Flores feitas de foamiran são uma verdadeira arte que permite que você crie rosas, peônias e narcisos realistas com suas próprias mãos. Essa tendência se tornou uma das mais populares no mundo do artesanato. Qualquer pessoa pode aprender a trabalhar com foamiran. Este material é vendido em lojas de artesanato.
Características do foamiran
O termo "foamiran" vem da palavra inglesa "foam", que em russo significa "espuma". O principal componente em sua composição é o etileno acetato de vinila (polímero), portanto, em essência, ele é poroso.
O Foamiran é vendido em forma de folhas finas. É macio ao toque. Por isso, muitas vezes é chamada de camurça plástica. Este material tem maior adesão a vários outros materiais. Pode suportar temperaturas de até +70°C.

Âmbito de aplicação:
- Região florística.
- Bordado.
- Fazendo joias.
- Criatividade infantil.
Fato interessante: No exterior, o foamiran é chamado de folha de espuma.
Tipos de foamiran. Qual escolher para flores
Variedades de foamiran
Nome | Descrição |
iraniano | Uma das primeiras variedades de foamiran, usada para criar flores. Ela estica bem, mas é inferior a outras opções nesse aspecto. É aconselhável que iniciantes comecem a trabalhar com essa variedade, pois ela é menos caprichosa. Graças a isso, você pode colocar a mão na massa. |
Marshmallow | Macio e arejado. Estica-se sem esforço. Contras: rasga facilmente. Ao trabalhar com cola quente, as folhas das flores mudam de forma, o que prejudica o efeito decorativo do artesanato. Os produtos feitos com ele são leves. Mas para conseguir esse efeito, você terá que aprender a diluí-lo com cuidado. |
Luxo de seda | Esta variedade de foamiran recebeu esse nome devido à sua semelhança com a seda. O material é agradável ao toque. Ele estica facilmente, mas, diferentemente do marshmallow, tem maior estabilidade. Se você fizer flores com ela, as pétalas manterão bem o formato e não se deformarão após todas as manipulações. Ao mesmo tempo, a cor rica permanece. |
Clássico de seda | Suas características se assemelham às do foamiran de marshmallow. Entretanto, sua densidade é maior. Ele mantém bem o seu formato e não rasga quando esticado. |
turco | Tem uma semelhança com a seda. O material é liso, fino e fácil de trabalhar, pois pode ser facilmente moldado. É possível fazer flores com ele mesmo sem aquecimento prévio. |
coreano | Semelhante ao iraniano. Densa, um pouco grossa em comparação às variedades de seda. |
Brilhante | Ela difere de todos os tipos de foamiran por sua superfície brilhante. Um lado da folha é coberto com glitter. É difícil esticá-lo com as mãos. É por isso que eles aquecem com um ferro de passar. |
chinês | Tem semelhanças com o iraniano e o coreano. A textura é áspera e espessa. O processamento exige esforço. Mas, apesar de sua maior durabilidade, ele rasga facilmente. |
O tipo de foamiran a ser escolhido para criar flores depende do artesanato. Isso é influenciado pelo seu tamanho e propósito. Portanto, para brotos grandes, é usado foamiran iraniano com espessura de 2 mm. É difícil trabalhar com isso manualmente. Vou ter que usar um ferro de passar.
Em geral, qualquer tipo de foamiran é adequado para criar flores.
Uma opção simples para iniciantes. Tulipa
Flores de Foamiran DIY Simplifique. É aconselhável que iniciantes sigam master classes passo a passo para entender a essência do trabalho.
Todas as flores são feitas usando a mesma tecnologia: preparação de materiais, corte de moldes, processamento de blanks, montagem. A dificuldade depende do tipo de flor. Variedades com várias pétalas (peônias, por exemplo) são mais difíceis de criar do que tulipas.

Materiais
- pasta de modelar branca infantil (o material seca ao ar e fica elástico);
- palito;
- furador;
- Foamiran coreano ou iraniano de 1 mm de espessura, verde e branco;
- tesoura;
- pistola de cola;
- ferro;
- pastel macio e seco, tom nº 007;
- escova dura;
- lápis;
- canudo para beber;
- fio de gérbera;
- alicate;
- fita verde;
- estames para flores (artificiais).
Modelo de flor

Sequência de ações
- Um pedaço de pasta de modelar é enrolado em um palito para fazer o pistilo da tulipa. Seu formato lembra uma estrela com 3 cantos. Um furador é usado para fazer marcas características na parte superior.
- Deixe o pilão secar.
- Redesenhe o molde em uma folha de foamiran e depois recorte. Você deve obter 6 formas (2 pedaços de cada): 4,5 cm, 5 cm e 5,5 cm.
- Aqueça o ferro.
- Cada pétala é aplicada aos espaços em branco por 2 a 3 segundos. a uma superfície quente para que o material comece a assumir uma forma convexa.
- Usando um furador, faça nervuras nas pétalas: do centro da peça de trabalho para cima. Você pode desenhar com movimentos arbitrários.
- No foamiran verde desenhe folhas para uma tulipa de 10 cm de comprimento.
- Eles os cortaram.
- Eles fazem veias nas folhas usando um furador.
- Cada folha é esticada com as mãos. Amasse um pouco para dar a ondulação característica.
- O pastel seco é moído no papel com um furador para lhe dar um estado pulverulento.
- Usando um pincel duro, pegue um pouco de pastel amarelo amassado e cubra o pilão. Ela imitará o pólen.
- A base do pistilo é revestida com cola e os estames são colocados sobre ela. As pontas que ficam penduradas abaixo podem ser aparadas com uma tesoura.
- Eles estão colhendo uma flor. Primeiro, o menor pedaço (4,5 cm) é espetado em um palito. Forme um broto. Você pode ajustar o grau de seu fechamento. Se você quiser uma flor semiaberta, as pétalas são levantadas com as pontas voltadas uma para a outra, e suas partes laterais são coladas logo acima do meio.
- Coloque uma linha em branco com pétalas de 5 cm de comprimento e depois 5,5. Não se esqueça de colá-los para que a flor mantenha bem seu formato. Deve seguir o contorno clássico de uma tulipa.
- O fio é enrolado em um palito e uma ponta longa é deixada – 10 cm.
- Um palito de dente é coberto com cola e um canudo é enfiado nele.
- A cola é pingada na ponta da fita verde.
- Cole a ponta da fita bem na base do broto.
- A fita é enrolada em espiral ao redor do tubo – este será o caule.
- Cole as folhas de tulipa com cola e enrole-as com fita adesiva.
Se não houver um furador disponível, ele será substituído por uma agulha ou agulha de tricô. Você pode adicionar realismo a uma tulipa usando pastéis oleosos suaves. Eles selecionam tons que harmonizam com a flor.
Se o broto for branco, use um tom leitoso, rosa. O tom pastel n.º 232 combina com espuma verde. Se não houver estames pretos, use outros. Basta cobri-los com tinta acrílica escura.
Como fazer flores grandes. Peônia
Flores feitas de foamiran, feitas à mão, são usadas como decoração de interiores. Para isso, são criados buquês enormes, que são colocados em vasos de chão.
O tamanho dos brotos é selecionado com base na área do ambiente. As peônias parecem impressionantes.

Materiais
- espumairan branca de marshmallow 1 mm para pétalas;
- Espuma iraniana 1 mm para folhas;
- governante;
- faca de papelaria;
- fio 1,6 mm (Fio);
- empilhar com uma bola;
- palito;
- fio fino;
- fita;
- pastel verde seco;
- uísque;
- qualquer recipiente que servirá de suporte para a lâmpada;
- lâmpada comum (largura superior 4 cm).

Sequência de ações
- Os seguintes espaços em branco são cortados de foamiran de marshmallow branco: 10 peças – 5x6 cm, 7 peças – 7x7 cm, 5 peças – 7,5x7,5 cm, uma tira 7x30 cm.
- Aqueça o ferro no máximo.
- Aplique uma tira de foamiran de marshmallow em uma superfície quente e estique-a para os lados.
- Trabalhe com espaços em branco de 5x6 cm. Segure-os cuidadosamente pelas bordas, encoste-os na superfície quente, espere amolecer e retire do ferro.
- Elas se estendem para os lados. Faça o mesmo com as 9 peças restantes.
- Eles pegam uma lâmpada. Coloque-o em qualquer recipiente conveniente para que a parte esférica superior fique acessível. Por exemplo, você pode usar um recipiente para palitos de dente ou um rolo de papel higiênico. Para fixá-lo, enrole a parte inferior do bulbo com fita adesiva, fixando-o assim ao recipiente.
- Trabalhe com blanks de 7x7 cm. Pegue uma peça em suas mãos e aqueça-a no ferro. Eles esticam os cantos para os lados e puxam a peça para a lâmpada.
- Usando um estilete, corte ao redor do círculo, deixando a parte esférica do foamiran intacta. Somente a área convexa da peça de trabalho precisa ser preservada. O resultado deve ser uma pétala de peônia característica. Sua altura é de aproximadamente 7 cm, largura – 3,5 cm.
- Repita os passos com as 6 peças restantes.
- Eles trabalham com blanks de 7,5 x 7,5 cm. Eles são aquecidos um por um e depois esticados no ferro. Eles enrolam a lâmpada e depois cortam o excesso. Importante: você precisa formar uma pétala de 7,5 cm de comprimento e 4 cm de largura.
- Eles começam a processar a tira. Use uma tesoura para aparar as bordas.
- Dobre a tira 4 vezes. O comprimento deve ser de aproximadamente 14 cm.
- Usando um estilete, divida-o em partes iguais de 2 cm cada.
- Corte as bordas das pétalas em formato redondo, trabalhando dentro de cada uma das seções de 2 cm. Não há necessidade de cortá-los completamente. Você deve obter uma tira com pétalas onduladas.
- Desdobre a tira.
- Dobre 3-4 pétalas como uma sanfona e esfregue suas pontas. Eles fazem o mesmo com as áreas restantes da faixa.
- Usando uma pilha com uma bola, dê às pétalas um formato arredondado.
- Corte as pétalas, deixando 1 cm na base.
- Coloque a tira de lado.
- Pegue 3 pedaços de 5x6 cm.
- Eles estão empilhados em uma pilha.
- A pilha é dobrada ao meio.
- Recorte o formato da pétala, deixando a curva intacta. O topo deve ficar parecido com um coração torto. Se você desdobrar o molde, obterá uma pétala com 3 pontas.
- Esfregue as pontas da pilha com força.
- Eles separam a pilha.
- Trabalhe separadamente com cada pétala: usando uma pilha com uma bola, dê a elas um formato arredondado, esticando-as simultaneamente com as mãos para os lados e, depois, do centro para cima. Quando estiver pronto, ele deverá ter cerca de 7 cm de altura e 4,5 cm de largura.
- As 7 peças restantes são processadas da mesma maneira.
- Os espaços em branco (os anteriores 7x7 e 7,5x7,5 cm) são dobrados ao meio e a borda da pétala é cortada da maneira que você quiser (ondulada, por exemplo). Esfregue o material firmemente na parte superior e levemente no centro. A formação da borda da pétala depende da imaginação do mestre.
- Com os restos de foamiran obtidos da fita, faça 5 tiras. Eles são aquecidos no ferro e esticados levemente para os lados. Elas serão usadas mais tarde para fazer a base da peônia.

É difícil fazer flores de foamiran com as próprias mãos no início do processo, quando o material precisa ser aquecido e processado. A técnica de amassar precisa ser dominada. Isso requer habilidades especiais. É muito mais fácil trabalhar na etapa de montagem da flor.
Conectando todas as partes
- Pegue um fio de 1,6 mm. Para facilitar o uso, dobre-o ao meio.
- A tira com pétalas, que servirá como 1ª fileira, é colada no arame, enrolando-a em um círculo no mesmo nível.
- Forme a base da peônia. Cole tiras sob as pétalas da 1ª fileira, enrolando-as ao redor do eixo do futuro broto. A base deve ter aproximadamente 2 cm de diâmetro. A altura da base juntamente com as pétalas da 1ª fileira é de 5,5 cm.
- Cole as pétalas da 2ª fileira sobrepostas umas às outras formando um círculo. Elas estão localizadas um pouco mais acima que as anteriores. Cerca de 1-2 mm.
- A 3ª fileira é composta por pétalas esféricas obtidas a partir de blanks de 7,5 x 7,5 cm. Elas são coladas pela base. Não deixe que a cola quente atinja a pétala. Caso contrário, o material derreterá e perderá sua forma.
- Cole todas as pétalas, formando uma peônia exuberante, mas mantendo sua forma arredondada.
- Eles trabalham com foamiran iraniano. Folhas e sépalas de peônia são cortadas.
- Recorte 3 retângulos de 2x2,5 cm de foamiran verde e faça folhas semicirculares com eles.
- Use um palito para marcar as nervuras das folhas.
- As folhas são tingidas com um pastel verde seco.
- As folhas são aplicadas no ferro para que adquiram um formato arredondado.
- A sépala é presa a um arame, puxando-a em direção à base da peônia. Fixe com cola.
- Folhas redondas são coladas às sépalas.
- Folhas de peônia são coladas em arame fino.
- O fio é enrolado com fita.
- O caule da peônia é enrolado com uma tira de espuma de marshmallow para dar resistência.
- Enrole o caule com fita verde, prendendo simultaneamente as folhas ao arame.
As peônias ficam atraentes em grandes quantidades. Para decorar o interior, você pode fazer um buquê de 7 a 9 flores.
Flores pequenas. Flor de Marshmallow da Foamiran
Qualquer pessoa pode fazer flores de foamiran com as próprias mãos. Recomenda-se começar com artesanatos de pequeno porte. Em caso de danos ao material, a perda será pequena. Se você começar a dominar essa arte criando flores grandes, um erro pode arruinar uma quantidade significativa de foamiran.
Material
- espuma iraniana;
- círculo com diâmetro de 6,5 cm;
- conta para o núcleo;
- governante;
- tesoura;
- palito ou pedaço de madeira afiado;
- pastel a óleo da mesma cor do foamiran (você pode usar um tom parecido para dar expressividade ao artesanato);
- um pedaço de esponja ou espuma de borracha comum;
- uma bola (para dar redondeza às pétalas) feita de qualquer material;
- isqueiro;
- ferro;
- mofo de folhas;
- espuma verde para as folhas das flores.

Sequência de ações
- Coloque um círculo com 6,5 cm de diâmetro sobre uma folha de foamiran.
- Desenhe um círculo com um palito, pressionando levemente para que fique uma marca no foamiran.
- Corte 3 círculos de foamiran.
- Os círculos são reunidos em uma pilha e suas bordas são contornadas com pastéis oleosos.
- Eles pegam 1 círculo de 3 e trabalham com ele. Uma marca é feita em seu núcleo usando um palito de dente.
- Usando uma tesoura, faça 2 cortes de cima para baixo, opostos um ao outro. Eles devem dividir o círculo em duas metades.
- Em cada metade, faça mais 2 cortes em ângulo. Depois disso, 6 partículas separadas, unidas por um núcleo comum, devem aparecer no círculo.
- Cada pedaço é dobrado ao meio e ganha um formato redondo com uma tesoura. É assim que as pétalas das flores já estão formadas. Se essas manipulações forem difíceis de fazer, você pode encontrar um molde para uma flor feita de foamiran.
- As áreas onde o foamiran teve que ser cortado foram pintadas com pastel.
- Aqueça o ferro.
- Coloque a flor em branco sobre uma superfície quente e espere até que o foamiran comece a mudar de forma.
- A peça de trabalho é removida da superfície.
- Coloque a flor na esponja e pressione 1 pétala com a bola, dando a ela um formato esférico. Repita isso com as partículas restantes. Se o foamiran tiver esfriado, aplique-o novamente no ferro, sem tocar nas pétalas já formadas.
- As pétalas são recolhidas, unindo-as no topo. Eles precisam ter a aparência de um botão fechado.
- A parte inferior do botão fechado é pressionada contra ele por 2 a 3 segundos. para a superfície quente do ferro.
- Desconecte do ferro. Coloque-a sobre uma esponja e insira a bola no centro do broto, formando uma depressão nele.
Trabalhando com os 2 espaços restantes. Repita os passos 5 a 12 com eles. Assim que o foamiran começa a mudar de forma, ele é removido da superfície quente.
Estique um pouco as pétalas, deixando-as ligeiramente irregulares. Use um isqueiro para passar levemente na borda de cada um e, em seguida, use os dedos para amassá-lo e criar uma ondulação.

Próximos passos
- Quadrados de 4x4 cm são cortados de espuma verde.
- Elas são aplicadas na superfície quente do ferro.
- Segure por 3-4 segundos.
- O quadrado quente é aplicado ao molde com pressão.
- Uma folha de qualquer formato é cortada de um quadrado com uma impressão de nervuras.
Montagem de flores
- Uma conta é inserida no espaço em branco, que será o centro da flor (ela foi formada usando uma bola). É aconselhável fixá-lo com cola quente.
- Os espaços restantes com pétalas são colados na parte inferior, um por um.
- Folhas verdes são coladas na parte inferior da flor.
Esta flor é adequada como decoração de cabelo. Para fazer isso, basta prendê-lo a um grampo de cabelo ou elástico.
Flores da primavera. Narciso
Flores feitas de foamiran à mão serão um ótimo presente para o dia 8 de março. Artesãs experientes criam verdadeiras obras-primas. Os buquês ficam expressivos. Ao contrário das flores frescas, elas podem ser usadas para decorar um ambiente por muito tempo.

Materiais
- Foamiran iraniano 1 mm verde-oliva, branco, amarelo, rosa suave (você pode usar coreano ou chinês);
- governante;
- tesoura;
- 2 folhas de papel de escritório;
- fio de gérbera;
- estames amarelos;
- verniz acrílico;
- semolina;
- pastel de óleo suave;
- esponja;
- molde para pétalas de narciso (você pode usar um feito em casa);
- ferro.
Sequência de ações
- Um retângulo de 16 cm de comprimento e 8 cm de largura é cortado de espuma branca.
- No foamiran amarelo desenhe um quadrado de 7x7 cm e depois recorte-o.
- Um formato de 4x3 cm é cortado em foamiran rosa suave.
- Aqueça o ferro em temperatura média.
- Os espaços em branco são colocados entre duas folhas de papel de escritório e passados a ferro para ficarem mais finos.
- A placa de foamiran branca é cortada em duas tiras longas.
- Eles são empilhados e cortados em 3 partes iguais. Deve haver 6 peças.
- O molde é colocado sobre a esponja.
- Coloque um pedaço de espuma branca na superfície quente do ferro e pressione o material macio contra o molde. O padrão característico de nervuras deve permanecer na folha. Repita isso com as 5 peças restantes.
- Pétalas de narciso são cortadas em quadrados com um padrão de veias.
- Trabalhe com um pedaço macio de foamiran rosa. Ele também é aquecido no ferro, depois texturizado usando um molde e cortado. Esta será a folha de cobertura do narciso.
- Trabalhe com um pedaço de espuma amarela. Esta será a coroa do narciso. Uma conta (3-4 mm de diâmetro) presa em um palito é inserida na esponja.
- A espuma amarela é aquecida na superfície quente do ferro.
- O meio do molde é colocado sobre uma conta, e o foamiran é cuidadosamente puxado para baixo. Estique a borda e depois afine o material esfregando-o entre os dedos.
- Usando uma tesoura, corte a borda do molde amarelo de foamiran. Esfregue novamente e depois estique.
- Estames amarelos estão presos a um fio grosso. Elas são fixadas com cola.
- As pontas dos estames coladas ao arame são mergulhadas em verniz acrílico.
- Enquanto o verniz ainda estiver úmido, mergulhe os estames na semolina.
- Folhas de narciso são desenhadas em espuma verde.
- Use um palito de dente para fazer nervuras nas folhas.
- Pastéis oleosos suaves são usados para dar tom às pétalas e folhas. As cores são escolhidas para serem harmoniosas.
- Todas as folhas são esmagadas à mão, esfregadas e depois esticadas. Isso lhes dará mais realismo.
- Eles prendem as flores, prendendo tudo com cola. Primeiro, a coroa de narciso é amarrada no arame.
- A base da coroa é revestida com cola e as pétalas são fixadas.
- A base do broto é enrolada com fita e depois abaixada no arame.
- Coloque a pétala de fechamento 2-3 cm abaixo do botão.
- As folhas são fixadas 4 cm abaixo da pétala de fechamento.

Pétalas de narciso mais realistas e delicadas são feitas de foamiran de marshmallow.
Flores feitas de foamiran com suas próprias mãos têm muitas vantagens. O escopo de sua aplicação é variado. O ponto forte do material é sua compatibilidade com o meio ambiente.
Flores artificiais não emitem toxinas nocivas. Portanto, elas podem ser usadas como decoração para penteados infantis.
Vídeo sobre como fazer flores de foamiran
Uma maneira simples de fazer flores lindas de foamiran.