Suéteres e jumpers femininos são roupas essenciais para todas as estações. Modelos de malha estão presentes em muitas coleções de moda da temporada 2024.
Fotos com padrões de itens da moda (roupas grandes, itens de melange e mohair) são impressas em revistas e publicadas na Internet, então estar na moda está ao alcance de todos.
O que tricotar um suéter feminino de
A escolha do fio para um suéter depende da estação em que ele será usado. As roupas podem ser divididas em opções de inverno e verão.
Os fios são divididos de acordo com o grau de naturalidade das fibras: fios naturais, sintéticos e mistos. Sintéticos puros não são adequados para tricotar suéteres., especialmente no período de inverno, onde o principal critério para uma coisa é fornecer calor.
Os sintéticos têm baixa higroscopicidade. Isso significa que o corpo não consegue respirar com essas roupas.
No entanto, como um produto da indústria química, ele tem uma série de vantagens em relação aos fios feitos de matérias-primas naturais:
- resistente ao desgaste;
- não requer cuidados especiais;
- não tem medo de traças;
- não forma pellets;
- facilmente pintado em qualquer cor;
- baixo custo.
Essas vantagens são utilizadas pelos fabricantes na produção de fios mistos, quando fibras artificiais são adicionadas à lã natural para aumentar a resistência e a durabilidade. Os sintéticos também permitem dar ao fio um efeito decorativo, como brilho ou uma cor original. Os suéteres para o inverno devem ser tricotados com fios de lã natural.
O fio retém o calor, mantém bem o formato do produto e não perturba o equilíbrio térmico com o corpo.
O fio de lã vem em diferentes tipos:
- Velo. Esta é uma imagem coletiva de fios criados a partir da lã de ovelhas de diferentes raças. Portanto, o fio pode ter maciez diferente.
- Lã merino. Essa lã é tosquiada de ovelhas de lã fina e tem características de alta qualidade, e é por isso que um novelo é caro. As vantagens do fio merino incluem sua maciez e fibra fina, além de ser um produto quente. Além disso, o fio não causa reações alérgicas.
- Lã de camelo. Um suéter tricotado com esse fio tem seus prós e contras. As desvantagens incluem a paleta de cores ruim. O pelo de camelo não é afetado por produtos químicos descolorantes, por isso é principalmente preto, castanho escuro e raramente castanho claro. No entanto, se você precisa criar um suéter quente, a lã de camelo será uma boa opção a um preço acessível. O produto será 2 vezes mais leve do que um tricotado com lã de ovelha. O fio de camelo tem um efeito curativo, que ocorre devido à alta “espinhosura” do fio. É como se ela estivesse massageando o corpo, “dispersando” o sangue. No entanto, nem todas as pessoas podem usar roupas pontiagudas.
- Alpaca. Este fio é obtido da lã de lhamas de alta montanha. É caro, mas há uma explicação para isso: um suéter feito de alpaca será várias vezes mais quente do que um feito de lã de ovelha. Não causa alergias, mantém bem o formato do produto, não amassa, não suja por muito tempo e tem um lindo brilho sedoso.
- Mohair. Esta é lã coletada da cabra angorá. Ela é muito macia. Para evitar que o fio se desfaça em suas mãos, ele é reforçado com outros fios, de modo que o teor de mohair no fio fica sempre abaixo de 100%. Itens de mohair são leves e quentes. E graças à facilidade de tingir pelos de cabra, o fio industrial tem uma ampla gama de cores.
- Angorá feito de lã de coelhos angorá. Distingue-se pela sua maciez e leveza. Normalmente, o angorá não compõe mais do que 20% do fio (pelos mesmos motivos do mohair). Isso significa que o angorá só pode ser vendido na forma de fio misturado, por exemplo, com lã merino. A desvantagem é que esses itens exigem lavagem a seco.
- Caxemira. O fio é feito de penugem de cabras tibetanas. Eles vivem em áreas de altas montanhas com temperaturas extremas. Roupas de caxemira retêm bem o calor e regulam a troca de calor.
A caxemira é adicionada ao fio em um volume não superior a 30%.
Um suéter de cashmere será leve e quente, mas caro e exigirá uso cuidadoso e cuidados delicados. Para a temporada de verão, peças tricotadas com fios naturais são adequadas - algodão, linho, viscose. Não faz calor com essas roupas, elas permitem que a pele respire e não causam alergias.
Ideias atuais em moda de malha
As passarelas de moda de 2024 se apaixonaram pelas roupas de malha. Ela está na moda. No inverno, o lugar principal no guarda-roupa de uma fashionista deve ser o suéter ou suéter. Variações dessas roupas são abundantemente apresentadas nas coleções de designers de moda.
Os suéteres grandes continuam no auge da moda.
Hoje em dia, espera-se que esses modelos sejam mais casuais e aparentemente rudes. Estão na moda tanto modelos largos e volumosos quanto modelos justos com mangas exageradamente longas.Esse tipo de roupa combina bem com calças justas – jeans ou saia lápis.
Suéteres e pulôveres tricotados com agulhas grossas e linhas grossas não perderão sua relevância no inverno. Além disso, quanto mais complexo for o padrão do produto, mais elegante e volumoso ele parecerá. Como estampas, designers modernos escolhem temas étnicos, flores e abstração.
Uma grande seleção de fios texturizados permite que você brinque com texturas, criando imagens originais e inusitadas.
Você pode descobrir quais roupas combinam melhor com um suéter grande neste vídeo:
Produtos que criam um efeito multicamadas continuam a ocupar posições de liderança em desfiles de moda. Mais uma vez, o interesse está voltado para vestidos de malha. Eles são quentes e elegantes, ideais para climas frios. Casacos clássicos podem ser substituídos por casacos ou cardigans de malha - esses itens podem ser usados no escritório ou em momentos informais de lazer.
Os acessórios que continuam na moda incluem golas grossas de tricô e cachecóis longos. Você pode adicionar esses detalhes a quase qualquer agasalho ou suéter.
Recomendações gerais para tricô
- Para começar a trabalhar com o fio, você precisa tricotar uma amostra do padrão. Basta tricotar um pedaço pequeno de 10 por 10 cm. Isso permitirá que você veja se o fio é adequado ao padrão escolhido. Além disso, cada costureira aperta os fios à sua maneira ao trabalhar (algumas tricotam bem apertado, outras não). Tricotar um modelo de amostra permitirá que você calcule o número necessário de laçadas para tricotar o item. Ao tricotar muito apertado, o número de laçadas precisa ser aumentado.
- Produtos tricotados com fios de lã natural podem furar e causar desconforto. Ao escolher as linhas, você precisa aplicar uma meada no dorso da mão, logo acima do pulso, para determinar o grau de maciez.
- A inscrição “anti-pilling” no fio indica que os produtos feitos com ele não formam pellets.
- Se você precisar tricotar com fios de cores diferentes, é preciso ter certeza, experimentalmente, de que eles não desbotam nem mudam de cor quando lavados.
- Não é recomendado tricotar um suéter usando fios usados. O tecido ficará solto e irregular. É adequado para peças pequenas ou para crochê.
- Um suéter tricotado com fios de lã deve ser lavado à mão. A lã pode encolher de tamanho quando exposta à água. Portanto, o item não deve ser deixado de molho antes da lavagem. Lave cuidadosamente à mão em água a 30 graus. Também não é recomendado torcer o produto durante a torção, pois isso pode deformar o suéter. Portanto, após apertar levemente o produto, ele deve ser colocado sobre uma toalha para que o excesso de água seja absorvido. Quando a toalha estiver completamente molhada, ela precisará ser trocada.
Produtos de lã não podem ser secos verticalmente!
Suéter de malha em mohair branco macio
Apesar da aparente complexidade, o suéter é fácil de tricotar. O produto é tricotado em ponto meia, e os punhos e a gola larga são canelados. O molde abaixo foi elaborado para os tamanhos: 44 (46,48). Os números adicionais entre parênteses corresponderão aos tamanhos maiores.
Para tricotar um suéter, você precisará de agulhas de tricô nº 5.5 (para as partes principais do produto) e nº 6 (para a gola), bem como fio mohair Gedilfra Belisana 5 (6, 7) novelos de 50 g cada.
Para garantir que o suéter corresponda ao padrão especificado, você deve respeitar a densidade do tricô:
- Quadrado tricotado em ponto meia, 10 cm * 10 cm = 16 laçadas * 21 carreiras, usando agulhas de 5,5 mm.
- As partes do suéter devem ser tricotadas em ponto meia, alternando uma carreira tricotada com laçadas frontais (l.p.) e uma carreira tricotada com laçadas traseiras (p.p.).
- O elástico deve ser tricotado, repetindo: *4 pontos tricô. (2, 2), 1ª p.*.
Montagem do suéter:
- Para montar, você precisa cortar as partes do produto do papel em tamanho real, de acordo com o diagrama.
- As peças de tricô devem ser colocadas sobre um molde de papel, cobertas com um pano úmido e deixadas para secar.
- Primeiro, os ombros e a gola são costurados. Depois você precisa costurar as mangas. E por último, são feitas as costuras laterais e a costura longitudinal da manga.
- Recomenda-se costurar uma rosa de malha na gola do produto acabado. É feito em agulhas de tricô nº 5.5. Para a primeira carreira, você precisa montar 11 pontos e depois tricotar uma tira de 70 cm de comprimento. Depois você deve costurar ao longo do lado comprido com pontos e esticar a linha.
A base da flor resultante precisa ser fixada com pontos e costurada no suéter acabado.
Suéter oversized
Os suéteres femininos tricotados com agulhas de tricô 2024 (fotos com diagramas, nos quais os modelos são grandes ou com mangas muito alongadas) são extremamente populares. Este suéter grande tem costas estendidas e veste nos tamanhos 38 (42-46). Recomenda-se usar fio de alpaca ou uma opção mais econômica: lã de ovelha.

Para os tamanhos apresentados, com novelo de 110m/50g, você precisará de 650 (700-750) g de linha e agulhas de tricô regulares e circulares nº 6. As listras deste modelo ficam mais vantajosas em cores claras: bege, marrom claro. Densidade da amostra: 10 cm * 10 cm = 20 laçadas * 28 linhas.
Montagem do suéter:
- As costuras dos ombros precisam ser costuradas.
- Em seguida, você precisa tricotar a gola com agulhas de tricô circulares. Sua altura deve ser de 16 cm.
- Por fim, as mangas são costuradas e uma costura longitudinal é feita na manga.
Pulôver com agulhas de tricô
O pulôver xadrez é desenhado para os tamanhos 42 (48). O modelo é feito com fios de lã (50% cashmere). Tamanho do novelo 110m/50g. Cálculo total do fio – 500 (600)g. Exemplo de padrão: quadrado com 10 cm de lado = 18 laçadas * 26,5 carreiras. O elástico do produto é tricotado com agulhas de tricô nº 4, repetindo as alças da frente e de trás.
O padrão requer agulhas de tricô nº 4.5.
- A 1ª carreira começa com 1 ponto de borda, depois são tricotados somente pontos meia e a carreira termina com 1 ponto de borda.
- A carreira 2 começa com 1 p. de borda, depois 5 p.l. são tricotados, padrão *1 i.p., 12 l.p. de * é repetido duas vezes, então 5 l.p. são executadas. e 1 aresta.p.
- Das carreiras 3 a 18, o tricô do produto é feito de acordo com o padrão.
- Continue tricotando, repetindo as carreiras 1 a 18.
Para criar as costas você precisará de agulhas de tricô nº 4.
- Após montar 101 (113) laçadas, o tecido é tricotado com um elástico de 5,5 cm de largura. Na última carreira, você precisa adicionar 3 (4) laçadas.
- Em seguida, o pulôver é feito usando o padrão principal, da carreira 148 (156) você precisa fechar 3 (4) laçadas, depois alternar fechando as laçadas 3 vezes a cada 2 carreiras de 3 peças, depois 5 vezes 4 (8 por 4).
- Na carreira 157 (165) você precisa fechar as 24 (27) alças do meio. Tricotando de lados diferentes do decote termina separadamente, continuando a tricotar, você deve fechar 1 laçada no decote após 2 carreiras, repita o fechamento 4 vezes.
- As últimas laçadas são fechadas na carreira 165 (173).
A parte da frente do pulôver corresponde à ordem de tricô das costas até o decote. Em seguida, na carreira 104, você precisa fechar 2 (1) laçadas no centro. Então você precisa diminuir 1 laçada a cada 4 carreiras. Repita 15 (17) vezes. Para começar a tricotar a manga, monte 37 (43) laçadas e depois faça um padrão elástico de 9 cm de altura. Em seguida, o produto é tricotado com o padrão principal.
A partir da 2ª carreira o padrão começa com ponto de borda, depois 4 (7) p.l., *1 p.i., 12 p.l., repita a partir de *, depois 1 p.i., 4 (7) p.l. e termina com um rim.p. Ao tricotar o produto, é necessário adicionar 1 laçada do elástico em ambos os lados a cada 8 carreiras, repetir 12 vezes e a última vez após 5 carreiras (6 vezes a cada 8 carreiras). Todos os laços são fechados na carreira 107.
Montagem do modelo do pulôver:
- É preciso fazer costuras nos ombros.
- Usando agulhas de tricô circulares, monte 116 (126) pontos para tricotar o decote.
- O decote é feito tricotando o elástico em círculo. Sua largura deve ser de 2,5 cm.
- Em seguida, você precisa costurar o produto. Primeiro, as mangas são costuradas, depois as costas são costuradas na frente e a costura nas mangas.
Suéter Raglan Feminino
Os estilos mudam, novos tipos de fios aparecem, mas a manga raglan permanece atemporal – ela é sempre relevante. Isso ocorre porque, diferentemente das mangas costuradas, as mangas raglan têm uma aparência mais elegante. Não importa quão grosso seja o fio. Uma peça com manga raglan ficará linda no ombro.
Os suéteres femininos, tricotados com agulhas de tricô 2024 (fotos com diagramas são apresentadas abaixo), com mangas raglan são adequados apenas para artesãs experientes!
O suéter de cor ocre é feito de lã de ovelha. Para o tamanho 40 (44) você precisará de 800 (850) g (novelo 90m/50g). Agulhas de tricô nº 4.5 (5). Não é recomendado usar cores de linha escuras para este modelo - elas irão “esconder” o padrão.. Densidade da amostra: 10 cm * 10 cm = 21 laçadas * 23 linhas. O elástico é tricotado alternando 1 ponto meia, 1 p.i.
Suéter com jugo jacquard
Os suéteres com jugo jacquard no estilo escandinavo devem ser tricotados em uma única peça, em redondo. Primeiro do pescoço até as cavas, depois tricote a frente e as costas em círculo. Em seguida, cada manga é tricotada separadamente, começando pelas cavas e terminando no punho. Por último, você precisa tricotar a gola, seu comprimento deve ser de 20,5 cm.
Os tamanhos indicados no diagrama correspondem a 40 (42,46, 50).
O produto da foto é feito com fio Universal Yarn Amphora (composição: acrílico/alpaca/mohair) 280m/100g. Para os tamanhos sugeridos, você precisará de 4 (5, 5) 6 novelos cinza escuro. E 1 novelo de cada uma das cores laranja escuro, azul claro, verde escuro, leitoso e bordô. São necessárias agulhas de tricô circulares nº 3, 5.
Suéter de malha feito com fio melange
Os suéteres femininos, tricotados com agulhas de tricô de fio melange, na temporada de 2024 são modelos simples. Os padrões e fotos desses suéteres, apresentados na Internet e em revistas, parecem vantajosos devido aos tons interessantes. A variedade de cores de fios melange nas lojas é enorme.
O suéter fúcsia é tricotado com fio melange (75m/50g) e tem mangas alongadas, uma tendência da moda em malhas. Para este suéter, recomendamos um fio com um pequeno teor de mohair., isso adicionará fofura ao suéter. O diagrama fornecido corresponde aos tamanhos 44 (46) 48.
Para tricotar você precisará de lã – 550 (600) 650 g e agulhas de tricô regulares e circulares nº 7. O cálculo do fio é dado para a densidade do tricô: 10 cm * 10 cm = 12,5 laçadas * 17,5 carreiras. O comprimento da gola é de 16 cm. Para o padrão elástico é necessário alternar 2 p.i. e 1 l.p.
As partes restantes devem ser tricotadas do lado de fora do produto com alças frontais e do lado de dentro com alças meia.
Suéter de malha grossa com mangas curtas
Os suéteres femininos tricotados com agulhas de tricô 2024 (fotos com diagramas são apresentadas abaixo) usando fios grossos têm muitas vantagens. Eles parecem impressionantes, o trabalho neles leva pouco tempo e geralmente é acessível até mesmo para artesãs novatas, já que tais modelos não são sobrecarregados com detalhes complexos.
O suéter branco com uma grande trança no centro é feito com fio com características de 25m/100g. Você precisará de 9 novelos. Qualquer cor muito clara que não seja branco funcionará para este modelo.. O suéter é tricotado nas agulhas nº 20. Os cálculos apresentados no diagrama correspondem aos tamanhos 40. Densidade da amostra: 10 cm * 10 cm = 5 laçadas * 8 carreiras.
Esses modelos volumosos são usados como agasalhos, então você deve sempre considerar para qual estação o suéter será tricotado para escolher os fios apropriados.
Suéter com bolsos
Bolsos em peças de malha geralmente não têm função prática, mas servem para decorar o modelo. Por isso, podem ser feitos bolsos muito pequenos ou falsos. Modelo de suéter roxo com bolsos e mangas raglan, desenvolvido com base nas capas poncho.
O suéter foi feito de lã merino (100%) com novelos de 125m/50g. O peso total do fio é de 600 g. Lã de ovelha mais barata também é adequada para este modelo. No entanto, para manter o efeito fluido, o fio deve ser bem macio. Quaisquer cores brilhantes são adequadas como cores alternativas. - fúcsia, azul brilhante, laranja.
O padrão elástico é feito alternando 1 l.p. e 1 i.p. O produto é feito com ponto meia. A densidade do tricô é 10 cm * 10 cm = 24 laçadas * 30 carreiras (agulhas nº 3.5).
Suéter com costas alongadas
O suéter bordô escuro de estilo inusitado tem diferença de comprimento entre a frente e as costas de 21 cm, além de mangas compridas, tendência para peças oversized. Para o suéter, recomenda-se usar o fio Lana Grossa (merino - 63%, alpaca - 27%, poliamida - 10%), tamanho do novelo - 112m/25g, você precisará de 425g de fio e agulhas de tricô nº 4.5 e 5. Tamanho do produto - 44.
Este suéter tem um estilo fluido, então outros fios com textura macia podem ser usados como alternativa ao fio merino. É melhor selecionar a cor do fio entre cores que sejam o mais próximo possível do natural. Densidade da amostra: 10 cm * 10 cm = 25 laçadas * 26 linhas.
O elástico é tricotado alternando 1 p.l., 2 p.i.
Blusa com barra de renda evasê
O modelo de suéter leve com bordas vazadas é projetado para os tamanhos 36 (40-44) 46. O produto é feito de fios naturais finos (55% lã, 45% algodão). Tamanho do novelo - 350 m/50 g. Consumo total de fios: 300 (350-400) 450 g.
Densidade de tricô: 10 cm * 10 cm = 42,5 laçadas * 47 carreiras. O padrão elástico é feito de acordo com o padrão alternado *2 l.p., 2 i.p.*. O padrão vazado corresponde à amostra A. A borda é feita de acordo com a amostra B na foto abaixo.
Para padrões vazados, é recomendável escolher fios em cores pastéis para manter o efeito de leveza e leveza.
Suéter de malha para tamanhos grandes
Os suéteres femininos, tricotados com agulhas de tricô 2024 (fotos com moldes apresentados em revistas de moda), também são adequados para mulheres com curvas.
Para evitar que uma peça de malha adicione quilos extras, você precisa seguir estas recomendações:
- Fios grossos e tricôs muito apertados aumentam visualmente o corpo. É necessário escolher fios finos.
- Não é recomendado escolher modelos com padrões grandes ou fios com elementos decorativos: miçangas, lantejoulas, efeito “grama” ou “pelo”. O padrão deve ser pequeno e o modelo selecionado não deve ter mais de 2 cores no design.
- É necessário excluir peças justas, justas e curtas. Roupas longas e largas que cubram as nádegas ficarão ótimas em uma silhueta Plus Size.
O molde para um suéter bordô com mangas curtas foi desenvolvido para os tamanhos 50 (54) 58. O modelo é feito de 100% lã. O consumo de fio é de 950 (1000) 1050 g. Agulhas de tricô nº 5 (5,5) 6. Amostra: 10 cm * 10 cm = 19 laçadas * 25 carreiras. O elástico é tricotado alternando 1 p.l. e 2 i.p.*.
A moda de tricô 2024 oferece às costureiras uma ampla gama de opções para escolher modelos interessantes de suéteres femininos tricotados com agulhas de tricô. Uma grande variedade de fios, a disponibilidade de instruções e master classes com fotografias do processo de tricô permitem que as artesãs criem coisas dignas das passarelas do mundo todo.
Formatação do artigo: E. Chaikina
Vídeo útil sobre tricô
Master class em vídeo sobre como tricotar um suéter feminino clássico:
E hoje terminei de tricotar meu primeiro suéter, UHUUUU!!!! Ficou tão lindo que dá pena de usar, passei 3 meses bufando e reclamando dele.