As crianças em idade pré-escolar adoram muito esculpir todos os tipos de objetos em plasticina. Esse material plástico permite que você faça muita coisa. Até flores podem ser feitas com ele. Eles podem ser colocados em um pequeno vaso ou incluídos em uma composição decorativa, que pode ser presenteada à sua querida mãe ou avó com seus versos favoritos de poesia.
Instruções passo a passo e master classes sobre modelagem
Primeiro, você precisa decidir o formato do produto final: será uma única flor ou um buquê, uma composição de flores diferentes ou apenas primavera (verão ou inverno). O artigo fornece master classes passo a passo sobre como fazer flores diferentes. Só resta escolher e pôr mãos à obra.
O que você precisará para o trabalho está mostrado na tabela:
Item | Finalidade do item |
Plasticina (cera ou clássica) | Modelagem do produto |
Cartão | Base para artesanato com técnica de pintura em plasticina |
Palito de dente, espeto de madeira | Base sólida para a haste |
Pilha | Criando alívio |
Placa de modelagem | Para facilitar a escultura e manter a superfície de trabalho da mesa limpa |
Guardanapo | Para limpar todas as ferramentas e superfícies de trabalho de plasticina |
Orquídea em papelão
Uma das flores populares é a orquídea. Um galho completamente coberto de delicados brotos será um presente maravilhoso para qualquer mulher. Uma composição decorativa pode ser feita usando a técnica da plasticina.

Para trabalhar, você precisa preparar plasticina, uma pilha e uma base - papelão.
Como fazer uma orquídea de plasticina em papelão:
- Desenhe um galho de uma orquídea com flores num papelão. Você pode imprimir um molde pronto, recortá-lo com cuidado e colá-lo em um papelão.
- Abra finas salsichas verdes – os talos da flor – e prenda-as na base.
- Faça bolinhas de plasticina roxa e achate-as. Coloque os bolos achatados resultantes no centro das pétalas e espalhe-os até as bordas.
- Adicione uma cor contrastante (por exemplo, rosa): coloque pequenas bolas na pétala perto do meio da flor e espalhe ligeiramente em direção à borda. Desenhe as veias com uma pilha.
- Coloque uma bola amarela no centro – este será o meio da flor.
- “Desenhe” as folhas: espalhe plasticina verde e faça nervuras com uma pilha.
A obra pode ser desenhada como um cartão postal com uma linda moldura brilhante ou lisa.
Rosa volumétrica
A flor mais popular é, sem dúvida, a rosa. A flor fica igualmente linda tanto em um buquê quanto como um único caule. Os artesãos aprenderam a fazê-la com materiais diferentes, de modo que é impossível distinguir o resultado de uma rosa verdadeira.
Claro que, para crianças em idade pré-escolar, você precisa escolher uma opção simples e rápida. Afinal, as crianças ainda não têm paciência suficiente para fazer artesanatos complexos. Por exemplo, você pode fazer uma rosa volumosa em um vaso.
Flores de plasticina para crianças são feitas passo a passo:
- Flor. Desenrole uma salsicha usando plasticina colorida e achate-a para criar uma fita alongada. Torça a fita formando uma espiral. Quando as últimas voltas estiverem torcidas, você pode dobrar a borda superior da fita um pouco para trás. Então as pétalas da flor finalizada ficarão levemente enroladas.
- Folhas. Divida a plasticina verde em 6 bolas iguais, achate-as para formar bolos achatados e afie as bordas. Use uma pilha para destacar as veias.
- Panela. Faça um cilindro de plasticina e coloque uma salsicha de cor contrastante na parte superior e inferior.
- Montagem do produto. Coloque as folhas em cima do vaso, disponha as rosas de forma bonita e pressione levemente.
O artesanato simples e bonito está pronto. Pode ser colocado no parapeito de uma janela ao lado de flores da casa ou em uma prateleira.
Íris
Uma flor que se parece um pouco com uma orquídea, a íris fascina com suas cores iridescentes e perfume aromático. As íris vêm em roxo, lilás, branco, azul claro, azul e até creme.
Para trabalhar, você precisará de plasticina, uma pilha e um palito ou espeto.
Para fazer íris você precisa:
- Primeiro, faça as pétalas: divida a plasticina roxa em 6 partes, enrole as bolas, achate-as até formar um bolo achatado, afie uma das pontas e estique a outra para obter uma figura oval com uma ponta pontiaguda. Faça pequenos flagelos em uma cor contrastante (rosa) e prenda-os na borda afiada (embaixo). Passe levemente os dedos e use uma pilha para desenhar as veias.
- Para formar uma flor: primeiro, prenda 3 folhas no topo do palito com o lado liso voltado para dentro e aproxime as bordas superiores uma da outra. Em seguida, prenda as pétalas restantes com as nervuras voltadas para dentro e dobre-as para fora.
- Enrole a plasticina verde formando um flagelo, achate-o e enrole-o em volta de um palito de dente – este é o caule.
- Desenrole um flagelo menor, pressione-o levemente e enrole-o ao redor da parte inferior da flor – este é o receptáculo.
- Faça as folhas com tiras verdes planas, pontiagudas na parte superior.
Só falta moldar o vaso e “plantar” a flor pronta. Ou faça mais algumas íris e junte-as em um buquê exuberante.
Crisântemo
Lindas e brilhantes flores de outono encantam os olhos em um dia nublado e elevam seu ânimo. Para fazer uma flor de crisântemo, você precisa selecionar vários tons da mesma cor. O caule e as folhas ficarão verdes.
Flores de plasticina para crianças são fáceis de fazer:
- Escolha vários tons da mesma cor (por exemplo, roxo, roxo claro e lilás). As cores variam do escuro no meio até o mais claro nas bordas. Role uma bola roxa. Faça salsichas grossas com tons claros e enrole-as em volta da bola, formando anéis.
- Usando um palito, faça furos fundos por toda a superfície para imitar pétalas.
- Faça um receptáculo: abra uma bola verde, achate-a, faça cortes ao longo da borda do círculo resultante com uma pilha e forme cuidadosamente as pétalas com os dedos.
- Enrole um palito de dente em plasticina verde para criar um caule duro.
- Faça folhas com os bolos verdes alongados e achatados e faça cortes em zigue-zague ao longo das bordas.
Só falta montar todas as peças e admirar a obra-prima resultante. Para decorar o artesanato, você pode colocá-lo em um vaso de plasticina.
Outra opção para esculpir um crisântemo:
- Coloque pétalas ao longo da borda de um círculo de papelão verde - este será o receptáculo.
- Faça muitos flagelos de plasticina de tons semelhantes. Coloque-os em fileiras circulares em direção ao meio.
- Você pode colocar vários flagelos mais brilhantes no centro, destacando o meio.
Modelar uma flor de plasticina é adequado para crianças diligentes, porque aqui você precisa moldar um número suficiente de flagelos: se não houver detalhes suficientes, o crisântemo ficará murcho e não muito bonito.
Hibisco
A rosa da China, como o hibisco é chamado, é boa para casa e jardim. Quando floresce, traz boa sorte e felicidade para a casa.
Para isso, você precisará de plasticina nas cores vermelha (ou outro tom brilhante), amarela e verde, um palito de dente e uma pilha.
Etapas da escultura de hibisco:
- Primeiro, faça um pilão alongado (um flagelo grosso com um espessamento na ponta) e prenda-o na extremidade superior do palito. Coloque bolinhas amarelas – pólen – por cima e pressione-as levemente com os dedos para que não caiam.
- Para a flor, faça 5 pétalas que pareçam uma gota larga, use uma pilha para desenhar as nervuras, dobre os lados inferiores em direção um ao outro sem conectá-los.
- Coloque as pétalas ao redor do pistilo e dobre a metade superior para fora.
- Faça um círculo verde e faça cortes triangulares ao longo da borda. Coloque o recipiente resultante em um palito de dente por baixo, puxando-o para cima, e pressione as bordas na flor.
- Enrole um palito de dente em plasticina verde.
- Faça as folhas com círculos verdes planos: afie uma ponta e prenda um pequeno flagelo na borda oposta – o pecíolo. Depois prenda-o ao caule.
Você pode fazer um buquê com várias flores e colocá-lo em um minivaso. Esta flor sem base de madeira é adequada para decorar caixas e cartões.
Camomila
Flores de plasticina para crianças são a melhor opção para desenvolver habilidades de modelagem e imaginação. Se algo não der certo, você pode desmontar o artesanato e fazer de novo. Mas é melhor começar com algo simples. Por exemplo, faça uma camomila. É composto por um centro amarelo, pétalas brancas e um caule verde com folhas esculpidas.
Como fazer camomila:
- Faça bolinhas de plasticina branca, estique-as e achate-as. Você obterá gotículas brancas - pétalas. Use uma pilha para desenhar as veias.
- Abra uma bola e uma tira plana de plasticina amarela. Faça cortes ao longo de uma das bordas longas da tira e enrole-a ao redor da bola de modo que a franja fique para cima. O resultado foi um centro fofo.
- Enrole um palito de dente em plasticina verde, deixando uma das pontas nua onde a flor será fixada.
- Faça um bolo verde achatado - um receptáculo, pendure-o na borda superior de uma base de madeira e coloque uma flor em cima.
- Faça uma gota - uma folha - de plasticina verde. Faça cortes nas bordas e use um palito para desenhar as veias.
A flor está pronta, pode ser colocada em um vaso ou adicionada ao buquê geral.
Lírio
Os lírios falam de afeição pelos entes queridos e amor. Flores de laranjeira são um símbolo de felicidade e calor.
Para fazer um lírio você precisa de plasticina, um palito de dente e uma pilha.
Etapas para fazer um lírio:
- Pétalas: pegue 6 bolas idênticas, achate-as até formar um bolo oval e achatado, afie uma das pontas. Coloque pequenas bolas marrons na parte arredondada inferior e pressione-as para que grudem melhor. Conecte as laterais na parte inferior e dobre o canto superior para trás.
- Estames: anexe ovais marrons aos flagelos verdes.
- Caule: enrole um palito com plasticina verde, deixando a borda superior (0,5 cm) sem enrolar.
- Folhas: achate os flagelos verdes, afie a borda superior.
- Flor: Prenda as pétalas na parte nua de um palito em 2 fileiras e coloque os estames no centro. Enrole a parte inferior da flor com uma placa verde fina (achatando o flagelo) - este é o receptáculo. Cole as pétalas.
Uma linda flor delicada ocupará seu devido lugar em um buquê de plasticina.
Tulipas
Uma das primeiras flores da primavera – as tulipas – nos encantam com suas cores brilhantes. Para fazê-los, você precisará de plasticina, uma pilha e um palito de dente.
Etapas da escultura de uma tulipa:
- Pétalas: faça um bolo grande e achatado com plasticina colorida (amarela, vermelha, rosa ou laranja), afie uma das pontas e desenhe as veias. Faça 6 pétalas.
- Pilão: prenda um cone de plasticina verde a um palito de dente com a ponta para baixo.
- Estames: flagelos curtos e pretos fixados em distâncias iguais ao longo da borda superior do pistilo.
- Flor: disponha as pétalas ao redor do pistilo em 2 fileiras. Aproxime as pétalas superiores uma da outra.
- Caule: enrole um palito em plasticina verde.
- Folhas: abra salsichas grossas, achate-as e afie a borda superior. Desenhe as nervuras com uma pilha e prenda-as ao caule.
Você receberá uma flor desabrochando que lhe lembrará da primavera.
Ramo de glicínia
As flores perfumadas da glicínia são visíveis de longe: toda a copa da árvore é emoldurada por delicados cachos de pequenas flores roxas, brancas, rosas ou azuis. Até uma criança em idade pré-escolar pode fazer um pincel de flores.
Para o artesanato, você precisará de plasticina verde, roxa e lilás e uma pilha.
Primeiro você precisa fazer todas as partes do futuro branch:
- Flor: Faça uma gota (a parte interna da flor) e 2-3 pétalas em formato de gota usando plasticina roxa. Enrole as pétalas ao redor do botão de modo que a ponta fique para cima. Achate a bola lilás com os dedos até formar um bolo achatado e enrole-a ao redor da massa, dobrando a borda superior para fora.
- Sépala: Dobre o flagelo de plasticina verde ao meio, pressionando o meio com os dedos. Dobre a ponta do flagelo para os lados. Cole a sépala finalizada na parte inferior da flor.
- Broto não soprado - uma gota lilás com um sulco prensado (imitação de pétalas fechadas).
- Tronco - um flagelo verde, engrossando em direção à parte inferior.
- Folhas - bolos verdes achatados com uma ponta pontiaguda e um caule fino.
Como montar uma flor:
- Prenda as folhas inferiores ao galho.
- Arrume as flores lindamente e pressione-as levemente para que fiquem no lugar.
- Distribua os brotos não abertos na parte superior de modo que o menor fique no topo.
- Cole as folhas que estão na frente e cubra levemente algumas das flores.
- Use uma pilha para desenhar as nervuras na parte visível das folhas.
Você pode usar esse galho para decorar um cartão postal ou uma imagem. Se você colocar um arame ou um espeto de madeira dentro do caule com antecedência, o pincel pode ser colocado em um vaso de plasticina.
Lilás
Esta é uma flor um tanto difícil de fazer devido à abundância de pequenos detalhes. É melhor que crianças em idade pré-escolar façam esse artesanato usando a técnica de pintura com plasticina.
Para trabalhar, você precisará de plasticina verde e vários tons de lilás (você pode usar branco), além de uma pilha e papelão.
O que fazer:
- Use um lápis para marcar a localização dos cachos e folhas no papelão.
- Coloque os talos verdes da salsicha.
- Para fazer os aglomerados, espalhe a plasticina na área designada, tentando fazer a cor mudar de escuro para claro.
- Faça furos em toda a superfície com uma pilha, inclinando-a em diferentes direções para criar a aparência de muitas pétalas.
- Faça as folhas arredondadas com uma ponta pontiaguda, coloque pequenos pecíolos (flagelos verdes) nelas. Coloque-os em um galho e pressione levemente.
- Use uma pilha para desenhar as nervuras nas folhas.
Flores de plasticina para crianças, feitas usando a técnica de pintura de plasticina, podem ser emolduradas em uma moldura de plasticina e penduradas na parede.
Centaurea
Uma flor silvestre comum que ficará bem em um buquê comum é a centáurea. A parte superior da planta é feita de plasticina nas cores roxa, lilás e azul, o caule e as folhas são verdes, e para fazer o recipiente você pode usar verde ou marrom. Para manter o caule estável, coloque um palito ou espeto dentro do flagelo verde.
Todas as partes da flor são feitas em etapas:
- Broto: coloque uma gota roxa em um palito com a ponta voltada para cima e use uma pilha para desenhar as veias.
- As pétalas são dispostas em 3 fileiras. A primeira fileira roxa (interna) e a segunda fileira lilás são feitas da mesma maneira: a salsicha é achatada em uma fita, a borda longa da fita é cortada com uma pilha, sem atingir a borda, para obter uma franja, então essas fitas são enroladas ao redor do botão para que a franja fique no topo.
- A terceira fileira é composta por pétalas azuis. A plasticina é enrolada em forma de gota, pressionada para baixo, uma borda superior irregular é feita com uma pilha e as laterais são fixadas na parte superior. Coloque as pétalas na parte inferior da peça.
- Uma fina camada de plasticina é espalhada na parte inferior da base de madeira (este é o caule).
- Depois, eles fazem um receptáculo: enrolam uma fita marrom (ou verde) na junção da flor com o caule.
- Ao longo do caule há finos flagelos – folhas.
Pronto: a centáurea está pronta para ocupar seu lugar no buquê.
Lírio do vale
Não haverá dificuldades particulares em fazer outra flor da primavera – o lírio do vale. Para este artesanato você precisará apenas de plasticina verde e branca.
Etapas da confecção de uma flor:
- Flores. Abra bolas brancas de tamanhos diferentes. Os menores serão botões fechados. Em bolas grandes, você precisa fazer um furo cego usando a parte de trás do pincel. Serão flores.
- Tronco. Faça um torniquete com plasticina, engrossando em direção à base.
- Folhas. Estique levemente a plasticina verde e enrole-a formando um oval, achate-a e afie a extremidade superior. Desenhe veias paralelas ao longo da peça de trabalho.
- Montagem de peças. Primeiro, organize as flores no caule em um padrão xadrez de cima para baixo, começando pela menor bola. Depois, cole as folhas com cuidado.
Uma verdadeira flor da primavera está pronta! Pode ser colocado em um vaso de plasticina e colocado no parapeito de uma janela.
A plasticina é um material maravilhoso que permite fazer quase tudo: não apenas flores, mas também diferentes animais, móveis, modelos de aviões, carros, uma miniatura de uma casa. A modelagem para crianças é uma oportunidade de desenvolver não apenas habilidades motoras finas, mas também fantasia e imaginação.
Vídeo sobre escultura de flores
Aula magistral sobre como fazer lírio-do-vale com plasticina:
Linda seleção! Gostei muito!