Nos últimos anos, fazer flores com fitas se tornou especialmente popular entre as costureiras. Você pode decorar sua casa ou local de trabalho com flores de fita, essas decorações costumam ser usadas para decorar roupas, e um painel será um excelente presente para seus entes queridos. Claro, tais decorações podem ser encontradas no mercado aberto, mas fazer você mesmo flores com fitas é muito mais econômico.
Características de fazer flores com fitas
Fazer flores com fitas não é uma parte difícil do artesanato, mas para obter um bom resultado É importante lembrar de algumas características desta arte:
- Antes de começar o trabalho, é necessário derreter as bordas, você pode usar um isqueiro comum ou a chama de uma vela, isso evitará que os fios da fita desfiem e manterá uma aparência elegante.
- Uma rosa feita de uma única fita parecerá visualmente volumosa, mas plana, o que permitirá que você a coloque em qualquer lugar.
- Um banho de gelatina deixará as fitas de cetim mais maleáveis para trabalhar.
- Você pode regular o esplendor da flor: quanto mais pétalas, maior o volume.
- Para ajudar as fitas de tecido macio a manterem melhor sua forma, elas podem ser tratadas com spray de cabelo de fixação forte.
Rosa de uma fita inteira
A flor mais comum e reconhecível é a rosa. Especialistas experientes recomendam começar o trabalho com flores de tecido com uma rosa feita de uma única fita.
Para trabalhar você precisará de:
- Tesoura.
- Agulha e linha para combinar com a fita.
- A fita tem 3 centímetros de largura.
Algoritmo do processo:
- Os cantos da fita são dobrados um em direção ao outro.
- Em seguida, o canto superior da fita é abaixado de volta para o canto inferior.
- O núcleo da flor é formado por torção.
- Quando não resta mais do que um centímetro no lado dobrado da fita, ela é girada 180°, formando um novo ângulo, e a torção continua novamente.
- A ação continua até o final da fita.
Uma rosa feita de uma única fita será uma ótima decoração para tiaras ou agasalhos.
Fazendo flores simples rapidamente
Flores simples não podem ser menos impressionantes e são adequadas para decorar chapéus ou cartões de presente memoráveis.
Aqui está uma instrução simples sobre como fazer flores de fitas com suas próprias mãos:
- A fita selecionada é trabalhada com um ponto simples ao longo da borda inferior.
- Usando um fio, a fita é recolhida e torcida em espiral.
- O centro é preso com linha ou cola.
Flor texturizada feita de trança
Uma característica distintiva da fita é sua estrutura durável. Esta fita manterá seu formato perfeitamente, e a estrutura do tecido criará uma textura única para o produto. Você pode trabalhar com tranças usando qualquer técnica. A técnica mais simples e acessível é a técnica de amarração em sanfona.
Isso requer uma fita em zigue-zague de 20 a 30 centímetros de comprimento, cuja borda inferior é processada com um ponto ao longo do ponto de pico inferior do elemento decorativo da trança. O fio é puxado firmemente, reunindo a trança em uma flor elegante. Os profissionais recomendam escolher fios grossos ao trabalhar com trança para evitar quebras ao apertar a trança. O centro da flor pode ser decorado com um botão ou uma pedra decorativa.
Flor delicada feita de fita de renda
Flores feitas de renda têm uma sofisticação especial. Um produto assim é sempre muito delicado, volumoso e extraordinário. Para uma flor de renda, os profissionais recomendam usar a técnica mais simples: puxar. Para o trabalho, prepara-se qualquer renda, com cerca de 2 metros de comprimento, agulha e linha da mesma cor da renda cortada e um forro de lã. A renda é processada com uma costura franzida ao longo da borda e apertada com linha.
Especialistas aconselham fazer pontos tão pequenos quanto possível, isso adicionará textura à flor e tornará a montagem mais durável. Uma flor de renda será muito relevante em decorações de cabelo ou scrapbooking.
Uma exuberante flor escarlate
Uma flor exuberante, escarlate ou vermelha, sempre se tornará um destaque brilhante em qualquer composição, não importa se é um item de guarda-roupa ou um item de presente.
Para um elemento decorativo brilhante, o escarlate é a cor ideal. Mas como alcançar o esplendor? Para resolver esse problema, tecidos de organza ou renda arejada são adequados. Devido ao maior número de camadas de tecido, a flor adquirirá o esplendor e o volume necessários.
Flor de fita kanzashi
Produtos feitos usando a técnica kanzashi estão entre os mais populares atualmente, mas também exigem muito trabalho para um iniciante.
Características da técnica kanzashi:
- Na técnica tradicional kanzashi, são usadas fitas de cetim de média densidade, mas se você não tiver uma, pode usar fitas rep.
- Os elementos da composição (pétalas, folhas, sementes, etc.) são processados separadamente e só então reunidos.
- Um tecido mais grosso será mais fácil para um iniciante trabalhar.
Seguindo estas instruções simples, você pode facilmente criar flores kanzashi a partir de fitas com suas próprias mãos:
- A fita é cortada em quadrados. O número de quadrados é igual ao número desejado de pétalas na flor.
- A peça quadrada é dobrada diagonalmente para formar um triângulo.
- Agora, dois nós diagonais são dobrados em direção ao nó central e presos com um ponto duplo.
- A estrutura resultante é virada e os 2 cantos laterais são dobrados.
- A pétala é dobrada verticalmente de modo que os cantos fiquem para dentro.
- O canto inferior, que foi preso com linha, é cortado uniformemente.
- A borda livre é selada com a chama de uma vela ou de um isqueiro de mão.
- As pétalas resultantes são presas com linha para formar uma flor.
Nesta técnica existem 2 tipos de pétalas: as arredondadas e as pontiagudas descritas acima.
As pétalas pontiagudas das flores kanzashi são feitas usando um padrão semelhante:
- Os quadrados são preparados a partir das fitas e os cantos são dobrados na diagonal, formando um triângulo.
- O triângulo resultante é dobrado duas vezes.
- O canto com bordas livres é cortado e derretido parcialmente se for necessário obter uma pétala com furo, e completamente se a pétala não tiver furo.
- Usando linha e agulha, as pétalas são reunidas em uma flor.
Ao combinar pétalas de diferentes tamanhos e cores, você pode criar uma decoração única. As flores Kanzashi serão relevantes em todos os lugares, desde a decoração de roupas até a decoração do interior de um cômodo.
flor de organza
Flores feitas de organza não são menos impressionantes. A estrutura deste material permite que os produtos sejam arejados e volumosos ao mesmo tempo. A técnica mais fácil para trabalhar com organza é a técnica da fita única. Quando o tecido de trabalho não é cortado em elementos separados. A organza é costurada ao longo da borda inferior com linha e franzida. Para obter o efeito máximo, essas fitas são colocadas em várias camadas.
Em geral, os profissionais criam flores de organza usando qualquer técnica. Mas seja qual for a opção escolhida, é importante lembrar que esse tecido exige mais camadas. Mas a flor acaba sendo muito elegante e incomum.
Poinsétia
A flor de poinsétia pode ser feita de acordo com os cânones do kanzashi ou montada a partir de pétalas em branco. Em qualquer técnica, a poinsétia feita de fitas fica impressionante, o principal é manter o esquema de cores vermelho brilhante.
Dálias
Para dálias, a solução ideal seria usar a técnica kanzashi. Os especialistas recomendam usar pétalas de vários tons, isso dará à flor o volume visual necessário. As dálias ficam mais harmoniosas em grampos de cabelo e tecidos para o lar.
Hibisco
A maioria dos especialistas usa a técnica kanzashi para criar hibiscos. Essas flores ficam bem em pinturas tridimensionais ou em peças de roupa.
Áster
Astra é uma flor que todos amam e com a qual estão familiarizados desde a infância. Um áster feito de fitas pode se tornar um enfeite de cabelo incomum ou substituir flores frescas em um vaso.
Aqui está uma instrução simples sobre como fazer ásteres com fitas:
- Uma fita de cetim de 2,5 cm de largura é cortada em 50 tiras de 5 cm cada.
- A peça é disposta longitudinalmente e os cantos são dobrados em direção ao centro. Visualmente, essa estrutura parece uma cabana.
- Em seguida, o triângulo resultante é dobrado ao meio no sentido do comprimento.
- Os elementos laterais são dobrados até formar um tubo de fita.
- Agora, usando cola, todas as pétalas são fixadas na base da conta.
- Na fase final, toda a estrutura é fixada em um suporte de feltro.
- Os picos das pétalas podem ser decorados com glitter na mesma cor do tecido das pétalas.
Camomila
Para a camomila de fita, são preparados pedaços de fita. A largura da fita não deve exceder um centímetro e meio. O comprimento pode ser qualquer, mas os especialistas não recomendam preparar pedaços de fita com mais de 4 centímetros.
Dependendo da densidade desejada da flor, você precisará preparar em média 20 pedaços com borda arredondada.
As pétalas são dispostas em círculo sobre uma base de feltro. O diâmetro recomendado do substrato é de 3-4 centímetros. Para melhores resultados, depois de dispor as pétalas, o centro da flor é coberto com tecido de veludo.
Girassol
A técnica mais relevante para criar um girassol é a técnica kanzashi. Para o trabalho, você precisará de uma fita de cetim marrom de 5 mm de espessura, uma fita de gorgorão verde de 1 cm de largura e uma fita de cetim amarela para as pétalas.
Instruções para fazer uma flor de girassol com fitas com suas próprias mãos:
- Uma fita marrom de 3 metros de comprimento é amarrada longitudinalmente em um fio e esticada, resultando em uma fita sanfonada de cerca de 40 cm de comprimento.
- A fita de gorgorão (1 metro de comprimento) é dobrada ao meio no sentido do comprimento e também amarrada em um fio e apertada.
- E as pétalas de kanzashi são coletadas de fita de cetim; você precisará de cerca de 40 peças.
- Uma flor é montada a partir dos elementos resultantes em uma base de feltro: pétalas são fixadas nas bordas em 2 fileiras com cola, e o meio é disposto com fitas pré-fabricadas verdes e pretas imitando sementes de girassol.
Calas
Criar copos-de-leite a partir de fitas não exige muito esforço ou tempo, e o resultado supera até as expectativas mais ousadas. Você precisará de uma fita de cetim branca de 9 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura.
Instruções passo a passo:
- A borda larga da fita é dobrada em direção à base, formando um triângulo largo.
- Em seguida, os cantos inferiores do triângulo são conectados.
- A borda livre é cortada e soldada.
- A peça de trabalho é virada do avesso e assume um formato característico de cúpula.
- Agora, usando um quadrado de fita de cetim verde, faça uma folha de calla.
- O broto de calla é atravessado por um estame pré-fabricado. A fita calla está pronta.
Papoula
Para a flor de papoula, você precisará de uma fita de cetim escarlate de 5 centímetros de largura e 24 centímetros de comprimento. A fita é dividida em 3 partes. Cada uma das partes é dobrada ao meio e uma pétala é cortada, enquanto a lateral da dobra do tecido não é cortada. As pétalas são dispostas para formar um broto em forma de cúpula. Contas pretas ou strass são fixadas no centro.
Sino
Flores de sino azuis brilhantes são ideais para decoração de casa ou acessórios de cabelo.
É muito fácil fazer essas flores de fitas com suas próprias mãos, o principal é seguir as instruções fornecidas:
- A partir de uma fita de cetim azul de 2,5 cm de largura e 18 cm de comprimento, são feitos 6 espaços em branco no formato de um triângulo alongado.
- A borda inferior do triângulo é franzida com um ponto simples e apertada.
- A borda livre superior é aquecida pela chama e assume uma forma semicircular.
- As pétalas são coletadas em um broto usando um fio.
- Estames pré-preparados são colocados na flor.
Sakura
Uma composição de flores de sakura será uma excelente decoração para qualquer interior de casa. Vale ressaltar desde já que para maior apelo estético é necessário que haja pelo menos meia dúzia de flores. Sakura de fitas pode ser feita usando várias técnicas.

Aqui está um dos métodos mais populares entre iniciantes e profissionais:
- Pétalas em formato de coração são preparadas com fita branca ou rosa. Para facilitar o trabalho, os especialistas costumam usar estênceis de papel.
- As bordas das pétalas são queimadas e presas em um círculo usando fios iguais. O centro da flor também pode ser decorado com uma miçanga ou strass.
Você pode fazer um galho com arame grosso e fita preta e colocar flores nele.
Narciso
O encantador narciso, uma flor da primavera, é o favorito de muitas mulheres.
Para criar esta flor de fita você precisará de:
- fita de cetim branca
- fita de cetim amarela
- Tesoura
- Isqueiro ou vela
- Pinças
Pétalas de fita branca são feitas usando a técnica kanzashi com uma borda pontiaguda. Você precisará de 6 desses espaços em branco para pétalas. O miolo amarelo também é feito usando uma técnica semelhante, só que agora você precisa de 3 pétalas de kanzashi arredondadas.
O estame do narciso é feito de arame fino coberto com papel branco. Algodão é enrolado na ponta para imitar o formato do estame de uma flor. Pétalas brancas são presas em um círculo com um fio, um estame é enfiado na base e 3 pétalas amarelas são formadas ao redor dele.
Amores-perfeitos
Uma das flores mais simples e delicadas é o amor-perfeito. Até um iniciante pode fazê-los. Para criar essa flor, você precisará de uma fita azul, ou qualquer outro tom dessa cor, com 2,5 centímetros de largura e 23 centímetros de comprimento, bem como uma fita branca ou creme, de largura semelhante e 14 centímetros de comprimento.
Execução:
- A fita curta é dobrada ao meio, formando uma dobra que servirá de guia para o trabalho. A fita azul é marcada de acordo com o mesmo princípio, mas desta vez ela é dobrada duas vezes, dividindo assim a fita em 4 partes iguais.
- A fita leve é trabalhada com um ponto simples, cujo contorno lembra uma letra "P" invertida, deixando um lado alongado sem ser processado. Quando o fio é puxado, a fita se junta, formando 2 pétalas.
- A fita azul é costurada com linha de acordo com o mesmo padrão, só que agora duas letras esquemáticas “P” são formadas, formando quatro pétalas.
- Ambas as peças são presas com fios ou cola, com as pétalas claras colocadas sob as azuis.
A flor pode ser decorada com pedras decorativas ou glitter colorido.
Rosa selvagem
A rosa mosqueta é considerada há muito tempo uma das plantas mais simples, mas ao mesmo tempo muito bonitas.Decorar com um ramo de rosa mosqueta perene é bem simples; tudo o que você precisa é de uma folha de papel quadriculado para caderno, tesoura, um metro de fita de cetim, cola e linhas grossas para o miolo.
Instruções passo a passo para criar rosas mosquetas a partir de fitas:
- Estênceis de três tamanhos são recortados em papel. Os estênceis lembram um formato de coração, faltando apenas o canto inferior.
- Usando estênceis, pétalas são cortadas da fita. As bordas de todas as pétalas são tratadas com chama.
- Enquanto as bordas estão quentes, ondas peculiares são formadas na pétala.
- Pequenas pétalas são dobradas em um círculo em um padrão quadriculado e fixadas no centro. As próximas camadas de pétalas são fixadas da mesma maneira e cada camada subsequente é criada a partir de pétalas menores. Os estames podem ser feitos de fios amarelos grossos reunidos em um feixe.
Veticultura Semiótica
Uma flor de sete flores incomum e brilhante se tornará um destaque brilhante na decoração de roupas e acessórios infantis e também é adequada para painéis de fitas ou cartões memoráveis. Essa flor pode ser feita em absolutamente qualquer técnica e em qualquer material, a principal característica são pétalas de cores contrastantes.
Coroa de flores feita de fitas
Nos últimos anos, as coroas de flores se tornaram especialmente populares. Este cocar pode decorar não apenas uma jovem beldade, mas também se tornará um complemento romântico à imagem de uma menina adulta.
Uma guirlanda feita de fitas é fácil de fazer:
- Um fio grosso de 58-60 centímetros de comprimento é coberto com fita. Se for feita uma borda de guirlanda, então a borda de plástico tradicional é coberta com uma fita de cetim da cor desejada.
- De acordo com a ideia do designer, flores e decorações são colocadas na superfície de trabalho. É melhor fixá-lo com cola quente, agulhas de costura ou linha. Para a guirlanda, recomenda-se usar flores com base de arame, que depois podem ser facilmente fixadas na base da guirlanda e escondidas com uma fita da mesma cor.
Frutas vermelhas artificiais ou gramíneas selvagens podem ser adicionadas ao design.
Buquê de noiva feito de fitas
Em um dos dias mais felizes e inesquecíveis na vida de uma mulher, tudo deve ser perfeito. Uma atenção especial será dada ao buquê da noiva no dia do casamento. Um buquê de fitas pode ser um substituto ou se tornar o principal acessório da noiva.
Hoje em dia é bem fácil comprar peças para buquê de noiva em lojas especializadas, mas sabendo como fazer uma flor com fitas, Você pode fazer um buquê exclusivo com suas próprias mãos:
- As flores são preparadas de acordo com os esquemas descritos acima. Você pode escolher qualquer flor, mas os especialistas recomendam usar flores de formato plano.
- Base do buquê: Corte 2/3 de uma forma de papelão feita de papel alumínio ou papel manteiga e insira 5 palitos de dente na base. Em seguida, a bola de espuma (diâmetro aproximado de 12 centímetros) é dividida em 2 partes iguais usando uma faca. O hemisfério de espuma é preso a uma base de papelão com palitos de dente.
- Para maior confiabilidade, a estrutura resultante é coberta com fita de cetim. A fita dará um acabamento estético e as flores também serão muito mais fáceis de prender à fita.
- A alça do buquê pode ser enrolada com qualquer fita ou renda. Os floristas não recomendam cobrir o meio da alça com elementos decorativos volumosos, porque esse buquê será desconfortável de segurar nas mãos o dia todo.
- Flores e decorações preparadas são fixadas no hemisfério. Para maior segurança, além do óleo, é recomendável prender as flores com agulhas de costura. A composição pode ser decorada com strass, correntes decorativas ou miçangas.
Um buquê assim certamente não vai se desfazer no momento mais inoportuno e encantará sua dona por muitos anos.
Tutoriais em vídeo sobre como fazer flores de fita com suas próprias mãos
Como fazer rosas de fitas com suas próprias mãos, descubra no vídeo:
Buquê de noiva feito com fitas, assista ao vídeo: