Os mares e oceanos abrigam um grande número de habitantes diferentes. As medusas são criaturas muito interessantes que têm um formato incomum, podem brilhar e são de grande interesse para os pesquisadores.
O desenho da água-viva é bem simples, por isso é adequado para crianças. Além de desenhar, a criança poderá aprender algo novo.
Algumas palavras sobre águas-vivas
Durante o processo de desenho, a criança estará interessada em aprender mais sobre essas criaturas. As medusas são formadas por uma grande cúpula, dentro da qual estão localizados o sistema digestivo, as terminações nervosas e outros órgãos.
As medusas se alimentam principalmente de plâncton e são parcialmente consideradas plâncton. Por isso, muitas vezes se tornam jantar para peixes planctívoros. Embora nem sempre tenham sucesso.
O fato é que as águas-vivas têm células urticantes especiais localizadas em seus tentáculos. Com a ajuda delas, as águas-vivas conseguem sentir objetos e também picar. Além disso, esses organismos são compostos quase inteiramente de água.
Essas criaturas marinhas incomuns têm um corpo gelatinoso, mas não conseguem vazar pelos dedos. Para nadar, a água-viva enche sua cúpula com água e depois a empurra para fora. É por isso que ela se move de forma tão incomum.
Há também alguns fatos interessantes sobre esse tipo de plâncton:
- Se uma água-viva pica uma pessoa, a picada dura muito tempo e é muito dolorosa.
- Essas criaturas vivem por um período muito curto de tempo - de 2 a 3 horas a vários meses.
- Acredita-se que as águas-vivas existam na Terra há mais de 650 milhões de anos.
- A água-viva é capaz de rastrear sua presa por um longo tempo e até mesmo persegui-la.
As águas-vivas têm um corpo muito incomum. Os especialistas ainda não estudaram completamente essas criaturas. O interesse é alimentado pelo fato de que as águas-vivas frequentemente aparecem na mitologia, por exemplo, na Górgona Medusa.
O que você precisa para desenhar
Água-viva (um desenho para crianças será discutido abaixo) é uma ideia bastante simples para começar a aprender belas artes. Portanto, o arsenal de um iniciante deve conter um conjunto mínimo de ferramentas.
Ferramenta de desenho | Descrição |
Lápis simples | Para desenhar, é melhor usar um lápis médio-macio. Os fabricantes nacionais rotulam esses lápis como MT, e os estrangeiros como HB. Esta é uma opção intermediária ideal tanto para criar contornos básicos quanto para desenhar sombras. |
Papel | Há papéis com diferentes tipos de superfícies disponíveis para venda. É melhor escolher folhas de tamanho de grão médio. É mais conveniente recorrer a esse material. Você também precisa escolher folhas mais grossas, como as de um álbum de desenho, ou comprar uma imediatamente. |
Apagador | Para um artista iniciante, uma borracha clássica com 2 lados (macio e duro) é adequada. Artistas mais experientes preferem usar um nag adicional. Esta é uma borracha plástica especial. Seu formato pode ser alterado conforme desejado. Isso torna o nag ideal para remover pequenas partes de um design. |
Para colorir ainda mais a imagem, você pode usar lápis de cor, tintas ou marcadores. Algumas pessoas também contornam as imagens usando um marcador preto fino. Este é um truque popular frequentemente usado em animação para dar mais definição à imagem.
Água-viva simples
Vale a pena começar com desenhos mais simples que ajudarão você a entender o formato da água-viva, além de aprender a segurar um lápis e desenhar linhas.
As etapas do desenho são as seguintes:
- Primeiro, desenhe a base da criatura marinha. É um semicírculo com linhas suaves.
- Em seguida, desenhe 2 linhas onduladas para baixo. Eles serão a base para os primeiros tentáculos.

- Adicione outro tentáculo à direita. Pode ser desenhado um pouco mais próximo da média.
- Na cúpula da água-viva, adicione várias formas ovais inacabadas conectadas umas às outras.
- Agora termine de desenhar os tentáculos. Desta vez as linhas devem ser mais irregulares.
- Agora detalhe o terceiro tentáculo.
A água-viva está pronta. Você pode deixar como está ou pintar por cima. Para dar ao seu filho uma ideia de quais cores usar para pintar o quadro, você pode mostrar a ele uma foto de uma água-viva real ou assistir a um programa educativo sobre essas criaturas marinhas com ele antes de desenhar.
Água-viva com olhos
Uma água-viva (um desenho para crianças pode ser feito com um simples lápis ou marcador) pode parecer mais interessante e engraçada. Por exemplo, você pode pedir ao seu filho para desenhar um personagem de desenho animado com olhos.
Este é um desenho muito simples, para criá-lo você precisará de:
- Primeiro desenhe uma cúpula arredondada e adicione algumas linhas descendo para indicar os tentáculos.
- Agora é preciso dar volume aos tentáculos. Portanto, desenhe linhas onduladas adicionais ao redor das guias. Eles não precisam ser uniformes. Também nesta fase, os olhos são desenhados (embora as águas-vivas não os tenham no sentido usual).
Para fazer isso, basta desenhar 2 ovais grandes e mais 2 dentro deles, cada um deles deve ser menor que o anterior. Só falta acrescentar 3 linhas curtas para indicar os cílios.
A água-viva está pronta. Só falta colorir. Se você deixar um destaque branco na cúpula, criará a impressão de que a cabeça da criatura marinha está brilhando. Também vale a pena prestar atenção em como as pupilas das águas-vivas estão coloridas na imagem abaixo.
Para dar uma aparência mais interessante, você precisa deixar as duas áreas triangulares na parte superior das pupilas sem pintar. Você pode escolher qualquer cor como cor principal. Por exemplo, o azul intenso parece muito interessante.
Água-viva com tentáculos finos
Existem muitas versões para desenhar esta criatura marinha. Uma criança pode gostar de criar uma água-viva estilizada que pareça um pouco transparente, igual à real.
Para desenhar um habitante aquático:
- Primeiro crie a base. Para fazer isso, desenhe um pequeno círculo. Para facilitar esse processo, você pode oferecer ao seu filho o uso de uma bússola.
Se a criança ainda for pequena, é melhor não dar a ela objetos tão espinhosos e ajudá-la você mesmo nesta fase ou deixar o círculo que ela desenhou, mesmo que não seja totalmente uniforme.
- Dentro do círculo finalizado, mais próximo da base, você precisa desenhar uma linha horizontal ligeiramente curva.
- No próximo passo, apague a parte inferior com uma borracha. Você obterá uma espécie de chapéu de cogumelo.
- No próximo passo, desenhe a saia a partir da linha inferior. Ela separará a cúpula da água-viva dos tentáculos.
- É hora de passar para os tentáculos em si. Primeiro, desenhe os 2 externos. Para fazer isso, desenhe linhas para baixo e arredonde-as ligeiramente, como mostrado na imagem abaixo.
- Agora podemos passar para os tentáculos centrais. Elas devem ser um pouco mais longas e não tão arredondadas. As linhas ficarão apenas um pouco onduladas para enfatizar a leveza e a leveza dessas partes da água-viva.
- Dentro da “saia” desenhada anteriormente, desenhe outra linha que ficará mais próxima da parte inferior.
- Embora a água-viva tenha uma única cor, seu interior costuma ser um pouco mais escuro, pois é onde os órgãos da criatura aquática estão localizados. Para enfatizar a transparência, adicione um semicírculo dentro da cúpula e adicione outra linha na parte superior da "saia".
Só falta colorir a imagem. Não é necessário tentar dar transparência ao desenho no seu sentido usual. Você pode criar uma estilização. Por exemplo, se você usar as cores rosa e azul, poderá marcar a área externa da "cabeça" da água-viva, que aparecerá transparente.
Os tentáculos também podem ser pintados nessas 2 cores. Vale a pena escolher tons mais delicados, não tão saturados.
Medusa Górgona
O desenho de uma água-viva será interessante para artistas iniciantes, aqueles que ainda não tentaram desenhar pessoas. Para crianças mais velhas, você pode escolher uma imagem mais complexa. Por exemplo, eles estarão interessados em se aprofundar na mitologia antiga.
Medusa, a Górgona, é uma personagem popular dos mitos gregos antigos. É sobre um monstro que é metade mulher e metade água-viva. Mas em vez de tentáculos, há dezenas de cobras malignas em sua cabeça. Acreditava-se que bastava olhar para esse monstro para transformar uma pessoa em pedra.
Este tutorial passo a passo mostra os princípios básicos para desenhar uma pessoa e criar linhas de orientação. Essa técnica geralmente é ensinada às crianças em escolas de arte.
Para representar Medusa, a Górgona, você precisará de:
- É importante levar em conta que esse personagem é uma imagem coletiva, então você pode retratá-lo como quiser. Vale a pena começar pela cabeça. Deve ser oval. A partir dele, você precisa desenhar uma linha sinuosa para baixo, que servirá de guia para o corpo e a cauda do monstro com rosto de uma linda mulher.
- Depois disso, afastando-se um pouco da cabeça, você precisa contornar a parte superior do corpo da Górgona Medusa. Usando pequenos círculos, desenhe as principais articulações dos ombros e cotovelos. Eles precisam ser conectados com linhas.
- Agora você precisa fazer marcações para o rosto. Para fazer isso, desenhe 2 linhas ligeiramente arredondadas que se cruzam. Na intersecção deles haverá um nariz, e a linha superior também facilitará a determinação da localização dos olhos.
- Em seguida, adicione volume ao peito e aos braços. A parte inferior do personagem é uma cauda de cobra. Para completar o visual, você pode adicionar um arco e flecha nas mãos do personagem. Nesta fase, elas devem ser apenas linhas simples, como mostrado abaixo.
- Agora desenhe a base para os olhos e a boca. Desenhe também linhas curvas partindo da cabeça da Górgona Medusa. Essas serão cobras malignas. Você pode completar o visual desenhando um cinto na cintura. Isso nos permitirá separar o corpo humano da cauda da cobra.
- O próximo passo é detalhar o rosto do monstro. Você pode usar imagens de mulheres bonitas como base. Por exemplo, você pode desenhar um nariz bonito e elegante, lábios carnudos.
As linhas-guia ajudarão você a entender exatamente onde as partes do rosto devem ficar localizadas com essa posição da cabeça. Se necessário, você pode praticar o desenho do rosto em uma folha de papel separada.
- O próximo passo é criar o penteado da Medusa Górgona, que consiste em cobras. Algumas delas se entrelaçam, enquanto outras simplesmente se retorcem e viram para cima. O principal é não se perder nos detalhes e não se confundir em tais cruzamentos. Cada cobra precisa ter sua cabeça desenhada.
- Agora é hora de passar para uma representação mais detalhada da parte superior do corpo humano. Para fazer isso, você precisa adicionar linhas no pescoço, contornos de ossos salientes.
A roupa superior da Medusa é muito leve, então as curvas do seu corpo devem ficar visíveis por baixo. O tecido em si também deve ter dobras características.
- Nesta etapa você precisa selecionar as mãos. A palma da mão esquerda está quase fechada em punho. Por um lado, isso simplifica a tarefa. Mas é importante não perturbar as proporções. Se a mão for muito grande, ficará ridícula. Mas mesmo um punho muito pequeno começará a se destacar.
Você também precisa conectar as linhas entre as juntas principais, tornando-as mais suaves. Depois que tudo estiver pronto, só resta apagar as linhas-guia criadas nos primeiros passos.
- O arco e a flecha estão em primeiro plano, por isso é aconselhável desenhá-los com muito cuidado. Você precisa levar em conta a posição do seu corpo e o ângulo em que a arma deve ser posicionada. Depois que tudo estiver pronto, você precisa destacar um pouco os quadris para que eles não se fundam com a parte superior do corpo.
Só falta pintar sobre a imagem finalizada. Como o desenho parece bem realista, vale a pena adicionar sombras e realces adicionais. Para obter um efeito mais interessante, é mais conveniente trabalhar com lápis simples de maciez variada.
Usando cores fortes você pode destacar as sombras mais escuras. Para criar transições suaves, você pode esfumar um pouco as sombras usando o dedo ou uma esponja especial.
A técnica de sombreamento parcial também é adequada para esse tipo de desenho. Isso significa que para indicar sombras você só precisa adicionar hachuras em locais onde a luz não incide.
Para entender melhor como a luz e a sombra funcionam nas imagens, basta pegar um objeto e colocá-lo próximo a uma fonte de luz (por exemplo, um abajur).
Água-viva realista com tentáculos complexos
Água-viva não é o desenho mais difícil para crianças. Mas se a criança já domina as imagens mais simples, mas ainda não está pronta para tentar representar a Medusa Górgona, então você pode sugerir que ela desenhe um habitante aquático mais realista. Você pode usar uma foto da Internet como base.
A sequência do desenho é a seguinte:
- Primeiro, você precisa desenhar uma linha inclinada, que será o centro da imagem. Neste exemplo, a água-viva está nadando em ângulo, então, sem marcações adicionais, será difícil desenhá-la proporcionalmente. Usando essa linha como guia, você precisa esboçar a cúpula e a “saia” da água-viva.
- Depois disso, você precisa contornar a parte superior com um pouco mais de ousadia.
- Em seguida, você pode prosseguir com os detalhes dos tentáculos. Neste exemplo, eles são mais complexos. Na parte superior, elas são finas, mas depois há um espessamento, lembrando uma folha de árvore deformada. Esses selos precisam ser desenhados para cada tentáculo, incluindo os traseiros.
- Agora só falta adicionar brotos finos com bolinhas na ponta.
O resultado é uma água-viva muito incomum que realmente parece uma de verdade.
Só falta apagar a linha guia e passar a colorir. Nesta fase, você também pode usar uma fotografia como referência. Portanto, tons de azul serão adequados. Se você usar um azul mais escuro ou azul claro, poderá destacar as sombras nas laterais da cúpula.
Água-viva champignon
Existem águas-vivas que realmente parecem cogumelos. Portanto, ao desenhar uma criatura marinha, você pode começar pela imagem de cogumelos, se isso parecer mais fácil para a criança. Se você observar os primeiros passos do desenho de uma água-viva, ela parecerá um corte transversal de um cogumelo.
Depois que a base da cúpula estiver pronta, você pode adicionar uma "saia" como nos cogumelos e tentáculos finos em forma de inúmeras linhas onduladas. Este exemplo também usa uma linha guia central. Isso ajudará a criar uma imagem simétrica. Quando tudo estiver pronto, basta apagar esta linha.
Também existe uma versão mais simples de desenhar uma água-viva, caso a anterior tenha sido difícil para a criança. Neste caso, você também precisa desenhar o topo do cogumelo e depois adicionar apenas 4 tentáculos.
Para colorir imagens tão simples, você pode usar canetas hidrográficas e lápis de cor. Se você adicionar um contorno preto mais grosso, será mais fácil para a criança colorir a imagem sem ultrapassar seus limites.
Água-viva engraçada
Uma água-viva (um desenho para crianças deve ser, antes de tudo, interessante) pode até sorrir. Essa ideia vai agradar também as crianças mais novas.
Para criar essa imagem:
- Primeiro, coloque a folha do álbum na vertical e, usando um lápis simples, comece a criar o formato de uma água-viva. Ele pode ser feito de forma mais alongada, dando ênfase não aos tentáculos, mas à cabeça da criatura.
O resultado é uma espécie de sino com uma linha ondulada na parte inferior. Os tentáculos são bem curtos, afinando em direção às pontas.
- Agora contorne a boca e os olhos do personagem. Para evitar que a planilha pareça vazia, você pode adicionar estrelas. Esta será a companhia de outras criaturas marinhas. Você pode dizer ao seu filho o que são estrelas do mar ou deixá-lo desenhar os elementos de decoração que ele quiser.
- Agora vamos detalhar os olhos. Eles são bem grandes. Para criá-los, você precisa desenhar círculos menores dentro dos maiores e colori-los. Adicione também cílios, que são desenhados usando linhas retas curtas.
Como a água-viva vive na água, você pode complementar a ilustração com várias bolhas de tamanhos diferentes.
- O próximo passo é começar a colorir a imagem. Este exemplo usa tintas aquarela. Primeiro, você precisa começar com os maiores detalhes da ilustração. Ou seja, preencha o fundo. Como a água-viva está nadando na água, você precisa usar tintas azuis, azuis e roxas.
Você pode adicionar cor molhando bem o pincel na água, mergulhando-o um pouco na tinta e colocando-o na folha no local desejado. Eventualmente, essas gotas começarão a se espalhar e se fundir, criando um gradiente muito interessante.
- Agora precisamos lidar com a água-viva em si. Para destacá-la no fundo azul, mas com aparência harmoniosa, pinte o corpo da água-viva de escarlate, adicionando um pouco de vermelho escuro nos locais onde as sombras precisam ser indicadas. As estrelas serão amarelas, os olhos internos deverão ser deixados brancos e somente as pupilas deverão ser pintadas de escuro.
Na etapa final, você pode borrifar na imagem. Então a ilustração será complementada ainda mais. Mas isso precisa ser feito quando a imagem principal estiver seca. Caso contrário, os respingos começarão a se espalhar e se misturar com outras tintas já aplicadas.
Água-viva de desenho animado
As crianças gostam de desenhos animados em que os personagens têm caretas engraçadas e eles próprios lembram vagamente animais, peixes e pássaros reais.
Portanto, você pode interessar seu filho com a seguinte imagem simples:
- Comece com a cúpula de água-viva dos desenhos animados. Neste caso, você precisará fazer 2 saliências arredondadas para os olhos. O corpo em si deveria ser mais disforme. Neste exemplo, linhas retas não são bem-vindas. Depois disso, desenhe olhos bem grandes e um sorriso largo.
- Agora você precisa desenhar várias linhas longas a partir da cúpula. Esta água-viva tem tentáculos muito longos e não pontiagudos. As linhas devem ser onduladas. Mas membros mais curtos e grossos também ficarão interessantes.
- Depois disso, adicione quantos tentáculos quiser. Será interessante assistir a algumas filmagens e a um número incontável delas.
Só falta colorir tudo. Como a água-viva tem um aspecto de desenho animado, use uma variedade de cores. Por exemplo, ficará incomum se você delinear a cúpula com pequenas linhas e depois pintá-la com todas as cores para criar um arco-íris.
A criança também pode criar um design mais interessante ou complexo. Você pode adicionar bolhas de água, algas marinhas ou outros elementos ao redor para criar uma composição completa.
Desenhando uma água-viva para os pequenos
Uma criança muito pequena pode não se interessar ou achar difícil criar as imagens mostradas acima. Neste caso, podemos oferecer uma opção simplificada e bem colorida.
Esta é uma água-viva amigável, para a qual você pode inventar uma história para interessar ainda mais a criança. Se mais tarde você inventar outra coisa que esse personagem possa fazer além de nadar, a criança poderá criar uma série inteira de desenhos.
Para desenhar você só precisa seguir alguns passos simples:
- Primeiro crie uma cúpula e desenhe uma linha ondulada na parte inferior, depois adicione outra para dar mais volume à futura imagem.
- Agora você precisa adicionar uma pequena boca esticada em um sorriso e olhos. Para representá-los, você precisa representar 2 círculos grandes e depois adicionar mais 2 dentro deles. Eles devem ser deslocados para mais perto do resultado final. Preencha os círculos internos, deixando pequenas áreas sem preenchimento para adicionar destaques.
- Restaram apenas tentáculos. Eles são bem curtos e arredondados. O número de tentáculos também pode ser qualquer. O principal é que o comprimento desses galhos é aproximadamente o mesmo e eles estão em posições ligeiramente diferentes.
Só falta pintar a água-viva. A criança achará mais interessante usar cores brilhantes. Portanto, você pode usar canetas hidrográficas para colorir. A combinação das cores azul e vermelho fica linda. Para destacar os tentáculos, você pode colori-los de roxo.
Este é um exemplo simples de desenho de uma água-viva. É difícil selecionar a complexidade da imagem, pois para algumas crianças é mais fácil criar imagens detalhadas e elas já possuem habilidades básicas de desenho.
Outros podem achar difícil tentar criar ilustrações com guias imediatamente. Desenhos de águas-vivas engraçadas e caricaturais são adequados para eles.
Vídeo sobre desenho
Desenho de água-viva para crianças: