O padrão Snake também é chamado de zigue-zague, que está incluído na categoria padrões vazados de tipo unilateral. No entanto, esse enfeite está incluído em padrões de tricô em relevo. O padrão é frequentemente usado para decorar um suéter, uma jaqueta ou um cachecol.
Ferramentas e materiais necessários
O padrão "Cobra" com agulhas de tricô (o padrão em relevo é simples e claro, por isso é adequado para iniciantes) pode ser tricotado com qualquer tipo de fio.
A composição do material dependerá da textura desejada do produto e da época do ano. Você também precisa prestar atenção à maciez dos fios para que o produto final seja agradável ao corpo.
Evite escolher tipos de fios duros e espinhosos, pois eles não são adequados para a pele. Ao escolher um material, é recomendável passar o fio sobre a bochecha para avaliar corretamente o conforto do futuro produto.
Para tricô, o material do fio pode ter fibras sintéticas, artificiais e naturais. No primeiro caso, polímeros como poliéster, náilon e acrílico são usados para produção.
Utilizando métodos industriais naturais, fibras artificiais como bambu e viscose são criadas. Os fios naturais são representados por fibras animais (por exemplo, seda com cashmere, alpaca, angorá e merino) e vegetais (por exemplo, cânhamo com algodão e linho).
O material pode conter monofilamento ou uma mistura de vários componentes. Para tornar os fios naturais mais fortes, não deformarem após a lavagem e serem altamente resistentes à abrasão, este material é complementado com uma porcentagem mínima de sintéticos.
Seleção de material por estação:
Pano | O que vai fazer? |
Inverno | Você pode usar lã ou um conjunto misto que inclua lã. Se sua pele for sensível ou você tiver tendência a reações alérgicas, a lã merino é adequada, pois é hipoalergênica e indicada para roupas infantis. Em vez de material de lã, é aceitável usar acrílico. No entanto, esses fios são menos isolantes térmicos e higroscópicos. |
Verão | Neste caso, fios de linho e algodão são adequados. Para tricotar suéteres confortáveis de meia estação, uma composição misturada é adequada, por exemplo, lã com algodão ou acrílico com algodão. |
Para obter um produto de alta qualidade, o ideal é escolher fios mistos. Entretanto, o teor de fibras sintéticas não deve exceder 20%.
Tricotar o padrão pode exigir agulhas de tricô comuns e circulares. O número da ferramenta está sempre indicado na etiqueta do fio, então você não poderá errar na escolha. As agulhas podem ser de osso, plástico, madeira ou metal.
A escolha dependerá de suas preferências e de vários fatores:
- ferramentas de plástico e madeira são mais confortáveis e leves, mas podem entortar e quebrar, além de prender fios muito fofos;
- Agulhas de tricô de alumínio são mais resistentes, mas podem manchar fios de cores claras, dando-lhes uma tonalidade cinza;
- A ferramenta de aço não deixa marcas na lâmina e não está sujeita a quebras, mas pesa muito.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
O padrão em forma de cobra é apresentado em vários diagramas. Por exemplo, o padrão pode ser tricotado em círculo, vazado ou em relevo dos dois lados. De qualquer forma, o desenho fica claro e organizado.
Obra aberta
O padrão de tricô "Cobra" (o diagrama sugere a criação de um padrão vazado) é adequado para criar itens leves vazados na forma de suéter, túnica, vestido e blusa. O tricô será unilateral, portanto esta opção não é adequada para decorar roupas que exigem uma aparência apresentável em cada lado.
Processo passo a passo:
- Inicialmente, faça vários pontos, cujo número pode ser dividido por 4. Além disso, faça 2 elementos para simetria e um número semelhante de pontos de borda.
- Na carreira 1, faça primeiro um ponto de borda e 2 pontos tricô. Em seguida, tricote 2 laçadas da frente e 2 de trás, uma a uma, até o final da carreira. No final da carreira, faça 2 pontos tricô e 1 ponto de borda novamente.
- Na 2ª e outras carreiras pares, tricote pontos meia de acordo com o padrão e faça as mantas em forma de elementos em tricô.
- O início da 3ª fileira coincide com a 1ª fileira. Depois, faça o arremesso e o tricô de 2 elementos juntos atrás das paredes do fundo (faça essas manipulações alternadamente e até o final da carreira). No final, faça 2 laçadas em meia e na borda.
- As bordas de cada lado da carreira 5 são idênticas às da carreira 3. No centro, faça 2 pontos juntos, um de cada vez, para as paredes da frente e arremate.
- Depois, para continuar decorando o enfeite, alterne de 3 a 5 linhas.
Criado
O padrão em ziguezague pode ser relevo para parecer mais tridimensional. Ao mesmo tempo, esse padrão não exige o design de uma grande conexão, e o processo de tricô não levará muito tempo e esforço.

Para o trabalho, você pode usar material de linha grosso ou fino. Em qualquer caso, o enfeite terá volume. Este padrão é adequado para qualquer peça de malha. Ao mesmo tempo, o verso do tecido também terá uma aparência elegante.
A repetição do padrão em altura é de 8 linhas e em comprimento – 12 pontos. Ao mesmo tempo, no início de cada carreira é necessário tricotar 1 peça de borda. Se a descrição disser "*…*", então este passo deve ser tocado até o final da linha alternada.
Descrição passo a passo do processo:
- Tricotar um certo número de pontos, cujo número pode ser dividido por 12. Desenhe também 2 elementos auxiliares de borda.
- 1 carreira inclui *2 tricôs, 3 elementos tricotados juntos, bem como 3 laçadas de tricô, entre as quais é feito 1 laçada. Em seguida, tricote 3 pontos juntos e 1 ponto meia*.
- 2 e outras linhas claras tricotadas de acordo com o padrão.
- Na 3ª carreira, faça *2 pontos tricô, 9 pontos meia e 9 pontos tricô*.
- Na 5ª carreira, faça *2 laçadas frontais, entre as quais faça 1 laçada. Em seguida, repita os 3 elementos juntos 2 vezes com os da frente, fazendo 3 pontos tricô entre eles. Em seguida, faça 2 laçadas e 1 ponto frontal entre elas*.
- Na 7ª carreira, faça *5 laçadas da frente com 3 laçadas de trás e 4 laçadas da frente*.
Relevo de dupla face
A cobra pode ser representada por um relevo de dupla face. Nesse caso, o padrão ficará igual tanto na frente quanto no verso.
De acordo com este esquema, a repetição do padrão em altura é de 8 linhas e é realizada horizontalmente. Para isso, é necessário montar vários pontos, cujo número deve ser dividido por 8. Além disso, é necessário tricotar 2 peças de borda. No início de cada carreira, tricote 1 ponto alto.
A descrição contém a abreviação "*…*". Nessa situação, isso significa que tal esquema deve ser executado com alternância até o final da linha.
Instruções de tricô passo a passo:
- Em 1 carreira, tricote *4 elementos em meia. Em seguida, cruze as próximas 4 laçadas. Para fazer isso, remova 2 elementos em uma ferramenta adicional e coloque-os atrás da lâmina. Tricotar as outras 2 laçadas na agulha esquerda. Em seguida, transfira 2 elementos da ferramenta auxiliar para a agulha de tricô esquerda e forme-os como elementos da frente*.
- Na 2ª e nas outras carreiras pares, tricote de acordo com o padrão, conforme a aparência das laçadas. Neste caso, tricote 4 pontos tricô e 4 pontos da frente em cada um.
- Na 3ª linha, *cruze os 4 primeiros elementos. Para isso, transfira 2 laços para uma ferramenta auxiliar e coloque-os na frente do produto. Tricotar 2 elementos na agulha de tricô esquerda. Em seguida, retorne os pontos removidos para a ferramenta da esquerda e tricote como pontos tricô. Em seguida, faça 4 elementos frontais*.
- Na 5ª carreira, faça *4 elementos em meia. Transfira as próximas 2 laçadas para uma ferramenta de tricô adicional e coloque-as na frente do tecido. Tricotar os outros 2 elementos na agulha esquerda. Em seguida, retorne os pontos transferidos para a agulha de tricô esquerda e tricote como pontos da frente*.
- Na linha 7 *transfira os 2 primeiros elementos para a ferramenta auxiliar e coloque-os atrás da tela. Faça as próximas 2 laçadas na agulha de tricô de trabalho. Retorne os elementos lançados para a agulha de tricô esquerda e tricote em ponto meia. Em seguida, faça 4 laçadas frontais*.
- Passando para a carreira 9, repita o padrão começando pela carreira 1.
Em um círculo
O padrão "Cobra" tricotado com agulhas de tricô (o padrão pode ser feito em círculo) é adequado para decorar peças de tricô quentes, como cachecóis e meias. Devido ao tricô circular, o tecido é caracterizado por um avesso perfeito, para que seus dedos não fiquem presos no material do fio.
A repetição do padrão consiste em 4 linhas. Inicialmente, você precisa tricotar um certo número de pontos, que pode ser dividido por 4. Além disso, você precisa fazer um elástico 1x1 na altura necessária.
Técnica para tricotar em círculo:
- 1 carreira consiste apenas em pontos tricô.
- Na 2ª carreira, faça primeiro uma laçada e depois tricote 4 laçadas da frente. Repita esse passo até o final da linha.
- Na 3ª carreira, faça uma dobra inicial. Remova a laçada anterior sem tricotar. Depois disso, retire o próximo elemento sem tricotar e segure o material atrás da tela. Depois faça 3 laçadas frontais. O elemento que foi removido sem tricotar é transferido para os últimos 3 elementos. Repita esses passos do início ao fim da carreira.
- Na 4ª carreira, faça todos os elementos ficarem na frente.
- Para continuar desenhando o padrão, repita os passos 1 a 4 da carreira.
Segredos para Iniciantes
Dicas e recomendações úteis:
- A ferramenta de tricô deve ser lisa e reta. Isso permitirá que o fio deslize facilmente sobre a superfície das agulhas de tricô, facilitando o processo de tricô. As bordas da ferramenta não devem ser excessivamente rombas ou afiadas. Neste último caso, você pode acidentalmente deixar arranhões ou picadas na pele das mãos, além de provocar a quebra do fio, o que pode estragar a textura do produto. Se as agulhas de tricô tiverem bordas rombas, o tricô será problemático porque você terá que aplicar muito esforço. Neste caso, os laços criados podem ter uma aparência esticada. Por esse motivo, a aparência da tela será prejudicada.
- Para tricotar em círculo, é melhor usar ferramentas circulares conectadas umas às outras com uma corda de náilon ou linha de pesca. Ao escolher esses raios, você precisa observar a junta entre a ferramenta e o cabo. Ela deve ser densa e não deve ter bordas afiadas nem rachaduras. Caso contrário, o material do fio ficará grudado constantemente, o que prejudicará a qualidade do fio. Ao trabalhar com uma ferramenta grossa, cujo tamanho não seja inferior a 4,5 mm, a transição do cabo para a espessura dos raios deve ser suave. Em outros casos, transferir loops do cabo para a ferramenta será problemático.
- Ao fechar o tecido de trabalho em um anel, o elemento tricotado mais externo da 1ª carreira sempre será o 1º laço da nova carreira. É neste ponto que é recomendado fixar um marcador de plástico ou amarrar um fio de tom contrastante. Graças a isso, você pode determinar com precisão onde estão o fim da primeira linha e o início da segunda linha. Neste caso, é preciso atentar para que a linha não fique torcida e que cada laçada fique voltada para cima.
- É aconselhável puxar bem o material do fio para que não se formem degraus na área onde o tecido fecha em círculo.
- Ao seguir o modelo, é recomendável fazer uma amostra preliminar para que você possa entender como ficará o produto e qual será seu tamanho. Esta é considerada a única maneira de saber exatamente quão pequena ou grande será a tela.
- O tricô não deve ficar muito apertado. Quando as laçadas estão soltas, elas podem ser tricotadas de forma rápida e fácil, diferentemente das apertadas. Se você precisar fazer um produto denso, é recomendável usar uma ferramenta de tricô fina.
- Se você usou um novelo de lã de fábrica para seu trabalho, você precisa cortar a borda interna do fio. Essa ponta do fio pode ser facilmente retirada do novelo principal. Neste caso, o material ficará localizado em um lugar sem virar.
- Se houver pontos irregulares na linha, o tecido terá uma aparência irregular. Isso acontece quando alguns pontos são maiores que outros. Para obter um produto liso e bonito, é recomendável segurar o material da linha nas mãos com a mesma tensão durante o processo de confecção de cada ponto. Para isso, a linha deve ser apertada e afrouxada entre os dedos conforme necessário.
- Durante o processo de tricô, o material do fio de trabalho deve ser colocado próximo à parte mais grossa da ferramenta, mas não próximo à borda estreita. Ao mesmo tempo, você não deve puxar o fio constantemente para apertar o ponto formado. Cada ponto deve ficar firmemente preso à agulha de tricô e também deve deslizar livremente pela superfície da ferramenta.
- Durante o trabalho, é necessário verificar regularmente se há erros na tela. Essas ações facilitam a detecção e correção oportuna de deficiências. Se você não verificar seu trabalho sistematicamente, se cometer muitos erros, terá que desfiar a maior parte do produto e começar a tricotar novamente.
A cobra é considerada um padrão universal porque combina perfeitamente com quase qualquer roupa. Por exemplo, este padrão pode ser tricotado em um suéter de outono, uma blusa de verão, uma saia ou um vestido. Graças a um grande número de padrões simples e acessíveis com descrições detalhadas, não apenas tricoteiras experientes, mas também novatas, podem criar um produto.
Vídeo sobre o padrão de tricô Snake
Tricotando o padrão "Serpente vazada" com agulhas de tricô: