Se você fizer uma flor de papel com suas próprias mãos, essa obra-prima encantará seus olhos por muitos anos. Os buquês de papel são semelhantes às inflorescências reais, cativando as pessoas com a beleza das formas, linhas graciosas e imagens únicas de folhas e botões.
Materiais para o trabalho
A arte em papel melhora a imaginação e o senso de estilo artístico e não requer nenhum material ou equipamento especial para o trabalho.
Para criar artesanato em papel você precisará de:
- papel (colorido, liso, ondulado, guardanapos);
- cola;
- uísque;
- tesoura;
- fios;
- grampeador.
Como ferramentas adicionais, você pode precisar de: arame, um furador, canudos ou ampolas vazias - para criar hastes; várias contas, botões, miçangas - para decorar os brotos. Serão utilizadas diversas tintas para pintar as composições. Em alguns casos, um furador, fitas coloridas, pedaços de tecido e papelão serão úteis.
Recentemente, surgiram nas lojas kits especiais para fazer flores artificiais, que contêm os principais componentes e instruções passo a passo com ilustrações.
Flores de origami
Você pode criar uma flor de papel com suas próprias mãos no estilo origami, que consiste apenas em dobrar várias configurações. Para fazer artesanato usando essa técnica, você precisará de papel dupla face multicolorido, uma substância adesiva e uma tesoura.
Para fazer o modelo mais simples, você precisa fazer o seguinte:
- prepare uma folha quadrada de papel colorido;
- dobre-o diagonalmente em ambos os lados até formar bordas uniformes e também faça dobras retas que resultarão da dobra do quadrado ao meio;
- dobrar um dos vértices resultantes em direção ao centro;
- faça o mesmo com os três cantos restantes;
- Faça dobras em todos os triângulos dobrados. Para obtê-los, você precisa dobrá-lo, primeiro formando um triângulo em uma das bordas e, em seguida, alisando-o, formando uma dobra na outra borda;
- vire o produto para o outro lado;
- dobre os cantos do quadrado formado;
- desdobre a peça de trabalho novamente;
- nas dobras feitas anteriormente, que estão em todos os triângulos dobrados em direção ao centro, certas ações devem ser realizadas. Faça dobras no meio das figuras e alise suas bordas;
- faça o mesmo com os triângulos restantes;
- dobre os cantos e vire a futura flor novamente;
- todos os cantos parecem pétalas de flores. Endireite-os;
- vire-o novamente para o lado oposto e dobre os cantos para longe do centro. Estas são as pétalas da futura obra-prima;
- dobre ao longo das diagonais, puxando cuidadosamente essas folhas;
- As pontas das folhas externas da flor resultante precisam ser ligeiramente afiadas, apertando-as com os dedos.
Você pode fazer essa criação com qualquer cor que desejar.
Flores de papel colorido
Até as crianças podem fazer plantas com flores artificiais de forma fácil e simples usando papel colorido comum. Existem muitas maneiras diferentes, mas vale a pena prestar atenção a essas técnicas simples.
Opção 1:
- Use uma régua para medir e marcar linhas em uma folha de papel, que servirá como modelo para cortar tiras estreitas. Esses espaços em branco serão os componentes da futura flor.
- Cada tira resultante deve ser dobrada ao meio e as pontas fixadas com cola.
- Pegue uma folha de papel amarelo e desenhe um círculo com um compasso. Este será o centro da flor.
- Cole as pétalas no miolo recortado na parte de trás.
- Usando papel verde, recorte as folhas e o caule.
- Por fim, cole todos os componentes resultantes em uma folha de papel branca e limpa.
Opção 2:
Presentes de papel espiral com plantas podem ser usados para decorar cartões feitos à mão ou embrulhos de presentes.
Para fazer essas flores de papel, você precisa seguir a sequência:
- Primeiro, é importante criar um modelo de broto. Para fazer isso, você deve tentar desenhar uma espiral em um pedaço de papel de qualquer cor e recortar o espaço em branco exatamente ao longo das linhas.
- Torça cuidadosamente toda a espiral de papel resultante, começando pelo ponto final.
- Formamos um caule e folhas de papel verde.
- Antes de começar a conectar as partes individuais da criação, endireite delicadamente a espiral - isso ajudará a flor a abrir.
Flores de papelão ondulado
Para aprender a fazer flores artesanais de papelão ondulado você precisa:
- apare a base do caule no comprimento desejado. Cubra uma das bordas com cola e enrole-a com uma tira estreita de papel crepom amarelo. Você obterá o núcleo;
- pegue a folha original do material da cor desejada (vermelho, bordô), dobre-a 12 vezes. e corte pétalas dela. A partir das partes obtidas formamos um broto: fixamos cada pedaço ao caule com cola, untando com ela a parte inferior. De vez em quando, você pode engrossar o broto envolvendo as folhas com papel amarelo;
- Quando todas as partes formarem um todo único, enrole-as com uma tira verde de crepe e, ao mesmo tempo, entrelace o caule.
Além deste método, existem outros, qualquer um dos quais é adequado para a produção de uma composição específica. Por exemplo, é recomendável utilizar tiras de papel previamente torcidas.
O principal é mostrar imaginação e diligência na hora de montar.
Flores de guardanapo de papel
Plantas floridas elegantes podem ser feitas com guardanapos comuns. Uma produção bem simples ajuda a atrair as crianças para essa atividade. Guardanapos de papel, com uma ou mais camadas, podem se transformar em diferentes tipos de flora. Você só precisa escolher o esquema e a combinação de cores certos.
Você pode aprender essa técnica usando o exemplo de uma flor exuberante. É melhor usar um material denso, pois ele mantém bem sua forma e as dobras nas dobras são bem definidas. Para um produto você precisará de 5 guardanapos. Para aumentar a fofura, você pode usar de 7 a 10 pedaços, mas é aconselhável fazer os blanks de tamanhos diferentes. Especialistas aconselham alternar materiais de cores diferentes.
Instruções de fabricação:
- Para formar uma flor de papel, você precisa cortar as bordas da matéria-prima original com suas próprias mãos em um semicírculo ou um triângulo arredondado. Em seguida, você precisa dar a cada guardanapo o formato de uma sanfona, prendendo-o no meio com um fio forte. Depois apare um pouco as pontas, deixando-as irregulares, para dar um efeito rasgado;
- reúna cada inflorescência em uma única composição, dobrando-as e prendendo-as pelas pontas dos fios;
- para tornar a obra-prima mais densa, a base das folhas deve ser colada ou amarrada com fita adesiva;
- Se desejar, você pode prender um anel feito do material principal na parte de trás do produto, que servirá para segurar um guardanapo ou talheres.
Flores de papel usando técnica quilling
Flores de papel feitas no estilo quilling são extremamente populares e têm uma aparência impressionante e bonita, especialmente se feitas à mão. Eles podem ser usados para decorar embalagens de festas, caixas, porta-retratos ou cartões comemorativos. A técnica não é complicada, mas requer paciência e tempo para ser executada.
Essa técnica também pode ser chamada de “torção de papel”, pois envolve torcer tiras de papel oblongas de diferentes estruturas. Listras feitas de madrepérola, matérias-primas brilhantes ou foscas ficarão impressionantes.
A tecnologia de fabricação mais simples é a seguinte:
- Depois de cortar as tiras, você precisa torcê-las em espirais usando um furador ou uma haste fina;
- dê aos cachos resultantes o formato desejado pressionando ou apertando;
- Cole os elementos resultantes e fixe-os na base.
Existem muitas maneiras de criar composições usando a técnica quilling. O principal é que haja um diagrama que tenha os contornos da imagem e os detalhes que a preenchem. É melhor que iniciantes ganhem experiência criando padrões fáceis.
Que tipo de papel pode ser usado para fazer flores
Arranjos florais, tanto os volumosos quanto os mais simples, podem ser criados a partir de simples lençóis de escritório, não apenas brancos, mas também coloridos.
Tipos de papel que podem ser usados para fazer flores:
- ondulado;
- papel kraft;
- embalagem;
- jornal, próprio para fazer buquês em uma gráfica;
- notas que serão uma ótima solução para decorar uma sala de música;
- mapas geográficos;
- catálogos de cosméticos;
- papel de carta usado;
- revistas;
- papel vegetal;
- papel milimetrado;
- folha multicolorida;
- material decorado com diferentes notas;
- pergaminho;
- cigarro.
Decorações feitas com cestos de papel colorido ficarão elegantes em instituições infantis.
Camomila
Como fazer camomila:
- Para o núcleo, corte um círculo de papelão amarelo com um diâmetro de 11-12 cm;
- pegue uma folha de papel branca e corte-a em tiras longas de 2-3 cm de largura. Sem dobrá-las, cole as bordas das tiras;
- Cole as pétalas compradas ao longo da borda superior do círculo de papelão. Se necessário, cole outro círculo amarelo em cima para mascarar os pontos de conexão;
- Para formar um caule, você precisa inserir uma haste fina embrulhada em papel verde no meio do papelão, na qual você precisa colar folhas verdes previamente preparadas. Para uma aparência mais bonita, é aconselhável utilizar matérias-primas de dupla face.
Se você estiver fazendo uma camomila usando o estilo quilling, você deve:
- faça tiras de papel de 3 cm de largura nas cores branca, amarela e verde;
- enrole-o em um furador, depois remova-o e afrouxe-o um pouco;
- para obter o formato de lágrima, é preciso apertar um pouco a pétala de um lado;
- prenda as pontas das tiras com cola. Para fazer com que essas gotas pareçam fofas, você precisará de muitas delas.
- Fazemos o meio da futura flor a partir de um pedaço amarelo. De um lado, as franjas são cortadas o mais densamente possível. Depois enrolamos em espiral. Cole as pétalas na parte de trás;
- Faça uma haste com o material corrugado, enrolando-a uniformemente na haste. Cole uma flor em uma das pontas da peça resultante.
Rosa
Não é nada difícil fazer uma rosa de papel com suas próprias mãos:
- desenhe uma espiral em um quadrado de papel, recorte-a e torça-a de modo que o resultado seja uma rosa;
- fixe o broto resultante na base usando cola;
- dê a forma desejada endireitando cuidadosamente a flor.
Para criar um buquê você terá que fazer muitos desses espaços em branco. Escolha a cor do papel conforme desejado.
Áster
São oferecidas diversas opções para sua produção.
Método 1:
- pegue uma folha de papel branca, dobre-a ao meio 3 vezes. Você deve obter um prato com 8 camadas. Corte esta tira em bordas serrilhadas em uma das bordas e corte as dobras;
- da mesma forma, faça um pedaço amarelo com metade da largura e forme duas tiras de papel verde com dentes de comprimentos diferentes;
- enrole a borda amarela em um pedaço estreito de madeira e prenda com cola;
- da mesma forma, enrole 8 retângulos brancos em cima, e verdes atrás deles;
- endireite a flor resultante, enquanto dobra as folhas externas para longe do centro.
Graças às instruções passo a passo, você pode fazer uma flor de papel com suas próprias mãos de forma muito fácil e rápida.
Método 2 (cesta de ásteres):
- para a base, corte o plástico de espuma no tamanho desejado e insira-o na caixa do bolo;
- prenda os doces nos palitos com fita adesiva;
- faça 6 tiras de 25x7 cm de papel ondulado e dobre-as 4 vezes no sentido do comprimento;
- faça cortes irregulares em uma das bordas;
- arredonde as pontas franjadas com uma tesoura e estique a borda sólida, dando-lhe um formato arredondado;
- enrole o pedaço resultante em volta da estrutura do doce de modo que os dentes fiquem para dentro e conecte com fita adesiva por baixo;
- enrole mais 2 peças dessa maneira. tira de papel;
- as próximas três bordas são torcidas com os dentes curvados para fora;
- faça uma sépala com matéria-prima verde, arredondando as pontas;
- enrole os palitos com papel ondulado verde, fixando-os com cola, e enrole as sépalas ao redor do broto, também colando-as;
- Decore a caixa com material corrugado e insira as plantas com flores criadas na espuma.
Tulipa
Para fazer uma tulipa usando papelão ondulado você precisará de habilidade, pois o trabalho é delicado.
Essas dádivas primaveris da natureza são criadas da seguinte forma:
- Primeiro, você precisa fazer um molde de papelão para pétalas e usá-lo para cortar o número necessário de pétalas (6-7 para uma flor);
- então você deve começar a formar o pistilo e os estames. Selecione um fio de tamanho médio e enrole uma seção de 5 cm com papel ondulado preto ou marrom - isso formará um estame, ao qual você poderá prender uma folha usando cola;
- pegue um pequeno círculo de arame e enrole um pedaço de 4 cm de largura em papel branco. É necessário criar alguns desses espaços em branco e cortá-los ao meio. Coloque-as em forma de cruz e cole-as na pétala;
- usando essa tecnologia, prepare mais estames;
- amarre todos os estames e pistilos com linha branca;
- forme um broto prendendo as pétalas restantes ao arame;
- você pode usar um fio maior e prender o broto a ele com uma linha;
- enrole todo o caule com linha verde. Faça folhas de papel e cole-as na parte inferior.
Tulipas doces são lindas. Para fazê-los, você precisará de pequenos doces redondos em papel alumínio. Elas devem ser enroladas em material ondulado e presas a um arame, no qual serão coladas as pétalas do broto esperado.
Peônia
Para criar uma flor de peônia de papel ondulado com suas próprias mãos, você precisará de:
- corte folhas do mesmo tamanho de rolos de papel de cores diferentes;
- dobre cada um em uma sanfona da mesma largura;
- meça todos os pedaços, começando do menor para o maior, com uma distância de 3 cm;
- cada pedaço dobrado é preso com um clipe de papel exatamente no meio;
- corte as pontas dos espaços em branco no formato de pétalas, ou simplesmente retire os cantos, formando um triângulo;
- disponha todos os espaços em branco do maior (o de baixo) para o menor, alinhando-os no centro;
- todas as folhas são conectadas em um acordeão colorido e enroladas no meio com um fio;
- formar um broto, dando ao artesanato resultante o formato de pétalas, virando-as para cima e dobrando-as para os lados.
Se você usar muitas cores diferentes, obterá uma peônia exuberante e atraente. Por exemplo, pegue 7 a 8 tons e faça uma transição gradual de um tom claro para uma cor mais escura. Para dar um acabamento perfeito à flor, coloque papel ondulado verde na camada inferior durante a formação do botão.
Como fazer uma guirlanda de flores de papel
As flores para a guirlanda podem ser pequenas ou grandes. Pequenos itens são combinados em guirlandas, que são usadas para decorar qualquer parte do ambiente.
Para fazer uma guirlanda de flores de papel você deve:
- Recorte um molde de flor de papelão e use-o para fazer um número par de elementos de papel. Escolha um esquema de cores com base no tema da celebração.
- Pegue a linha de pesca e endireite-a. Em seguida, cole as duas partes de modo que o fio de conexão fique no meio. Vamos até o final ao longo de todo o comprimento da base, após o que amarramos um anel em cada ponta da linha de pesca, com a ajuda do qual a guirlanda será presa aos suportes.
- É aconselhável colocar os elementos floridos a uma distância de 3 cm uns dos outros.
Se desejar, vale a pena usar estênceis com padrões complexos. O principal é fazer as peças emparelhadas de forma cuidadosa e uniforme.
Nós fazemos buquês de flores
Os buquês de flores geralmente são feitos com doces.
Para fazer uma flor simples, você precisa cortar um retângulo ondulado de 9x8, cortar os cantos inferiores e dar aos superiores um formato arredondado. Em seguida, estique o pedaço resultante do meio e enrole-o em volta de um doce redondo, previamente preso com fita adesiva a um espeto. Você obterá um botão fechado. Prenda-o com uma linha na parte inferior.
Para um buquê sem desabrochar, você terá que fazer muitos desses espaços em branco e prendê-los juntos. Para fazer as flores desabrochando, prepare 8 pedaços de 3x8 para cada artesanato.
Faça da mesma forma que a versão anterior, só que esticando no centro e em cima. Usando um palito fino, dobre as pontas ligeiramente cortadas na outra direção. A pétala ficará como uma pétala de verdade.
Para obter uma flor aberta, cole novas pétalas no espaço em branco com um botão fechado. Coloque cada folha subsequente sobre a folha colada anteriormente. Para formar o tronco, pegue um pedaço de papel de 6x8, que então corte no formato de uma cerca. Depois torça os pedaços cortados e cole-os na base da flor.
Em seguida, enrole a fita verde ondulada ao redor do espeto e você terá um buquê encantador que pode ser usado para decorar seu interior.
Bolas floridas para decoração
Você pode fazer não apenas uma flor de papel, mas também uma bola de flores de verdade com suas próprias mãos. Eles são bons para decorar um ambiente, tanto para um feriado quanto para um dia de semana.
A maneira mais fácil é fazer uma bola usando guardanapos comuns.
Este artesanato é divertido para fazer com seu filho. Para fazer isso, você precisa amassar um jornal velho até formar uma bola apertada e enrolá-lo com linha de lã. Esta será a base. Em seguida, dobre o guardanapo de papel em 4 camadas e prenda o meio com um grampeador. Use uma tesoura para arredondar as pontas do quadrado e pressione-as em direção ao centro em camadas. Cole as rosas resultantes no jornal previamente preparado.
A composição resultante pode ser decorada com miçangas, folhas de papel colorido e colocada em um vaso ou fixada no teto com uma fita. Outro tipo de bolas pode ser feito de papelão ondulado. Primeiro, faça uma base redonda para a futura composição. É necessário encher um balão do tamanho desejado e enrolá-lo com um fio grosso, previamente embebido em PVA.
Após a secagem, fure a bola com uma agulha e retire-a do quadro de linha. Em seguida, cole a moldura resultante em um suporte adequado (vaso, vaso). Se o produto for pendurado, prenda uma fita na base, formando um laço com ela. Corte a folha de material de origem corrugado em pedaços medindo 3-4 cm por 30-40 cm.
Estique as tiras resultantes com a mão a partir de uma extremidade, depois enrole-as formando um rolo a partir da outra extremidade e enrole-as com linha. Cole as rosas criadas na base preparada com o lado tricotado. Preencha toda a área do quadro com espaços em branco.
Há inúmeras maneiras de criar flores de papel com suas próprias mãos. Você só precisa escolher a opção que gosta e, claro, experimentá-la. Afinal, uma composição feita com as próprias mãos e amor nunca irá desbotar e trará positividade e alegria.
Vídeo sobre como fazer uma flor de papel com suas próprias mãos
Como fazer uma rosa 3D com suas próprias mãos, descubra no vídeo:
Fazendo flores de papel com suas próprias mãos:
Tudo é ótimo, simplesmente fantástico.
O aniversário da minha mãe está chegando. Quero fazer flores de papel para ela)