Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver

Um suéter é um dos itens básicos no guarda-roupa de uma mulher moderna. Uma garota apaixonada por artesanato não terá problemas em tricotar um suéter feminino com as próprias mãos usando fios de lã grossos ou materiais sintéticos leves. Há muitos modelos interessantes de suéteres, com variações de mangas, decotes e padrões. Para iniciantes, será mais fácil tricotar usando padrões com descrições.

Escolhendo o fio para um suéter feminino

Para descobrir quantos novelos de lã você precisará para um item específico, você precisa prestar atenção ao comprimento total e ao peso do novelo. No início de cada padrão há o nome e a gramatura dos fios que serão necessários para criar um produto específico.

Para obter cálculos mais precisos, você deve tricotar uma amostra de 15x15 cm usando o padrão com o qual você vai tricotar o produto. Depois disso, você precisa multiplicar o volume de fio utilizado pela área total do suéter. Para fazer isso, você precisará medir um suéter pronto do tamanho apropriado (isso pode ser feito até mesmo em uma loja de roupas ou no mercado).

Depois disso, você precisa passar para a escolha da composição do fio.

Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver
Cada fio tem suas próprias vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em consideração ao tricotar um suéter.

Existem muitos tipos de fios e cada um é diferente do outro:

  • Fio de lã. Existem vários tipos: alpaca, cordeiro, mohair (dependendo do animal do qual a lã natural foi retirada). Uma das vantagens é que as roupas feitas com esse fio são sempre quentes. Desvantagens: fura e fica rapidamente inutilizável (aparecem bolinhas depois de 2 a 3 meses).
  • Fio acrílico feito de fibra sintética. Os produtos feitos com ele são macios e elásticos. O acrílico é considerado um material hipoalergênico, mas é melhor não usá-lo para criar itens infantis. É quase impermeável ao ar e não absorve bem a umidade.
  • Fio de algodão. Fio natural, mais usado para tricotar peças de verão. É respirável e absorve bem a umidade.
  • Caxemira. Feito de penugem de cabras montesas que vivem no Tibete. O fio produz itens quentes, macios e leves. Este fio deve ser usado para tricotar peças básicas que serão usadas no dia a dia.

Atenção: a lã natural tem um cheiro desagradável e pode irritar a pele, por isso o fio deve conter acrílico. Isso garantirá a elasticidade e a maciez do produto.

Durante o processo de tricô, você precisa guardar a etiqueta da linha para poder comprar um novelo adicional, se necessário.

Padrão de tricô para um suéter para iniciantes

Para tricotar um suéter, você precisará de 10 novelos de linha Puna pesando 50 g cada, além de agulhas de tricô nº 4. Composição: 100% alpaca. Tamanho do produto: 44-46. Circunferência do quadril: 96 cm.

Fazendo uma amostra

Primeiro, você precisa fazer uma amostra. Monte 30 pontos nas agulhas de trabalho e tricote 10 carreiras com o padrão desejado. Depois disso, você precisa medir a amostra (por exemplo, vamos pegar 12 cm).

O produto será costurado, então 96 cm deve ser dividido por 2 (você obtém 48 cm). Isso significa que 48 laçadas precisam ser divididas por 12 cm, o que dará 4. Você precisará tricotar 25 laçadas 4 vezes, ou seja, inicialmente montar 100 laçadas + 1 para simetria do padrão.

Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver
É muito fácil tricotar um suéter feminino com agulhas de tricô se você escolher e estudar o padrão de tricô com antecedência.

Suéter feminino (padrão de tricô):

  1. O primeiro ponto não deve ser tricotado em meia, depois tricotar com a frente, 1 laçada sem tricotar (laçada atrás da frente), 1 ponto “vovó” da frente, 1 laçada, 1 ponto “vovó” da frente, 1 laçada e assim por diante até o final da carreira. A última laçada deve ser sempre tricotada com o ponto meia.
  2. As carreiras internas precisam ser ligeiramente alteradas: 1 ponto avó deslizado como ponto de borda, 1 ponto tricô, 1 ponto baixo (fio na frente do tecido), 1 ponto avó tricô, 1 ponto baixo, 1 ponto avó tricô, 1 ponto baixo, 1 ponto avó tricô, 1 ponto baixo, 1 ponto avó tricô, 1 ponto baixo e assim por diante até o final da carreira.
  3. A primeira laçada deve sempre ser removida como laçada de borda, então todas as laçadas da "vovó" são tricotadas como laçadas da frente, e a última é tricotada como laçada de tricô.
  4. Nesta carreira, tricote todas as laçadas em ponto meia.

O padrão será leve e arejado, então o pulôver é adequado para o verão ou para o outono quente. Se desejar, você pode escolher um padrão mais denso.

Frente do pulôver

Monte 101 pontos usando agulhas de tricô nº 4. Depois disso, você precisa tricotar o padrão descrito anteriormente. A altura da peça de trabalho deve ser de 45 cm. Nesta fase, você pode passar para a parte mais difícil: tricotar as cavas.

Para criar uma transição suave da cava, é necessário fazer diminuições. Primeiro você precisa diminuir 5 laçadas de “vovó” do lado de fora e depois o mesmo número de laçadas do lado de dentro. Agora, pela frente, você precisa diminuir 3 laçadas da “vovó” e depois repetir a mesma coisa pela parte de trás.

Nas próximas duas carreiras, você precisa remover 2 laçadas de cada lado e, em seguida, 1 laçada da "vovó". Deve haver 4 diminuições no total.

Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver

Diminuindo pontos em detalhes:

  1. A primeira laçada deve ser removida, a próxima deve ser tricotada e passada pela laçada removida. Isso resultará em uma diminuição de 1 ponto. Dessa forma, você deve diminuir 5 laçadas de “vovó”.
  2. Você precisa tricotar de acordo com o padrão até o final da carreira.
  3. A carreira interna (tricô) começa da mesma forma que a carreira da frente - com diminuições. Você precisa remover 1 laçada, depois tricotar a próxima laçada e passá-la pela laçada removida.
  4. Então você deve continuar usando a mesma tecnologia. Após as diminuições, o tecido deverá ser tricotado conforme o molde, sendo necessário retirar a última laçada (linha da frente do tecido).
  5. Nesta carreira, você precisa fazer 3 diminuições. Você precisa transferir 2 laçadas para a segunda agulha de tricô sem tricotar e, em seguida, passar a segunda laçada pela primeira.
  6. O laço resultante precisa ser transferido de volta para a agulha de tricô, depois remover 2 e diminuir novamente. Isso diminuirá 3 pontos altos. Em seguida, você deve tecer de acordo com o padrão.
  7. A última laçada deve ser removida como laçada de borda (linha antes de tricotar).
  8. Na carreira interna, você precisa diminuir 3 laçadas novamente, tricotando-as com o ponto meia. Tricotar em ponto meia até o final da carreira, retirar a última laçada (linha na frente do tecido).
  9. Na próxima carreira externa (frente), você precisa diminuir 2 laçadas usando a tecnologia descrita anteriormente e, em seguida, tricotar de acordo com o padrão.
  10. A carreira interna é feita da mesma forma que a anterior, mas com pontos tricô.
  11. Nas carreiras finais, diminua 1 laçada. A última laçada deve ser tricotada em ponto meia.

Isso criará recortes suaves para as mangas. Em seguida, você deve tricotar mais 4 carreiras sem alterações, de acordo com o padrão.

Tricotando o pescoço

Você precisará dividir todos os laços existentes em duas partes e colocar um marcador no meio. Os pontos precisarão ser diminuídos a partir do meio para criar um decote em formato de "V".

Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver
Acabamento do decote: foto

Tricotando o pescoço:

  1. É necessário tricotar de acordo com o padrão até o meio.
  2. Depois disso, 2 laçadas precisarão ser tricotadas com inclinação para a esquerda. Em seguida, você precisa tricotar de acordo com o padrão até o final da carreira.
  3. Na carreira interna, tricote o tecido de acordo com o molde até o meio. Uma laçada deve ser removida (linha antes de tecer).
  4. O trabalho deve ser virado para a frente. Em seguida, você precisa diminuir novamente: remova 2 laçadas sem tricotar e faça um cordão com inclinação para a esquerda. Em seguida, você precisa tricotar de acordo com o padrão.

A carreira de tricô deve ser tricotada com pontos tricô até o meio, mas o último ponto deve ser removido sem ser tricotado (laçada na frente do produto). Depois, você precisará virar a trama para a frente novamente e fazer uma diminuição usando a tecnologia descrita anteriormente.

Na carreira meia, você precisa tricotar a penúltima laçada com a superfície frontal, remover a última laçada (laçada na frente do produto). Na primeira carreira, você precisa diminuir 1 laçada novamente. Em seguida, são feitas diminuições até que restem 25 laçadas na agulha.

Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver

Depois disso, você precisa tricotar em linha reta até que a distância do início da cava até o final do tricô seja de 23 cm. Nesta fase, você precisa fechar as alças dos ombros. Você pode prosseguir tricotando o segundo decote.

Tricotando as costas

Você precisará montar 101 pontos e tricotar 45 cm em um padrão uniforme. Em seguida, você precisa fazer um recorte para as mangas usando a tecnologia descrita anteriormente. Do início da cava até a última carreira devem ser 23 cm.

Agora você pode começar a tricotar o decote pelas costas. Se desejar, você pode pular esta etapa, deixando suas costas em uma superfície plana. Conte 25 pontos em ambos os lados e coloque um marcador.

Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver

Todos os laços que permanecem no meio devem ser fechados. Isso é feito na seguinte sequência: 2 devem ser tricotados externamente, então um pull-through deve ser executado com uma inclinação para a esquerda. Depois disso, você precisa tricotar 1 ponto da frente e puxar novamente.

As 25 laçadas restantes devem ser tricotadas de acordo com o padrão de 4 carreiras. Depois disso, você pode fechar os laços da maneira que for conveniente. A segunda parte precisa ser tricotada da mesma maneira. Nesta fase, você pode costurar duas partes do suéter usando qualquer método conveniente.

Mangas de tricô

Após costurar o produto, ficará um furo circular, de onde você precisará montar as laçadas em uma agulha de tricô de 3-3,5 mm. Você precisa observar atentamente a inclinação das mangas e encontrar a trança de laçadas. Você deve pegar uma parte da trança, que está mais perto da borda, e colocá-la na agulha de tricô. É mais conveniente trabalhar com agulhas de tricô circulares.

Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver

Tricotando a manga:

  1. Você deve tricotar os pontos como se fossem tricô, deixando 8 a 10 pontos de “vovó” antes do ponto de costura.
  2. Em uma agulha de tricô adicional, monte 17 laçadas (uma trança de laçadas) e tricote-as de acordo com o padrão. Nesta agulha de tricô você precisa tricotar a manga.
  3. A linha deve ser deixada na frente do tecido, retire 1 laçada da agulha de tricô da esquerda. Após isso, o segmento deve retornar ao trabalho.
  4. O tecido deve ser virado para o avesso. Usando outra agulha de tricô adicional, remova 1 laçada sem tricotar e continue tricotando de acordo com o padrão. No final, retire 1 laçada da agulha principal (laçada atrás do trabalho).
  5. A tela deve ser virada para a frente. Uma laçada deve ser removida e então continuar tricotando de acordo com o padrão. Depois que o último ponto estiver tricotado, você precisará enviar o fio antes de tricotar e lançar uma laçada de “vovó” sem ponto da agulha de tricô da esquerda.
  6. O tricô deve ser virado para o avesso. Uma laçada deve ser transferida para a segunda agulha de tricô sem tricotar e, em seguida, tricotar uma carreira de acordo com o padrão.

Dessa forma, você precisa tricotar até que restem 10 laçadas em ambos os lados antes do ponto de costura (ou seja, 20 laçadas). Depois disso, todas as laçadas devem ser devolvidas às agulhas circulares de tricô (mas você também pode usar agulhas de meia).

Em seguida, você precisa tricotar a manga em círculo, adaptando o padrão para tricotar apenas com alças frontais:

  1. A primeira carreira deve ser tricotada de acordo com o padrão.
  2. Na segunda carreira, você precisa remover 1 laçada, tricotar 1 em ponto meia, remover 1, 1 laçada “vovó” em ponto meia, remover 1, 1 ponto meia e assim por diante até o final da carreira.
  3. Na terceira carreira, todas as laçadas devem ser tricotadas com laçadas da frente “da avó”.
  4. Nesta carreira, todas as laçadas devem ser tricotadas com laçadas da frente “da avó”.

Desta forma você deve tricotar uma manga do comprimento desejado. Neste caso, o comprimento da manga é de 41 cm. Depois disso, você pode tricotar um elástico 1x1 ou 2x2.

Para alisar a borda do pescoço, você precisa fazer crochê com pontos baixos de 2,5 mm ou meio ponto baixo. Depois disso, as laçadas podem ser montadas com agulhas de tricô circulares e tricotar várias carreiras com um elástico 1x1. Isso criará um decote elegante.

Para afinar a manga, você pode diminuir 3-4 laçadas em direção ao final das últimas carreiras. Você pode deixar o tricô mais elástico usando um elástico fino, que deve ser entrelaçado enquanto você tricota.

Suéter vazado com agulhas de tricô

Para tricotar um suéter vazado, você precisa escolher o padrão apropriado e depois repetir o tricô usando a tecnologia descrita anteriormente.

Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver
Os suéteres vazados quase nunca saem de moda, e cada mulher pode escolher um estilo de acordo com seu gosto.

Para calcular com precisão o número de fios, você precisa tricotar uma amostra de 15x15 cm. Por exemplo, se o tricô for feito com tranças, o produto exigirá uma vez e meia mais linha.

Tricotar com agulhas de tricô raglan de cima para baixo

Um suéter feminino (padrão de tricô) pode ser tricotado com raglan, o que reduzirá o número de partes costuradas.O tecido deve ser tricotado em agulhas circulares de cima para baixo. Normalmente, o método é usado para criar itens infantis, mas pode ser adaptado para fazer suéteres de qualquer tamanho.

Primeiro você precisa calcular os loops:

  • Você deve medir a circunferência do pescoço e adicionar 8-15 cm (tudo depende do resultado).
  • Do volume total de laçadas, você precisa subtrair as laçadas da linha raglan. Neste caso, há 4 linhas (2 de cada lado). Na tecelagem padrão, devem ser reservadas de 1 a 2 laçadas para cada linha raglan, mas tudo depende da ideia.
  • As alças restantes devem ser divididas em 3 - alças para as costas, frente e mangas.

Por exemplo: são 90 laçadas, das quais você deve subtrair as laçadas do raglan: 88 – 4 = 84 laçadas. O resultado deve ser dividido em 3 partes, você obterá 28 loops. Isso significa que há 28 laçadas para a frente e para trás. Para 2 mangas - 28 laçadas, o que significa 14 em cada lado.

Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver

É melhor começar a tricotar pela parte de trás. Usando o modelo fornecido anteriormente, o raglan é tricotado da seguinte forma: 3 laçadas traseiras, 1 laçada raglan, 14 laçadas de manga, 1 laçada raglan, 28 laçadas frontais, 25 laçadas traseiras. Em seguida, tricote com agulhas circulares. O raglan pode ser feito em ponto meia ou você pode criar seu próprio desenho.

Tricotando com raglan de baixo para cima

Criar um raglan de cima para baixo é feito de duas maneiras:

  1. O suéter feminino (padrão de tricô) deve ser tricotado separadamente. Os últimos laços não devem ser fechados. Como resultado, todas as peças são montadas com agulhas de tricô circulares na seguinte ordem: frente, manga, costas, manga. As peças precisarão ser tricotadas todas juntas.
  2. Na segunda opção, você pode tricotar o corpo até a cava. Depois disso, você deve tricotar as mangas até as cavas e prendê-las ao corpo. O produto deve ser tricotado com agulhas circulares. A conexão deve ser feita tricotando uma carreira de acordo com o padrão.

Ao tricotar roupas infantis, é melhor tricotar com um raglan de cima para baixo, para que com o tempo você possa aumentar o tamanho do produto.

Como tricotar um suéter com bolsos

O suéter feminino (padrão de tricô) precisará ser tricotado e montado usando o método descrito anteriormente. Depois disso, você precisa determinar onde exatamente os bolsos ficarão localizados.

Depois de calcular a localização dos bolsos, você deve tricotá-los no formato de um quadrado, retângulo, triângulo ou qualquer outra figura geométrica. É necessário tricotar duas peças idênticas e costurá-las ao produto com uma costura invisível.

Não é recomendado usar máquina de costura para costurar as peças. Ele esticará demais o tecido, fazendo com que ele fique deformado após a primeira lavagem. Você deve pegar um pedaço de linha de tricô e, usando uma agulha com furo largo, costurar o produto, entrando em cada laçada.

Quantos novelos de linha são necessários para um suéter feminino

Tamanho Quantidade de fio
40-44 350-500 g
46-48 450-600 g
50-54 500-700 g
56-58 650-850 g

É necessário menos peso para peças leves vazadas feitas com fios finos. A segunda designação é adequada para tricotar suéteres grossos de inverno. Porém, neste caso é preciso levar em conta o tipo de padrão, a quantidade de agulhas de tricô e a densidade do tricô.

Para determinar exatamente quanta linha é necessária para fazer um item específico, você deve tricotar uma pequena amostra. padrão desejado. Meça a amostra e calcule a quantidade aproximada de linha que será usada para fazer o produto.

Suéter feminino - dicas de tricô e montagem, conforme o diagrama:

  • Para evitar pular pontos e tricotar o tecido uniformemente, você precisa dar um descanso aos seus olhos e ao seu corpo de vez em quando.
  • Para verificar a qualidade do fio, você precisará lavar uma amostra em água morna e secá-la entre dois guardanapos brancos. Se mudarem de cor, significa que o suéter também manchará a pele de seu dono. Neste caso, é melhor dar preferência a fios de outro fabricante.
  • Para maior segurança, você precisa comprar mais fio. 50-100 g extras de linha ajudarão você a se sentir mais confiante.
  • É melhor anotar a ordem do padrão em um pedaço de papel para facilitar a memorização.
Tricotando suéteres femininos com agulhas de tricô. Padrões com parte superior raglan, parte inferior, fio tingido seccional, pulôver
Ao tricotar qualquer item, incluindo um suéter feminino, primeiro você precisa tricotar uma amostra de 15 x 15 cm usando o padrão que você planeja tricotar para o item em si.
  • Para determinar a densidade do tricô e ver como o padrão se comportará com um determinado fio, é sempre necessário tricotar uma amostra de 15x15 cm.
  • Para tornar a área da costura menos perceptível, não aperte muito a linha.
  • Ao tecer uma tira ou decote, você pode adicionar elástico ao fio. Isso ajudará a manter sempre a aparência e a elasticidade perfeitas do produto.
  • O elástico deve ser tricotado com agulhas de tricô de diâmetro menor para que fique bem ajustado ao pulso.
  • Para evitar ter que recontar as carreiras, marque cada 2-3 carreiras com um marcador ou linha contrastante.

Cada mestre tricota um suéter feminino (padrão de tricô fornecido) à sua maneira. Por isso, antes de começar a trabalhar, é preciso praticar e também fazer algumas amostras para entender quanto fio será necessário para determinado produto. Com experiência, você pode determinar isso a olho nu.

Formatação do artigo:Natália Podolskaya

Vídeo sobre tricô de suéter feminino

Vídeo sobre como tricotar um suéter feminino com agulhas de tricô:

https://www.youtube.com/watch?v=d0zHanj_jDY

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho