Lampwork é traduzido do inglês como trabalhar com uma lâmpada e é considerado uma arte manual de decorar contas de vidro para joias. Derreter vidro com um maçarico é um tipo de joalheria artesanal que exige total precisão e habilidades motoras finas.
É aconselhável que iniciantes comecem com peças leves, ovais ou redondas. Com o aprimoramento das habilidades, é permitido começar a fundir elementos mais complexos.
O que é lampwork?
Lampwork é uma forma de arte que envolve derreter vidro usando calor para criar diferentes formatos de itens decorativos. Durante o processo de combustão, uma pintura artística se formará na superfície do material.
Graças ao mandril, os artesãos conseguem fazer produtos incomuns e bonitos manualmente.

O surgimento da produção de vidro levou ao desenvolvimento de várias direções criativas, em particular o trabalho com lâmpadas. A criação de contas de vidro de vários formatos já era praticada na Síria antiga. Por volta de 1800 a.C. e. Surgiram as primeiras fábricas de joias de vidro.
De acordo com uma versão, essas decorações eram consideradas presentes por delitos, pecados ou faltas. Com a ajuda de pedras de vidro, os artesãos podiam criar não apenas joias e decoração, mas também amuletos e talismãs. As contas foram feitas pressionando-as em moldes simples de argila. Como resultado, foi possível obter produtos de diversas tonalidades.
No Egito Antigo, as pessoas acreditavam que os amuletos de vidro eram os mais eficazes. O número de peças de joia pode ser usado para determinar o status social do proprietário. Durante escavações no Antigo Egito, foi encontrado um fragmento de vidro colorido, que é o primeiro objeto de vidro feito pelo homem.
Depois de vários milhares de anos, a produção de produtos de vidro foi iniciada por artesãos tchecos do Vale de Cristal. Eles criaram uma tecnologia de corte com revestimento de esmalte em contas, o que é considerado um novo passo no desenvolvimento do lampwork.

As joias antigas não tinham sofisticação nem beleza. Entretanto, depois de vários séculos, quando os artesãos italianos aprenderam o segredo da produção de vidro artístico, a técnica de lampwork foi levada à perfeição. O mundialmente famoso vidro veneziano da ilha de Murano ainda é muito procurado atualmente.

Derreter contas de vidro requer equipamento especial com um queimador ou forno. É aconselhável que iniciantes sigam padrões de trabalho simples, porque o lampwork não é uma técnica simples. Isso se deve ao fato de que durante o trabalho o mestre deve estar totalmente concentrado.
Ao interagir com vidro quente, é necessário tomar precauções, pois o processo de fusão requer uma temperatura de pelo menos 1000 ℃.
O que pode ser criado?
Lampwork é um tipo de joalheria artesanal que permite criar lindas joias em forma de colar, contas, pingentes ou brincos usando qualquer conta.
As contas têm um formato bonito e original, por isso para fazer joias você só precisa preparar os encaixes certos. Detalhes de vidro, desenhados em forma de flores ou frutas vermelhas, podem ser complementados com ganchos de orelha apropriados para criar lindos brincos.
Com esta técnica você pode criar peças simples com pintura ou sem contas, bem como pequenas figuras de animais marinhos, insetos, frutas, bagas ou inflorescências.
Se você tiver algum conhecimento básico sobre como trabalhar com vidro, poderá criar um mar congelado com uma esfera cósmica, micélio ou um pequeno buquê, que ficam localizados dentro da bola. Os produtos finalizados podem então ser usados para criar decorações de mesa com lembrancinhas, brincos, pulseiras e miçangas.

Ferramentas e materiais
Para se envolver em atividades criativas, você precisará preparar um conjunto especial.
Neste caso, em vez de alguns equipamentos, é permitido utilizar meios improvisados:
Inventário com materiais | Para que elas são necessárias? |
Queimador de gás | É considerada a principal ferramenta que derrete o material com ar quente e fogo até obter uma textura maleável e viscosa. O queimador é classificado de acordo com o tipo de gás e o tipo de combustão. Muitas vezes, a queima de lâmpadas utiliza dois tipos de gás: combustível e oxigênio. |
Lâminas de grafite | São formas únicas que conferem uniformidade e suavidade ao objeto final. |
Óculos de segurança | Óculos de segurança especiais protegerão seus olhos do vidro quente derretido e da chama brilhante do queimador. |
Manta de cerâmica | Permite que as esferas quentes esfriem gradualmente. Se a temperatura mudar repentinamente, o produto poderá rachar. Para evitar esse problema, peças decorativas devem ser colocadas sob uma manta de fibra cerâmica. |
Mandril | É uma agulha de tricô necessária para enrolar uniformemente o material quente. |
Forno de mufla | Permite que o produto final seque uniformemente. Também pode substituir uma manta de fibra de vidro. |
Pinça com arame, agulha e furador | Elas atuam como ferramentas adicionais necessárias para criar texturas com padrões. |
Respirador | O vidro geralmente contém vários aditivos. Para proteger sua saúde, você deve usar um respirador ao derreter o material. |
O oxigênio pode ser derivado de:
- Ar. Entretanto, o regime de temperatura dessa combustão será baixo.
- Cilindro de oxigênio. Trabalhar com esse equipamento é perigoso porque o cilindro é explosivo.
- Concentrador de oxigênio. O oxigênio será obtido do ar. Este dispositivo é considerado uma opção adequada para o trabalho. No entanto, o equipamento é caro.
O principal material consumível são tubos de vidro de diferentes texturas, cores e espessuras. Eles podem ser adquiridos por peso ou individualmente em uma loja especializada.
Para carregar a tocha, você precisa de cilindros de propano ou oxigênio. Um cilindro de 5 litros é suficiente para 55 horas de operação.
Stringers, que são cordas finas retiradas de gotas, e fritas, que são lascas de vidro para desenhos, são frequentemente usados para decoração.
Além disso, é necessário preparar uma pasta separadora, que permitirá remover facilmente as peças do mandril após a conclusão do trabalho.
Organização do local de trabalho
O trabalho com lâmpadas é uma atividade criativa que exige uma organização adequada do local de trabalho com a preparação de um exaustor potente, porque derreter vidro em casa requer um fornecimento regular de ar fresco.
Este tipo de trabalho pode ser realizado em uma sala pequena, de até 4 m.2. Com a chegada do clima quente, você pode trabalhar com o equipamento no quintal de sua casa ou no campo.
Organização do local de trabalho:
- Equipamento. Ao trabalhar em um espaço fechado, primeiro é necessário remover objetos inflamáveis e combustíveis. Como o maçarico de oxigênio-propano ou propano opera a partir de um cilindro, ele deve estar localizado a uma distância de pelo menos 500 cm da mesa de trabalho. Você pode usar um concentrador de oxigênio, porque é seguro, mas é caro. Equipamentos a gás devem ser instalados somente por um especialista, levando em consideração todas as precauções de segurança.
- Proteção. Para proteger sua visão, você precisa preparar óculos de proteção, bem como uma lâmpada que forneça iluminação forte.
- Preparação da mesa de trabalho e verificação da operacionalidade dos aparelhos. É necessário limpar a mesa e fixar o queimador de acordo com as instruções do fabricante. As ferramentas restantes devem ser colocadas a uma distância próxima e acessível. Os raios devem ser limpos com uma esponja de arame úmida, secos e inspecionados para verificar se há deformações ou rachaduras.

Após a conclusão do trabalho preparatório, você pode prosseguir diretamente para o processo de fusão.
Como escolher o vidro?
Vidro com uma variedade de cores é usado para criar contas.
Este material possui um coeficiente de expansão térmica diferente e possui diversas variedades:
- Borossilicato. Possui baixo coeficiente de expansão, portanto, quando há diferença de temperatura, não ocorrem rachaduras nas peças.
- Dicróico. Este vidro é revestido com uma fina camada de óxidos metálicos.
- Liderar. Possui textura viscosa, o que resulta em produtos lindos e com superfície brilhante.
- Silicato. É frequentemente usado no trabalho porque é barato e leve. Entretanto, esse material é facilmente deformado.
As matérias-primas são produzidas na Alemanha, EUA, República Tcheca e Itália. A produção é realizada em pequenos lotes, e vidros com o mesmo número de artigo podem ter cores diferentes. Devido a isso, as contas produzidas serão únicas.
Itens decorativos podem ser feitos de vidro líquido, que pode ser comprado em lojas de ferragens ou de construção. A cola de silicato é considerada uma das variedades desse material, por isso é adequada para a criação de joias.
Técnica de fusão
Lampwork é uma atividade criativa adequada tanto para artesãos experientes quanto para novatos. Dependendo da complexidade do produto, o trabalho pode ser concluído em um número mínimo ou máximo de etapas.
Técnica de fusão:
- É necessário derreter a ponta do bastão e enrolá-lo no raio em forma de disco. O vidro em bruto deve ser aquecido gradualmente para que não se quebre.
- Ao aquecer o material, o vidro deve ser girado constantemente no fogo para atingir um formato redondo. Quando a rotação parar, a matéria-prima líquida fluirá para a mesa.
- Após o aquecimento, é permitido alterar e corrigir o formato da peça usando uma espátula, pinça ou furador. Depois, você pode continuar a rotação suave com aquecimento.
- Se você precisar fazer um produto mais complexo, precisará usar ferramentas adicionais, adicionando hastes coloridas em várias camadas e aplicando decoração. Para pintar você pode usar ouro com prata ou cobre. Lascas de vidro também são adequadas para decoração; elas podem ser combinadas com a base ou deixadas em forma de montículo.
- Depois, é necessário retirar o produto do mandril e colocá-lo na estufa para secar. No forno ou sob um cobertor de cerâmica, as decorações finalizadas devem esfriar por 6 a 12 horas.
- A etapa final do trabalho exige uma decoração fria. Nesse caso, as peças podem ser polidas, gravadas com ácido para dar um acabamento fosco ou cortadas de forma tradicional.

Aula magistral sobre como fazer miçangas
Aula magistral sobre como fazer miçangas em estilo náutico:
- Primeiro, desenhe a parte preparatória, que deve ser branca. O comprimento do material deve ser de 3 cm.
- A matéria-prima é nivelada em um mandril para obter um cilindro liso.
- Coloque um pedaço de vidro transparente em cada lado da conta branca cilíndrica. Em seguida, coloque a segunda camada de vidro.
- Utilize água-marinha colocando o material sobre um vidro transparente.
- Derreta o vidro completamente na peça branca, girando constantemente o mandril sobre o queimador. Gire a agulha de tricô apenas em uma direção para garantir aquecimento uniforme do material em toda a superfície.
- Quando a matéria-prima começar a escorrer, retire o mandril do fogo. Você deve terminar com uma bola redonda que lembra uma bola de rugby.
- Quando a espiral estiver completamente formada, deixe a peça decorativa esfriar bem e cubra-a com um tom claro de água-marinha. Cubra o cordão com uma camada. No entanto, para dar mais volume ao produto, você pode aplicar uma segunda camada de água-marinha clara.
- Realizar fusão. Cubra menos da metade da peça com marfim e passe a decorar a obra.
- Coloque uma tira sinuosa ao longo da junção da borda dos tons marfim e água-marinha. Coloque uma corda de prata sobre o marfim e funda as peças uniformemente. Torça o cordão em uma direção para obter uma liga simétrica.
- O material é resfriado e prensado.

Após a conclusão do trabalho, recomenda-se polir a peça para eliminar vestígios do estoque na decoração.
Como fazer pintura
Lampwork é uma arte que permite que você compre peças prontas ou faça suas próprias peças em branco para pintura a partir de matérias-primas coloridas. O padrão ficará especialmente impressionante contra um fundo preto.
Esta técnica não envolve a aplicação de desenhos na superfície do cordão; requer a colocação de vários tons dentro da peça usando o método de fusão. Para iniciantes, são adequados apliques volumétricos, que devem ser colocados sobre o produto.
Para aplicar pequenos pontos em uma peça, recomenda-se utilizar uma matéria-prima de cor contrastante e um bastão fino. Ao aplicar um padrão, a peça de trabalho deve ser aquecida periodicamente para dar às saliências um formato arredondado.
As contas também podem ser decoradas com arranjos florais usando diferentes tipos de fios de vidro. Nesse caso, você precisará aquecer a ponta do bastão e puxar lentamente a corda fina para fora do material quente.

Dicas para iniciantes
Dicas para iniciantes:
- Um maçarico que funciona com propano pode fazer com que o material escureça. Para evitar esse problema, é recomendável segurar o mandril mais alto.
- Para dar expressividade e clareza ao design, recomenda-se misturar esmalte cloisonné com fusão.
- Para criar joias, é necessário utilizar vidro com coeficiente de dilatação térmica idêntico. Se o material for diferente, as áreas onde elas se unem serão frágeis.
- Alterando a temperatura, você pode obter padrões volumosos e convexos. De forma semelhante, você pode criar contornos fluidos ou sólidos. Os tons podem ser misturados ou permanecer distintos.
- Se os cachos forem longos, eles precisam ser presos em um rabo de cavalo antes de começar o processo de cozimento.
- Se os blanks não forem queimados, as peças irão estourar ou rachar.
- Se o fósforo acender após ser levado ao queimador, você deve reduzir imediatamente o gás. Se o equipamento apagar de repente e depois acender novamente, é preciso aumentar o gás.
- Não é recomendado fazer contas de tamanhos muito grandes. O diâmetro ideal deve ser de 1,5 cm. As peças devem ter paredes grossas, então você precisa se certificar de que as contas não fiquem mais finas que a agulha de tricô.
- Antes de enviar a peça ao forno, é recomendável limpar os contornos desenhados com álcool, caso contrário, eles ficarão visíveis no produto acabado.
- Ao usar uma mistura separada, é necessário usar uma máscara de proteção, pois a interação com tal composição pode ter um efeito prejudicial à saúde.

Lampwork é uma arte que permite fazer objetos e decorações incomuns de vidro. No entanto, esse trabalho exige habilidade e paciência. Como resultado, um produto feito à mão pode ser um excelente presente para alguém querido.
Vídeo sobre como fazer joias de vidro
Como os mestres fazem joias de vidro! Você nunca viu nada parecido antes.