Até mesmo uma costureira iniciante pode tricotar um chapéu de abóbora. Cocar da moda É universal, por isso é adequado para pessoas de diferentes idades.
Os historiadores estabeleceram que os primeiros gorros de malha surgiram há muitos séculos. Inicialmente, esse acessório era usado apenas por pessoas das classes baixa e média. No final do século XX. A tendência do chapéu de abóbora conquistou as passarelas da moda e se tornou um item indispensável para muitas fashionistas que acompanham as tendências globais.
A singularidade do chapéu de abóbora
Tricotar um chapéu de abóbora com agulhas de tricô não é difícil. Isso requer fios e uma compreensão dos princípios básicos do tricô. Os especialistas consideram esse chapéu um dos acessórios de cabeça universais que combinam com fashionistas de qualquer tipo de rosto. Este item de guarda-roupa também é chamado de “Chapéu de Cebola”, “Casa” e “Binnie”.
O chapéu recebeu esse nome devido ao seu formato, que lembra uma abóbora-guitarra ou uma cebola com a parte superior verde. Além disso, a parte superior livre às vezes lembra uma casa, e é por isso que o cocar às vezes é chamado assim.
E os ingleses e, como homenagem à moda, a maioria dos habitantes do globo chamam de "Binny" qualquer toucado de malha que não tenha laços. A palavra em si vem da palavra estrangeira “bean”, que significa “vagem de feijão” ou “feijão”.
Como qualquer acessório de cabeça, este modelo tem características próprias, entre elas as qualidades positivas e negativas do produto.
As vantagens de um chapéu moderno incluem:
- versatilidade;
- originalidade;
- facilidade de operação;
- produção rápida;
- variedade de fios.
O chapéu de cebola é um chapéu que fica bem tanto em homens quanto em mulheres de diferentes idades. Combina com qualquer tipo de aparência e estilo de roupa.
Apesar da aparente simplicidade, a abóbora parece original e elegante. Ao longo dos anos, tornou-se um item favorito de modelos e estrelas de TV, bem como de pessoas comuns. Ao mesmo tempo, a opção de chapéus de inverno e meia estação não perdeu sua popularidade por muito tempo.
A capacidade de criar você mesmo um chapéu de abóbora e a facilidade de trabalho são atraentes. Sabe-se que ele é tricotado utilizando todos os tipos de elásticos compostos por laçadas frontais e traseiras.
Tricotar um gorro não é difícil e o processo não leva muito tempo. Aqueles que estão começando a dominar as agulhas de tricô não precisarão de mais do que duas noites livres para bordar, e artesãs experientes darão conta do recado em algumas horas.
A indústria moderna oferece às costureiras uma grande variedade de fios diferentes para tricô. Depois de decidir o modelo, você pode selecionar novelos que combinem com seu gosto e cor em qualquer loja especializada.
Os aspectos negativos deste modelo incluem o fato de que ele não é adequado para pessoas com mais de 60 anos. Apesar disso, o chapéu é popular em muitos países.
O modelo de chapéu se destaca por se ajustar bem ao topo da cabeça e, ao mesmo tempo, formar uma ponta arredondada e alongada na parte de trás da cabeça. Para obter o efeito desejado, é preciso cobrir o topo da cabeça corretamente.
Para fechar corretamente a extremidade da chapeleira, você precisa:
- Corte o fio, deixando pelo menos 20 cm de comprimento.
- Passe-o por uma agulha com furo grande.
- Transfira as laçadas restantes para a agulha.
- Aperte a rosca.
- Traga a ponta restante para o lado avesso do produto.
- Passe a agulha e a linha pelas laçadas novamente para melhor fixação.
- Puxe a linha firmemente novamente.
- Puxe a ponta para fora e dê um nó.
A copa do chapéu é fixa.
Seleção de ferramentas e materiais
Você pode tricotar um chapéu de abóbora com agulhas de tricô usando qualquer fio que desejar. Para isso, você precisa decidir para qual estação, quente ou fria, esse acessório será.
Os seguintes são os mais adequados para tricotar gorros de cebola:
- "Acrílico";
- "Alpaca";
- "Angorá";
- "Caxemira";
- "Linho";
- "Mohair";
- "Lã".
O fio acrílico ou lã sintética é feito de um material sintético. Suas fibras são feitas de gás que passou por certos processos químicos. A solução de polímero sintetizada é convertida em fios ao ser forçada através de furos de um determinado diâmetro. Os produtos de acrílico mantêm bem sua forma e não se desgastam por muito tempo.
O fio de alpaca é feito da lã da espécie de lhama de mesmo nome, encontrada apenas nas montanhas da América do Sul. Os produtos feitos com esse material são ecologicamente corretos, hipoalergênicos, aquecem bem na estação fria e não enrolam com o tempo.
O fio de alpaca é raro em sua forma pura, pois é caro e, na maioria das vezes, os fabricantes adicionam componentes sintéticos, o que não afeta suas qualidades de forma alguma.
O fio de angorá é feito da penugem longa dos coelhos chineses de mesmo nome. É quente, leve, volumoso e, ao mesmo tempo, o corpo respira nele. A única desvantagem do angorá é que com o tempo ele perde a fofura e o volume, tornando-se um tecido quente comum.
A caxemira é considerada um fio de elite porque os produtos feitos com ela são leves, quentes, macios e têm um brilho nobre. O fio é feito de penugem de cabras montesas, cuja terra natal é a Mongólia, China, Índia ou Paquistão. Apesar de esse fio ter muitas vantagens, com o tempo ele começa a formar bolinhas.
Chapéus de linho são mais adequados para a baixa temporada. O fio é de origem natural, pois é produzido a partir da planta de mesmo nome. Os produtos feitos com ele são bem ásperos, mas quentes. Esses fios não podem ser tingidos e naturalmente têm apenas tons claros.
O mohair também é considerado um fio de elite e de alta qualidade. O fio é feito de cabras angorá, que vivem nas montanhas da Turquia. Os produtos de mohair retêm bem o calor, respiram, repelem a sujeira e praticamente não se desgastam. Além disso, o fio não causa reações alérgicas nem mesmo na pele sensível dos bebês.

O fio mais comum e frequentemente encontrado é a lã. É feito de pelos de cabras e ovelhas domésticas. Artigos de lã são adequados para uso durante a estação fria. Apesar de sua origem natural, alguns tipos de fios podem ser espinhosos. Além disso, esses itens geralmente encolhem se não forem lavados e secos corretamente.
Costureiras experientes recomendam escolher um fio para um chapéu como este:
- Segure o novelo em suas mãos para sentir sua textura.
- Coloque o fio na testa para ver se ele pica.
- Leia a composição dos fios para determinar as propriedades do material.
- Olhe no espelho, segurando o novelo em direção ao seu rosto, para ver se o esquema de cores escolhido combina com você.
- Pergunte ao vendedor se é difícil cuidar de um produto feito com esse fio.
Um estudo cuidadoso do novelo selecionado permitirá que você entenda o quão adequado ele é para a concretização do produto pretendido.
A quantidade de fio necessária para tricotar uma casa de chapéus é determinada pelo modelo escolhido.
Modelo | Quantidade necessária de material (kg) |
Sem lapelas, com ponto meia | 0,1 |
Com padrões (aran, trança, elástico) | 0,15 – 0,2 |
Com um pompom | 0,3 |
Ao escolher o fio, você também precisa levar em consideração sua espessura e, se for maior que 100 m, por 0,1 kg, pegue 0,2 - 0,25 kg.
Para escolher as agulhas de tricô certas, você precisa ler as instruções na embalagem ou fazer um furo no papel com a ponta e puxar o fio selecionado por ele. Se passar livremente, o diâmetro foi selecionado corretamente.
Alguns especialistas recomendam dobrar o fio ao meio e fazer várias laçadas na agulha de tricô. Se forem fáceis de fazer e a agulha não “andar” nelas, então as ferramentas certas foram escolhidas.
Uma agulha é sempre necessária para tricotar, para que seja mais fácil montar a peça. Se o produto for tricotado em agulhas circulares, será necessário costurar apenas a coroa e, se for em agulhas comuns, a lateral também será necessária.
Modelos para mulheres
Você pode tricotar um chapéu de abóbora com agulhas de tricô, escolhendo entre vários modelos.
Os 5 estilos de casas mais populares incluem:
- Com elástico.
- Com lapela.
- Seus fios grossos.
- Com fatias por cima.
- Com um bubão.
Cada um dos modelos de chapéu de abóbora listados é atraente e interessante à sua maneira. Por exemplo, um toucado feito com o padrão “Elástico” é fácil de tricotar, e um produto com dobra será mais quente.
Um cocar feito de fios grossos ficará bem em meninas com traços faciais pequenos. Ao mesmo tempo, esse chapéu terá pequenos furos entre as alças, o que o tornará não muito quente.
Além da coroa usual, tricotada da maneira clássica descrita acima, você pode tricotar uma peça de guarda-roupa da moda decorando sua parte superior com cunhas. Este modelo fica especialmente bem em meninas e adolescentes.
Um chapéu com pompom, tricotado em forma de abóbora, tem um charme especial. Combina com pessoas com diferentes tipos de rosto. Um pompom pode ser feito de fios, na forma de uma borla em uma trança, ou uma bola de pelo fofa pode ser costurada.
Antes de começar a tricotar um gorro, você precisa calcular o número de laçadas necessárias. Para isso, meça a circunferência da cabeça colocando uma fita métrica de um ao segundo lóbulo da orelha, de forma que ela passe pelo centro da coroa. Em seguida, o número resultante é dividido por 2.
O próximo passo é tricotar uma amostra medindo 10 por 10. Depois disso, endireite-a e passe-a no vapor. Em seguida, conte o número de laçadas por 1 cm.
Depois disso, meça a circunferência da cabeça e multiplique pelo número de voltas. Na etapa final, 15% é subtraído do número resultante para calcular o coeficiente de elasticidade do tecido.
Para uma menina
Você pode tricotar um chapéu de abóbora que parece um vegetal de verdade para uma menina de 2 a 7 anos. O cocar ficará brilhante e alegre. Além disso, distinguirá a criança dos seus pares.
Para um cocar quente, você precisará de fios laranja e verde, agulhas de tricô regulares e circulares e uma agulha para montar o produto.
Para tricotar um chapéu de abóbora para uma circunferência de cabeça de 42-45, você precisa:
- Monte 90 pontos usando o fio laranja.
- Tricotar a carreira 1 com pontos tricô (p).
- Forme a carreira 2 em ponto meia (LS).
- Tricotar o tecido com a parte da frente até uma altura de 6 cm.
- Deixe uma marca.
- Continue tricotando, alternando 3 pontos meia com 1 ponto meia. Tricotar assim por 8 cm.
- Divida o tricô em 9 partes iguais usando marcas.
- Em cada uma das partes, continue tricotando os pontos da frente e de trás como acima, 1 carreira.
- Insira o fio verde da próxima carreira e mantenha também o contato iniciado anteriormente.
- Comece a diminuir após 6 carreiras em cada ponto à direita do marcador.
- Transfira os 10 pontos restantes para as agulhas circulares.
- Tricotar em carreiras ímpares e tricotar em meia em carreiras pares por 3 cm, formando o talo da abóbora.
- Feche as alças de trabalho no final.
No produto final, a cauda é esticada, medida e preparada para ser usada.
Para um menino
Um chapéu de cebola também é adequado para um menino pequeno. Neste caso, é melhor usar o método clássico de tricô.
Para criar um cocar infantil para um menino de 2 a 5 anos, você precisará de 0,1 kg de fio e agulhas de tricô de diâmetro adequado.
Para tricotar uma abóbora da moda, você precisa:
- Monte 120 pontos.
- Tricotar a carreira 1 com um padrão de canelado 2 por 3, onde 2 pontos da frente alternam com 3 pontos de trás.
- Forme a carreira 2 e as carreiras pares restantes de acordo com o padrão do tecido.
- Tricotar a carreira 3 e as carreiras ímpares restantes de acordo com o padrão do tecido.
- Finalize o molde principal quando o comprimento do produto for 22 cm.
- Comece diminuindo alternando 1 pbx e 2 pbx juntos nas listras em tricô do molde, de modo que no final você tenha um elástico com passo de 2 por 2.
- Tricotar em ponto canelado no tecido por 7 cm.
- Combine 2 pontos tricô em colunas tricô.
- Tricotar 1 carreira circular com um padrão elástico 2 por 1, sendo 2 frentes e 1 costas.
- Coloque as laçadas na agulha e aperte conforme descrito no início.
O produto está pronto para ser experimentado e usado.
Com um elástico
Uma fashionista adulta pode tricotar um gorro de cebola usando o padrão “Elastic Band”, escolhendo um passo de 2 por 2 ou 1 por 1. No primeiro caso, as listras no tecido serão mais largas do que no segundo. Além disso, um elástico pequeno pode ser usado para trabalhar com fios grandes.
Para o processo de trabalho você precisará de 5 agulhas de tricô e um novelo de lã. Para obter um chapéu de cebola para uma mulher, você precisa:
- Monte 128 pontos.
- Distribua 32 laçadas em cada agulha de tricô, ou seja, divida o número total de laçadas por 4.
- Tricotar a carreira 1 e marcá-la.
- Forme a carreira 2 com um elástico 2 x 2, onde 2 laçadas da frente alternam com 2 laçadas de trás. Repita a alternância até o final da carreira.
- Tricotar as carreiras restantes seguindo o padrão do tecido.
- Tricotar em círculo até uma altura de 22 cm.

Depois que o tricô principal estiver concluído, eles começam a formar a coroa.
Para fazer isso você precisa:
- Tricotar a carreira 1, alternando 2 pontos meia, 2 pontos meia, tricotar juntos, 2 pontos meia, 2 pontos meia. Repita o padrão ao longo de todo o comprimento da carreira.
- Forme as carreiras 2, 4, 6 e 8 de acordo com o padrão formado no tecido.
- Tricotar a carreira 3, alternando 2 pontos meia, 1 ponto meia, 2 pontos meia e 2 pontos meia juntos. Repita o padrão até o final da carreira.
- Forme a carreira 5 alternando 2 pontos meia, 1 ponto meia, 2 pontos meia, 1 ponto meia, repetindo até o último ponto.
- Tricotar a carreira 7, alternando 1 tricô, 1 tricô, 2 tricôs juntos, 1 tricô e assim por diante até o final da carreira.
- Forme a carreira 9 tricotando todas as LPs como laçadas da frente e removendo as laçadas do tricô, pegando a LP pelo fio da frente e tricotando como laçada da frente.
- Tricotar a carreira 10, unindo 2 pontos com pontos meia, até restar 16 pontos na agulha.
- Corte a linha principal a uma altura de 20 cm e enfie-a na agulha.
- Coloque as laçadas na agulha e aperte da maneira clássica.
Finalize o trabalho no produto puxando a linha para o avesso e prendendo-a com um nó. Da mesma forma, tricote um chapéu de abóbora com um elástico 1 por 1.
Feito de fio grosso
Você pode tricotar um chapéu de abóbora usando fio grosso. É importante lembrar que quanto mais grosso o fio, mais fino deve ser o elástico.
Para trabalhar você precisará de um novelo de linha de 0,15 kg, uma agulha cigana e agulhas de tricô circulares.

Para tricotar um chapéu moderno, você precisa:
- Monte 85 pontos.
- Tricotar a carreira 1 em tricô.
- Forme uma carreira de 2 pontos tricô.
- Tricotar a carreira 3, alternando 1 ponto meia com 1 ponto meia.
- Forme a carreira 4, criando um padrão de 1 ponto meia e 1 ponto da frente alternadamente.
- Tricotar a carreira 5 como a carreira 3.
- Forme a carreira 6 como carreira 4.
- Tricotar o tecido até uma altura de 80 carreiras.
- Comece diminuindo 4 pontos em cada carreira.
- Quando restarem 15 laçadas na carreira, você precisará diminuir 2 laçadas.
- Transfira os pontos superiores para a agulha e a linha quando houver 11 deles nas agulhas de tricô.
- Aperte a coroa usando o método clássico.
O produto está pronto para ser experimentado e usado novamente.
Feito de mohair
Um chapéu bonito e quentinho pode ser feito com fio de mohair. Neste caso, você precisará de um novelo de lã, uma agulha e agulhas circulares de tricô para fazer o produto sem costura lateral.
Para tricotar um cocar de mohair, você precisa:
- Monte 78 pontos.
- Tricotar a carreira 1, alternando 2 pontos meia com 2 pontos tricô.
- Forme a carreira 2 seguindo o padrão do tecido.
- As carreiras 3, 5 e 7 são tricotadas como 1.
- Linhas pares são formadas de acordo com o padrão.
- Comece a tricotar a carreira 9 em canelado inglês, fazendo aumentos iguais até ter 95 pontos nas agulhas.
- Tricotar o tecido até uma altura de 25 cm.
- Comece diminuindo os pontos para formar a coroa.
- Quando restarem 15 laçadas nas agulhas de tricô, transfira-as para uma agulha com linha de 10 cm de comprimento.
- Junte as laçadas e puxe a ponta da linha para o avesso do produto.
No final do trabalho, prenda o fio e forme o chapéu acabado.
Com lapela
Um chapéu de abóbora com aba será prático, confortável e quente. Para trabalhar você precisará de um novelo de lã, 5 agulhas de tricô, uma agulha cigana e uma tesoura. Você também pode estocar marcadores para sua conveniência.
Para tricotar um cocar, você precisa:
- Monte 123 pontos.
- Tricotar 76 carreiras, alternando pontos da frente e de trás.
- Divida o número de laçadas nas agulhas de tricô em 4 partes e você obterá 31, 30, 31 e 30.
- Comece diminuindo pontos em cada carreira até restarem 10 pontos.
- Coloque as laçadas em uma agulha cigana e aperte.
- Traga a agulha e a linha para o lado avesso do produto e prenda-o de qualquer maneira conveniente.
Não é difícil tricotar um chapéu de abóbora com agulhas de tricô. Um chapéu confortável, quente e elegante será um ótimo complemento para qualquer visual durante a estação fria.
Vídeo sobre como tricotar um chapéu de abóbora
Aula magistral sobre como tricotar um chapéu de abóbora de dupla face com lapela: