Fazer acessórios com as próprias mãos é um processo criativo que traz resultados práticos. Para tricotar um laço para uma menina de 8 a 10 anos, você precisará de 1 novelo de lã e um pouco de tempo. Até mesmo tricoteiras iniciantes conseguem tricotar padrões simples.
Características de tricotar um snood
O cachecol snood tem vários nomes. É chamado de cachecol tubo, gola, cachecol circular, cachecol infinito. Na maioria das vezes, esse produto de malha quente não tem começo nem fim. O tecido é tricotado em círculo ou costurado em anel. Uma opção conveniente para crianças é uma gola com botões.

O nome "snood" vem da moda do início dos anos 40, quando essa palavra era usada para descrever uma rede de cabelo. Na década de 80 do século passado, surgiu o chapéu tubular, considerado o fundador da moda de usar lenço circular.
Com o tempo, esse acessório se tornou muito popular entre os designers de roupas. Hoje em dia, o cachecol é um acessório estiloso para qualquer época do ano. O cachecol estilo snood combina com qualquer estilo. Este acessório fica bem tanto em guarda-roupas clássicos quanto esportivos.
Um produto de malha em forma de tubo pode ser tricotado independentemente a partir de fios de diferentes espessuras e texturas.
Isto poderia ser fio:
- bouclé;
- de lã;
- caxemira;
- algodão leve;
- linho;
- viscose.
Geralmente, os gorros infantis vêm com chapéus, para que a cor e o padrão combinem com o enfeite de cabeça. Um acessório de tricô também pode ser um elemento independente e não desviar a atenção do traje principal.
Como escolher o fio e as agulhas de tricô certos
Hoje, os fabricantes de fios produzem uma linha especial de fios para crianças com o prefixo Baby. Este fio é adequado tanto para bebês quanto para crianças em idade escolar. Possui textura macia, composição de alta qualidade e atende aos requisitos básicos de segurança para a saúde infantil. Este material não sofre tingimento químico e é hipoalergênico.
Se a pele do bebê for muito sensível, você deve prestar atenção especial à escolha do fio. Você pode fazer um teste em uma loja de linhas: coloque um novelo de lã na parte interna do seu antebraço ou pescoço e verifique se o material está espinhoso.
A composição dos fios do cachecol pode variar dependendo da estação em que o produto é utilizado. Um dos critérios importantes para escolher o fio é sua aparência atraente.
A tabela a seguir mostra as características dos principais fios de tricô:
Composição do fio | Característica |
Fio acrílico |
|
lã merino |
|
Caxemira |
|
Fio semi-lã |
|
Fio de algodão natural |
|
Fio de linho natural |
|
Itens de malha para guarda-roupa exigem cuidados adequados e lavagem delicada. As malhas devem ser lavadas em água morna, sem torcê-las, mas sim torcê-las levemente e estendê-las sobre uma superfície plana para secar.
Para tricotar, você precisa escolher as agulhas de tricô certas. Para tricotar um cachecol grosso com fios grossos, você pode usar agulhas de tricô do mesmo tamanho do fio ou de um tamanho menor. Para um tricô ideal, selecione agulhas de tricô 1 mm mais grossas que o diâmetro dos fios.
Tipos de agulhas de tricô adequadas para tricotar um cachecol snood:
- Agulhas circulares de plástico ou metal para tricotar peças sem costura.
- Agulhas de tricô plásticas retas para criação de tecidos retangulares com costura posterior.
Tamanho do cachecol, cálculo do fio
Um snood para uma menina de 8 anos é tricotado com uma ou duas voltas. O tamanho do tecido e o consumo de fio dependem disso.
Para escolher o tamanho certo do cachecol, é recomendável ficar atento às recomendações:
- Para crianças de 7 a 9 anos, a altura ideal de um cachecol tricotado em uma volta é de 18 cm e o comprimento é de 45 a 50 cm.
- Um gorro de camada única para crianças de 10 a 12 anos deve ter 20 cm de altura e cerca de 50 cm de comprimento.
- Recomenda-se que os cachecóis de duas voltas para crianças de 7 a 9 anos sejam feitos com 18 cm de altura e 115 cm de comprimento.
- A coleira de duas camadas para crianças de 10 a 12 anos tem uma largura média de 20 cm e um comprimento de 125 cm.
O consumo de fios depende de vários parâmetros:
- espessura do fio;
- tamanho da agulha;
- densidade de tricô;
- padrão do produto.
Quanto mais fino o fio, menos fio é consumido. O consumo pode ser calculado com base na amostra de controle tricotada e no comprimento do fio consumido. Para isso, faz-se uma peça de malha, calcula-se sua área, desfia-se e mede-se o comprimento do fio.
Usando cálculos matemáticos simples, determina-se quantos metros de fio são necessários para tricotar 1 cm2. Conhecendo a área do produto, você pode descobrir a quantidade necessária de material de origem que será necessária para o tricô.
Vale ressaltar que um padrão complexo de relevo com tranças requer mais fio do que um ponto meia ou ponto meia comum.
Para calcular o número necessário de laçadas, primeiro tricote uma amostra com o padrão selecionado, medindo 10 por 10 cm. Este exemplo mostrará quantas laçadas cabem em 1 cm. Sabendo a largura e o comprimento do produto final, você pode descobrir quantas laçadas precisa montar para tricotar um laço.
Master class sobre tricô com agulhas retas e circulares.
Padrão de ponto meia
Uma maneira simples e eficaz é tricotar um laço para uma menina usando ponto meia. Este padrão é adequado para iniciantes, pois é tricotado apenas com alças faciais. O bônus desse tricô é que esse padrão esconde pequenos erros.
Para tricotar um laço em ponto meia, você não precisa de nenhum molde; basta tricotar cada carreira com pontos meia. Vale lembrar que a primeira laçada da borda não é tricotada, mas simplesmente removida, e a última é tricotada de acordo com o padrão tricô.
Para criar uma gola para uma menina de 8 anos em agulhas de tricô retas, você precisará de:
- Monte nas agulhas de tricô o número necessário de pontos, correspondente à altura do produto, calculado de acordo com a amostra tricotada anteriormente.
- Tricotar o comprimento desejado do produto. Depende de como o cachecol será usado, em 1 ou 2 voltas.
- Complete o tecido usando o padrão de ponto meia. Ao trabalhar, é recomendável medir periodicamente o comprimento do produto com uma fita métrica ou aplicá-la em um molde de papel.
- Feche os pontos da peça fazendo o seguinte: tricote os 2 primeiros pontos juntos com 1 ponto meia, retorne o ponto puxado para a agulha de tricô esquerda e tricote os 2 pontos juntos novamente com 1 ponto meia.
- Corte o fio e prenda-o escondendo a ponta entre as laçadas adjacentes. É melhor usar uma agulha de crochê para este trabalho.
- Costure as bordas curtas do cachecol usando agulha e linha, passando cuidadosamente a linha pelas paredes laterais das laçadas.
Ao fazer uma gola de camada única em agulhas de tricô retas, você pode usar tricô longitudinal. Neste caso, o número de laçadas montadas deve corresponder ao comprimento do tecido.
Agulhas de tricô circulares são usadas para criar itens sem costura.
Para tricotar um laço em ponto meia com agulhas de tricô circulares você precisará de:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô, cujo número corresponderá ao comprimento do produto.
- Usando um ponto meia, faça um pedaço de tecido com a altura necessária. Ao tricotar em redondo, você precisa alternar as carreiras de tricô e meia.
- Feche as alças e esconda a ponta do fio de trabalho.
Além de usar fios bonitos, você pode usar decoração adicional. Isto poderia ser:
- franja;
- borlas;
- patches e apliques;
- bordado com fios coloridos;
- botões ao tricotar um modelo com fecho.
Lindos modelos de gola alta para meninas de 8 a 10 anos. Diagramas de padrões, descrição passo a passo do tricô
Um gorro de tricô para meninas de 8 a 10 anos é um acessório original que pode ser usado com um chapéu ou como item independente, como cachecol ou capuz.
Snood em 1 volta com padrão geométrico
Para um cachecol de uma volta, você pode usar diferentes padrões geométricos. Podem ser linhas simples paralelas ou diagonais, triângulos com laços frontais e traseiros alternados, um padrão xadrez. É aconselhável que iniciantes escolham padrões simples.
Para tricotar linhas diagonais, você precisará fazer o seguinte:
- Monte um número par de pontos, 8, já que a repetição do padrão é de 8 pontos.
- Tricotar 1 carreira com a seguinte alternância: 6 laçadas da frente, 2 laçadas de trás.
- Como o tricô é feito em círculo, em cada nova carreira é necessário deslocar as laçadas para a frente em uma. Portanto, o próximo padrão consistirá em 1 ponto meia, 6 pontos meia e 1 ponto meia.
- Na próxima carreira, continue a mudar as laçadas e tricote 2 laçadas meia e 6 laçadas da frente no padrão.
Para fazer um laço de 21 cm de comprimento você vai precisar de:
- Monte 80 pontos usando agulhas circulares. O número de laçadas pode ser calculado individualmente com base em uma amostra pré-tricotada.
- Comece a tricotar alternando padrões geométricos.
- Tricotar o produto até a altura desejada e fechar as alças.
Grampo com padrão perolado
O método simples de criação do padrão de pérolas o torna acessível para iniciantes. Tricotar com fios volumosos não levará muito tempo, permitirá que você conclua rapidamente o produto iniciado e o agradará com o resultado, o que é especialmente importante para tricoteiros iniciantes.
Para o trabalho, recomenda-se usar fio grosso com densidade de 150 g por 120 m e agulhas de tricô circulares nº 9.
Para tricotar uma gola de duas camadas, você precisa fazer o seguinte:
- Para um cachecol de 140 cm de comprimento, monte 112 pontos. Você pode montar qualquer número de laçadas, dependendo do tamanho do produto e da densidade do tricô.
- Tricotar 1 carreira alternando pontos da frente e de trás.
- Tricotar cada carreira subsequente em um padrão xadrez: tricotar a laçada da frente como um ponto meia e vice-versa.
- Quando o produto atingir a altura desejada, feche todos os laços. Na hora de fechar, é necessário puxar um pouco a linha para criar uma borda elástica e macia.
- Esconda a ponta do fio de trabalho do lado avesso nas alças adjacentes.
Cachecol trançado
Um cachecol para uma menina de 8 anos pode ser tricotado usando fio de semilã quente. Padrões de tranças verticais ou longitudinais são usados para decoração.
Para tricotar um laço, você precisa saber a circunferência da cabeça da criança e adicionar de 2 a 5 cm para facilitar o ajuste. O tamanho do aumento depende se o cachecol será usado por baixo ou por cima do casaco.
Primeiro você precisará tricotar uma amostra e calcular o número necessário de laçadas.
Uma trança simples, com um padrão de 16 voltas, é tricotada da seguinte maneira:
- Na 1ª carreira você precisa tricotar a seguinte sequência: 2 laçadas da frente, 1 laçada de trás, 12 laçadas da frente, 1 laçada de trás.
- Na 2ª carreira, tricote da seguinte maneira: 2 pontos meia, 1 ponto meia, retire 2 pontos antes de tricotar na agulha de tricô direita, 2 pontos meia, coloque 2 pontos retirados de volta na agulha de tricô esquerda e retorne 2 pontos meia para a agulha de tricô direita e tricote os pontos retirados usando o ponto da frente. Em seguida, tricote 4 laçadas frontais, remova 2 laçadas atrás do trabalho na agulha de tricô direita, 2 laçadas frontais, do lado avesso, coloque 2 laçadas removidas na agulha de tricô esquerda e as últimas 2 laçadas tricotadas na agulha de tricô direita. Tricotar os pontos removidos com o ponto da frente. Feche o padrão com 1 ponto meia.
- Linha 3: tricotar de acordo com o padrão: 2 tricô, 1 tricô, 12 tricô, 1 tricô.
- Linha 4: 2 tricôs, 1 tricô, 2 tricôs, deslizar 2 pontos antes de tricotar, 2 tricôs, transferir 2 pontos sem ponto para a agulha de tricô esquerda e tricotar com ponto meia. Em seguida, deixe 2 laçadas atrás do trabalho, tricote 2, tricote 2 laçadas deslizadas, tricote 2 laçadas e tricote 1 em tricô.
- Carreira 5: tricotar de acordo com o padrão da carreira 1.
- Linha 6: 2 tricôs, 1 tricô, 4 tricôs, deixar 2 pontos atrás do trabalho, 2 tricôs, tricotar 2 pontos removidos, 4 tricôs, 1 tricô.
Para criar um produto com tranças verticais, você precisa usar fio de semilã com densidade de 135 m por 50 g e agulhas de tricô circulares nº 4. Para um cachecol de 57 cm de comprimento, você precisará montar 128 pontos.
Para tricotar um snood você vai precisar de:
- Monte o número necessário de pontos e tricote 5 cm com um elástico 2 x 2.
- Tricotar com ponto trançado de 15 cm (7 repetições).
- Tricotar 5 cm com um elástico 2 x 2.
- Feche os laços.
Tricotar com fio grosso quente em botões
Um laço no formato de um produto volumoso e estiloso com botões grandes pode ser tricotado com fio de lã em agulhas de tricô retas. Graças ao fio grosso, levará muito pouco tempo para fazer um cachecol para uma menina de 8 a 10 anos.
Para o acessório, você precisará de 1 novelo de fio semilã com densidade de 200 g por 117 m e agulhas de tricô com diâmetro de 8 mm. O tamanho do produto final para uma criança de 10 anos será de 70 cm de comprimento e 22 cm de altura. O cachecol deve se sobrepor ligeiramente para que seu comprimento possa ser medido na criança com antecedência.
Para tricotar um laço usando ponto meia você vai precisar de:
- Monte 22 pontos.
- Tricotar com o padrão principal por 70 cm e fechar as alças.
- Costure quatro botões grandes ao longo da borda.
- Coloque botões de pressão sob os botões.
- Levando em conta a sobreposição, coloque os botões também no lado oposto do lenço.
- Costure a lapela do cachecol na parte de trás usando um ponto invisível.
Cachecol em 2 voltas com fio seccional
O fio seccional é um fio com fios tingidos alternadamente em cores diferentes. Um produto feito com esse fio é obtido na forma de fileiras coloridas. Às vezes, o resultado das combinações de cores é imprevisível, por isso é recomendável que costureiras mais experientes escolham esse fio. Para garantir que o tricô seja feito em carreiras, você deve primeiro estudar o comprimento das seções coloridas e tricotar uma amostra.
Para o trabalho, você precisará de fio com densidade de 100 g por 160 m e agulhas de tricô nº 5 e 5,5 mm.
Para criar uma braçadeira dupla longa você precisa:
- Monte 196 pontos usando agulhas circulares nº 5.
- Tricotar 5 cm com um elástico 2 x 2.
- Para tricotar o padrão principal, pegue as agulhas de tricô nº 5.5 e tricote 40 carreiras.
- Volte para as agulhas de tricô nº 5 e tricote 5 cm com um padrão elástico 2 x 2.
Como padrão básico, você pode escolher qualquer desenho que desejar a partir de simples alternâncias de laçadas frontais e traseiras. Padrões de listras verticais e arcanos ficam lindos. Este tipo de cachecol pode ser tricotado transversalmente em agulhas retas.
Gradiente
A coloração gradiente do produto é obtida através do uso de fios especiais tingidos em diferentes tons da mesma cor. Fios gradientes podem ser usados tanto em tricô circular quanto cruzado.
Na maioria das vezes, uma combinação de dois tipos de padrões é usada para tricô transversal. As bordas do cachecol são feitas em forma de borda, e o padrão principal é feito no meio. Os punhos podem ser feitos em ponto meia, e o centro pode ser feito na forma de um entrelaçamento complexo de arcanos.
Para iniciantes, é melhor usar tricô pérola ou ponto cetim simples com uma trança volumosa para tricotar a parte central.
Opção de padrão simples:
- As 2 primeiras carreiras devem ser tricotadas alternando as alças da frente e de trás.
- Na 3ª carreira, os pontos tricô devem ser tricotados como pontos tricô e vice-versa.
- A carreira 4 deve ser tricotada de acordo com o padrão.
Para tricotar um cachecol gradiente, você precisa:
- Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô.
- Tricotar um ponto meia de 2-3 cm de largura ao longo das bordas e fazer o centro com o padrão principal.
- Tricotar o produto no comprimento desejado e fechar as laçadas.
- Costure o cachecol, conectando as bordas transversais curtas do tecido com agulha e linha.
Obra aberta
Acessórios elegantes de verão podem ser feitos com fios naturais. Podem ser fios de algodão, viscose, linho e mistos.
Os seguintes padrões são adequados para a versão openwork:
- Folhas, diamantes, cones.
- Padrões de malha em forma de caminhos e tranças.
- Desenhos com bordas onduladas.
- Xadrez aberto.
- Padrão de cobra.
- Desenhos com laços alongados.
Antes de começar a trabalhar, você precisa determinar o comprimento e a altura do produto acabado.
Para fazer um cachecol sem costura em agulhas de tricô circulares, você precisa fazer o seguinte:
- Monte o número necessário de pontos, que é calculado com base no padrão tricotado com o fio selecionado.
- Tricotar 15 carreiras com um padrão elástico 1 x 1.
- Em seguida, faça 15 cm do padrão básico vazado.
- Termine de tricotar o laço com 15 carreiras de elástico 1 x 1.
- Feche as alças e prenda o fio de trabalho.
Estilo abotoado com estampa de borboleta
Um laço com agulhas de tricô para uma menina de 8 a 10 anos com padrão de borboleta é tricotado com fio semilã com densidade de 50 g por 90 m usando agulhas de tricô retas nº 5.
Rapport de padrão borboleta:
- 1 carreira: 5 pontos meia, deslize 5 pontos para a agulha de tricô direita e passe o fio para a frente do trabalho.
- Linha 2: tricotar todos os pontos em ponto meia.
- Repita as carreiras 1 e 2, fazendo 4 laçadas.
- Linha 9: 6 pontos meia, pegue todas as laçadas de baixo para cima com uma agulha de tricô e, ao mesmo tempo, tricote o próximo ponto, puxe a linha através das laçadas também. Complete o padrão com 6 pontos tricô.
Para tricotar um snood você vai precisar de:
- Monte 80 pontos usando o método clássico.
- Tricotar 2 carreiras com pontos meia.
- Tricotar a repetição do padrão borboleta.
- Tricotar 1 carreira.
- A próxima repetição do padrão é tricotada em um padrão xadrez em relação ao anterior.
- Tricotar um pedaço de tecido da altura desejada.
- No final do tricô, faça 2 carreiras em ponto meia e feche as laçadas.
- Costure botões em uma das bordas do cachecol. Na parte interna, reforce os botões para fixação.
Estilo turn-up
Este tipo de cachecol é fácil de tricotar com fios grossos usando um padrão simples de pérolas. O laço pode ser feito com fecho ou inteiro, sem costuras.
Para o trabalho, você precisará de fio grosso com densidade de 160 g por 100 m e agulhas de tricô nº 8.
Para fazer uma gola de 22 cm de altura e 66 cm de comprimento, você precisará montar 22 laçadas e realizar a seguinte sequência:
- Tricotar 8 carreiras em ponto meia.
- Em seguida, tricote carreiras alternadas com aumento de laçadas.
- Na 9ª carreira, tricote todas as laçadas e adicione 1 laçada.
- Linha 10: tricô.
- Na carreira 12, tricote todos os 23 pontos.
- Em cada carreira subsequente, adicione 1 laçada uniformemente até que haja 33 nas agulhas. Este será o meio do cachecol.
- Em seguida, tricote em uma imagem espelhada, diminuindo uniformemente 1 ponto em cada carreira da frente.
- Feche todas as laçadas em tricô.
- Costure as bordas curtas do laço ou sobreponha-as com botões e fechos para prender.
- Prenda a lapela com pontos invisíveis.
Capuz de gola alta
Uma longa gola pode substituir um chapéu ou capuz. Para fazer este modelo, você precisa tricotar um tubo 3 vezes maior que a altura normal do cachecol. A parte frontal do capuz pode ser decorada com um cordão e um cordão pode ser passado por ele.
Um design em forma de trança volumosa ou fios passados pela parte superior do laço, emoldurando o rosto, parece impressionante. Outra opção para um capuz é tricotar um toucado usando um molde com uma abertura para o rosto e um top de uma peça que fique corretamente ajustado à cabeça.
O guarda-roupa de uma criança, assim como o de um adulto, deve ser original e complementado por acessórios brilhantes. Esse complemento pode ser um snood quente ou de verão, tricotado para uma menina usando padrões simples.
Vídeo sobre o tema: como tricotar um snood para uma menina
Lindo cachecol para menina: master class: