Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

Os gorros podem ser usados ​​tanto por jovens quanto por pessoas com mais de 50 anos. Este é um acessório de cabeça universal no guarda-roupa de mulheres e homens. Graças ao seu formato alongado incomum, com a ajuda de um chapéu você pode corrigir visualmente a linha oval do rosto, esconder suas características ásperas e adicionar um leve descuido à imagem.

O toucado é fácil de tricotar. Existem muitas master classes e moldes que ajudarão você a fazer um chapéu em poucas horas, que não é pior do que o oferecido pelos fabricantes de acessórios de marca.

Escolhendo um modelo de chapéu

O toucado pode ficar justo na cabeça ou ser longo e solto. Em todos os casos, a parte larga do chapéu ficará pendurada na parte de trás da cabeça.

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

Os gorros são divididos em tipos de acordo com os seguintes critérios:

  • Sazonalidade. No inverno, eles usam gorros grossos de malha feitos de lã grossa, mohair, angorá, cashmere ou merino. Na primavera e no outono, escolha fios leves e finos - fios de bambu, materiais repelentes à água, lã, malhas finas (algodão ou seda), acrílico com uma pequena adição de lã. Os modelos de inverno costumam ser volumosos devido aos fios e à tecnologia de tricô utilizados. Para garantir maior respirabilidade, o tricô largo e vazado é escolhido para os chapéus de primavera-outono.
  • Decoração. O gorro tem um design lacônico. Geralmente, padrões volumétricos, pompons de lã ou pele, motivos vazados, strass ou bordados e botões são usados ​​para sua decoração.
  • Projeto. Normalmente, os gorros são chapéus longos com a parte superior pendurada quase até os ombros na parte de trás. Mas alguns modelos são curtos para que a coroa fique para fora e não dobre para trás. Outros elementos de design podem incluir uma lapela ao longo da borda do chapéu e um volume maior no meio, o que faz o enfeite de cabeça parecer uma boina. Às vezes, os gorros são tricotados com orelhas em cima ou tranças nas laterais.

Os modelos de gorros de inverno, que geralmente são feitos com duas camadas para proteger do vento, podem ser tricotados em uma versão de duas cores ou até mesmo com 2 padrões diferentes: o primeiro em um estilo clássico, o outro, por exemplo, em um estilo esportivo. Este chapéu pode ser virado do avesso, dependendo do estilo de roupa escolhido.

O padrão mais popular escolhido para tricotar gorros são as pérolas. Externamente, assemelha-se a uma dispersão de pérolas, não volumosa e lisa. Para aumentar visualmente o volume do toucado, são utilizados motivos em forma de tranças. A tecelagem deve ser escolhida para decorar um chapéu para mulheres com cabeça pequena e traços faciais pequenos.

Também são populares os padrões:

  • uma combinação de listras horizontais ou verticais (podem ser de cores diferentes);
  • arreios;
  • diamantes;
  • padrão de lenço;
  • borracha;
  • ponto frontal ou traseiro.
Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres
Um gorro pode ser tricotado com diferentes padrões.

Padrões em forma de espiguetas ou ziguezagues não parecem menos interessantes. Qualquer um dos motivos ficará apropriado se você calcular corretamente o tamanho do chapéu para que ele se ajuste perfeitamente: não aperte a cabeça e não fique muito solto.

Símbolos convencionais em padrões de tricô

As seguintes abreviações são usadas nas master classes:

  • R – linha;
  • P – laço;
  • IP – laço purl;
  • LP – laço frontal;
  • KrP – laço de borda;
  • UB – diminuição;
  • ND – laçada.

Gorro ponto meia

Este é o padrão mais simples, mas parece muito decorativo. Um gorro tricotado em ponto meia será apropriado tanto para um visual esportivo quanto para um estilo de roupa clássico.

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

O toucado é tricotado horizontalmente. No final, a parte superior e inferior do tecido são costuradas. O número de voltas depende da altura que você quer que o chapéu fique. Para calcular seu tamanho com precisão, você deve primeiro tricotar uma amostra. O padrão de tricô do gorro, compreensível até para iniciantes, é feito de 5 a 6 blocos idênticos:

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

Todas as laçadas são tricotadas tanto na parte de trás quanto na parte da frente. A altura do chapéu pode ser ajustada montando mais ou menos pontos no início.

Ao escolher o fio, você precisa considerar para qual estação o enfeite de cabeça será tricotado. É melhor não usar lã 100% natural, pois irritará a pele da testa. É melhor dar preferência aos fios de semilã ou NORKA (eles contêm 48% de penugem de vison e 52% de penugem de cabra). As agulhas de tricô são selecionadas para corresponder precisamente ao diâmetro do fio. Se você tricotar com fio duplo, o gorro manterá melhor seu formato e sua densidade será maior.

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

Se você precisar de um chapéu com lapela, será necessário adicionar laçadas adicionais ao número de laçadas que você montou, cujo número corresponderá a 8-10 cm. Para uma lapela dupla, é preciso fazer uma reserva de 16-24 cm.

Para um chapéu de tamanho clássico sem lapela, você precisa em média de 100 g de fio.

Algoritmo de tricô:

  1. Monte 48 pontos nas agulhas de tricô.
  2. 1-2 R: Tricotar 38 LP, deixando 10 LP sem trabalhar, vire o trabalho e tricote 38 LP na direção oposta.
  3. 3-4 R: tricotar 39 LP, deixando 9 P sem ponto, vire o trabalho e tricote 39 LP na direção oposta.
  4. 5-6 R: tricotar 40 LP, deixando 8 LPs sem ponto no lado esquerdo, vire o trabalho e tricote 40 LPs na direção oposta.
  5. 7-8 R: tricotar 41 LP, deixando 7 RP sem ponto no lado esquerdo, vire o trabalho e tricote 41 LP na direção oposta.
  6. 9-10 R: tricotar 42 pontos, deixar 6 pontos na agulha esquerda, virar o tricô e tricotar 42 pontos.
  7. 11-12 R: tricotar 43 LP, deixando 5 LP sem trabalhar à esquerda, vire o trabalho e tricote 39 LP na direção oposta.
  8. 13-14 R: faça 44 LP, sem tricotar os últimos 4 P da agulha esquerda, vire o tricô e tricote 44 P novamente.
  9. 15-16 R: tricotar 45 LP, deixando 3 RP sem ponto no lado esquerdo, vire o trabalho e tricote 45 LP na direção oposta.
  10. 17-18 R: faça 46 LP, deixe 2 P na agulha esquerda, vire o tricô e faça 46 LP.
  11. Carreiras 19-20: Tricotar 47 pontos, deixando 1 ponto sem trabalhar na agulha esquerda, virar o trabalho e tricotar 47 pontos.
  12. 21-22 R: execute 48 LP em ambas as direções.

Estas são instruções para tricotar um segmento do toucado. Continuando a tricotar, repita as carreiras 1 a 22 mais 5 a 6 vezes, dependendo da circunferência da cabeça. O comprimento do tecido acabado deve corresponder à circunferência da cabeça. No final, as alças são fechadas e as bordas do gorro são costuradas com os mesmos fios usados ​​no tricô. Para decorar a borda do chapéu, ele é feito em crochê usando a técnica de degrau de lagostim.

Gorro com padrão na técnica de cordão figurado

Para o trabalho, você precisa do fio Unity Light (Vita), que contém 48% de lã e 52% de acrílico. O tamanho do novelo é de 100 g por 200 m. Para tricotar um gorro, você precisará de 1 pacote de fio na cor nº 6023. Você também precisará de 2 jogos de agulhas de tricô nº 4,5 e 3,5, uma agulha de tricô.

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

A densidade de tricô horizontal é de 2,9 P em 1 cm. A master class descreve as instruções para tricotar um cocar medindo 55-57 cm de circunferência. O gorro finalizado tem 50 cm de largura e 23 cm de altura. O tricô começa da parte de baixo do toucado para cima.

Para calcular o número de loops você precisa levar em consideração:

  • tamanho do produto;
  • elasticidade do tecido;
  • relacionamento de padrões.

A largura do chapéu geralmente não corresponde à circunferência da cabeça. Ele é feito um pouco menor, já que o toucado é elástico. Para calcular o número de voltas, você pode usar a fórmula: (Og - 7 cm) x Pg = (57 - 7) x 2,9 = 145 P.

Explicação dos significados:

  • Og - circunferência da cabeça;
  • 7 cm – margem para esticar o tecido;
  • Pg é a densidade de tricô horizontal (calculada com base em uma amostra pré-tricotada).

A repetição do padrão é 12 P, então você precisa verificar se o número deles corresponde ao que foi calculado usando a fórmula. Caso contrário, o valor deve ser arredondado. Como a master class fornece um exemplo em que o número aproximado de loops é 145, então 145:12 = 12,08. Você pode arredondar o número para até 12 rapports. Essas 12 relações precisam ser multiplicadas por 12 laçadas em cada uma: você obtém 144 P. A elas você precisa adicionar 2 P (borda).

Acontece que para começar a trabalhar você precisa montar 146 pontos (12 rapports com 12 pontos em cada e 2 pontos de borda). Para deixar o elástico na parte inferior do cocar mais denso, comece a tricotar com agulhas de tricô nº 3.5. Quando passam a executar o motivo principal, eles trocam os instrumentos para os nºs 4 e 5. Dica: Você pode montar os pontos usando o método usual, mas para obter uma borda uniforme e perfeita, é melhor usar a técnica de montagem tubular ou italiana.

Ao montar os pontos normalmente, a primeira carreira (zero) deve ser feita com pontos tricô. Como o padrão do cordão figurado é baseado em um elástico 2x2, não há necessidade de tricotar o próprio elástico na parte inferior do toucado. Após a primeira carreira, passe imediatamente para o motivo principal.

Técnica de tricô do motivo

O padrão de tricô é feito de acordo com o esquema:

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheresGorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

Explicação dos símbolos:

Símbolo Significado
Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres LP na primeira fila ou IP atrás.
Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres IP na primeira fila ou LP na parte de trás.
Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres Cruz com inclinação para a direita (CRT): remova 3 pontos em uma agulha livre atrás do trabalho, 2 LP, de uma agulha adicional 2 IP, 1 LP.
Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres Ponto cruz inclinado para a esquerda (LLC): deslize 2 pontos para a agulha extra antes do trabalho, 1 LP, 2 RP, 2 LP da agulha extra.
Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres Interceptando as alças com inclinação para a direita (ILT): remova 3 pontos em uma agulha livre atrás do trabalho, 2 LP, 3 LP de uma agulha adicional.
Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres Interceptação de laçadas pela mão esquerda (LLI): remova 2 pts em uma agulha livre antes do trabalho, 3 LP, 2 LP de uma agulha adicional.

Ao realizar o primeiro rapport consecutivo, 1 KRP é removido e o segundo é tricotado como IP. O mesmo é desejado ao tricotar o último rapport em uma fileira: a última laçada é feita em tricô e, depois dela, a laçada da borda também é tricotada em tricô. Esse arranjo das alças facilitará a costura de união na parte de trás do chapéu.

Da primeira à 8ª carreira, tricote com as agulhas nº 3.5 para dar maior densidade ao elástico. Das carreiras 9 a 36 inclusive, trabalhe com agulhas de tricô nº 4.5 - esta é a parte principal do toucado. A partir da linha 37, voltamos para as ferramentas nº 3.5.

Instruções para tricotar um cocar:

  1. Monte 148 pontos nas agulhas (2 pontos além dos pontos de borda são adicionados para simetria do padrão).
  2. Linha 0: tricotar todos os pontos como se fossem o 1º ponto.
  3. 1 R: KrP, então repita o motivo 12 vezes até o final da carreira *2 IP, 2 LP, 2 IP, 2 LP, 2 IP, 2 LP*, 2 IP no final.
  4. 2 R e todas as carreiras pares: faça um padrão de acordo com o padrão do tecido (sobre os pontos tricô – WP, sobre os pontos da frente – LP).
  5. 3, 5, 7 R: KrP, então repita o motivo 12 vezes até o final da carreira *2 IP, 2 LP, 2 IP, 2 LP, 2 IP, 2 LP*, 2 IP no final.
  6. 9 R: KrP, então rapport *2 IP, PPNL, PPNP*, 2 IP.
  7. 11, 13 R: KrP, depois repita 12 vezes * 2 IP, 3 LP, 4 IP, 3 LP*, 2 IP.
  8. 15 R: KrP, repita o rapport 12 vezes *2 IP, 10 LP*, 2 IP.
  9. 17 R: KrP, então rapport *2 IP, PNV, PNL*, 2 IP.
  10. A partir da carreira 19, o padrão é repetido novamente das carreiras 1 a 18.
  11. 37-44 R: mudando para as agulhas de tricô nº 3.5, complete o padrão de acordo com o diagrama 1-8 R.
  12. 45 R: KR, 1 IP, então repita *2 P, remova para uma agulha de tricô livre na frente do trabalho, tricote 2 IP juntos como LP atrás das paredes traseiras, 1 LP, tricote as alças de uma agulha de tricô adicional como LP, remova 3 P em uma agulha de tricô livre atrás do trabalho, 2 LP, tricote 1 LP de uma agulha de tricô adicional, então 2 P juntos como LP atrás das paredes traseiras, tricote 2 P juntos como LP*, KR.
  13. 46 R e todas as carreiras pares até o final do tricô Gorro: faça o padrão de acordo com o padrão do tecido (sobre os pontos tricô - WP, sobre as alças frontais - LP).
  14. 47 R: KR, 1 IP, então rapport *3 P juntos tricotados como LP com a alça central, 2 LP, 3 P juntos tricotados como LP com a alça central, 1 IP*, KR.
  15. 49 R: siga o padrão, sobre os pontos tricô – WS, sobre os pontos da frente – LP.
  16. 51 R: KrP, 1 IP, então rapport *2 LP juntos, inclinados para a esquerda, 2 LP juntos, inclinados para a direita, 1 IP*, KrP.
  17. 53 R: KrP, 1 IP, então rapport * 2 LP juntos, inclinados para a esquerda, 1 IP*, KrP.
  18. 55 R: KrP, 1 IP, então rapport *1 LP, 1 IP*, KrP.
  19. 56 R: siga o padrão.

As laçadas restantes no trabalho devem ser puxadas juntas com um fio, presas e o fio cortado. Por fim, você precisa costurar a parte de trás do gorro usando a técnica de ponto colchão.

Gorro de corrente

O gorro com agulhas de tricô (o padrão de tricô é mais adequado para tricoteiras experientes) é tricotado com ponto grosso. É melhor usar agulhas de tricô nº 5 para torná-lo mais volumoso.

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

O fio deve ser semilã, 250 m por 100 g. Na master class, a cabeça é tricotada com fio duplo. Você precisará de 1 novelo de lã para criar um gorro tamanho 56. Seu comprimento da coroa até a borda inferior é de 34 cm. Como o gorro será denso e será tricotado com ponto grosso, você precisará montar apenas 49 pontos.

Primeiro, a primeira cunha é tricotada:

  1. 1 R: realizar todos os loops como LP, o último – KRP, realizado como IP.
  2. 2 R: executar todos os loops como IP.
  3. 3 R: Remova KrP, continue o rapport até que restem 6 P na agulha da esquerda *1 IP, remova 1 P para uma agulha livre na frente do trabalho*. O 6º P precisa ser enrolado de trás para frente e o trabalho virado.
  4. 4 R: repita até o final da carreira *1 LP, deslize 1 P na agulha livre atrás do trabalho*.
  5. 5 R: trabalhe todas as laçadas como LP, sem tricotar 6 laçadas no final. O 6º P é executado como LP junto com o envoltório. O 5º P precisa ser enrolado com linha da frente para trás. Vire o tricô.
  6. 6 R: trabalhe todas as laçadas da carreira como se fossem RP.
  7. 7 R: tricotar uma carreira de LP na laçada enrolada, que é executada como LP atrás da parede frontal junto com a laçada enrolada. Restam 4 pontos não tricotados. O último deve ser enrolado da frente para trás, virando o tricô.
  8. 8 R: execute todos os loops como IP.
  9. 9 R: repita a 3ª carreira até restarem 4 pontos na agulha da esquerda. Trabalhe a laçada com o envoltório unida por trás do P (levante o envoltório por trás para a agulha e trabalhe esses 2 pontos como 1 IP). Enrole o 3º P de trás para frente. Vire o trabalho.
  10. 10 R: execute o rapport até o final da carreira *deslize 1 p para uma agulha livre, laçada para trás, 1 ponto meia*.
  11. 11 R: tricotar todas as laçadas como LP. Tricotar o 3º P junto com o envoltório como um LP atrás da parede frontal. 2º P enrolado da frente para trás. Vire o tricô.
  12. 12 R: execute todos os loops como IP.
  13. 13 R: trabalhe todas as alças como LP, sem tricotar 2 P no final. Faça um laço com um envoltório como um LP atrás da parede frontal. O último loop é o KrP, executado como IP.
  14. 14 R: tricotar todas as laçadas como se fosse RP.

O tricô seguindo um padrão semelhante é repetido mais 16 vezes para fazer cunhas. Se precisar ajustar o tamanho do gorro, você pode aumentar ou diminuir o número de cunhas. No final, você precisa fechar as alças com agulhas de tricô da maneira usual. As alças da coroa são puxadas juntas com um fio, fixadas e a ponta do fio é escondida dentro do toucado.

Gorro com tranças

Nesta versão, o chapéu é tricotado com fios finos para que o padrão fique mais pronunciado. A repetição do padrão é de 12 pontos.

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

Para trabalhar você precisará de:

  • 150 g de fio (20% lã e 80% acrílico, 135 g por 50 m);
  • agulhas de tricô nº 3.5;
  • agulhas de tricô nº 4, 5.

O gorro é tricotado com 2 dobras de fio.

Instruções para tricotar um gorro:

  1. Monte 96 pontos usando agulhas tamanho 3,5.
  2. Tricotar um elástico 2x2 com 6 cm de altura.
  3. Mude para as agulhas nº 4.5.
  4. 1 R do padrão: KR, então complete o rapport até o final da carreira *2 IP, 6 LP, 2 IP, 2 LP*, KR.
  5. 2 R e todas as carreiras pares subsequentes são executadas de acordo com o padrão: sobre o laço frontal - LP, sobre o laço traseiro - IP.
  6. 3-6 R: repita a alternância das carreiras 1 e 2.
  7. 7 R: faça uma conexão, começando com uma sobreposição em um bloco de 6 LP *deslize 3 P para uma agulha livre, tricote os próximos 3 P como LP, faça 3 LP com uma agulha adicional e, em seguida, de acordo com o padrão 2 IP, 2 LP, 2 IP* até o final da carreira.
  8. 8 R: tricotar de acordo com o padrão: sobre os pontos tricô – RP, sobre os pontos da frente – LP.
  9. 9-15 R: repita de acordo com o padrão das carreiras 1-6.
  10. 16 R: repita a carreira 7.
  11. Alterne as carreiras até que o chapéu atinja o comprimento desejado.
  12. Comece a diminuir os pontos. Em uma carreira, todos os pontos altos são tricotados juntos.
  13. Diminua gradualmente a largura da trança em 1 P a cada duas carreiras.
  14. Quando restarem 8 pontos, junte-os com linha e costure a coroa, depois costure a costura traseira do gorro.

Corte o fio e esconda-o dentro do enfeite de cabeça finalizado.

Padrão xadrez abstrato

O gorro com agulhas de tricô (o padrão de tricô será compreensível para iniciantes) é tricotado a partir de alças frontais e traseiras regulares. Embora o toucado tenha uma única camada, ele é denso e quente. Para o trabalho, você precisará de fio de semilã, com 2-3 mm de espessura. O gorro é tricotado com agulhas de tricô nº 5.

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

O diagrama do padrão mostra apenas as carreiras ímpares, e as pares devem ser tricotadas da mesma forma que as alças da carreira anterior: acima do PI - tricô, no LP - alças frontais. As linhas horizontais no diagrama representam pontos tricô, e as linhas verticais representam pontos tricô.

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

Algoritmo de tricô de gorro:

  1. Monte 80 pontos nas agulhas de tricô.
  2. 1-15 R: tricotar com ponto canelado 2x2.
  3. 16 R e seguintes: execute os rapports de acordo com o molde até que o comprimento do chapéu atinja a altura desejada.
  4. As diminuições começam onde na carreira 1 você primeiro precisa fazer diminuições em blocos de 2 pontos.
  5. 2 R: tricotar pontos de acordo com o molde.
  6. 3, 5, 7, 9 Carreiras: Trabalhe 1 pb sobre cada bloco de ponto meia.
  7. 11 R: IP e LP adjacentes são tricotados juntos como LP, os laços restantes são tricotados como LP.
  8. 13 R: tricotar todas as laçadas com UB: 2 P juntos usando LP.

Quando o tecido estiver tricotado, você precisa juntar as laçadas restantes com linha, prendê-las e cortá-las. Para decoração, você precisa costurar um pompom.

Gorro de primavera tricotado com canelado

Gorro com agulhas de tricô, cujo padrão de tricô é muito simples, é feito com fios finos. Para trabalhar, você precisará de 2 novelos de 25 g de fio Mohair Haze (super kid mohair com lã merino extrafina) e 1 novelo de 50 g de Fine Lace (alpaca + lã merino). Você precisa tricotar com agulhas nº 3.25. A densidade de tricô é de 20 pontos por 56 carreiras, o que em proporção é igual a uma amostra de 10x10 cm. O toucado é tricotado com fio duplo.

Gorro de tricô. Padrão de tricô, modelos para mulheres

A master class usa um loop de patentes (PL), cuja execução é semelhante a um loop frontal regular. Você precisa inserir a agulha de tricô da direita na próxima laçada da carreira anterior e fazer um LP. O loop da linha atual deve ser descartado.

Instruções de tricô:

  1. Monte 75 pontos.
  2. 1 R (lado da frente): 2 LP, depois repita *1 IP, 1 LP*, execute o último KRP como LP.
  3. 2 R (lado avesso): 1 LP, depois repita *1 IP, 1 LP* até o final da carreira.
  4. 4-10 R: repita alternando as carreiras 1 e 2.
  5. 11 R: 1 LP, então rapport *PP, 1 LP* até o final.
  6. 12 R: 2 LP, *PP, 1 LP* até o final.
  7. Repita alternadamente as carreiras 11 e 12 até que o chapéu atinja a altura desejada. Finalize próximo ao lado avesso.
  8. Para formar o topo, tricote 1 R: 1 LP, depois repita até que restem 2 P na agulha *PP, 3 IP juntos*, PP, 1 LP. O trabalho deve resultar em 39 P.
  9. Na próxima carreira, continue diminuindo: 1 LP, depois repita até o final *1 PI, 1 LP*.
  10. A próxima carreira é feita com todas as laçadas com UB: tricotar 2 LP juntas, tricotar a última laçada como LP. 20 P permanecerá em operação.
  11. No final, todas as laçadas são tricotadas 2 juntas como IP. Restarão 10 P.

No final, todos os laços precisam ser puxados juntos e presos. Costure o verso do tecido com uma agulha de tricô. Você pode tricotar gorros mais grossos usando esse padrão, mas terá que usar agulhas de tricô de diâmetro maior e reduzir o número de pontos montados.

Vídeo sobre como fazer um gorro com agulhas de tricô

Como tricotar um gorro com agulhas de tricô:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho