Pinheiro - desenho para crianças com lápis passo a passo

Para artistas iniciantes As árvores parecem objetos fáceis de desenhar se você as representar, por exemplo, um pinheiro, esquematicamente. O desenho cuidadoso do tronco e dos galhos, decorados com agulhas realistas, levará muito mais tempo.

Além disso, o desenho em si exigirá um certo nível de habilidade do artista e, para crianças que estão começando a desenhar, as regras para compor a composição serão bastante complexas. Portanto, vale a pena começar com técnicas simples e aprimorá-las à medida que você avança em direção ao domínio.

Regras gerais para desenhar um pinheiro

Uma árvore como o pinheiro é familiar até para crianças, porque suas agulhas grandes e afiadas podem furar um dedo, ao contrário das pequenas agulhas de um abeto. O pinheiro geralmente é um elemento de uma pintura de paisagem. Neste caso, você precisará ter a capacidade de compor uma composição, levando em consideração que o pinheiro será desenhado cercado por outras árvores e objetos.

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

Para obter uma imagem realista, você precisa levar em consideração uma série de regras gerais de desenho, apresentadas na tabela abaixo:

O que desenhar Segredos da imagem
Porta-malas Como o pinheiro tem uma copa de galhos com agulhas muito menor do que a do abeto, a imagem do tronco fica em primeiro plano. O tronco deve ser reto e alto, mas não largo como o de outras árvores. É necessário decidir com antecedência que tipo de planta será desenhada, porque o tronco da variedade de pinheiro do campo geralmente se bifurca na área do primeiro quarto do nível do solo.
Latido A textura da casca é aplicada com movimentos curtos e caóticos. Galhos de pinheiro que crescem em um leve ângulo em relação ao tronco não devem ser retos. Para conseguir um visual natural, é melhor aplicá-las com curvas elaboradas e fornecer galhos grandes com brotos pequenos. À medida que você se afasta do tronco, o número delas aumenta e então a capa de agulhas ficará sólida.
Coroa As coroas dos diferentes tipos de pinheiro têm aparências diferentes. Por exemplo, a variedade de campo tem um halo muito denso de agulhas, localizado a aproximadamente 2 m da superfície do solo. Ao mesmo tempo, o pinheiro-da-floresta não tem uma capa sólida, e os galhos que decoram o topo são quase desprovidos de pequenos ramos.
Galhos Apesar de o desenho ser uma projeção plana, para dar volume é necessário desenhar não só os ramos laterais, mas também os brotos localizados na frente e atrás. Além disso, a densidade dos ramos frontais precisa ser aumentada, mas eles precisam ser mais curtos que os ramos de fundo. Eles não precisam ser particularmente detalhados, mas podem ser desenhados com linhas esquemáticas.
Agulhas Para representar agulhas de pinheiro, é usado sombreamento. As laterais do tronco devem ser hachuradas mais profundamente para dar o efeito de um formato cilíndrico. Na natureza, os galhos mais baixos das árvores maduras geralmente estão secos e quebrados, completamente desprovidos de agulhas. Esse aspecto, que dá um toque de realidade à imagem, vale a pena refletir na fotografia.

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

O pinheiro (um desenho para crianças aprendendo a desenhar parecerá natural se você ensinar ao artista iniciante o segredo principal - seguir a sequência ao desenhar os elementos da árvore) é feito em etapas, começando com grandes detalhes da composição, passando gradualmente para os menores.

No entanto, o processo de coloração é realizado na ordem inversa: dos elementos pequenos para os grandes. Conhecer regras simples ajudará as crianças a implementar com sucesso suas ideias no papel.

Como desenhar um pinheiro facilmente com um lápis

A técnica de desenhar a lápis não é complicada, as crianças podem facilmente lidar com essa tarefa, mas primeiro você precisa preparar os materiais para o trabalho:

  • papel - várias folhas, você pode estocar em um álbum;
  • você precisará de lápis de diferentes maciez (HB duro, 2B médio, 5B macio);
  • borracha e apontador para manter os lápis afiados.

Se for um desenho de teste, você não precisará pensar na ideia da composição, então poderá começar imediatamente a criação artística, seguindo a sequência de etapas. Para desenhar você não precisa de lápis de maciez diferente, um lápis simples e dois lápis de cor (verde, marrom) são suficientes.

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

Diagrama passo a passo da imagem do pinheiro:

Estágios Como desenhar
1 No local escolhido, use um lápis simples para desenhar em uma folha de papel 2 linhas do tronco, que na parte superior tendem uma para a outra. Além disso, a parte inferior do tronco deve ser muito mais larga que a superior.
2 Desenhe 4-5 “nuvens” de agulhas de pinheiro de modo que o topo do pinheiro fique coroado com uma pequena tampa, e as “nuvens” restantes possam ser colocadas nas laterais. É melhor que a “nuvem” média de agulhas seja grande e atravesse o tronco.
3 Como as agulhas do pinheiro não são visíveis de longe, as tampas das coníferas podem ser sombreadas com um lápis verde, sem ultrapassar o contorno. A "nuvem" de coníferas que cobre o tronco na imagem também precisa ser completamente pintada de verde.
4 As árvores nunca ficam sem galhos; seus contornos estreitos são desenhados a lápis, mas os galhos são mais grossos na parte inferior. Eles precisam ser desenhados curvos, com abundância de galhos pequenos, porque na natureza os pinheiros têm muitos galhos secos na camada inferior.
5 Use um lápis marrom para desenhar a parte interna dos contornos do tronco e dos galhos. É importante não ultrapassar as linhas de contorno, mas também não invadir os contornos das “nuvens” verdes.

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

Este tipo de desenho de um pinheiro não é difícil para crianças pequenas, pois o cérebro primeiro fixa o plano geral da imagem, sem prestar atenção especial aos detalhes. À medida que a criança cresce, será mais fácil para ela entender as técnicas de criação de uma composição envolvendo pinho.

Como desenhar agulhas de pinheiro

O pinheiro não é uma árvore muito ramificada como o carvalho ou a bétula, então seu desenho não será difícil para crianças menores. Depois de dominar as técnicas de representação esquemática, os futuros artistas estão interessados ​​em aprender a desenhar composições mais realistas e complexas para que o pinheiro pareça o mais natural possível.

Afinal, na natureza, suas agulhas não são “nuvens” verdes sólidas, mas sim agulhas longas e afiadas, que vale a pena tentar retratá-las de forma mais realista. Além disso, elas nem sempre são retas e não estão igualmente densamente localizadas nos galhos curvos da árvore gigante da floresta.

Galho de pinheiro

Ao começar a desenhar, é melhor estocar uma fotografia do objeto que está sendo desenhado ou simplesmente colocar um galho de pinheiro na sua frente, assim será mais fácil reproduzir sua imagem no papel. Neste caso, é permitido usar canetas hidrográficas junto com um lápis.

Se as crianças decidirem pintar com tintas, elas primeiro escolhem os tons da paleta de cores, tendo preparado as misturas de tinta com antecedência.

Como prosseguir:

  1. Use um lápis simples para contornar o diagrama de ramificação. A partir de seu contorno irregular, ramos adicionais são desenhados em lados diferentes. Eles podem emergir de nós, ser brotos únicos de comprimentos variados, mas também sem nenhum sinal de retidão.Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo
  2. Usando a tinta marrom preparada, preencha cuidadosamente o contorno do galho desenhado com um lápis. Depois que secar, você pode começar a trabalhar nas agulhas de pinheiro. Elas devem ser pintadas imediatamente com tinta verde.Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo
  3. As agulhas de pinheiro, diferentemente das agulhas ordenadas do abeto, raramente crescem sozinhas, mas mais frequentemente em pares. As agulhas que saem do galho são pintadas com tinta verde, tanto retas quanto onduladas. Embora o comprimento seja o mesmo, eles devem ficar bem fora de ordem.

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

Para um desenho mais simples de um galho de pinheiro, prepare um garfo. Em uma folha de papel, usando guache marrom diluído, desenhe a base - uma linha curva. Em um recipiente plano, dilua a tinta verde e mergulhe os dentes de um garfo nela.

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

Em seguida, as marcas dos dentes são colocadas no papel em um ângulo em relação ao galho desenhado, esticando-as em direção à base para que as agulhas fiquem alongadas. Agora você pode colocar impressões de neve em cima das agulhas de pinheiro pintadas usando cotonetes embebidos em tinta branca. O resultado são bolas de neve caindo.

Coroa de um pinheiro

Uma árvore conífera com agulhas grandes pode ser jovem ou madura. A copa de um pinheiro jovem geralmente é cônica, e a árvore em si se assemelha a um abeto.

Portanto, um pinheiro jovem pode ser desenhado de acordo com o padrão de uma árvore de Natal:

  1. Usando um lápis duro, contorne um triângulo isósceles e grande. Do topo da figura geométrica, desenhe uma perpendicular, estendendo-a além do triângulo. Esta será a base do tronco.
  2. À esquerda e à direita da linha central, marque os contornos da coroa, desenhando-os com linhas onduladas. À medida que você desce, as impressões do contorno podem se estender além do triângulo.
  3. Use uma borracha para remover as linhas auxiliares usadas para construir a figura. Na parte inferior, no lugar da parte final da perpendicular, desenhe o tronco; será curto, mas largo.
Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo
Desenhos de pinheiros, suas pinhas e galhos para crianças são apresentados no artigo.

O pinheiro (um desenho para crianças em versão esquemática junto com uma coroa de coníferas ficará muito mais bonito se for retratado em cores) pode ser colorido. O tronco pode ser marrom e as agulhas triangulares verdes. Frequentemente, os pinheiros solitários crescem em ângulo, e sua copa é direcionada principalmente para a lateral da encosta, onde há mais sol.

É mais fácil desenhar uma árvore assim: seu tronco é desenhado em ângulo, de um lado é indicado um triângulo da copa com uma base semicircular. Dentro do esboço, desenhe galhos curvos (grandes e pequenos), que são providos de muitos traços semelhantes a agulhas.

Pinha

Os cones de coníferas são brotos modificados cobertos por escamas lenhosas. Ao contrário das pinhas de Natal, as pinhas têm um formato mais alongado. Para desenhar uma pinha, você precisará de lápis, e o esboço a lápis pode ser colorido com aquarela.

Esquema de desenho a lápis e posterior coloração com aquarela:

Estágios O que fazer
1 Usando um lápis simples, desenhe um arco vertical no centro da folha para marcar o centro do futuro cone. Em ambos os lados da figura desenhamos arcos, fechando-os em um oval.
2 O desenho de pequenas escalas começa na base da figura e vai para cima. A primeira balança deve ser colocada no centro, as demais devem se afastar dela.
3 Depois de preencher o oval com escamas de formato peculiar, os traços das linhas auxiliares precisarão ser removidos com uma borracha.
4 Cubra a figura com uma fina camada de tinta marrom clara. A camada de base deve ser translúcida.
5 Ao misturar verde com marrom claro, obtemos uma cor mais escura. É necessário aplicar uma segunda camada, deixando áreas claras.
6 Vale a pena adicionar um pouco de marrom à aquarela restante na paleta. Essa mistura será necessária para desenhar áreas de sombra.

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

O pinheiro com as pinhas deve parecer mais natural. Portanto, quando o desenho estiver seco, ele pode ser trabalhado com delineadores pretos. Contorne as escamas com um delineador mais grosso e faça sombreamento dentro delas com um delineador mais fino. A base do cone pode ser decorada com detalhes verdes de longas agulhas de pinheiro.

Galho de pinheiro com uma pinha

É melhor tirar da vida; não é nada difícil para uma criança imaginar como seria tal composição na natureza. Você deve começar a trabalhar no desenho com um esboço esquemático do futuro galho com uma pinha presa a ele no local escolhido.

Como prosseguir:

  1. Esboço de uma pinha. Usando as técnicas já aprendidas, desenhe uma pinha passo a passo com escamas bem posicionadas de tamanhos diferentes. A figura deve estar voltada para baixo com a extremidade mais afiada, a camada de escamas na parte inferior deve estar ligeiramente engrossada. Traços extras na imagem são apagados com uma borracha.
  2. Trabalhando no ramo. Na moldura curva do galho (esboço), as agulhas são desenhadas, levando em consideração se elas cobrirão o cone ou se o broto virá para o primeiro plano. Agulhas longas que se estendem do galho são aplicadas em direções aleatórias. Para fazer o galho parecer fofo, as agulhas são desenhadas de forma grossa e em grande número.

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

Um pinheiro (um desenho para crianças em idade escolar, representado em tamanho real usando uma técnica esquemática, será uma tarefa simples) pode ser representado parcialmente. Um galho de pinheiro com uma ou mais pinhas é mais difícil de desenhar porque você precisa conhecer as regras de sombreamento.

No estágio final da criatividade artística, as crianças começam a colorir o esboço usando sua própria escolha - tintas ou lápis, mas levando em consideração os tons das agulhas e escamas. Se a criança domina bem as habilidades de desenhar uma pinha, o galho do pinheiro pode ser desenhado mais longo, colocando vários tipos diferentes de pinhas sobre ele - com escamas abertas ou fechadas.

Como desenhar um pinheiro solitário

Ao começar a criar, você deve pensar na composição e em todos os seus detalhes. É aconselhável preparar uma imagem de amostra com um pinheiro (imagem, foto).

Para artistas menos experientes, é melhor começar com paisagens não saturadas, onde o pinheiro é retratado como uma árvore solitária.

  1. Primeiro, no local escolhido (levando em consideração outros elementos da composição), usando pontos, você precisa marcar o contorno geral da árvore. Usando traços e pontos quase imperceptíveis, marque a linha do tronco, galhos e copa. Isso pode ser feito com um lápis duro, então os esboços no desenho ficarão quase imperceptíveis.
  2. Na etapa seguinte, “nuvens” de chapéus de coníferas são colocadas nos galhos. Eles não precisam ser uniformes. A linha de contorno é desenhada quebrada, deixando mais espaço livre entre as próprias “nuvens”. As agulhas podem cobrir o tronco ou os galhos para deixar a imagem mais natural.
  3. A próxima da fila é a imagem de um contorno estreito de um cano longo. Depois de desenhar com um lápis duro, use um 2B suave para escurecer o tronco e, em seguida, use um 5B mais suave para sombrear o lado que está na sombra. Os galhos das árvores também precisam ser sombreados sem invadir as pontas das futuras agulhas. Use a borracha para remover linhas que ultrapassam o contorno.
  4. Ao preencher as “nuvens” com agulhas de pinheiro, vale a pena dar-lhes um aspecto desgrenhado. O efeito é obtido através do uso de hachuras, mas não de traços retos, e sim curvos, já que linhas retas são raras na natureza. Portanto, é melhor aplicar as agulhas de forma caótica, usando sombreamento nítido com um lápis.
  5. Em seguida, começamos a marcar as agulhas ao longo dos contornos das “nuvens”. Para isso, você precisará de um lápis 2B, pois fará traços finos e com pontas afiadas. Se o pinheiro não parecer fofo o suficiente, você pode usar o mesmo lápis para adicionar agulhas dentro das tampas das coníferas.
  6. Na etapa final, as “nuvens” com as agulhas precisam ser levemente escurecidas com o lápis mais macio. No entanto, é melhor não sombrear completamente, caso contrário, as tampas verdes ficarão muito esquemáticas. Só vale a pena escurecer completamente aquelas “nuvens” que ficam entre as linhas dos galhos.

O pinheiro (um desenho para crianças mais velhas) geralmente atua como elemento principal na composição da pintura. Após terminar de trabalhar na figura-chave, eles começam a designar os componentes do segundo plano. Os adolescentes acharão fácil lidar com o enredo de um pinheiro solitário em uma margem deserta de um reservatório (mar ou rio).

Nesta versão da paisagem, a árvore solitária já deve estar madura, crescendo em ângulo em relação à costa, e a copa do pinheiro estará densa principalmente em um lado, onde há mais sol. No lado de sotavento do tronco, são desenhados apenas galhos secos, quebrados e sem agulhas.

Pinheiro no inverno

Em uma floresta de inverno, contra o fundo de montes de neve branca, as características típicas de todas as espécies de árvores parecem particularmente distintas, o que exige um desenho cuidadoso dos detalhes. Para crianças que ainda não dominam a técnica de representar outros tipos de árvores, é mais fácil desenhar uma paisagem de uma floresta de inverno com predominância de árvores coníferas.

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

O trabalho no desenho começa com o desenho de montes de neve baixos no primeiro plano, cuja altura aumenta à medida que se movem para as profundezas.

Em seguida, marque esquematicamente a localização das árvores; serão abetos e pinheiros misturados, de diferentes alturas. Além disso, pinheiros baixos são mostrados esquematicamente com uma coroa triangular, e pinheiros altos com uma coroa do tipo “nuvem”.

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

Nesta versão da paisagem, o tronco ficará parcialmente visível devido aos montes de neve, o que facilita o trabalho. As agulhas dos abetos e pinheiros devem ser decoradas com capas de neve, marcando-as com antecedência antes de pintar a copa, ou as agulhas verdes já pintadas devem ser “polvilhadas” com neve de pinceladas de aquarela branca.

Da floresta de contos de fadas

As crianças vão adorar a ideia de desenhar um pinheiro de uma floresta de conto de fadas ou seu galho. Você pode usar um fragmento semelhante para decorar um cartão de Ano Novo que você mesmo fez.

Como pintar rapidamente um pinheiro com tintas:

Pinho - desenho para crianças com lápis passo a passo

  1. Prepare uma folha de papel colorido, guache e pincéis. Para obter um tom verde claro na paleta, adicione um pouco de verde à tinta branca. Usando a tinta resultante, contorne os contornos do pinheiro ou seus galhos com brotos no local escolhido.
  2. Usando o mesmo tom verde claro, pinte a “camada” inicial de agulhas de pinheiro usando um pincel largo. No entanto, cada agulha nas tampas das agulhas de pinheiro não deve ser fina; esta é a base para trabalhos futuros no desenho.
  3. Depois de preparar a tinta verde escura, adicione um pouco de azul ao guache verde. Usando o pincel mais fino, desenhe cuidadosamente traços finos sobre a base verde-clara para criar um jogo de luz e sombra.
  4. A superfície do tronco ou galho do pinheiro deve ser primeiro pintada com tinta marrom clara, usando um pincel grosso. Depois, usando um pincel mais fino, faça traços marrom escuros por cima; sua espessura se assemelhará à casca natural.

Para criar um clima festivo, você pode decorar um galho ou a árvore inteira não apenas com imagens de pinhas, mas também com bolas de Natal coloridas.

É melhor pensar sobre seu posicionamento com antecedência para marcar os contornos de elementos adicionais na fase de marcação. Os galhos de um pinheiro de conto de fadas, brilhando com bolas brilhantes e pinhas escamosas, podem ser salpicados com flocos de neve se a criança tiver aprendido a desenhá-los.

A composição do desenho deve ser discutida previamente com o jovem artista para que a imagem de um pinheiro ou galho de pinheiro com pinhas, feita com lápis ou tintas, seja expressiva o suficiente. Também vale a pena considerar que, para crianças de diferentes faixas etárias, é necessário escolher uma técnica de desenho de acordo com as habilidades adquiridas de desenho passo a passo de detalhes.

Vídeo sobre como desenhar um pinheiro

Desenhando árvores com tintas:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho