Criar roupas de malha originais é um processo interessante, mas longo e trabalhoso. Os modelos de malha dos suéteres masculinos variam de acordo com a estação e a complexidade da execução. Até mesmo uma costureira iniciante pode tricotar um suéter simples, sem padrões complexos.
Como calcular o número de laçadas para peças de tricô
O número de loops de cada parte depende:
- padrão de tricô selecionado;
- espessura do fio e das agulhas de tricô utilizadas;
- tamanho da roupa.
Você precisa fazer uma amostra de controle do padrão, que determinará o número de loops.
O número de laçadas para as partes constituintes de um suéter é determinado da seguinte forma:
- Tirar medidas: pescoço, peito, cintura, quadris, braços, cotovelos, pulsos; largura e comprimento da cava; comprimento de todo o produto; comprimento da cava; comprimento dos ombros, braço ao cotovelo, manga.
- O grau de ajuste do produto acabado é determinado. O modelo de ajuste médio exigirá um acréscimo de 6 cm na largura do produto. Para um item largo, o aumento pode ser de até 20 cm.
- Com base nas medidas tiradas, é desenhado um molde do produto no papel, que serve de referência durante o processo de trabalho. Em vez de um molde, você pode usar outro suéter pronto.
Masterclass passo a passo para iniciantes
Tricotar um suéter masculino com agulhas de tricô não será muito difícil se você escolher um padrão simples para isso, por exemplo, a superfície frontal. O produto exigirá 600 gramas de fio.
Após medir todos os parâmetros, selecionar as agulhas e linhas de tricô, é necessário determinar o número de laçadas para a frente e para trás (será o mesmo para ambas as partes) de acordo com a amostra de tricô finalizada: a largura do produto é multiplicada pelo número de laçadas na amostra e dividida pelo comprimento da amostra de controle. O número resultante será o número de laçadas para as peças da frente e de trás.
O processo de tricô passo a passo é mais ou menos assim:
- Primeiro, você precisa montar os pontos para as costas.
- Tricotar a primeira carreira com as alças da frente.
- Tricotar a segunda carreira com um elástico 1x1.
- Tricotar alguns cm com um elástico.
- Depois do elástico, passe para a parte da frente (ponto meia nas carreiras da frente, ponto meia nas carreiras de trás).
- Tricotar o tecido até as cavas.
- Agora diminua de 5 a 8 pontos em cada borda para as cavas.
- Continue tricotando sem alterações até o pescoço.
- Para o pescoço, feche 10-15 laçadas centrais. Em cada carreira subsequente a partir do centro, prenda 3-4 laçadas até que o comprimento dos ombros atinja o comprimento desejado.
- Compare a peça com o molde; se não houver ajustes necessários, feche todos os laços.
A frente é tricotada seguindo o mesmo padrão, apenas o decote deve começar um pouco mais baixo que as costas. Feche 8 a 10 laçadas no centro e, nas carreiras seguintes, feche 2 a 3 laçadas para os ombros. O número de laçadas para os ombros da frente deve ser igual ao número de laçadas para os ombros de trás.
As mangas também são tricotadas de acordo com o padrão. O número de voltas é calculado com base na circunferência do pulso. Os primeiros cm são tricotados com um elástico, depois ocorre a transição para o padrão principal. Seguindo a expansão da peça conforme o molde, é necessário adicionar laçadas no início e no final de algumas carreiras da frente.
Quando atingir o comprimento desejado, finalize a manga. A segunda manga é tricotada exatamente da mesma maneira.
Quando todas as peças estão prontas, eles procedem à montagem do produto, que é feita da seguinte forma:
- costure a frente nas costas ao longo das laterais até as cavas (todas as costuras são feitas no avesso);
- realizar costuras nos ombros;
- costure as mangas e prenda-as nas cavas.
Após a montagem, o pescoço é amarrado. Para isso você precisará de agulhas de tricô circulares. As laçadas são coletadas da trança da borda fechada no lado avesso. A gola é feita com elástico 1x1 na altura desejada.
Suéter raglan masculino com mangas. Tricotando de cima para baixo
A peça de malha com mangas raglan possui as seguintes características:
- o tricô anda em círculo;
- sem costuras laterais;
- nem todo padrão será adequado;
- um grande número de laçadas nas agulhas de tricô.
O trabalho em um suéter começa com o cálculo das alças do pescoço, que é feito com base na circunferência do pescoço. O número resultante de laçadas é montado usando agulhas de tricô circulares. Na 1ª carreira, todas as laçadas serão tricotadas, o tricô será fechado em círculo. As linhas raglan e a parte central da frente são destacadas com fios ou alfinetes coloridos.
O pescoço é tricotado com um padrão canelado e depois a superfície frontal é tricotada.
Em seguida, você precisará determinar o número de laçadas para as linhas da frente, de trás, das mangas e do raglan. O número de laçadas para trás deve ser inicialmente menor que para a frente. Para igualar o número de laçadas nas costas e na frente, é necessário tricotar um broto separado com aumentos nas costas.
As carreiras aqui serão em tricô e tricô invertido, as laçadas são adicionadas antes e depois das linhas do raglan nas carreiras em tricô. Agora o tricô será feito em círculo com a superfície frontal e aumentos ao longo da carreira. O produto precisa ser experimentado de vez em quando. Quando as linhas do raglan atingirem o comprimento necessário, remova as alças das mangas e pegue as alças cortadas com laçadas cruzadas.
Em seguida, as partes de trás e da frente são tricotadas juntas em um círculo até um determinado comprimento. A parte inferior é decorada com um elástico. Eles finalizam o trabalho no produto tricotando as mangas. As mangas são tricotadas em agulhas circulares com diminuição gradual de pontos. Os punhos são decorados com elástico.
Suéter juvenil com capuz
Tricotar um suéter com capuz não é muito diferente de trabalhar com um modelo normal.
Qualquer padrão e fio podem ser usados. A parte de trás e a frente são feitas de acordo com o padrão: tricô reto para cavas, pontos de diminuição para cavas, tricô regular para decote, tricô decote com diminuição central, tricô ombros. As mangas podem ser qualquer uma.
A maneira mais fácil é tricotar o capuz separadamente e depois costurá-lo no produto final. O futuro capuz tem o formato de um retângulo, cujo lado é igual ao comprimento do decote. Depois de montar o número necessário de laçadas, você pode tricotar as primeiras carreiras com um elástico ou pode começar o padrão imediatamente.
O retângulo é tricotado até uma altura igual ao comprimento do pescoço até o topo da cabeça, com um acréscimo de 5 cm. Na altura desejada, os laços são fixados. O retângulo é dobrado ao meio. Um dos lados é costurado. O outro lado é costurado no decote.
Tricotar o capuz a partir do decote: montar as alças da borda do decote nas agulhas de tricô circulares, tricotar um retângulo na altura desejada, fechar as alças e costurar a parte superior.
Suéter feito de fio grosso
Tricotar um suéter masculino com agulhas de tricô feitas com fios grossos é muito mais rápido do que com fios finos. Para tricotar uma peça de tamanho médio, você pode precisar de até 1 kg de fio. As agulhas devem ser 2 vezes mais grossas que as linhas. Um suéter feito de lã grossa não deve ser muito apertado.
O trabalho começa com as medições, escolha do molde e montagem dos pontos. O painel traseiro reto é tricotado até as cavas e, em seguida, os pontos são diminuídos ao longo das bordas em 3-4 carreiras. Continue tricotando até o decote, tricote o decote. A frente é tricotada da mesma forma, só que você deve começar a tricotar o decote mais abaixo do que nas costas.
Para as mangas, é melhor escolher um modelo com decote mais baixo e elástico nos punhos: o tricô começa no pulso com a adição gradual de laçadas. Após a montagem do produto, é necessário coletar as alças para a gola ao longo da borda do pescoço. É melhor fazer a gola com um elástico.
Suéter feito de fio fino de algodão
Um pulôver de malha de algodão parecerá original se forem usados padrões diferentes para tricotar suas partes, por exemplo, o padrão “Rhombus” pode ser usado para a frente e as costas, e o padrão “Confusion” é adequado para as mangas. Você precisará de cerca de 500 gramas para o trabalho. fio.
Calcule e monte os pontos para as costas. Ao calcular loops, é muito importante se concentrar no número de loops no relacionamento do padrão.
Passo a passo o processo se parece com isso:
- Os primeiros cm são tricotados com um elástico.
- Em seguida, passe para o padrão principal, tricote até as cavas, diminua os pontos ao longo das bordas, tricote até o decote, tricote o decote.
- Tricotar a parte da frente exatamente da mesma maneira, só que o decote será um pouco mais profundo.
- As mangas são tricotadas baixas na parte inferior. Costure as partes do produto.
Encadernação de pescoço:
- montar pontos a partir da borda do pescoço nas agulhas de tricô conectadas com uma linha de pesca;
- tricotar 10 círculos com alças frontais;
- feche as alças e enrole a gola.
Suéter masculino com veado
Fazer um suéter de Natal clássico com veado é uma tarefa mais desafiadora que exigirá experiência trabalhando com diversas cores de linha. Primeiro, são feitos os cálculos necessários e, com base neles, é desenhado um padrão para o futuro produto. O desenho é escrito detalhadamente em uma folha de papel milimetrado.
Passo a passo o processo se parece com isso:
- O tricô do suéter começa com o fio da cor principal usando um elástico.
- Em seguida, passe para a superfície frontal; somente na superfície frontal você pode tricotar padrões coloridos.
- Tricotar até o ponto onde o padrão começará.
- Um fio de tom diferente é introduzido no trabalho no início da carreira.
- Em seguida, tricote de acordo com o padrão desenhado.
- Agora, dois fios são usados no trabalho: o fio principal é usado para o fundo, e o fio adicional é usado para o veado.
- A linha que não está em uso no momento é simplesmente passada ao longo da parte de trás do produto.
O tricô é feito da maneira usual: primeiro as costas e a frente, depois as mangas. É importante notar que o desenho começa e termina em todas as partes no mesmo nível.
Suéter com tranças
Tricotar um suéter masculino com agulhas de tricô usando tranças ou cabos não é nada difícil. Durante o processo de trabalho, serão utilizadas alças frontais, alças traseiras e alças móveis. Os feixes são tricotados usando a superfície frontal. A colocação das tranças nas partes do produto pode ser absolutamente qualquer.
Depois de contar as laçadas, colocá-las nas agulhas de tricô e tricotar a borda, você precisa passar para o padrão do produto. Os laços não utilizados em tranças de tricô são tricotados como pontos tricô ou pontos emaranhados.
O torniquete é tricotado assim:
- Primeiro, é determinado o número de voltas para a trança, que deve ser par;
- então a primeira metade dos laços é removida para uma agulha de tricô adicional, você pode deixá-los na frente ou pode transferi-los para o trabalho;
- tricotar a 2ª metade das alças do torniquete com alças frontais;
- agora tricote os pontos da agulha de tricô adicional como laçadas frontais;
- a carreira de tricô é tricotada de acordo com o padrão;
- tricotar os pontos através do número definido de carreiras de acordo com o padrão.
Os detalhes do produto geralmente são tricotados da maneira usual. Depois de terminar o tricô, os elementos são costurados e o pescoço é tricotado.
Com um lindo enfeite
Tricotar um lindo suéter de fantasia não é fácil; requer muita experiência e senso de combinação de cores e padrões. A combinação de listras na superfície frontal com cordões finos na superfície traseira e um padrão colorido ao longo da linha do peito é um modelo masculino muito eficaz e único.
O processo de trabalho começa com cálculos, criação de um padrão e desenho de diagramas. Após a montagem dos pontos, tricota-se um elástico e depois passa-se para um enfeite com cordões pequenos.
Padrão: 7 pontos meia, 3 pontos tricô, mova 3 pontos para uma agulha de tricô adicional e deixe o trabalho para trás, 3 pontos meia, 3 pontos tricô; repita o padrão até o final da carreira. Tricotar as carreiras inversas conforme a aparência dos pontos. Faça cruzamentos a cada 4 carreiras.
Quando o tecido atingir a altura do peito, você precisa passar para a superfície frontal e o padrão colorido. Adicione um fio de cor diferente ao trabalho, tricote o padrão de acordo com o padrão, alternando o fio principal com o adicional. Quando o padrão colorido estiver completo, volte para o padrão com tranças e termine de tricotar a peça.
Suéter com flocos de neve
O suéter marrom com flocos de neve brancos e gola alta é tricotado assim:
- Um número pré-calculado de laçadas é lançado nas agulhas de tricô, o mesmo para a frente e para trás.
- O tecido é tricotado com um elástico 2x2 até o nível do peito com linha marrom.
- É aqui que começará a tira de ponto meia com flocos de neve. Adicione linha branca ao trabalho e tricote as 2 primeiras carreiras completamente com linha branca.
- Em seguida, tricote de acordo com o padrão “Flocos de Neve”, alternando o fio branco com o marrom, alças da frente, no verso as alças serão em tricô.
- Marque também a borda superior da superfície frontal com uma linha branca.
- Cada peça é finalizada com um elástico 2x2.
- As mangas são tricotadas de maneira semelhante, as linhas brancas e os flocos de neve devem estar no mesmo nível do padrão nas costas e na frente.
Após a montagem do produto, se desejar, pode-se tricotar uma gola alta e justa.
Com uma gola de golfe
Uma gola alta combina com quase todos os modelos de suéter de inverno masculino. Depois de todos os cálculos necessários, monte primeiro os pontos para as costas. Você pode começar a tricotar imediatamente com o padrão escolhido. Quando o tricô atingir a altura do peito, faça diminuições em ambos os lados para as cavas. Tendo tricotado até o decote, tricote o decote e os ombros.
A frente difere da traseira apenas pelo recorte mais profundo. As mangas podem ser tricotadas retas ou afuniladas. Após a montagem do produto, inicia-se o trabalho na gola. Monte pontos ao redor de toda a circunferência do decote usando agulhas de tricô circulares. Tricotar a gola em ponto canelado 1x1. A altura da gola deve ser de cerca de 20 cm.
No final, fixe as dobradiças na altura desejada.
Com padrão jacquard
Os padrões jacquard são repetições cíclicas de um padrão de cores contrastantes e são muito adequados para roupas quentes. Para evitar erros antes de tricotar, é recomendável desenhar um diagrama detalhado do padrão.

Descrição do tricô do modelo masculino:
- Selecione agulhas de tricô e linhas de 2 ou mais cores.
- Monte pontos nas agulhas de tricô usando o fio da cor principal e tricote um elástico.
- O padrão jacquard pode ser iniciado imediatamente após o elástico. Um fio de tonalidade diferente é introduzido na obra. O padrão é tricotado com a superfície frontal. O fio não utilizado é puxado pelo lado de trás. As alças externas são tricotadas com dois fios.
- Tricotar usando um padrão jacquard até a altura desejada. Você pode fazer várias listras horizontais com padrões diferentes. Você pode tricotar a peça inteira com um padrão jacquard.
- Ao tricotar elementos individuais de um suéter, é necessário garantir que o nível do padrão nas mangas, costas e frente corresponda. A técnica de produção das peças é padrão.
Como tricotar um suéter com padrão jacquard, você pode aprender com este vídeo:
Combinações de cores para suéteres masculinos:
- preto com branco, cinza, vermelho;
- azul com cinza, branco, azul claro;
- verde com cinza, azul;
- cinza com amarelo.
Nervurado
O padrão canelado é composto por listras elevadas horizontais, verticais ou diagonais, muito adequado para suéteres masculinos. Ao tricotar um suéter com canelado vertical, é usado um elástico comum. Ao tricotar listras horizontais, várias carreiras de ponto meia alternam com carreiras de ponto meia.
Se você precisar fazer uma nervura diagonal, pode usar a técnica de tricotar laçadas com inclinação.
Um pulôver canelado masculino pode ser tricotado usando a técnica de tricô de cima para baixo (o trabalho começa na gola usando o padrão "Canelado Vertical", depois as alças são distribuídas, os ombros, as costas, a frente e as mangas são tricotados) ou da maneira usual (cada peça é tricotada separadamente de acordo com o padrão, as peças são costuradas, a gola é tricotada, o elástico na parte inferior e nos punhos pode ser omitido).
Como montar o produto
As partes acabadas de um suéter masculino grosso são montadas à mão. Para fazer isso, use uma agulha grossa (não é recomendado usar gancho para a montagem) e linha., a partir do qual o produto está conectado. Primeiro, o produto é costurado ao longo dos ombros; é melhor colocar uma fita no lado avesso de cada ombro, assim elas esticarão menos.
Na montagem, as peças são dobradas uniformemente e cada laçada é costurada. Após os ombros, são feitas as costuras laterais e as mangas são costuradas, e a montagem é finalizada costurando as mangas na área das cavas. Itens de malha fina podem ser costurados em uma máquina de costura.
Moldes para suéter masculino
Os seguintes padrões são adequados para suéteres masculinos de malha:
- tabuleiro de xadrez;
- célula de relevo;
- confusão;
- diamantes;
- listras diagonais;
- arreios;
- várias combinações de padrões.
Consumo de fio para um suéter masculino
Modelo | Quantidade de fio em gramas e metros |
Suéter longo de gola alta feito de fio fino | 400 gr. ou 2100 m |
Pulôver tricotado com padrão canelado inglês | 600 gr. ou 3000 m |
Suéter tricotado de cima para baixo com mangas raglan | 500 gr. ou 1500 m |
Suéter com tranças | 700 gr. ou 2100 m |
Se você seguir exatamente a descrição passo a passo, tricotar qualquer modelo de suéter masculino não será nada difícil e até interessante. Você sempre pode usar sua imaginação na combinação de padrões. O principal é que você goste do seu trabalho.
Autor: Doroshenko E.N.
Formatação do artigo: E. Chaikina
Vídeo útil sobre como tricotar um suéter masculino
Vídeo demonstrando como tricotar um suéter masculino usando 2 tipos de laçadas: frontal e traseira:
Um suéter masculino é, claro, melhor do que meias, mas, pensando bem, quantas meias dessas você consegue tricotar com ele?
Existe uma enorme variedade de modelos de itens atraentes e incomuns - produtos de caxemira. No entanto, após a lavagem, elas podem perder a forma. Isso deve ser levado em consideração ao tricotar. É melhor usar 100% de fio em 1-2 fios, a densidade do tricô deve ser média. Isso permite que a lã “se abra” e, após várias lavagens, a caxemira ficará fofa.
Um suéter masculino feito de lã de ovelha branca com capuz não só manterá você aquecido, mas também dará confiança ao seu dono.
Um suéter é um presente maravilhoso para seu amado marido, filho ou neto, especialmente se for de tricô. Uma imagem de calor, conforto, romance - uma mulher pode criar tudo isso com suas próprias mãos.
Para um suéter masculino quente, é melhor levar lã, angorá, mohair. Para um produto mais leve, seda, linho, algodão e viscose são adequados.
As agulhas são selecionadas para combinar com o fio. Normalmente o fabricante indica o tamanho no novelo, mas dobrando o fio ao meio também é possível descobrir a espessura da ferramenta.
Ao tricotar, uso dois conjuntos de agulhas de tricô: retas para tricotar o tecido principal e circulares para dar o nó no decote.