Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas

Um laço de crochê pode se tornar um acessório necessário tanto para adultos quanto para crianças. Não será difícil fazer você mesmo. Para fazer isso, você precisará de lã, habilidade para tricotar e um pouco de tempo livre.

O que é um snood?

Um snood é um cachecol de formato incomum, feito de crochê ou tricô em círculo. Sua versatilidade reside no fato de que com sua ajuda você pode transformar quase qualquer imagem. Ou seja, conseguir algo muito interessante que proporcione conforto e aconchego mesmo no frio, além de ter um visual estiloso e moderno.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas
O snood era muito popular nos anos 80 do século passado, então esse cachecol era chamado de cachecol tubo

A história de sua aparição remonta ao passado distante. Na década de 1940, foram feitas redes de cabelo especiais em forma de cachimbo e, na década de 1980, toda fashionista tinha uma gola de cachecol em seu guarda-roupa. Eles são considerados os ancestrais dos modernos snoods.

O desejo de ter uma aparência elegante e se sentir confortável em qualquer clima levou muitas costureiras a começar a tricotar esses acessórios para si mesmas e para seus entes queridos.

Como cálculo aproximado da quantidade de fio necessária e do tamanho do produto, você pode usar as tabelas abaixo:

Para quem é o cachecol? Idade, anos Largura do produto, cm Comprimento do produto, cm Número de novelos, unid.
Criança 4 - 6 16 98 1
Criança 7 – 9 115 115 2
Adolescente 10 – 15 21 124 2
Adulto Ilimitado 22 142 3

Novos modelos de gorros para meninos e meninas

Em princípio, todos os snoods são tricotados a partir de um cachecol comum e depois costurados em um anel ou tricô circular. A moda moderna classifica um grande número de variações sobre esse tema. Por exemplo, ao tricotar, o cachecol não é fechado nas bordas, mas sim preso com botões ou ganchos.

Também uma solução nova e original - um cachecol em forma de fita de Moebius, ou seja, torcida ao longo da tela. Isso permite que a gola fique mais justa ao redor do pescoço, criando mais calor e conforto.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas
É melhor fazer um crochê para meninos, é volumoso, e para meninas é possível com padrões interessantes e decorar com flores ou strass

É preferível fazer um crochê de gola alta para meninos que seja mais volumoso do que para as mulheres, pois o tricô neles é maior e mais texturizado. Afinal, qualquer homem, mesmo que pequeno, valoriza as coisas práticas, e a beleza é secundária. Isso deve ser levado em consideração ao escolher padrões para sua produção. É melhor direcioná-lo firmemente, em um círculo, sem usar nenhum acessório ou decoração.

A peculiaridade de criar coisas para princesinhas é que as meninas sempre gostam de se destacar - você pode decorar um laço com flores de tricô, folhas, bordados com miçangas, strass. É possível usar franjas e tricô vazado.

Selecionando fios

Você pode fazer um crochê com quase qualquer fio.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas
Escolha o fio para o cachecol de acordo com seu gosto

A única condição neste assunto é o fio deve ser muito macio e delicado, porque seu rosto estará em contato constante com ele e usar fios grossos e rígidos pode irritar a pele.

Lã - retém muito bem o calor, mas é muito espinhosa. O cachecol será quente, mas desconfortável. É aconselhável substituí-lo por semilã - merino por acrílico.

Os gorros infantis diferem dos gorros adultos apenas no tamanho. Não faça acessórios muito grandes, eles só vão atrapalhar os movimentos do bebê. Portanto, o fio não deve ser o mais grosso nem o mais volumoso, e deve ser bem macio para não agredir a pele delicada do bebê com o atrito.

Material do fio

A época do ano dita as regras de escolha.

O inverno exigirá cachecóis volumosos e quentes feitos de fios como:

  • Mohair.
  • Caxemira.
Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas
Mohair é ótimo para cachecóis de inverno
  • Angorá.
  • Acrílico misturado com lã.

Você também pode fazer um snood de meia estação em crochê. Para isso, você precisará de fios mais finos – cashmere, acrílico.

Ao criar cachecóis de verão que apenas decoram a imagem, não há necessidade de tipos de fios quentes, então os seguintes fios são usados:

  • Algodão.
  • Viscose.
  • Fio de microfibra.
  • Linho.
  • Bambu.

Cor

O tecido parece excelente, tricotado com fios simples e mesclados.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas
Uma versão interessante e moderna de um snood - com um gradiente

Você pode escolher tons que combinem entre si e criar um lindo lenço listrado ou degradê. O fio tingido em seções dará um toque especial à peça.

Espessura do fio

Este parâmetro dependerá diretamente da finalidade do snood. Para caminhadas na estação fria, é preciso levar fios mais grossos - o cachecol deve aquecer. As opções de outono-primavera serão mais finas e delicadas, o que significa que você precisa levar o fio apropriado para isso. Os snoods de verão servem apenas para decoração, eles não vão aquecer você - os fios mais finos servem.

Calculando a quantidade de fio

Para criar algo bonito e de alta qualidade, logo no início do trabalho você precisa fazer uma tarefa um tanto chata, mas muito importante - calcular a quantidade de fio que será necessária para tricotar o modelo de snood selecionado.

É mais fácil quando é feito de acordo com uma descrição pronta - isso é bom porque tudo já foi calculado e você não precisa inventar nada sozinho. Mas mesmo neste caso, não há garantia de que as dimensões calculadas serão adequadas - cada pessoa é individual.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas
Calculando a quantidade de fio

Assim como a costura exige ajustes nos padrões, o crochê exige ajustes no consumo de fios. E quando o tricô começa do zero, sem cálculos prontos, essa parte se torna simplesmente necessária!

Cada fio tem seus próprios algoritmos de cálculo e propriedades únicas, com base nos quais os cálculos são feitos.

  • Fios grossos são necessários em quantidades muito menores do que fios finos.
  • Fios com baixa torção são muito mais econômicos de usar.
  • O ponto meia exigirá menos fio do que o ponto trançado.
  • Tricotar padrões vazados requer a menor quantidade de linha.
  • A espessura dos ganchos também desempenha um papel importante: quanto mais grossos, menos fio é consumido. Mas elas não são usadas em todos os lugares – somente quando a espessura do fio permite.

É por isso, Logo no início da criação de um snood, é necessário decidir algumas questões sobre os detalhes:

  • Qual padrão usar para tricotar.
  • Que fio?
  • Tamanho do anzol.

A maneira mais precisa sempre foi fazer amostras. Deve ser tricotado com o mesmo padrão do tecido principal. Não se esqueça de molhar e passar.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas
Antes de tricotar um snood, você precisa tricotar uma amostra

Então mova-se em uma das duas direções:

  1. O primeiro é calcular o peso dos fios. Medindo a área de todo o cachecol e multiplicando-a pela massa da amostra e, em seguida, dividindo pela área da peça tricotada, você obterá o indicador necessário.
  2. O segundo é calcular a metragem. O processo é trabalhoso e complexo, mas eficaz. Você precisa dividir o fio de trabalho em seções de um metro de comprimento usando um marcador, tricotar uma amostra, sem esquecer de contar os metros. Processe-o também como no primeiro caso e meça a área. Você também precisará da área do resultado planejado.

Resta calcular o número de metros multiplicando a área de todo o laço pelo comprimento do fio usado para a amostra e, em seguida, dividir o número resultante pela área da amostra.

O número de fios nos carretéis é mais fácil de calcular pela metragem - dessa forma você pode comprar imediatamente o número necessário de novelos para o trabalho.

Escolhendo um anzol

Você pode fazer um laço de crochê de várias maneiras: com agulhas de tricô, usando uma agulha de crochê ou um garfo. Quando feitos em crochê, eles são mais densos, mantêm melhor sua forma e retêm calor. Para opções de verão, há um grande número de padrões que permitem que você crie obras-primas com esta ferramenta!

A embalagem do fio sempre indica os números das ferramentas apropriadas., mas às vezes acontece de um fio ser formado sem embalagem ou com danos que não permitem determinar o tamanho.

Para esses casos, foi inventado um método comprovado para selecionar um anzol: você precisa colocar a linha na ranhura do anzol. Se o encaixe for perfeito, a linha irá preenchê-lo, posicionando-se na posição desejada.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas
Escolha uma agulha de crochê com base nas recomendações para tricotar um determinado snood

Na descrição do padrão, às vezes é recomendado selecionar uma agulha menor ou maior. – neste caso, o tecido terá uma textura mais densa ou mais solta.

Touca de crochê simples: diagrama, descrição

Até as costureiras mais inexperientes conseguem fazer um laço de crochê. É bem fácil tricotá-lo: tenha linha, agulha e paciência.

Para criar você precisará de:

  • 450 g de semi-lã (50% lã merino, 50% acrílico).
  • Anzol nº 5.

O comprimento é calculado da seguinte forma: a distância do queixo ao topo da cabeça é medida com uma fita métrica. O valor resultante é multiplicado pelo número de turnovers planejados. O resultado é o comprimento do laço finalizado.

Nessa situação, o acessório é tricotado com malha de filé. Sua largura é de 35 cm, comprimento é de cerca de 140 cm. O trabalho será feito em círculo, sem usar alças de elevação e meias colunas para conectar as linhas, conforme o diagrama em anexo.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas

No início do trabalho, é necessário discar uma corrente de alças de ar igual a 140 cm. Em seguida, conte 7 laçadas a partir da última laçada na agulha e, na sétima, tricote uma “coluna com uma laçada”. Continue com um ponto corrente e, através de uma laçada, faça outro ponto alto duplo.” Continue dessa maneira até o final da carreira, fixando o último no quinto ponto corrente do início da carreira.

A segunda carreira e todas as subsequentes são tricotadas da mesma forma que a primeira carreira de filé – na largura desejada. No final do trabalho, uma meia coluna é tricotada, o fio é cortado e escondido na borda - uma trança.

Para artesãs iniciantes, esse método é o mais adequado. Depois de dominar técnicas básicas de tricô, eles poderão passar para padrões complexos.

Snood volumoso feito de crochê com fio grosso: diagrama, descrição

Um cachecol volumoso, destinado ao inverno, pode ser tricotado com um padrão que inclui colunas “exuberantes”. O fio escolhido para isso é grosso - ele dará ao cachecol uma aparência exuberante e aconchegante, além de mantê-lo perfeitamente aquecido.

O consumo de fios é significativo – muito dele é usado para colunas “exuberantes”. Seu uso traz leveza e conforto. Este padrão elimina a necessidade de tricotar um cachecol longo – já volumoso, ele acaba sendo muito quente.

As seguintes dimensões seriam ideais para isso:

  • Comprimento 38 – 40 cm.
  • Largura – 30 – 32 cm.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas

É aconselhável escolher fios que contenham alto teor de acrílico. – mantém bem sua forma e tem a capacidade de reter calor. O tamanho de um anzol adequado é 4,5 ou 5.

Tricô passo a passo:

  1. No início do trabalho, é feita uma corrente composta por 80 laçadas de ar, que são fechadas em forma de anel com meia coluna.
  2. Na segunda e terceira carreiras, sobre cada laçada da carreira anterior, são feitos pontos baixos, fechando a carreira com meia coluna.
  3. O próximo começa com um ponto corrente de elevação e, em seguida, tricotando uma coluna “luxuosa”, dois pontos corrente, uma coluna “luxuosa” - na primeira coluna da linha anterior, um ponto corrente, pulando duas colunas e daqui a repetição vai de (para) por toda a linha até o final, fechando com uma meia coluna.
  4. Da quinta à vigésima quinta carreiras, uma coluna “exuberante” é tricotada, 2 alças de ar, uma coluna “exuberante” no arco da carreira anterior - toda a carreira é tricotada dessa maneira.
  5. Na vigésima sexta carreira, são feitos pontos baixos em arcos de duas laçadas, alternando-os com duas laçadas de ar.
  6. As últimas 2 carreiras - faça um ponto baixo em cada coluna da carreira anterior.

Snood de crochê com colunas em relevo: diagrama, descrição

Produtos tricotados com pontos em relevo têm uma aparência muito bonita e texturizada. É usada muita linha para esses padrões.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas

Para tal snood você precisará de 200 - 250 gramas. fio semi-lã ou acrílico. Por exemplo, este cachecol requer 300 gramas. fio, o tricô é feito com agulha nº 4.5. A circunferência tem 95 cm de comprimento e 35 cm de largura.

Como tricotar:

  1. O tricô começa com um conjunto de laçadas de ar - você deve obter uma corrente igual ao comprimento do cachecol.
  2. Na primeira carreira, a agulha é inserida na quinta laçada, as colunas são amarradas com um fio por cima nas laçadas da corrente. Para levantar, são recolhidos 3 laços de ar.
  3. Na segunda carreira e em todas as subsequentes, continue tricotando, alternando pontos altos e pontos baixos, seguindo o padrão.
  4. Repita as carreiras 2 e 3 durante todo o tricô. É necessário levar em conta que todos os pontos altos anteriores são tricotados com pontos altos em relevo e, ao contrário, os pontos altos em relevo são tricotados com pontos altos.
  5. Quando tiver atingido a largura desejada, você pode parar. Costure as pontas soltas formando um anel, passe o cachecol no vapor e seque-o.

Lindo snood de crochê com botões e franjas: diagrama, descrição

Criar um acessório quente e estiloso não levará muito tempo. Para tricotar, é melhor usar uma lã fina, pois seu padrão é bastante denso, e fios grossos darão uma textura mais grosseira ao tecido.

Para fazer isso, você precisa preparar o seguinte:

  • Fio - cerca de 250 g.
  • Vários botões decorativos de tamanho e cor adequados.
  • Agulha e linha para costura.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas

Será mais conveniente tricotar com a agulha nº 5. Não se esqueça também da tesoura, ela será necessária para fazer a franja. O tamanho do snood é de aproximadamente 140 por 17 cm. No início do trabalho, é necessário discar 38 laçadas de ar (a largura do cachecol é aproximada, com base na espessura dos fios). Se ficar mais largo, diminua o número de laçadas em ambos os lados, caso contrário, aumente.

O tricô continua de acordo com o padrão até que o cachecol esteja no comprimento desejado. Corte o fio de trabalho e esconda a ponta. O laço está tricotado, só falta decorá-lo. Para fazer isso, pegue o fio restante e corte-o em pedaços de 25 cm. Usando uma agulha, puxe cada pedaço dobrado de fio através dos espaços entre os pontos altos e prenda com uma laçada.

Coloque as pontas do cachecol uma sobre a outra, sobrepondo-as, com uma sobreposição de no máximo 2 cm. Costure os botões, calculando primeiro intervalos iguais entre eles.

Gola de crochê vazada: diagrama, descrição

Como mencionado acima, as fashionistas estão dispostas a fazer muita coisa para conseguir visuais elegantes e brilhantes. É por isso Existem versões de verão de snoods feitos com os fios mais finos. Eles não aquecem você, mas acrescentam um certo romance, ternura e feminilidade à sua aparência.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas

Isso é feito da seguinte maneira:

  • Selecione os fios mais finos de “verão”, anzol nº 1 ou 2.
  • Os padrões para renda de tricô são escolhidos com o padrão mais arejado, porque o bordado leve tem muitos arcos e buracos. O mais difundido e conhecido é o "Shell". Não há nada particularmente complicado ou intrincado nele, e é feito de alças de ar e pontos altos duplos.
  • Na primeira carreira, são tricotadas correntes de alças de ar e pontos altos duplos, que juntos formam arcos. Em seguida, combinações de pontos altos e alças de ar são tricotadas aqui.

Gorro clássico para meninos: diagrama, descrição

Você pode fazer um laço de crochê como seu primeiro projeto. A maneira mais fácil é escolher um esquema simples de implementar. NO sentido do tricô é circular, o comprimento do cachecol será de 130 cm, ou seja, 2 voltas. Você pode reduzir o tamanho se desejar.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas

Este cachecol lacônico agradará não apenas ao belo sexo, mas também aos meninos. Feito com fios grossos em tons naturais e agulha de crochê nº 6, ele se encaixa perfeitamente no guarda-roupa masculino.

O procedimento é o seguinte:

  1. Monte 130 pontos e feche a corrente formando um anel usando meia coluna. É importante que a corrente não torça, pois isso criará uma borda de tricô muito feia.
  2. Em seguida, faça pontos altos duplos em cada laçada da corrente até o final da carreira.
  3. Conecte as alças de elevação e o último poste usando um ponto baixíssimo.
  4. Na segunda carreira, monte 3 laçadas de elevação e continue tricotando com pontos altos duplos sobre cada coluna da carreira anterior.
  5. Continue tricotando até o final do trabalho - tendo tricotado 20 cm de altura, arremate o fio e esconda a ponta.

Outros padrões de tricô para snoods

Tricotar o acessório certo para a estação não é determinado apenas pela qualidade do fio. A seleção correta dos esquemas também desempenha um papel importante.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas

Não é necessário tricotar em uma única peça; você pode fazer um cachecol com motivos. Um quadrado de vovó seria perfeito. Depois de tricotar o número necessário de elementos, basta costurá-los para formar um cachecol longo e depois conectar as pontas.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas

Para itens de inverno, é necessário um padrão de tricô denso. Por exemplo, este padrão usando fio grosso resultará em um snood volumoso e quente, feito em crochê, que não deixa entrar ar frio.

Gorro de crochê. Como tricotar, padrões de tricô para iniciantes. Novidades infantis para meninos e meninas

Os itens de crochê podem ser para meninas e meninos. A diferença é que os primeiros amam tudo que é elegante e bonito. Portanto, é melhor escolher fios mais brilhantes e um padrão mais complexo, por exemplo, como o mostrado na foto. Em gorros para meninos, uma paleta de cores mais contida e simplicidade de design são bem-vindas; openwork é inaceitável.

Formatação do artigo:Natália Podolskaya

Vídeo sobre como tricotar um cachecol snood

Vídeo sobre como fazer um cachecol de crochê:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho