O tronco é a parte principal da árvore, para uma representação realista será necessário entender os princípios e padrões da estrutura da árvore.
Sendo um dos elementos importantes da paisagem clássica, o tronco da árvore requer um desenho claro de detalhes, a presença de conhecimento primário de formas geométricas e a habilidade de aplicar acentos de sombra. Ao mesmo tempo, o desenho em si é bastante simples de executar e pode ser feito não apenas por adultos, mas também por crianças que observam atentamente a natureza.
Materiais utilizados na obra
Tronco de árvore é um desenho criado com um simples lápis, borracha e folha de álbum grossa em estilo gráfico ou é a base de uma paisagem clássica.
Materiais necessários para a aula de desenho:
Lápis simples | Para desenhar, recomenda-se utilizar um conjunto de lápis de grafite com minas de diferentes maciez: 2B, HB e 2B. Nesse caso: · O lápis 2H tem mina dura e é usado para desenhar contornos; · HB – com tonalidade média ajuda a fazer transições suaves entre os tons do desenho; · 2B – lápis macios, usados para delinear os contornos de uma imagem e aplicar sombras. |
Folhas A4 de papel aquarela | Com densidade maior que o papel de escritório, eles também possuem superfície nervurada, o que permite aplicar e apagar facilmente os contornos da imagem. Elas também podem ser substituídas por folhas de caderno para desenho. |
Borrachas | Os especialistas recomendam que um artista iniciante compre 2 borrachas:
· Uma borracha branca flexível, de borracha ou vinil, plástico e borracha, produzida pela STABILO, Koh-I-Noor ou Faber Castell, que remove bem os vestígios de lápis grafite preto sem danificar o papel. · Uma borracha amassada feita de borracha fácil de vincar e limpar, usada para corrigir e clarear desenhos a carvão e pastel. |
Faca ou amolador de papelaria | Usado para apontar lápis com precisão. |
Um pedaço de pele ou trapo | Usado para limpar resíduos de borracha de um desenho após remover linhas de lápis. |
Lápis de cor ou aquarela | Um material usado para colorir um desenho e representar uma paisagem. O número recomendado de cores em um conjunto é 8 ou mais. |
Desenho simples de um tronco de árvore
Tronco de árvore - desenho de execução simples, acessível a artistas iniciantes, pode ter formato oval, redondo ou cônico, variando conforme o tipo de árvore. Além disso, galhos que se estendem do tronco e folhagens (se desejado) são retratados nele.
Além disto:
- Na parte inferior, o tronco é complementado por um rizoma acima do solo, e na parte superior por uma copa cônica.
- Os ramos laterais em diferentes lados terminam em muitos ramos pequenos, representados na forma de linhas retas, arqueadas ou onduladas. O tamanho delas varia conforme a distância em relação ao tronco (quanto mais distantes estiverem, mais curtas devem ser).
- Você deve desenhar folhas de diferentes formatos e tamanhos apenas em galhos curtos.
![]() | ![]() |
O desenho pode ser complementado por um contorno claro do padrão da casca, uma imagem de uma casa de passarinho nos galhos, pássaros ou uma cavidade no tronco.
Você precisa desenhar o tronco da árvore usando 4-5 linhas curvas de tamanhos diferentes:
- Primeiro, um ponto central é estabelecido no desenho, a partir do qual uma linha vertical da parte central do tronco é traçada para cima.
- Mais adiante, em diferentes alturas, recuando um pouco de baixo, são desenhadas 2-3 linhas oblíquas - galhos.
- Posteriormente, elas crescem gradualmente até se tornarem ramificações menores, de comprimentos variados, direcionadas ligeiramente para cima e que se cruzam periodicamente.
- Você pode completar o desenho arredondando sua parte superior com folhagens.
Opção 2
Tronco de árvore - um desenho sem folhagem pode ser facilmente desenhado com um simples lápis, o que permitirá que você desenhe todas as partes da árvore com a maior precisão possível – sua casca e galhos. Começa desenhando uma linha ondulada em uma folha de papel para representar o nível do solo.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
A partir de sua parte central, você precisa desenhar o contorno de um tronco cilíndrico, usando para isso linhas sinuosas e curvas, o que tornará a imagem o mais realista e assimétrica possível. A base do tronco na imagem deve ser muito mais larga que seu topo.
Em ambos os lados do tronco você precisa desenhar galhos sinuosos de diferentes tamanhos e formas.
Em cada galho grande você precisa desenhar galhos menores de diferentes tamanhos e formas. No desenho, eles devem se cruzar e ter comprimentos e espessuras diferentes. O trabalho termina com o desenho da área de terra onde a árvore está localizada.
Opção 3
Tronco de árvore - desenho que sugere trabalhar com diversas figuras herméticas.
Assim, ao representá-lo, pode-se usar como base um retângulo alongado, posicionado verticalmente, a partir do qual linhas arqueadas devem ser traçadas em cada lado para representar os galhos.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
As linhas laterais precisam ser engrossadas com elementos adicionais, transformando-as em galhos de árvores, e linhas mais curtas e curvas precisam ser desenhadas para representar galhos pequenos.
Usando linhas sinuosas e traços de diferentes comprimentos, você precisa criar a textura da casca da árvore no desenho e, em seguida, usar uma borracha para remover todas as linhas auxiliares da folha de papel e contornar o contorno resultante com um lápis de ponta macia.
Usando um lápis de cor marrom, pinte cuidadosamente sobre o desenho, sem ultrapassar as bordas. Abaixo dele, usando um tom mais escuro, você pode desenhar o chão onde a árvore está e, então, usando a mesma cor, adicionar uma sombra ao desenho para dar volume visual.
Use um lápis preto para realçar as áreas de sombra do desenho usando hachuras e, em seguida, use uma caneta de gel branca ou marcador para adicionar realces e linhas de destaque.
Opção 4. Tronco de abeto
O tronco de um abeto pode ser desenhado usando uma linha vertical, de 5 a 7 cm de comprimento, que se estende de um ponto localizado em uma folha de papel, representando um terreno com uma árvore em crescimento.

Próximo:
- Desenhando outra linha para baixo a partir do ponto superior final da linha vertical, você precisa desenhar o tronco, engrossando-o na base para que a figura resultante retrate um triângulo agudo.
- Afastando-se 2-2,5 cm da borda inferior do tronco, você deve cruzá-lo com uma linha horizontal de 4 centímetros de modo a obter um ângulo de 9°0С.
- Linhas horizontais semelhantes, perpendiculares às verticais centrais, precisam ser desenhadas mais acima, recuando 2 a 3 cm da primeira e depois mais 1 cm, para criar galhos maiores.
- A partir de cada linha horizontal, em diferentes direções, você precisa desenhar várias linhas diagonais e verticais de comprimentos diferentes, representando assim galhos curtos de abeto.
- O desenho resultante pode ser contornado com um lápis macio, após remover todos os traços auxiliares, e depois colorir o triângulo do tronco com um lápis marrom.
- Usando um lápis verde, aplique traços curtos em cada galho; se desejar, você pode adicionar agulhas ao abeto.

Uma versão mais complexa do tronco de abeto requer o desenho de quatro pontos em uma folha de papel: um na parte inferior, um na parte superior, um na direita e um na esquerda. Os pontos são marcados com pequenas linhas de lápis, e uma linha vertical reta é desenhada de baixo para cima no centro.
Próximo:
- Na linha central, a uma distância de 1-1,5 cm uma da outra, você precisa desenhar linhas-segmentos dos quais devem se estender ramos de diferentes comprimentos, representados na forma de triângulos ligeiramente alongados. Neste caso, os dois ramos inferiores podem ser desenhados em forma de semicírculo, usando linhas arqueadas e abaixando suas pontas para baixo, e os ramos restantes podem ser retos e virados para cima.
- Em cada galho, use pedaços curtos de comprimentos diferentes para representar galhos adicionais. Alguns deles devem ser perpendiculares entre si.
- Usando uma borracha, você precisa remover todas as linhas auxiliares e contornar o tronco com um lápis macio.
- Se desejar, o desenho finalizado pode ser complementado adicionando traços com um lápis verde para representar agulhas.
Opção 5. Tronco de bétula
O tronco da bétula tem um formato irregular e curvo.
E para representá-lo você precisa:
- Em uma folha de papel, desenhe uma linha horizontal sinuosa para representar o solo onde a árvore foi construída e, a partir dela, desenhe primeiro um arco vertical ligeiramente curvo e, em seguida, complemente-o com um segundo, conectando-os no topo e criando uma aparência de um triângulo ligeiramente inclinado com uma base mais larga na parte inferior.
- Ao longo de todo o comprimento do tronco, aplique traços curtos e, a partir deles, desenhe galhos que se tornam mais estreitos à medida que se alongam. Os galhos maiores, pendurados para baixo, devem estar localizados na base do tronco e ter formato arqueado.
- Os ramos laterais são representados usando linhas finas direcionadas para cima. Assim como os galhos maiores, eles devem ser maiores na base, diminuindo gradualmente de tamanho e encurtando em direção ao topo da árvore.
- No tronco e nos galhos, use manchas e listras escuras para criar um padrão típico de casca de bétula.
- Usando uma borracha, apague todas as linhas auxiliares da folha e contorne o tronco da bétula com um lápis de ponta macia ou marcador.
- Usando lápis branco e cinza, aplique sombra na casca da árvore e, abaixo, usando lápis verde, desenhe a grama na base da bétula.
Imagem de tronco de árvore para pôster
Tronco de árvore - um desenho para um cartaz ou projeto escolar, com a imagem de uma "árvore genealógica", pode ser feito usando uma palmeira humana como base.
Para fazer isso:
- Você precisa colocar a palma da mão com os dedos abertos sobre um pedaço de papel e traçar o contorno do seu pulso com um lápis. Nesse caso, a mão servirá de modelo para a imagem do próprio tronco, e os dedos desempenharão o papel de galhos.
- Usando linhas retas, a partir de cada dedo — o galho principal — você precisa desenhar o número desejado de galhos finos adicionais cruzando uns aos outros.
- O próprio tronco da escova pode ser projetado no formato de um retângulo.
Tronco de árvore morto
O desenho do tronco de uma árvore morta e seca, sem casca e folhas, começa com a aplicação de várias linhas - uma estrutura para o desenho principal.
Para fazer isso você precisa:
- Em uma folha de papel, desenhe uma linha vertical central ligeiramente inclinada, a partir da qual, recuando 2 cm da base do desenho, você deve desenhar 2 linhas para a direita e para a esquerda para baixo, de modo a obter um triângulo e, em seguida, desenhar aleatoriamente linhas laterais na parte superior do desenho - galhos olhando ligeiramente para cima.
- Usando linhas sinuosas, conecte todas as partes da estrutura para formar um tronco de árvore enorme com um porta-enxerto largo e galhos.
- Nos galhos centrais, use um lápis para desenhar galhos – galhos mais curtos.
- Use uma borracha para remover todos os traços adicionais e contorne o contorno do desenho com um lápis macio.
Uma versão simples de um design para aplique
A opção mais simples, recomendada para criar moldes para apliques infantis, consiste em representar o tronco de uma árvore como um triângulo, alargado em direção à parte inferior.
Os ramos neste caso também têm a forma de pequenos triângulos de base larga, localizados aleatoriamente no tronco, grandes na parte inferior e pequenos na parte superior.
Este desenho foi colorido com lápis marrom em uma única cor, sem criar transições de cores. Se desejar, você pode complementá-lo com uma coroa esférica de folhas, desenhando maçãs ou pássaros sentados nos galhos.
Imagem profissional de tronco de árvore
Tronco de árvore - um desenho feito por artistas profissionais, corresponde necessariamente aos princípios e padrões básicos da estrutura da árvore.
O tronco da árvore tem formato cilíndrico e, ao representar a casca, é necessário monitorar rigorosamente a preservação de seu volume. Ele também será iluminado de forma irregular, ficando escuro em um lado.
![]() | ![]() |
Para isso, recomenda-se deixar as áreas claras do tronco no meio e à direita, aplicando sombreamento no lado esquerdo.
Uma regra semelhante se aplica à representação de galhos que se estendem do tronco, mas como seu tamanho pequeno torna as transições de luz menos perceptíveis, os artistas preferem representar os galhos em uma cor, enfatizando apenas levemente suas bordas com sombreamento escuro (ou tinta).
Essa técnica cria uma impressão geral de sombra, tornando a imagem visualmente mais tridimensional.
A estrutura da casca da árvore geralmente consiste em muitas rachaduras localizadas na camada superficial do tronco. Rachadas e ásperas, elas se tornam mais ásperas e grossas com o passar dos anos, e cada uma das “saliências” adquire seus próprios lados claros e sombrios.
Apesar disso, ao estudar as árvores, o olho humano não distingue visualmente esses detalhes, percebendo o tronco como um todo único e tornando possível durante o desenho não focar a atenção em cada “saliência” da casca, mas usar linhas irregulares de espessura variável para representá-la.
Neste caso, uma área da casca da árvore deve ser mais escura que o restante das partes, incluindo o meio da árvore.
O formato e as curvas do tronco, assim como a direção dos galhos, variam entre os diferentes tipos de árvores e, para completar o desenho com a maior precisão possível, é necessário levar essas características em consideração.
Por exemplo:
- o carvalho tem galhos nodosos e retorcidos;
- o pinheiro tem tronco reto e galhos do mesmo formato;
- O tronco do salgueiro se ramifica em várias seções com galhos caídos para baixo.
É necessário representar galhos estendendo-se para frente e para trás a partir do tronco em todos os lados, como se estivessem cercando a árvore com eles (e não apenas à esquerda e à direita).
Ao mesmo tempo, o ramo central que cresce para a frente deve necessariamente bloquear o tronco e os outros ramos, como se dividisse o desenho em vários planos - primeiro, segundo, terceiro.
Com base nisso, você precisa entender que os galhos do primeiro plano localizados no centro devem ser retratados como maiores e bloquear os galhos menores do fundo.
Para representar galhos de árvores, é recomendável usar o princípio fractal, que permite desenhá-los em tamanhos diferentes - muito pequeno, médio e grande, mas com formato idêntico entre si.
O tronco da árvore no desenho, seus galhos, assim como os galhos grandes, necessariamente passam por galhos e folhagens menores, aparecendo claramente entre eles, para depois desaparecer nas profundezas e se tornarem completamente invisíveis. Esta propriedade deve estar refletida no desenho.
Além disso, o tronco deve mostrar periodicamente luz e sombra de folhas e galhos próximos, representadas por pontos mais escuros na base cilíndrica do tronco.
O desenho do tronco da árvore pode ser complementado com folhagens, posicionando a copa sobre os galhos, agrupando-os por tamanho e forma. Os grupos também serão diferentes no tipo de iluminação.
Então:
- o ponto mais claro estará localizado no topo da copa da árvore;
- o ponto mais escuro fica na parte inferior, perto do tronco.
O grupo de folhagens salientes no primeiro plano também será mais claro do que aqueles nas laterais e no fundo do desenho. A coroa também não é retratada como monolítica, já que o tronco da árvore com galhos volumosos deve aparecer claramente através dela.
O tronco é a parte central principal da árvore, representado por meio de várias figuras geométricas.
Dependendo do profissionalismo do artista e do método de execução, o desenho pode ter uma aparência esquemática, adequado para colorir ou aplicar em crianças, ou ser feito de acordo com as características estruturais das árvores, o que é necessário ao criar uma paisagem.
Vídeo sobre desenho
Tronco de árvore: