Flores de argila de polímero são usadas para decoração desde 1974. Elas parecem reais e não desbotam por 8 a 10 anos. Os iniciantes muitas vezes acreditam erroneamente que criar flores a partir de porcelana fria – é uma tarefa muito difícil. Para tirar dúvidas, você precisa assistir a algumas master classes detalhadas e aprender a preparar você mesmo a massa de modelagem.
Fazendo argila de polímero para artesanato
A argila polimérica tem uma consistência semelhante à plasticina macia. Ele contém uma substância viscosa que libera bem a umidade em altas temperaturas e permite que a mistura endureça. Este componente é chamado de cloreto de polivinila, ou PVC, para abreviar.
O material com esse ingrediente é produzido e vendido em escala industrial. Argila de polímero de alta qualidade é cara, então artesãos experientes e econômicos aprenderam a preparar o material plástico com as próprias mãos usando ingredientes simples e acessíveis.
A argila polimérica feita em casa tem uma série de vantagens, por exemplo, os artesanatos não precisam ser assados no forno. A massa endurece à temperatura ambiente. A duração do endurecimento depende do tamanho do produto. Durante o processo de escultura, você pode adicionar pigmento de coloração e obter uma massa com o tom desejado.
O material caseiro fica macio e maleável. É adequado para aulas com crianças e para iniciantes que estão começando a dominar a arte da modelagem. Quando a massa endurece, ela fica levemente transparente, por isso produz flores muito bonitas.
Quando armazenada corretamente, a massa permanece adequada para modelagem por cerca de 60 dias. O prazo de validade dos produtos acabados é de 5 anos. Se você cobri-los com uma camada de verniz ou armazená-los sob vidro, os artesanatos começarão a se deteriorar somente depois de 10 a 15 anos.
Ingredientes
A argila polimérica caseira é composta por 4 componentes:
- óleo;
- amido;
- cola;
- creme cosmético gorduroso.
Para garantir que a massa seja de alta qualidade, todos os ingredientes devem ser selecionados corretamente.
O óleo é necessário para a plasticidade da argila. Óleo vegetal ou de oliva destinado à culinária não é adequado, pois apresenta coloração amarelada, o que prejudica a cor do produto final. Profissionais experientes recomendam o uso de óleos cosméticos para bebês ou óleos de massagem sem cor.
O amido serve como enchimento. A farinha de batata e a farinha de milho têm tamanhos de grãos diferentes, o que afeta a qualidade do produto final.
Para fazer pequenas figuras ou joias, recomenda-se usar amido de milho. É mais fino e tolera bem o tratamento com verniz ou outras tintas. O amido de batata é mais adequado para grandes artesanatos. A massa preparada em sua base endurece rapidamente, e os produtos são fortes e resistentes a lascas e rachaduras.
A cola é necessária como agente de ligação. Deve ser transparente ou branco. Para criar figuras pequenas, você pode usar cola líquida da Chancellor's, e para peças maiores você precisará de cola PVA para construção. Pode ser comprado em pó e diluído em um recipiente separado antes de cozinhar.
O PVA líquido é considerado uma boa opção para colar madeira. Os produtos mais duráveis são obtidos a partir da massa preparada com essa cola.
Um creme cosmético gorduroso evita que a massa pronta grude nas mãos e nas laterais do prato., no qual foi preparado e planejado para ser armazenado. Desejável. Para que o creme fique transparente. Não deve conter silicone.
Instruções passo a passo para preparação
Portanto, de acordo com a receita, você pode preparar uma massa de modelar à base de amido de batata ou de milho.
Em que proporções adicionar os ingredientes:
- óleo – 20 ml;
- amido – 110 g;
- creme – 10 g;
- cola – 110 ml.
Ferramentas e recipientes adicionais:
- tigela de vidro resistente a altas temperaturas;
- bacia de alumínio ou esmalte;
- um pedaço de tecido de algodão;
- luvas de látex;
- toalha pequena;
- tábua de corte de plástico;
- colher de plástico resistente;
- saco plástico;
- borracha de silicone.
Instruções passo a passo:
- Lave a tigela e seque-a completamente para que não fique umidade no fundo.
- Coloque água em uma bacia e coloque um pano no fundo para que os copos não façam barulho quando a água ferver. Coloque uma tigela no meio.
- Coloque luvas.
- Unte a tábua de corte com óleo.
- Quando a água estiver quente, despeje a cola na tigela.
- Adicione imediatamente o creme à cola e misture até ficar homogêneo.
- Adicione um pouco à mistura e misture bem.
- Agora, mexendo ativamente a mistura, você precisa despejar cuidadosamente o amido.
- Mexa a mistura até que ela comece a formar grumos que grudem e formem uma consistência viscosa.
- Coloque uma toalha sobre a tigela para evitar que o látex derreta no vidro quente e retire o recipiente da bacia.
- Transfira a mistura da tigela para uma tábua de corte. Deixe esfriar por 2 minutos. Comece a amassar com as mãos como se fosse uma massa. Tenha cuidado para que a argila não queime muito suas mãos.
- Após 5 minutos de amassamento, você precisa verificar se a massa está pronta para modelar, enrolando-a em 1 bola grande. Se não houver dobras ou bolhas, a argila do polímero está pronta.
- Unte a bola com creme e deixe esfriar por 40 minutos.
É conveniente armazenar argila de polímero em um saco plástico. A bola é colocada dentro do saco, o ar é espremido para fora e as pontas são firmemente amarradas com um elástico. Evite a exposição direta ao sol e altas temperaturas (acima de +23 graus).
Dicas para trabalhar com argila de polímero, ferramentas necessárias
Para trabalhar com argila de polímero, você precisa de várias ferramentas, seus nomes e áreas de aplicação podem ser vistos na tabela:
Ferramenta | Para que serve? |
Faca de papelaria | Para cortar a argila de modelagem em pedaços uniformes e criar relevo |
Palitos e agulhas | Para fazer pequenos furos e pressionar padrões |
Rolo de massa | Para enrolar argila de polímero em folhas finas |
Formas encaracoladas | Para cortar formas uniformes ou padrões de relevo |
Quando a ferramenta necessária não estiver disponível, ela pode ser substituída pela que estiver à mão. Em vez de uma faca de papelaria, você pode usar lâminas. Eles são flexíveis e cortam com mais precisão. Para evitar se cortar na parte superior, você pode cobrir a lâmina com um pedaço de argila de polímero e secá-la, ou colar um pedaço grosso de papelão enrolado com fita adesiva nesse local.
O rolo de massa pode ser substituído por uma garrafa com laterais lisas. Se você precisar abrir um pequeno pedaço de argila, coloque-o entre duas folhas de papel brilhante e pressione-o com algo pesado e plano.
Você pode fazer os formatos você mesmo, cortando-os de latas. O frasco é cortado no sentido do comprimento, o fundo e o gargalo são cortados. Marque tiras de 1 cm de largura e corte ao longo das linhas marcadas. Agora essa tira pode ter qualquer formato.
Para colorir argila polimérica, durante a modelagem, a peça desejada é enrolada em uma camada e a tinta é pingada no centro. Depois é preciso sovar bem a argila para que fique com uma coloração uniforme. Você pode usar corante alimentício, tinta acrílica, maquiagem ou guache.
Se o produto for planejado para ser pintado após o endurecimento, você precisará de pincéis artísticos de diferentes espessuras para o trabalho. É importante que não saia nenhum fiapo, pois pode estragar a aparência do artesanato.
Master classes para iniciantes sobre como fazer flores de argila de polímero
Flores feitas de argila de polímero (para iniciantes é importante praticar a criação de formas simples, pétalas, caules e outros elementos) ficam lindas e lembram flores de verdade. Pétalas e brotos ficam especialmente bonitos, pois depois de endurecer, a argila de modelagem caseira fica translúcida.
Flores de argila de polímero podem ser usadas para decorar um ambiente ou dadas a amigos como lembrança. Eles podem ser usados para decorar grampos de cabelo, fazer um broche ou outra decoração. Você pode ler mais no artigo como esculpir corretamente belas flores.
Calas
Para fazer uma flor de calla, você precisará de:
- argila polimérica branca;
- tinta acrílica nas cores amarela, verde escura e branca;
- fio grosso com 25 cm de comprimento;
- fita floral verde;
- tesoura;
- pincel pequeno;
- cola PVA transparente;
- 3-4 folhas de papel A4;
- uísque;
- varredor de carpetes;
- peneira;
- farinha.

Instruções passo a passo:
- Enrole o fio com papel e prenda-o com fita adesiva. A espessura do caule deve ser de 1 cm.
- Corte um pequeno pedaço de argila da massa total, abra-o com um rolo e adicione corante amarelo. Sove bem.
- Aplique argila amarela na ponta do fio, no lado onde ficarão os dentes. A camada não deve ser muito fina. Dê à massa um formato cônico, arredondando todas as bordas.
- Use um pincel para criar relevo no estame.
- Cubra a argila amarela com cola e peneire a farinha sobre ela através de uma peneira, girando o estame em diferentes direções. Deixe até que a cola esteja completamente seca.
- Para formar uma pétala, abra um pedaço de argila polimérica branca em uma camada redonda. Puxe a ponta de baixo. Agora o formato da camada deve se assemelhar a uma gota.
- Estique as bordas para formar dobras.
- Coloque um estame no lado largo da “gota” de modo que fique no meio. Sua borda inferior não deve ultrapassar a pétala.
- Passe cola na base do estame e cubra-o primeiro com a borda esquerda da pétala e depois com a direita, sobrepondo-a.
- Dobre as bordas da pétala para fora e puxe a cauda estreita para cima.
- Enrole o caule com fita verde.
- Corte um pedaço de argila de polímero e pinte-o de verde.
- Espalhe a argila sobre o caule.
- Deixe o produto secar por pelo menos 48 horas.
Quando a flor estiver completamente endurecida, você precisa tonificar o meio e as bordas da pétala com tintas.
Lírios
Flores de argila de polímero para iniciantes consistem em partes grandes, o que as torna mais fáceis de trabalhar. O lírio tem pétalas grandes, mas alongadas. A argila pode não endurecer corretamente e seu formato pode ficar deformado, então você precisará de um arame fino para trabalhar, que mantenha bem o formato.
Quais outras ferramentas e materiais são necessários:
- argila de polímero branca e verde;
- tinta acrílica amarela e verde;
- papel grosso;
- faca de papelaria;
- fio grosso;
- rolo de massa;
- Cola PVA;
- esponja limpa para lavar louça.
Instruções passo a passo:
- Em papel grosso você precisa desenhar os contornos de 6 pétalas. 3 delas devem ser largas e 3 devem ser finas e estreitas. Recorte os espaços em branco.
- Abra a argila polimérica branca formando uma camada grande.
- Coloque os moldes de papel sobre a camada e recorte-os cuidadosamente com uma faca, repetindo todas as dobras. Pressione as bordas para formar ondas.
- Corte o fio fino em 6 pedaços de acordo com o tamanho da peça de trabalho. Deixe 3 cm de reserva e passe cada um deles na argila restante.
- Agora, usando uma esponja de prato, você precisa espremer a textura em ambos os lados das pétalas.
- Use palitos de dente para fazer ranhuras no meio.
- Na parte de trás, cubra a pétala com cola e prenda pedaços de arame.
- Dê às pétalas um formato curvado e deixe secar. Para evitar que o formato se deforme, você pode colocar os espaços em branco em um tubo de papelão embaixo de um rolo de papel de parede.
- Corte mais 6 pedaços de arame e enrole-os na argila. Esses serão estames.
- Enrole a ponta de um fio grosso na argila para modelar o caule. A parte superior deve ser mais grossa do que a inferior. Molde a extremidade larga em forma de um pistilo.
- Deixe os estames e o pistilo secarem por 4 horas.
- Agora enrole a parte do arame onde os estames serão colocados com argila verde. Para cada um deles, faça um recesso e cole um fio fino com cola PVA.
- Use tintas acrílicas para tonificar as pétalas secas e o miolo da flor.
- Prenda as pétalas ao caule, torça o arame e corte o excesso com um alicate.
- Cubra as juntas com argila polimérica verde.
- Cubra o caule com argila verde e deixe a flor secar completamente.
O caule pode ser decorado com 3-4 folhas verdes afiadas.
Rosas
Flores de argila de polímero podem parecer difíceis de fazer para iniciantes. A rosa em particular parece uma flor complexa e multifacetada. Na verdade, é muito fácil fazê-lo.
Quais materiais e ferramentas serão necessários:
- argila de polímero rosa e verde;
- Cola PVA;
- fita floral verde;
- fio fino;
- fio grosso;
- palitos de dente;
- papel grosso;
- tesoura;
- faca de papelaria;
- rolo de massa;
- conta grande.
Instruções passo a passo:
- Faça 19 bolinhas um pouco maiores que uma ervilha a partir de um pedaço de argila rosa.
- Reserve uma bola e abra o restante em camadas finas.
- Use um estilete para cortar as pétalas. Você pode dispensar a faca e moldar as pétalas com os dedos. Deixe as bordas onduladas.
- Use palitos de dente para pressionar as veias e sulcos em cada pétala.
- Coloque a bola restante na ponta de um arame grosso e modele-a em forma de gota. O lado estreito deve ficar voltado para cima.
- Cubra o miolo com 1 pétala de modo que suas bordas fiquem 1-2 mm acima dela.
- As próximas 2 pétalas devem ser dispostas de maneira semelhante.
- A 3ª fileira é composta por 3 pétalas, que precisam ser ligeiramente dobradas para fora.
- Haverá 5 pétalas na 4ª fileira. Cada um deles precisa ser dobrado e as bordas cuidadosamente enroladas em palitos de dente para que adquiram um formato natural.
- A última fileira é composta por 7 pétalas. Eles precisam ser projetados da mesma forma que os anteriores.
- Em um papel grosso, desenhe um vaso de flores com 5 folhas estreitas. Recorte o espaço em branco.
- Abra a argila verde em camadas, aplique o molde e corte uma tigela da argila usando um estilete.
- Use uma miçanga para fazer uma depressão no centro. Corte dentes ao longo das bordas de cada folha verde.
- Unte o lado côncavo da tigela com cola, fure o meio com uma haste e puxe o pedaço através do arame até o broto.
- Enrole firmemente o caule com fita floral verde.
Só falta secar a flor e colocá-la num vaso.
Orquídeas
Esta master class descreve o processo de criação de 1 flor. Se você precisar montar um galho de orquídea, será preciso fazer vários brotos e flores e depois prendê-los a um arame enrolado com fita floral.
Materiais e ferramentas para o trabalho:
- argila polimérica branca;
- rolo de massa;
- faca de papelaria;
- lixa de grão grosso e fino;
- rosa pastel artístico seco;
- tintas acrílicas nas cores amarelo, rosa e verde;
- 2 pincéis artísticos, finos e grossos;
- escova dura;
- 2 folhas de papel branco grosso;
- Tesoura;
- uísque.
Instruções passo a passo:
- Desenhe pétalas de orquídea em um pedaço de papel. Recorte os espaços em branco.
- Abra a argila do polímero em 1 camada de 5-7 mm de espessura.
- Coloque os espaços em branco sobre a argila e use um estilete para cortar as pétalas.
- As bordas de todas as pétalas devem ser cortadas cuidadosamente com uma faca em um ângulo de 45 graus. Alise todos os cortes com os dedos.
- Desenhe o contorno do núcleo no papel, coloque-o sobre uma camada de argila e recorte.
- Processe as bordas como no ponto 4.
- Amasse o pastel rosa, molhe um pincel grosso na água e aplique o pigmento no centro da flor.
- Use um pincel duro para criar relevo nas pétalas e no miolo.
- Monte a flor colocando primeiro 3 pétalas finas e depois colando as largas. Conserte o núcleo. Para maior confiabilidade, cubra todos os pontos de conexão com cola.
- Faça uma pequena bola de argila, faça uma depressão nela e prenda-a no centro da flor. Este será o estame.
- Enrole o papel em tubos com um diâmetro de 1-2 cm e prenda com fita adesiva. Coloque-as sob cada pétala. Deixe a flor nessa posição até que ela esteja completamente seca.
- Usando uma lixa grossa, remova cuidadosamente quaisquer áreas irregulares ao longo das bordas das pétalas.
- Pinte as pétalas com tinta acrílica rosa e, após 10 minutos, lave o pigmento com um pincel. Ele deverá ser parcialmente absorvido e as pétalas ficarão manchadas.
- Utilize uma lixa fina para remover qualquer irregularidade da parte externa das pétalas.
Cubra a orquídea com verniz transparente e espere secar.
Peônia
Flores de argila de polímero (para iniciantes, é recomendado praticar a criação de detalhes finos) com um grande número de pétalas podem ser feitas sem miolo. O meio da flor neste desenho parecerá um botão que não se abriu completamente.
Para fazer uma peônia você precisará de:
- arame grosso para a haste;
- frustrar;
- Cola PVA;
- argila polimérica de cores branca, rosa claro e verde;
- fita floral verde;
- agulha de tricô.
Instruções passo a passo:
- Amasse o papel alumínio formando uma gota. Fure o lado largo com um arame, coloque um pouco de cola no furo e coloque-o no caule.
- Cubra o papel alumínio com argila branca, deixando todas as bordas arredondadas.
- Enrole a argila rosa no formato de uma salsicha e corte em pedaços de tamanhos diferentes, de 1 cm a 3 cm. Você precisará de cerca de 30 peças.
- Enrole cada bola e molde-a em pétalas. Depois, a partir das bordas superiores, torça as pétalas usando uma agulha de tricô e faça ondas.
- Unte a argila branca com cola e cole 3 pétalas de modo que elas imitem um botão fechado.
- Depois, conecte as outras pétalas da maior para a menor, semelhante a uma rosa.
- Cubra todas as juntas com cola.
- Quando a flor estiver pronta, você precisa pendurá-la pelo caule para baixo e esperar até que o material endureça completamente.
- Enrole o caule com fita verde e cubra com argila da mesma cor.
Deixe a peônia secar. Você pode usar tintas acrílicas para tonificar as pétalas, imitando realces e sombras.
Buquê de flores
Um lindo buquê pode ser feito com 5 a 7 flores, que são descritas anteriormente no artigo. Podem ser apenas rosas ou peônias, ou pode ser uma mistura de diferentes tipos de plantas artificiais.
Para fazer o buquê parecer festivo, como o de uma floricultura, você precisa adicionar alguns ramos com pequenas flores brancas. Elas são chamadas de gipsófilas. Os floristas as utilizam como um pequeno detalhe no buquê, o que dá um efeito de ternura e leveza a toda a composição.
Para fazer gipsófila você precisará de:
- fio fino em plástico verde (vendido em floriculturas);
- Cola PVA;
- fita floral verde;
- escova dura;
- argila polimérica branca.
Instruções passo a passo:
- Corte o fio fino em 4-5 pedaços diferentes, de 10 a 18 cm de comprimento. Reúna-os em um “buquê” e amarre a conexão com uma fita verde.
- Enrole a argila em bolas menores que uma ervilha. Você precisa de tantos fios quantos forem os extremos do fio.
- Dê um relevo em cada bola usando uma escova dura.
- Passe cola no fio e coloque 1 bolinha em cada ponta.
Quando os balões estiverem secos, você pode montar o buquê.
A argila polimérica permite esculpir flores de qualquer formato e tamanho. Iniciantes devem comprar moldes especiais com nervuras para folhas e pétalas para facilitar o trabalho. A pétala acabada é aplicada na placa com relevo e cuidadosamente removida. O resultado são sulcos e veios realistas.
Vídeo sobre flores de argila polimérica
Aula magistral sobre como fazer um buquê de flores de argila de polímero: