Como fazer uma bola com uma cobra. Esquemas em imagens

Há 40 anos, muitas pessoas demonstraram suas habilidades intelectuais usando um brinquedo de quebra-cabeça especial que tinha acabado de aparecer naquela época. Esta é uma variação do cubo mágico, que era chamado de cobra. A partir de suas ligações é possível construir diversas grandezas figuras bidimensionais e tridimensionais. A maneira mais prática de fazer uma bola com ela.

Qual é a utilidade da invenção?

O criador do mundialmente famoso cubo mágico é o escultor húngaro Erno Rubik. O produto foi patenteado por ele em 1975 e, literalmente, alguns anos depois, essa invenção tornou Rubik incrivelmente rico. O inventor se tornou o primeiro milionário da Europa Oriental. Depois, ele trabalhou no conselho editorial de uma revista de jogos e quebra-cabeças.

Em 1983, ele fundou uma empresa que atualmente desenvolve diversos jogos que promovem o desenvolvimento da inteligência. No final dos anos 80. Rubik fundou a Fundação Internacional para apoiar jovens inventores. Rubik atualmente mora em Budapeste e continua trabalhando na criação de quebra-cabeças. No entanto, estes não são mais brinquedos mecânicos, mas sim videogames.

Como fazer uma bola com uma cobra. Esquemas em imagens

Um brinquedo para crianças, uma cobra, foi desenvolvido com base no cubo mágico. Não era necessário resolver quebra-cabeças: uma criança podia montar qualquer coisa a partir dele, sua imaginação era limitada apenas pelo número de elos. A figura mais popular, que geralmente é feita de uma cobra, é uma bola. A razão da popularidade desta figura reside na sua simplicidade e compacidade.

No entanto, independentemente de qual brinquedo – um cubo ou uma cobra – pareça mais interessante para uma criança, ambos:

  • promover o desenvolvimento intelectual: ensinar concentração, bem como pensamento estratégico e lógico;
  • despertar um saudável senso de paixão esportiva. Afinal, uma criança quer montar um cubo corretamente e fazer uma bela figura de uma cobra para mostrá-la aos adultos ou colegas e, assim, se gabar de suas habilidades;
  • contribuir para o desenvolvimento do pensamento espacial: para montar uma figura, você precisa manter a imagem final em sua mente para entender seu objetivo final.

Indivíduos criativos certamente criarão algo novo ao montar figuras tradicionais.

No entanto, este brinquedo tem um efeito positivo não apenas no cérebro: criar figuras a partir dele é uma boa ginástica para as articulações dos membros superiores. Afinal, poucas pessoas praticam regularmente exercícios voltados à prevenção de artrose e artrite. Com uma cobra isso acontecerá automaticamente. A criança simplesmente brincará, prevenindo assim doenças graves no futuro.

Do que é feita uma cobra?

A cobra clássica, baseada no cubo mágico, consiste em algumas dezenas de prismas, todos do mesmo tamanho e conectados uns aos outros por dobradiças. Não há nada de complexo neste dispositivo, mas quando você começar a usá-lo para o propósito pretendido, será difícil se desvencilhar dele.

Como fazer uma bola com uma cobra. Esquemas em imagens

Montar diferentes figuras a partir de uma cobra é um processo emocionante. Sua aparência inicial, quando não está reunida em figura, assemelha-se a uma cobra esticada em toda a sua extensão. Normalmente os links são pintados em 2 cores diferentes: geralmente vermelho e branco. Isso simplifica o processo de montagem.

A principal diferença entre a cobra e o cubo mágico é que ele permite criar novas figuras.

Uma cobra padrão é composta por 24 partes. Quem não quiser limitar a imaginação ao comprimento da cobra deve escolher opções que tenham muito mais elos. Via de regra, seu número é múltiplo de 12. É possível encontrar à venda modelos com 36, 48, 60 elos. A partir da cobra você pode fazer figuras bidimensionais ou tridimensionais.

Muitas delas são fáceis de criar, como uma bola. Até uma criança em idade pré-escolar consegue lidar com isso. Vale ressaltar que, embora tal brinquedo seja chamado de quebra-cabeça, na realidade não é um. É mais como um conjunto de construção que deve ser montado de acordo com um plano pré-planejado.

Qual cobra é melhor escolher?

Muito tempo se passou desde a invenção da cobra, de modo que milhares de suas variedades surgiram. Hoje em dia você pode encontrar cobras de diferentes tamanhos e cores à venda. Antes de fazer uma escolha, vale a pena segurar o brinquedo em suas mãos. Então ficará imediatamente claro o quão conveniente será trabalhar com ele.

Como fazer uma bola com uma cobra. Esquemas em imagens

É importante que seus elementos girem facilmente, sem esforço. Além do zíper em si, a embalagem também deve conter instruções de uso. Se você planeja levar a cobra para passear e coletar figuras fora de casa (por exemplo, no transporte público, durante o intervalo da escola), é melhor dar preferência à versão pequena.

Existem cobras que são feitas em forma de chaveiros. Eles são projetados para serem levados com você para todos os lugares. Essas opções são equipadas com elementos adicionais que permitem prender o zíper à roupa.

Como fazer uma bola com uma cobra. Esquemas em imagens

Se uma criança quer se sentir como um verdadeiro designer, então vale a pena comprar uma cobra de tamanho grande. Você não poderá levá-lo com você, mas ele permitirá que você crie coisas incríveis.

Preparando a cobra para montagem

Você pode fazer uma bola de cobra seguindo instruções curtas e um diagrama especial. A primeira coisa que você precisa fazer é preparar o brinquedo para o trabalho que será feito com ele. Primeiro você precisa fazer uma linha reta a partir dela. Então, um lado dele deve ser segurado com a mão direita, e o último triângulo deve permanecer na mão esquerda.

Antes de começar a montar, você precisa praticar a técnica e, ao mesmo tempo, aprender algumas nuances:

  • Leve em consideração que cada elemento do brinquedo gira em torno do triângulo na mão esquerda.
  • A curva deve ser feita 90 graus uma vez na direção indicada no diagrama.
  • Monitore cuidadosamente se alguma peça foi esquecida ou se as etapas de montagem foram misturadas.
  • Há muitas etapas no esquema, então levará algum tempo para aprender a montar a bola automaticamente.

Como ler diagramas de montagem?

Para fazer uma bola ou outra figura de uma cobra, primeiro você precisará estudar o diagrama para montar os modelos. É necessário colocar o brinquedo corretamente na sua frente. Sua posição inicial deve ser a seguinte: todos os elementos formam uma linha reta. Quando visto de lado, os detalhes escuros devem ficar na parte inferior. Os leves, portanto, devem ficar, ao contrário, no topo.

Na versão clássica da cobra, cada peça escura tem um número único de 1 a 12. A numeração vai da esquerda para a direita. Esses elementos escuros não mudam de posição ao trabalhar na figura. Somente elementos leves se moverão. O próximo ponto das instruções começará a partir deste número.

Como fazer uma bola com uma cobra. Esquemas em imagens
Esquema de como fazer uma bola de cobra

Se você precisar girar o triângulo que está localizado à esquerda, no diagrama tal ação será indicada pela letra "L". Se for necessária a rotação da parte direita, utiliza-se a letra "P".

O número de voltas não pode ser maior que 3. Afinal, se você der uma 4ª volta, a peça retornará à posição inicial. Assim, após a letra "L" ou "P" pode haver um número 1, 2 ou 3. É importante lembrar que as peças giram na direção do ponteiro do relógio.

Cada parte do diagrama de montagem consiste em 3 componentes:

Componente Descrição
Peça nº. Geralmente de 1 a 12
Virando o lado Esquerda - "L" ou direita - "P"
Número de voltas 1, 2 ou 3

Digamos que o diagrama diga "9P3". Isso significa que você precisa girar o triângulo claro para a direita do 9º triângulo escuro três vezes. Se você se lembrar disso, não haverá problemas em montar as figuras da cobra de acordo com o diagrama. Além disso, até mesmo o processo inverso é possível: qualquer um pode criar seu próprio diagrama de montagem. Será muito útil se você puder criar algo especial.

Este esquema é notável porque pode ser entendido por qualquer pessoa, independentemente da nacionalidade e do idioma que fale. A única nuance que deve ser lembrada por aqueles que vão mostrar seu esquema a estrangeiros é que é melhor substituir as letras cirílicas “Л” e “П” pelas letras latinas correspondentes “L” e “R”.

Instruções passo a passo para montar uma bola de cobra

Você pode fazer uma bola de cobra se seguir estes passos durante a montagem:

  1. Gire os elementos do brinquedo para a esquerda e para a direita. Para fazer isso, você precisa colocá-lo verticalmente na sua frente, de modo que a borda longa fique para cima. Neste caso, o prisma superior deve ficar voltado para o teto com sua base. Se o leitor das instruções for destro, ele deve pegar o prisma com a mão esquerda e girar a parte superior 90 graus para a direita com a mão direita.
  2. Gire o próximo prisma. A volta deve ser realizada como no passo anterior.
  3. Gire a próxima articulação da mesma maneira. Os elementos devem ser dobrados em uma direção.
  4. Depois de girar o brinquedo pela 4ª vez, como se estivesse girando-o constantemente para a direita, forme um fragmento distinto da futura esfera. Este fragmento será uma depressão de 3 faces da mesma cor. Neste caso, cada um deles estará adjacente às arestas da 2ª cor.
  5. Segure a cobra e gire-a para a direita, em sua direção.
  6. Repita os 4 primeiros passos. Como resultado, outra depressão deve se formar. Esta será a 2ª metade da esfera. Além disso, as duas últimas ações devem ser executadas quase simultaneamente. Isso é necessário para que os prismas de brinquedo se encaixem perfeitamente.
  7. Vire a cobra para longe da bola novamente. A principal tarefa é libertá-la para fazer a 3ª parte da esfera.
  8. Repita todos os passos de 1 a 4 novamente. Depois, dobre a cobra para longe da esfera. Como resultado, 8 recuos devem ser formados.
  9. A figura está quase montada, mas tem uma cauda para fora. É importante fazer com que a esfera fique uniforme e simétrica. Deve ter o formato correto. Você precisa encontrar a “cauda” de onde começou a montar a figura e afastá-la da esfera.
  10. Vire a outra borda, que consiste em um par de prismas, para a direita e vire a parte superior para longe de você.
  11. Abaixe ambas as bordas em direção à esfera. A figura está pronta.

Snake é um quebra-cabeça simples, mas divertido, que ajuda a desenvolver a inteligência. A princípio pode parecer complicado, e até mesmo montar uma bola simples pode ser difícil para uma pessoa que vê uma cobra dessas pela primeira vez. No entanto, basta pegar este dispositivo e brincar com ele por alguns minutos, e será fácil fazer várias figuras com ele.

Vídeo sobre a montagem da bola

Como fazer uma bola de cobra:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho