Para qualquer artista iniciante, esboçar é uma ótima maneira de ganhar experiência e aprender a desenhar linhas mais nítidas. Se você escolher imagens coloridas e legais, aprender belas artes será muito mais interessante.
A escolha das ferramentas de desenho depende das preferências individuais. Depois de dominar a técnica de cópia, você pode passar para lições mais complexas. O principal é ter paciência.
Como copiar fotos corretamente
Algumas pessoas pensam que copiar não é algo difícil, mas na realidade nem sempre é fácil avaliar corretamente as proporções de um desenho e repetir a imagem com a maior precisão possível. É por isso que muitas pessoas recorrem a truques.
Usando papel carbono
Para obter exatamente a mesma imagem do original. Isso é conveniente porque a pessoa se lembra fisicamente dos movimentos das mãos e aprende a desenhar linhas. Este método também ensina você a trabalhar em pequenos elementos da imagem.

Mas esse método também tem várias desvantagens:
- Não é possível alterar o formato da imagem. Isso significa que a imagem copiada só pode ter o mesmo tamanho que a original.
- Ao utilizar papel carbono, a imagem final ficará suja.
- Se você usar papel vegetal em vez de papel carbono, a imagem ficará limpa, mas será muito mais difícil colori-la.
- A imagem transferida não pode ser ajustada. É muito difícil apagar essas linhas com uma borracha.
- Você tem que pressionar bastante forte a caneta ou o lápis. Se você se acostumar com isso, será mais difícil desenhar linhas suaves depois.
A tecnologia desse desenho é extremamente simples. Você precisa colocar o papel carbono (com o lado adesivo para cima) sobre uma folha de papel limpa e, por cima dela, a folha com a imagem original. É importante garantir que as folhas de papel e o papel carbono não se movam durante o trabalho, caso contrário as linhas ficarão quebradas e nada funcionará.

Depois disso, só resta contornar a imagem com linhas. Elas serão impressas na folha de baixo. Só falta retirar o original, o papel carbono, e colorir a imagem resultante. Ao trabalhar, não tenha pressa para não ter que refazer tudo.
Gaiola de malha
Esta é outra maneira de desenhar uma imagem. O método celular envolve primeiro desenhar uma grade celular no desenho original e depois aplicar as mesmas marcações em uma folha de papel em branco.
É melhor usar uma régua para garantir que todas as proporções sejam mantidas com precisão. Depois disso, só resta desenhar célula por célula. Isso permitirá que você não pense em proporções e obtenha rapidamente o resultado desejado.
Este método é ideal para copiar imagens que retratam vários objetos pequenos com formatos diferentes. Por exemplo, uma grade ajuda a desenhar paisagens, naturezas-mortas e até retratos.

No entanto, esse método tem várias vantagens claras em relação ao uso de papel carbono:
- o papel não fica sujo;
- a imagem final pode ser corrigida com uma borracha;
- você pode fazer um desenho com um lápis, uma caneta, uma caneta hidrográfica, tintas ou até giz de cera;
- No processo de desenho, uma pessoa domina a técnica das belas artes.
Se falamos de profissionais, eles também usam uma grade. Por exemplo, ajuda quando você precisa copiar com precisão uma tela na qual um retrato é retratado. O trabalho é mais trabalhoso, mas o resultado é mais claro. Para trabalhar, você precisará de uma película fina transparente ou papel vegetal.

Para transferir um desenho usando uma grade profissional, você precisa:
- Desenhe linhas no filme. Para fazer isso, você precisa usar um lápis bem fino e uma régua. A escala ideal das células da grade é de 1 cm. Profissionais usam uma escala menor, e iniciantes desenham em papel vegetal com células medindo 2x2 cm.
- Coloque o filme pautado ou o papel vegetal sobre a imagem original. Para evitar que ele deslize, você pode prendê-lo com botões.
- Traduza o desenho. Recomenda-se usar um marcador fino para isso, pois não é possível criar linhas tão nítidas e uniformes com um lápis. Além disso, os marcadores de álcool secam imediatamente, o que significa que a imagem não borrará sob sua mão.
- Desenhe uma grade em uma folha de papel limpa do mesmo tamanho usado na preparação do filme. Se a imagem redesenhada precisar ser maior ou menor, basta aumentar ou diminuir a escala das células.
- Transferir imagem.
Algumas pessoas numeram as células como em um jogo de palavras cruzadas (horizontal e diagonalmente). Isso simplifica o processo e evita confusões.
Qual é a melhor maneira de desenhar?
Você pode escolher qualquer desenho para copiar (engraçado, colorido, preto e branco, complexo e simples) e desenhá-lo com as ferramentas com as quais você se sente mais confortável trabalhando. Se um iniciante se depara com a questão do que é melhor usar, vale a pena considerar as principais opções.
Ferramenta de desenho | Peculiaridades |
Lápis simples | Usado por quase todos os artistas profissionais e novatos. A principal vantagem é que, se você cometer um erro, poderá remover as linhas extras usando uma borracha. |
Lápis de cor | Permite criar imagens coloridas. Lápis de cor geralmente também podem ser apagados sem nenhum problema. |
Canetas hidrográficas | Permite desenhar imagens mais vivas com cores saturadas. |
Tintas | Eles podem ser misturados para criar gradientes e outros efeitos interessantes. |
Cada ferramenta tem seus prós e contras. Por exemplo, um lápis borra constantemente sob sua mão, e uma caneta hidrográfica não pode ser apagada. Muitas pessoas usam técnicas de desenho combinadas, quando o desenho é colorido com lápis ou canetas hidrográficas e depois contornado com um marcador preto. As imagens resultantes são muito legais e caricatas.
Dicas úteis para copiar
Antes de começar, há mais algumas coisas a considerar:
- Ao trabalhar com papel vegetal, é mais conveniente transferir primeiro as linhas principais e mais longas e depois trabalhar nos detalhes menores.
- É melhor ir da borda para o centro.
- Depois que o desenho estiver completamente transferido, você pode repassar quaisquer linhas que pareçam muito angulares ou pontiagudas. Transições mais suaves sempre parecem melhores.
- Ao criar uma imagem em preto e branco, você pode primeiro fazer um sombreamento claro. Você deve começar com cores claras ou mais claras, passando gradualmente para cores escuras.
Desenhos para copiar são legais, coloridos e outros, é mais fácil de traduzir, mas às vezes a tarefa é trabalhar em uma fotografia. Neste caso, é mais conveniente trabalhar com um esboço. Por exemplo, você pode escolher uma foto do seu animal de estimação favorito, onde ele esteja sentado em uma pose bem simples.
Depois disso, você precisa:
- Desenhe o eixo de coordenadas com um lápis em uma folha de papel limpa. Neste caso, o ponto de intersecção entre X e Y deve ser o centro do focinho do animal. Por conveniência, o mesmo eixo pode ser representado na foto original. Para evitar danos, recomenda-se utilizar papel vegetal.
- Usando os eixos como guia, desenhe a silhueta do animal. Nesta fase, não há necessidade de desenhar pequenos detalhes. O principal é criar uma forma e respeitar as proporções corretas.
- Agora você pode passar para os detalhes e desenhar os olhos, nariz, orelhas e outros pequenos detalhes do rosto. Nesta fase, você não precisa pressionar o lápis com força.
- Verifique as proporções da imagem. Você precisa ter certeza de que a cabeça não é muito grande, os olhos não são muito pequenos e avaliar outros detalhes. O eixo de coordenadas também é muito útil nesse sentido.

Depois disso, você pode passar para a pintura. É mais conveniente criar primeiro sombras com sombreamento claro, tendo previamente determinado a fonte de luz e como exatamente ela deve projetar a sombra. Ao destacar gradualmente os detalhes, você pode obter uma imagem bastante realista, muito semelhante à foto original.
Também é útil fazer acentos. Por exemplo, ao desenhar um gato, você pode contornar seus olhos com mais clareza e deixar o resto dos detalhes mais opacos. Parece impressionante e não leva muito tempo para desenhar pequenos detalhes, especialmente o pelo. Na etapa final, resta apenas limpar a sujeira do desenho usando uma borracha comum.
Imagens simples para copiar em uma grade
Desenhos legais, coloridos e brilhantes para copiar podem ser encontrados na Internet e não é necessário comprá-los. Artistas iniciantes acharão mais fácil desenhar usando uma grade. Se a imagem mostrar apenas o contorno, ela poderá ser facilmente concluída. Para fazer isso, basta imprimir o desenho que você gosta.

Por exemplo, você pode usar as seguintes imagens:
- Lebre com cenoura. Este é um desenho muito simples que pode ser feito com lápis de cor, tintas ou marcadores. A vantagem é que há uma grade e não há sombras especiais na imagem em si. A luz nesta imagem vem de cima, à esquerda.
- Flor sorridente. Este pote divertido é muito fácil de desenhar, pois todas as linhas irregulares no final podem ser escondidas sob uma linha preta grossa de uma caneta hidrográfica. A imagem não tem sombras, por isso é adequada para desenhar com qualquer ferramenta.
- O gato do Simon. Este é um personagem muito popular do desenho animado de mesmo nome. Um gato irritante que está sempre travesso e miando parece legal. É muito fácil de desenhar. As linhas podem ter a mesma espessura ou diferentes. Este exemplo é muito conveniente para aprender animação.
- Flor preta e branca. A imagem mais simples possível de uma flor. Depois de desenhar, você pode deixá-lo preto e branco ou colorir como quiser.
- Golfinho Unicórnio. As crianças vão gostar muito desta imagem. Este é um golfinho único. Como você pode ver neste exemplo, o contorno não precisa necessariamente ser preto. Para criar apenas um leve efeito de destaque, você precisa escolher uma cor que seja alguns tons mais escura que a principal.
- Maçã. Você pode tentar desenhar uma maçã simples. Deve-se prestar atenção ao caule e à folha. Esta é uma boa prática para aprender a desenhar folhagens em árvores e outras plantas.
Imagens fofas para copiar com marcadores ou lápis
Agora é hora de passar para imagens mais complexas.
Entretanto, se você usar o conselho dado anteriormente, não haverá nada difícil em redesenhá-los:
- Gato piscando. Este desenho parece brilhar com uma luz rosa. É muito fácil conseguir esse efeito. Basta contornar primeiro com um marcador preto e depois com um rosa. Para conseguir o efeito de bochechas rosadas como nesta imagem, você pode usar um lápis de cor e esfumar.
- É isso que você obtém quando combina gatos de desenho animado e sorvete. A imagem é muito criativa e popular. Contudo, não há nada complicado em copiá-lo. Quase não há sombras na imagem; o contorno preto usual é usado.
- Sorvete brilhante e positivo. Este design é perfeito para marcadores ou cores brilhantes. Ao usar tons mais escuros e mais claros, você pode criar sombras que não reduzem o brilho da imagem. E se você contornar os desenhos, a imagem ficará ainda mais brilhante.
- Hello Kitty legal. Este é um personagem de destaque que é amado tanto por adultos quanto por crianças. E o mais importante, não é difícil de desenhar. A imagem parece um adesivo ou decalque. Você pode conseguir um efeito tão interessante se, além do contorno preto padrão, você também fizer um branco.
Neste caso, a espessura da linha de luz que percorre o contorno deve ser significativamente maior. Depois disso, só falta adicionar um fundo azul claro e a imagem ficará mais saturada.
- Outro exemplo com contorno branco. Se você desenhar linhas pretas de espessuras diferentes, mas aplicar pressões diferentes, obterá o efeito de tinta. Essa técnica requer prática. A maneira mais fácil de aprender a fazer esse tipo de traçado é desenhar linhas retas em um pedaço de papel, que engrossam e estreitam. Muitos designers também usam essa tecnologia ao utilizar tablets gráficos.
Imagens para copiar com lápis de cor ou tintas
Desenhos para copiar, que podem ser feitos com guache ou lápis de cor, ficam muito legais e tocantes. Nesse caso, você também pode fazer o traçado, mas é melhor usar um marcador fino ou uma caneta gel preta grossa para isso. Esta técnica não envolve linhas claras. Pelo contrário, se houver sombras claras, o resultado será muito harmonioso.
Aqui estão alguns bons exemplos que são bastante fáceis de redesenhar:
- Girafa com balões. Cores pastéis podem ser usadas para essas imagens. Então, aquarelas ou lápis simples funcionarão perfeitamente. Se tiver dúvidas, você pode primeiro fazer um esboço com um lápis simples e depois colorir o desenho e contorná-lo.
- Gatinho em um donut. Se for difícil desenhar uma girafa, você pode tentar uma opção mais simples. Este desenho requer apenas lápis de cor. Não é necessário desenhar sombras, mas é recomendável fazer o sombreamento em uma direção.
- Rato e queijo. Este é um desenho muito tocante e simples. Também pode ser feito com lápis ou tintas. Depois disso, você precisa contornar a imagem e adicionar sombras internas no final. Não é necessário aderir a nenhuma tecnologia específica. Por exemplo, basta percorrer todo o contorno interno. É melhor deixar a sombra quase imperceptível.
- A raposa e a estrela. O design parece bastante complexo, mas na verdade esse efeito é criado graças aos pequenos galhos. Outra característica da imagem são as linhas de contorno muito finas. Elas permitem que a imagem se destaque sem torná-la muito pesada.
- Panda. Um exemplo bem-sucedido e simples de desenho com lápis de cor. Na verdade, a imagem inteira consiste em círculos e ovais. Como você pode ver na imagem, há traços de esboço restantes nela. Esta é outra técnica de desenho. Linhas descuidadas às vezes parecem muito vantajosas. Mas se você não gostar, pode fazer um contorno clássico e remover todo o excesso com uma borracha.
- Música no player. Para obter um efeito marcante, você pode combinar diferentes ferramentas. Por exemplo, canetas e lápis coloridos. Algumas pessoas usam canetas para criar sombras, mas isso requer habilidade. Você precisa pressionar a alça bem levemente. Ao desenhar com lápis, você pode combinar tons mais claros e mais escuros para criar uma imagem mais tridimensional.
Fotos originais para cópia
Desenhos para copiar são legais, coloridos e brilhantes, você deve escolhê-los de acordo com suas habilidades. Para começar, vale a pena praticar em imagens mais simples e depois passar para as mais complexas.
Será interessante experimentar diferentes técnicas de desenho:
- Mickey Mouse incomum. Para criar um design tão vazado, é melhor usar marcadores finos ou canetas de gel grossas. É mais conveniente primeiro criar um esboço e depois traçá-lo. Mas você precisa estar preparado para um longo tempo de trabalho, pois neste exemplo há muitos elementos pequenos.
- Pequeno homem e coração. Outra opção é desenhar uma imagem em preto e branco e colorir apenas um elemento. Essas imagens parecem muito originais e são fáceis de desenhar. Isso permite que você crie ênfase em um elemento da imagem.
- Pônei arco-íris. Um arco-íris também sempre parece impressionante. Pode ser usado para desenhar a crina de um pônei de desenho animado. Marcadores de diferentes tonalidades são adequados para esse tipo de imagem. Você precisa desenhar sombras com cores mais escuras. Atenção especial deve ser dada aos grandes olhos do pônei. Será difícil desenhá-los usando marcadores. Mas você pode criar todos os destaques necessários usando tintas.
- Velha arrogante. Este desenho pode ser criado usando canetas de gel e pastéis. Esta é outra técnica de combinação frequentemente usada para ilustrações. As linhas devem ser bem finas, não as deixe contínuas. Você só precisa marcar as bordas.
- Coruja surpresa. Esta técnica de sombreamento é adequada para crianças que estão aprendendo a desenhar linhas retas. Você pode desenhar uma coruja dessas com canetas de gel simples. Mas isso leva tempo.
Escolhendo uma técnica de desenho
Desenhos para copiar, engraçados, coloridos ou em preto e branco, como pode ser visto nos exemplos, podem ser feitos em diversas técnicas. Às vezes parece que é muito mais fácil desenhar com tintas, mas não com canetas de gel, mas na realidade tudo acontece de forma diferente.
Portanto, será útil aprender como escolher melhor a técnica de desenho apropriada:
- Desenhando com lápis. Tudo depende da escolha dos lápis certos. Para iniciantes, minas mais macias e, portanto, mais grossas são mais adequadas. Mas elas borram muito, então você terá que aprender imediatamente a desenhar de forma que tente não tocar a tela com a palma da mão.
Lápis duros não sujam tão facilmente. Eles geralmente são usados para criar esboços leves. Mas apagar essas linhas com uma borracha é muito mais difícil. De qualquer forma, nas escolas de arte, os iniciantes sempre aprendem primeiro a desenhar com lápis, já que essa técnica é considerada mais simples.
- Guache. É usado quando o aluno já tem habilidades básicas de desenho, entende bem de luz e sombra, mas ainda não está pronto para usar tintas a óleo caras e mais complexas. O guache, diferentemente da aquarela, não é tão borrado.

As tintas guache têm uma cor mais saturada. Mas quando secam, ficam opacos, o que algumas pessoas não gostam. Guache também pode ser misturado. Basta comprar algumas cores básicas para obter uma paleta completa.
- Aquarela. Embora essas sejam as tintas geralmente compradas para crianças, os artistas as chamam de bastante complexas. Portanto, a facilidade neste caso é muito enganosa. Se a embalagem disser “Aquarela”, significa que as tintas são à base de água. Eles impregnam fortemente a folha.
Se você desenhar várias linhas em um só lugar, a camada superior do papel começa a se desgastar e bolinhas desagradáveis aparecem no desenho. A aquarela responde muito bem a cada pincelada. Cometa um erro, é difícil consertar.
- Tintas a óleo. Elas são usadas para escrever, não para desenhar, já que essas tintas são caras e usadas principalmente por artistas profissionais. Não há regras rígidas para aplicar pinceladas de óleo. Você pode fazê-los quantas vezes quiser, e sempre a camada inferior será sobreposta. Aliás, a técnica de pintar com pinceladas é bem simples. Geralmente é usado para criar diversas paisagens.

- Pastel. Estamos falando de giz de cera que precisa ser usado para desenhar em uma superfície um tanto áspera ou felpuda. Usando pastéis, você pode usar diferentes técnicas de desenho. Por exemplo, você pode criar contornos claros ou dar preferência ao sombreamento. O pastel é fácil de sombrear.
Mas também tem uma grande desvantagem: fica muito sujo. É difícil para as crianças trabalharem com esses materiais, mesmo elas adorando giz de cera. Se você dominar essa técnica, poderá criar imagens bem inusitadas usando papel colorido (a imagem fica impressionante em um fundo preto).
- Comprimido. Esta é a tecnologia mais moderna. A única desvantagem é o custo do tablet gráfico. Mas a possibilidade de que o desenho ou as mãos fiquem sujos é completamente eliminada. Além disso, você pode remover uma linha malsucedida no tablet com um clique.
Não há necessidade de usar muitas ferramentas. Ao baixar vários pincéis e texturas para o seu PC, você pode criar imagens em todos os estilos existentes.
Ao escolher imagens para copiar, você deve dar preferência a imagens com cores frias. Então aprender artes plásticas será muito mais interessante. Depois de decidir a técnica e as ferramentas, você pode dominar diferentes estilos. Com o tempo, você criará suas próprias ideias incomuns para ilustrações.
Vídeo sobre desenho
Desenhos legais para copiar: