primeiro colado o entretela adesivo ao longo da cintura com um ferro quente ou costurado um forro no cós.

Arco

Roupas com pregas tipo laço são uma peça universal do guarda-roupa feminino, graças às quais você pode criar looks originais e festivos. Este estilo de roupa feminina combina bem com tops justos, camisetas estilosas e blusas leves.

Esta peça do guarda-roupa feminino ajuda a esconder quadris largos. A largura das dobras pode variar de 5 a 12 cm. As dobras podem ser assimétricas ou em forma de leque. Para costurar uma saia você mesmo, você precisa calcular corretamente o número de dobras. O tecido preparado deve ser dividido em 2 partes iguais.

Se não levarmos em conta as costuras, a largura de cada seção deverá ser de 1,40 m. O comprimento do produto depende das preferências pessoais da costureira. Os pedaços de tecido devem ser costurados juntos. A largura total da peça de trabalho não deve ser inferior a 2,80 m. A costura deve ser cuidadosamente processada e passada a ferro. A parte inferior do produto deve ter bainha.

Se a circunferência do quadril da menina for de 1 m, a largura da dobra não deverá ser menor que 50 mm. Para descobrir o número exato de dobras, você precisa de 100 cm / 5 cm (6 ou 7). O resultado será 20. Para calcular a profundidade da dobra, você precisa seguir a fórmula: largura do tecido - circunferência do quadril. Por exemplo, 280-100=180 cm.

Dividimos o número resultante pelo número total de dobras (180/20). Acontece que a profundidade de 1 dobra será de 9 cm.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

Depois de concluir os cálculos, você pode marcar os locais das dobras no tecido e começar a passar. A largura final do produto não deve ser maior que 105 cm. Caso contrário, todo o excesso deve ficar escondido nas dobras.

A etapa mais difícil é criar um molde, algo que só costureiras experientes conseguem fazer. Recomenda-se cortar ao longo do fio da urdidura. Caso contrário, o produto ficará enviesado, fazendo com que a saia fique irregular. Depois de aplicar as marcações, você deve prender as dobras com alfinetes e alinhavá-las.

A peça existente deve ser passada a ferro em ambos os lados, utilizando para isso um pedaço de gaze húmida, de modo a obter a máxima fixação das dobras. As marcações estão sendo removidas. Só falta processar a bainha e costurar uma anágua (se você planeja ter uma).

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão
Esquema de arranjo de pregas em uma saia
O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão
Saia plissada com bolsos e sem cinto
O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão
Costurando bolsos em uma saia
O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão
Costuramos um zíper e costuramos um cinto
O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão
A saia "Tatyanka" com pregas em laço está pronta

Para deixar esse elemento essencial do guarda-roupa feminino mais atraente, você precisa costurar o cinto com a borda crua e depois costurar um fecho ou botão. O comprimento do cinto corresponde à circunferência da cintura, mas é preciso adicionar mais 5 cm para as costuras. Só falta inserir o zíper e você pode experimentar o produto final.

Em forma de leque

As pregas na saia (tipos de saias plissadas em leque implicam no uso apenas de tecidos leves e fluidos para que o produto final não fique volumoso e possa ser usado por mulheres com diferentes tipos de corpo) podem ser completas ou parciais.

Você pode cortar as pregas ao mesmo tempo que a peça principal, mas somente se tiver tecido suficiente em estoque. Caso contrário, as pregas são cortadas separadamente e depois costuradas na saia. A costura é cuidadosamente escondida na dobra interna da primeira dobra para que o produto fique perfeito.

A profundidade dupla é usada para a contra-dobra, de modo que cada dobra subsequente seja 10 mm diferente da anterior. Se tudo for feito corretamente, em ambos os lados da parte central haverá 3 dobras, que terão o seguinte esquema de cálculo: k + k / d + d / h + h / meio do leque da saia / h + h / d + d / k + k.

Para garantir que o produto atenda a todos os requisitos, você deve seguir o seguinte procedimento:

  • Marque linhas no verso do tecido para evitar erros durante o processo de trabalho. Todas as linhas são transferidas para a frente, uma a uma, usando pontos de alinhavo.
  • À direita da parte central, deve-se passar a linha da terceira dobra. Para fazer isso, passe um ferro quente ao longo da borda externa + interna da dobra várias vezes.
  • A primeira e a segunda dobras devem ser passadas seguindo uma linha.
  • Você precisa prender o tecido na peça de base (com os lados direitos voltados um para o outro) para poder costurar, marcando a área onde o leque que está sendo formado pelo tecido irá abrir. Depois disso, as dobras passadas a ferro devem ficar localizadas em um dos lados da costura que passa pelas linhas de marcação.
  • O produto deve ser desdobrado de forma que os elementos principais sem dobras fiquem no centro, na parte superior. É necessário colocar uma nova linha (a distância da linha anterior deve ser de 5 a 6 mm). Como resultado, a linha deve conectar todas as dobras (apenas de um lado do centro).

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

Esta linha deve ser igual ou ligeiramente menor que a linha localizada no centro. Você precisa deslocar um pouco o produto para costurar as dobras, conectando-as em direção à borda superior. Esses passos precisam ser repetidos para as dobras que estão localizadas no lado oposto da parte central.

Só falta remover as linhas de alinhavo e experimentar a saia para corrigir quaisquer imperfeições.

Após a utilização do ferro quente, o produto é pressionado com um objeto pesado (prensa) sobre uma superfície plana até que o material esfrie completamente. É essencial verificar como o material reage aos efeitos do ferro quente para eliminar a possibilidade de formação de um brilho específico. Para a parte da frente, use um ferro de passar.

Circular

As dobras da saia (os tipos de tecidos para costurar saias diferem em sua diversidade, mas é melhor dar preferência ao chiffon, jersey, algodão, tule ou seda para que o produto fique leve, elegante e feminino) podem ser circulares. Para costurar esse item de guarda-roupa você mesmo, primeiro você deve tirar medidas e preparar um molde.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

Neste caso, você precisa adicionar 3 cm na cintura e 5 cm nos quadris. Recomenda-se comprar o tecido levando em conta que ele pode ser enrolado ao redor dos quadris pelo menos 3 vezes + margem para folga, margem de costura e seu acabamento final. Para obter o comprimento desejado do produto, adicione 8 cm.

Quanto mais estreito for o pedaço de tecido preparado, maior deverá ser a margem (de 20 a 35 cm). Se o material for largo, 10 cm serão suficientes para folgas. Ao longo dos quadris, a largura de cada dobra deve ser de 3 a 8 cm, e a profundidade - de 6 a 12 cm. Para calcular o número de dobras, divida a largura do tecido ao longo dos quadris pela largura da dobra.

Para este caso, há uma fórmula simples: (circunferência do quadril + margem da linha do quadril) / 5. Por exemplo, (116 + 5) / 5 = 24.

Depois de concluir todos os cálculos necessários, você pode prosseguir para o processo principal:

  • Depois de varrer o material a uma distância de 20 cm da cintura, você precisa desenhar uma linha reta para os quadris. Os locais das dobras devem ser marcados com pontos. A partir da borda, você precisa recuar 1,5 cm para margem de costura e colocar um ponto, reserve 50% da profundidade da dobra e coloque um ponto novamente.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

A partir do novo ponto, mede-se a largura da dobra, depois sua profundidade, largura. Na etapa final, resta marcar metade da profundidade da dobra e a margem de costura (10 mm).

  • Você precisa costurar o tecido, pulando a última costura. A parte inferior do produto deve ser varrida e bainhada de modo que fique uma abertura de 10 cm nas bordas soltas.
  • Ao longo de todo o fundo, a profundidade das dobras deve ser reduzida em 10 mm. Através dos pontos marcados ao longo dos quadris, você precisa traçar linhas da dobra pretendida (10 mm). Se as marcações forem aplicadas no verso do material, todas as linhas devem ser costuradas com pontos de entretela.
  • Na parte da frente, você precisa fazer dobras do quadril até a parte inferior e prendê-las com pontos de alinhavo. Depois disso, as dobras são colocadas na cintura a partir dos quadris e cuidadosamente passadas.
  • Se a largura da peça de trabalho na área da cintura for maior do que o necessário, o excesso de tecido deverá ser escondido em dobras ao longo de toda a cintura. Da cintura até a linha do quadril, todas as dobras devem ser fixadas com pontos de alinhavo e passadas com um pano úmido.

O que são as dobras de uma saia: tipos, como fazer, padrão

Só falta costurar todas as dobras formadas e remover as costuras temporárias. A costura final precisa ser feita e a bainha da parte inferior da peça concluída. Você pode fazer dobras originais na sua saia em apenas 1 ou 2 noites. Mas para isso, a costureira precisa saber exatamente qual resultado pretende alcançar.

Para isso, numa primeira fase é recomendável familiarizar-se com os tipos de saias plissadas, que, se escolhidas corretamente, podem não só diversificar a imagem, mas também esconder quilos extras nos quadris e abdômen.

Vídeo sobre dobras

Pregas na saia. Tipos:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho