Os padrões Shetland são muito procurados por costureiras experientes. O processo de tricotar um xale, vestido, blusa ou outro item de guarda-roupa é um processo trabalhoso, mas o resultado final vale a pena. Diagramas detalhados com descrições, bem como recomendações de profissionais, ajudam a evitar erros durante o processo de trabalho.
O verdadeiro padrão Shetland é tricotado com laçadas em todas as carreiras (tricô + tricô). Se você fizer tudo corretamente, obterá um ponto meia vazado que ficará igual tanto na parte de trás quanto na parte da frente.
Padrões de renda Shetland
Os padrões de tricô Shetland (diagramas com descrições permitem que você domine a técnica de fazer roupas vazadas, cobertores, fronhas, tapetes e até mesmo vários acessórios) são leves e elegantes. Um lindo padrão de renda permite adicionar sofisticação e exclusividade a qualquer modelo discreto.

A costureira pode trabalhar tanto com linhas finas quanto grossas. O principal é escolher o esquema certo e seguir rigorosamente as recomendações.
Os diagramas passo a passo para fazer itens com padrões Shetland vazados contêm as seguintes abreviações:
- Loop - Sex.
- Laçada - Nd.
- Laço frontal - LPt.
- Ponto frontal - LG.
- Ponto meia - WS.
- Linha - D.
- Laço de borda - KrPt.
- Ponto meia - ponto meia.
- Carreira em meia – IzR.
- Primeira fila - LR.
A aparência do produto final depende em grande parte do fio. Para deixar o padrão o mais claro possível, você precisa preparar fios finos e densos. A costureira deve lembrar que ao tricotar padrões Shetland, é inaceitável criar elementos grosseiros com fios grossos.
Ao mesmo tempo, há sempre espaço para interpretação da renda vazada. A imaginação das costureiras não se limita a usar apenas a lã de ovelha Shetland. Padrões leves e femininos de Shetland podem ser usados para decorar vestidos de verão feitos de algodão fino, seda ou viscose.
Merino e cashmere são excelentes cachecóis, xales e estolas (capas femininas longas e retangulares feitas de pele ou enfeitadas com pele) para aquecer.
Todos os padrões clássicos para trabalhar com padrões Shetland são bastante simples, já que o principal é fazer um grande número de Hd, devido ao qual uma teia leve e mágica é formada. O tricô geralmente requer o uso de linhas finas, o que torna fácil cometer erros até mesmo nos padrões mais simples.
Neste caso, o medidor de RW virá em socorro. A costureira também pode marcar Rw no caderno. Trabalharemos com diferentes variações do losango, que é o padrão principal.
Devido à versatilidade dos padrões Shetland, costureiras experientes preferem fazer elas mesmas vestidos da moda, nos quais podem ser usados forros longos e curtos. A segunda opção parece especialmente vantajosa se o vestido for usado por uma garota com pernas longas e finas.
Um forro longo é perfeito para aqueles vestidos cuja parte inferior se apresenta em forma de uma saia exuberante e translúcida.
As complexidades de trabalhar com padrões Shetland | |
Conjunto de laços da borda | O primeiro e o último KRPt devem ser faciais. Devido ao KrPt, pequenos nós são formados, que sobem levemente e revelam laços se você passar a unha ao longo da borda. Você pode inserir uma agulha de tricô no laço aberto. 2 Rw de uma vez formam 1 laçada. |
Laçada | Para fazer um ND perfeito, você precisa pegar o fio de trabalho da direita para a esquerda com a ponta da agulha de tricô direita (movendo-se em sua direção). |
Duplo HD | O duplo Hd é obtido se você pegar o fio duas vezes com a agulha de tricô, como se estivesse enrolando-o. |
2 Pt junto com LG com inclinação para a esquerda (alongamento) | Você precisa remover 1 p da agulha direita (sem tricotar) e tricotar o próximo p da agulha esquerda como LG. O Pt resultante é puxado através do Pt removido. |
Tricotando duas laçadas juntas LG com inclinação para a direita | Costureiras iniciantes, ao trabalhar com bordados complexos, têm dificuldade em inserir a agulha de tricô direita da esquerda para a direita sob os lados frontais de 2 laçadas. Nessa situação, você deve inserir a agulha direita da direita para a esquerda em 2 Pt e puxar Pt em sua direção com um pouco de esforço. Depois disso, as laçadas ficarão mais soltas, o que permitirá retirar a agulha de tricô e tricotar 2 pontos juntos, comprimento LG. É necessário inserir a agulha de tricô direita sob as paredes frontais de 2 laçadas, com um movimento em sua direção, pegar o fio de trabalho por baixo e puxar o PT imediatamente através de 2 PT. |
3 Pt junto com LG com inclinação para a esquerda | Sem tricotar, deslize os 2 primeiros pontos como se fossem pontos tricô. E agora tricote a terceira laçada LG e puxe-a através dos 2 Pt removidos. |
3 Pt juntos LG, Pt central em cima | Da direita para a esquerda, insira a agulha de tricô direita em 2 Pt e puxe delicadamente as laçadas em sua direção. A agulha deve ser puxada suavemente para tricotar 3 pontos juntos LG. No lado esquerdo, a agulha de tricô direita é inserida primeiro no segundo ponto, depois no primeiro, e elas são removidas da agulha de tricô esquerda para a direita sem tricotar. O terceiro Pt deve ser tricotado LG e puxado através do Pt removido. Depois disso, o segundo Pt estará localizado acima de 1 e 3. |
3 Pt com inclinação para a direita | Com uma inclinação para a direita, você precisa tricotar 2 pontos juntos, retornar a laçada resultante para a agulha de tricô esquerda, assim como o terceiro ponto. Vale ressaltar que no padrão Shetland, a terceira laçada geralmente é uma laçada. |
Várias avaliações de costureiras experientes confirmam que é mais conveniente tricotar padrões Shetland em círculo com Rw rotativo. Após completar a primeira carreira de Rw, o último ponto tricotado deve estar na agulha direita, o primeiro na agulha esquerda e o fio de trabalho deve ficar atrás do trabalho. Da agulha de tricô esquerda, transfira o ponto para a agulha de tricô direita e retorne a primeira laçada (laço na frente do trabalho) para a agulha de tricô esquerda.
O tricô deve ser virado para você com o outro lado, de modo que a linha fique atrás do trabalho. Haverá 1 p na agulha direita, mas ele é deixado por enquanto para que esse p possa ser tricotado por último no D, enquanto o primeiro p da agulha esquerda é tricotado. Isso criará uma costura bonita, organizada e quase imperceptível.
Depois de dominar a técnica de tricô de padrões Shetland, você pode criar de forma independente vários modelos de pulôveres, suéteres, saias e vestidos. Uma costureira poderá tricotar um lindo cachecol, um xale e até mesmo uma toalha de mesa festiva.
Vestido de malha com padrão Shetland
Os padrões Shetland parecem especialmente apropriados nos casos em que a costureira decidiu tricotar um vestido de verão leve e feminino, usando padrões com uma descrição detalhada do processo de trabalho.
Neste caso, você deve levar em consideração algumas recomendações:
- Quem tem busto grande e quadril estreito deve ficar atento aos modelos de vestidos que possuem saia rodada.
- Vestidos com cintura definida ficarão ótimos em meninas com corpo de ampulheta.
- Vestidos camisa, leves, soltos e de comprimento médio estão no auge da popularidade nos últimos anos. Ao mesmo tempo, os designers recomendam combinar esta peça do guarda-roupa feminino com leggings e calças largas.
Devido à presença de padrões Shetland, o vestido deve ter forro, e essas roupas com várias camadas escondem bem as falhas da figura.
Para tricotar um vestido longo e leve de verão com base nos padrões Shetland, você precisa preparar:
- Fios compostos por 50% de algodão e os restantes 50% de viscose. Se você for tricotar um vestido de tamanho 44, precisará preparar 500 g de fio com antecedência.
- Agulhas de tricô circulares nº 3.
- Gancho.
A maneira mais fácil de começar a tricotar um vestido é pela parte de baixo. A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma borda para que você possa montar o número necessário de laçadas ao longo dela e tricotar a saia em um círculo (sem costuras). Deve haver uma parte oca na área da cintura, onde será necessário inserir um elástico largo. Em seguida, a peça é tricotada em círculo até o decote, onde é costurada a manga do ombro.
Para deixar o vestido com um aspecto mais formal, as costas podem ser vazadas. Cada parte das costas e da frente é tricotada separadamente da cava. As bordas das mangas, a área do pescoço e as bordas da bainha são cuidadosamente feitas em crochê. Este modelo de vestido tem uma manga caída clássica.
O chiffon elástico é adequado para costurar o forro. Além disso, você pode costurar outra borda no forro finalizado.
As seguintes notações são usadas no diagrama:
- Laçada – 0.
- Laço cruzado frontal - ponto.
- Laço frontal - célula vazia.
- 2 células juntas com inclinação para a direita – /.
- 2 células juntas com inclinação para a esquerda - \.
- 3 células juntas - triângulo.
Você deve começar a tricotar um vestido com padrões Shetland a partir da borda, usando o seguinte padrão:
O princípio de tricotar a borda para o forro:
Ao criar uma saia esvoaçante para um vestido baseado em padrões Shetland, siga o seguinte padrão:
A parte superior da saia é tricotada de acordo com o seguinte padrão:
Este diagrama é uma continuação da parte superior da saia e também mostra o princípio de criação da parte superior das costas:
Moldes para a parte inferior das costas:
A cor do fio pode ser qualquer, mas um vestido de renda com padrões lilás Shetland parece muito suave, feminino e atraente.
Itens plus size
Os padrões de tricô Shetland (diagramas com descrições permitem que você tricote uma coisa linda e vazada não apenas para meninas esbeltas, mas também para aquelas com formas curvilíneas, enfatizando todos os encantos de sua figura) parecem apropriados não apenas ao criar roupas leves de verão, mas também ao trabalhar com roupas quentes de inverno.
Para garantir que o resultado supere todas as expectativas, você precisa escolher o estilo certo desde o início.
Para quem tem quadris largos, vestidos de corte clássico são adequados. É melhor evitar bolsos de aplicação e ombreiras, pois caso contrário o traje adicionará visualmente alguns quilos extras.
Atenção especial deve ser dada ao fio. Os estilistas recomendam escolher cores escuras e ricas que escondam as imperfeições da silhueta. Você não deve abrir mão de vestidos de cintura baixa. Ao mesmo tempo, o produto não deve ser curto; o ideal é quando o vestido cobre os joelhos.
Vestir
Se a costureira seguir o padrão proposto, ela acabará com um elegante vestido evasê com padrões Shetland. Tamanho do produto: 56/58. Para o trabalho, você precisará de 1000 g de fio (75% lã + 25% poliamida), bem como agulhas de tricô circulares nº 3.5-4.
Técnica de tricô recomendada:
- LG: todos os LRs são tricotados como LPt, e os purl como IPt.
- Ponto meia: todos os pontos meia e somente os pontos LP são tricotados.
- O padrão Shetland vazado é tricotado de acordo com o diagrama.
- IG - no processo de tricô circular apenas o IPt é feito.
- Elástico: tricotar alternadamente 1 laçada frontal cruzada (atrás da parede traseira) e 1 ponto alto duplo.
Densidade de tricô recomendada: 16 Pt – 6 cm, 32 Rw por 22 Pt – 10x10 cm.
Esquema de ações:
- A bainha deve ser tricotada em uma única peça, em redondo. Para isso, monte 504 pontos nas agulhas circulares longas (80 cm). Tricotar IG em círculo e tricotar o padrão Shetland vazado da seguinte maneira: *10 pts IG + 16 pts do padrão vazado + 10 pts IG*. As ações devem ser repetidas 13 vezes. O padrão vazado é repetido do 1º ao 12º Rw.
- Quando a altura do tecido atingir 6 cm, você precisa começar a diminuir: *8 pts IG + 2 pts juntos em tricô + 16 pts do padrão vazado + 2 pts juntos em tricô + 8 pts IG*. Essas ações são repetidas 13 vezes. Para 1 Rw 28 Pt será reduzido = 476 Pt. Da mesma forma, os Pt são reduzidos a cada 10 cm um do outro mais 5 vezes = 336 Pt.
- Quando a altura do tecido estiver dentro de 70 cm, depois de tricotar 1 ou 7 pb do padrão, você precisará diminuir uniformemente 64 p para 1 pb = 272 p.
- Os próximos 6 pb devem ser tricotados em padrão canelado. O trabalho deve ser dividido em 2 partes iguais - 136 Pt. cada. Em seguida, cada peça deve ser tricotada separadamente.
- A parte superior das costas é tricotada com LG reto e Rw inverso. No primeiro Rw você deve adicionar 1 Pt em ambos os lados = 138 Pt.
- A uma altura de 5 cm do elástico em ambos os lados, em cada segunda carreira, você precisa adicionar 11 vezes 1 Pt para a manga, bem como 15 vezes 3 Pt e 12 vezes 4 Pt. O resultado será 346 Pt.
- Se a altura do tecido atingir 39 cm, você pode começar a tricotar os 62 pontos do meio em ponto meia. O Pt restante tricota LG. Após 2 cm, todos os Pt estão fechados.
- A parte superior da frente é tricotada da mesma forma que as costas, sem esquecer do decote. A uma altura de 37 cm do elástico, comece a tricotar os 62 pontos do meio em ponto meia. Após 2 cm, feche os 58 pontos do meio para que cada lado seja tricotado separadamente.
- Na parte interna, os 2 pontos externos são tricotados em ponto meia, e os pontos restantes são tricotados em ponto jarreteira. A uma altura de 41 cm do elástico, feche os 144 pontos restantes. O outro lado é tricotado simetricamente.
Para montar o vestido, você precisa dispor todas as peças sobre uma superfície plana e horizontal, umedecer o tecido por dentro e deixar secar. É necessário finalizar cuidadosamente as costuras superiores e dos ombros das mangas.
Para formar um punho ao longo da borda da manga, monte 54 pontos uniformemente nas agulhas de tricô e tricote 2 cm em ponto meia. Sexta-feira está fechado. O segundo punho é tricotado de maneira semelhante. Na etapa final, resta apenas costurar as costuras inferiores das mangas, após o que você poderá experimentar a nova peça.
Com um padrão vazado
Os padrões de tricô Shetland (diagramas com descrições permitem que você domine a técnica de criar lindos itens de tricô que podem diversificar não apenas seu visual diário, mas também complementar estilos empresariais, vintage e românticos) ajudam a tornar um modelo de vestido clássico mais elegante, feminino e interessante.
Nesse caso, padrões vazados podem ser usados para decorar as mangas, a gola, a bainha ou o vestido inteiro de uma só vez. Para tricotar um vestido com mangas curtas e pequenos anéis inseridos na área do decote, você precisa preparar fio de algodão natural, agulhas de tricô nº 2 e agulha de crochê nº 2.
Além disso, você precisará de 3 anéis pequenos, cujo diâmetro deve ser de no máximo 3 cm. Para tricotar um vestido de tamanho 50, você precisa preparar pelo menos 400 g de fio.
Os padrões são tricotados de acordo com os esquemas propostos nº 1 e nº 2. O LG é criado da seguinte forma: todos os LRs tricotam LPt e os IzRs tricotam IPt.
Esquema de ações:
- Para formar as costas, monte 129 pontos e tricote 4 carreiras longas. Em seguida, tricote de acordo com o padrão nº 1, do 2º ao 19º carr. Os próximos 2 Rw devem ser repetidos 5 vezes, e 22 e 23 Rw devem ser repetidos 1 vez. Os próximos 20 pb são tricotados em largura.
- De acordo com o diagrama nº 2, você precisa conectar de 1 a 26 Rw. É necessário continuar tricotando com LG. Somente após 86 cm da borda montada, para formar as cavas dos dois lados, feche 1 vez por 6 p., 1 vez por 3 p., 1 vez por 2 p. e 1 vez por 1 p. Se o comprimento do tecido desde o início das cavas for 21 cm, todos os pontos serão fechados.
- A parte da frente do vestido é tricotada da mesma forma que as costas, apenas para o decote, a uma altura de 75 cm do início do tecido, os 13 pontos do meio devem ser fechados. Ambas as partes são concluídas separadamente. Você precisa tricotar 16 cm de LG, depois fechar 30 ms/pts e tricotar mais 16 cm de tecido. Sexta-feira está fechado.
- Para formar a manga, monte 75 pontos e tricote 4 carreiras longas. De acordo com o padrão nº 1, tricote de 1 a 20 pb. Em 16 Rw você precisa adicionar 1 Pt uma vez.
- De acordo com o padrão nº 1, tricote 20-21 carreiras até o final da manga. Em 24 Rw você precisa adicionar 1 Pt uma vez. Após 30 cm da borda montada, feche os pontos para a cava da manga de acordo com o seguinte princípio: 1 vez para 6 pontos, 1 vez para 3 pontos, 1 vez para 2 pontos, 20 vezes para 1 ponto. Os 7 Pt restantes precisam ser fechados.
A montagem do produto começa com a formação das costuras laterais e dos ombros. Você também precisa costurar as mangas, que são feitas de crochê, e a bainha do vestido é desenhada usando o princípio do passo do lagostim. Você precisa amarrar 3 anéis: 1 Rw – ponto baixo + 1 Rw passo caranguejo. O decote é amarrado da seguinte forma: 1 Rw – ponto baixo, 2 Rw – *ponto baixo com ponto alto, 1 ponto baixo*.
Tricotar 3 carreiras em ponto caranguejo. Além disso, você pode costurar miçangas ao longo da borda do pescoço. Resta apenas costurar os anéis amarrados ao decote, unindo-os com miçangas grandes.
Uma opção leve para o verão
Os padrões de tricô Shetland (diagramas com descrições são necessários não apenas para iniciantes, mas também para artesãs experientes, para que o processo de criação de algo novo seja o mais claro e acessível possível) são muito procurados devido à sua aparência atraente.
Esses padrões são usados ativamente por costureiras para decorar belas bordas de produtos, tricotar estolas e xales arejados e para decorar produtos de ombro. Os padrões Shetland também são frequentemente usados na criação de vestidos elegantes e femininos para pessoas com curvas.
Para tricotar um vestido de verão leve, vazado e sem mangas no tamanho 52, você precisa preparar 650 g de fio, que deve ser 75% algodão e 25% viscose. Você também precisará de agulhas de tricô retas nº 4.5 e uma agulha nº 4.
Técnica de tricô:
- LG: LR – LPt, IZR – IPt.
- O padrão vazado é tricotado de acordo com o diagrama proposto. Os números no lado direito indicam apenas o LR e no lado esquerdo – o IzR. A largura entre as setas deve ser repetida no padrão e finalizada com um laço após a segunda seta. Em altura, a ação é repetida 1 vez de 1 a 52 Rw e depois repetida de 21 a 52 Rw. Este vestido é feito usando uma técnica de tricô que cria uma borda arqueada automaticamente no início.
Densidade de tricô: para criar o padrão Shetland vazado, use agulhas de tricô nº 4.5, 21 Пт e 26 Rw = 10х10 cm. Para LG, use agulhas de tricô do mesmo tamanho, 20 Пт e 26 Rw = 10х10 cm.
Esquema de ações:
- Para criar as costas, monte 127 pontos e tricote 1 ponto como ponto da frente. Os Pt devem ser distribuídos da seguinte forma: 1 KrPt, 12 Pt LG, 101 Pt de padrão vazado = 5 rapports + 1 Pt adicional, 12 Pt LG, 1 KrPt.
- Quando o comprimento do tecido for 30 cm (79 Rw), você precisará diminuir 1 Pt em ambos os lados para um arredondamento suave do quadril. Em cada 12 Rw diminua mais 3 vezes 1 Pt = 119 Pt.
- Após 15 cm (38 Rw) da primeira diminuição em ambos os lados, você precisa marcar o fim do arredondamento do quadril.
- Após 22 cm (58 Rw) das marcas, é necessário fechar 4 Pt para as cavas de ambos os lados, e também em cada 2 Rw 1 vez para 3 Pt, 1 vez para 2 Pt e 1 vez para 1 Pt. O resultado final deve ser 99 Pt.
- Em seguida, tricote o tecido reto, continuando a trabalhar nos pontos do meio (deve haver 81 pontos) com um padrão vazado. Em ambos os lados você precisa tricotar 8 Pt LG.
- Após 17 cm (44 Rw) do início das cavas para o decote, os 39 Pt do meio devem ser fechados, ambos os lados do produto são finalizados separadamente.
- Para arredondar o decote com perfeição, você precisa fechar 4 pontos 1 vez e 3 pontos 2 vezes a partir da borda interna em cada segunda carreira.
- Após 3 cm (8 Rw) do início do decote, feche os 20 pontos restantes do ombro a partir da borda externa. O segundo lado é finalizado simetricamente.
- A parte da frente do vestido é tricotada da mesma forma que as costas, mas com um decote mais profundo. Para isso, após 12 cm (30 Rw) do início da cava, feche a partir da borda interna em cada segundo Rw 1 vez por 5 Pt, 1 vez por 3 Pt, 1 vez por 2 Pt e 5 vezes por 1 Pt. Da borda externa do ombro, feche como nas costas. O segundo lado é finalizado simetricamente.
Para montar o vestido, você precisa endireitar todas as partes preparadas de acordo com o molde, umedecê-las e deixá-las secar. Todas as costuras devem ser feitas com cuidado. O decote é feito da seguinte maneira: 1 carreira circular + ponto baixo meia + 1 carreira circular passo lagostim (da esquerda para a direita). As cavas também precisam ser amarradas com 1 Rw circular do passo do lagostim.
Uma variedade de padrões com descrições detalhadas do processo de trabalho permite que as costureiras criem não apenas roupas leves de verão, mas também roupas quentes de inverno. Depois de dominar a técnica de tricotar padrões Shetland com agulhas de tricô, você pode agradar não apenas a si mesmo, mas também seus entes queridos e parentes com lindos itens artesanais.
Mesmo com experiência mínima em tricô, você pode fazer seus próprios ajustes nos padrões para criar itens versáteis que vão valorizar seu corpo e combinar bem com outros itens do guarda-roupa.
Vídeo sobre tricô
Saia Shetland: