Para obter cores puras em trabalhos artísticos criativos, você precisa saber quais cores podem ser bem misturadas e quais podem formar uma bagunça quando combinadas. Para isso, uma paleta de cores é coletada. Leva tempo para coletar, mas é um bom guia para iniciantes sobre como obter a cor desejada. Mesas especiais também podem ajudar.
Aquarela
A parte mais interessante de trabalhar com aquarelas é observar como as cores transparentes se tornam mais vibrantes à medida que interagem com a água no papel. Usando essas tintas, você pode realizar vários experimentos, alternando diferentes técnicas de pintura.
Cada cor de aquarela tem suas próprias propriedades únicas e é usada por artistas para atingir diferentes objetivos. Uma compreensão básica da teoria das cores e uma paleta padrão ajudarão muito na prática de criação de tons e experimentos.
Os esquemas de flores em aquarela são uma variedade de combinações, desde tons harmoniosos até composições marcantes.
Misturar cores (uma tabela de tons prontos ajuda o artista em seu trabalho) ou criar uma paleta de cores limitada é a maneira mais conveniente de ter sucesso no desenho. Usando apenas algumas cores diferentes, você pode criar uma gama enorme de possibilidades.
Características da tinta
Uma das peculiaridades das tintas aquarela é que nem todas as cores têm as mesmas propriedades. Elas diferem entre si no grau de transparência. Quanto mais transparente for a aquarela, mais a superfície da folha de papel ficará visível através da camada de tinta. No entanto, você não deve deixar a cor muito saturada, caso contrário, a capacidade de aplicar camadas de tinta diminuirá.

Outra característica importante da aquarela com a qual todo artista tem que lidar é a pigmentação. As tintas aquarela são divididas em 2 tipos: pigmentadas e não pigmentadas. Os primeiros são difíceis de remover do papel depois de aplicados nele. Isso resulta em interferências muito difíceis de lidar.
Também vale a pena levar em conta uma característica da aquarela como a resistência à luz. A duração da exposição à luz solar que incide sobre a camada depende disso. A resistência à luz também afeta a taxa de oxidação da tinta.
A temperatura desempenha um papel fundamental na criação de uma paleta e na escolha das cores certas para uma pintura. A temperatura da cor é a eterna oposição entre quente e frio. As tintas consideradas quentes se distinguem pela sua atividade. Eles são atraentes e ganham destaque no desenho.
Tons frios têm suas vantagens. Sim, eles não vêm à tona, mas relaxam, refrescam e se dissolvem muito bem, ficando em segundo plano.
Das 6 cores primárias no círculo cromático, exatamente 3 são quentes, e o mesmo número é frio. A divisão é de 50 a 50, o que mais uma vez indica o eterno confronto entre frio e calor.
As 3 primeiras cores do círculo cromático são quentes. Consequentemente, todas as suas versões possíveis serão as mesmas. Todas as variações de cores, do vermelho ao amarelo, sendo brilhantes e convidativas, são usadas principalmente para criar o primeiro plano.
Seus antípodas são as outras 3 cores. Todas as opções de cores possíveis, do verde ao roxo, serão frias. Eles são frequentemente usados para criar fundos.
Entretanto, vale entender que, além dessa classificação, que distribui as cores em 2 categorias principais, existem também os conceitos de “cor mais quente em relação a outra” e “cor mais fria em relação a outra”.
Por exemplo, se você comparar duas cores frias – verde e roxo, esta última será mais fria. Em relação ao roxo, o verde será uma cor mais quente.
O mesmo se aplica às cores brilhantes, que, segundo a classificação principal, são consideradas quentes. Por exemplo, laranja é uma cor mais quente que amarelo. Portanto, o amarelo, comparado ao laranja, será frio.
À primeira vista, as propriedades das tintas aquarela parecem incompreensíveis. Entretanto, com a prática, o artista começa a entender melhor o que exatamente precisa receber atenção especial.
Misturar cores (a tabela ajuda a entender as propriedades dos tons e suas principais características) ajuda a usar uma ampla paleta de tons.
As principais cores da tinta aquarela são:
Cor | Descrição |
Azul da Prússia | Tinta aquarela fria translúcida. Essa cor requer um pouco de prática para ser aplicada corretamente. O tempo gasto será recompensado pela magnífica riqueza desta tinta. O azul da Prússia fluirá bem sobre a superfície se o artista aplicá-lo usando o método úmido. Entretanto, ele tem sérias limitações em termos de camadas devido à sua opacidade. |
Violeta cobalto escuro | Esta cor é caracterizada pela transparência. Parece ótimo e oferece boas oportunidades de obter texturas no design que você está criando. Entretanto, essa tinta cria algumas limitações no trabalho. É difícil de distribuir, mas pode ser facilmente removido de uma folha de papel. Afinal, ela se distingue pela transparência. |
Amarelo cádmio médio | Uma cor semitransparente, com pouca pigmentação, vibrante e com um tom amarelado quente. Fica bem tanto sozinho quanto em combinação com outras cores. Mas somente com a condição de que essas tintas tenham transparência suficiente.
Devido à transparência do amarelo de cádmio, o artista que trabalha com ele frequentemente tem problemas com camadas. No entanto, ele é rico o suficiente para que não seja necessário fazer camadas. |
Índigo | O corante índigo transparente acrescenta profundidade à cor sem turvá-la. Ela oferece muitas oportunidades ao artista. O único problema sério com a tinta índigo é que ela não sai bem na lavagem. O artista precisa encontrar uma maneira de eliminar manchas deixadas acidentalmente e outros erros enquanto desenha. |
Rosa permanente | Aquarela transparente e que flui bem. Essa cor é muito prática para trabalhar. Seu fluxo é fácil de controlar, o que reduz muito os problemas que podem surgir durante a mistura. O rosa permanente reage bem com papel. E por ser transparente, é muito utilizado em envidraçamento. |
Técnicas de mistura
Antes de decidir sobre uma paleta, você precisa ter pelo menos um conhecimento básico da teoria das cores e como as cores se relacionam umas com as outras. Então você poderá escolher de forma independente os intervalos apropriados, por exemplo, para evocar uma emoção específica no espectador ou para enfatizar uma ideia artística específica.
As principais características a serem consideradas ao criar uma obra-prima artística são temperatura de cor, matiz e pureza. Matiz é apenas o nome da cor subjacente. Em outras palavras, matiz é a localização da tinta no círculo cromático. A colocação das cores aqui corresponde à sua posição no arco-íris.
A paleta tradicional inclui versões quentes e frias dos tons principais. Ao montar uma paleta, você deve tentar não usar muitas cores translúcidas e escuras, porque elas são difíceis de misturar e não combinam bem. Cores quentes e frias devem funcionar juntas.
O lado da paleta com cores escuras fica na parte superior. Na sua parte inferior há tons correspondentemente frios.
Óleo
Junto com as tintas aquarela, as tintas a óleo são frequentemente usadas por iniciantes e artistas profissionais.
Características da tinta
As tintas a óleo são diferentes das aquarelas e têm algumas vantagens sobre elas. Contudo, elas também têm suas desvantagens. A principal característica distintiva de uma base de óleo é sua fluidez. Para criar uma cor uniforme, você precisa misturar bem os tons.
Ao mesmo tempo, essa característica das tintas a óleo ajuda a criar efeitos artísticos adicionais:
- quando as tintas são completamente misturadas, forma-se uma cor uniforme, adequada tanto para desenhar quanto para pintar a superfície;
- Quando as tintas são misturadas parcialmente, as partículas de cor mais claras ou, inversamente, mais escuras se destacarão na base, que, quando pintadas, parecerão veios, o que torna a pintura original e incomum.
Levando em conta essa característica dessa tinta, você pode criar uma decoração única.
Técnicas de mistura
Na pintura a óleo, existem 3 maneiras principais de misturar tintas:

Caminho | Descrição |
Físico | Neste caso, o óleo é simplesmente misturado para obter a cor desejada. Em seguida, a mistura já criada é aplicada na superfície da tela. |
Trabalho intensivo | A essência disso é esta. Primeiro, um pouco de cor é aplicada à tela. Depois é preciso esperar até que a tinta esteja completamente seca. Depois disso, aplica-se tinta transparente sobre a camada seca. Você também pode usar translúcido. Após todos esses procedimentos, uma nova tonalidade é formada. |
Criando uma ilusão | Ao trabalhar com essa técnica, você precisa colocar as pinceladas próximas umas das outras. |
Qualquer pessoa que queira levar a pintura a sério é aconselhada a dominar todos os métodos de mistura.
A mistura de cores (uma tabela com suas opções está disponível para os artistas) da tinta a óleo deve ser feita seguindo as seguintes recomendações:
- a preparação da cor na paleta deve ser realizada imediatamente antes do uso;
- um pincel ou um cotonete especial é usado para aplicar os traços (será difícil corrigir quaisquer erros cometidos);
- sempre que após aplicar uma camada de tinta a óleo e antes de aplicar a próxima, é preciso esperar até que a anterior esteja completamente seca (a exceção a essa regra é quando o artista usa a técnica de mistura parcial);
- Quando a cor mudar, o pincel deve ser bem lavado com solvente.
Guache
Guache é uma tinta ótima para iniciantes. Uma de suas principais características é a alta proporção de pigmento e carga contidos na composição. Como resultado, a substância fica completamente opaca.
Características da tinta
A cor que o guache dá é mais forte que a da aquarela. A camada de guache aplicada seca rapidamente na superfície, depois fica um pouco mais clara. E essa propriedade desse tipo de tinta deve ser levada em conta pelos artistas.
Técnicas de mistura
Você pode misturar cores ao trabalhar com guache usando uma das técnicas apresentadas na tabela:
Caminho | Descrição |
Mecânico | As cores são simplesmente misturadas na paleta. |
Ótico | Uma nova camada é aplicada à tinta já seca. O principal é que a 2ª camada, que ficará localizada acima, seja transparente ou translúcida. |
Espacial | Esta é essencialmente uma das variedades do método óptico. Em uma roda de cores, as cores que se complementam estão localizadas em extremidades opostas de seu diâmetro. Quando um par de cores cromáticas não complementares são misturadas opticamente, uma nova tonalidade é formada. No círculo cromático, esse tom sempre estará localizado entre as duas cores que estão sendo misturadas. As cores resultantes serão menos saturadas do que aquelas que foram misturadas. Quanto maior a distância entre elas na roda de cores, menos saturada será a mistura. |
Acrílico
Acrílico é uma ótima escolha para artistas iniciantes. Essas tintas produzem cores com saturação particular. Muitas pessoas também gostam que eles demorem um pouco para secar.
E outra vantagem importante é que elas podem ser usadas para pintar em quase qualquer material, sem se preocupar com o fato de que isso pode afetar negativamente a qualidade da pintura finalizada. Papel, pedra, vidro, cerâmica, superfícies de madeira — todas elas são adequadas para aplicar tinta acrílica.
Características da tinta
Tintas acrílicas dispersíveis em água. Eles têm uma consistência pastosa. Eles podem ser diluídos com água comum ou uma substância especial. Ou você pode fazer isso sem diluição e usá-los na forma em que foram comprados. Em qualquer caso, uma camada uniforme se formará na superfície, que se distingue por sua resistência e durabilidade.
O acrílico não emite um odor forte, como acontece com muitas outras tintas. Não é necessário usar diluentes ao trabalhar com ele. Isso significa que até crianças podem usá-los para desenhar.
Usando acrílico na pintura você pode conseguir efeitos incrivelmente lindos. Mas é preciso entender que essas tintas são divididas em diversas variedades dependendo das substâncias que contêm.
Por exemplo:
- tintas foscas não criam brilho;
- o acrílico brilhante, ao contrário, promove a aparência de uma superfície brilhante;
- As tintas fluorescentes contêm um pigmento especial que tem a capacidade de emitir luz no escuro;
- graças às tintas de madrepérola, forma-se uma camada que refrata os raios solares, como a verdadeira madrepérola;
- Acrílico com efeito metálico cria uma imitação de brilho metálico, pois contém corante em pó de alumínio.
Além das tintas em si, você também precisa selecionar os pincéis que serão necessários para trabalhar com elas.
Recomenda-se prestar atenção aos seguintes tipos de escovas:
- sintético;
- cerda;
- com cerdas duras.
Pincéis macios feitos de materiais naturais não são adequados porque o acrílico é uma substância pesada. Ao utilizá-los, os traços ficarão disformes. Recomenda-se adquirir 4 pincéis de formato redondo e plano, com diâmetros diferentes. Você também deve preparar uma espátula para o trabalho.
Técnicas de mistura
A mistura de cores (a tabela pode ser compilada de forma independente) de tintas acrílicas requer um estudo preliminar de sua diluição. Para isso, não só água comum pode ser usada, mas também uma substância especial chamada diluente.
Se as tintas forem diluídas com água comum, ela deve estar limpa e não morna.
As propriedades do acrílico mudarão dependendo da proporção em que ele é misturado com água:
- se a mistura for 50/50, então a mistura resultante é perfeita para criar as primeiras camadas. A água deixará a tinta ainda mais fluida. Dessa forma, ele ficará bem aderido à superfície sem acumular nas cerdas do pincel;
- quando misturado na proporção de 1 para 2 forma-se uma tinta adequada para aplicação em camadas já secas. Suas principais características são distribuição uniforme e formação de um revestimento liso;
- se você misturar tinta com água na proporção de 1 para 5, então a mistura resultante pode ser usada para glaceamento. O acrílico ajudará a formar uma camada translúcida durável, já que o pigmento passa facilmente pelos poros da superfície. Aliás, nem mesmo diluentes especiais são capazes de produzir tal efeito;
- se fosse decidido usar algo diferente de água para diluir a tinta, mas substâncias especialmente destinadas a esse fim, então você precisa agir de acordo com as instruções. É difícil dar recomendações gerais aqui, porque cada empresa produz diluentes usando sua própria tecnologia.
A principal desvantagem de diluir tinta acrílica com diluente é que a tinta pode perder sua homogeneidade. Pode haver alguns grumos não dissolvidos nele. Diluir tintas com água ou diluente não aumentará o número de cores disponíveis. Novos tons só podem ser obtidos misturando cores diferentes entre si.
Em geral, o acrílico é misturado usando o mesmo princípio das tintas a óleo. A ideia é primeiro pegar um pouco de uma cor e um pouco de outra, e depois misturar até obter um tom uniforme. Tabelas especiais podem ajudar você a combinar cores nas proporções corretas.
Outra técnica de mistura é aplicar uma segunda demão sobre a primeira que já secou. A camada que ficará acima deve ser transparente. É assim que você pode obter um efeito incomum: a camada principal, que está localizada na parte inferior, diretamente na tela, aparecerá através da camada superior.
No entanto, esse método de mistura não é muito adequado para iniciantes, pois seu uso é impossível sem certas habilidades e conhecimento de técnicas de esmaltação.
Quanto ao volume de cor misturada, aplica-se a seguinte regra: “é sempre melhor pegar um pouco mais do que você precisa para o trabalho”. Neste caso, o artista sempre terá a oportunidade de corrigir quaisquer falhas existentes depois que a tinta aplicada estiver completamente seca.
Quais tintas não devem ser misturadas
Existem 3 cores primárias das quais você pode obter qualquer outra. Vermelho, verde e azul são a base de tudo. Ao usá-los em proporções diferentes e depois usar a mistura resultante, você pode criar cada vez mais tons novos.

Entretanto, algumas opções de mistura podem produzir resultados ruins, como:
- se você misturar branco de chumbo e ultramarino (ou cobalto), obterá um tom cinza desagradável;
- Uma opção indesejável é uma combinação de branco chumbo e garança roxa. Neste caso ocorre um clareamento excessivo;
- É melhor evitar misturar tintas à base de óleo de secagem natural com substâncias artificiais. O resultado é impossível de prever;
- misturar ocre roxo escuro com branco de chumbo também resulta em clareamento;
- Se você misturar tinta amarela napolitana com outros tons, obterá um tom excessivamente claro.
Até mesmo um artista iniciante pode criar uma bela pintura se seguir os conselhos, levar em conta as características de cada tipo de tinta e experimentar misturar cores, com ou sem a ajuda de tabelas.
Vídeo sobre mistura de cores
Tabela de mistura de cores: