O belo ponto tambor é uma das técnicas de bordado mais antigas. É feito com uma agulha ou um gancho. O ponto universal pode ser usado para criar contornos de padrões ou bordar imagens. Descrições passo a passo e master classes ajudarão artesãs iniciantes a dominar técnicas simples de bordado.
Quais materiais são usados no bordado nessa técnica?
O ponto tambor, como método universal de bordado e fixação de fios coloridos na superfície do tecido em forma de correntes, envolve o uso de vários materiais.
Isto poderia ser:
- tecido de algodão;
- tecido de seda;
- camurça e couro;
- materiais de lã de feltro;
- jeans, veludo cotelê;
- malhas.
A escolha dos fios também não tem limitações rígidas. Sua espessura e textura dependem do tecido escolhido e devem estar em harmonia com ele. Por exemplo, o fio dental dá um efeito mais volumoso do que um fio torcido simples. Para tecidos densos e grossos, escolha fios volumosos e, para tecidos finos, use fios de diâmetro menor.
Ao escolher materiais e linhas, você deve prestar atenção ao seguinte:
- Os materiais utilizados não devem desbotar. Antes de bordar, as linhas devem ser enxaguadas em água até que a tinta desapareça. Para fixar a tinta, elas podem ser enxaguadas com uma solução de vinagre.
- Ao bordar, é importante considerar a possibilidade de encolhimento dos materiais quando molhados.
- As linhas de bordar devem ter espessura e torção uniformes.
O que é um ponto corrente, finalidade
Um ponto corrente é um tipo de ponto manual que geralmente é feito de uma corrente de laçadas que emergem umas das outras em sequência. O nome "ponto tambor" vem da grande moldura redonda, parecida com um tambor (grande tambor), que era usada para bordar tapetes no Oriente Médio.
Esse tipo de ponto manual tem vários nomes. É chamado de ponto corrente, ponto espigueta, ponto borboleta, ponto corrente tambor. Independentemente dos diferentes nomes, a base é um princípio e uma técnica para realizar a costura.
O ponto corrente tem muitas variedades e áreas de aplicação. Ela é realizada na direção de cima para baixo ou da direita para a esquerda. Ao trabalhar com tecidos finos, é melhor usar um bastidor, assim será mais fácil monitorar a tensão da linha.
As agulhas usadas para costura dependem da espessura e da qualidade dos fios. Na hora de bordar, é recomendável ter vários tipos de agulhas e utilizar as mais convenientes.
As principais áreas de aplicação do ponto corrente são apresentadas na tabela:
Finalidade da costura | Opção para realizar pontos |
Bordado do contorno do desenho | Dispor correntes coloridas de laços ao longo dos contornos designados. |
Preenchimento sólido da superfície de desenho | Preenchimento denso do espaço do padrão com pequenos pontos de corrente. |
Fazendo elementos de bordado (flor, folhas) | Os laços estão espalhados individualmente ou divergem de uma base comum. |
Reparo de roupas | Usando diferentes técnicas de costura e a textura volumosa da corrente, você pode decorar cortes no tecido ou costurar um aplique. |
Fazendo bainha na borda | Devido à capacidade do ponto corrente de se desfazer facilmente, deixando pontos quase invisíveis, ele é usado para costurar peças e fazer bainhas nas bordas de um produto. |
O ponto corrente é usado para decorar diferentes tipos de roupas (blusas, vestidos de verão, vestidos, casacos), bordar chapéus, roupas íntimas, utensílios domésticos (toalhas de mesa, toalhas de banho, guardanapos, pegadores de panela).
Tipos de pontos de corrente
O formato do ponto corrente é determinado pelo tamanho e largura do ponto, pela espessura da linha e pelo ângulo das laçadas.
Existem mais de 10 tipos de pontos corrente. Aqui estão alguns dos principais tipos:
- Ponto corrente simples. É uma sequência de laços, onde cada elo tem o formato de uma lágrima e sai um do outro. Este estilo é usado para bordados finos e para criar linhas graciosas. A costura é feita no método clássico de ponto de agulha para frente.
- Ponto corrente aberto. Esta técnica permite criar linhas de bordado de até 8 mm de largura. Externamente, parecem escamas seguindo uma após a outra. Para deixar essa costura uniforme, desenhe duas linhas paralelas. Fitas de cetim podem ser puxadas entre os fios de costura decorativos.
- Ponto corrente torcido. Possui uma estrutura de relevo estreita. Fica impressionante tanto quando feito com fios finos quanto quando feito com lã grossa. Isso é feito torcendo a laçada principal do ponto.
- Ponto atrás ou ponto corrente levantado. Este bordado consiste em dois tipos de costura. Primeiro, uma linha de pontos paralelos horizontais é colocada e, em seguida, uma corrente de tambor é bordada sobre eles, que é criada sem perfurar o tecido.
- Ponto corrente meio aberto, que também são chamadas de "árvores de Natal" ou "galhos". Tem a aparência de pontos triangulares dispostos em ziguezague.
- Uma variação do ponto corrente semiaberto é uma técnica onde vários pontos são feitos nos lados direito e esquerdo. Este padrão é usado para decorar roupas com enfeites de plantas.
- Um ponto de corrente semiaberto que se assemelha a um ponto de laçada para chulear bordas de tecido. Ela é realizada com o lado aberto voltado para uma direção. Se você fizer 2 pontos um ao lado do outro em imagem espelhada, obterá um padrão de uma fileira de corações.
- Ponto Corrente Húngaro. A corrente dupla volumosa, feita de maneira especial, tem um visual muito eficaz, o que permite que seja usada para decorar roupas.
- Tambour "corda" ou ponto de tambor enrolado. Possui uma linda textura volumétrica, por isso é utilizada para emoldurar os contornos de bordados ou apliques. É feito usando um ponto corrente clássico com pontos diagonais que passam sequencialmente por cada elo.
- Ponto corrente, costurado com ponto atrás. Este tipo de bordado permite fazer um ponto mais volumoso, bonito e uniforme. Para fazer isso, primeiro é feita uma corrente clássica de laçadas e depois é feito um ponto atrás na direção oposta.
- Tambour indiano. Parece um cordão trançado. É realizado com uma agulha para frente, de cima para baixo ou da direita para a esquerda. Usado para bordar detalhes volumétricos. As laçadas são feitas na direção oposta, passando a agulha pelos 2 elos anteriores da corrente. O resultado é uma trança bem apertada.
- Amplo vestíbulo. Ele também é bordado para a frente com uma agulha em uma corrente reversa, mas o laço é puxado através do elo anterior da corrente.
- Ponto xadrez. É feito com dois fios coloridos. Para criá-lo, dois fios de cores diferentes são enfiados na agulha ao mesmo tempo. Ele é criado usando a tecnologia do bordado simples de tambor, mas a cada vez as laçadas de fios de cores diferentes mudam de lugar.
- Ponto ziguezague. É realizado entre duas linhas paralelas. A agulha é puxada alternadamente, primeiro para a direita, depois para a esquerda.
- Ponto corrente recortado. Tem a aparência de dentes e é usado como decoração ou para acabamento de bordas de tecidos.
- Ponto Coral Espanhol ou dentes de ponto corrente. Parece uma borda vazada. Possui uma estrutura complexa e requer experiência para bordar.
Instruções sobre como fazer um ponto corrente com uma agulha
Você pode fazer um ponto corrente com agulha passo a passo seguindo a descrição. Recomenda-se iniciar o treino realizando a versão clássica. A tecnologia de todas as correntes é baseada no princípio geral de criação de laços, mas difere no ângulo de inserção da agulha e nos pontos adicionais.
Para criar uma amostra, é melhor usar tela, fio dental ou fio grosso torcido.
Para prender a linha inicialmente, use um ponto ou laçada invisível. Para fazer isso, faça o seguinte:
- A ponta do fio duplo é amarrada com um pequeno nó.
- A agulha é inserida no início da costura pela frente e trazida para trás, na direção da linha de bordado, através de um fio.
- A agulha é passada pelo último laço com o nó e apertada cuidadosamente.
Para bordar o ponto você precisa:
- Coloque o tecido de modo que a linha do ponto vá da direita para a esquerda ou de cima para baixo.
- Coloque o laço ao longo da linha de costura, dobrando-o da esquerda para a direita ou vice-versa.
- Insira a agulha no local de saída da linha, faça um furo duplo, trazendo a agulha pelos 3 furos da borda da 4ª célula e passe a ponta sobre o fio que está na laçada.
- Puxe a linha firmemente e endireite o laço. Não é necessário puxar a linha com muita força para não deformar o padrão.
- Abra novamente a laçada e insira a agulha pela frente, próximo à saída da linha anterior.
- Insira a agulha no 4º furo e aperte o laço.
- Continue bordando, seguindo a descrição, até o final da linha.
- Para prender bem a linha, retire a agulha do laço e insira-a do lado de fora, atrás da borda do laço, enfiando a agulha no local anterior por onde a linha saiu. Do lado avesso, prenda com um nó no ponto mais próximo.
O ponto corrente com agulha passo a passo na tela em forma de linha larga é executado da seguinte forma:
- Primeiro, você precisa prender a linha com um pequeno ponto invisível e trazer a agulha para fora no mesmo ponto, para a frente.
- A largura e o comprimento de cada ponto serão iguais a 4 células.
- Ao trabalhar de baixo para cima, você precisa inserir a agulha estritamente horizontalmente à esquerda do local onde a linha sai no 4º furo.
- O laço resultante deve ser disposto na direção da costura.
- Em seguida, você precisa levar a agulha até o 4º furo, localizado estritamente para cima na horizontal a partir da saída da linha, e passá-la sobre a linha do laço.
- Sem apertar muito a linha, você precisa inserir a ponta no laço novamente e colocá-la no 4º furo à esquerda.
- Você pode fazer imediatamente um furo duplo 4 por 4.
- Você precisa prendê-lo sequencialmente com um pequeno ponto na borda, primeiro no lado direito da laçada final e depois no esquerdo.
O ponto corrente espinha de peixe é feito com uma agulha em forma de pontos triangulares., localizada com os lados abertos alternadamente à direita e à esquerda.
Descrição passo a passo do bordado em tela:
- Primeiro, você precisa prender a linha com um pequeno ponto e trazê-la para a frente.
- O ponto terá uma largura de 4 células à direita e à esquerda. A altura do ponto será de 3 células.
- Para fazer um ponto de laçada, primeiro você precisa inserir a agulha através de 3 furos no 4º furo horizontalmente à esquerda.
- Em seguida, você deve estender o laço e trazer a agulha de volta para a frente, passando por 2 células até a 3ª, mas não estritamente verticalmente a partir da saída da linha, mas no centro da largura do ponto (ou seja, no 2º furo à esquerda da vertical).
- Depois disso, você precisa esticar a linha e inserir a agulha novamente, mas agora em uma imagem espelhada à direita.
- Depois de terminar a linha, você precisa prender a borda.
- Você pode fazer bordados florais vazados da mesma maneira, mas colocando várias laçadas triangulares (2 a 4 peças) à direita e à esquerda.
Ponto corrente em laçada, quadrados de 4 por 4 de largura. Sequência de execução:
- Primeiro, você precisa levar a agulha para a frente e contar 4 células na horizontal e 2 células na vertical, à direita. Insira a agulha no 2º furo.
- Em seguida, conte 4 células verticalmente a partir do início da linha e insira a agulha no 4º furo, passando a ponta sobre a laçada da linha.
- Aperte a rosca e repita os passos anteriores.
- Para bordar uma borda de corações, você precisa repetir o ponto em espelho na linha já costurada, conectando os pontos com as bordas abertas.
Bordado de corrente reversa. Essa técnica é usada em ponto corrente indiano, ponto corrente avançado e ponto corrente húngaro.
Ponto corrente com agulha passo a passo:
- Primeiro, você precisa trazer a agulha para a frente, fazer um pequeno ponto para frente e trazer a agulha de volta uma curta distância na direção da linha de bordado.
- Passe a linha pelo ponto pequeno e insira a ponta no último lugar onde a linha sai e traga-a para baixo na direção da linha de costura.
- Puxe a linha para formar um laço.
- Repita a sequência, inserindo constantemente a agulha atrás da base da laçada anterior.
Técnica de arco
Um bastidor é um dispositivo para esticar o tecido durante o bordado. Eles podem ter diferentes formatos e tamanhos. Existem modelos redondos ou ovais portáteis, ou ainda aros sobre um suporte. O ponto tambor, como método de bordado, fica melhor aplicado em tecido esticado. Neste caso, é mais fácil ajustar o comprimento dos pontos e a tensão da linha.

Para prender o tecido no bastidor, você precisa fazer o seguinte:
- Coloque um anel de diâmetro maior com o parafuso de tensão afrouxado na sua frente.
- Coloque o tecido de bordado por cima.
- Coloque o anel menor sobre o tecido e pressione-o junto com o tecido no anel maior.
- Vire o bastidor, aperte levemente o parafuso de tensão e estique o tecido gradualmente. Aperte o parafuso novamente.
Para bordar um tecido de malha, ele deve ser preso em um bastidor junto com um forro não elástico. Se você precisar bordar uma borda ao longo da borda, o tecido para bordado é costurado em uma máquina de costura com material auxiliar e a estrutura é presa em um bastidor.
Para fazer um ponto corrente com agulha, você precisa aprender a técnica básica, cuja descrição passo a passo é apresentada neste artigo. Conhecendo os princípios básicos do bordado, você pode aprender a criar itens de interior originais e decorar roupas.
Instruções em vídeo sobre a técnica de execução do ponto "corrente" com agulha
Ponto corrente com agulha: